Uniformes que fazem o bem! É com esse espírito de solidariedade e compromisso com a comunidade que a Cotrijal agora passa a doar os uniformes antigos dos colaboradores para que a APAE e Cáritas de Passo Fundo possam reutilizar as peças. A ação faz parte do projeto Transformar para Cooperar, idealizado pela Cotrijal, e que contempla as ações do Dia de Cooperar (Dia C) deste ano. “Recebemos essa doação de braços abertos. Logo vestiremos essas cores, aproveitando as peças em nosso brechó solidário e também atendendo as necessidades dos nossos assistidos”, comentou a diretora-presidente da APAE de Passo Fundo, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin.
A entrega oficial das peças foi realizada no dia 1° de julho, na sede da APAE em Passo Fundo. A solenidade contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Manica; do vice-presidente, Enio Schroeder; e dos alunos, colaboradores e diretores da APAE. No total, foram arrecadadas 5.158 peças, sendo 1.592 destinadas para a APAE e 3.566 para a Cáritas.
“Nossas famílias serão amparadas por esta doação. Nosso sentimento é de gratidão a todos que se sensibilizaram com o projeto e fizeram com que essas doações fossem realizadas”, comentou a diretora administrativa da Cáritas de Passo Fundo, Maria Isabel Teixeira da Silva.
Agora esses uniformes passarão por uma nova triagem, para que possam ser distribuídos ou encaminhados para a produção de trabalhos artesanais. Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a ideia surgiu com a modernização dos uniformes, o que motivou a arrecadação junto aos colaboradores.
“O envolvimento foi geral. Conseguimos reunir um bom número de peças e que farão a alegria de muita gente. A ação mostra a força da cooperação e o bom coração de todos que compraram a ideia”, comentou o presidente da Cooperativa.
O vice-presidente, Enio Schroeder, reforçou a parceria com as entidades de Passo Fundo e recordou a felicidade dos colaboradores do Viveiro de Cidadania com a divulgação da campanha. “Vimos o bem que estamos fazendo para estas famílias. Uma simples ação é capaz de reforçar os laços de amizade e parceria. Esse é o cooperativismo, que faz a diferença em nossas vidas”.
Cotrijal no Dia de Cooperar
O Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado em 2 de julho, em Não-Me-Toque foi marcado pela segunda edição do Pedal Solidário. A iniciativa reuniu ciclistas e simpatizantes para pedalar e arrecadar alimentos que serão destinados para a Associação Beneficente de Amparo ao Menor (Asbam).
Na região, a Cooperativa participa também de ação coletiva com cooperativas na região de Getúlio Vargas, visando arrecadação de agasalhos, alimentos e material de higiene para destinação a entidades beneficentes.
No dia 9 de julho, a partir das 13h30, no Parque da Gare, em Passo Fundo, a Cotrijal também se alia a outras cooperativas e entidades, em uma ação de intercooperação que vai levar diversos serviços à comunidade. A Cooperativa promoverá iniciativas ligadas aos cuidados com os animais e descarte correto de lixo eletrônico.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Esta quinta-feira foi de mais uma vitória tecnológica para a Unimed Vale do Sinos. A cooperativa realizou sua primeira desospitalização utilizando um robô de telepresença.
O paciente, que estava internado no Hospital Unimed Novo Hamburgo, recebeu alta e passou a ser atendido pela Unimed Lar, que é um importante benefício oferecido ao cliente Unimed Vale do Sinos que apresenta alguma doença com indicação para o tratamento hospitalar, mas que pode ser atendido no domicílio, conforme avaliação e critérios específicos do serviço. A diferença é que, desta vez, a desospitalização do paciente ocorreu via robô de telepresença.
O serviço, que sempre ocorreu de maneira presencial, desta vez contou com a ajuda de um robô, que permitiu que o enfermeiro responsável orientasse o paciente, apresentando o termo com as regras do serviço, explicando o funcionamento e combinando a alta com o paciente e seu familiar, sem precisar se deslocar até o hospital, tornando o processo mais rápido e prático.
Segundo a coordenadora da Unimed Lar, Fabiana Cavalheiro, a visita do enfermeiro é muito importante no processo de desospitalização. “É necessário entender se paciente, familiares e cuidadores estão preparados para os cuidados do paciente após a alta hospitalar”, explica. “Tudo isso é feito com o apoio da nossa equipe do serviço de assistência domiciliar, obedecendo aos critérios clínicos e de estrutura necessários para tal atendimento”, completa Fabiana.
Porém, o apoio do robô foi muito importante para realizar o processo à distância. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois percebemos que, mesmo através do robô, foi possível
manter um atendimento humanizado, ágil e de qualidade”, conta a coordenadora. “Isso, inclusive, foi manifestado pelos familiares”, orgulha-se”.
Para Fabiana, humanização e tecnologia andam juntas: “Isso é fruto da inovação e dedicação de uma equipe engajada com o planejamento estratégico e valores da nossa Unimed Vale do Sinos”.
Fonte: Unimed Vale dos Sinos
A Ocergs realiza na próxima terça-feira (28/6) o lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho (Expressão do Cooperativismo 2022 - Ano-base 2021), com o levantamento dos principais números e indicadores dos sete ramos de atividades em que atuam as 423 cooperativas registradas na entidade. O evento ocorre a partir das 15h30, em uma coletiva de imprensa com o presidente Darci Hartmann, que será transmitida pela plataforma Microsoft Teams.
Durante a coletiva, Hartmann fará destaque da participação das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade gaúcha. A publicação é tradicional no calendário da entidade para demonstrar o quanto as cooperativas geraram de sobras, faturamento, geração de empregos e uma série de indicadores de desempenho que reforçam a solidez do setor.
Serviço: Lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho / Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 - Ano-base 2021
Quando: 28 de junho
Horário: 15h30
Onde: https://bit.ly/3HJnrbf
Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.
"Essa abertura e interação com os profissionais que estão à frente das cooperativas é fundamental para que possamos identificar quais são os seus principais temas de interesse. A nossa proposta é ouvir as demandas, entender as necessidades e entregar conteúdos assertivos que agreguem valor para as cooperativas", explica o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.
O que rolou em 2021
A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.
Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.
"Para este ano pretendemos trazer algumas novidades para os participantes e fortalecer ainda mais a parceria entre o Sistema e as cooperativas", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.
Convocação
É ano de Copa do Mundo e vocês estão convocados para fazerem parte de uma decisão estratégica importante 🎯, que vai definir os próximos passos do nosso Workshop de Comunicadores 📣
Acesse aqui o formulário de pesquisa, participe e vote em quantos temas quiser. O pontapé inicial foi dado e contamos com sua interação!
Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.
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O que rolou em 2021
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Mais de 3,5 mil pessoas prestigiaram o 6º Vitis Aurora 2022, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Vindos de mais de 50 municípios das regiões gaúchas da Serra, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto e Vale do Taquari, e do estado de Santa Catarina, a maioria dos visitantes foi de viticultores e produtores de outras frutas. O evento aberto ao público apresentou inovações e tecnologias que são aplicadas no cultivo da videira.
Em formato de circuito, o Vitis Aurora reuniu 87 expositores, com variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Também foram ministradas palestras, que envolveram cerca de 300 pessoas, e minicursos de degustação.
O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, afirma que a sexta edição superou as expectativas em termos de público, de número de expositores e também na representatividade das regiões produtoras. Ele acrescenta que o objetivo principal da feira, de levar conhecimento, com o apoio de entidades de pesquisas como Embrapa e Emater, foi atingido com sucesso.
“Conseguimos apresentar o que há de melhor em tecnologia, inovação e pesquisa ligadas ao cultivo da uva. Também recebemos um retorno muito positivo dos participantes sobre a forma como esse conhecimento foi passado através das palestras, demonstrações e minicursos. O resultado poderá ser visto na propriedade de cada participante, podendo melhorar o manejo, reduzir custos de produção e produzir uma matéria-prima cada vez melhor”, garante.
As demonstrações referidas por Bonafé foram de pulverizadores por meio de drones terrestre e convencional, com uso de taxa baixa de volume de calda para o tratamento das parreiras. Também foram mostrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas, como estratégias para a poda, e o sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop).
Os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, desenvolvidos junto à Embrapa Uva e Vinho, foram ainda atrações do Vitis Aurora. Outro programa realizado através de parcerias, o Juntos para Competir, reúne Aurora, Senar e o Sebrae, que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também teve espaço durante os três dias da feira.
Lado social do Vitis Aurora 2022
Mais do que apresentar as novidades ligadas ao setor vitivinícola, o Vitis Aurora proporcionou, neste ano, a estreia da Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, um espaço destinado a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora. Sete mulheres estiveram representando o projeto MAE (Mulheres Aurora Empreendedoras) e a Associação dos Artesãos Aurora, expondo e vendendo desde joias até produtos coloniais.
O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Renê Tonello, reitera que essa foi uma iniciativa da organização do evento com o intuito de reforçar a importância do empreendedorismo feminino.
“É um estímulo para uma atividade complementar na propriedade familiar dos cooperados. Também foi uma forma de levar um pouco do que é produzido de forma artesanal e que já é comercializado junto à matriz para o público que visitou a feira”, explicou.
Tonello acrescenta que as novidades tecnológicas, a preocupação com o meio ambiente e com a maior rentabilidade das propriedades também são fatores de incentivo à continuidade dos jovens na viticultura.
“Hoje, tanto o filho do associado como outros jovens que estão na agricultura já veem essa atividade como um negócio, e ter essas informações para a melhoria da matéria-prima é fundamental para que permaneçam produzindo. Também considero importante o que foi apresentado para amenizar as perdas que acontecem por motivos climáticos, como a cobertura das parreiras, os sistemas de irrigação e o seguro agrícola”, mencionou.
O 6º Vitis Aurora contou com o apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização foi da Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
O Sescoop/RS conclui nesta sexta-feira (27/5) o primeiro curso com recursos do projeto de inovação da entidade, o Grupo Méliès. A Formação de Instrutor para Treinamento ocorre no formato online e contempla um total de 15 participantes, com representantes das cooperativas que integram o projeto-piloto do Méliès, a Cotrijal e a Cotripal.
O curso tem carga horária de 16 horas e tem como objetivos:
- Capacitar os participantes para elaborar, planejar e desenvolver treinamentos/palestras e aplicar conteúdos, utilizando de comunicação eficaz na apresentação;
- Preparar os participantes na condução de treinamentos no formato online;
- Apresentar aos participantes modernas técnicas de levantamento de necessidades para as ações de treinamento;
- Demonstrar dicas de como lidar com situações adversas utilizando técnicas de inteligência emocional;
- Compartilhar dicas valiosas para o desenvolvimento de conteúdos e organização das apresentações;
- Transmitir técnicas para controle da ansiedade em uma apresentação interna;
- Ampliar a confiança na exposição dos conteúdos tornando a apresentação mais atraente aos seus clientes;
- Aprimorar a habilidade de comunicação interpessoal;
- Orientar os participantes para maior flexibilidade na apresentação e fluidez de ideias;
- Fornecer dicas sobre avaliação dos resultados dos esforços investidos nos treinamentos.
A abertura do treinamento nessa quinta-feira (26/5) contou com a participação da assessora de Comunicação, Ana Bülow, e da analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, que destaca a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo.
Grupo de Inovação Méliès
O Grupo Méliès é um projeto de inovação criado dentro da entidade em setembro de 2020, que teve início junto às cooperativas Cotrijal (com a união da Coagrisol) e Cotripal em 2021, como um projeto-piloto. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada coop. Para isso, o grupo de inovação criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) através de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam.
O projeto Méliès segue agora para uma segunda fase em que outras cooperativas podem participar caso tenham interesse. Para participar é muito simples, basta marcar uma agenda com a coordenadora do projeto, Ana Bülow, através do e-mail
Focado em fomentar a inovação, gerando benefícios aos seus processos, produtos e colaboradores, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, fechou parceria com a 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do País. O foco do projeto é reforçar a interação do Sicredi com o ecossistema de inovação por meio da criação de desafios às startups e, ao mesmo tempo, promover a capacitação dos seus colaboradores sobre o tema.
A iniciativa tem como base a utilização da Plataforma de Conexão da 100 Open, por meio do qual será realizada a interação entre Sicredi e startups. Na plataforma, colaboradores das estruturas que compõem o Sicredi em todo Brasil poderão cadastrar desafios de negócio ou processos e eles serão integrados a um sistema de conexão com startups, possibilitando às empresas interessadas realizar a inscrição de soluções. No Portal também será realizado o fluxo de comunicação entre colaboradores do Sicredi e startups, com o objetivo de conectá-los para feedback, aconselhamento e mentoria durante o processo.
A qualificação dos colaboradores será realizada por meio de uma jornada de imersão no programa da 100 Open chamado Programa de Mentoria 100-10-1, que terá duração de um ano e será dividida em três etapas de engajamento. Na primeira etapa o objetivo é conhecer o ecossistema e avaliar o potencial de pelo menos 100 startups relevantes para o perfil do colaborador participante, a segunda é testar suas habilidades, oferecendo conselhos para as classificadas como de alto potencial e a terceira é desenvolver um relacionamento mais profundo como mentor de startups.
