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Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil no Pitch Day

Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil no Pitch Day

O programa de inovação aberta realizado pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que já é um marco na região, terá uma importante etapa na próxima quarta-feira, 26/06. Virão a Lajeado representantes das 23 startups escolhidas pela Cooperativa Médica para o Pitch Day do InnovatiOn Unimed. Na prática, os empreendedores apresentarão suas soluções e serão avaliados por um bacana que vai avaliar quais deles seguirão no programa. O InnovatiOn Unimed busca resolver oito desafios para melhorar a saúde dos clientes da Cooperativa Médica e oferecer melhores soluções para toda a comunidade regional.

A primeira mostra do programa mostra seu tamanho: 170 startups se inscreverem para apresentar soluções à Unimed VTRP, um número representativo em programas deste estilo no Brasil. “Nosso objetivo é encontrar soluções modernas que possam melhorar ainda mais a saúde das pessoas. Inteligência Artificial, Big Data, Machinne Learning e Internet das Coisas, que há algum tempo pareciam muito distantes de nossas realidades, hoje fazem parte do dia a dia. E é em busca de soluções que possam trazer estes elementos para nosso dia a dia que o InnovatiOn existe. A quantidade de startups inscritas mostra que os empreendedores também estão entendendo isto”, afirma Rosilene Knebel, gerente de operações da Unimed VTRP.

O pitch é o termo usado quando um empreendedor apresenta, de forma rápida, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou outras empresas. O Pitch Day do InnovatiOn Unimed tem suas regras e suas peculiaridades. Cada startup terá 10 minutos para apresentar sua solução. A banca avaliadora, formada pelos diretores, gerentes e coordenadores da Unimed VTRP, terá mais 7 minutos para fazer perguntas buscando entender melhor ainda o tema. Por fim, a banca faz uma consideração final de 3 minutos, encerrando a análise daquela startup. Esta dinâmica terá duração das 8h às 18h.

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. As oito startups selecionadas no Pitch Day serão conhecidas em julho. Elas farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica. O Innovation tem previsão de término em novembro.

Dentre os desafios, estão temas como telemedicina para acesso a consultas, plataforma para venda multicanais e gerenciamento da saúde a distância.

Mais detalhes podem ser consultados no site do programa: https://www.innovationunimed.com.br.

O que é o InnovatiOn Unimed?

O principal objetivo é melhorar a saúde das pessoas da nossa região. Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. A campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, a Unimed VTRP também está buscando mudar hábitos dentro do ambiente corporativo. Assim, o InnovatiOn é um programa que lançou oito desafios para o mercado, e agora, as melhores soluções serão avaliadas presencialmente.

O que é um pitch?

É um termo usado nos ecossistemas de startups. É o momento que empreendedor tem para apresentar, de maneira ágil e sucinta, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou até mesmo outras empresas.

Participantes do Práticas de Sustentabilidade fazem doação de roupas

Participantes do Práticas de Sustentabilidade fazem doação de roupas

O projeto “Práticas de Sustentabilidade” continua agitando o dia a dia da Unimed Vale do Caí. Entre as tarefas distribuídas aos participantes estava a doação de roupas para a Campanha do Agasalho da Cooperativa. Cada grupo deveria contribuir com a campanha, doando peças de roupas. Cada peça valia uma pontuação diferente. A entrega dos agasalhos ocorreu nessa quarta-feira (19/6), no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC).

No total, as equipes arrecadaram 6.192 peças de roupas. Elas foram destinadas a entidades da cidade que repassam as doações para as famílias carentes do município.

Práticas de Sustentabilidade

O “Práticas de Sustentabilidade” visa à realização de tarefas, à integração entre os setores e à conscientização ambiental. No total, 14 equipes participam da iniciativa. Para estimular a integração, cada equipe é composta por integrantes de diferentes setores. Serão premiadas as três primeiras equipes. A divulgação dos vencedores acontecerá durante o Jantar Baile de Fim de Ano dos colaboradores.

Objetivos:

  • Engajamento dos colaboradores e dos médicos cooperados
  • Estímulo ao trabalho em equipe
  • Interação entre os setores
  • Conscientização e envolvimento da força de trabalho perante as questões de responsabilidades socioambiental
  • Incentivo à criatividade e inovação
  • Promoção da melhoria da qualidade de vida e ambiente de trabalho
  • Ampliação do conhecimento e aprendizado sobre o sistema de gestão da Unimed Vale do Caí

Premiação:

1º lugar: Passeio turístico, troféu e medalhas

2º lugar: Jantar e medalhas

3º lugar: Café da manhã ou tarde e medalhas

Fonte: Marketing da Unimed Vale do Caí
Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Anunciada durante o maior evento de tecnologia de automação bancária e de serviços financeiros da América Latina, o Ciab, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho em São Paulo, a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), conecta as principais instituições financeiras do Brasil por meio da tecnologia Blockchain.

A experiência com a tecnologia Blockchain tem demonstrado ganhos de eficiência e aumento da segurança na realização de transações nas diferentes indústrias onde vem sendo utilizada. Diante deste cenário o Sicoob decidiu ainda em 2016 iniciar seus primeiros estudos sobre o assunto.

Em parceria com outras grandes instituições financeiras nacionais o Sicoob criou em 2017 a sua primeira iniciativa com a tecnologia. Intitulado de Sistema Financeiro Digital (SFD) conecta datacenters dos participantes e permitiu em 14 de novembro 2018 realizar a primeira transferência em tempo real de valores entre as instituições financeiras por meio da tecnologia Blockchain. “A experiência com o SFD tem sido muito rica. Estamos seguros do poder disruptivo da tecnologia para o Sistema Financeiro Nacional.” afirma Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, Superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação do Sicoob Confederação.

O conhecimento adquirido ao longo do projeto SFD permitiu ao Sicoob ser uma das primeiras instituições a entrar no RBSFN. “Não temos dúvidas que as principais inovações dos serviços financeiros no Brasil passarão por essa nova rede anunciada no Ciab.” comentou Antônio Vilaça Júnior Diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação.

 

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro
Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva integral  em embalagem Tetra Pak

Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva integral em embalagem Tetra Pak

Buscando inovar e tornar o seu principal produto mais democrático e acessível ao consumidor, a Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança lança o Suco de Uva Integral Aliança em embalagem Tetra Pak. A novidade chega ao mercado nacional em caixas de 1L e 200 ml, nas versões branco e tinto.

O gerente comercial, Fernando Matana, destaca que com a embalagem Tetra Pak, a cooperativa busca uma nova oportunidade de mercado. “Temos uma marca que é muito lembrada pela qualidade e tradição no suco integral. Por isso, nesta nova opção de consumo, destacamos para o consumidor que ele encontrará o mesmo produto que ele já conhece, agora na caixinha: um Suco integral, produzido na Serra Gaúcha e com a chancela da marca Aliança”, projeta Matana.

