Do ano de 1989 até 2019 passaram-se 30 anos. A Unicred cresceu e comemora um legado importante com a perspectiva de constante evolução. No último dia 10, a instituição financeira cooperativa completou 30 anos de existência em uma emocionante cerimônia na cidade de Vila Flores, vizinha ao município de Casca, onde a empresa iniciou suas atividades ainda na década de 80. No jantar de celebração, estiveram presentes os fundadores, além da presidência, diretoria, cooperados, colaboradores e convidados. Durante a noite, foram apresentadas homenagens e passagens importantes destas três décadas de história.
Dr. Paulo Abreu Barcellos, Presidente do Conselho de Administração da Unicred RS, exalta a marca de 30 anos. “Ao alcançarmos três décadas de atuação, consolidando um empreendimento de sucesso, temos noção da nossa credibilidade e da confiança depositada por nossos cooperados. É uma grande alegria fazer parte desta história que sempre buscou fomentar o desenvolvimento e o bem-estar social para indivíduos e comunidade.”, afirma. Rodrigo Borges, Diretor Geral da Unicred RS, também comenta sobre a data comemorativa. “Um sistema de 30 anos é um sistema jovem, é um sistema que está aprendendo muita coisa. Buscamos a evolução e, para tanto, nos preparamos para estarmos atentos a tudo que está acontecendo, principalmente no ambiente da inovação”, enfatiza.
Como parte das comemorações aos 30 anos, a Unicred também produziu um livro que conta a história da instituição financeira desde o princípio, apresentando uma linha do tempo que engloba a sua concepção, estruturação, idealizadores e evolução até os dias atuais, sempre pautada nos preceitos do cooperativismo. Além disso, também foi concebido um documentário que sintetiza a trajetória das suas três décadas de prosperidade, contadas pela ótica de importantes personagens dessa história: o Dr. Antônio Moacyr de Azevedo, do Dr. Osvaldo Carlos dos Santos, primeiro presidente da Unicred Central RS, e do Dr. Paulo Abreu Barcellos, atual presidente da Unicred Central RS. O vídeo está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=y4Iy0wMeht8.
Atualmente, a Unicred conta com 35 Cooperativas, aproximadamente 259 Unidades de Negócios em 10 estados brasileiros e mais de 211 mil cooperados, distribuídos em quatro Centrais – Unicred Central RS, Unicred Central SC/PR, Unicred Central RJ/MT e Unicred Central Multirregional, além de uma Confederação Nacional, com sede nas cidades de São Paulo e Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred
Inovação
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur, abriu inscrições para as empresas interessadas em participar de dois estandes coletivos, no âmbito do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais.
WINE SOUTH AMERICA 2019
O evento acontece de 25 a 27 de setembro, no Fundaparque, em Bento Gonçalves.
A Sedetur vai selecionar 13 empresas ou cooperativas produtoras de suco de uva com matriz ou planta produtiva no Rio Grande do Sul. Os gastos com deslocamento, hospedagem, seguro, envio de materiais e demais despesas serão de responsabilidade das empresas/cooperativas expositoras.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la até o dia 16 de agosto para o endereço
MERCOPAR 2019
A Feira acontece de 1º a 3 de outubro, em Caxias do Sul.
A Sedetur vai selecionar 25 empresas ou cooperativas com matriz no Rio Grande do Sul, que sejam consideradas startups. Os gastos com deslocamento, hospedagem, envio de materiais e demais despesas serão de responsabilidade das empresas/cooperativas expositoras.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la até o dia 16 de agosto para o endereço
Com informações da Sedetur/RS
Inovação
Dirigentes e representantes de cooperativas participaram nesta sexta-feira, 9 de agosto, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, do módulo preparatório da Missão do ramo Agropecuário para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. O encontro antecede a viagem da comitiva, que ocorrerá entre 9 e 13 de setembro. Oportunidade para sensibilizar os agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O módulo é a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação.
Em sua saudação inicial, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou a importância do ramo Agropecuário no crescimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul. As cooperativas agro geraram 36,6 mil empregos diretos em 2018, o que representa 57,37% do número de empregados em todos os ramos do cooperativismo gaúcho. “Em um País em que a taxa de desemprego continua alta, principalmente em relação à mão de obra braçal, quando se tem agroindústria e commodities existe a necessidade desse tipo de mão de obra. Muitos brasileiros tem uma enorme dificuldade de serem absorvidos pelo mercado de trabalho, a não ser pelas cooperativas que demonstraram, mesmo diante de um cenário de recessão econômica, uma expansão de empregos no último ano”.
Os números oficiais da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019, ano-base 2018, demonstram um crescimento de 2 mil empregos diretos no setor em relação ao ano anterior. O ramo Agropecuário é responsável por 35% desse crescimento, com geração de 700 empregos a mais ao longo de 2018. Outro dado importante apresentado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS é o crescimento de 19,1% no faturamento das cooperativas agropecuárias, que em 2018 atingiram a cifra de R$ 31,7 bilhões, o que representa 66% do faturamento total do cooperativismo gaúcho no mesmo período.
“A inovação no agronegócio é extremamente importante sob o ponto de vista econômico e empresarial, e essa missão ao Vale do Silício com certeza é uma excelente oportunidade de representantes do ramo Agro gaúcho buscarem novas tecnologias e tendências para agregar valor e rentabilidade aos associados”, afirmou Vergilio Perius.
Foco no cooperado
A percepção do diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Luís Feltraco, é que a experiência dessa viagem internacional trará aos dirigentes e representantes de cooperativas uma visão mais ampla do que está acontecendo no grande centro de inovação e tecnologia do mundo. O dirigente lembra que é necessário buscar um equilíbrio entre o que há de mais moderno e inovador, sem esquecer de atender as necessidades básicas dos cooperados. “Um fator de inovação que nós construímos nos últimos anos, articulado com a CCGL e a FecoAgro/RS é a própria Rede Técnica Cooperativa. Outro padrão de geração de mudança é a aceleração a partir do Programa de Autogestão, através do qual as cooperativas podem ter melhor controle, com um painel de indicadores que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e de acordo com a necessidade de cada cooperativa e dos cooperados”, complementou Feltraco.
Escoop Agro
Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos ramos do cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Dessa forma estão estruturados os programas Escoop Saúde, Escoop Agro, Escoop Cred e Escoop Infra. Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas, e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo, a Escoop estrutura a abordagem de inovação, em 2019, para os ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário, Crédito e Infraestrutura, com missões para o Vale do Silício.
“Vamos visitar um ecossistema todo pensado para a inovação, de forma que os participantes dessa missão vão poder verificar in loco por que as coisas acontecem lá e por que tudo o que acontece lá acaba impactando o mundo todo”, explica o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Mário De Conto. Alinhado a esse processo de busca constante de inovação, uma decisão importante do Conselho do Sescoop/RS estipula que pelo menos 10% do orçamento anual vai ter que ser utilizado para ações de inovação.
Estiveram presentes no evento presidentes, dirigentes e representantes de diversas cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul, além do coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, o gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, e os coodernadores de Graduação e Pós-Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira e Paola Londero, respectivamente.
Presidente da Cotrimaio, Silceu Roque Peccin Dalberto
A minha expectativa é muito grande quanto à esta viagem ao Vale do Silício, principalmente para buscar coisas novas que nós não temos aqui, ou que a gente lê ou escuta ou acessa pela internet hoje, poder comparar com os próprios olhos e trazer essas inovações para a nossa realidade, olhando para o que as cooperativas agropecuárias na sua grande maioria têm em seus 50 anos ou mais já.
Nós tivemos um começo num modelo de cooperativismo, então eu entendo que hoje nós precisamos inovar e crescer. Essa inovação veio através das máquinas na agricultura, na propriedade com o produtor e ela precisa vir para dentro das cooperativas como gestão e governança, podendo já visualizar um cooperativismo moderno, diferente, num mundo moderno, diferente do que se vive hoje, com informações de momento instantâneas. Isso quer dizer, buscar conhecimento, trazer junto à cooperativa, aos associados, e procurar cada vez mais entre as cooperativas também fazer um trabalho melhor de intercooperação, para que possamos enfrentar os problemas e buscar as soluções cada vez mais rápidas, com ganhos inclusive ao produtor que é a base de tudo dentro das suas cooperativas agropecuárias. O cooperado é o primeiro que precisa ter esse benefício e nós como dirigentes temos que ter essa visão, essa inovação, essa vontade, essa garra de correr atrás de tudo o que tem de moderno e de novo. O quanto antes chegue às nossas cooperativas, com certeza será o produtor que irá ganhar com isso e a sociedade de um modo geral. A expectativa é muito grande e me sinto muito feliz de estar presente com essa grande equipe que irá visitar o Vale do Silício.
