Presidente Vergilio Perius faz pronunciamento na abertura do Seminário Internacional de Cooperativismo
Com o tema do desenvolvimento sustentável, ocorre de quarta-feira (17/10) a quinta-feira (18/10), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, o Seminário Internacional de Cooperativismo, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), junto com a Emater/RS. A proposta é transformar o evento em um fórum de discussões de propostas viáveis para o desenvolvimento do Estado, com a apresentação de experiências de outros países. Diversas outras autoridades participaram da abertura do Seminário, dentre elas o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto e o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Muller, além dos deputados estaduais Heitor Schuch, presidente da Frencoop/RS, Altemir Tortelli e Marisa Formolo.
"Estamos no ano internacional das cooperativas e as cooperativas, de modo especial as agrícolas, têm uma grande contribuição para dar ao desenvolvimento do Estado, principalmente na organização econômica da agricultura familiar", observou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, na abertura do seminário, na manhã desta quarta-feira (17/10). Ele acrescentou que dos debates que serão travados nestes dois dias, surgirão políticas que possam ser adotadas para fortalecer o setor.
O presidente Vergilio Perius disse que os arranjos legais que foram criados pelo governo estadual, onde o secretário Pavan teve papel importante, foram muito significativos para o cooperativismo gaúcho. Mas o que precisa ser feito com mais vigor é um incentivo a agroindústria, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Elas têm que ser a meta das cooperativas. Ainda segundo Perius, “somente a agroindústria mantém o jovem no campo, porque as commodities expulsam o homem do campo. A agroindústria gera um manejo permanente do homem no campo. E gera mão de obra para as comunidades. Onde temos agroindústria diminuímos idade média do associado das cooperativas”, salientou, e encerrou saudando o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, decretado pela ONU.

Representação