“Estamos tornando a nossa principal marca, a Aliança, cada vez mais versátil, sem perder a naturalidade e a sua essência”, aponta o Coordenador de Marketing da cooperativa, Vinícius Fruet. Conforme ele, a nova embalagem proporciona maior conforto e praticidade para o consumidor. “Facilitamos o transporte das compras diárias, com uma embalagem mais leve. Pensamos também em quem usa transporte público ou se desloca a pé para as compras. Outro ponto positivo é facilidade de servir e de abrir a embalagem, além de não quebrar, favorecendo um público consumidor importante, os seniors”, destaca. “A novidade também traz vantagens ao varejo, já que a embalagem Tetra Pak permite que mais espaço seja utilizado em gôndola, além de economizar com o transporte do produto”, completa.

Atualmente, a maioria dos sucos de uva disponibilizados nesta versão é de néctar, reconstituídos ou reprocessados. “O suco integral Aliança é elaborado a partir das melhores uvas das variedades americanas Isabel e Bordô e não contém adição extra de açúcar e água, sendo 100% fruta”, ressalta o coordenador de Marketing.

A caixinha de 200 ml terá preço sugerido de R$ 3 a unidade. Já o de 1 litro chegará ao mercado por R$ 7. Além das embalagens Tetra Pak o consumidor também encontra o Suco de uva Aliança em garrafas de 1,5L, 1L e 450ml e em bag-in-box.

A embalagem Tetra Pak possui seis camadas de proteção, que impedem a entrada de luz e ar. Além disso, é ecologicamente correta, pois o papel utilizado é 100% de madeira certificada e 100% reciclável.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Nova Aliança
Unimed Erechim e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde

Unimed Erechim e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde

O lançamento do projeto aconteceu dia 3 de junho, no Centro de Qualidade de Vida Unimed Erechim. Por quatro dias, dez grupos multidisciplinares foram capacitados para definir, inventar e implementar soluções para oportunidades manifestadas pela cooperativa médica. A apresentação dos projetos ocorrerá em outubro, no salão de atos da URI. De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Leães, o objetivo do Innovation Day é criar, em parceria com a URI, um ambiente propício à inovação, capaz de gerar valor para a cooperativa, universidade, acadêmicos e sociedade. O diretor-geral da URI Erechim, Paulo Giollo, destaca que a parceria tem potencial de ganhos para toda a região. "Estamos encarando esse desafio como uma grande oportunidade para nossos jovens e professores. Acreditamos que a união entre universidade, cooperativas e empresas é muito valiosa", reforçou.

Em viagem aos Estados Unidos, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Terra, enviou um vídeo. Terra fala sobre Design Thinking, metodologia utilizada pelos instrutores Denise Pithan e Julio Frias, no Innovation Day. "O Design Thinking permitirá olhar a situação, problema ou oportunidade a partir da lógica do paciente e das demais partes interessadas, para que soluções não-óbvias sejam desenvolvidas", explica. Até outubro, outros cinco encontros acontecerão. Além de falar do status de cada projeto, as reuniões contarão com palestras e dinâmicas. Cada grupo, composto por nove estudantes e professores, conta com um facilitador da Unimed Erechim, responsável por mediar a comunicação entre a cooperativa e as equipes.

Quatro dias para (re) pensar a inovação

O Innovation Day envolve 90 pessoas, distribuídas em equipes responsáveis por criar soluções aos desafios lançados pela Unimed Erechim. Nos dias 4,5,6 e 7 de junho, os grupos participaram de uma oficina de Design Thinking realizada pela Eretz.bio, incubadora de startups mantida pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A oficina foi conduzida pelos especialistas em inovação, Júlio Frias e Denise Pithan. O Método Einstein compreende três etapas: definição, invenção e implementação. Cada uma delas delimita ações a serem executadas pelos participantes, mediante a definição dos temas. No Innovation Day, as equipes foram incentivadas tanto a aderir aos desafios propostos pela Unimed, quanto sugerir soluções a problemas identificados pelo próprio grupo. Os desafios lançados pela cooperativa médica referem-se à gestão de polifármacos; telemonitoramento; serviços de nutrição e dietética; coordenação do cuidado; centralização de dados e agendas. A partir de agora, as equipes se reunirão periodicamente para trabalhar em seus protótipos, que serão apresentados no mês de outubro, na URI.

 
Fonte: Bom Dia RS
Concurso de Redação e Desenho da Creral já tem os primeiros alunos premiados

Concurso de Redação e Desenho da Creral já tem os primeiros alunos premiados

Em comemoração aos 50 anos de fundação da Creral, a Cooperativa está realizando junto às escolas de sua área de abrangência dois concursos, sendo um de Desenho, onde participam estudantes do 1º ao 5º ano, e outro de Redação, com alunos do 6º ao 9º ano.

Em cada escola são escolhidos, por critérios definidos pelas professoras, os desenhos e as redações que melhor descrevam os temas "A energia elétrica faz bem lá em casa" e "A energia elétrica promove desenvolvimento e proporciona conforto para as pessoas". Na última semana de maio, e nesses primeiros dias de junho, cinco escolas participantes, sendo uma em Erechim, uma em Getúlio Vargas, duas em Floriano Peixoto e uma em Santo Expedito do Sul, já tiveram seus estudantes premiados.

A Creral tem como principal objetivo nessas ações envolver os estudantes para que eles se sintam parte da Cooperativa, e tenham sua criatividade e talento reconhecidos, além de despertar nos jovens a vontade de conhecer mais sobre a geração de energia elétrica, como ela chega até seus lares e todos os seus benefícios.

As redações e os desenhos escolhidos nas escolas pelas professoras passarão por uma nova avaliação, e no dia 23 de julho, aniversário da Creral, junto com as atividades de comemoração, serão premiadas as três melhores redações e desenhos dentre todas escolas participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Últimos dias de inscrições para 2ª edição do Inovar Juntos do Sicredi

Últimos dias de inscrições para 2ª edição do Inovar Juntos do Sicredi

Atenção startups! As inscrições para a segunda edição do Inovar Juntos, programa de conexão com startups do Sicredi, em parceria com a consultoria Innoscience, estão na reta final. Empreendedores deste segmento podem inscrever seus projetos até o dia 14 de junho. A iniciativa é uma oportunidade de startups se relacionarem com a instituição financeira cooperativa, que possui mais de 4 milhões de associados e atua em 22 estados e no Distrito Federal.

Nesta segunda edição do programa, o Sicredi lançou dez desafios: aprimorar inteligência para oferta de crédito, conectar produção agrícola familiar e consumidores, orientar investimentos, educar sobre finanças e cooperativismo, prover advisor financeiro, vender seguros via autoatendimento on-line para associados, oferecer alternativas adicionais de renda, oferecer gestão financeira para PJ/MEI, inteligência artificial da recuperação de crédito e meio eletrônico de pagamento para o público infanto-juvenil.

Podem participar startups de todo o Brasil que tenham aderência aos desafios e que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.

Após o período de inscrições, o Sicredi selecionará até 20 startups para apresentações em um Pitch Day. As startups classificadas para a próxima fase passarão por um período de imersão junto à área responsável da instituição e colocarão em prática um projeto piloto. As startups que mais se destacarem poderão se tornar parceiras ou fornecedoras do Sicredi. Para saber mais, basta acessar o site https://sicredi.com.br/inovarjuntos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Na última semana, as cidades de Marau, Vila Flores e Nova Petrópolis receberam o “8º Seminário do Produtor de Leite Piá”. O evento teve como objetivo principal de, através de palestras, compartilhar informações e dados sobre todos os procedimentos que envolvem o setor lácteo, desde a coleta do leite até o controle de faturamento das propriedades, além de aproximar o agricultor da Cooperativa.