“O grande diferencial é que o Sicredi é uma instituição cooperativa de atuação nacional e um dos desafios é a formação das pessoas para que todos tenham habilidades para extrair valor por meio da open innovation. Tem sido um trabalho pautado na democratização da inovação aberta e esse cuidado reflete a importância da capacitação para uma reputação positiva no ecossistema de inovação", comenta o head de Comercial e Atendimento da 100 Open Startups, Daniel Vasserman.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
A Cooperativa Dália Alimentos lançou oficialmente a programação alusiva à comemoração de seus 75 anos, na casa Le Chiavi, localizada na Lagoa Garibaldi em Encantado. O evento ocorreu no dia 13 de maio e contou com a participação do Presidente do Conselho, conselheiros, gerentes e a imprensa local e estadual, especialmente convidada.
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou as ações para marcar os 75 anos da Dália, que iniciaram ainda no mês de março com a edição da Copa Dália de Beach Tennis.
Queijaria
No dia 10 de junho, está prevista a inauguração da queijaria Dália, localizada na unidade do bairro Aimoré em Arroio do Meio. “Vamos aumentar nosso portfólio de produtos, por isso inicialmente serão cinco tipos de queijos fabricados com uma tecnologia altamente sofisticada”, relata o presidente. Atualmente, a unidade produz nata e armazena leite e os equipamentos, que começaram a ser instalados no ano passado, totalizando o investimento de 14 milhões de reais. A capacidade máxima da queijaria deve chegar a 12 toneladas por dia.
Concurso Cultural
Já no âmbito social, a Dália está promovendo um Concurso Cultural em dez municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo, num total de 145 escolas públicas municipais participantes. O objetivo é estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a história da cooperativa para crianças entre 3 e 12 anos de idade. O Regulamento do Concurso Cultural que tem como fio condutor: “75 anos Cooperativa Dália: o que ela representa para o nosso município?”, contempla crianças de 3 a 5 anos.
Jantar comemorativo
No aniversário da cooperativa, no dia 15 de junho, haverá um jantar no Clube Comercial em Encantado com a entrega de premiações do Concurso Cultural e do Troféu Dália.
Encontro de Mulheres
O tradicional Encontro de Mulheres ocorrerá no dia 22 de junho, o qual, devido à pandemia, tem um hiato de dois anos no formato presencial. Nesta edição o tema será “O Encontro da Felicidade” e, nas edições anteriores, as palestras costumavam reunir 600 pessoas, porém, nos últimos dois anos, a programação ocorreu de forma virtual.
Reedição da Escola do Leite
O programa Escola do Leite, implantado em 2014, sempre foi realizado de forma itinerante, onde o furgão da Dália visitava as propriedades rurais das oito macrorregiões de atuação, deverá ter aulas disponíveis em plataforma online a partir do mês que vem. As atividades presenciais haviam sido suspensas em 2019 em decorrência da pandemia e as aulas foram adaptadas em módulos e organizadas em parceria com o Colégio Teutônia.
Segunda edição do livro
A segunda edição do livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, escrito em comemoração aos 70 anos da Dália por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Três Tempos, na Serra Gaúcha.
Homenagem do ICI
Também em junho, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) está organizando uma homenagem à Dália. Conforme Piccinini, o programa Criança Dália destina ao ICI, mensalmente, uma parcela do valor de cada caixinha de leite comercializado. Desde 2016, quando o Selo “leãozinho” do ICI foi afixado nas caixinhas de leite Dália que já foi repassado o valor cerca de R$ 1,1 milhão à entidade.
Campanha Dália 75
Conforme o supervisor Nei Barzotto, a campanha de divulgação tem como tema: “Este é apenas o começo” que representa um ciclo de crescimento. “Esse enunciado converge com o próprio logo da Dália, que mostra uma elipse com seu início pequeno, mas vai ampliando, passando num círculo menor e que recomeça novamente. Esses elementos representam a Dália hoje que busca constantemente o desenvolvimento”, afirma Nei.
Fonte: Dália Alimentos
Na quarta-feira, dia 25 de maio, durante todo o dia, tendo por local a Afeco, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos funcionários da Cooperativa – AAS realizaram uma ação alusiva ao Dia C de Cooperar para este ano. O Dia de Bem Estar teve programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Pela manhã, participaram escolas de Espumoso e à tarde participou a comunidade em geral, que para ingressar no local do evento doou um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente às entidades carentes do município.
Os assuntos abordados foram os seguintes: “Trabalhe com qualidade de vida, com o Dr. Cláudio Ivar Steffens. Foram passadas orientações gerais básicas sobre: hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicerídios. “Orientação de higiene bucal”, com a Cirurgiã Dentista Fabíula Garaffa. Foram prestadas informações acerca dos cuidados com a saúde bucal e a sua importância que fazem a diferença quando se fala em qualidade de vida; “Você não pode melhorar sua saúde até não melhorar a alimentação” – Nutricionista Brianne Migotto. Foi realizada avaliação Corporal através do IMC (relação: peso, altura e idade); “Cuidar da saúde física, influencia na sua qualidade de vida”, com o Fsioterapeuta e Osteopata Gustavo Dillscneider, onde também foram passadas técnicas de manipulação e mobilização em geral; “O movimento é um dos principais pilares para a saúde.” – Fisioterapeuta Ana Paula Míssio. Orientações para postura correta em todas as atividades da vida diária, como: sentar em frente ao computador, assistir TV, celular, entre outros; “Vida saudável em harmonia com a Natureza.” – Terapeuta Corporal e Holística Márcia Dickel Weber, com demonstrações de Massagem e Acupressão em pontos estratégicos e “Amor próprio e autocuidado melhora a autoestima e assim sua vida”. A Consultora de Beleza da Mary Kay, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem profissional para o dia-a-dia.
Fátima Durigon, analista de Recursos Humanos da Cotriel frisou que a cooperação está sempre muito presente em todas as ações da Cooperativa. Já a primeira-dama e secretária de saúde de Espumoso, Marileisa Valandro afirmou que a parceria do setor privado com o público fortalece ações de saúde e bem estar e melhora a saúde da população. Por fim, a assessora administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava destacou o bom número de escolas e comunidade, que puderam ter uma contrapartida da Cooperativa, oferecendo desde dicas de saúde até de beleza de forma gratuita e ajudando a população a se cuidar em todos os sentidos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
A nova ferramenta batizada de Buscador Invest, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) e a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) está aberta para o cadastramento de empresas e investidores. A plataforma disponibiliza aos usuários oportunidades de negócios no Estado de acordo com o perfil e o objetivo de cada empreendimento. O acesso ao sistema é gratuito.
