
Ocergs reúne parlamentares integrantes da Frencoop em busca de manutenção de recursos do Sescoop
Reunidos na manhã de hoje (5/10), dirigentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS manifestaram a deputados federais e estaduais a preocupação com a possibilidade de corte de 30% do orçamento do Sescoop, em virtude de proposta do governo federal que deverá tramitar no Congresso Nacional nos próximos dias. Em um café da manhã na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (Escoop), os parlamentares receberam informações referentes aos números do Sescoop/RS, que atua na Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento das Cooperativas. O encontro reuniu deputados federais e estaduais integrantes das Frencoops, o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, representantes de senadores e os diretores da Ocergs Paulo Pires, Orlando Müller, Margaret Garcia da Cunha e Valdir Feller, além do presidente do Sistema Ocergs Sescoop/RS, Vergilio Perius.
O diretor-secretário da Ocergs Paulo Pires, disse ser esse um tema muito preocupante, sendo necessária uma estratégia de ação. “No nosso entender, o cooperativismo gaúcho e brasileiro tem executado muito bem suas ações em suas áreas de atuação e por esse motivo temos a convicção da importância da manutenção do nosso orçamento”, concluiu.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, lembrou que existe uma lei que estimula e apoia o cooperativismo e outras formas associativas, enfatizando que a criação do Sescoop em 1998 se deu nesse sentido. “Nossa legislação definiu os três objetivos básicos, de capacitar, formar e treinar empregados e associados para gerir e administrar nossas cooperativas, e por isso nós criamos aqui no Estado a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que é pioneira. Essa é a finalidade fundamental: preparar gente para administrar gente, cooperativas”, destacou Perius.
O Sescoop/RS investe R$ 9 milhões em capacitação, treinamentos e cursos, e também fortemente no Programa Aprendiz Cooperativo, que é um programa do governo federal. “Nossos serviços são de natureza pública, o de promover a educação, a formação, a cultura, o que faz parte da LDB. Com isso, apoiamos e estimulamos o cooperativismo. Essa MP contraria a essência da constituição federal. De dez anos para cá, os tribunais de contas e a CGU nunca encontraram nenhum motivo para reprovação de nossas contas. Então, temos motivos legais suficientes. E por motivos econômicos, algumas regras da medida, como contribuição sobre lucro, não se aplica às cooperativas. Então, sob o ponto de vista econômico não temos nada a barganhar”, finalizou o presidente. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS disse ainda que a proposta inicial de discussão é estar presente no Congresso para trabalhar pela retirada do Sistema S das cooperativas dessa medida, pois atende plenamente às finalidades para as quais foi criado.
O deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada federal gaúcha e vice-presidente da Frencoop Nacional, agradeceu a presença dos deputados e fez uma explanação sobre o momento político. “Estamos vivendo um momento de grande dificuldade no poder público, tanto federal quanto estadual. Enquanto deputado e defensor do cooperativismo, lutarei para a manutenção dos recursos do Sescoop, pois sabemos que são bem aplicados. Levaremos para Brasília essa preocupação, pois as cooperativas são estratégicas para a economia. Trabalharemos para manter esses recursos”, sublinhou.
O parlamentar disse ser necessária uma pressão por parte das cooperativas em Brasília, para que seja ressaltada a importância desses recursos. “Teremos que percorrer os corredores da Câmara e do Senado em Brasília para buscar essa manutenção. Na grande maioria, os deputados já acompanham o que o Sescoop faz e sabem de sua importância. Com certeza, teremos que adotar essa estratégia para obtermos sucesso”, observou. Os deputados José Fogaça, Elvino Bohn Gass e Maria do Rosário também participaram do encontro e manifestaram-se favoravelmente ao pleito das cooperativas gaúchas.
Já o deputado Elton Weber, presidente da Frencoop estadual, falou em seu nome e do deputado Sérgio Turra, vice-presidente, também presente no encontro. “A frente estadual irá na próxima semana abordar essa pauta. Iremos nos posicionar em apoio ao Sescoop/RS e junto aos demais parlamentares gaúchos, dar nosso apoio incondicional. Somente o apoio que se dá aos projetos de capacitação de jovens e a escola do cooperativismo já justificam esses valores”, abordou.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, também manifestou sua posição favorável à manutenção dos recursos do Sescoop. “Entendemos o papel do Sescoop e sua aplicação de recursos em capacitação e formação de associados e empregados de cooperativas. O mérito dessa luta é justo. Estamos juntos nessa caminhada e o Sescoop/RS é nosso parceiro. Levaremos também esse assunto ao conhecimento do governador Sartori, já que nossa atribuição na Secretaria do Cooperativismo é fazer a defesa desse setor”, alegou.
Participaram também da reunião, representantes dos senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins e dos deputados federais Heitor Schuch, Jerônimo Goergen e Darcísio Perondi, além de Diamantino Marques dos Santos, presidente da Cermissões e de Gilberto Kny, presidente da Cooperativa Piá.
Representação