fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Ocergs recebe ministro do Trabalho para discussão do projeto sobre reforma trabalhista

Ocergs recebe ministro do Trabalho para discussão do projeto sobre reforma trabalhista

Com o objetivo de propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou evento com a presença do ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira, ontem (06/03), durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O governador do Estado, José Ivo Sartori, e o vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli, fizeram uma saudação aos presentes e elogiaram a iniciativa da entidade em buscar melhorias para o setor.

Na oportunidade, presidentes, gerentes e profissionais das áreas jurídica e de recursos humanos das cooperativas assistiram palestra sobre a reforma trabalhista, ministrada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto. Participaram ainda da mesa diretiva dos trabalhos os diretores da Ocergs Jânio Stefanello, Margareth Garcia da Cunha, Orlando Müller e Paulo Pires, além do superintendente da OCB, Renato Nóbile, do conselheiro do Sescoop/RS, Ari Rosso e do presidente e vice da Cotrijal, Nei Mânica e Enio Schoroeder. O vice-governador José Paulo Cairolli também esteve presente.

O diretor técnico sindical do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Irno Pretto, agradeceu a disponibilidade do ministro, proporcionando às cooperativas a oportunidade de participar das discussões sobre o projeto de reforma trabalhista, em tramitação no Congresso nacional. "Estamos unidos em prol do cooperativismo, da solidariedade, do bem comum e do desenvolvimento, por isso, somos parceiros", declarou Pretto. O dirigente disse ainda que as cooperativas, em especial em época de colheita da safra agrícola, possuem especificidades que precisam ser respeitas e ouvidas.

O superintendente da OCB, Renato Nóbile, ao saudar os presentes destacou a capacidade de diálogo do ministro Ronaldo Nogueira e o reconhecimento da atuação dele em defesa dos interesses legítimos das cooperativas brasileiras, destacando o comprometimento do cooperativismo em levar a sugestão de medidas que tragam benefícios ao país. Nóbile destacou ainda a atuação da Frencoop Nacional e dos grupos de trabalho que estão em andamento dentro da entidade para o estudo das reformas trabalhista e previdenciária. 

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância de pautar temas como este, que trarão grandes transformações para a sociedade. "Preservando os direitos, mas modernizando as estruturas. Tenho certeza que serão medidas positivas", enfatizou.

Em sua fala, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ressaltou que com a reforma trabalhista o Governo Federal pretende ter uma atuação eficiente, para que os serviços prestados pela estrutura pública tenham uma celeridade maior, garantindo melhor qualidade no atendimento ao cidadão. Citou a desburocratização e a utilização dos avanços tecnológicos e as medidas que já foram tomadas em sua gestão frente ao Ministério para a economia de recursos públicos.

O ministro relatou ainda que viajou por todo o país em visita a sindicatos, confederação e centrais, ouvindo tanto a classe empregadora, quanto trabalhadora. "Cheguei à conclusão de que todos falavam a mesma coisa, de forma diferente. Ninguém quer tirar o direito do trabalhador em ter sua jornada salarial semanal de 44 horas, a proposta de aumento desta jornada nunca estará em questão. Também não está em questão mexer em benefícios como 13º salário, vale-refeição, descanso semanal remunerado ou outros benefícios já conquistados", garantiu o Ministro. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas representantes de cooperativas gaúchas, que receberam uma cartilha com perguntas e respostas, editada pelo Ministério, acerca da proposta de modernização da legislação trabalhista.

 

Conteúdos Relacionados