fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Homem de terno fala ao microfone diante de telão com mensagem sobre cooperativismo. O painel destaca que o modelo está presente em setores estratégicos, gera riqueza e é feito por pessoas, para pessoas.
Featured

Sistema Ocergs celebra avanços do cooperativismo na ALRS

  • Artigo Inferior 1

Evento marcou o Ano Internacional das Cooperativas e o encerramento da 2ª edição do Curso de Educação Política.

O Sistema Ocergs promoveu, nesta quarta-feira (16), uma cerimônia especial no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em parceria com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-RS). O evento celebrou o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e marcou a conclusão da 2ª edição do Curso de Educação Política para Cooperativas

Com cerca de 100 participantes, entre deputados, lideranças cooperativistas, representantes do governo e de federações, o encontro reforçou o papel estratégico das cooperativas gaúchas para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Palavras-chave como Sistema Ocergs, cooperativismo, ALRS, Frencoop-RS e lideranças estiveram no centro dos debates. 

Importância econômica e política do cooperativismo 

Durante a solenidade, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, apresentou indicadores que destacam a força do setor: 78 mil empregos diretos, 4,2 milhões de associados e um faturamento recorde de R$ 93,2 bilhões em 2024, mesmo diante de um cenário desafiador. "O cooperativismo já representa 14% do PIB do Rio Grande do Sul. Esses números traduzem nossa eficiência, capacidade de gestão e resiliência", afirmou. 

O deputado Elton Weber (PSB), coordenador da Frencoop-RS, destacou o impacto positivo das cooperativas nas comunidades. "Onde tem uma cooperativa, os índices de desenvolvimento são sempre melhores. É o principal pilar do nosso estado", declarou. 

Curso de Educação Política forma novas lideranças 

A cerimônia também celebrou a conclusão da 2ª edição do Curso de Educação Política para Cooperativas, promovido pelo Sistema Ocergs entre abril e julho de 2025. A capacitação teve 85 inscritos, mais que o dobro do registrado em 2024, e abordou temas estratégicos para a representação institucional do setor. 

Dividido em três módulos, o curso tratou da representação política nacional, de experiências regionais em educação política no RS e no PR, e da análise de cenário político-econômico. "Fechamos este ciclo com entusiasmo e a certeza de que podemos avançar ainda mais", destacou Hartmann. 

Com mais de 50 anos de história, o Sistema Ocergs atua na defesa institucional, na formação de pessoas e na produção de conhecimento para o fortalecimento das cooperativas gaúchas. Por meio da Ocergs, do Sescoop/RS e da Escoop, contribui para o crescimento sustentável do cooperativismo nos sete ramos de atuação. 

Conteúdos Relacionados