Sistema Ocergs-Sescoop/RS entrega pauta para o vice-presidente da República Michel Temer
O cooperativismo gaúcho esteve representado nesta quarta-feira (7), às 12h, em Brasília (DF), pelo gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco. O encontro ocorreu no gabinete do vice-presidente da República, Michel Temer, e também contou com a presença do deputado estadual Edson Brum; do superintendente do Sistema OCB/Sescoop, Renato Nobile; da gerente geral do Sistema OCB/Sescoop, Tânia Zanella, e do deputado federal Alceu Moreira.
A reunião teve como pauta a entrega do documento de solicitação de investimentos para as cooperativas gaúchas através da captação de recursos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No relatório entregue a Temer, consta o pedido de avaliação para a criação de uma linha de crédito com taxas de juros mais acessíveis ao ano, prazo de amortização mais longo, período de carência de três anos, consideração dos ativos a serem criados como a própria garantia e análise de crédito compatível com as especificidades do modelo cooperativo de empresa.
O documento também propõe adequações no estatuto do BNDESPAR (Art. 5°, item IV), com o objetivo de viabilizar parcerias com as cooperativas, além de identificar os potenciais setores para parcerias estratégicas do BNDES-PAR com as mesmas.
O cooperativismo gaúcho possui atualmente 2,3 milhões de associados e 52,6 mil empregos diretos, sendo o segundo Estado com maior quantidade de associados de cooperativas no Brasil, com cerca de 22%. Em 2012, o faturamento das cooperativas gaúchas alcançou R$ 29,4 bilhões, valor 36,7% superior ao verificado em 2010, o que representa 11,4% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Representação