fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Representantes do governo estadual e do cooperativismo gaúcho debatem sobre o Fundoleite

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na manhã desta quarta-feira (30), na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFC), um café da manhã que reuniu representantes do governo, deputados, presidentes e dirigentes de cooperativas para tratar de questões referentes ao Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite/RS), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Primeiramente, o coordenador jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tiago Machado, explanou sobre o Projeto de Lei 281/2013, destacando os pontos principais do Projeto. Machado salientou que os recursos do Fundoleite/RS são destinados para custear e financiar as ações, projetos e programas de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite bovino e dos seus produtos lácteos. Logo após, o consultor da Câmara Temática do Leite (CTL) e presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck, falou também sobre detalhes técnicos do Projeto, ressaltando a importância do fortalecimento das relações entre os setores públicos e privados da cadeia produtiva do leite e dos seus produtos lácteos.

Na sequência foi a vez do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, que enfatizou o potencial do Estado. “Temos mercado no Brasil e no mundo, temos consciência disso. O Rio Grande do Sul pode fazer a diferença, tem muito que crescer em termos de produtividade. Mainardi defendeu a importância de uma ação conjunta entre o Estado, o produtor e a indústria. “O produtor não pode ser inimigo da indústria e nem do governo, nós temos que agir de forma articulada, de forma conjunta, e com programas que perpassem os números, que dê estabilidade para o setor”, afirmou. O secretário da Seapa falou também sobre a meta estabelecida, de chegar, em dez anos, a uma produção diária de 20 milhões de litros de leite.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explanou sobre a importância das indústrias cooperativas na cadeia produtiva do leite do Estado, enaltecendo o fato de que as cooperativas gaúchas geram a metade de todo ICMS do Estado nesse setor, reforçando o papel de destaque do cooperativismo nesse segmento.

Participaram do encontro, nesta manhã (30), o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente da Frencoop/RS e deputado estadual, Heitor Schuch; os deputados estaduais José Sperotto, Marisa Formolo, Jeferson Fernandes, Alexandre Postal, Edson Brum, Zilá Breitenbach, Catarina Paladini, Gilmar Sossella; representantes dos deputados estaduais Adolfo Brito e Ernani Polo; o subchefe da Casa Civil, Cezar Martins; o presidente da CTL da Ocergs e presidente da Cosuel, Gilberto Piccinin; o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny; representantes das cooperativas Santa Clara, Cosulati e Languiru; o consultor da CTL e presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck; o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt; o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini; o gerente de Monitoramento do Sistema, José Máximo Daronco; o coordenador jurídico do Sistema, Tiago Machado, e demais representantes e dirigentes.
 
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, ressaltou o potencial do Estado na cadeia produtiva do leite 

 

Conteúdos Relacionados