Com 7,3 milhões de garrafas vendidas, Cooperativa Vinícola deve fechar o ano com 20% de crescimento nos espumantes
- Artigo Inferior 1
De janeiro a outubro, moscatéis registraram expansão de 46% nas comercializações. Produto Aurora Moscatel é o mais negociado, representando 25% do total de borbulhas vendidas
A Cooperativa Vinícola Aurora celebra um ano de resultados expressivos na categoria de espumantes, reafirmando sua posição entre as líderes de mercado nacional e destacando-se pela qualidade de seus produtos. A empresa da Serra Gaúcha deve fechar o ano com 7,3 milhões de garrafas comercializadas, 20% a mais do que em 2023.
Entre janeiro e outubro, a cooperativa registrou um crescimento médio de 16% nas vendas das borbulhas, com os moscatéis alcançando 46% de expansão em comparação ao mesmo período do ano passado. O rótulo Aurora Moscatel se consolida como um dos carros-chefes da vinícola, representando 40% do volume de moscatéis negociados e 25% de todos espumantes comercializados pela empresa.
Os principais destinos foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
“Com a chegada do último trimestre, período que tradicionalmente concentra 40% das vendas anuais de espumantes, a expectativa é mantermos o ritmo de crescimento em volume e alcançarmos um incremento de 10% em valor em relação ao mesmo período de 2023. Os espumantes são a categoria que mais cresce no Brasil, alcançando, em média, 15% de expansão por ano”, destaca Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.
Neste ano, as vendas para o mercado externo também cresceram 176%, saltando de 16.830 para 46.584 garrafas. Os produtos foram comercializados para cinco países: Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia.
Mudança de perfil de consumo
O resultado da Cooperativa Vinícola Aurora reflete as transformações no comportamento do consumidor brasileiro, que agora vê os espumantes como uma bebida para celebrar conquistas cotidianas, e não apenas em ocasiões sazonais como o Natal e Réveillon.
Essa democratização do consumo tem sido acompanhada por uma crescente valorização dos espumantes nacionais, que hoje detêm cerca de 80% do mercado interno. Também é consequência do aumento pela procura por estilos diversificados, como rosés e versões premium, como os espumantes com a Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira.
“Os espumantes deixaram de ser vistos apenas como bebidas para festas de final de ano e passaram a marcar presença em momentos cotidianos, evidenciando a democratização do consumo. Hoje, a Aurora registra vendas consistentes durante todo o ano, incluindo períodos que anteriormente eram considerados de baixa sazonalidade”, pontua o diretor de Marketing e Vendas da Aurora.
Atenta às tendências de mercado, a vinícola continua investindo em inovação e desenvolvimento de produtos. Novidades em linha e distribuição estão previstas para 2025, com o objetivo de atender a um público cada vez mais exigente e versátil.
Marca que mais cresceu na categoria
A Cooperativa Vinícola Aurora ficou na primeira colocação no ranking nacional ‘Marcas que mais Cresceram’ na categoria de espumantes, realizado pela revista SuperVarejo e pela Scanntech Brasil. Entre as regiões com maior destaque de preferência pelas borbulhas da empresa está o Centro-Oeste.
Premiações e reconhecimento
A Aurora consolida sua posição como a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 920 medalhas em concursos chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em 2024, das 46 distinções conquistadas, 16 delas foram para os espumantes, sendo o Aurora Brut Branco o rótulo mais condecorado do ano no portfólio. Enquanto que, historicamente, o espumante Aurora Moscatel ocupa o primeiro lugar do pódio, com 119 distinções em concursos nacionais e internacionais.
Os números da Aurora na categoria
· 7,3 milhões de garrafas de espumantes negociadas de janeiro a outubro de 2024;
· Projeção de crescimento: 20% em volume e 10% em valor. A subcategoria dos moscatéis deve fechar o ano com 50% de expansão em volume e valor;
· Em volume, os espumantes do tipo moscatel representam 60% de todas das borbulhas comercializados pela Aurora, seguido do brut (34%), demi-sec (5%) e extra brut (1%);
· O rótulo Aurora Moscatel representa 40% do volume de moscatéis vendidos e 25% de todas as comercializações de espumantes da cooperativa;
· 6 linhas de produtos comercializados no mercado interno (Aurora, Procedências, Gioia, Pinto Bandeira, Saint Germain e Conde de Foucauld);
· O Aurora Moscatel é o espumante mais premiado da vinícola, com 119 medalhas;
· Espumantes exportados para cinco países (Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia).
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Vinícola Aurora