Gerente de TI da Cotrijal, Luís Felipe Moraes Lopes
Nós estamos indo para um centro tecnológico global onde toda a inovação tem acontecido lá, além de outros polos do mundo. Na Cotrijal nós estamos criando um Comitê de Inovação, já temos alguns eventos na área de tecnologia e inovação que a gente está criando dentro do ambiente da Expodireto. A concepção é trazer novas ideias e novas possibilidades do que a gente pode implantar dentro da área de atuação da Cotrijal. A gente entende que ideia é uma coisa e inovação é uma outra. Inovação é quando a ideia tem rentabilidade e gera retorno para a cooperativa e para os cooperados. A nossa ideia é verificar o que há de tecnologias por lá, alguma coisa de inteligência artificial, internet das coisas, big data, todas essas questões que estão em ebulição no mercado atualmente, e que com as startups que têm lá a gente consiga trazer alguma coisa pré-pronta ou que se molde ao nosso modelo de negócios.
Gerente Financeira e Administrativa da Cotribá, Ana Marlize Schreiner
A Cotribá está sempre muito aberta a essas inovações, a trazer soluções, a estar nesse mundo digital, nesse mundo novo que está aí, que não é tão novo assim. Na Cotribá já estamos também fazendo algumas coisas, tivemos um workshop interno no qual trouxemos 35 empresas de tecnologia para trazer soluções e para ver o que a gente pode aplicar dentro da Cooperativa. Nós estamos com uma grande expectativa de ir lá e buscar, ver o que nós podemos trazer para implementar dentro da Cooperativa, visando propiciar melhores soluções para os nossos associados e também trazer experiências de novos modelos de gestão para a Cooperativa.
Presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos
A expectativa é muito grande, porque sair daqui de nossas cooperativas e ir buscar o que há de mais novo nos Estados Unidos, no Vale do Silício, nos instiga a estar a frente da cooperativa sempre tentando fazer o melhor. Automaticamente, essa imersão no Vale vai fazer com que nós tenhamos uma visão do que está vindo de tecnologia nova, o que está vindo de inovação para que nós como cooperativas sempre pensemos no nosso associado. O que nós podemos trazer de soluções para que lá no final agregue para o cooperado. O cooperativismo sempre vai pensar no que há de melhor, no que tem de mais moderno, o que tem de extraordinário para que a gente possa trazer para as nossas cooperativas e também investir naquele que é dono da cooperativa, o associado.
Pessoalmente, é uma oportunidade ímpar de buscar conhecimento. Eu sempre falo que o conhecimento é algo que temos sempre que estar correndo atrás, e que quanto mais a gente acha que sabe de uma coisa, a gente vê que não sabe nada e que precisamos estar dia a dia nos atualizando. Para nós diretores, integrantes das cooperativas do agronegócio vai ser de extrema importância buscarmos, nós vermos o que há de mais novo, porque o agronegócio precisa muito de tecnologia, infelizmente nós temos muito o que investir, muito que trazer para dentro das nossas tecnologias coisas novas que possam fazer com que as cooperativas tenham um ganho, e esse ganho é só com tecnologia e inovação.
Diretor Executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Alexandre Angonezi
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi temos a inovação elencada entre os nossos valores, definidos em Planejamento Estratégico, é um dos grande pilares do planejamento da Garibaldi. A Missão ao Vale do Silício vem em um momento oportuno, que vai nos trazer abertura de horizontes, confirmar ou não algumas expectativas que nós temos em relação à tecnologia, em relação ao mercado e ao comportamento da Cooperativa na sua gestão. Estou bem animado com a oportunidade e agradeço pela oportunidade de fazer parte desse grupo.
Diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra
A minha expectativa é no intuito de entender e ver como a gente pode se inserir de uma forma mais veloz para fazer parte dessa mesma onda, até porque nós entendemos que através da inteligência artificial é que nós vamos poder transformar as nossas organizações em organizações mais rentáveis e de futuro. Dentro do nosso planejamento nós temos uma série de metas, agora como é que eu faço para atingir isso em torno dessas novas ferramentas todas que existem. Como funciona uma startup para que eu possa trabalhar e transformar um problema em solução, transformar uma dificuldade em uma oportunidade.
Entendo que com esta viagem vamos poder estar nos inserindo e entendendo um pouco mais para que a gente possa transferir essa mesma cultura para os demais componentes da organização, para que nós possamos criar um grupo para trabalhar a questão da própria inteligência artificial, que é algo que já faz parte da economia global e que nós temos que inserir na nossa organização de uma forma mais veloz para podermos nos manter num mercado globalizado.
Inovação
Dirigentes do Sistema Unicred participaram da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito – Woccu, em Bahamas, entre os dias 28 e 31 de julho. O evento, concebido para líderes cooperativistas de todo o mundo, contou com a presença de grandes nomes do cooperativismo de Crédito mundial, que participaram de palestras focadas em operação, liderança, tecnologia e negócios. Essa ação ocorreu em parceria com o Sistema OCB.
A Woccu é o principal evento global deste segmento, sendo uma conferência com foco em melhorar vidas por meio de cooperativas de Crédito. Este ano, o evento reuniu mais de 2.000 participantes, entre dirigentes e executivos de todo o mundo, para uma intensa agenda de sessões educacionais sobre tópicos importantes como inovação, inclusão, educação financeira, oportunidades de networking, além de um excelente ambiente de formação de equipes que facilita a troca de informações para tomada de decisões. Entre os assuntos tratados, destaca-se: O movimento da geração Y: como engajar e manter jovens nas cooperativas de Crédito; Tendências no desenho das agências na era digital; Pagamentos digitais visando ao sucesso das cooperativas de Crédito, estudo de caso da Association of Asian Confederation of Credit Unions (ACCU) e Como minimizar o risco cibernético.
A comitiva Unicred contou com 41 participantes, com representatividade das quatro Centrais do Sistema. Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Schuler, o evento foi de suma importância por tratar temas relevantes, como a necessidade de inserir o cooperado no centro das ações, Blockchain e Criptomoedas, importância dos dados nos novos negócios – este é o novo petróleo - plataforma omnichannel e inteligência artificial. “Este evento é um momento de troca de experiências e integração, já que possui participação de todos os sistemas do cooperativismo nacional e de cooperativas de mais de 50 países”, destaca Schuler.
Já para o presidente do Conselho de Administração do Sistema Unicred, José Maria de Azevedo, este tipo de evento fortalece o conceito e propósito do cooperativismo. “O cooperativismo de crédito é uma realidade e o futuro do sistema financeiro consciente,” conclui José Maria.
Fonte: Marketing e Comunicação da Unicred do Brasil
Inovação
O mundo está em constante mudança, assim como suas demandas e necessidades. A busca por praticidades, soluções para novas questões e adequação com a tecnologia são aspectos muito presentes e decisivos para o futuro de todos, principalmente das cooperativas.
O processo de transformação digital é um dos assuntos que devem estar sempre em radar e só acontece, de fato, quando traz resultados velozes e realmente muda o dia a dia da organização de forma consistente, fazendo com que ela se torne muito mais ágil e efetiva.
Organizações que adotam as mudanças que o digital propõe, impulsionam o potencial humano em torno de inovações e fomentam muito assuntos que rondam o mercado hoje e que devem fazer parte do dia a dia da sua cooperativa.
Pensando nisso, separamos quais são os temas que vão rondar a realidade cooperativista e ajudamos você a entender o porque deve se atentar constantemente a eles.
1. Criação de novos modelos de negócio
A tendência é que nos próximos anos, devido ao crescimento exponencial do uso de tecnologias e do surgimento de ferramentas diferenciadas, novos modelos de negócio disruptivos tomem conta do mercado. Produtos e serviços serão – cada vez mais – oferecidos em plataformas de experiências completas que possibilitarão entregar valor aos consumidores com velocidade e em formatos antes inimagináveis.