Pensado a partir de um conceito de navegação intuitiva, podem se cadastrar pessoas jurídicas (CNPJ) ou físicas (CPF) a partir do preenchimento de um formulário com os dados solicitados e selecionar os filtros de busca para localizar a empresa do ramo que deseja para comprar ou vender produtos e serviços. A ferramenta ainda analisa perfis de investimento direto e cruza dados de empresas que buscam investidores e pessoas, empresas ou fundos de investimento interessados em aportar capital.
Nos resultados da busca aparecerão os perfis relacionados aos filtros aplicados, com fotos e contatos. Há a possibilidade de curtir o perfil encontrado, o que fará com que ele fique entre os favoritos e possa ser acessado de forma rápida e fácil. Todos os dados que complementam o perfil, assim como os filtros escolhidos podem ser alterados a qualquer momento.
O objetivo do Buscador InvestRS é de facilitar o encontro entre compradores e vendedores de insumos, por exemplo, permitido agilidade na escolha de fornecedores e contribuindo, ainda, com processos de pesquisa de mercado e de preços para planos de negócios.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a nova plataforma também será capaz de encurtar distâncias entre quem quer investir em empresas gaúchas e empreendimentos em busca de investidores. Outra vantagem da plataforma é facilitar a ampliação dos benefícios fiscais dos projetos incentivados pelo Fundopem, uma vez que a compra de insumos produzidos no Estado aumenta o benefício.
Para mais informações acesse o Portal InvestRS: https://buscador.investrs.rs.gov.br/invest-web/.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento do RS
Especialistas projetam que 2022 ainda será difícil para a economia brasileira, um ano de desaceleração, de cenário incerto atrelado a fatores como câmbio, taxa de juros, inflação, estiagem, eleições e os reflexos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia. As cadeias produtivas ligadas ao agronegócio também seguem atentas aos impactos do alto custo de produção, em especial dos grãos (milho e farelo de soja), principais ingredientes na composição da nutrição animal. Cooperativas que trabalham com a agregação de valor à matéria-prima oriunda do campo, produtores rurais e indústrias de transformação de alimentos inseridas nesse contexto sentem as consequências dessa realidade.
Atenta a isso, a Languiru adota a estratégia de investir no parque industrial e na ampliação da rede de varejo, vislumbrando novas oportunidades com o incremento do seu mix de produtos e a instalação de unidades de supermercado e lojas Agrocenter. “Parece contraditório estarmos investindo nesse momento, mas é necessário para que a Languiru faça frente à concorrência e ao cenário de dificuldade, especialmente no segmento das carnes”, frisa o presidente Dirceu Bayer.
A Languiru busca ampliar seu mix de produtos lácteos e cortes nobres nos segmentos de aves, suínos e bovinos, com agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados. “Os hábitos dos consumidores mudaram. Nos preocupamos com a oscilação de mercado, mas projetamos que os investimentos realizados nos darão resultado já no exercício de 2022. Trabalhar com planejamento e estratégias é fundamental, especialmente no segmento do agronegócio em que a Languiru está inserida”, justifica.
Novo momento
Investimentos que somam mais de R$ 125 milhões marcam um novo momento para a Cooperativa. “Os produtos industrializados passam por momento mais favorável, mas mudar essa matriz produtiva na indústria não acontece ‘do dia para a noite’. Estamos investindo em máquinas, tecnologia e estrutura física”, destaca Bayer.
Conforme o presidente da Languiru, todos esses investimentos irão proporcionar acréscimo de R$ 450 milhões aos atuais R$ 2,7 bilhões de faturamento bruto projetados pela Languiru no exercício de 2022. Além disso, ainda representam a geração de 350 empregos.
Aves
No segmento avícola, serão cerca de R$ 20 milhões aplicados no Frigorífico de Aves, em Westfália. A primeira etapa da ampliação da sala de cortes já foi finalizada, o que possibilita o incremento de 20% no volume de frango cortado/hora. A instalação de novas máquinas também amplia a desossa de peito, que passa de 2,2 mil para 6,6 mil/hora.
Uma segunda etapa considera investimentos em esteira de cortes e instalação de túnel de congelamento rápido para industrialização de peças individuais (IQF), com previsão de conclusão no mês de maio. Um desses novos produtos é o Soltinho, cortes de frango congelados um a um (coxa, sobrecoxa, filé de peito em tiras e meio das asas), que facilitam o seu fracionamento para o preparo.
A terceira etapa, com previsão de conclusão no mês de julho, terá a ampliação do setor de cortes, duplicando a sala de produção, o que permitirá que 100% da matéria-prima seja processada. “Antes da pandemia trabalhávamos muito com a comercialização de frangos inteiros, mas hoje são os cortes que possibilitam agregação de valor aos produtos Languiru nas gôndolas dos supermercados”, exemplifica Bayer.
Suínos
No Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, o investimento total neste momento é de aproximadamente R$ 20 milhões. A primeira etapa a ser concluída trata da peletização automática e ampliação da estrutura física disponível ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Outros R$ 20 milhões estão previstos para ampliação do setor de industrializados e vestiários. “Assim como na avicultura, esse investimento nos possibilitará reduzir a dependência da comercialização de carcaças, focando na oferta de produtos industrializados e cortes nobres, opção mais rentável para o segmento”, justifica, destacando que os novos produtos suínos devem chegar ao mercado consumidor no segundo semestre.
A partir disso, a Languiru estima produção superior a 100 toneladas/dia de produtos suínos, entre eles linguiça frescal e cozida (tipo calabresa), defumados (bacon e costela), temperados, mortadela, presunto e apresuntado.
Laticínios
No mês de junho a Cooperativa planeja finalizar a instalação de nova caldeira na Indústria de Laticínios, em Teutônia, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também mantém o projeto de estudo de instalação de queijaria ao longo dos exercícios de 2022 e 2023, anexa à unidade industrial. O investimento será de mais de R$ 30 milhões, em prédio com cerca de 780m². A capacidade inicial de processamento será de 200 mil litros/dia, dando origem a queijos tradicionais (muçarela, prato, colonial, requeijão e queijo coalho). “É uma grande obra que simboliza a agregação de valor ao leite produzido nas propriedades rurais dos nossos associados”, valoriza o presidente.
Bovinos de corte
As instalações do novo Frigorífico de Bovinos, em Teutônia, devem receber investimento de R$ 12 milhões. Serão cerca de 540m² de ampliação da estrutura física, com ajustes na sala de desossa, câmaras frias e túnel de congelamento. Os investimentos contemplam também a possibilidade de abate de matrizes suínas e de vacas leiteiras em fim de idade produtiva.
