cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS REPRESENTAÇÃO

Ocergs recebe ministro do Trabalho para discussão do projeto sobre reforma trabalhista

Ocergs recebe ministro do Trabalho para discussão do projeto sobre reforma trabalhista

Com o objetivo de propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou evento com a presença do ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira, ontem (06/03), durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O governador do Estado, José Ivo Sartori, e o vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli, fizeram uma saudação aos presentes e elogiaram a iniciativa da entidade em buscar melhorias para o setor.

Na oportunidade, presidentes, gerentes e profissionais das áreas jurídica e de recursos humanos das cooperativas assistiram palestra sobre a reforma trabalhista, ministrada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto. Participaram ainda da mesa diretiva dos trabalhos os diretores da Ocergs Jânio Stefanello, Margareth Garcia da Cunha, Orlando Müller e Paulo Pires, além do superintendente da OCB, Renato Nóbile, do conselheiro do Sescoop/RS, Ari Rosso e do presidente e vice da Cotrijal, Nei Mânica e Enio Schoroeder. O vice-governador José Paulo Cairolli também esteve presente.

O diretor técnico sindical do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Irno Pretto, agradeceu a disponibilidade do ministro, proporcionando às cooperativas a oportunidade de participar das discussões sobre o projeto de reforma trabalhista, em tramitação no Congresso nacional. "Estamos unidos em prol do cooperativismo, da solidariedade, do bem comum e do desenvolvimento, por isso, somos parceiros", declarou Pretto. O dirigente disse ainda que as cooperativas, em especial em época de colheita da safra agrícola, possuem especificidades que precisam ser respeitas e ouvidas.

O superintendente da OCB, Renato Nóbile, ao saudar os presentes destacou a capacidade de diálogo do ministro Ronaldo Nogueira e o reconhecimento da atuação dele em defesa dos interesses legítimos das cooperativas brasileiras, destacando o comprometimento do cooperativismo em levar a sugestão de medidas que tragam benefícios ao país. Nóbile destacou ainda a atuação da Frencoop Nacional e dos grupos de trabalho que estão em andamento dentro da entidade para o estudo das reformas trabalhista e previdenciária. 

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância de pautar temas como este, que trarão grandes transformações para a sociedade. "Preservando os direitos, mas modernizando as estruturas. Tenho certeza que serão medidas positivas", enfatizou.

Em sua fala, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ressaltou que com a reforma trabalhista o Governo Federal pretende ter uma atuação eficiente, para que os serviços prestados pela estrutura pública tenham uma celeridade maior, garantindo melhor qualidade no atendimento ao cidadão. Citou a desburocratização e a utilização dos avanços tecnológicos e as medidas que já foram tomadas em sua gestão frente ao Ministério para a economia de recursos públicos.

O ministro relatou ainda que viajou por todo o país em visita a sindicatos, confederação e centrais, ouvindo tanto a classe empregadora, quanto trabalhadora. "Cheguei à conclusão de que todos falavam a mesma coisa, de forma diferente. Ninguém quer tirar o direito do trabalhador em ter sua jornada salarial semanal de 44 horas, a proposta de aumento desta jornada nunca estará em questão. Também não está em questão mexer em benefícios como 13º salário, vale-refeição, descanso semanal remunerado ou outros benefícios já conquistados", garantiu o Ministro. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas representantes de cooperativas gaúchas, que receberam uma cartilha com perguntas e respostas, editada pelo Ministério, acerca da proposta de modernização da legislação trabalhista.

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.