
Certel celebra 69 anos com foco no desenvolvimento regional
- Artigo Inferior 3
Com uma trajetória marcada por inovação e compromisso com seus associados, a Certel segue investindo no futuro
Maior cooperativa de infraestrutura do Brasil em número de associados e a mais antiga do setor, a Certel comemorou seus 69 anos de atuação no dia 19 de fevereiro. Devido à participação da diretoria em uma conferência sobre cooperativismo de infraestrutura, a celebração foi antecipada para o dia 17. As comemorações ocorreram na sede administrativa da cooperativa, em Teutônia, com um café da manhã para funcionários e conselheiros, além da inauguração de um novo estacionamento e um espaço de convivência para colaboradores. No período do almoço, um evento reuniu autoridades locais, conselheiros e a imprensa para marcar a data.
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, e o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, destacaram o significado da trajetória da cooperativa e apresentaram projetos estratégicos para os próximos anos. Entre as principais iniciativas, está a ampliação da geração própria de energia, com destaque para o início das obras da Hidrelétrica Bom Retiro, no rio Taquari, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. Além disso, foram mencionados investimentos na nova sede operacional de Lajeado e a expansão da comercialização de energia no mercado livre, impulsionando o crescimento da cooperativa em todo o país.
Hennemann ressaltou a importância do trabalho colaborativo ao longo da história da Certel, enfatizando o compromisso da cooperativa com os princípios do cooperativismo. Ele lembrou que a ONU designou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a relevância desse modelo de negócio. "Com valorização e respeito aos princípios cooperativistas, a Certel e as demais cooperativas continuarão sendo reconhecidas pelo seu impacto positivo na sociedade", afirmou.
A Certel também celebrou um importante reconhecimento concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que classificou a cooperativa entre as três melhores permissionárias do país e entre as que mais cresceram em satisfação dos associados. Além disso, a Certel recebeu prêmios de Excelência em Gestão pelo Sistema Ocergs, em nível estadual, e pela OCB, em âmbito nacional.
Com uma trajetória marcada por inovação e compromisso com seus associados, a Certel segue investindo no futuro. "Precisamos continuar preparados para os desafios do setor energético. Estamos expandindo nossa capacidade de geração e comercialização de energia, sempre buscando atender melhor nossos associados", destacou Hennemann. O vice-presidente, Daniel Luis Sechi, complementou reforçando o compromisso da cooperativa com a inovação e o desenvolvimento regional. "Seguimos atentos às necessidades dos associados, investindo em infraestrutura, varejo e indústria, sempre buscando fazer a diferença."
O evento também contou com a presença do prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, dos presidentes da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel e Silvo Landmeier, do presidente da CIC Teutônia e vice-presidente da Federasul, Renato Lauri Scheffler, e do conselheiro e consultor do IBGC, Fernando Röhsig.
Notícias