fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Grupo de cooperativistas gaúchos participantes da missão técnica do Sistema Ocergs à Mondragon, na Espanha, reunidos em frente a um prédio histórico no País Basco, todos vestindo camisetas oficiais.
Crédito: Sistema Ocergs
Featured

Missão Mondragon inspira cooperativas gaúchas com modelo de gestão

  • Artigo Secundário 2

Sistema Ocergs levou 11 cooperativas do Rio Grande do Sul à Espanha para conhecer práticas inovadoras de governança e intercooperação.

O Sistema Ocergs promoveu uma missão técnica internacional ao País Basco, na Espanha, reunindo dirigentes de 11 cooperativas gaúchas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS. A visita teve como foco o aprofundamento em práticas de governança e gestão aplicadas na Corporação Mondragon, maior conglomerado de cooperativas do mundo, cujo modelo é estudado por instituições como Harvard e MIT. 

Integração e compromisso com o desenvolvimento local 

A missão, composta por cerca de 40 participantes, foi conduzida com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre soluções cooperativas que podem ser adaptadas ao contexto gaúcho. Segundo Simone Zanatta, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, “o maior conglomerado de cooperativas do mundo está em Mondragon, destino também reconhecido por seus centros de inovação e pesquisa. O objetivo da missão foi proporcionar conhecimento para desenvolvermos, ainda mais, o cooperativismo gaúcho”. 

Os integrantes destacaram a forte atuação das cooperativas de Mondragon no desenvolvimento local, com investimentos em saúde, educação e tecnologia, prioridades também do cooperativismo gaúcho. No entanto, observaram oportunidades para fortalecer o vínculo comunitário, principalmente com as novas gerações. 

Intercooperação como inspiração para o RS 

Um dos principais aprendizados foi o modelo de intercooperação praticado na Espanha: as cooperativas de Mondragon atuam de forma interligada, com fundos comuns para apoio mútuo em tempos de crise e práticas como a realocação de colaboradores entre cooperativas. 

“A prática de realocação de colaboradores ajudaria a manter a força de trabalho qualificada, preservando empregos de qualidade e fortalecendo a intercooperação”, avalia José Máximo Daronco, diretor geral da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop)

A missão também evidenciou o potencial de unir cooperativas de diferentes ramos para negociar produtos em comum, fortalecendo ainda mais o movimento cooperativista no Rio Grande do Sul. 

Experiência acadêmica e cultural 

O grupo visitou ainda a Universidade de Mondragon, que se destaca pela metodologia ativa, na qual os alunos constituem cooperativas para desenvolver seus projetos, criando uma ponte direta com o mercado de trabalho. Tiago Moroni de Souza, da Cooperconcórdia, destacou: “essa ponte que a universidade faz com empresas contribui para a inclusão dos jovens no mercado e os torna protagonistas do processo de aprendizagem”. 

Além de Mondragon, o roteiro incluiu Madrid, referência em tecnologia e negócios; Bilbao, exemplo de transformação urbana e lar do Museu Guggenheim; e a Laboral Kutxa, primeira cooperativa de crédito do País Basco e terceira maior da Espanha. 

Compartilhamento dos aprendizados e nova premiação 

A missão teve duração de cinco dias e os aprendizados serão apresentados em um workshop virtual no dia 5 de junho, promovido pelo Sistema Ocergs, para todas as cooperativas vinculadas. “A ideia é compartilhar os conhecimentos adquiridos e vislumbrar possíveis aplicações, visando à melhoria da governança e gestão das cooperativas”, destaca Simone Zanatta. 

Além disso, o Sistema Ocergs está com inscrições abertas para a edição de 2025 do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS, que premiará cooperativas gaúchas em cinco categorias: Comunicação, Pessoas, Inovação, Negócios e Intercooperação e ESG. A grande vencedora será contemplada com uma viagem internacional. As inscrições, abertas até 15 de julho, devem ser feitas pelo site oficial. Podem participar cooperativas singulares, centrais, federações e confederações do Rio Grande do Sul, registradas e regulares junto ao Sistema Ocergs que tenham realizado o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) de 2025.  

Conteúdos Relacionados