cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Por que aprender com as histórias do cooperativismo faz a diferença?

Por que aprender com as histórias do cooperativismo faz a diferença?

Confira como foi o primeiro Talk Coop presencial, valorizando práticas de gestão e governança em cooperativas gaúchas.

O Talk Coop está de cara nova! Agora em formato presencial e com foco na prática, o ciclo de palestras em parceria com a Escoop iniciou uma nova fase com uma visita a cooperativa Cootravipa, referência em boas práticas de gestão no Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC). 

O primeiro encontro ocorreu na última quinta-feira (5), na sede da cooperativa Cootravipa em Porto Alegre, conduzido pelo mediador Alexandre Garcia. A atividade marcou o início desta nova proposta de aproximação entre cooperativas e práticas de excelência em gestão. 

História da Cootravipa 

Durante a visita, a presidente Imanjara Marques, a vice-presidente Michele de Fátima e a conselheira Adiles Marina compartilharam a trajetória da Cootravipa. A cooperativa foi fundada a partir de um movimento comunitário que reuniu mais de 3 mil desempregados da Zona Sul de Porto Alegre, criando oportunidades de trabalho e renda para a comunidade. 

“Foi então que um grupo de 20 pessoas conseguiu, em um esforço coletivo, arrecadar a cota capital necessária para registrar os documentos e levar adiante a ideia. Assim, no dia 05 de julho de 1984 nascia a Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre Ltda.” 

Depoimentos de cooperados 

O cooperado Edson Legal, líder de equipe de Serviços de Roçada, relatou as mudanças que o cooperativismo proporcionou em sua vida. “Aqui dentro da Cootravipa só não vai pra frente o sócio que não quer. A cooperativa tem um Programa de Estudos, foi por lá que concluí o primeiro e o segundo graus, graças ao apoio da cooperativa”, afirmou. 

Janice Raquel da Silveira, técnica em Segurança do Trabalho, destacou como uma parceria da Cootravipa com cooperativas habitacionais e o programa Minha Casa Minha Vida possibilitou a conquista da casa própria para ela, sua irmã e seus dois sobrinhos. 

Cultura organizacional como diferencial 

Para Guilherme Bragé, especialista da área de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, depoimentos como esses refletem a força da cultura da cooperativa. “Não adianta ter uma estratégia sem uma cultura alinhada. A cultura da Cootravipa garante a satisfação dos associados, um passo fundamental para uma gestão e governança eficientes”, ressaltou. 

Próximos encontros 

O ciclo Talk Coop seguirá com novas imersões presenciais: 

  • 24 de junho, às 14h: visita à Certel, cooperativa do ramo infraestrutura, em Teutônia. 

  • No mesmo dia, às 14h: visita à Cooperconcórdia, cooperativa do ramo trabalho, também em Santa Rosa. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na plataforma CapacitaCoop/RS. 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.