
OCB realiza 1ª Rodada de Negócios para cooperativas do Ramo Transporte
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou nesta terça-feira (30/8), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a 1ª Rodada de Negócios para Cooperativas do Ramo Transporte. O evento tem o objetivo de apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados diversos e aconteceu durante a 39ª edição da Expointer.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou que o ramo Transporte do cooperativismo gaúcho é muito importante para o crescimento da economia do RS e principalmente dos associados das cooperativas. “Em 2015, o ramo Transporte foi o setor que mais cresceu no Estado sob o ponto de vista econômico. O faturamento cresceu 35,75%, mostrando a força do setor, que em 2015 faturou R$ 362,1 milhões”.
Na sequência, o coordenador nacional do ramo Transporte, presidente da Rede Transporte e diretor da Ocergs, Abel Paré, agradeceu o apoio e a parceria do Sistema OCB e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Em seu discurso, Paré disse que o ramo trabalhou em harmonia nos últimos seis anos e que o crescimento e os números positivos obtidos pelo setor são provenientes de um trabalho desenvolvido em conjunto com as cooperativas e as entidades cooperativistas nacional e estadual.
O presidente da Ocepar e diretor da OCB, José Roberto Ricken, ressaltou que a forma mais fácil de fazer negócio é sentar junto e conversar, exatamente o que propõe a iniciativa da Rodada de Negócios para Cooperativas do Ramo Transporte. “Esse exercício de hoje me deixou muito entusiasmado, vendo a forma de organização simples e objetiva, com visão de mercado”. Ricken chamou a atenção para importância do princípio da Intercooperação entre as cooperativas de Transporte e entre todos os ramos.
1ª Rodada de Negócios para Cooperativas do Ramo Transporte
O evento permitiu que cooperativas de transporte de cargas demonstrassem suas possibilidades de serviços para empresas ou outras cooperativas, que buscam parceiros logísticos para a movimentação de suas cargas. A Rodada se consolidou como uma ocasião especial para o fechamento de negócios. “Foi excelente. Se a gente fosse marcar entrevista com todas essas cooperativas a gente demoraria uns dois anos para conseguir falar com cada uma, e hoje nós conseguimos falar com 20 fornecedores em um dia só. Foi objetivo, prático e com certeza saímos daqui com várias perspectivas de fechamento de negócios”, afirma a gerente comercial da Cooperacab (Botucatu/SP), Márcia Rodrigues.
De acordo com a organização da Rodada, 15 embarcadores e outras 30 cooperativas estiveram presentes, oferecendo o serviço, com as demandantes negociando preços e prazos com as ofertantes.
Para o superintendente da OCB, Renato Nobile, o evento oportuniza às cooperativas excelentes oportunidades de negócios. “Acredito que daqui sairão grandes oportunidades de negócios efetivos para as nossas cooperativas. A minha impressão é muito positiva, a melhor possível e tenho percebido já com nossos dirigentes das cooperativas que participaram, de embarcadores e nossas lideranças que acompanharam o desenvolvimento da Rodada de Negócios, que todos ficaram encantados com essa dinâmica, uma modelagem simples, mas que a gente percebe de uma eficiência e uma eficácia muito grande”, explica Nobile.
Para 2017, Nobile afirma que o Sistema OCB trabalha com esse horizonte de fazer a Rodada de Negócios entre as cooperativas de variados ramos. “Acredito ser muito oportuno a gente conseguir colocar num ambiente desse, cooperativas de Transporte, junto com as cooperativas de Saúde, com as cooperativas agropecuárias, com as cooperativas de Trabalho e as demais, porque todas elas, de uma forma ou de outra, usam, aplicam ou necessitam de serviços ou produtos das outras cooperativas”, complementa o superintendente da OCB.
Representação