Na programação do evento, a palestra “IN 77: Um Passo para o Futuro”, ministrada pelo técnico agrícola da Piá, Fábio Guaragni,  tratou sobre a parte prática da Normativa, com relação ao que interfere no dia a dia da propriedade rural. Foram apresentados os índices determinados pelo Ministério da Agricultura para a Contagem Bacteriana Total – CBT.  “O produtor que estiver três meses seguidos fora da média receberá uma atenção especial. Os técnicos da Piá farão uma ação na propriedade para ajustar o que for preciso e para que ele possa continuar vendendo leite”, destacou.

Guaragni explicou de forma clara como isso vai acontecer, como se calcula as médias, onde produtor vai poder acessá-las e como a Cooperativa vai colaborar para que ele não tenha dificuldade para atingir os resultados, estar dentro da legislação e ter a melhor rentabilidade possível no leite.

Na ocasião, também falou sobre outras obrigatoriedades importantes como a necessidade do resfriador a granel, que está valendo a partir de junho, e da sala do leite, que é uma adequação no espaço onde fica guardado o produto até a coleta e onde ficará este equipamento, protegido de qualquer animal, intrusos ou de contaminantes.

Já na  palestra “Planejamento Forrageiro e Qualidade do Leite”, ministrada pelos profissionais da Embrapa, Sérgio Bender e Maira Zanela, foram apresentadas as tecnologias disponíveis para produzir leite de qualidade, atendendo critérios da nova legislação das INs 76 e 77.

Foram abordados temas como “Contagem de Células Somáticas”, que pode ser monitorada através do controle de mastite; “Contagem Bacteriana Total”, mostrando que índices baixos passam por processos de higiene completos e pelo resfriamento correto do leite; e o “Lina”, o leite instável não ácido, problema de produção acarretado pela má alimentação dos animais, por vacas com muito tempo de lactação e pelo estresse calórico do verão, e que pode ser solucionado com planejamento forrageiro e piquetes com sombra e água em abundância. “Um volumoso de qualidade é a chave para o sucesso da produção leiteira. Fazendo tudo isso, o produtor vai conseguir produzir com qualidade, ter mais renda na venda e maior volume de leite, atendendo o consumidor e as normativas necessárias”, afirmou a Zanela, que é pesquisadora da entidade e atua na área de Qualidade do Leite.

O engenheiro agrícola Sérgio Bender destacou que a proposta da palestra foi colocar os produtores para pensar numa estratégia de planejamento forrageiro. “Sabemos que um dos problemas principais que enfrentam é a falta de pasto em algum período do ano. Quando se avalia a necessidade que o animal tem dentro da propriedade com aquilo que está sendo ofertando, pode-se verificar dentro do planejamento forrageiro se vai conseguir atender essa demanda ou não”, afirmou.

Para ele, isso faz com que se resolva uma série de problemas, pois a maioria das doenças enfrentadas com o rebanho estão relacionadas a essa variação na oferta de volumoso. “Tem também a questão da rentabilidade do negócio do leite. Quando falta pasto e se tem que buscar fora, aumenta o custo de produção e, muitas vezes, começa a se tornar inviável”.

Os técnicos da Embrapa destacaram a importância de despertar um novo olhar do produtor às normativas, desmistificando a ideia de que não vai conseguir cumpri-las. “As INs de qualidade do leite vêm para ofertar um produto melhor, com excelência. Conseguimos transmitir esta mensagem aos associados”, explicou.

No final da palestra, Sérgio Bender e Maira Zanela propuseram que quando os associados voltassem para casa, observassem a propriedade, olhando de fora, sobre três óticas: primeiro o rebanho, pensando se tivesse que comprar os animais que já possui na propriedade, se compraria todos. Caso não, aquele que não compraria, pode ser vendido para gerar receita; segundo, olhando a forma como está organizada a produção de pasto. Se tem o necessário para ofertar a estes animais ao longo do ano; e, terceiro, e fundamental, aproveitando as oportunidades de aprendizado e investimento que a Cooperativa oferece, valorizando a instituição. “Conseguimos transmitir o importante recado de que a Embrapa e a Piá trabalham juntas pelo desenvolvimento do setor rural”.

Acompanhando as três edições, no final do evento, o presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, fez uma avaliação do Seminário. “Foi um sucesso pela grande participação dos produtores de leite. Foram mais de mil associados, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento através das palestras”, destacou.

Para Smaniotto, eventos como o Seminário são de grande importância, pois promovem o encontro com quem faz a Cooperativa acontecer. “É o momento de estar junto com o produtor, saber o que ele espera da Piá e como ele trabalha. Esse  momento, de  valorização do nosso associado, só o cooperativismo faz”, finalizou.

O “8º Seminário do Produtor de Leite da Piá” foi promovido pela Cooperativa Piá, com apoio da NutriPiá e AgroPiá.

Cooperativismo e inovação são essenciais para driblar incertezas econômicas no campo

Traçar o cenário político-econômico do Brasil e dos principais players globais e projetar o momento dessa conjuntura macroeconômica interna e externa sobre o agronegócio brasileiro. Analisar toda essa perspectiva será o desafio do economista Luís Artur Nogueira, responsável pela palestra de abertura da 1ª Jornada Rede Técnica Cooperativa (RTC), que acontece de 5 a 7 de junho, em Gramado (RS). Profissional especializado em mercado financeiro e colunista em grandes publicações do centro do país, Nogueira destaca que o assunto é de interesse geral do setor, uma vez que o agronegócio, por ser uma das âncoras da economia, sofre com os impactos e mudanças de ‘humor’ da política e da economia.

“Diversos fatores conjunturais afetam diretamente o segmento e pretendo mostrar na Jornada da RTC as oportunidades que o agronegócio deve abraçar em meio aos desafios econômicos”, afirma Nogueira. A aposta na inovação e no cooperativismo vai além de tendência e se torna essencial para ganhos na atividade agrícola. “Vou mostrar que o fortalecimento de elos com cooperativas impede que o produtor fique isolado em sua atividade, tenha maior poder de barganha na hora de comprar insumos e vender a produção”, exemplifica Nogueira, pontuando apenas algumas das vantagens do cooperativismo na agricultura.

Na opinião do economista, o evento em Gramado se faz necessário por reunir grande força do agronegócio gaúcho no entendimento de questões importantes sobre os reflexos do cenário econômico sobre o setor. “O momento atual não está favorável, mas as perspectivas são positivas para o segundo semestre, desde que o governo consiga avançar na agenda econômica”, analisa Nogueira.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa tem o apoio da CCGL, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS e patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa. O evento está com as inscrições abertas pelo site www.jornadartc.com.br.

