
Grupo de trabalho de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo reunido no CFPC
Representantes do governo do Estado e das cooperativas gaúchas reuniram-se no dia 12 de abril na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, com o objetivo de traçar as principais linhas de trabalho e ação a serem desenvolvidas em busca de novas alternativas para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Sob a coordenação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, estiveram reunidos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), da SDR, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do Banrisul, BRDE e Badesul, além de representantes das cooperativas gaúchas.
Tarcisio Minetto fez uma explanação inicial sobre os objetivos do grupo de trabalho e disse da importância que o governo do Estado, por determinação do governador José Ivo Sartori, dá ao setor. O representante da Sdect, João Luiz Busanello, frisou o funcionamento do Fundopem, quando salientou que existe grande participação das cooperativas, utilizando o exemplo da cooperativa Nova Aliança, que a partir da união de pequenas cooperativas construiu uma grande indústria.
O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, apontou os projetos industriais intercooperativos como uma grande alternativa de desenvolvimento do setor, destacando o exemplo da CCGL como de grande competitividade por agregar forças de várias cooperativas gaúchas. O presidente da CCGL, Caio Vianna, disse que o grupo de trabalho precisa estar atento a novas alternativas sem deixar de buscar a consolidação do Fundopem, por exemplo. Citou ainda que o Fundopem estimula o desenvolvimento e premia o investimento feito pela cooperativa.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, salientou a importância da mesa de debates aberta pelo Grupo de Trabalho, que possibilita a construção de propostas coletivas que beneficiem o setor cooperativo. Perius destacou ainda a importância das agroindústrias cooperativas, citando como exemplo a CCGL, que distribui na base dos municípios o ICMS gerado pela planta industrial.
Como encaminhamento, Minetto informou que o grupo se reunirá novamente entre 20 e 31 de maio, divididos em grupos de centrais e federações de cooperativas, para a apresentação das demandas de cada grupo de cooperativas.
Participaram também da reunião do GT de Desenvolvimento de cooperativas Paulo Roberto da Silva (BRDE), Gervásio Plucinski (Unicafes/RS), Hélio Marchioro (Fecovinho/RS), Adriano Boff (Sdect), Eduardo Jaeger (Sefaz), Arlei Ferreira (Banrisul), Lino Hamann (SDR), Patrícia Rosa (Badesul) e Caio Vianna (CCGL), além de Gerson Lauermann, superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Representação