“A Languiru sempre enxerga possibilidades futuras, realizando investimentos para que possamos nos apresentar de uma maneira diferente ao mercado consumidor, com novos produtos de valor agregado”, frisa Bayer.
Varejo
A estrutura varejista da Languiru, além de inovar para prospectar cada vez mais clientes, continuamente busca atender as necessidades e demandas do quadro social, estando mais próxima dos associados. Além disso, a expansão também é responsável pela projeção da marca.
“Diversos municípios têm pleiteado a instalação de supermercados e lojas Agrocenter”, destaca o presidente, mencionando a expansão da Languiru, ainda em 2022, para Rio Pardo, com a instalação de loja agropecuária. O investimento estimado é de R$ 2,5 milhões, com prédio de 2,5 mil metros quadrados compreendendo área de vendas, depósito, depósito de defensivos agrícolas e área de exposição de máquinas.
Com investimento de R$ 12,5 milhões, em breve também devem iniciar as obras de construção de Supermercado Languiru e loja Agrocenter em Westfália, com mais de 4,1 mil metros quadrados e amplo estacionamento.
O planejamento do varejo ainda prevê a abertura de Farmácia junto ao Supermercado Languiru 1 no Bairro Canabarro, em Teutônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Crédito da foto: Construtora Vincere/Reprodução
Em uma mobilização inédita, a Comissão de Cooperativismo congregou cooperativas com importante atuação na região de Santa Rosa para oferecer diferenciais a quem visita a Fenasoja 2022, que segue até o próximo dia 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa. A união de esforços entre Cotrirosa, Coopermil, Cooperluz, Cooperconcórdia, Sicredi, Cresol, CCGL, com apoio e participação do Sescoop/RS, permite que se fortaleça o espírito cooperativista e a intercooperação, representadas em diversas ações que podem ser visualizadas junto ao Pavilhão da Pecuária e no espaço onde tradicionalmente ficava a Casa do Leite.
Com o objetivo de dar visibilidade à força e ao perfil agropecuário da região Fronteira Noroeste, no Pavilhão da Pecuária, as equipes técnicas da Cotrirosa e da Coopermil viabilizaram junto a seus associados a vinda de 87 animais, sendo 57 novilhas e 30 gados de corte.
As cooperativas integrantes da Comissão, coordenada pelo presidente Marcos Servat, mobilizaram-se também em uma ampla programação a ser realizada junto ao espaço onde em outras edições ficava a Casa do Leite, agora Espaço do Cooperativismo. Nesse sábado (30/4), às 15h30, ocorreu coquetel cooperativista; no domingo (1º/5), às 9h, foi a vez da robótica educacional e às 14h da robótica cooperativista; nesta segunda-feira (2/5), às 14h, acontece palestra sobre disrupção e inovação; na terça-feira (3/5) e na quarta-feira (4/5), às 14h, palestra sobre a continuidade na propriedade rural; na quinta-feira (5/5), às 14h, encontro de RHs de cooperativas do Rio Grande do Sul, e às 18h, ato de fundação da Cooperall; na sexta-feira (6/5), às 18h30, formatura dos assessorados no Agromove; e no sábado (7/5), às 14h, Dia da Criança Cooperação.
Na manhã desta segunda-feira (2/5) e às 9h da próxima quinta-feira (5/5) haverá programação especial para crianças através da inserção no Projeto Ponta do Lápis e da Mesadinha e sua Turma.
A data de 6 de maio será marcada pela programação especial do Dia C, quando ocorre a entrega de 500 mudas de árvores aos expositores da feira, a partir das 10h.
Fonte: Fenasoja
A SmartCoop, uma plataforma digital onde as cooperativas agregam suas demandas, completa um ano de existência com números importantes. Atualmente, possui mais de cinco mil usuários ativos, 19 mil cadastrados, e que abrangem uma área cultivada em torno de 723 mil hectares. Praticamente 850 técnicos das cooperativas estão dentro da plataforma que hoje consegue trabalhar com todo o manejo da propriedade.
O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, avalia que a plataforma vem evoluindo de forma positiva. “Trata-se de um processo contínuo, sempre em construção, e este primeiro ano foi o melhor possível”, afirma. Segundo o dirigente, existem hoje grandes plataformas digitais e enormes desafios. “Nós temos um mundo altamente competitivo e é por isso que criamos o SmartCoop, para que as cooperativas, seus associados, colaboradores, ganhem ainda mais competitividade do que já possuem”, destaca.
Pires coloca, ainda, que a percepção da SmartCoop em cada cooperativa acontece de uma maneira diferente. Ressalta que existem vários ângulos de atuação da ferramenta e os da assistência técnica e informação são muito importantes. “Desde o início, levamos a SmartCoop por essa forma de uma comunicação 24 horas que o associado tem com a sua cooperativa, com o seu técnico. E, hoje, também entendemos essa ferramenta como instrumento de dar competitividade às cooperativas, com ações conjuntas através de uma plataforma eficiente e ágil”, conclui.
Segundo Guillermo Dawson Júnior, superintendente da CCGL e coordenador da SmartCoop, hoje quem utiliza a plataforma tem em suas mãos o que há de mais moderno em termos de agricultura 4.0, onde, por exemplo, uma estação meteorológica coloca seus dados na nuvem que vão direto para o smartphone do produtor. “Ele consegue trabalhar com imagens de satélite, previsão do tempo e manejos identificando os melhores momentos para fazer ou não uma aplicação fitossanitária, além de acompanhar a sua produtividade”, ressalta.
Dawson coloca, ainda, que a plataforma digital também viabiliza toda a comercialização do produto agrícola do associado e possibilita que as cooperativas possam comprar em conjunto. “Isso está de fato acontecendo e durante esse um ano as cooperativas aprenderam muito em como trabalhar em conjunto”, pontua, destacando que um item relevante citado por todos os atores do processo é a elevada importância da confiança no processo de desenvolvimento da SmartCoop. “Trata-se de um ponto fundamental no momento em que os dirigentes das cooperativas decidiram estrategicamente fazer esse processo em conjunto”, afirma.
