Piá inaugura unidade que quadruplica capacidade de processamento de frutas
A Cooperativa Piá inaugurou, no dia 20 de dezembro, a sua nova Unidade de Processamento de Frutas (UPF) em Nova Petrópolis. Com obras iniciadas no final de 2011, o empreendimento tem cinco mil m² e recebeu investimento de R$ 12 milhões. Com a nova unidade, a Piá ampliará sua capacidade de produção de 2,5 toneladas/hora para 10 mil toneladas/hora.
Com a implantação da UPF, a cooperativa tem o objetivo de tornar sua indústria mais moderna e competitiva, aumentando a capacidade de produção, promovendo o crescimento da empresa e do produtor associado e tornando ainda melhor as condições de trabalho dos funcionários. "A nova unidade poderá gerar um faturamento anual de R$ 60 milhões", destaca o presidente da Cooperativa, Gilberto Kny.
Extremamente funcional e moderna, a linha de máquinas da nova fábrica fará a industrialização contínua da fruta, que entrará em uma ponta de uma esteira e sairá na outra já pronta, sem intervenção humana. "Este maquinário foi desenvolvido com tecnologia de ponta pela empresa italiana Tropical Foods e produzido pela sua filial no Brasil, instalada em Minas Gerais", destaca o gerente industrial da Piá, Marcelo André Wendling.
Durante a inauguração, o secretário Estadual do Desenvolvimento, Mauro Knijnik destacou o crescimento da Piá e a importância do cooperativismo: "Eu sou um convicto do sistema cooperativo. Não existe sistema melhor do que ele", disse Knijnik. O secretário disse que o atual governo estadual se instrumentalizou para atender as necessidades das cooperativas gaúchas, que passaram a ter acesso ao Fundopem a partir de 2013, sendo a Unidade de Processamento de Frutas da Piá o primeiro projeto desta nova fase.
Já o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn enalteceu a tradição cooperativa do município, iniciada há pouco mais de três quilômetros da UPF da Piá, no final do século XIX, pelo padre Theodor Amstad. Hahn disse, ainda, que a administração municipal também está integrada ao crescimento da Piá, criando condições para os acessos à unidade industrial através do asfaltamento das ruas no entorno da área. "Ninguém pode ter selo de qualidade com tanto pó", finalizou Hahn.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou a iniciativa da Cooperativa Piá, que valoriza ainda mais o trabalho de cada associado. Perius lembrou ainda que projetos como esse são possíveis de implementação com o apoio governamental, saudando o Fundopem RS.
Além das autoridades já citadas, participaram da inauguração dirigentes das Cooperativas Languiru, Santa Clara, Cosuel e Sicredi Pioneira, bem como os deputados federais Giovani Cherini e Afonso Hahm; o secretário estadual adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze; e o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, além de dirigentes e associados da Cooperativa Piá.
Representação