Quem é a RTC A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

Programação

05 de Junho de 2019 18h00 Recepção 19h00 Abertura Oficial 19h30 Palestra Magna: O futuro econômico do Brasil e as oportunidades para o agronegócio Luís Artur Nogueira 21h00 Coquetel

06 de Junho de 2019 08h00 Painel: Qualidade do solo visando sistemas de produção sustentáveis em Plantio Direto Dr. João Carlos de Moráes Sá (UEPG) Dr. Antônio Luis Santi (UFSM) Moderador: José Ruedell 10h00 Lançamento do livro: Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional 10h15 Coffee break 10h45 Palestra: Variabilidade climática e seus impactos na produtividade das culturas de soja e milho no sul do Brasil Dr. Paulo Cesar Sentelhas (Esalq-USP) Moderador: Jackson E. Fiorin (CCGL) 12h00 Almoço 14h00 Palestra: A Biotecnologia e as inovações que estarão impactando o agronegócio brasileiro e mundial nos próximos anos Dr. Alexandre Nepomuceno (Embrapa Soja) Moderador: Dr. Luiz Carlos Federizzi (UFRGS) 15h30 Coffee break 16h00 Painel: A integração de sistemas e os caminhos para a rentabilidade na produção de carne e leite Dr. Paulo Carvalho (UFRGS) Dr. Wagner B. Beskow (Transpondo) Moderador: Me. Luis Otávio da Costa Lima (CCGL) 18h00 Painel político com autoridades convidadas

07 de Junho de 2019 08h00 Palestra: A logística de grãos por meio das ferrovias e os novos projetos para o RS Daniel Rockenbach - Rumo Logística Moderador: Me. Guillermo Dawson Jr. (CCGL) 09h00 Palestra: Como a inovação e as tecnologias digitais irão transformar o campo Guilherme Novaes Procópio de Araujo - IBM Moderador: Dr. Geomar Mateus Corassa (CCGL) 10h30 Coffee break 11h30 Painel: As políticas comerciais e o mercado de grãos frente a demanda mundial de alimentos Flávio Bettarello - Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais (MAPA) André Pessoa (Agroconsult) Moderador: Paulo César Pires (FecoAgro/RS) 13h00 Encerramento

Fonte: Jardine Comunicação
Leite Dália com mais cor e novo layout

Leite Dália com mais cor e novo layout

A partir deste mês, o layout das embalagens do Leite Dália terá uma nova roupagem. Colorida, moderna e elegante, a caixa de leite promete levar mais cor aos pontos de venda. A nova identidade será aplicada na embalagem MID, com a tampa abre e fecha, na linha de leites UHT integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose.

Conforme o supervisor de vendas da área de lácteos, Elton de Lima, a previsão é que o novo layout chegue às gôndolas dos supermercados ainda na primeira quinzena de junho. “Assim que o saldo da embalagem com o layout atual for liquidado iniciaremos a substituição pela nova identidade visual”, comenta.

O supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto, ressalta a escolha pelas novas tonalidades de cor nas embalagens. “A embalagem mantém as características funcionais anteriores, com abertura utilizando a tampa flexicap, uma inovação do modelo BASE. Alteramos o layout da embalagem mantendo as tonalidades das embalagens anteriores para não gerar confusão no público consumidor e mantivemos a grafia da marca em evidência, valorizando o grafismo da flor Dália”.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

O Sescoop/RS reuniu ontem, dia 30 de maio, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, mais de 90 comunicadores de cooperativas gaúchas no seu Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. O evento, que teve como tema os Desafios da Comunicação Estratégica na Gestão Cooperativa contou com um painel na parte da manhã, em que as cooperativas Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS puderam compartilhar seus cases sobre o assunto. À tarde, os presentes assistiram à palestra de Carlos Palhares, sócio da HappyHouse, uma das maiores agências de endomarketing do País.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre os números do cooperativismo, programas do Sescoop/RS, a inovação e a importância da comunicação para o setor. “A juventude está construindo uma proposta revolucionária que vai garantir o futuro do nosso sistema cooperativo. Precisamos cada vez mais investir em inovação e incentivar mulheres e jovens a fazerem parte do nosso movimento. Contamos com a ajuda ajuda de vocês, comunicadores, para divulgar as boas notícias do cooperativismo que são geradas todos os dias”, afirmou.

Na sequência, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, falou sobre a importância da realização de eventos como esse para a aproximação dos profissionais e para alinhamento de discurso através do movimento Somoscoop. “As discussões que acontecem nesses eventos são sempre muito relevantes. Entender que precisamos comunicar melhor nosso negócio é um problema de todos nós e o Sistema OCB convida vocês a participarem do movimento Somoscoop junto conosco para mostrar para a sociedade que é possível transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica na Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS

A comunicação como ferramenta estratégica de negócio nas cooperativas ganhou destaque no painel da manhã, mediado pelo coordenador da Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Junior Oliveira. O debate reuniu o diretor administrativo e a supervisora de Marketing da Santa Clara, Alexandre Guerra e Kátia Dalcin, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges e a gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia.

Planejamento estratégico e definição de verba para Comunicação

Na abertura do painel, o diretor administrativo da Santa Clara, Alexandre Guerra, chamou a atenção em relação aos investimentos em comunicação. “Como fazer com que a cooperativa possa investir em comunicação e isso funcionar? É preciso planejamento estratégico, com objetivos claros e verba definida”.

Nesse sentido, o dirigente explica que o setor de Marketing e Comunicação integra o planejamento estratégico da Cooperativa, e que a aprovação da verba deve constar em ata do Conselho, até para que o processo não retroceda ou tenha que se restabelecer novos parâmetros orçamentários.

Confira a apresentação AQUI

Desafios de inovar na comunicação

De acordo com o presidente da Coagrisol, a Cooperativa passa por um momento novo, reinventando a comunicação com processos diferentes que convergem com a ideia de inovação. “O primeiro desafio é inserir os profissionais da Comunicação dentro de um ambiente cooperativista. Porque as pessoas vêm de outros setores e não têm ideia de como funciona uma cooperativa. Elas tendem a comparar com uma empresa comum”. Na visão do dirigente, o grande desafio não é se comunicar para os públicos-alvo externos, mas sim a comunicação interna para todos os colaboradores da Cooperativa. E esse autoconhecimento, aliado a uma organização interna na comunicação, permite que a cooperativa consiga construir uma comunicação sólida e mais eficiente com seus públicos.

Para o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o agro costuma carregar consigo uma cultura mais conservadora, o que implica em um desafio para os profissionais que atuam na área de Comunicação das cooperativas. “O agro é essencialmente conservador, então entender que a comunicação precisa ser multimídia e que precisa ser vista como ferramenta estratégica é fundamental e é o desafio que nos motiva dia a dia a fazer cada vez mais dentro da Coagrisol”, afirmou Martins. Nesse sentido, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol reforça a necessidade do profissional buscar praticar a empatia. “Nós temos um desafio muito grande de compreender para comunicar. O principal desafio é que nós profissionais de Comunicação tenhamos a essência cooperativista dentro de nós para que a gente possa fazer com que a nossa mensagem seja percebida. O cooperativismo é apaixonante, na medida em que ele nos desafia a estar muito próximo, a entender o outro lado, o cliente, o cooperado”.

