
Produção da cadeia de leite gaúcha é destaque na abertura da Fenasul/Expoleite
Com direito ao tradicional banho de leite aos produtores campeões, foi realizada nessa quinta-feira (25/5), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a abertura da 13ª Fenasul e da 40ª Expoleite, que seguem até domingo.
O evento de abertura contou com a presença do governador do RS, José Ivo Sartori e dos secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.
Em seu discurso, Sartori destacou a importância feira e da cadeia produtiva do leite para o desenvolvimento da economia do Estado. “A feira vem para valorizar a produção leiteira, matéria-prima importante e presente na vida de todos e fonte de renda para muitas famílias", disse.
Neste ano, a feira vem renovada e a programação inclui exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows. "Mostra o que de melhor se produz da porteira para dentro. Há espaço para qualificação dos produtores, para fechar negócios ou mesmo saborear os produtos", completou.
Sartori celebrou a bacia leiteira do RS, segunda maior do País
O Rio Grande do Sul detém a segunda maior bacia leiteira do País, que produz cerca de 4,6 bilhões de litros de leite por ano. A cadeia leiteira está presente em 467 municípios e, segundo a Emater RS/Ascar - conveniada à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) -, envolve mais de 100 mil propriedades no Estado. A pecuária leiteira é a principal atividade responsável pela fixação do homem no campo.
Conforme o secretário Ernani Polo, as mudanças fortalecem a mostra. Segundo ele, o empenho das entidades foi essencial para dar um novo dinamismo à Fenasul/Expoleite. "Estamos fazendo uma grande integração para que o parque venha a ser mais amplamente utilizado".
Estiveram presentes o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann; o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra; deputados, prefeitos, representantes da Farsul e da Fetag e lideranças do setor.
Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo do RS (Secom)
Representação