A maneira como você vê uma loja física hoje, provavelmente, não será a mesma em 2025. As experiências em Realidade Virtual (RV), por exemplo, devem se tornar cada vez mais comuns e existirão mais robôs do que você imagina hoje para realizar um atendimento. A possibilidade de fazer compras sem precisar passar no caixa para efetuar o pagamento – o famoso self-checkout – também devem se tornar prática usual. A Amazon já faz isso nos Estados Unidos e a expectativa é que em um futuro próximo essa forma de consumo se torne mainstream no mundo.
Além disso, o omnichannel, tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma organização, avança para uma nova era na qual não se enxerga mais fronteiras entre o online e offline, procurando ter a mesma experiência em todos os pontos de contato com a organização. Jornadas cross-channel passarão de exceção a regra.
Esses são alguns exemplos, mas o importante neste ponto não é pensar em como inovar, mas em como inovar para o seu consumidor. É importante ter sempre em mente de que há um verdadeiro rompimento de padrões de consumo de toda ordem. A cada novo ano as organização serão desafiadas a criar soluções ainda mais incríveis, melhorando as experiências na ponta da cadeia.
2. A era da voz e da experiência
Uma das formas de tornar a experiência de consumo ainda mais amigável e atual é usando os recursos de voz. A expectativa, segundo um estudo feito pela Adobe no final de 2018, é que ainda em 2019 mais da metade da população americana terá um assistente de voz dedicado (smart speaker). Além disso, especialistas do Gartner apontam que as marcas pioneiras no uso de voz no e-commerce vão conquistar até 30% a mais no faturamento.
Todas as apostas vão na mesma direção: nos encaminhamos para uma era screenless, em que o único esforço para fazer uma compra será dar alguns comandos por voz. “Em vez de desbloquear uma tela, abrir um aplicativo, digitar, selecionar opções, as próprias plataformas de IA podem fazê-lo por você a partir de uma orientação ou, em um futuro muito próximo, de forma proativa, sem necessidade de comando prévio”, explica Marcelo Trevisani, CMO da CI&T.
3. Downgrading
Outro tema que deve permanecer em alta até 2025 é a simplicidade existente por trás de processos, produtos e serviços. Cada vez mais, a premissa do “menos é mais” deve estar em evidência. De acordo com Trevisani, parte da população já está saturada com o excesso de novidades e, então, opta por versões mais básicas de serviços e produtos. “É a simplicidade como prioridade”, enfatiza.
Portanto, devemos acompanhar nos próximos anos as marcas escolhendo pelo efetivo sem complicações, oferecendo para o mercado soluções muito práticas, mas não menos tecnológicas.
4. O fator humano
Pode parecer contraditório, mas em um contexto cada dia mais digital, nunca se falou tanto da importância do humano para analisar dados, contextualizar informações e criar o novo. A tecnologia, então, deve ser entendida apenas um meio para impulsionar o potencial humano.
Profissionais preparados para elaborar estratégias com foco no consumidor e utilizar de forma efetiva tecnologias como sistemas com inteligência artificial, impressoras 3D, sensores conectados, softwares na nuvem, wearables e funções de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, são capazes de criar experiências memoráveis e gerar impactos de negócio.
Segundo o CEO da CI&T, Cesar Gon, quanto mais a tecnologia nos dá ferramentas para mudar o mundo, mais o fator humano importa. "É o potencial humano como agente transformador, de impulsionar a evolução, que nos move para além dos resultados que as tecnologias por si só seriam capazes de gerar”.
Assim, as empresas devem, também, preparar-se para alavancar o potencial de suas pessoas, por meio de um olhar voltado para o estímulo ao aprendizado, à experimentação, à colaboração e ao bom aproveitamento de suas capacidades. O caminho para isso passa por estabelecer novas práticas de gestão e operação e modificar a experiência do colaborador com forte apoio do RH.
5. Tecnologias
Como já dito no item anterior, as tecnologias são as ferramentas de impulsionamento das potencialidades humanas e da organização. Elas são as facilitadoras que ligam a habilidade das pessoas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços capazes de gerar impacto positivos de negócios e disromper mercados.
Nos próximos anos, algumas tecnologias despontam como as responsáveis por gerar oportunidades e também por modificar o mercado de forma muito significativa em todo o mundo. Vamos destacar quatro delas.
A primeira será a Inteligência Artificial (IA), devido à democratização do seu uso. Se ainda temos dificuldade para criar soluções em IA, nos próximos anos – devido ao avanço da computação em nuvem, às soluções open source e à expansão da comunidade de profissionais de desenvolvimento -, essa tecnologia estará amplamente disponível. Existirão robôs autônomos trabalhando ao lado de profissionais em serviços de atendimento, por exemplo, ampliando a possibilidade de que as pessoas se dediquem a tarefas que agregam mais valor à empresa.
A segunda tecnologia que destacamos é a Análise Aumentada (Augmented Analytics). A quantidade crescente de dados gerados é avassaladora. Logo, para não perder insights que podem gerar oportunidades importantes, surge um novo recurso de análise de dados: a análise aumentada. Com ela, somada à IA, é possível automatizar a função de ciência de dados, identificando automaticamente conjuntos de informações, desenvolvendo hipóteses, reconhecendo padrões e criando modelos. Assim, o trabalho que até então era realizado por cientistas de dados e analistas de BI, passa a ser automatizado, deixando esses especialistas mais livres para usar o seu potencial de análise de informações.
Projeções recentes da consultoria Gartner apontam que, até 2020, mais de 40% das tarefas de ciência de dados serão realizadas desta forma resultando em aumento de produtividade, maior percentual de eficiência e, consequentemente, maiores impactos de negócio.
Em seguida, o destaque vai para as experiências imersivas possibilitadas pela já citada realidade aumentada, realidade mista, realidade virtual e por tecnologias como a impressão 4D. Casas conectadas com o uso de sensores, IA e voz e ambientes de trabalho mais inteligentes devem gerar experiências bastante personalizadas nesse campo. De acordo com o Gartner, até 2022, 70% das empresas estarão experimentando tecnologias imersivas para consumidores e empresas e 25% as terão implantado na produção de seus produtos e serviços.
Outra tendência é o Blockchain, a conhecida tecnologia que dá vida ao Bitcoin e outras criptomoedas. O Blockchain é uma cadeia de blocos armazenada em um banco de dados descentralizado capaz de armazenar registros de operações de maneira permanente, inviolável e sequencial, fazendo com que ele funcione como um grande livro razão distribuído na rede, imutável e livre de fraudes. Por permitir a realização de quaisquer transações e a verificação instantânea de sua validade, o sistema imprime transparência, velocidade e agilidade para as operações, além, é claro, de dispensar intermediários. Assim, o sistema pode, facilmente, reduzir custos, os tempos de liquidação das transações e melhorar o fluxo de caixa.
Por essas e outras razões, as empresas devem começar a avaliar a tecnologia e prototipar soluções utilizando-a. Só para se ter uma ideia, a Forbes divulgou recentemente que 50 empresas entre as gigantes do mercado (com receitas mínimas de US $ 1 bilhão) já estão fazendo uso da tecnologia ou estão em fase de testes.
Para não perder o barco e ter sucesso nos próximos anos é necessário se atentar sempre às novidades que a tecnologia apresenta, analisar mudanças de modelos de operação e de negócios e contar com especialistas para direcionar seus movimentos.
MundoCoop
Inovação
Formada em engenharia e pós-graduada em marketing, Martha Gabriel é empresária, escritora, consultora, professora universitária e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de seis livros, inclusive o bestseller “Marketing na Era Digital” e finalista do Prêmio Jabuti 2014 com “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”. Apontada pela Online Universities entre os Top 100 professores mais experts em tecnologia no mundo (posição 35ª); listada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela Revista ProXXIma e ranqueada entre os Top 50 Marketing Blogers mais influentes do mundo pelo KRED, a escritora também é apresentadora do Mundo Online da Rádio Jovem Pan e da websérie Caminhos da Inovação, da Desenvolve SP. Confira a entrevista à MundoCoop:
Como empresas pequenas e familiares muitas vezes com orçamentos modestos podem buscar mais rentabilidade no negócio?