Tecnologia e a essência cooperativista      

Em sua explanação, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, reforçou a necessidade de o cooperativismo utilizar a tecnologia a seu favor, sem perder a essência do cooperativismo, que são as pessoas e o relacionamento. Para o executivo, o desafio para os profissionais e gestores é justamente pensar e estruturar uma comunicação mais moderna e desenvolta. “Nós precisamos remodelar, repaginar a nossa forma de transmitir, para que o cooperativismo não fique com status de algo antigo, algo velho do ponto de vista do jovem de hoje. Ele precisa ser algo de fato inovador, perene, com conteúdo que agregue valor e que seja percebido pelo jovem”.

Mostrar o quanto o cooperativismo pode ser moderno, cocriativo e colaborativo com o que há de mais contemporâneo. Esse é um dos desafios de comunicação apontados pela gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia. “Queremos criar um mundo de prosperidade, sem perdedores, onde para ganhar, ninguém precisa perder. A prosperidade vem muito da essência do cooperativismo”, ressaltou Simona, ao afirmar que o relacionamento na Unicred é o fator-chave de sucesso da cooperativa.

A executiva de Marketing e Comunicação explica que a comunicação estratégica na Unicred segue algumas instâncias, com reuniões do Conselho de Administração e de cooperativas que acontecem mensalmente, e que nelas são tomadas algumas decisões que precisam descer para os grupos de WhatsApp e e-mail, onde a Unicred tem multiplicadores de marketing e de negócios, que transmitem as decisões para os colaboradores estabelecerem na prática as ações de comunicação junto aos cooperados.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica de dentro pra fora

Dividida em cinco momentos (checkin, autoconhecimento, ação, compartilhamento e checkout), o sócio da Happy House e fundador do aplicativo Guru do Endomarketing, Carlos Palhares, propôs aos presentes um exercício de reflexão sobre a comunicação estratégica dentro da cooperativa e, principalmente, sobre o papel que cada um exerce nesse contexto. Contando sobre o seu próprio processo de autoconhecimento e o que o desafiou a fazer isso, Palhares iniciou sua fala defendendo a importância do profissional se conhecer para que possa compreender as necessidades da sua cooperativa e, consequentemente, alcançar seu objetivo de comunicação.

Autoconhecimento

Para isso, Palhares propôs uma dinâmica para que os participantes apontassem os principais desafios para se tornarem comunicadores estratégicos e o que cada um pode fazer para atingir seus objetivos. Para ele, independentemente do desafio, a diferença entre uma pessoa que quer superá-lo ou não é a maneira como cada um se posiciona diante dele. Em seguida, a dinâmica levou à reflexão do que é uma comunicação estratégica para a cooperativa de cada comunicador. “Independente das respostas de cada um, todos temos algo em comum, a busca por resultados positivos. No entanto, lembrem-se que os resultados insatisfatórios fazem parte do processo. Cada um deles nos possibilita enxergar novas possibilidades”, destacou.

Ao dar dicas de como fazer para que novos projetos sejam testados nas cooperativas, mesmo que haja resistência, Palhares destacou: “É comum olharmos para fora e pensarmos que a empresa, a área ou o setor não está de acordo com a gente. Mas estamos sendo o comunicador que a nossa cooperativa precisa”? E propôs a dinâmica para observar o que é ser um comunicador estratégico na cooperativa e comparar com as respostas da dinâmica anterior para concluir o que é uma comunicação estratégica.

As demais dinâmicas propuseram que os participantes enumerassem seus pontos de melhoria como profissionais, para que haja um ponto de interseção entre entender o que a cooperativa precisa e quer, os recursos e gaps de melhorias e o que é ser estratégico para cada um deles. E atentou: “Não confundam: ser estratégico é diferente de somente planejar. A execução de algumas atividades é super estratégica”.

Ação

Em seguida, o palestrante sugeriu alguns passos para que mudanças de hábitos e rotinas fossem feitas para que os objetivos de cada profissional sejam alcançados, apresentando um fluxo de produtividade, juntamente com uma dinâmica em que cada um teve que elencar a ordem de prioridade dos diferentes papéis que exerce na vida profissional e particular, auxiliando para que haja uma execução de cronograma cada vez mais saudável.

E encerrou dando algumas dicas de ações que parecem muito simples, mas que fazem toda a diferença para que a comunicação consigo, com o outro e para a cooperativa seja cada vez mais estratégica.

- Procure se conhecer. Querer melhorar olhando apenas para fora é mudar apenas a embalagem. Sem desculpas. A verdadeira transformação começa dentro de você.

- Dê o primeiro passo: Visite as áreas da cooperativa, visite seus públicos-alvo, mostre-se presente, empático e veja como você pode contribuir.

- Pratique a escuta ativa: Demonstre interesse genuíno pela fala do interlocutor e, assim, estabeleça um vínculo com o mesmo. Sem celular, sem telefone, com hora marcada, sem julgamento. Prepare-se!

- Colabore com o foco do ano: Se a sua cooperativa não tem, estimule, provoque, faça uma dinâmica para descobrir. É muito importante ter um norte e poder alinhar a comunicação a esse foco.

- Saiba sempre qual o objetivo da ação: Invista tempo descobrindo e discutindo qual a finalidade de cada projeto. Pode parecer bobagem, mas é daqui que nascem as mensurações.

Confira a apresentação AQUI

Rede Técnica Cooperativa realiza jornada em Gramado

Criada para desenvolver e compartilhar o conhecimento entre cooperativas agropecuárias, a Rede Técnica Cooperativa (RTC) realiza, nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, sua primeira jornada técnica. O evento ocorrerá no Wish Serrano Resort, em Gramado, e contará com a presença de palestrantes nacionais para falar de avanços tecnológicos e de mercado.

Entre os nomes que participarão do debate estão o pesquisador da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno, o consultor da Agroconsult André Pessoa e o professor da Esalq/USP Paulo Sentelhas. Uma das apresentações mais esperadas é do executivo da IBM Guilherme Novaes Procópio de Araújo, que debaterá os caminhos da inovação tecnológica no campo.

Segundo o coordenador de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa, Geomar Corassa, o objetivo é reunir as direções, departamentos técnicos e produtores cooperados para debater assuntos essenciais que assegurem desempenho inovador de mercado e ajudem a trilhar o futuro do movimento cooperativista. A rede surge em um momento de amadurecimento e onde a troca de informação é essencial. Afinal, vivemos em um mundo onde as pessoas estão conectadas e o compartilhamento de informações, além de democratizar o conhecimento, eleva a acurácia dos dados coletados , argumentou. Pensando nisso, a composição da programação do evento levou em conta os desafios a serem enfrentados nos próximos anos em diferentes áreas, como clima, biotecnologia, inovação tecnológica e mercado.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa tem o apoio da CCGL, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS e patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa. O evento está com as inscrições abertas pelo site www.jornadartc.com.br.

A RTC foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando os custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

 
Fonte: Jornal do Comércio
Uniodonto Porto Alegre comemora 43 anos com palestra sobre inovação

Uniodonto Porto Alegre comemora 43 anos com palestra sobre inovação

Para comemorar seus 43 anos, a Uniodonto Porto Alegre promoveu, no dia 21 de maio, uma palestra com o italiano Tommaso di Bartolo, pioneiro em tecnologia na nuvem, hoje sediado no Vale do Silício.

