fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Instrutora conduz formação com conselheiros fiscais da Cotrijal, em sala com mesas distribuídas em grupos e materiais de apoio. Foto: Raíza Goi Borba | Cotrijal
Cotrijal
Featured

Cotrijal recebe formação do Sistema Ocergs para fortalecer Conselho Fiscal

  • Artigo Inferior 2

Capacitação promovida pela Escoop contribui para aprimorar governança e planejamento da cooperativa.

O Sistema Ocergs, por meio da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), realizou na última quarta-feira, 7 de maio, uma formação direcionada aos membros do Conselho Fiscal da Cotrijal. A capacitação teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos conselheiros sobre suas responsabilidades e atribuições, promovendo a qualificação técnica e o planejamento das atividades do grupo. 

A iniciativa integra as soluções educacionais oferecidas pelo Sistema Ocergs e contou com a condução da instrutora Andreza Mainardi, especialista em Auditoria e Contabilidade de Cooperativas pela Escoop e mestre em Direito pela Unisinos. Com formação em Direito e Contabilidade, Andreza também atua como Analista de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, com foco em governança e ESG no cooperativismo. 

A capacitação da Cotrijal foi estruturada em dois módulos. O primeiro, com duração de duas horas, abordou a conduta e atuação do conselheiro, organização das reuniões, plano de trabalho, registros e interação com o Conselho de Administração. Atendendo a uma demanda específica da cooperativa, houve ênfase na elaboração de um plano de trabalho alinhado aos critérios do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

O segundo módulo, com carga horária de seis horas, focou em aspectos contábeis e financeiros das cooperativas, incluindo interpretação de balanços e demonstrações de resultados. Também foram discutidos os principais temas que devem ser considerados no plano de trabalho do Conselho Fiscal. 

Para o conselheiro fiscal suplente Walter Reinoldo Barth, a formação foi essencial para qualificar a atuação do grupo: “Estamos aqui para analisar as contas e contribuir para o bom funcionamento da cooperativa”. A instrutora destacou ainda a importância da educação cooperativista: “Promover a formação está no DNA do cooperativismo. Precisamos que os cooperados conheçam o trabalho dos conselhos”. 

O Conselho Fiscal da Cotrijal é composto pelos titulares Patrick de Quadros, Dirceu José Gorgen e João Caetano da Rosa Netto; e pelos suplentes Cláudio Vicente Diedrich, Francisco Feiten Schreiner e Walter Reinoldo Barth. 

Leia também: 

Quer transformar sua cooperativa? Comece pelo AvaliaCoop  

Conteúdos Relacionados