Hoje a gente tem tanta opção de ferramentas gratuitas, de possibilidades gratuitas, tudo conectado no Brasil e exterior. Com isso, os pequenos realmente têm muito mais oportunidades do que há algumas décadas. Hoje as tecnologias chegam ao mesmo tempo para pequenos e para grandes. O que diferencia o pequeno e o grande empresário é unicamente os recursos financeiros. O grande tem muito mais recursos para estudar, para ir atrás disso, de pessoas especializadas nas várias áreas, e o pequeno, não. Por isso o pequeno empresário poderia estudar um pouco mais. É preciso, sem dúvida, empreender mais esforços. A primeira coisa antes de dar um passo é entender o que está acontecendo no ambiente, quando você está perdido numa floresta as coisas que você faz naturalmente é perguntar aonde eu estou, aonde eu vou, quando eu chego lá. O pequeno tem que começar a pensar onde eu estou, para onde eu posso ir e quando eu chego lá. Isso vai direcionar o caminho para aproveitar essa infinidade de recursos que a gente tem hoje no digital para melhorar o negócio.
Recursos tecnológicos e até mesmo ferramentas digitais que ajudam a melhorar a performance dos negócios podem estar mais acessíveis às pequenas empresas?
Temos visto com a disseminação digital que existem muitas ferramentas disponíveis em Clouds. Então, hoje, até mesmo a inteligência artificial ela tá disponível com recursos de acesso a cada utilização em várias Clouds. A gente tem hoje quatro principais fornecedores de Cloud com inteligência artificial, que fornecem para todos os tipos de ações, que é IBM, Microsoft, Amazon e Google. Então, o pequeno, se ele tiver essa educação, se ele se preparar para entender o quanto que ele pode se beneficiar dessas ferramentas, ele pode sim utilizar essas Clouds. Para você ter ideia, tem Cloud que você consegue utilizar até um volume X gratuitamente, você pode fazer experiências, você pode testar como funciona, para a parte de Agro, tem um milhão de possibilidades para você melhorar. É possível analisar seu negócio, verificar doença em plantações, em folhas, padrões de doença que existem, dá para fazer uso de ferramentas de marketing. São muitas possibilidades. Por isso é preciso se educar para conseguir enxergar onde essas possibilidades estão para poder articular.
O que fazer para ter mais chances de êxito nos negócios em um ambiente social e político complexo como o Brasil?
Realmente estamos vivendo tempos complexos, não só na parte política e social no Brasil, mas no mundo inteiro tem aumentado o nível de complexidade por causa das tecnologias. Há estudos que mostram que a cada Revolução Industrial, a cada revolução tecnológica, na verdade, desde o início da humanidade não só nas Revoluções Industriais, a gente aumenta a complexidade no mundo. E quanto mais complexo ficam as coisas, temos dificuldades de compreender seus impactos em nossas vidas. Um exemplo disso, foi a greve dos caminhoneiros do ano passado, cujo desdobramento impactou a todos. E se a gente for lembrar, ninguém sabia como começou, ninguém sabia que o impacto era tão grande, depois ninguém sabia como parar aquilo, muito menos quem era o líder. Então, em ambientes complexos, você precisa voltar para o básico, tentar entender. Além disso, a única maneira de você sobreviver é colaborando, e isso está no DNA do cooperativismo, que é uma coisa muito interessante, porque o cooperativismo traz alguns valores que são bastante importantes para transformação digital.
Juntar forças ou caminhar sozinho, o que pode ser mais vantajoso nos negócios?
Tem momentos que a gente tem que caminhar sozinho e tem momentos que a gente tem que andar juntos. Você já deve ter visto situações em que a gente está fazendo um “brandstorn”, criando ideias, e neste cenário, se você não pensar sozinho antes para depois trazer sua contribuição para o grupo sua participação não será nem positiva nem produtiva. Cooperação é, sem dúvida, o caminho para o sucesso. Mas para cooperar, é preciso se estruturar.
Boas ideias surgem de ideias consideradas ridículas?
Nenhuma ideia é ridícula, e a gente devia pensar nisso, toda ideia é um exercício mental. Uma ideia evolui para algo que pode ser sensacional. Não se pode abortar ideias, nem descartá-las após seu nascimento. Porque as ideias dos outros também ajudarão você a ter novas ideias, aí de novo, convergente, divergente, até você chegar na solução do problema.
O Brasil tem chance de assumir algum protagonismo em tecnologia de ponta?
O Brasil tem chance de assumir o protagonismo em qualquer setor que ele queira desde que invista seriamente em educação. Veja o exemplo da Embraer. Oziris Silva, seu idealizador, realmente foi uma pessoa que mudou uma área no Brasil, acreditando no avião brasileiro a Embraer é hoje sucesso no mundo inteiro (Agora virou Boing Brasil). O que o Ozires Silva fez foi estudar o que faltava nos aviões comerciais do mundo. Ele viu que os voos regionais não tinham avião que fizesse voos a curtas distâncias e foi aí que ele posicionou a Embraer. Começamos a produzir aqui aviões para voos regionais. A China começou a fazer isso no final dos anos 1990. Investiu fortemente em educação e agora está inovando e liderando em diversas áreas. Ora, se o Brasil pôde ter avião, também pode inovar em todas as demais áreas tecnológicas, basta investir em educação, infraestrutura e criarmos um ambiente político mais positivo. Quanto mais cedo começarmos, mais cedo estaremos prontos para dar grandes saltos tecnológicos.
Em quais aspectos a transformação digital pode contribuir para melhorar o ambiente econômico de negócios do Brasil?
Quando a gente pensa na transformação digital dos negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes, das cidades, dos estados, qualquer coisa, o impacto no Brasil é enorme. Simplesmente, com isso, nos tornamos mais competitivos, mais assertivos e, obviamente, mais eficientes. Desta maneira, teremos menos impacto ambiental, produtos mais acessíveis e uma economia mais vibrante.
Vale a pena investir em tecnologia, é um investimento com retorno garantido, em qual prazo?
Quando a gente fala em investimento em tecnologia, a gente não tem que esperar retorno rápido. É preciso antes considerar quanto a gente perde se não investir em tecnologia. Qual seria o custo ao se ignorar a tecnologia. A Kodak, ao subestimar a tendência de fotografias digitais, pagou um preço muito alto. Portanto, ao avaliar se vale ou não a pena investir em tecnologia e inovação, não tente calcular o retorno deste investimento, apenas considere os prejuízos em não fazê-lo.
Na próxima década como vão atuar as cooperativas mais bem-sucedidas?
Na próxima década, eu acredito muito nisso, que as cooperativas mais bem-sucedidas serão as que alcançaram um DNA digital. Já temos a indústria 4.0, que é justamente esse processo de usar todas as tecnologias digitais a favor dos processos industriais e, certamente, vamos ter as Cooperativas 4.0 fazendo o mesmo. Por isso que as cooperativas devem começar a se preparar a partir de agora para essa revolução digital que é irrevogável.
Entrevista publicada na Revista MundoCoop Edição 88
Inovação
A Cotribá realizou nos dias 18 e 19, em Ibirubá/RS, a primeira edição do WIC – Workshop Interno de Tecnologia. Organizado pelo departamento de Controladoria, o evento envolveu executivos e diretores, com o intuito de disseminar visão tecnológica e as oportunidades que a inovação traz.
Conforme o coordenador de Controladoria, Rodrigo Bairros, foram mais de 12 horas de imersão nas mais atuais tecnologias do mercado, "A equipe está de parabéns pela organização, conseguimos trazer dezenas de empresas de todo o Brasil, com perfil e produtos inovadores, que além de oportunizar negócios, serviram para agregar conhecimento aos profissionais em diferentes áreas, como agricultura e pecuária digital, big data e inteligência artificial".
Já a gerente administrativa, responsável pelo departamento, Ana Marlize Schreiner, salientou que os esforços da cooperativa estão voltados a buscar soluções para o campo. Foram momentos muito intensos em busca, especialmente, da disrupção no ambiente cooperativo. Esperamos com isso gerar oportunidades de negócios e contribuir para o crescimento da Cotribá.
Estamos inseridos em um ambiente cada vez mais ágil e com ferramentas inovadoras. Por isso, promovemos este evento para nos conectarmos com essas inovações e realizarmos o nosso trabalho com mais agilidade e assertividade.
Segundo a organização, este evento foi só o pontapé inicial, estão previstos workshops regulares, focando em cada área estratégica para os negócios da Cooperativa.
A Cotribá, através de seus direcionadores estratégicos, incentiva o pensamento disruptivo, empreendedor e inovador de seu quadro funcional, buscando cultivar e propor inovações que chegarão como resultados a seus associados e clientes.
