
Cotripal e Unimed Erechim são finalistas do tema norteador do Prêmio Responsabilidade Social 2014
As cooperativas Cotripal e Unimed Erechim estão entre as finalistas do tema norteador da 15ª edição do Prêmio Responsabilidade Social, promovido pelo Parlamento Gaúcho, em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora, integrada pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Neste ano, o tema norteador é a “Educação”.
Os cases das cooperativas também foram escolhidos pela Comissão Mista do Prêmio para concorrer ao Troféu na categoria “Sociedades Cooperativas”, instituída a partir da edição de 2011.
Valores éticos e princípios de cooperação marcam projeto da Cotripal
Reconhecida por empreender projetos na área de educação cooperativista desde 1977, a Cotripal, do munícipio de Panambi, reformulou suas ações após trinta anos e, em 2007, a partir de um trabalho colaborativo que envolveu representantes da comunidade escolar de toda a área de abrangência da Cooperativa, criou o projeto “Eu + Você = Mundo Melhor”.
Durante os diálogos com a comunidade, a Cooperativa identificou um problema crescente de desrespeito. A falta de consideração dos alunos entre si e para com os professores, bem como a falta de cuidado com a preservação do ambiente escolar e a natureza, foram atitudes que evidenciaram a necessidade de investir na educação de valores éticos e princípios de cooperação, sendo esses os dois pontos que serviram como base para a elaboração do projeto.
“O cooperativismo é feito de pessoas e voltado para pessoas, por isso nossas ações objetivam o desenvolvimento sustentável das famílias e comunidades das quais a Cooperativa faz parte”, explica o gerente do projeto, Marco André Regis. “Se pudermos estimular uma cultura de cooperação, orientada por valores éticos que compreendam tanto as relações humanas quanto a relação do homem com o meio ambiente, teremos uma sociedade naturalmente voltada ao crescimento mútuo e sustentável”, complementa.
A iniciativa destina-se a alunos do 5º ano do ensino fundamental que, munidos de um livro didático e material fornecido pela Cooperativa, desenvolvem um terrário em sala de aula, com o objetivo de aprender sobre valores éticos e preservação do meio ambiente.
A metodologia procura transformar o tema em atividades que facilitem o aprendizado. Desse modo, levam-se as crianças à vivência lúdica dos valores éticos, criando um ambiente social de cooperação para o desenvolvimento mútuo. A ideia é justamente fazer com que esta experiência seja marcante, a ponto de influenciar a formação cidadã do aluno e produzir efeitos positivos para o resto de sua vida.
O terrário permite que os alunos trabalhem cooperativamente na construção e manutenção de um “minimundo”, uma pequena versão do ecossistema global dentro de uma caixa de vidro. A partir dessa prática, eles têm a oportunidade de perceber que o planeta Terra precisa de cuidados para manter-se vivo, bem como a própria humanidade necessita de cuidados mútuos entre seus integrantes para sobreviver.
Enquanto desenvolvem essa atividade em sala de aula, os estudantes levam para casa a tarefa de refletir com suas respectivas famílias sobre questões éticas. Todas as atividades, tanto na escola quanto em casa, são orientadas por um livro elaborado pela Cotripal, cujo texto tem como objetivo ampliar a consciência ética.
Atualmente, todas as escolas da área de abrangência da Cotripal aderem ao projeto, totalizando 37 escolas e cerca de 1.200 alunos atendidos por ano.
Unimed Erechim apresenta Projeto de educação sexual para jovens
O índice de 16,87% de gravidez nos adolescentes entre 14 e 19 anos no município de Erechim, em 2008, chamou a atenção dos diretores da Unimed Erechim e fez com que eles procurassem o Instituto Kaplan, em São Paulo, que trabalha com a metodologia educativa do projeto “Vale Sonhar” e do jogo “Aprendendo a Viver”, que leva o adolescente a sonhar, enfrentar situações de risco e vulnerabilidade para a gravidez e infecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST)/Aids, assim como projeta os impactos dessas escolhas no projeto de vida pessoal de cada jovem.
