Produtores gaúchos de trigo pedem ajuda do governo federal para enfrentar os desafios da safra 2024
- Artigo Secundário 1
Representantes do setor enviaram propostas ao Ministério da Agricultura e Pecuária para aprimorar a comercialização do cereal no RS
O gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocergs e coordenador da Câmara Setorial do Trigo, Tarcísio Minetto, e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Clair Kuhn, encaminharam ofício ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (11). O documento aborda a preocupação dos produtores gaúchos em relação à safra de trigo de 2024 e sugere medidas para melhorar a venda do produto no estado.
No ofício, os dirigentes mencionam a reunião da Câmara Setorial do Trigo, realizada na última sexta-feira (8), na qual foi apontada uma redução na qualidade do trigo devido às condições climáticas adversas. Na ocasião, a Embrapa Trigo se comprometeu a analisar os fatores que contribuíram para a queda de qualidade em algumas regiões. O estudo orientará pesquisas futuras e auxiliará os produtores nos próximos ciclos produtivos.
O documento enfatiza a necessidade de o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apoiar instrumentos de comercialização, como o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO). Essas medidas são vistas como mais abrangentes e eficazes para atender um número maior de produtores. Embora reconheçam a importância da Política de Aquisição do Governo Federal (AGF), os produtores a consideram restrita, devido à escassez de armazéns habilitados em diversas regiões produtoras, além dos custos associados para estocagem do produto.
As entidades representativas dos produtores esperam que as sugestões documentadas sejam consideradas pelo MAPA e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na formulação de novas medidas de apoio à comercialização. O objetivo é proporcionar maior liquidez e garantir renda aos produtores de trigo do Rio Grande do Sul, fortalecendo a cadeia produtiva e assegurando a sustentabilidade do setor.