cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cermissões evita interrupções com manutenção por termovisão

Cermissões evita interrupções com manutenção por termovisão

Tecnologia reforça a manutenção preventiva da cooperativa e garante mais segurança e continuidade no fornecimento de energia.

Na Cermissões, o cooperativismo na distribuição de energia vem sendo fortalecido com investimentos em tecnologia voltada à manutenção preventiva da rede elétrica. A cooperativa ampliou o uso da termovisão, que emprega câmeras infravermelhas para localizar pontos de superaquecimento e antecipar falhas que poderiam gerar interrupções no fornecimento aos associados.

Tecnologia que enxerga além do olho humano

Com as câmeras termográficas, os técnicos analisam o desempenho dos equipamentos da rede e conseguem localizar rapidamente conexões deficientes, sobrecargas e falhas de isolamento. Isso permite direcionar as equipes de manutenção para substituições e correções necessárias — tudo sem precisar desligar a energia dos consumidores.

“Usamos o termovisor para fazer medições de temperatura nas conexões e equipamentos, a fim de detectar pontos quentes e poder corrigir aquele defeito mais rapidamente”, explica o engenheiro eletricista da Cermissões, Eluir Hoffmann. O termovisor capta a radiação infravermelha emitida pelos objetos e transforma essas informações em imagens térmicas coloridas, revelando áreas mais quentes ou mais frias. Assim, a equipe consegue identificar com precisão anomalias que poderiam evoluir para falhas graves, danos materiais e riscos à segurança.

Eficiência e confiabilidade para os associados

Integrada à rotina de manutenção preventiva, a análise termográfica oferece dados essenciais sobre o comportamento térmico da rede elétrica, permitindo intervenções antecipadas. “Uma das vantagens da inspeção termográfica é que o mapeamento da emissão e da quantidade de calor das redes elétricas ocorre sem interromper a distribuição de energia. Isso garante a identificação de possíveis problemas antes que causem falhas na rede. Com a implementação de termovisores e outras tecnologias avançadas, reforçamos nosso compromisso com a qualidade e a continuidade do fornecimento”, destaca Eluir.

Trabalho preventivo evita falta de luz em quatro municípios

Recentemente, graças ao trabalho preventivo com termovisão, a Cermissões identificou um aquecimento anormal na chave de medição de Cerro Largo. Com o diagnóstico antecipado, a cooperativa realizou a substituição do equipamento antes que o defeito evoluísse. A ação evitou uma possível interrupção que poderia afetar associados de Cerro Largo, Caibaté, Mato Queimado e Vitória das Missões. A troca ocorreu no momento ideal, garantindo maior segurança, estabilidade e confiabilidade ao sistema elétrico regional.

Modernização constante a serviço do cooperado

O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, reforça a importância de manter a cooperativa em constante modernização. “Desde que assumi a Cermissões, priorizamos investimentos em equipamentos e tecnologias que garantem um alto padrão de atendimento e a qualidade da energia distribuída aos nossos associados. Esse compromisso é percebido e reconhecido por todos”, ressaltou.

Com tecnologia, planejamento e ações preventivas, a Cermissões reafirma seu compromisso com a segurança, a confiabilidade e a continuidade do fornecimento de energia. Esse cuidado reforça o papel das cooperativas de energia como protagonistas na oferta de serviços com qualidade, estabilidade e foco na experiência do associado — um compromisso acompanhado de perto pelo Sistema Ocergs.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.