
Do campo à cultura: cooperativa preserva história em Encantado
- Nenhum
Projeto em Encantado tem apoio da Cooperativa Dália e será inaugurado em 2027.
A Cooperativa Dália Alimentos, em parceria com a Prefeitura de Encantado, a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) e representantes do antigo Museu do Suíno, fundou, oficialmente, a Associação do Museu Brasileiro do Suíno (AMUBS). A ação reforça como o cooperativismo, aliado à cultura e à memória comunitária, é capaz de preservar tradições, gerar desenvolvimento e fortalecer a identidade regional.
A primeira diretoria da AMUBS é composta por nomes de forte ligação com a suinocultura regional. Gilberto Antônio Piccinini assumiu a presidência, Flauri Ademir Migliavacca foi nomeado vice-presidente e Rafael Luiz Fontana ficou responsável pela tesouraria. O ato simbólico de posse ocorreu no mês de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).
Um espaço com memória e identidade
Segundo Piccinini, que também preside o Conselho de Administração da Dália, o Museu Brasileiro do Suíno será inaugurado em 23 de julho de 2027, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. O local foi escolhido por seu valor simbólico, já que Marchese liderou o grupo de fundadores da Dália em 1947.
“É uma alegria imensa e uma honra ser o primeiro presidente desta associação. O novo espaço contará com um acervo integrado de mais de 30 mil peças, além de um moderno anfiteatro e um restaurante com gastronomia à base de carne suína”, ressaltou.
Projeto coletivo e turístico
Para o presidente executivo da Cooperativa Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a criação da AMUBS simboliza um modelo de governança compartilhada. O acervo é de propriedade da cooperativa, a infraestrutura será garantida pelo município, e a gestão ficará a cargo da associação, que reúne empresas e instituições diversas. “O projeto fortalece o turismo regional, somando-se a atrativos já consolidados, como o Cristo Protetor e a Suinofest, ampliando a oferta cultural e turística do Vale do Taquari”, destacou.
Reconhecimento e legado
Durante a cerimônia de oficialização, o assessor jurídico da Dália, Reinaldo Cornelli, destacou que a criação do museu só foi possível pela doação do acervo realizada por Sandra Pfiller, reconhecida como Sócia Benemérita da AMUBS. A homenagem ocorreu durante o lançamento oficial na Câmara de Vereadores de Encantado. “A iniciativa reforça a importância da suinocultura para a economia nacional, dando visibilidade e valorização ao trabalho dos suinocultores”, completou.
Notícias