O coordenador da SmartCoop lembra que a ferramenta nasceu de um projeto acadêmico, uma tese de doutorado sua na Unisinos, e que foi considerada importante pelo presidente da FecoAgro/RS para levar às cooperativas. Enfatiza que ainda há muito por ser feito, mas foi dado o primeiro passo. "Atualmente um número significativo de cooperativas continuam desenvolvendo o trabalho, outras ainda estão se adaptando à nova visão digital, mas o importante é que o produtor de qualquer cooperativa do Rio Grande do Sul tem acesso agora a uma das mais modernas e talvez a mais completa plataforma digital do agro e que estará em constante melhoria. Hoje nós temos 12 cooperativas com mais de 200 usuários ativos na SmartCoop e, destas, três têm mais de 500 usuários ativos na SmartCoop”, observa.
Fonte: Assessoria de Comunicação FecoAgro/RS
O Programa Conexão com Startups realizou reuniões com cooperativas e startups, nessa segunda-feira (11), para apresentação dos projetos pilotos e resultados alcançados. Este foi o encerramento da primeira edição do projeto, focado na intercooperação, que selecionou desafios de seis cooperativas para propor soluções inovadoras e capazes de serem replicadas no futuro. Os projetos pilotos desenvolvidos atenderam provocações propostas pelo Sistema OCB, FetransCoop, Sicoob Paulista (e coops integradas), Uniodonto, Central Ailos e Central Sicoob ES.
O Sistema OCB precisava conectar dados, informações em rede única e intuitiva de comunicação. Em parceria com a Colaborativa, aprimorou a ferramenta de comunicação interna para facilitar o controle e a rastreabilidade de dados a partir de um fluxo mais organizado de informações.
O desafio da Federação Nacional das Cooperativas de Transporte (FetransCoop) era ter uma atuação mais competitiva no mercado com um modelo capaz de atender o consumidor do transporte de cargas. A startup GoFlux potencializou um aplicativo mobile já existente para a gestão de frete que fornece identidade nacional, capilaridade, competitividade, sustentabilidade, intercooperação, redução de cursos e maximização de resultados em nível nacional.
A Uniodonto buscava de uma agenda eletrônica unificada e informações em tempo real? para atender efetivamente seus pacientes. A Magma Digital desenvolveu um sistema web e mobile para reduzir as dificuldades no agendamento de consultas e exames. A Uniodonto agora tem uma interface com boa navegabilidade para o acompanhamento, em tempo real, do status da solicitação de consultas, disponibilidade de profissionais e horários para agendamento dos atendimentos e exames médicos.
Resolver os gargalos na gestão de ações sociais foram os desafios apresentados pelas centrais Ailos e a Sicoob ES. Para isso, a Bússula Social aperfeiçoou a plataforma de registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. Com as alterações realizadas, agora o sistema proporciona rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Já Central Sicoob Paulista e suas cooperativas Sicoob Credicocapec e Sicoob Coopecredi precisavam de uma solução voltada a aprimorar a pesquisa de satisfação e relacionamento com associados e cooperados. A startup Solux resolveu o problema otimizando o sistema que já existia para permitir uma avaliação mais efetiva dos serviços prestados.
Todas as cooperativas deram continuidade aos projetos, com exceção da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecoerms), que tinha por objetivo organizar e validar os dados de associados e de clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e declinou a proposta apresentada. O motivo foi o alto custo do serviço de coleta, tratamento e gestão de dados (texto e imagem) acrescentada ao processo de “aceite”, com integração do WhatsApp. A Federação continua, assim, estudando como solucionar o problema.
InovaCoop Conexão com Startups
O programa busca conectar as cooperativas com as startups por meio da resolução de problemas com soluções inovadoras. Na primeira etapa, as participantes conhecem os desafios e podem se inscrever para resolvê-los. Em seguida, é feita a triagem das startups. As selecionadas se apresentam e as melhores soluções são escolhidas para seguir para a fase de parceria com as coops.
Concluído o processo seletivo, inicia-se a execução do projeto piloto, que conta com um período de imersão entre startup e cooperativa, fase em que também é firmado o contrato para prestação de serviços. Por fim, é realizada reunião de avaliação de resultados do piloto e possível parceria comercial.
A segunda edição do programa, focada no Ramo Agro, já está em andamento. As soluções procuradas envolvem sistemas de logística, de estimativa de produção, de precificação, de controle da demanda/oferta e de fracionamento de produtos. Os desafios selecionados são das cooperativas Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS). Para saber mais sobre o programa acesse: https://inova.coop.br/conexao
Fonte: Sistema OCB
“Este livro é fruto de um trabalho intenso focado em mostrar caminhos para que nossas atividades estejam sempre um passo à frente na missão de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com as melhores oportunidades para todos. Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Desejo que esta publicação seja não só em uma fonte de consulta e de referência, mas num convite a assumirmos atitudes ousadas e inovadoras em nosso dia a dia.” A afirmação do presidente Márcio Lopes de Freitas faz referência ao livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop lançado pelo Sistema OCB esta semana. A obra busca promover inovações dentro do universo das cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas ou em andamento.
“Inovar não significa criar sistemas totalmente novos, mas descobrir um jeito diferente de fazer as coisas, de forma mais simples e eficaz, com redução de custos e ganho de produtividade. As transformações não acontecem somente com métodos e ferramentas, mas também por meio das nossas atitudes diante dos desafios da atualidade”, destaca o presidente.
O livro conta com seis capítulos que introduzem o tema, passam por metodologias e estratégias e finaliza com tendências para o futuro próximo. Segundo dados da publicação, oito em cada dez cooperativas brasileiras (84%) consideram a inovação fundamental e já incluíram o tema no planejamento estratégico de suas organizações.
Um dos destaques da publicação é o uso de realidade aumentada para oferecer uma experiência única: a personagem Eliza se projeta nas páginas e fala com o leitor por meio de QR Code. Eliza, por sinal, é uma homenagem à única mulher entre os pioneiros de Rochdale, Eliza Brierley.
Em cada capítulo há ainda o exemplo de um case de sucesso, além de artigos de especialistas que são referências no ecossistema de inovação brasileiro: Martha Gabriel, Arthur Igreja, Jacson Fressatto, Samyra Ribeiro, Eduardo Damião e Mário De Conto. Para complementar, a publicação encerra com um dicionário completo, com os principais verbetes e conceitos relacionados ao universo cooperativo.
Impressos, os livros estão sendo distribuídos para todas as coops regulares no Sistema OCB e parceiros institucionais.
Concurso Cultural
Para outros interessados em adquirir uma cópia do livro, o Sistema OCB promove a partir desta sexta-feira (1º), um concurso cultural nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Para participar, basta completar a frase: "Inovação está no DNA coop porque...”. Os autores das 15 melhores frases serão contemplados com um exemplar.
