
Cooperativa Aurora compensa 630 toneladas com reciclagem
- Nenhum
Parceria com a eureciclo fortalece economia circular e já beneficia cooperativas de reciclagem em cinco estados.
A Cooperativa Vinícola Aurora firmou em 2025 uma parceria com a eureciclo, organização de impacto socioambiental que atua na cadeia de reciclagem, para ampliar a logística reversa de embalagens. Desde então, já foram compensadas 630 toneladas de materiais como vidro, papel, alumínio e plástico – o equivalente a mais de 1,5 milhão de cachos de uva.
Compromisso com a sustentabilidade
A iniciativa integra a estratégia de ESG da cooperativa gaúcha, implementada em 2024, com aval do comitê de sustentabilidade. A cada embalagem colocada no mercado, outra equivalente é reciclada com apoio da rede de cooperativas e operadores homologados pela eureciclo. Mais de 533 toneladas compensadas são de vidro.
“A Aurora tem um compromisso de longo prazo com questões ambientais, sociais e de governança, e isso inclui aquelas relacionadas a temas ambientais como gerenciamento de resíduos”, afirma Renê Tonello, presidente do Conselho Administrativo da cooperativa.
Impacto em cinco regiões do país
A atuação conjunta já beneficia seis cooperativas de reciclagem nos estados de Goiás, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, gerando renda e empregos. Segundo a eureciclo, mais de 1,3 milhão de toneladas de resíduos já foram corretamente destinadas desde 2016, com impacto positivo para cerca de 16 mil famílias.
Liderança no cooperativismo vitivinícola
Fundada em 1931, a Cooperativa Vinícola Aurora é a maior do setor no Brasil, reunindo mais de 1.100 famílias cooperadas na Serra Gaúcha. Com 3 mil hectares cultivados, a cooperativa processa entre 10% e 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul. Em 2024, alcançou faturamento recorde de R$ 841 milhões, com previsão de chegar a R$ 1 bilhão até 2026.
Notícias