Seminário estimula uso da irrigação para aumentar produção de alimentos e combater a fome
Especialistas de diversos países estão reunidos desde ontem (16/10), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, discutindo temas ligados à utilização da água para irrigação e seus efeitos para o aumento da oferta de alimentos. O Seminário Internacional“Água, Irrigação e Alimentação”, promovido pelo Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, foi aberto pelo coordenador geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, ministro Milton Rondó Filho. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, prestigiou a abertura do evento. Técnicos do Sistema e das cooperativas gaúchas estão participando dos debates com o objetivo de instruir os associados.
O papel do Brasil, a sexta maior economia do mundo, no combate à fome mundial, problema que afeta pelo menos 800 milhões de pessoas, foi destacado pelo representante do governo brasileiro. “Temos que colaborar para que estes números não mais existam”, afirmou Rondó, lembrando que na data também se comemorava o Dia Mundial da Alimentação.
O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o evento faz parte dos esforços realizados pelo governo gaúcho para ampliar o uso da irrigação na agropecuária do Estado, visando dar estabilidade à produção e aumentar a produtividade das lavouras que produzem alimentos. Afirmou que os avanços não acontecem na velocidade esperada, "é preciso ultrapassar os obstáculos colocados por um processo cultural a que o produtor, infelizmente, está amarrado”, opinou Mainardi.
O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Helder Muteia, ressaltou o papel da entidade no Brasil. “A fome é uma batalha que deve ser vencida, no caso do Brasil, já se pode notar uma notável redução e há uma grande expectativa do mundo em relação ao País”.
A abertura oficial do Seminário, que se encerra amanhã, teve a apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul regida pelo Maestro Telmo Jaconi.
Também estiveram presentes na abertura, o secretário de Obras Públicas, Desenvolvimento e Irrigação, Luiz Busato, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Egon Krakhecke, a representante da Assembleia Legislativa, deputada Marisa Formolo, a representante do Procurador Geral da Justiça, procuradora Marta Leiria Leal Pacheco, o diretor presidente da Fepagro e coordenador técnico do Seminário, Danilo Rheinheimer dos Santos, e o presidente do Irga, Claudio Pereira.

Representação