Fonte: Sistema OCB
A CCGL, aliada a Rede Técnica Cooperativa (RTC), incluiu, no primeiro semestre de 2022, um novo setor à Unidade de Pesquisa e Tecnologia, o de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). A nova linha de pesquisa focará na maximização do potencial da pecuária de leite e de corte e na sua integração com a lavoura, buscando elevar ao máximo a eficiência dos sistemas de produção através de interações sinérgicas entre os componentes agrícola e animal, para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador do novo setor, Eng. Agr. Dr. Pedro Albuquerque Nunes, os sistemas integrados têm sido reconhecidos internacionalmente como uma alternativa para a intensificação e diversificação sustentável dos sistemas de produção, que nas últimas décadas passaram por um processo de especialização e simplificação biológica. – Ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a integração entre sistemas agrícolas possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado, desde que ocorra de forma ordenada (planejada) e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas. Por este motivo, a temática dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são, atualmente, objeto de estudo nas mais renomadas instituições de pesquisa do mundo – completa Pedro.
A CCGL, através da RTC e junto com as cooperativas associadas busca avançar progressivamente em pesquisas agrícolas capazes de contribuir para aumentar a produtividade e a rentabilidade nas propriedades rurais. Este olhar sobre sistemas integrados de produção é chave para a agricultura do futuro e deste modo, a CCGL e a RTC se colocam na frente da geração de conhecimento, com vistas a subsidiar as cooperativas e os produtores para a agricultura do futuro. Buscar a intensificação sustentável de sistemas agrícolas é um dos objetivos do setor. Além disso, por meio do sinergismo em pesquisas junto ao Tambo Experimental da CCGL, onde são desenvolvidos estudos com plantas forrageiras, manejo de pastagens e produção de leite, o setor focará na maximização da produção pecuária com vistas ao leite e agora, também a carne.
A Unidade de Pesquisa e Tecnologia da CCGL conta ainda com os setores de Manejo de Culturas, Manejo e conservação do Solo, Fertilidade do solo e nutrição de plantas, Manejo de Plantas Daninhas, Entomologia, Fitopatologia além de parceria junto a plataforma Smartcoop, com foco em agricultura digital. Para a prestação de serviço, a unidade também disponibiliza a todos os produtores laboratórios de solos e sementes.
Fonte: Assessoria de Comunicação CCGL
Desembarcou neste final de semana, em Israel, comitiva de cooperativas do ramo saúde, para missão técnica que vai até o dia 31, numa iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
O grupo é composto, em sua maior parte, por representantes de Unimeds de todo o estado e da Uniodonto e vai com o objetivo de conhecer iniciativas inovadoras e boas práticas em saúde naquela que pode ser considerada uma das nações mais inovadoras do mundo.
Além de contar com programa de visitas e capacitações desenvolvido pela empresa Startse, a missão prevê visitas a startups de inteligência artificial, institutos de pesquisa, uma universidade e um hospital.
A expectativa é trazer, na bagagem, ideias e conhecimentos que possam ser implementados aqui.
Sobre Israel
O país com cerca de 9 milhões de habitantes concentra a maior média de startups e empresas de tecnologia por pessoa, cerca de uma startup a cada 1.400 israelenses. Além das startups, Israel conta com renomadas instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem inovação em diversos segmentos – da biotecnologia à segurança cibernética, dos equipamentos médicos às tecnologias sustentáveis.
Como objetivo geral, a missão visa possibilitar aprendizados e experiências no ecossistema de inovação de Israel aos dirigentes e gestores das cooperativas de Saúde do Rio Grande do Sul, para que promovam o fortalecimento de ações de inovação nas suas cooperativas.
Além da missão, o programa envolve um seminário posterior à viagem, organizado pela Escoop, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.
Investir na capacitação de cooperados e colaboradores impacta diretamente na gestão e nos resultados das cooperativas. E para fazer isso de forma eficaz, com alcance nacional, o Sistema OCB criou a plataforma CapacitaCoop. Por meio dela, qualquer pessoa vinculada a uma cooperativa pode acessar os cursos gratuitamente e à distância, independentemente da localidade onde esteja.
Segundo dados do Sistema OCB, a plataforma conta com quase 25 mil inscritos, de todas as regiões do Brasil, e soma mais de 13,9 mil certificados emitidos em seus 60 cursos disponíveis, com as mais diversas temáticas, todos focados em melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas. As áreas abordadas vão desde gestão e inovação, até exportação e compras públicas. Alguns cursos foram elaborados em parceria com outras instituições, como o Banco Central e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com a avaliação feita ao final de cada curso, o índice de satisfação dos alunos é de 87%.
Outra característica a ser destacada é a autonomia que a CapacitaCoop oferece aos alunos. Os cursos são auto-instrucionais e não necessitam do acompanhamento de tutor, o que não gera a rotina de aulas pré-estabelecidas. Isso proporciona mobilidade para que os alunos possam escolher o melhor momento para iniciar o curso e acessar os conteúdos de acordo com o seu tempo e disponibilidade.
Os interessados podem fazer a maioria dos cursos de forma livre, com algumas exceções em que se exige a comprovação de registro regular e ativo no Sistema OCB. Além disso, todos os cursos possuem certificado de conclusão, que pode ser emitido diretamente na plataforma ao final de todas as etapas de aprendizagem.
