Avança a interligação elétrica entre Roque Gonzales e Porto Xavier
- Nenhum
Cermissões investe na infraestrutura para garantir melhoria no fornecimento de energia
A Cermissões segue avançando na execução da rede trifásica de 27,5 km que interligará os municípios de Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, Pirapó e Porto Xavier. O projeto está sendo realizado conforme o planejamento da cooperativa, com cerca de 15 km já finalizados.
Na quinta-feira (20/2), uma equipe técnica da Cermissões, incluindo o engenheiro eletricista Nerisom Rohleder, os coordenadores das equipes de construção Rudinei Santos e Sandro Kronbauer, e o coordenador de frotas Vinícius da Luz, realizou a vistoria de um dos trechos mais críticos da obra, no interior de Porto Xavier, na Linha Secção "D" Alta. O percurso margeia a BR-392 e passa pela Escola da Linha Nova, onde o terreno pedregoso tem exigido maior esforço das equipes de roçada e da empreiteira Plastiluz, que executa o projeto com apoio das equipes de construção e poda da cooperativa.
Para otimizar os trabalhos, um dos trechos próximos à Escola da Linha Nova já teve a passagem dos cabos concluída. Segundo Nerisom Rohleder, as fases mais complexas da obra foram superadas, incluindo as travessias sobre o Rio Ijuí e a instalação dos postes na Linha Secção "D" Alta.
Escavadeira hidráulica reforça operação da Cermissões
Com o objetivo de reduzir custos e garantir maior autonomia na execução das obras, a Cermissões investiu R$ 1,6 milhão na aquisição de uma escavadeira hidráulica e uma carreta/prancha para transporte. O novo equipamento está sendo utilizado em locais de terreno rochoso, onde detonações não são viáveis, evitando gastos com terceirização. O presidente da cooperativa, Diamantino Marques dos Santos, destacou que o investimento já demonstra retorno, garantindo eficiência e redução de custos. Se o cronograma seguir conforme o previsto, a obra será concluída até a metade do ano.
A nova rede, que parte da subestação da Eletrosul em Roque Gonzales, utiliza cabos 336, proporcionando maior capacidade de carga para atender às necessidades das comunidades. Este avanço reflete o compromisso da Cermissões com a melhoria da distribuição de energia na região.
Notícias