fbpx
Produtores gaúchos de trigo pedem ajuda do governo federal para enfrentar os desafios da safra 2024
Featured

Produtores gaúchos de trigo pedem ajuda do governo federal para enfrentar os desafios da safra 2024

  • Artigo Secundário 1

Representantes do setor enviaram propostas ao Ministério da Agricultura e Pecuária para aprimorar a comercialização do cereal no RS

O gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocergs e coordenador da Câmara Setorial do Trigo, Tarcísio Minetto, e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Clair Kuhn, encaminharam ofício ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (11). O documento aborda a preocupação dos produtores gaúchos em relação à safra de trigo de 2024 e sugere medidas para melhorar a venda do produto no estado.

No ofício, os dirigentes mencionam a reunião da Câmara Setorial do Trigo, realizada na última sexta-feira (8), na qual foi apontada uma redução na qualidade do trigo devido às condições climáticas adversas. Na ocasião, a Embrapa Trigo se comprometeu a analisar os fatores que contribuíram para a queda de qualidade em algumas regiões. O estudo orientará pesquisas futuras e auxiliará os produtores nos próximos ciclos produtivos.

O documento enfatiza a necessidade de o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apoiar instrumentos de comercialização, como o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO). Essas medidas são vistas como mais abrangentes e eficazes para atender um número maior de produtores. Embora reconheçam a importância da Política de Aquisição do Governo Federal (AGF), os produtores a consideram restrita, devido à escassez de armazéns habilitados em diversas regiões produtoras, além dos custos associados para estocagem do produto.

As entidades representativas dos produtores esperam que as sugestões documentadas sejam consideradas pelo MAPA e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na formulação de novas medidas de apoio à comercialização. O objetivo é proporcionar maior liquidez e garantir renda aos produtores de trigo do Rio Grande do Sul, fortalecendo a cadeia produtiva e assegurando a sustentabilidade do setor.

Conteúdos Relacionados