Inovação
O domingo, 21/07, foi marcado por um encontro que reuniu todo o quadro de colaboradores da Coagrisol para a apresentação do Projeto Semear. A iniciativa consiste nas diretrizes estratégicas da Cooperativa para os próximo cinco anos. Realizado em Soledade, o evento contou com momento técnico de apresentação dos objetivos estratégicos, dinâmicas de grupo e ainda uma palestra motivacional com o ex-jogador Paulo César Tinga. O projeto de planejamento estratégico iniciou a ser construído em fevereiro deste ano, e foi liderado pela equipe da empresa Partner Consulting, que aliada a uma equipe de cerca de 22 colaboradores, avaliou cenários e construiu prospecções para todos os setores de atuação da Cooperativa. Responsável pela empresa de consultoria, o executivo Rui Rocha explicou a importância do planejamento e também a solidez do projeto, que de forma extremamente técnica, direciona os projetos que a Coagrisol deverá realizar no próximo quinquênio. Ao manifestar-se ao quadro funcional, o presidente José Luiz Leite dos Santos destacou a maturidade da empresa ao pensar de forma responsável seu futuro. O dirigente considerou que as metas são audaciosas, mas possíveis. “Estamos literalmente querendo fazer cinco anos em cinco, ou seja, nestes 50 anos alcançamos R$ 1 bilhão, agora queremos dobrar este valor e chegar até 2023 com faturamento de R$ 2 bilhões. Tudo isso somente será possível se tivermos a cooperação de nosso quadro funcional e também de nossos cooperados. Tenho a certeza de que estamos dando um passo fundamental para a construção de uma cooperativa maior e melhor” disse. No evento, foi lançada uma plataforma denominada “Projeto Semear”. Capitaneado pela equipe de comunicação e marketing da Cooperativa, o Semear será a linha de comunicação direta com todos os públicos de relacionamento da Coagrisol para divulgar e acompanhar a execução dos projetos e metas traçados no planejamento estratégico. Mais fotos no link: https://drive.google.com/drive/folders/1ApkSRmbVZuXYrEHnc6oUQbYXlMkgjQYF?usp=sharing
Inovação
Você já ouviu falar do Geração Cooperação? Ultraconectado com a autenticidade e criatividade dos jovens, Geração é uma plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do seu tempo: a internet. E pensando em otimizar o seu conteúdo e oferecer novas funcionalidades, o blog está de cara nova.
Uma das novidades fica por conta do redimensionamento de menu, tanto para o desktop quanto mobile. Uma nova identidade visual, atenta às mudanças dinâmicas que fazem parte do mundo digital. Dentre as otimizações implantadas o blog agora traz dentro de artigos bullets de sugestões de outros artigos, calls to action (CTAs) de compartilhamento flutuantes (Facebook, Twitter, E-mail, Linkedin, Messenger e Whatsapp), CTA de newsletter flutuante e backlinks internos em artigos históricos.
A proposta é oferecer conteúdo de qualidade às novas gerações, repletas de jovens hipercognitivos, capazes de viverem múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo. Geração Cooperação busca mostrar aos jovens o pensamento moderno e sustentável desse modelo de negócio, que tem muito em comum com o seu dia a dia, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital. E mais do que isso, a ideia é apresentar o movimento cooperativo como uma opção acessível para o momento da escolha profissional. Sim, o cooperativismo é um caminho que une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
O Geração desmistifica o cooperativismo ortodoxo e pragmático que habita o pensamento de algumas pessoas. Rompe paradigmas de que o movimento está vinculado somente ao agronegócio. Aproxima o jovem da realidade a partir de entrevistas com profissionais, estudantes e gestores dos diferentes tipos de cooperativas. Tudo isso em constante diálogo com o público, através de seus espaços abertos à participação.
Interação nas redes sociais
Nossa plataforma é sua também, pois a essência do projeto é justamente a interação, o feedback. E para falar com você, nada melhor que o Geração estar presente nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Por isso, você que vive conectado no mundo digital, nesse turbilhão de informações que são apresentadas a todo instante, que tem facilidade em produzir conteúdo, é criativo e gosta de contar e ouvir histórias: segue a gente lá, curte e deixa a tua opinião. Dialogamos, entendemos e agregamos. Somos avessos à polarização, compreendemos e respeitamos as diferenças.
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Inovação
O Intensive Connection é um programa de potencialização de startups e a mais recente iniciativa do AgTech Garage, maior hub de inovação da América Latina para o agronegócio, que inaugurou seu novo espaço em abril deste ano, em Piracicaba (SP), com apoio do Sicredi. As inscrições são gratuitas e as startups interessadas no programa devem realizar inscrição até 31 de julho, no site www.agtechgarage.com.
“O campo está passando por um processo de transformação, com novas tecnologias chegando para auxiliar os produtores, aumentar a produtividade e garantir o crescimento sustentável do setor. Como nós acompanhamos de perto o dia a dia dos nossos associados e sabemos que boa parte deles está ligada ao agronegócio, procuramos fomentar cada vez mais essa conexão com a tecnologia. O AgTech Garage surgiu com esse objetivo e o Intensive Connection vem reforçar esse nosso propósito de facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras”, explica o diretor executivo de Crédito do Sicredi, Gustavo Freitas.
O programa é voltado para agritechs, ou seja, startups ligadas ao agro. Os empreendedores devem apresentar ideias relacionadas com sustentabilidade do agronegócio, agricultura familiar e soluções que impactam positivamente a cadeia de valor dos fertilizantes, que contribuam para a saúde animal, ou que otimizem o processo de concessão de crédito, a avaliação de risco e a regularidade ambiental.
Serão selecionadas 16 startups que, no dia 22 de agosto, se apresentarão a um comitê formado por executivos das instituições parceiras nesta ação. Nessa etapa, serão escolhidas oito startups finalistas para iniciar a programação da primeira edição do Intensive Connection, no dia 12 de setembro.
Serão quatro meses de encontros e conexões com executivos das empresas parceiras, produtores e especialistas de mercado, explorando conteúdos essenciais para superação dos desafios das startups e realização de proofs of concept (POCs), sigla em inglês utilizada pelas startups para definir demonstrações de validação de ideias ou conceitos. Alguns dos encontros presenciais já estão agendados para os dias 10 de outubro e 14 de novembro deste ano. Além de outros benefícios, os selecionados terão acesso ao hub do AgTech Garage, exposição ao mercado e viagens custeadas para visitas às áreas de inovação dos parceiros do programa para estreitar relacionamento e aumentar chances de fechar negócios.
O Intensive Connection é equity free, ou seja, não requer que o empreendedor inscrito venda parte de seu negócio por um valor pré-determinado no início do programa. “Será uma jornada de experiências: de aprendizado, de relacionamento e de negócios. No final do dia, o que a gente faz é potencializar as oportunidades de negócios entre as startups e os nossos parceiros, elevando a maturidade das startups para um novo patamar”, afirma o CEO do AgTech Garage, José Tomé.
Além do Sicredi, o programa Intensive Connection conta com o apoio da Bayer, OCP e Ourofino Saúde Animal.
Serviço – Programa Intensive Connection
Inscrições: até 31 de julho, no site www.agtechgarage.com
Comitê de seleção: 22 de agosto, no AgTech Garage
Kick-off: 12 de setembro, no AgTech Garage
Encontros: 10 de outubro e 14 de novembro, no AgTech Garage
Pitch Day: 12 de dezembro, no AgTech Garage
Fonte: Imprensa Sicredi com adaptação da MundoCoop
Inovação
As novas estratégias da cadeia do leite para ganhar competitividade e conquistar os consumidores estão entre os principais temas do Anuário Leite 2019, publicação da Embrapa Gado de Leite, editada pelo jornalista Nelson Rentero e produzida pela Texto Comunicação Corporativa, que acaba de ser divulgada ao mercado.
“O consumidor assume cada vez mais o protagonismo no mercado de lácteos. Sua presença não é notada somente nos pontos de venda, diante das gôndolas, em meio a uma oferta ampla e diversificada de leite e produtos derivados. De forma oculta, ele também está dando ordens nas indústrias e nas fazendas leiteiras, sinalizando para o que mais gosta e o que quer levar para casa, enquanto fabricantes e produtores atentos se mostram sintonizados com demandas cada vez mais específicas e exigentes”, ressalta o editor Nelson Rentero.
Outro importante foco do Anuário Leite 2019 é a Revolução 4.0 que está acontecendo dentro das propriedades leiteiras. “O leite saiu na frente na montagem de um ecossistema de inovação, criado pela integração de diferentes participantes da cadeia láctea, todos comprometidos com uma nova estruturação da atividade. O setor lácteo, sempre visto como um segmento pouco evoluído do agronegócio brasileiro, lidera pelo pioneirismo as ações de transformação digital de um dos segmentos mais dinâmicos da economia brasileira”, assinala Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, coordenador-geral do Anuário e autor do artigo “O Leite e o Protagonismo na Revolução 4.0”.
No total, o Anuário Leite 2019 conta com 104 páginas de informações sobre o mundo do leite, incluindo 35 artigos elaborados por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e especialistas convidados, incluindo entrevistas com Pedro Arcuri, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, e Mauricio Silveira Coelho, da Fazenda Santa Luzia (Grupo Cabo Verde).
Além dos movimentos do consumidor e da Revolução 4.0, o Anuário inclui análises do mercado interno e internacional, tendências, avaliação de custos, preços e consumo, homenagem aos 40 anos da raça Girolando, as novas normas e boas práticas, indicadores e muito mais. A coordenação técnica é da pesquisadora Rosangela Zoccal.
“O Anuário Leite 2019 é a mais completa publicação sobre o leite disponível para produtores, indústrias, especialistas e técnicos se atualizarem sobre esse mercado fantástico, que movimenta mais de R$ 70 bilhões, envolve 1,3 milhão de produtores, 2 mil indústrias e outros milhares de trabalhadores. O leite é produzido em praticamente todos os municípios brasileiros e o mercado expandiu 78% somente nos últimos cinco anos”, ressalta Paulo Martins.
O Anuário Leite 2019 está disponível para download gratuito aqui.
Fonte: MundoCoop
Inovação
As inscrições para a conferência global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) - Cooperatives for Development Global Conference - estão abertas. De 14 a 17 de outubro de 2019, em Kigali, Ruanda, o evento abordará temas relacionados ao empoderamento das mulheres, preservação do meio ambiente, erradicação da fome e da pobreza, trabalho decente, cadeias de valor éticas, moradia acessível e igualdade e paz, entre outros.
A conhecida ativista ambiental indiana e uma das líderes do Fórum Internacional sobre Globalização, Vandana Shiva, apresentará palestra sobre como as cooperativas ajudam a alcançar uma sociedade mais solidária e participativa, durante o primeiro dia da Sessão Plenária de 14 de outubro.
O segundo dia da Conferência, 15 de outubro, será dedicado às sessões organizadas pela parceria entre a ACI e a União Europeia (UE), # Coops4Dev. Tópicos como o combate às desigualdades, o empoderamento das mulheres, as cadeias de valor éticas e a inovação no empreendedorismo constituirão sessões paralelas sobre o tema geral das “Cooperativas como atores-chave para alcançar a agenda de 2030”.
Da mesma forma, no âmbito da parceria entre a ACI e a UE, a jornada dos documentaristas Sara e Andrea, que viajam ao redor do mundo em cooperativas, será apresentada como parte da segunda sessão plenária.
As sessões do terceiro dia, 16 de outubro, incluirão desenvolvimento sustentável e trabalho decente, cadeias de valor no desenvolvimento e sessões paralelas sobre segurança alimentar e produção, promoção da saúde e educação, redução da pobreza, moradias populares e energia sustentável.
No dia 17 de outubro, último dia da Conferência, as contribuições das cooperativas para a igualdade, paz e sustentabilidade serão o foco da discussão.
A Conferência Global da ACI é organizada a cada dois anos e é uma oportunidade para cooperativas e agentes de desenvolvimento se encontrarem e trocarem uma ampla gama de questões globais urgentes. Registre-se e saiba mais sobre esse evento aqui: http://www.kigali2019.coop. Use #coopconference19 #coops4dev🌍 para promover este evento nas mídias sociais.
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Inovação
Quando se fala em transformação digital, logo se pensa em aplicativos, robôs, nuvem, inteligência artificial e afins. Mas transformação digital é apenas um dos aspectos envolvidos nessa evolução. Mais importantes são as experiências que ela pode proporcionar às pessoas, e isso só é possível quando ocorrem mudanças na cultura das organizações. Uma transformação digital não acontece efetivamente sem que haja mudança de mindset, modernização nos processos de trabalho, diversidade e inclusão.
Com essa premissa, o Sicredi lançou o desafio de fazer a transformação digital para se tornar, cada vez mais, uma instituição para todos. E, como resultado, traz mais uma grande novidade: a implementação em seu site do Hugo, avatar que realiza tradução de todos os conteúdos para Libras, a língua brasileira de sinais utilizada por pessoas surdas.
O Hugo é uma ferramenta da startup brasileira Hand Talk, reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Sua introdução no site do Sicredi é, portanto, um avanço para a instituição financeira. Dados do último censo do IBGE apontam que há cerca de 10 milhões de surdos no Brasil. Segundo a Federação Mundial dos Surdos (WFD, na sigla em inglês), 80% desse público em todo o planeta têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. Muitos deles não têm conhecimento sobre a língua portuguesa escrita. Essa população enfrenta inúmeros desafios diários, reforçando a necessidade de soluções que tornem os ambientes mais inclusivos. Por isso, mesmo os conteúdos em texto podem dificultar a compreensão quando do acesso a ambientes digitais, por exemplo, e somente legendas ou sites bem escritos acabam não sendo suficientes.
“O Sicredi é uma instituição genuinamente inclusiva, extrapolando o universo financeiro, e temos como objetivo primordial gerar impactos positivos nas regiões onde atuamos. Isso passa pela geração de oportunidades para as pessoas também. Sabemos que a introdução do Hugo se trata de um pequeno passo e que ainda há muitos outros a serem dados, mas são as pequenas ações que geram grandes transformações”, afirma Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi.
Pioneiro no cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi também é a primeira instituição do segmento a usar o Hugo, considerado uma ferramenta social inovadora, premiada internacionalmente – foi vencedora do prêmio Desafio Google de Impacto em Inteligência Artificial, durante o Google I/O 2019. A solução também foi eleita a mais inovadora do Brasil na Rio Info 2012 e considerada o melhor aplicativo social do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já a Hand Talk foi reconhecida como a startup mais inovadora da América Latina na QPrize 2014.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi
Inovação
A Cotribá realizou entre os dias 3 e 6 de julho, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, uma convenção de vendas com os consultores do agro. Cerca de 70 profissionais, dentre os quais técnicos e engenheiros agrônomos, participaram da imersão, juntamente com o comitê gestor e a direção.
Na abertura, o presidente, Celso Leomar Krug, agradeceu a presença e o empenho dos funcionários em buscar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional em prol do bom atendimento de associados e clientes e, consequente,ente, do crescimento da cooperativa. Já o coordenador geral do evento, gerente Jonas Antonello, enfatizou que a convenção 2019 estava ancorada em três grandes pilares: trabalho, clientes e pessoas. Durante os três dias de trabalho, temas foram apresentados e discutidos relacionados com esses pilares. O momento foi de alinhar o planejamento estratégico com a equipe, reforçar o engajamento e dar um gás extra para iniciar o ano-safra (ciclo 2019\2020).
Os trabalhos começaram na quarta-feira, 3, à tarde, e foram conduzidos pela empresa parceira Syngenta, que propôs a abordagem “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”. Na oportunidade, a Representante Técnica de Vendas (RTV), Silvana Fin, apresentou os resultados da empresa no ano passado e até maio deste ano, com dados do Brasil e da Cotribá, bem como os fatores que determinaram o cenário. As novas estratégias da empresa, soluções e oportunidades também foram explanadas pelos profissionais da empresa, como o gerente de agricultura digital do Brasil, Celso Batistella, por exemplo, que tratou das soluções digitais que a multinacional dispõe para auxiliar revendedores e, consequentemente, produtores. Uma palestra com o consultor Claudio Diogo encerrou o primeiro dia de evento. Enfático e bem humorado, ele proferiu a palestra “Reinventando a venda”.
Na quinta-feira, 04, foi a vez da empresa parceira Bayer desenvolver as atividades com a equipe.Na oportunidade, o diretor comercial, Abdalah Novaes, apresentou a Nova Bayer e seu portfolio de soluções tecnológicas e inovadoras e destacou a aquisição da Monsanto, como marco histórico que une duas potências complementares na agricultura. Outros profissionais também estiveram presentes para atualizar o corpo técnico da cooperativa. Proteção de cultivos, eementes e biotecnologia, tecnologias digitais e serviços foram os assuntos do gerente de estratégia de distribuição do Brasil, Everson Zin, por exemplo. Plataformas e inovações digitais para o agronegócio também foram apresentadas pela empresa. Já Eduardo Flores, RTV Bayer, apresentou as campanhas comerciais e resultados do ciclo anterior.