Tommaso falou para uma plateia atenta, com mais de 170 participantes, sobre as mudanças que estão acontecendo a partir do Vale do Silício e a necessidade de nos prepararmos para elas. Um dos aspectos ressaltados foi a aceleração exponencial de todos os processos. Nesta linha, conforme Bartolo, 75% das empresas que temos hoje, daqui 10 anos não existirão mais. Para ele, o futuro está nos dados. No período anterior, o que as grandes empresas tinham em comum era o petróleo. Hoje, o que o Google, o Facebook, a Microsoft tem em comum são os dados.

Neste sentido, Tommaso destacou a importância de mudar a cultura, de tratar cada cliente como um indivíduo, de compreender a experiência do cliente como o mais importante e alinhar os empreendimentos dentro do mesmo propósito.

A atividade contou com o apoio e a presença da Ocergs, Unicred Porto Alegre, Unimed Erechim, Uniodonto Federação RS, Uniodonto Passo Fundo, além dos cooperados e colaboradores da Uniodonto Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uniodonto Porto Alegre
Presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito visita o Sicredi

Presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito visita o Sicredi

Steve Stapp, presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla original em inglês), veio ao Brasil para participar da segunda edição do Summit dos Comitês Jovens e conhecer presencialmente a estrutura do Sicredi. Uma das figuras mais influentes do segmento, Stapp participou, em Curitiba, do evento voltado para jovens cooperativistas nos dias 21 e 22, e esteve em Porto Alegre no dia 23 de maio para ver de perto o modelo pioneiro de organização sistêmica da instituição, assim como seus principais projetos e programas.

O presidente do Conselho do Woccu visitou as instalações da Plataforma Digital do Sicredi em Porto Alegre, local onde está sendo construído o novo core bancário, iniciativa que integra o processo de transformação digital pelo qual passa o Sicredi. Também na capital do Rio Grande do Sul, o executivo conheceu o Centro Administrativo Sicredi (CAS), onde esteve na Fundação Sicredi, responsável pelos programas sociais da instituição financeira cooperativa.

“O Sicredi está no topo em termos de estrutura organizacional dentro do movimento cooperativista de crédito global, a instituição é muito bem gerida e os resultados apresentados são fenomenais”, considerou Steven Stapp, acrescentando que o trabalho realizado na Fundação Sicredi traduz a essência do cooperativismo que é de ajudar a quem necessita.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Cotriel promove ações do Dia C

Cotriel promove ações do Dia C

Na última quinta-feira, 23, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos Funcionários da Cooperativa – AAS realizaram a ação alusiva ao Dia de Cooperar 2019. O Dia de Bem Estar, aberto a toda a comunidade, teve uma programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Para poder participar, bastava doar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente a entidades carentes do município.

O médico do trabalho da Cotriel, Cláudio Ivar Stefenns, falou acerca de orientações gerais sobre diabete, hipertensão arterial, colesterol e triglicerídios. A dentista da Cotriel, Fabíula Garaffa, deu orientações sobre higiene bucal. Sua palestra foi focada em dicas sobre a correta escovação, uso do fio dental, a importância de visitar o dentista a cada seis meses e a prevenção de doenças que podem entrar pelo organismo a partir das cáries.

A nutricionista, Brianne Migotto Hunhoff, além de abordar o assunto da alimentação saudável, destacou que devem ser evitados alimentos com muito açúcar, como bolachas e refrigerantes, priorizando frutas e saladas, que dão mais disposição e saúde. A fisioterapeuta, Andressa Marangon, passou, de forma prática, formas de alongamento para prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo – LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, conscientizando acerca da importância de uma correta  postura ao se sentar em frente ao computador e em atividades corriqueiras em casa.

O fisioterapeuta e osteopata, Gustavo Dillschneider falou sobre a osteopatia, terapia na qual o corpo é capaz de criar seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado em sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequada. A consultora de beleza, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem para o dia a dia.

Participaram das palestras escolas municipais, entidades como a Liga de Combate ao Câncer, Terceira Idade e Assistência Social de Espumoso, além de alguns associados e conselheiros, além do presidente e vice da cooperativa, Leocezar Nicolini e Paulo Edemilson Parizotto, respectivamente.

Entre entidades e comunidade, o Dia de Bem Estar envolveu mais de 500 pessoas. As doações serão entregues nos próximos dias.

Unimed VTRP lança programa de inovação aberta com startups

Unimed VTRP lança programa de inovação aberta com startups

Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) dá mais um passo em busca de soluções modernas que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde de seus mais de 230 mil clientes. Trata-se do InnovatiOn Unimed, programa inédito de conexão com startups aberto para todo o Brasil. A iniciativa está estruturada para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos processos. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para oito grandes desafios definidos pela Cooperativa Médica. As inscrições estão abertas até o dia 31, exclusivamente pelo site https://www.innovationunimed.com.br.

“Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. Nossa campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, estamos também buscando mudar hábitos, mas dentro do ambiente corporativo”, explica o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.

“A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas”, complementa.

O InnovatiOn Unimed é um momento importante na história da Cooperativa, pois marca uma abertura para que novas possibilidades, tecnológicas ou de processos, sejam apresentadas, estudadas, e implementadas nos próximos anos. Tudo isso para levar mais conforto, comodidade e segurança aos clientes.

No início deste mês, gestores da Unimed VTRP, de outras Unimeds no Estado e também da Uniodonto participaram de uma missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS por meio da Escoop Saúde. Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação. Conduzidos pela Startse, o maior ecossistema de startups e empreendedores da América Latina, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Esta experiência também será colocada em prática no InnovatiOn.

COMO FUNCIONA O INNOVATION?

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. Ela é a parceira da Cooperativa Médica no programa. A iniciativa foi apresentada em eventos em São Paulo e Porto Alegre.

Na prática, depois desta etapa de inscrições, que se encerra no fim deste mês, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam boas potencial de soluções aos desafios propostos. Nesta etapa, haverá um Pitch Day, um dia onde as 20 startups selecionadas apresentarão, para uma banca formada pela gestão da Unimed VTRP e por referências em inovação nos vales do Taquari e Rio Pardo, seus projetos.

As selecionadas nesta segunda fase farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica, durante o segundo semestre.

O InnovatiOn tem previsão de término em novembro.

OS OITO DESAFIOS

- Telemedicina para acesso a consultas

- Plataforma para vendas multicanais

- Acesso a população envelhecida

- Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos

- Análises preditivas de contratos

- Gerenciamento da saúde a distância

- Gestão de inadimplência

- Gamificação da saúde

QUEM PODE PARTICIPAR?

Startups de todo o Brasil podem participar. Todas as informações estão no regulamento, que pode ser acessado no site do programa (https://www.innovationunimed.com.br). Podem participar empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução ou tecnologia nem onde a startup esteja localizada. ​Por isso, é importante observar que o InnovatiOn Unimed não é um programa de ideias, e sim de busca por soluções já testadas.

 
Fonte: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
Sicredi lança 2ª edição do programa de conexão com startups "Inovar Juntos"

Sicredi lança 2ª edição do programa de conexão com startups "Inovar Juntos"

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – acaba de abrir as inscrições para a segunda edição do Inovar Juntos, programa de conexão com startups em parceria com a consultoria Innoscience. A iniciativa está estruturada para atender tanto as demandas do negócio quanto a melhoria de processos internos para associados e colaboradores.

