Programa recolhe mais de nove mil embalagens de agrotóxicos

Programa recolhe mais de nove mil embalagens de agrotóxicos

No mês de julho, a Cooperativa Languiru executou o tradicional Programa de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias e Tríplice Lavadas. A iniciativa foi coordenada pela Fundação Pró Rio Taquari, com o apoio das Administrações Municipais de Brochier, Maratá, Poço das Antas, Teutônia e Westfália; Emater/RS-Ascar; e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Em cinco dias, o roteiro passou por mais de 30 localidades. Sociedades e propriedades rurais serviram de pontos de coleta. O trabalho de recolhimento foi realizado por equipe vinculada ao Agrocenter Languiru – Insumos. Também participaram do roteiro servidores municipais ligados às pastas da Agricultura e Meio Ambiente, bem como representantes da Emater.

Brochier e Maratá

No dia 03 de julho o recolhimento ocorreu junto à sede da Emater nos municípios de Maratá e Brochier. Ambos os municípios procederam com a divulgação do projeto e com o recebimento dos frascos recolhidos.

Westfália

No dia 04 de julho foi a vez do município de Westfália, passando pelas localidades de Linha Paissandu, Linha Paissandu Fundos, Linha Berlim, Linha Berlim Fundos, Linha Mölke, Linha Schmidt Alta, Linha Schmidt, Linha Schmidt Fundos, Picada Horst e Linha Frank.

Poço das Antas

No dia 05 de julho o recolhimento foi realizado no município de Poço das Antas, na Avenida São Pedro e nas localidades de Linha Fátima, Linha Fritzenberg, Linha Goelzenberg, Linha Santa Inês, Linha Boa Vista, Paris Alto, Maratá, Santa Inês, Vila Heinz e Sede. Além disso, também ocorreu recolhimento em localidades do município de Brochier.

Teutônia

Em Teutônia o recolhimento ocorreu entre os dias 05 e 07 de julho no Bairro Languiru e nas localidades de Linha Ribeiro, Linha Wink, Linha Germano, Linha Boa Vista, Linha Boa Vista Fundos, Linha Harmonia, Linha Harmonia Alta, Linha Leopoldina, Linha Welp, Linha Clara, Linha Clara Fundos, Linha Catarina, Linha São Jacó e Pontes Filho.

Reciclagem

Ao todo, as equipes recolheram 9.861 embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas de diferentes tamanhos (250ml, um litro, cinco litros, dez litros e 20 litros). As embalagens serão encaminhadas para o depósito da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas da Região Centro do Rio Grande do Sul (ARDEC), em Cachoeira do Sul, a fim de receberem o tratamento e a destinação ambientalmente adequada.

Fonte: Assessoria de comunicação Languiru

Conteúdos Relacionados