Rumo ao Topo
A grande novidade da Convenção Cotribá foi a estratégia de gameficação para desenvolver, engajar e impactar a equipe de consultores do agro. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Gestora Consultoria durante os três dias de convenção, quando os grupos foram desafiados a cumprir tarefas, superar desafios, avançar fases e solucionar impasses, como fazem todos os dias no ambiente de trabalho. Com a dinâmica, os funcionários precisaram competir e trabalhar em equipe para atingir o topo.
O objetivo principal da metodologia, cada vez mais aderida pelas empresas, é levar para o ambiente corporativo a motivação, a competitividade e a satisfação que os jogos levam para a vida das pessoas, sejam eletrônicos ou analógicos.
Os novos direcionadores estratégicos
Durante a Convenção Cotribá 2019, o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, e a gerente Administrativa, Ana Marlize Schreiner, apresentaram os novos direcionadores estratégicos da cooperativa (missão, visão e valores) para o período 2019/2023. São eles que fazem a identidade da organização e constituem, portanto, um dos passos mais importantes do processo de planejamento estratégico, pois todas as outras estratégias serão influenciadas e orientadas por estes três direcionadores.
Missão: Atuar de forma cooperativa, garantindo a rentabilidade com responsabilidade social e ambiental
Visão: Ser uma cooperativa reconhecida por sua rentabilidade
Valores: Cooperativismo; comprometimento; autogestão/gestão democrática; foco em resultados; cumprimento de leis, normas e processos; ética; inovação, responsabilidade
Cooperativismo em voga
A convite do vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop/RS), fez uma breve participação no evento, na tarde da sexta-feira, 05. Na oportunidade, falou sobre o protagonismo econômico e social do cooperativismo, destacando as ações realizadas pela Frente no sentido de apoiar e fortalecer o sistema.
Conquistas Agro
Na oportunidade, foram reconhecidos os destaques do semestre nas categorias Consultor e Líder de Unidade. As melhores performances foram premiadas com placas de homenagens e medalhas. Os primeiros colocados também receberam um prêmio surpresa. Os destaques foram:
Consultor:
1º lugar: Wilian Guareschi
2º lugar: Vagner Ramalho Junior
3º lugar: Vinicius Floss
Líder:
1º lugar: Lucas Martins
2º lugar: Milton Severo
3º lugar: Gustavo Beskow
O evento também foi repleto de sentimento e emoção com a presença dos familiares em diversos momentos da convenção. Na chegada, o grupo já havia sido surpreendido com a foto da família no crachá. E, no final, um vídeo com depoimentos aos campeões e aplausos a todos os demais pela garra e pela importância que representam em casa e na empresa mexeu profundamente com os participantes, muitos não puderam conter as lágrimas.
Essa, inclusive, foi a linha dos discursos dos diretores no encerramento do encontro. Eles transmitiram uma mensagem de otimismo, motivação e salientaram que os esforços da cooperativa são para que todos que formam a família Cotribá cheguem e mantenham-se no topo, associados, funcionários e parceiros.
Inovação
A Unimed Porto Alegre intensificou sua atuação em iniciativas inovadoras e tem investido na diversificação de produtos e serviços para oferecer uma proposta de ainda mais valor e que atenda às diversas necessidades dos clientes. Recentemente a Cooperativa inaugurou, em Porto Alegre, a primeira unidade totalmente digital do Laboratório Unimed, sendo a única referência no País nesse segmento. Nos primeiros 80 dias de atuação o novo espaço já atendeu mais de 7 mil pessoas, proporcionando a realização de mais de 3,5 mil ultrassonografias, mais de 50 mil exames laboratoriais e mais de 3 mil imunizações.
“Esta nova unidade é a materialização do cuidado aliado à inovação. Entre os diferenciais, estão o check-in online, o autoatendimento, o preparo de exames personalizado, a realidade virtual e a coleta especializada para pediatria”, afirma o superintendente de Serviços Próprios da Cooperativa, Gerson Weber.
A Unimed Porto Alegre tem um histórico de inovações em seus processos e produtos, que tem origem em decisões estratégicas da Cooperativa. Após a realização do primeiro Hackathon, com a participação de colaboradores e cooperados, foram identificadas 211 novas ideias para o futuro. Um dos primeiros movimentos foi a evolução da plataforma de serviço do aplicativo para smartphone Unimed POA, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. Recentemente a Cooperativa lançou o atendimento virtual por chatbot e ainda o app Viver Bem, um aliado para cuidar da saúde dos clientes por meio do monitoramento dos hábitos diários e da possibilidade de participação nos programas do Viver Bem da instituição.
“Buscamos atuar com uma atitude inovadora para fazermos a diferença no cuidar das pessoas. O mercado da saúde suplementar está cada vez mais concentrado. Precisamos estar atentos às oportunidades que ele nos proporciona para o crescimento orgânico ou inorgânico. Nosso desafio diário é oferecer a melhor experiência de saúde aos nossos clientes”, explica o superintendente de Marketing e Vendas da Cooperativa, Julio Wilasco. Para todos esses movimentos, a Unimed Porto Alegre passa a contar, a partir de agora, com um novo gerente comercial e de novos negócios, Felipe Busin, que reúne experiência em gestão da saúde.
“Os movimentos da Cooperativa continuam intensos em relação ao fortalecimento de seu posicionamento de marca e mercado, especialmente nas ações que geram experiência para a sociedade, clientes, médicos cooperados e colaboradores”, afirma o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva.
Fonte: Enfato Multicomunicação
Inovação
Na manhã desta segunda-feira, 08/07, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius esteve em Lajeado, na sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). No evento em alusão ao Dia do Cooperativismo, o Dia C, celebrado mundialmente no último sábado, 06/07, Perius falou sobre a história do setor e apresentou os números recém divulgados do relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019. Um atento grupo de colaboradores da Cooperativa Médica participou da atividade. "A Unimed VTRP é uma das cooperativas que mais está investindo em inovação no estado. E é só assim que as cooperativas seguirão resistindo aos desafios: com investimento forte e constante em inovação. O cooperativismo é resiliente, e mesmo com momentos difíceis no País, segue gerando e mantendo renda e trabalho para milhares de pessoas", afirmou.
O balanço divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019 apontou o faturamento recorde de R$ 48,2 bilhões, com incremento de 12,13% em relação ao período anterior. “Nos últimos quatro anos, nossas cooperativas registraram crescimento no faturamento na ordem de 54,63%, uma média de 11,60% ao ano, que justifica a força do movimento cooperativo gaúcho e o esforço de 2,9 milhões de associados”, destacou Perius.
As 437 cooperativas dos 13 ramos de atividades econômicas geraram 63,8 mil empregos diretos. Desses, 90,7% concentram-se nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se evidencia através do crescimento de 18,49% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 2,1 bilhões. Em patrimônio líquido, as cooperativas alcançaram R$ 15,8 bilhões, uma expansão de 12,61% em relação ao ano anterior. Em relação aos ativos, o acréscimo foi de 7,34%, atingindo o valor de R$ 74,3 bilhões.
O ramo Saúde registrou um faturamento de R$ 6,8 bilhões, o que representa um crescimento de 5,7% em relação a 2017. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dos quase 3,4 milhões de beneficiários de planos de saúde do Rio Grande do Sul, 1,8 milhão são de cooperativas. Em relação à cobertura, as cooperativas deste ramo estão presentes em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Dia C em Lajeado
Ainda dentro da programação do Dia C 2019, a Unimed VTRP realiza mais uma ação neste sábado, 13/07, em Lajeado. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira, localizada no Centro, recebe colaboradores e cooperados da Unimed VTRP. A ideia é "colocar a mão na massa" e revitalizar o pátio da escola, deixando-o mais confortável e agradável para as crianças.
Entre as atividades realizadas de forma voluntária estão: limpeza, jardinagem, manutenção e pintura de bancos e mesas. A seleção da instituição de ensino foi realizada junto à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que considerou o estado de conservação da escola e a comunidade atendida.