“O slogan deste projeto é “Gravidez uma decisão para toda a vida”, que mostra de forma clara e objetiva os riscos e as dificuldades que uma gravidez não planejada pode ocasionar. Ao longo desse período constatou-se que houve uma redução do índice de gravidez em Erechim. Nosso desejo é prepará-los para que estejam mais seguros em seus projetos de vida e que engravidar possa ser uma escolha”, afirma o vice-presidente da Unimed Erechim, Paulo Roberto Jaskulski.
A partir deste cenário, o projeto “Semeando Sonhos” tem como desafio desenvolver um trabalho de educação sexual de maneira clara e precisa, apresentando aos jovens a iminência dos riscos e consequências relacionados ao tema. O objetivo é contribuir para a diminuição do índice de gravidez na adolescência e orientar os jovens quanto à prevenção de DST.
A gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis são temas recorrentes na sociedade atual, por esse motivo constituem-se em importantes desafios no trabalho de educação sexual com adolescentes. As consequências de uma gravidez na adolescência se fazem sentir tanto na morbidade/mortalidade da mãe e do bebê quanto nos impactos econômicos, sociais, educacionais e escolares.
A eficiência do projeto, ao lado de outras ações de saúde pública no município, é percebida na redução do número de nascimento de crianças de mães adolescentes, entre 14 e 19 anos, no período de agosto de 2008, data que marca o início do projeto, a dezembro de 2013. Desenvolvida há seis anos, a proposta da Cooperativa conseguiu reduzir 4,25% o índice de gravidez em Erechim, envolvendo mais de 4 mil estudantes neste período. Entre 2011 e 2013, 16 escolas aderiram às oficinas, num total de 68 turmas e 1.563 estudantes. Neste ano, até o mês de outubro, mais cinco escolas entraram no projeto, contabilizando 28 turmas e 580 estudantes.
Como funcionam as oficinas
Desenvolvidas com caráter lúdico, as oficinas são encontros de grupos com no máximo 30 pessoas, com duração de oito períodos por turma, dividido por dois módulos (quatro períodos por módulo). Nelas são abordados temas como: sexualidade na adolescência, gênero, reprodução humana, doenças sexualmente transmissíveis, contracepção, gravidez na adolescência, vulnerabilidade e prevenção, entre outros.
O projeto utiliza metodologia baseada em quatro estratégias pedagógicas, aplicadas através das oficinas.
Estratégia 1 – “Projeto de Vida”: Utilizar o sonho de vida do adolescente como elemento motivador para a prevenção e o cuidado;
Estratégia 2 – “Informação”: Promover informações sobre sexualidade, métodos de prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis;
Estratégia 3 –“Habilidade e Conduta”: Desenvolver no adolescente a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva;
Estratégia 4 – “Confirmação Social”: Trabalhar com os participantes os conflitos pessoais do dia a dia estimulando a reflexão sobre a realidade do adolescente.
Assembleia Legislativa do RS destaca outros projetos cooperativistas
Além da Cotripal e Unimed Erechim, outras 12 cooperativas do Estado estão entre as 126 entidades reconhecidas que receberão certificados e concorrem ao Prêmio Responsabilidade Social, dentre as 161 inscritas de todo o RS. São elas: Certel Energia, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Banricoop, Cootravipa, Cotrisal, Cotrijal, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo/RS, Unimed Missões/RS, Unimed Noroeste/RS, Unimed Pelotas, Unimed Porto Alegre e Unimed RS. A entrega dos troféus e certificados aos vencedores do Prêmio ocorrerá no dia 13 de novembro, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Sobre o Prêmio Responsabilidade Social
Instituído pela Lei estadual nº 11.440/2000, que foi atualizada pela Lei n° 13.186/2009 e pela Lei n° 13.900/2012, o Prêmio Responsabilidade Social é promovido pelo Parlamento Gaúcho. A realização do prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora, formada por representantes das seguintes entidades: Fiergs, Federasul, Fecomércio, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Fórum RS de Responsabilidade Social, Conselho Regional de Contabilidade, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Associação Riograndense de Imprensa, Federação das Associações dos Servidores Públicos e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.
O objetivo da Assembleia Legislativa do RS com este prêmio é incentivar, no âmbito das organizações riograndenses, a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente.
Projeto Semeando Sonhos já envolveu mais de 4 mil estudantes / Crédito da foto: Divulgação/Unimed Erechim
Representação