
Comitê Geração C RS: inscrições abertas para jovens cooperativistas
- Nenhum
Representantes de 18 a 34 anos podem ser indicados por cooperativas para promover a participação da juventude no cooperativismo do Rio Grande do Sul.
É jovem, acredita no cooperativismo e quer transformar o futuro? Agora é a hora. O Sistema Ocergs abriu o processo de indicação de jovens para compor o Comitê Geração C, iniciativa que promove a participação da juventude no cooperativismo do Rio Grande do Sul.
Criado para fortalecer o protagonismo jovem, o Comitê tem como missão elaborar diretrizes, propor ações e promover capacitações voltadas à formação de novas lideranças. Atualmente, o grupo reúne participantes de diferentes ramos e regiões do Estado, refletindo a diversidade e o espírito inovador do movimento cooperativista.
Quem pode ser indicado
As cooperativas interessadas devem indicar jovens que atendam aos seguintes critérios:
- Ter entre 18 e 34 anos no momento da indicação
- Possuir vínculo com o cooperativismo há pelo menos um ano
- Concluir, até 29 de dezembro deste ano, a trilha educacional assíncrona da plataforma CapacitaCoop
Como boa prática, a recomendação é que os indicados tenham disponibilidade para permanecer no Comitê por, no mínimo, dois anos.
Como funciona a seleção
Se você é um jovem interessado em ser um agente de transformação, converse com a sua liderança e demonstre seu interesse. As inscrições devem ser realizadas pelo presidente ou representante legal da cooperativa por meio do formulário online. Após o envio, será necessário a confirmação da indicação por meio de uma declaração oficial.
Serão selecionados 25 novos membros, com prioridade para:
- Cooperativas ainda não representadas no Comitê
- Equilíbrio entre os ramos do cooperativismo
- Tempo de vínculo dos jovens com o movimento
Em caso de mais candidatos aptos que vagas disponíveis, poderá ser considerado o cumprimento da trilha educacional como critério adicional.
Representatividade e engajamento
Hoje, o Comitê Geração C conta com representantes de 33 cooperativas do Estado, são elas: Unimed Central de Serviços/RS, Rede Transporte, Certel Energia, Coopermil, Unimed Fronteira Noroeste/RS, Cotripal, Cootravipa, Sicredi Caminho das Águas, Cotriel, Vale Log, Central Cresol Sicoper, Sicredi Conexão, Vinícola Aurora, Cotrisel, Vinícola São João, Cooperconcórdia, Nova Aliança, Unitec, Unimed Federação/RS, Sicredi Cooperação, Coeducars, Cotricampo, Unimed Vale do Sinos, Cotribá, Cotrijal, Coprel, Cooprado, Santa Clara, Sicredi Região Centro RS/MG, Sicredi Ouro Branco RS/MG, Camnpal, Cotrisoja e Unicred Ponto Capital.
Experiência voluntária e transformadora
A participação no Comitê é voluntária e representa uma oportunidade singular de contribuir com o fortalecimento do cooperativismo gaúcho, além de desenvolver competências em liderança, inovação e intercooperação.
Leia também:
Notícias