Inovação
Médicos e dentistas integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto participaram no último sábado, dia 6 de julho, na sede da Escoop, em Porto Alegre, do Seminário de Avaliação e Propositivo da Missão para o Vale do Silício, realizada há 60 dias, que de 29 de abril até 3 de maio visitou, em São Francisco, nos Estados Unidos, espaços de trabalho e inovação, laboratórios, centros de pesquisa e universidades. A Missão foi organizada pela Escoop teve como objetivo buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul.
O Seminário foi conduzido pelo diretor da Escoop, professor Mário De Conto, e pelo professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, e reuniu os participantes para uma abordagem das próximas ações conjuntas que podem ser conduzidas em prol da sustentabilidade das cooperativas de saúde, por meio da inovação. Um dos momentos marcantes do encontro foi a interação de Salvador Gullo Neto, diretamente de San Diego/EUA, através de um robô, quando teve a oportunidade de interagir com os participantes do Seminário e trazer a sua experiência na área da inovação.
Durante o Seminário foi proposta a temática O Retorno da Missão: Vamos Compartilhar, onde os médicos e dentistas puderam compartilhar com as demais cooperativas quais ações já foram realizadas e as intenções previstas para os próximos passos na área de inovação no cooperativismo gaúcho. Segundo o coordenador de graduação da Escoop, professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, o Seminário foi mais uma sinalização que a cultura da inovação está sendo buscada pelas lideranças do cooperativismo. “A Escoop deve apresentar soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e na pesquisa para promoção da sustentabilidade das cooperativas. Estivemos reunidos durante esta manhã para buscar esse objetivo”, sintetizou Oliveira. Participaram da programação 23 integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, além de colaboradores da Escoop e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Inovação
A edição 16 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) já está disponível na versão digital e pode ser acessada no site do Sescoop/RS. Nesta publicação, apresentamos a cooperativa de mineração pioneira no País em reportagem especial, trazendo a vocês o universo tão peculiar das pedras preciosas que imortalizaram Marilyn Monroe e fascinam gerações de todo o mundo. E por falar em fascinar, conheça mais sobre bioenergia e como uma cooperativa de Montenegro tornou-se referência nacional em sustentabilidade e inovação.
O artigo do nosso guru Carlos Palhares fala sobre a possibilidade de ROI (retorno de investimento) em comunicação interna. Será que na sua cooperativa isso é uma realidade? E também trazemos uma reportagem sobre as nossas mascotes, suas histórias e como elas ajudam a representar e disseminar o cooperativismo!
Autogestão
Saiba tudo sobre o programa de Autogestão e sua importância para as cooperativas. PAGC, PDGC, GDA... Como essas siglas funcionam na prática e os efeitos para sua cooperativa – já a partir de 2020! Venha conosco, tire suas dúvidas e faça parte dessa mudança que vai levar o cooperativismo a níveis mundiais de excelência!
Planejamento estratégico
A entrevistada Pricila Topolski fala sobre como as cooperativas podem tomar decisões mais alinhadas aos desafios atuais e futuros através do planejamento estratégico, com revisões periódicas e pautadas por um bom monitoramento do ambiente externo. “Temos observado uma maior preocupação com as ameaças do ambiente externo, com a evolução do mercado”, afirma.
A mudança de 13 para sete ramos do cooperativismo brasileiro
O que causou essa mudança? Como ela afeta a minha cooperativa? E agora, o que precisamos fazer para nos adequarmos? Fique tranquilo, leia nossa matéria, tire aqui suas dúvidas e entenda como fica agora a nova classificação.
Mais do que informar, convidamos você leitor a conhecer a nossa realidade. Para que essa experiência seja única e cada vez melhor, queremos você interagindo com a RGCoop. Para isso, ampliamos o alcance de nossa publicação em nossas redes sociais e convidamos você a interagir conosco, colocando nossa conversa mais próxima do seu dia a dia.
Inovação
A primeira etapa de recolhimento de duas tarefas do projeto “Práticas de Sustentabilidade” foi realizada nesta terça-feira. Na ocasião, os participantes realizaram as entregas dos lacres de alumínio das latinhas de bebida para a campanha “Eu Ajudo na Lata” e dos EcoPila, conseguidos através da venda de resíduos e outros materiais recicláveis. No total, foram arrecadados 60 kg de lacres e 115 EcoPila.
Os lacres irão ajudar nas compras de cadeiras de rodas que serão doadas para instituições de caridade da cidade. Já os EcoPila serão destinados a um evento de Natal comunitário. O “Práticas de Sustentabilidade” continua com diversas ações previstas até o fim do ano.
Saiba mais sobre o projeto “Práticas de Sustentabilidade”
O “Práticas de Sustentabilidade” visa a realização de tarefas, a integração entre os setores e a conscientização ambiental. No total, 14 equipes participam da iniciativa. Para estimular a integração, cada equipe é composta por integrantes de diferentes setores. Serão premiadas as três primeiras equipes. A divulgação dos vencedores acontecerá durante o Jantar Baile de Fim de Ano dos colaboradores.
Objetivos:
* Engajamento dos colaboradores e dos médicos cooperados * Estímulo ao trabalho em equipe * Interação entre os setores * Conscientização e envolvimento da força de trabalho perante as questões de responsabilidades socioambiental * Incentivo à criatividade e inovação * Promoção da melhoria da qualidade de vida e ambiente de trabalho * Ampliação do conhecimento e aprendizado sobre o sistema de gestão da Unimed Vale do Caí
Premiação:
1º lugar: Passeio turístico, troféu e medalhas 2º lugar: Jantar e medalhas 3º lugar: Café da manhã ou tarde e medalhas
Campanha “Eu Ajudo na Lata”
A campanha “Eu Ajudo na Lata” é desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. O objetivo é a arrecadação dos lacres de alumínio das latinhas de bebida. O valor adquirido na revenda é revertido na compra de uma cadeira de rodas, que é doada para uma instituição da região. Desde que a campanha foi implementada pela Unimed Vale do Caí, em 2013, já foram doadas cinco cadeiras de rodas. São necessárias cerca de 160 garrafas PETs cheias de lacres, para a aquisição da cadeira de rodas.
EcoPila
O EcoPila é um projeto do Núcleo Socioambiental da ACI Montenegro/Pareci Novo inspirado numa experiência realizada no interior de São Paulo, onde cerca de 2 mil habitantes conseguem reaproveitar 4 toneladas de resíduos. Em Montenegro o EcoPila passa a integrar empresas e moradores da cidade, promovendo consciência ambiental, conscientizando as pessoas e mudando a realidade social.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Caí
Inovação
O cooperativismo está sempre se reinventando e gerando novas possibilidades. Estar atento as tendências é fundamental para usufruir ainda mais das vantagens de possuir um modelo de negócio cooperativista.
Uma das principais maneiras de adquirir esse conhecimento é ampliando relações com quem atua dentro e fora do setor. Pensando nisso, separamos os principais eventos que acontecerão no segundo semestre de 2019 para você ficar por dentro dos maiores acontecimentos da atualidade.
Confira!
Fórum Mundial de Produtores de Café
O Fórum Mundial de Produtores de Café irá reunir as nações cafeeiras para debates de temas de interesse comum, como a renda dos cafeicultores, as questões socioambientais, o clima e a sustentabilidade. Tudo isso para que as mais de 25 milhões de famílias que cultivam o fruto e geram bebidas que satisfazem aos mais diversos paladares em todo o mundo continuem sua escala de crescimento e qualidade.
Quando? 10 e 11 de julho
Onde? Campinas, SP
BlockCrypto Expo 2019
O BlockCrypto Expo 2019 é o maior encontro sobre criptoeconomia e Blockchain da América Latina. Seu objetivo é disseminar conhecimento sobre a nova era financeira e tecnológica e abrir discussões sobre os mais variados temas dentro do universo das cryptos.
Quando? 16 e 17 de julho
Onde? São Paulo, SP
20º Feacoop Cooperacitrus
A 20ª edição do evento, oferecerá uma estrutura completa, com um portfólio de soluções integradas para atender todas as necessidades de seus associados. A equipe de CTC (Consultor Técnico Comercial) Coopercitrus estará a postos na Feacoop para atender aos cooperados com as orientações técnicas necessárias para os melhores tratos culturais, além de oportunizar as melhores condições de negociações.
Quando? 29 de julho a 01 de agosto
Onde? Bebedouro, SP
Agroleite Castrolanda
Inovação