
Creral inaugura subestação em Entre Rios do Sul
- Nenhum
Nova estrutura amplia a capacidade de fornecimento de energia para cinco municípios da região
A Creral, cooperativa de energia com sede em Erechim (RS), inaugurou no dia 18 de fevereiro sua primeira subestação de energia no município de Entre Rios do Sul. O investimento de R$ 19,2 milhões visa fortalecer a infraestrutura elétrica da região, beneficiando cerca de 1.200 associados. A cerimônia de inauguração ocorreu na comunidade de Alto Alegre e contou com a presença do secretário estadual de Energia e Meio Ambiente, Rodrigo Huguenin, além de prefeitos, representantes de cooperativas e demais autoridades locais.
Instalada em uma área de 13 mil m², a subestação Entre Rios está conectada à linha de transmissão 138 kV UPF-ERE, operada pela CPFL Transmissão, e possui tensão de saída de 23,1 kV. A estrutura conta com dois transformadores, cada um com potência de 15 MVA, podendo atingir 18,75 MVA. Além disso, parte da área está destinada para as operações da RGE e da CPFL Transmissão.
A nova subestação beneficiará consumidores de Entre Rios do Sul, Benjamin Constant do Sul, Nonoai, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul, que juntos possuem uma carga instalada de 9,2 MW. Para acompanhar o crescimento da demanda, a Creral prevê um investimento adicional de R$ 4 milhões em novos alimentadores, incluindo a duplicação da linha que atende Trindade do Sul e a modernização da rede entre Trindade do Sul e Gramado dos Loureiros, ampliando a capacidade para atender também os associados de Nonoai.
Segundo o presidente da cooperativa, Alderi do Prado, a demanda por energia tem crescido significativamente na região, impulsionada pela expansão industrial e pela instalação de novas empresas. "Esta subestação está preparada para atender um acréscimo de 4 MW com a instalação de uma fábrica de ração e esmagadora de grãos em Trindade do Sul, além de mais 1 MW para uma cooperativa em Nonoai", destacou.
Com a meta de fortalecer a segurança e a qualidade do fornecimento, a Creral planeja a construção de outras duas subestações nos municípios de Sananduva e Getúlio Vargas. Atualmente, a cooperativa distribui energia para 8 mil associados em 37 municípios das regiões do Alto Uruguai, Altos da Serra e Zona da Produção. No setor de geração, a Creral opera 21 usinas, sendo 8 hidrelétricas, uma térmica e 11 solares. Além disso, por meio da Creral Telecom, oferece internet via fibra óptica para 118 comunidades rurais e 2.500 famílias associadas.
Notícias