Startups de todo Brasil podem se inscrever para o programa até o dia 14 de junho. O Sicredi selecionará até 20 empresas para apresentações em um Pitch Day. As startups classificadas para a próxima fase passarão por um período de imersão em cada um dos desafios, colocando em prática um projeto piloto. As que mais se destacarem poderão se tornar parceiras ou fornecedoras do Sicredi. Para saber mais sobre o Inovar Juntos e fazer a inscrição da startup, basta acessar o site https://sicredi.com.br/inovarjuntos.

Para esta segunda edição do Inovar Juntos, o Sicredi lançou dez desafios. Conheça cada um deles:

Aprimorar inteligência para oferta de crédito – A instituição deseja aprimorar a recomendação de crédito conforme a necessidade do associado. Hoje, vários limites pré-aprovados são disponibilizados em canais de atendimento. Neste sentido, o Sicredi busca soluções que auxiliem na obtenção de informações de demonstração de interesse, momento de vida, comportamento e informações pessoais de cada um dos clientes.

Conectar produção agrícola familiar e consumidores – O Sicredi busca soluções capazes de estimular pequenos produtores a diversificar suas atividades agrícolas, conectando-os diretamente com o consumidor final, sejam eles diretos ou indiretos, como restaurantes, padarias e supermercados. Elas devem facilitar a logística de transporte e embalagens adequadas e conectar o usuário com empresas e profissionais que possam dar suporte técnico na implantação dessas novas atividades.

Orientar investimentos – O Sicredi busca uma ferramenta capaz de extrair informações de mercado e, com base no portfólio e perfil do associado, atuar de forma consultiva na recomendação de produtos alinhados ao objetivo, momento de vida e tolerância a risco dos investidores.

Educar sobre finanças e investimentos – Muitos brasileiros não conhecem os benefícios de uma cooperativa de crédito. É preciso fomentar o interesse pelo segmento junto ao grande público. E com os associados, incentivar a adesão aos programas de cooperativismo e de educação financeira. Por isso, o Sicredi busca uma solução para criar trilhas de aprendizagem, ferramentas de vídeo e gamification. Além disso, a expectativa é de uso de inteligência artificial para análise preditiva de comportamentos e tendências de mercado para oferta de conteúdos mais adequados.

Advisor financeiro – Atualmente, o Sicredi possui uma solução digital que auxilia os associados no controle e organização dos seus gastos. Porém, a ferramenta não gera insights baseados no comportamento individual e hábitos de consumo. A instituição busca uma tecnologia que possa gerar informações personalizadas de direcionamento dos gastos, ajudando os usuários com orientações sobre estabelecimentos, aplicativos e melhores ofertas.

Vender seguros on-line para associados – A instituição deseja encontrar uma solução para a realização de cotação e contratação de seguros residencial, de vida ou automóvel com um processo 100% digital junto aos seus associados.

Agregador de renda – Com esse desafio, o Sicredi busca uma solução que oriente os inadimplentes a buscarem fontes alternativas de renda para melhorar sua condição financeira e capacidade de pagamento.

Gestão financeiro para PJ/MEI – O Sicredi deseja oferecer um gerenciador financeiro para microempreendedores individuais, de simples utilização, que auxilie na organização do fluxo de caixa. A ferramenta também deve entregar as soluções do Sicredi (ou de parceiros) para maximizar seus resultados.

Inteligência Artificial da recuperação de crédito – Neste desafio, o Sicredi busca uma solução de Inteligência Artificial e Machine Learning para auxiliar na construção de réguas de cobrança mais adequadas ao perfil de comportamento dos usuários do Sicredi. A solução também deve analisar quais ferramentas atualmente usadas apresentam melhor desempenho.

Meio eletrônico de pagamento para o público infanto-juvenil – O Sicredi deseja auxiliar os associados com filhos na faixa entre 7 a 18 anos a introduzir a educação financeira e o uso consciente do dinheiro por meio dos meios eletrônicos de pagamento. A solução deve ser simples, permitindo também que os pais acompanhem os processos e façam a gestão financeiras de seus filhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Uniodonto POA comemora aniversário com palestra sobre inovação

Uniodonto POA comemora aniversário com palestra sobre inovação

Saúde e tecnologia andam juntas. As transformações dos processos em saúde evoluem a cada ano graças aos avanços tecnológicos. Pensando nisso, no mês do seu aniversário, a Uniodonto Porto Alegre traz o Vale do Silício até seus cooperados.

A palestra “Disrupcionando/transformando a indústria de saúde”, com o empreendedor do Vale do Silício, Tommaso Di Bartolo, acontece no dia 21 de maio, às 20h, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 51 3302 4067.

O palestrante

Tommaso di Bartolo é um empreendedor, autor e investidor baseado no Vale do Silício. Criou 4 startups de tecnologia a partir do zero e tem 2 êxitos em seu currículo. É um pioneiro na computação em nuvem. Com 18 anos de experiência em tecnologia empresarial, Tommaso é atualmente apaixonado por compartilhar suas lições como palestrante. Seu próximo livro, www.creativetraction.io, ajuda os empreendedores a ganhar força.

Escoop Saúde finaliza Missão ao Vale do Silício

Escoop Saúde finaliza Missão ao Vale do Silício

Durante cinco dias, de 29 de abril a 3 de maio, 38 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Saúde, integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, participaram de uma Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Além dos associados às cooperativas, participaram da Missão o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor técnico sindical da Ocergs e presidente da Federação Uniodonto/RS, Irno Pretto, além do diretor-geral da Escoop, Mário De Conto e o coordenador de Graduação e professor da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.

Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Saúde, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como capacidade do cérebro, aplicação da realidade aumentada na área da saúde e o futuro da robótica na medicina. A inteligência artificial, o futuro do trabalho e o empreendedorismo também foram abordados pelos mais renomados profissionais em atuação no Vale do Silício, alguns destes temas com aplicação transversal nas cooperativas e nas instituições de ensino superior.

Para o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Mário De Conto, o objetivo foi alcançado. De Conto disse que se buscou integrar as cooperativas com o ecossistema de inovação em um modelo moderno e atual. “Aqui nos EUA as universidades fazem parte desse ecossistema de inovação e levam para o setor privado todo o conhecimento científico gerado no mundo acadêmico. Esse é um modelo que queremos reproduzir no Brasil e a Escoop está disponível para fazer parte desta inovação, que é levar para as cooperativas do Rio Grande do Sul o que é mais atual nesta questão de startups. Queremos aproximar as cooperativas do que é mais moderno hoje”, disse o diretor.

Sensibilizar para o poder da inovação e a importância da viabilização de um ecossistema favorável para que ela ocorra nas cooperativas, foi um dos objetivos destacados pelo professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira. “Foi uma semana incrível, com muitas oportunidades de conhecermos negócios, startups, espaços de coworking, incubadoras, aceleradoras e ambientes inovadores. Junto com as cooperativas de Saúde e o Sescoop/RS, buscamos aqui inspirações para novos aprendizados, levar o empreendedorismo para dentro de nossas cooperativas, utilizando a educação como meio para isso acontecer”, sintetizou Oliveira. O professor destacou ainda que  a Escoop objetiva buscar mais aprendizados como estes para a inovação ser um processo mais natural dentro de nossas cooperativas.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS e diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Federação Unimed/RS, José Milton Mirenda, destacou a exponencial ação da Escoop Saúde. “Só temos a agradecer. Estamos participando de um evento histórico, pois é o primeiro grupo de cooperativas de Saúde do RS que vem até aqui, buscando um desenvolvimento para as Unimeds e Uniodontos, para ver o que podemos levar as nossas cooperativas pensando no futuro. Um agradecimento especial ao Sescoop/RS. Certamente novas gerações virão até aqui, mas que nós agora possamos levar e facilitar em nosso Estado a evolução de startups que busquem a evolução da nossa saúde”, concluiu.

