fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Grupo de trabalho de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo reunido no CFPC

Grupo de trabalho de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo reunido no CFPC

 

Representantes do governo do Estado e das cooperativas gaúchas reuniram-se no dia 12 de abril na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, com o objetivo de traçar as principais linhas de trabalho e ação a serem desenvolvidas em busca de novas alternativas para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Sob a coordenação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, estiveram reunidos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), da SDR, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do Banrisul, BRDE e Badesul, além de representantes das cooperativas gaúchas.

Tarcisio Minetto fez uma explanação inicial sobre os objetivos do grupo de trabalho e disse da importância que o governo do Estado, por determinação do governador José Ivo Sartori, dá ao setor. O representante da Sdect, João Luiz Busanello, frisou o funcionamento do Fundopem, quando salientou que existe grande participação das cooperativas, utilizando o exemplo da cooperativa Nova Aliança, que a partir da união de pequenas cooperativas construiu uma grande indústria. 

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, apontou os projetos industriais intercooperativos como uma grande alternativa de desenvolvimento do setor, destacando o exemplo da CCGL como de grande competitividade por agregar forças de várias cooperativas gaúchas. O presidente da CCGL, Caio Vianna, disse que o grupo de trabalho precisa estar atento a novas alternativas sem deixar de buscar a consolidação do Fundopem, por exemplo. Citou ainda que o Fundopem estimula o desenvolvimento e premia o investimento feito pela cooperativa.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, salientou a importância da mesa de debates aberta pelo Grupo de Trabalho, que possibilita a construção de propostas coletivas que beneficiem o setor cooperativo. Perius destacou ainda a importância das agroindústrias cooperativas, citando como exemplo a CCGL, que distribui na base dos municípios o ICMS gerado pela planta industrial.

Como encaminhamento, Minetto informou que o grupo se reunirá novamente entre 20 e 31 de maio, divididos em grupos de centrais e federações de cooperativas, para a apresentação das demandas de cada grupo de cooperativas.

Participaram também da reunião do GT de Desenvolvimento de cooperativas Paulo Roberto da Silva (BRDE), Gervásio Plucinski (Unicafes/RS), Hélio Marchioro (Fecovinho/RS), Adriano Boff (Sdect), Eduardo Jaeger (Sefaz), Arlei Ferreira (Banrisul), Lino Hamann (SDR), Patrícia Rosa (Badesul) e Caio Vianna (CCGL), além de Gerson Lauermann, superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados