fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Governador Tarso Genro abre o segundo dia do 3º Epecoop

 

Um público atento ouviu na manhã de hoje (09/11) a conferência do governador do Estado, Tarso Genro, durante o 3º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas, que acontece no Samuara Hotel, em Caxias do Sul.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ao saudar o governante e o público cooperativista presente, lembrou do grupo de trabalho formado no início desse governo para tratar das questões relativas às cooperativas, bem como as alterações no Fundopem, que é um canal importante de financiamento das agroindústrias cooperativas no Rio Grande do Sul. Perius lembrou ainda das reivindicações do setor cooperativo que estão em andamento junto ao governo do Estado, que vão desde o investimento nas cooperativas de infraestrutura, que operam na eletrificação do homem do campo, até o ressarcimento feito em assistência técnica pelas cooperativas agropecuárias. Por fim, Vergilio Perius disse que as cooperativas ligadas ao setor lácteo são parceiras do governo no que diz respeito ao projeto de lei do Fundoleite, que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Reivindicou ainda uma compensação de tributos para a comercialização da safra de trigo, que está sendo comercializada.

O governador do Estado, Tarso Genro, ao saudar os cooperativistas explanou sobre o papel do setor cooperativista para a economia do Rio Grande do Sul, e que o plano de reestruturação e refinanciamento do setor produtivo do Estado planejado para o seu governo passa pelo setor, com ações concretas já implementadas. “Alguns governos olhavam para o setor cooperativo como um problema. Nosso governo olha como virtude. Queremos que esse setor tenha uma política de Estado voltada para seus interesses, e não apenas uma política de governo”, concluiu.

Em seu pronunciamento, o governador abordou inda a conjuntura econômica mundial e as ações de seu governo para desenvolver economicamente o Rio Grande do Sul mesmo com essa conjuntura desfavorável. Ao fim de sua fala, Tarso Genro disse que “todas as ações de nosso governo, quando começamos a estruturar um projeto de desenvolvimento econômico para o Estado, passaram pelas cooperativas. Antes elas eram pedintes, hoje são protagonistas”, finalizou. Segundo o governador, o Estado já investiu mais de 1 bilhão de reais em financiamentos e em qualificação de mão-de-obra para o setor cooperativo.

Participaram da mesa principal que recepcionou o governador o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Muller e o prefeito em exercício de Caxias do Sul, Antônio Feldmann. A deputada Marisa Formolo e o secretário dos Esportes do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe Neto, também foram integrantes da comitiva do governador.

O Seminário prossegue nesta manhã com a palestra do presidente do IBGC, Telmo Schoeler e do professor cubano Cláudio Rivera.

 

Conteúdos Relacionados