
Cooperativismo impulsiona ESG e promove impacto socioambiental
- Artigo Inferior 3
Parceria da Cooperativa Vinícola Aurora com a Eureciclo impulsiona logística reversa e beneficia cooperativas de reciclagem em cinco estados brasileiros.
A Cooperativa Vinícola Aurora, maior cooperativa vinícola do Brasil, reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao firmar parceria com a Eureciclo, organização de impacto socioambiental que conecta empresas à cadeia de reciclagem no país. Desde o início da iniciativa, a Aurora já compensou 630 toneladas de embalagens recicláveis, beneficiando diretamente seis cooperativas de catadores em Goiás, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Compromisso com ESG e cooperativismo
O projeto integra a política de ESG da Aurora, em prática desde 2024, e foi avalizado pelo comitê de sustentabilidade da cooperativa. “A Aurora tem um compromisso de longo prazo com questões ambientais, sociais e de governança, e isso inclui aquelas relacionadas a temas ambientais como gerenciamento de resíduos”, destaca o presidente do Conselho Administrativo da cooperativa, Renê Tonello.
A iniciativa segue o modelo de logística reversa, garantindo que a cada embalagem comercializada, outra seja reciclada. Os itens de alumínio, papel, vidro e plástico passam por processos de separação, prensagem e reinserção na cadeia produtiva. Do total de resíduos compensados pela Aurora, 533 toneladas foram de vidro.
Impacto nacional na cadeia de reciclagem
A eureciclo já destinou corretamente mais de 1,3 milhão de toneladas de resíduos desde 2016 e conta com uma rede de aproximadamente 500 parceiros homologados, entre cooperativas e operadores privados em todas as regiões do Brasil. A atuação impactou a geração de renda de mais de 16 mil famílias inseridas no ecossistema da reciclagem.
Tradição cooperativista e sustentabilidade
Fundada em 1931, a Cooperativa Vinícola Aurora reúne cerca de 1.100 famílias cooperadas na Serra Gaúcha, responsáveis pelo cultivo de 3 mil hectares de uvas. A cooperativa responde por até 15% da safra do Rio Grande do Sul e mantém um portfólio de 220 produtos, comercializados em todos os estados brasileiros e em 17 países. Em 2024, a Aurora registrou faturamento recorde de R$ 841 milhões e projeta alcançar R$ 1 bilhão até 2026.
Notícias