Júlio César Córdova Maciel, presidente da Uniodonto Porto Alegre, avaliou como extremamente válida a missão para o Vale do Silício. Segundo o dirigente vários fatores contribuíram para o sucesso dos trabalhos em solo americano. “Primeiro, o reconhecimento que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop estão dando para as cooperativas de saúde. As cooperativas do Sistema Uniodonto e Unimed irão colaborar muito com o sistema cooperativo de saúde do Rio Grande do Sul a partir deste networking. Bem verdade que ficamos extasiados com tudo o que vimos aqui, é muito diferente da nossa realidade. Temos que, a partir de agora, buscar com nossos cooperados e colaboradores uma mudança de cultura. Aprendemos muito com essa disrupção e vamos buscar transformar a nossa Uniodonto”, sintetizou.

Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia das cooperativas.

Cooperativas devem liderar transformação da economia, diz líder de aliança global

Cooperativas devem liderar transformação da economia, diz líder de aliança global

As cooperativas devem ser protagonistas no processo de transformação da economia e ter mais diálogo com os parlamentares, não devendo apenas reagir em momentos de incerteza, afirmou nesta terça-feira, 7, o argentino Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que reúne 315 organizações cooperativas de 110 países.

"A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel", disse em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Guarco está no Brasil para participar da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que começa na quarta-feira, 8, em Brasília, e vai até sexta-feira, 10. O evento vai tratar de desafios do cooperativismo no mundo, como governança e gestão, inovação, comunicação e representação política, e deve receber até 1.300 pessoas.

Guarco afirmou, ainda, que é preciso que as cooperativas dialoguem com todas as forças políticas. "Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis de desenvolvimento do setor", diz ele.

Abaixo, trechos da entrevista:

Como enxerga neste momento a representação política do cooperativismo?

Ariel Guarco - É fundamental haver representantes nos sistemas políticos de cada país que entendam e possam defender o cooperativismo. Seguramente é louvável que dirigentes do nosso setor queiram assumir pessoalmente este desafio, mas também é necessário aumentar as redes de parlamentares cooperativistas.

O Brasil é um bom exemplo disso e, na Argentina, buscamos criar algo similar. Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis ao desenvolvimento do setor, entendendo que ele favorece o desenvolvimento das comunidades.

Hoje há mais de 1 bilhão de pessoas ligadas ao cooperativismo. Como vê o alinhamento das lideranças da América do Sul ao cooperativismo?

Guarco - Nosso setor deve ser capaz de dialogar com todos os setores democráticos que atuam nos cenários políticos de cada país. Quanto mais os líderes nos conhecem e quanto mais capacidade de diálogo, melhor. É claro que pode haver mudanças abruptas nas linhas de governo, mas elas não deveriam alterar as alianças estratégicas que, como setor, temos de ter com o Estado em seus diferentes níveis.

Sem dúvida há líderes que nos reconhecem e nos dão mais participação que outros, mas em todos os países da América do Sul existem organizações setoriais potentes que podem e devem incidir para melhorar as condições políticas e normativas em favor das cooperativas. Temos que assegurar que os governos, mais do que as lideranças, nos levem em conta para trabalhar em grandes eixos como o desenvolvimento sustentável, a paz, os direitos humanos e os programas econômicos que coloquem no centro o ser humano.

O Brasil tem mais de 300 startups voltadas para o agronegócio. Algumas são apoiadas por cooperativas. Esse movimento é algo que deve ser incentivado no futuro?

Guarco - Sem dúvida. A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel que temos como empresas democráticas a serviço da comunidade.

Muitos jovens estão investindo impulsionados por essas correntes da economia colaborativa. É preciso trabalhar para distribuir as oportunidades e incorporar a maior parte possível de pessoas para uma lógica cooperativista.

Falando em jovens, um dos principais problemas da agropecuária no planeta é a sucessão rural. Muitos querem deixar a atividade agrícola. Como o cooperativismo pode ajudar a resolver esse problema?

Guarco - É preciso mostrar às novas gerações as vantagens do cooperativismo no agronegócio. As cooperativas podem inovar na produção agrícola sem deixar de lado seus princípios e valores, e atuar de maneira independente. Os jovens são os mais indicados para levar a cabo a incorporação de novas tecnologias no âmbito agropecuário.

Há grandes cooperativas que demonstram sua eficácia no agronegócio e também existem as pequenas fomentando o associativismo em ciclos de produção e consumo mais curtos, próprios da agricultura familiar. Na 5ª Conferência Cooperativa das Américas, realizada em Buenos Aires em outubro do ano passado, um dos três consenso foi a "defesa do planeta".

Observamos que no mundo cresce o número de pessoas que padecem de fome e que, em muitos países, particularmente do Sul, continua havendo muita desigualdade de acesso a alimentos. As cooperativas são as mais adequadas para promover a democratização do sistema agroalimentar promovendo nas áreas rurais um trabalho decente, a igualdade de gênero e o cuidado com recursos naturais. O cooperativismo também está do outro lado da cadeia, dos consumidores. A articulação entre esses dois elementos - produção e consumo - pode manter o equilíbrio em termos territoriais e demográficos.

Como avalia o papel do cooperativismo em um contexto de avanço da economia colaborativa?

Guarco - É um desafio enorme que estamos assumindo. As novas gerações estão e estarão cada vez mais com o espírito empreendedor dessa nova etapa do capitalismo mundial. Mas uma coisa é fazê-lo de modo individual e outra de forma coletiva. Hoje, de um modo um tanto quanto confuso se denomina de economia colaborativa essas plataformas que dominam a economia global.

No entanto, o controle da maioria das plataformas, assim como dos lucros e os dados gerados por elas, estão concentrados em poucas mãos. As cooperativas são chave para democratizar esse sistema de economias digitais onde tanto produtores como consumidores podem ter o controle.

Qual o papel do cooperativismo no fomento do desenvolvimento sustentável, conforme sugere a Organização das Nações Unidas?

Guarco - Desde a criação da primeira cooperativa da era moderna, em 1844, nossas organizações sempre serviram ao que agora é definido como desenvolvimento sustentável. Trabalho decente, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, cuidado com o meio ambiente e compromisso com a paz, para citar apenas algumas das metas estabelecidas pelas Nações Unidas, são sempre pilares do empreendimento cooperativo.

Temos a capacidade de atuar em diferentes setores, na produção rural e industrial, no consumo, na saúde e educação, no habitat e muitos mais. Tudo isso nos torna um movimento muito poderoso quando se trata de abordar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17), que pede a criação de alianças globais na busca do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Estadão

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