fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema OCB reúne superintendentes para alinhamento estratégico

Fortalecer o processo de cogestão do Sistema OCB por meio da participação estruturada dos atores envolvidos e proporcionar maior integração do grupo de superintendentes. São estes os objetivos do II Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, realizado nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/8), em Brasília (DF). Superintendentes das 27 unidades estaduais e nacional do Sistema OCB estão reunidos para avaliar planos, validar ações e alinhar estratégias que nortearão as decisões desse grupo dirigente. O superintende do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, está presente pelo Rio Grande do Sul.

“O Sistema OCB passa por um momento de inovação. No primeiro encontro realizado este ano, no mês de maio, avaliações importantes foram feitas e compromissos firmados. Agora é hora de verificar os primeiros resultados e intensificar as discussões sobre temas que se refletem na realidade de todos os estados”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na abertura do evento.

O objetivo da unidade nacional ao promover os encontros é alinhar conceitos e ações em torno de temas relevantes para o Sistema, fortalecendo, assim, o processo de cogestão estratégica. De acordo com o superintendente William Bicalho, de Minas Gerais, pensar nas diversidades regionais é passo fundamental para o sucesso da administração. “Como administrar um país sem conhecer suas regionalidades? O caso do cooperativismo é o mesmo. Problemas regionais têm que ser discutidos; é preciso haver avaliação, alinhamento, para que o Sistema se consolide ao longo do tempo”, declarou.

Dalva Caramalac, do Mato Grosso do Sul, endossando a afirmação de Bicalho, acrescentou: “Este era um anseio antigo nosso que está se concretizando. O encontro é extremamente necessário, pois precisamos trocar nossas experiências, compartilhar. É fundamental conhecermos processos que estão funcionando em outros estados para assim podermos aproveitar a experiência, economizando tempo e dinheiro”.

“Neste encontro, estamos operacionalizando uma série de demandas que surgiram na primeira reunião. Foram pré-definidas algumas atividades, através da divisão de responsabilidades e tarefas entre os superintendentes, com o objetivo de nivelar uma série de ações dentro do Sistema”, explicou Adriano Fassini, do Amazonas. “Nossa intenção é facilitar a comunicação, falando a mesma língua com as cooperativas e com a sociedade em geral que se relaciona com o cooperativismo”, complementou.

Segundo José Aparecido, do Ceará, os resultados positivos que estão sendo alcançados, desde o primeiro encontro, são motivadores para que os estados estejam cada vez mais engajados. “Estamos sempre falando como Sistema, e por isso não podemos atuar de forma isolada. O conjunto está avançando e é este o caminho que queremos”, afirmou.

A programação do II Encontro de Superintendentes prevê, ainda, a apresentação de boas práticas de cinco unidades estaduais, como forma de promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.

Fonte: Sistema OCB


 

Conteúdos Relacionados