Nota de esclarecimento
- Artigo Secundário 2
O Sistema Ocergs informa que a COOPERBONJE, envolvida em um caso onde trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão, não é registrada no Sistema Ocergs ou na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As cooperativas de trabalho desempenham papel significativo no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, promovendo oportunidades de renda e inclusão. Esse legado não pode ser comprometido ou desconsiderado por conta de um caso isolado envolvendo uma cooperativa que não integra o Sistema Ocergs. É fundamental destacar que tais episódios não devem macular a trajetória positiva e transformadora que as cooperativas de trabalho têm promovido ao longo de sua história.
Como sistema representativo e regulador, acompanhamos, orientamos e monitoramos rigorosamente todas as cooperativas registradas em nossa base. Buscamos garantir o pleno cumprimento das legislações cooperativistas. Ainda, atuamos de forma proativa e rigorosa para que as cooperativas registradas sigam os preceitos legais e éticos, promovendo boas práticas de gestão e a idoneidade em todas as suas ações. Nossos mecanismos de monitoramento e compliance asseguram que elas atuem em conformidade com a legislação e respeitem os direitos fundamentais dos trabalhadores.
A essência do modelo cooperativo é garantir benefícios comuns a seus associados, promovendo um ambiente de trabalho digno, justo e alinhado aos objetivos sociais previstos na legislação. Portanto, repudiamos qualquer prática que configure desrespeito à legislação ou aos princípios cooperativistas. O desenvolvimento do Rio Grande do Sul passa pelo fortalecimento desse espírito — que traz a ética e o humanismo como pontos centrais de sua atuação.