fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Comitê Elas pelo Coop RS abre inscrições para nova turma
Featured

Comitê Elas pelo Coop RS abre inscrições para nova turma

  • Artigo Principal

Comitê organizado pelo Sistema Ocergs visa fortalecer o protagonismo de mulheres no cooperativismo gaúcho.

É mulher e quer fazer parte de um movimento de formação e fortalecimento do protagonismo feminino no cooperativismo gaúcho? Chegou a hora de se inscrever para a nova turma do Comitê Elas pelo Coop RS, iniciativa realizada pelo Sistema Ocergs que desenvolve lideranças femininas e reforça o papel das mulheres no cooperativismo do Rio Grande do Sul. O comitê, alinhado ao planejamento estratégico do Sistema OCB, promove a formação, inclusão e participação democrática de mulheres em diferentes ramos cooperativistas.

Conheça o Comitê Elas pelo Coop RS

Criado em 2024 pelo Sistema Ocergs, o Comitê Elas pelo Coop RS nasceu para incentivar o protagonismo feminino nas cooperativas gaúchas, conectando mulheres, ampliando espaços de fala e impulsionando a presença delas nos processos de decisão. A nova turma terá mandato de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2028, com início das atividades previsto para março de 2026. Ao longo do período, as integrantes serão estimuladas a desenvolver projetos, fortalecer redes e compartilhar boas práticas com suas cooperativas de origem.

Quem pode participar

Podem ser indicadas para o Comitê mulheres que atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter vínculo com o cooperativismo há, no mínimo, um ano, em cooperativa filiada ao Sistema Ocergs.

  • Ter disponibilidade para permanecer no Comitê por dois anos, participando ativamente das atividades.

  • Concluir, até 10 de fevereiro, a trilha educacional assíncrona que será disponibilizada na plataforma CapacitaCoop em breve.

  • Enviar declaração de anuência assinada pelo representante legal da cooperativa.

Inscreva-se e faça parte da transformação

Se você se identifica com a causa e quer ser agente de transformação no cooperativismo, o primeiro passo é conversar com a liderança da sua cooperativa e manifestar interesse em participar. A inscrição deve ser feita pelo presidente ou representante legal da cooperativa, via formulário online. Após o envio, será necessária a confirmação formal da indicação, por meio da declaração da cooperativa.

As inscrições e indicações para o Comitê Elas pelo Coop RS podem ser realizadas de 3 de dezembro a 18 de dezembro de 2025, por meio do formulário online. Todas as inscrições e indicações estão sujeitas à aprovação do Sistema Ocergs.

Critérios de formação do Comitê

Para garantir diversidade e representatividade, a composição da nova turma seguirá estes critérios:

  1. As vagas disponíveis serão distribuídas proporcionalmente ao número de cooperativas de cada ramo filiadas ao Sistema Ocergs.

  2. Cada cooperativa poderá indicar apenas uma representante, que não ocupe cargo de alta liderança. 

  3. Não será permitida a indicação da mesma participante da gestão anterior.

  4. Caso o número de inscrições exceda o total de vagas, terão prioridade as cooperativas que ainda não fizeram parte do Comitê, estimulando a renovação e ampliando a diversidade do grupo.

A participação no Comitê é voluntária, sem remuneração, e tem foco na formação, articulação e fortalecimento do cooperativismo gaúcho.

Desafios e foco para 2026

A nova turma do Elas pelo Coop RS chega com uma agenda estratégica de desafios para 2026, entre eles:

  • Melhorar os dados e indicadores sobre o Comitê, qualificando o acompanhamento das ações.

  • Aumentar o engajamento das participantese a presença de mulheres associadas nas cooperativas.

  • Estimular ações práticas dos comitês locais, aproximando ainda mais a realidade das cooperativas.

  • Apoiar a criação de novos gruposem cooperativas que ainda não possuem iniciativas voltadas à liderança feminina.

  • Definir metas de diversidade, ampliando a representatividade de diferentes perfis de mulheres.

  • Expandir capacitações em liderança feminina, com formações específicas e contínuas.

  • Consolidar o Elas pelo Coop RS como referência em protagonismo e liderança femininano cooperativismo gaúcho.

Por que participar do Elas pelo Coop RS?

Fazer parte do Comitê Elas pelo Coop RS é viver, na prática, os valores do cooperativismo: colaboração, formação contínua e impacto positivo nas comunidades. Além de contribuir com o fortalecimento do setor, as integrantes ampliam sua rede de contatos, desenvolvem competências em liderança, inovação e diversidade e ajudam a abrir caminho para que mais mulheres ocupem espaços estratégicos nas cooperativas do Rio Grande do Sul.

Se você e sua cooperativa acreditam na força das mulheres e no poder do coop para transformar realidades, este é o momento de indicar novas lideranças para o Elas pelo Coop RS.

Conteúdos Relacionados