fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas gaúchas participam de agenda institucional em Brasília organizada pela OCB
Crédito: Sistema Ocergs
Featured

Cooperativas gaúchas participam de agenda institucional em Brasília organizada pela OCB

  • Artigo Secundário 2

A visita à capital, promovida pelo Sistema Ocergs, faz parte das atividades do 1º Curso de Educação Política

Com o objetivo de fortalecer a presença e a influência do cooperativismo gaúcho no cenário político nacional, representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul participaram de uma missão em Brasília nesta semana. A agenda de encerramento do 1° Curso de Educação Política do Sistema Ocergs contou com eventos importantes, como o lançamento da Agenda Institucional da OCB e visitas técnicas ao Congresso Nacional e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

O lançamento da Agenda Institucional 2025 do Sistema OCB, na terça-feira (18/03), foi um marco para o setor cooperativista, reunindo ministros, parlamentares e representantes do setor de diversos estados. No evento, foi apresentado documento estratégico com iniciativas voltadas para o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil. Em seu discurso, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a relevância de 2025 para o setor, declarado pela ONU como o "Ano Internacional das Cooperativas", e enfatizou o impacto positivo das cooperativas para a economia e no enfrentamento de desafios globais, como as mudanças climáticas. 

Na manhã de quarta-feira (19/03), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados e interagir diretamente com parlamentares gaúchos. As visitas técnicas proporcionaram um contexto prático sobre o funcionamento do Congresso Nacional e o papel da legislação nas políticas públicas que abrangem o setor cooperativista. 

À tarde, o grupo visitou a OCB, onde assistiu à apresentação “O papel da OCB no desenvolvimento do cooperativismo”, ministrada pelo coordenador de relações institucionais da Organização, Eduardo Queiroz. A gerente geral da instituição, Fabíola Nader Motta, falou sobre a importância da missão e a relação com as decisões tomadas nos três poderes. "Esta missão a Brasília não é só uma visita, é o início de uma caminhada para fortalecer a representação política das cooperativas, levando aos parlamentares a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social”, comentou Fabíola Motta.  

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou a relevância do trabalho contínuo das cooperativas e a educação política como um meio de potencializar a representatividade do setor. “Esta missão é o começo de um trabalho que fortalecerá a presença do cooperativismo nas decisões políticas do país. Com um relacionamento propositivo com as instituições federais e do Rio Grande do Sul, temos certeza de que nosso movimento crescerá de forma sustentável, beneficiando cooperados e a sociedade.” 

A agenda desta quarta-feira foi finalizada com uma reunião com o secretário de Política Agrícola do Ministério de Política Agrícola do Ministério de Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos. Na ocasião, foram discutidos temas de interesse para as cooperativas e fortalecimento do setor por meio de crédito facilitado e prorrogação de custeio das dívidas das cooperativas.  

Ao final da missão, o presidente Darci Hartmann convidou os participantes para a próxima agenda do Sistema Ocergs, que será o café da manhã com parlamentares no dia 1º/04, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de definição de prioridades e fortalecimento das políticas públicas para as cooperativas no âmbito estadual. 

A comitiva foi formada por representantes das centrais e federações Central Sicredi Sul/Sudeste, Central Cresol Sicoper, Fecoagro, Fecovinho, Fetrabalho, Fecoergs, Rede Transporte, Uniodonto/RS, Unimed Federação e Fecoeduc e das cooperativas Sicoob, Certel, Cooral, Certaja, CoeducaRS, Cotripal, Unicred

Conteúdos Relacionados