fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema participa da Abertura Oficial da 37ª Expointer

Na manhã desta sexta-feira (5), foi realizada a solenidade de abertura oficial da 37ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cerimônia contou com a presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do governador do Estado, Tarso Genro, ministros, autoridades políticas estaduais, dirigentes e representantes de entidades.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pelo presidente Vergilio Perius e pelo diretor secretário da Ocergs e presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires. Perius iniciou seu discurso celebrando a conquista da sede própria da entidade na Expointer, firmada nesta semana junto com o Governo do Estado.

“Nesta semana fixamos raízes mais profundas nesta Expointer. Vamos construir a sede própria. O cooperativismo é importante em nosso Estado, 50% de tudo que se produz vem de algum produtor rural ligado ao cooperativismo, 86% destes produtores integram a nossa Agricultura Familiar, são 2,5 milhões de sócios e 6 milhões de gaúchos lincados ao nosso cooperativismo”, destacou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O dirigente cooperativista enalteceu os avanços do Rio Grande do Sul nos últimos anos. “Tivemos 11 legislações favoráveis ao processo cooperativo em nosso Estado. Ressalto três fundamentais que deram uma nova cara ao cooperativismo gaúcho. Primeiro, o Fundopem, este é hoje a cara do cooperativismo, foi a alavancagem da mudança do Sistema para fazermos grandes investimentos. Segundo, nós criamos o Fundoleite, para cuidar de toda cadeia produtiva do leite e terceiro um fundo de aval para que as cooperativas mais bem sucedidas possam socorrer também aquelas em necessidades”, explicou Perius.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS ressaltou que apesar das conquistas públicas alcançadas ainda existem algumas necessidades para o segmento, como, por exemplo, a criação de uma linha de crédito mais com cara de cooperativismo. “Quem sabe um BNDESCOOP, para alavancar no mínimo cinco ou seis plantas agroindustriais fortes para que o Estado do Rio Grande do Sul possa crescer e ter mais alimentos na mesa dos nossos consumidores brasileiros no mundo inteiro”. Perius também enfatizou a importância da expansão de energia trifásica para parte da população gaúcha que ainda não dispõe, com o intuito de aumentar a produção das cooperativas e empresas do Estado.

Na sequência, o governador do Estado, Tarso Genro, salientou o crescimento do campo gaúcho e a participação dos trabalhadores na construção deste cenário. “O campo gaúcho está crescendo, se qualificando e se desenvolvendo em todas as esferas e isso se deve a capacidade de trabalho do nosso povo trabalhador do campo e da cidade, se deve a capacidade e a confiança dos empreendedores gaúchos de todos os níveis”, afirmou o governador. Ele também agradeceu a presença de todos os expositores presentes e o esforço que fizeram para enobrecer e enriquecer a Feira.

Dilma Rousseff destaca a importância da Expointer

Após o discurso do governador Tarso Genro, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff reiterou o agradecimento aos trabalhadores e produtores presentes na Expointer. Dilma afirmou que a Feira a cada ano se afirma no Brasil como evento agropecuário da maior magnitude, tanto do ponto de vista nacional quanto do ponto de vista mundial.

Dilma falou sobre a qualidade das máquinas e implementos agrícolas, além dos exemplos de avanços da pesquisa na área genética e das novas tecnologias no manejo e produção encontrados na 37ª edição da Expointer.

Ao abordar a produção agrícola, a presidente falou sobre a previsão da atual safra. “A previsão é de 200 milhões de toneladas de grãos, a produtividade vem crescendo sistematicamente com a elevação da produção, mesmo quando a área plantada não cresce como cresce a quantidade produzida”, explanou. Ela também reforçou a importância da pecuária para o Brasil. “Este setor gera renda, gera empregos, gera tecnologia, gera saldo comercial positivo, gera crescimento e também gera orgulho para o Brasil e os brasileiros”, destacou.

Estiveram também presentes na tribuna de honra, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann; secretário da Agricultura do RS, Claudio Fioreze; secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS; deputado e presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gilmar Sossella; desembargador e presidente do Tribula de Justiça do RS (TJ-RS), José Aquino Flôres; prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi; presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto; presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva; presidente da Febrac, Eduardo Finco; presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers); embaixador da República do Quênia no Brasil, Peter Kirimi Kaberia, além de outras autoridades e dirigentes.

Conteúdos Relacionados