Todo o processo na plataforma é intuitivo e o usuário encontra informações detalhadas sobre carga horária, conteúdo programático, objetivo e público-alvo nas descrições de cada curso. Além disso, na CapacitaCoop os alunos também encontram uma biblioteca com publicações e vídeos diversos. Caso necessitem de suporte técnico, é possível solicitar pelo e-mail:
Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos na plataforma:
Cursos Disponíveis | Acesso | Carga Horária | |
1 | A Importância da Gestão – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
2 | Agricultura Familiar nas Compras Públicas | Regulares | 4 |
3 | Apresentações Poderosas | Regulares | 5 |
4 | Assembleia Geral na Prática | Geral | 4 |
5 | Assembleias Semipresenciais e Digitais | Geral | 4 |
6 | Atendimento às Partes Interessadas – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 3 |
7 | Avaliação da Gestão – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
8 | Avaliação da Governança – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 5 |
9 | Cadeia de Valor – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
10 | Comunicação e Pensamento Crítico – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
11 | Contabilidade de Cooperativa – Contadores | Geral | 14 |
12 | Contabilidade de Cooperativa – Dirigentes | Geral | 14 |
13 | Cooperativismo – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
14 | Cooperativismo de Plataforma | Regulares | 4 |
15 | Cooperativismo e Agenda Mundial | Geral | 12 |
16 | Cooperativismo Primeiras Lições | Geral | 4 |
17 | Criatividade e Inovação – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
18 | Design de Carreira – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
19 | Direito e Legislação – Conselho de Administração | Geral | 6 |
20 | Elaboração e Gestão de Projetos de Responsabildiade Socioambiental com Foco nos ODS | Geral | 11 |
21 | Entendendo a Sociedade Cooperativa | Geral | 10 |
22 | Eu e o meu Dinheiro | Geral | 10 |
23 | Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão – Conselho Administrativo | Geral | 14 |
24 | Formação de Conselheiros Fiscais para Sociedades Cooperativas | Geral | 6 |
25 | Gerenciamento de Projetos – Universitário Cooperativo | Geral | 16 |
26 | Gestão da Mudança | Regulares | 5 |
27 | Gestão de Finanças Pessoais | Geral | 20 |
28 | Gestão de Pessoas – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
29 | Gestão de Resultados – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 5 |
30 | Gestão de RH para Cooperativas | Geral | 4 |
31 | Gestão do Conhecimento e Informação – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 3 |
32 | Gestão Estratégica de Cooperativas – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
33 | Gestão Orientada para Resultados – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
34 | Governança Cooperativa – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
35 | Governança Cooperativa – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
36 | Governança Cooperativa – Princípios e Boas Práticas | Geral | 4 |
37 | Inovação Primeiros Passos | Regulares | 3 |
38 | Inteligência Socioemocional – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
39 | Introdução à Agenda 2030 – ODS | Geral | 8 |
40 | Introdução ao Design Thinking | Regulares | 3 |
41 | Liderança – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
42 | Mentalidade Ágil | Regulares | 4 |
43 | Métodos Ágeis | Regulares | 3,5 |
44 | Modelo de Negócios – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 8 |
45 | Neurociência | Regulares | 4 |
46 | Núcleos e Comitês – Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social | Geral | 8 |
47 | O Jeito Coop de Ser Feliz | Geral | 8 |
48 | ODS e o Cooperativismo de Crédito | Geral | 10 |
49 | Pesquisador de Tendências | Regulares | 4 |
50 | Pitch | Regulares | 3,5 |
51 | Planejamento Estratégico – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
52 | Práticas de Negociação – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
53 | Preparatório CPA 10 | Regulares | 20 |
54 | Primeira Exportação | Regulares | 12 |
55 | Resolução de Problemas Complexos | Regulares | 3 |
56 | Transformação Digital | Regulares | 3,5 |
57 | Tributação de Cooperativas – Contadores | Geral | 14 |
58 | Tributação de Cooperativas – Dirigentes | Geral | 12 |
59 | Venda Mais | Regulares | 4 |
60 | Vender, Comprar, Ganhar | Regulares | 5 |
Para acessar a plataforma, fazer o cadastro e se inscrever nos cursos, acesse o link: www.capacita.coop.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Continuamente dedicada a promover a educação financeira e cooperativa, a Unicred acaba de lançar a Unicoop, sua Universidade Cooperativa. A plataforma, lançada em 2018 para treinamentos corporativos, foi reestruturada e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento dos colaboradores do Sistema Unicred.
Voltada para o desenvolvimento humano e profissional, a Unicoop tem como objetivo estimular a aprendizagem a partir de trilhas e categorias conectadas ao plano de carreira dos colaboradores da Unicred. A novidade atende a demandas crescentes de qualificação decorrentes do crescimento contínuo da Cooperativa que, em 2021, atingiu o resultado histórico de mais de R$ 400 milhões, revelando um aumento de notáveis 69% em relação ao ano de 2020.
Desenvolvida em parceria com a UOL Edtech, a Unicoop tem o conceito de educação fluída com foco no autodesenvolvimento, com a intenção de estimular o colaborador a ser protagonista de seu processo evolutivo de aprendizagem e fomento profissional. Com mais de 150 cursos disponíveis, a plataforma educacional possui um layout moderno e de fácil navegação, incluindo a utilização por dispositivos portáteis como smartphones, a partir de um aplicativo móvel.
Para a gerente de Gestão de Pessoas da Unicred do Brasil, Giovanna Nunez, a Unicoop foi desenvolvida para oportunizar diferentes formas de aprendizagem. “Nossa intenção é de que o usuário seja o protagonista do seu autodesenvolvimento. A cultura de aprendizagem contínua é fundamental para a evolução profissional, porque não há crescimento sem inovação, e, para poder inovar, a busca por conhecimento precisa ser constante”, revela.
A apresentação da Unicoop foi feita em um evento interno para colaboradores no dia 8 de março, estimulando a proposta do aprendizado contínuo a partir de uma palestra do escritor e consultor Conrado Schlochauer, referência em cultura de aprendizagem no Brasil. Desde então, os mais de 3.000 colaboradores do Sistema Unicred já contam com a possibilidade de ampliar suas perspectivas a partir da plataforma exclusiva.
A Unicoop tem ainda como objetivo, a médio prazo, expandir o acesso para cooperados e parceiros Unicred, que passarão a poder utilizar a plataforma de aprendizagem digital com conteúdos voltados ao cooperativismo e educação financeira, assim como diversos outros temas, para impulsionar o crescimento de seus negócios. A Universidade Cooperativa nasce com o propósito de ampliar ainda mais as ações da Unicred em promover espaços de educação como ferramenta estratégica de crescimento para colaboradores, cooperados, parceiros e toda a comunidade.
Segundo o diretor executivo da Unicred do Brasil, Vladimir Duarte, a Unicoop representa um novo capítulo na cultura da cooperativa. “Com a Unicoop, estamos desenvolvendo objetivos estratégicos dos próximos anos, que incluem a entrega de soluções para impulsionar ainda mais o crescimento do Sistema Unicred, de nossos colaboradores, cooperados, parceiros e, certamente, de nossa comunidade”, finaliza.
Para saber mais sobre a Unicoop – Universidade Cooperativa Unicred é possível acessar o site www.unicred.com.br/institucional/entidade/unicoop-
Sobre a Unicred do Brasil
O Sistema Unicred nasceu há 32 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, pois tem como missão ser um agente em busca do bem-estar social e econômico dos cooperados e da comunidade em que se integra. Oferece aos seus cooperados atendimento qualificado, e diversas soluções financeiras. Dentre os produtos e serviços estão: conta corrente, linhas de crédito e financiamentos, cartões, seguros, consórcio e previdência, entre outros. Tudo isso com as vantagens de ser uma cooperativa de Crédito. A principal delas é poder praticar uma taxa de juros justa, porque a instituição não visa o lucro e sim a prosperidade de todos envolvidos. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, 4 Centrais, 33 cooperativas, aproximadamente 307 Unidades de Negócios em 15 estados brasileiros e mais de 253 mil cooperados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred