fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Considerado como uma espécie de "Oscar" das marcas mais lembradas pelo consumidor do Rio Grande do Sul, o Top of Mind RS 2021 aponta a presença de 11 cooperativas em 11 categorias distintas. Realizado desde 1991, a pesquisa é organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje Pesquisas.

Na memória dos consumidores

Uma das marcas invictas do Top of Mind RS, a Unimed chega pela 28ª vez como a marca mais lembrada na categoria Plano de Saúde, com índice de 62,3% nesta edição. A cooperativa de Saúde também figura em outras três categorias: Plano Odontológico (3° lugar, com 7,9% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 32,4%) e Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 11,7%).

O ramo de Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença na pesquisa com a lembrança da Uniodonto na categoria Plano Odontológico. A cooperativa retoma novamente a dianteira e aparece como a primeira colocada, com 10,4%.

Cooperativas de Crédito

Na categoria Cooperativa de Crédito, Sicredi (1° lugar, com 65,8%), Sicoob (2° lugar, com 2,4%) e Unicred (4° lugar, com 1,2%) aparecem na relação.

Força do Agro

Quando o assunto são marcas de produtos alimentícios e bebidas, as coops mostram a força do ramo Agropecuário e a tradição de marcas consolidadas no cenário gaúcho. Na categoria Vinícola, o destaque fica para as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi, que aparecem na segunda e terceira posições, com 9,2% e 8,5% das menções, respectivamente. A Aurora também foi lembrada com a marca Marcus James (9° lugar, com 1,5%).

Na categoria Queijo, a Santa Clara mais uma vez foi a marca mais lembrada pelos consumidores gaúchos, com 31,4%. Essa é 11ª vez que a Cooperativa conquista a distinção nessa categoria, que também conta com a presença da Languiru (6° lugar, com 1,8%) e Dália (7° lugar, com 1,5%).

O desempenho das coops agropecuárias também se reflete na lembrança dos consumidores nas categorias Doce de Leite, Leite, Vinho e Espumante. Na categoria Doce de Leite, a Piá Alimentos ocupa a segunda colocação (15,1%) e a Santa Clara figura na quinta posição (3,4%). Já na categoria Leite, Piá (1° lugar, com 25,8%), Santa Clara (3° lugar, com 13,8%), Languiru (4° lugar, com 7,1%) e Dália (8° lugar, com 1,3%) aparecem na lista.

Qualidade da Serra

Os multipremiados vinhos e espumantes das cooperativas vinícolas da Serra Gaúcha também habitam a memória dos consumidores gaúchos. Na categoria Vinho, Garibaldi (2° lugar, com 9,5%) e Aurora (3° lugar, com 8,9% e 10° lugar com a marca Marcus James, com 1,2%) figuram na relação. Na categoria Espumante, Garibaldi (5° lugar, com 5,6%) e Aurora (6° lugar, com 3,6%) também aparecem como destaques.

As Invictas do Top of Mind

A Unimed, a Santa Clara e o Sicredi são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 28ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Há onze anos, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada. Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi foi a marca mais lembrada entre as Cooperativas de Crédito. O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012.

As 40 marcas mais amadas do RS

Enquanto o Top of Mind pergunta qual é a marca mais lembrada pelos gaúchos, no Love Brands os entrevistados respondem qual a marca que mais amam ao falar de determinado serviço, produto ou comunicador. E é claro, as cooperativas não poderiam ficar de fora dessa também. Entre as 40 marcas mais amadas, o destaque fica por conta da presença da Unimed (Plano de Saúde, com 54,4%), Piá (Leite, com 23,9%), Sicredi (Cooperativa de Crédito, com 22,7%) e Uniodonto (Plano Odontológico, com 11,7%).

Sobre o Top of Mind 2020

Para a 31ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A coleta das informações ocorreu entre 29 de março e 19 de abril de 2021, por meio da internet e contemplou entrevistas com consumidores das sete mesorregiões do Estado.

Confira as marcas mais lembradas no Top of Mind 2021.

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados