Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural debateu situação da Emater/RS-Ascar
A reestruturação da Emater/RS-Ascar e o balanço do trabalho realizado pela atual gestão foram apresentados na tarde desta segunda-feira (08/04), na Assembleia Legislativa do Estado, em reunião de trabalho coordenada pela Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural. Participaram os deputados Jeferson Fernandes e Heitor Schuch, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que representou o cooperativismo gaúcho no encontro, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, técnicos, extensionistas e gerentes estaduais da Emater/RS-Ascar, além do presidente e dos diretores administrativo e técnico da Emater/RS, Lino De David, Silvana Dalmás e Gervásio Paulus.
Na ocasião também foram apresentados os principais pontos do PL 68/2013, que na última sexta-feira (05/04) foi encaminhado em regime de urgência pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa e que institui a Política, o Programa e o Fundo Estaduais de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social (Aters), bem como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Social.
“Com o projeto de lei, incorporamos a questão social no meio rural e, através de nossas ações, queremos diminuir as desigualdades e manter a agricultura familiar no campo, através dessa política pública permanente e continuada que é a Aters”, defendeu o presidente Lino De David.
O presidente Vergilio Perius disse que “a Emater realiza um trabalho social extremamente importante, que é o de proporcionar assistência técnica para algumas pequenas e médias cooperativas que não tem condições de pagar pelo trabalho. Temos que ressaltar esse trabalho quase filantrópico que a Emater presta, de uma importância econômica e social muito grande. As cooperativas maiores possuem mais de dois mil técnicos, entre veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas. Em despesa técnica somam mais de meio bilhão de reais investidos todos os anos. Precisamos que a assistência técnica do estado cresça para auxiliar o crescimento do campo no nosso estado”, ressaltou Perius. Sugeriu ainda que a Fepagro seja também incluída no projeto de lei, pois ela presta um trabalho de pesquisa fundamental para o Rio Grande do Sul, em conjunto com a Emater. Por fim, ressaltou a importância da agroindústria cooperativa, fundamental para a permanência do jovem no campo.
Como encaminhamento, o deputado Jeferson Fernandes, que representou a coordenação da Frente Parlamentar na reunião, propôs a “ampla divulgação das ações técnicas e sociais da Emater, intensificar a busca pela Filantropia da Ascar, e a participação construtiva das diversas entidades ligadas ao meio rural na tramitação, nos próximos 30 dias, do PL 68, que propõe um novo modelo de desenvolvimento para o meio rural gaúcho”.
Balanço de Ações
Segundo dados da direção da Emater/RS-Ascar, nos últimos dois anos (2011/2012), foram realizados 2,5 milhões de atendimentos para 220 mil famílias no campo. Foram 500 mil visitas, 500 mil atendimentos técnicos, 37 mil reuniões e 35 mil eventos técnicos, dirigidos a agricultores familiares, pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas. Para isso, até março deste ano foram contratados 696 novos empregados, sendo 454 ampliações e 242 reposições.
Representação