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Bayer e FecoAgro/RS dão início à Academia de Jovens Líderes do Agro

Bayer e FecoAgro/RS dão início à Academia de Jovens Líderes do Agro

Com a participação de 42 jovens e 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, foi dada a largada para a primeira edição da Academia de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa da Bayer e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.

O primeiro encontro ocorreu recentemente de forma presencial no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Ao longo do curso, os jovens cooperativistas participarão de sessões com um time de especialistas que vão abordar temas relacionados à liderança, desenvolvimento de equipes, inovação e transformação digital. No total, serão três módulos com encontros virtuais ao longo do ano.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, desenvolver novas lideranças torna-se hoje condição essencial para a solução de desafios complexos que não se pode mais deixar de enfrentar. "A questão é se estamos à altura dos desafios atuais, onde os movimentos de transformação estão acontecendo de forma consistente ao redor do mundo. Entendemos que a colaboração entre empresas parceiras e cooperativas, como nesse curso, contribuirá de forma assertiva para esse enfrentamento", destaca.

Os jovens terão também uma mentoria para desenvolvimento e gestão de um projeto. Ao final, os grupos apresentarão estas propostas em uma banca formada por representantes da FecoAgro/RS e de representantes das cooperativas. O grupo do melhor projeto avaliado será premiado com uma visita à fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Foward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.

Fonte: AgroEffective

Certel Energia inaugura no dia 4 de agosto a primeira estação de recarga veicular em Lajeado 

Certel Energia inaugura no dia 4 de agosto a primeira estação de recarga veicular em Lajeado 

A Cooperativa Certel inaugura, na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, a primeira estação de recarga energética veicular de Lajeado. O posto de abastecimento está localizado na Avenida Benjamin Constant, no Bairro Montanha, junto ao seu ponto de atendimento. O evento inicia às 8h. Este é o segundo posto de energia da região. O primeiro está instalado junto à sede da Cooperativa, em Teutônia.

A instalação do novo eletroposto visa antecipar tendências, incentivar a adoção de energia limpa e acelerar a inovação na região. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, o vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi, descreve o serviço: “É uma tomada que estará disponível para a sociedade lajeadense abastecer seu carro elétrico de forma gratuita”.

A cooperativa já conta com o primeiro carro elétrico de sua frota e planeja ampliar continuamente suas políticas de sustentabilidade. Conforme Sechi, são necessárias cerca de oito horas para o abastecimento completo. E a bateria representa cerca de 70% do seu custo. “Hoje não é uma vantagem, mas é uma tendência”. Os modelos possuem alto custo para aquisição, mas baixo valor de manutenção. Segundo especialistas, em 2030 estima-se que 30% da frota veicular no mundo será composta por carros elétricos.

Fonte: Jornal A Hora

Livro da Sicredi Aliança RS/SC/ES destaca 40 anos da coop

Livro da Sicredi Aliança RS/SC/ES destaca 40 anos da coop

Com o lançamento do livro Sicredi Aliança RS/SC/ES - Uma História de Cooperação - Uma História de Prosperidade, na última segunda-feira, 25 de julho, a Cooperativa Sicredi Aliança, com sede em Marau (RS) e atuação em 46 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, encerra as comemorações alusivas aos seus 40 anos, transcorridos em 31 de agosto de 2021. Assinada pela escritora marauense, Roberta Bassani Federizzi, e pela diretora de Operações da Sicredi Aliança, Lucia Maria dos Santos Magnan, a publicação apresenta os principais acontecimentos da trajetória da cooperativa, com imagens e depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da instituição. “Que a simplicidade desses escritos possa levar o leitor à compreensão do enorme valor da Sicredi Aliança”, enfatiza Roberta. Além do lançamento do livro, também ocorreu a inauguração da Biblioteca, junto ao hall de entrada; e do Memorial Lucia Maria dos Santos Magnan, no quarto andar; ambos na Sede Administrativa.  

Idealizadora do livro, a diretora de Operações, Lucia Maria dos Santos Magnan, acompanha a cooperativa desde a sua fundação, assim como o atual presidente, Ivo Miri Brugnera. “Neste livro, toda essa história é evidenciada, relatando os fatos e temas que foram e são importantes para toda a sociedade que de alguma forma é impactada pela existência da Sicredi Aliança”, enfatiza. “E para quem teve a oportunidade de participar desta caminhada, o sentimento é de pertencimento”, completa a diretora.           

O presidente da cooperativa, Ivo Miri Brugnera, reitera na abertura do livro a construção coletiva da cooperativa, fruto da união de muitos esforços. "Hoje, ao celebrarmos nossos 40 anos de história, temos cada vez mais certeza de que somente juntos, com a força e a dedicação de todos, podemos vencer as dificuldades e fazer a diferença”, destaca. “Após 40 anos de trajetória, seguimos com os olhos voltados para o futuro, alicerçados na cooperação e no interesse pela construção de um mundo melhor. Este é um dos legados deixados pela cooperativa para as futuras gerações: acreditar que, com união e cooperação, é possível chegar ainda mais longe”, salienta o presidente.

Prefácio – O texto que abre a publicação é assinado pelo ex-ministro da Agricultura, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Sérgio Turra. No Prefácio, ele lembra momentos históricos do cooperativismo de crédito no Brasil e a importância da Sicredi para Marau e região. “Muito mais do que a celebração de 40 anos de existência estão as histórias de milhares de homens e mulheres que agradecem a fórmula de perseguir junto os objetivos da realização, da prosperidade”, conclui ele.

Saiba mais:  Com 165 páginas, o livro aborda em seis capítulos, os momentos mais marcantes das quatro décadas: Cooperativismo: Raízes Históricas; Enobrecendo a Marca Cooperativista do Sicredi; Uma Bela História para Conhecer e Contar; Abrangência da Sicredi Aliança RS/SC/ES; Colaboradores: Mola Propulsora; e Pensando no Social. A publicação, com tiragem de 1 mil exemplares e de distribuição gratuita e dirigida, foi produzida pela Lenari Editores Associados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Aliança RS/SC/ES

CapacitaCoop ganha nova interface e lança novos cursos

CapacitaCoop ganha nova interface e lança novos cursos

A plataforma de aprendizagem EaD desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, está de cara nova. A partir de hoje (25), os usuários contam com ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além da nova interface, novos cursos e novas trilhas de aprendizagem que forão disponibilizadas.

A CapacitaCoop foi criada em abril de 2020, e agora, em 2022, contará com mais de 80 cursos on-line para atender seus mais de 28 mil alunos. A plataforma, que é utilizada por mais de 2 mil cooperativas para ampliar os conhecimentos de seus cooperados e funcionários, já emitiu mais de 17 mil certificados.

Diferenciais

A nova CapacitaCoop está mais rápida, mais intuitiva e com design mais moderno para melhor atender as necessidades das cooperativas e da comunidade interessada no mundo do cooperativismo. Agora, a página inicial da plataforma conta com uma vitrine com informações dos cursos e trilhas de aprendizagem, além de uma biblioteca atualizada com materiais sobre o cooperativismo.

A pesquisa por curso ficou mais fácil. Além da filtragem por temática, o aluno poderá personalizar sua busca com base na categoria do curso. Se o aluno tiver interesse por cursos de curta duração, por exemplo, é só selecionar essa categoria.

Para cursos e atividades síncronas (ao vivo), a plataforma está integrada com o sistema de webconferência, Zoom. O aluno também poderá acessar a Capacitacoop por meio da versão mobile, podendo, inclusive, verificar os conteúdos do curso mesmo estando off line, ou seja, desconectado da internet.

Outra novidade é o Tira dúvidas. Caso o aluno tenha alguma pergunta sobre o conteúdo, poderá contar com os tutores da plataforma, referências no tema e que estarão à disposição, para respondê-las.

Na nova plataforma, o aluno ainda poderá acompanhar suas matrículas por meio de um Dashboard (painel). Neste espaço, ele acessará seus certificados, dará continuidade aos seus estudos, visualizará seu progresso e poderá atualizar seu cadastro, além de consultar as perguntas de suporte técnico mais frequentes (FAQ). Além disso, agora a Capacitacoop é gamificada, o que significa que quanto mais cursos o aluno realizar, mais pontos ele irá acumular e subir no ranking geral da plataforma.

Outro diferencial é que o aluno terá à sua disposição um telefone gratuito (0800 642 4025) para solicitar suporte técnico, além dos tradicionais serviços de chat e e-mail. O suporte poderá ser solicitado nos períodos de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h e sábado, das 8h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados nacionais.

Como começar?

Para alunos antigos: Caso seja usuário da antiga versão da plataforma, o aluno deverá seguir o fluxo “Já sou aluno”. Em seguida deverá clicar em "Entrar” e depois em “Esqueci minha senha”. Após inserir o seu CPF (informado no cadastro da antiga plataforma) e clicar em "OK", o aluno receberá um e-mail com instruções para registrar a nova senha. Caso não tenha recebido o e-mail, o aluno poderá entrar em contato com o suporte pelo telefone 0800 642 4025.

Para novos alunos: Caso seja um usuário novo, os passos são um pouco diferentes. O aluno deverá seguir o fluxo “Quero me cadastrar”.  Em seguida, deverá clicar em "Criar conta" e preencher os dados solicitados. Aqui vale lembrar que a CapacitaCoop não é restrita a cooperativistas! Isso quer dizer que o aluno poderá acessar a plataforma mesmo que não faça parte de nenhuma cooperativa. Para isso, na hora de realizar o seu cadastro, basta marcar a opção “Sem vínculo com o cooperativismo”.

Novos cursos

O Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB selecionou sete novos cursos com foco em promover a cultura da inovação por meio de ferramentas e metodologias e, também, oportunizar o conhecimento necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços para aumentar o acesso a mercados.

  • Networkingensina a construir uma rede de apoio com legitimidade de interesses para buscar novas oportunidades no mercado, formatar seu negócio ou novas parcerias em geral, com conexões genuínas, duradouras e recíprocas.
  • Ideaçãooferta conhecimentos sobre processos e ferramentas criativas para fomentar a geração de ideias. O chamado Design Thinking ensina que soluções inovadoras não surgem do nada e, por isso, a CapacitaCoop elaborou um conjunto de ferramentas para o aluno aprender a gerar ideias, aperfeiçoá-las e implementá-las no mercado.
  • Customer Supportvisa melhorar a relação com o público-alvo. O trato com o cliente, a resolução de problemas, a melhora na relação das expectativas e entender o que precisa ser aprimorado são alguns dos conteúdos oferecidos neste curso.
  • OKRensina este método transparente e produtivo para atingir objetivos audaciosos. A aprendizagem mostra desde como o conceito surgiu, comparando com outras métricas tradicionais, até como aplicar o OKR em seu dia a dia para a tomada de decisões mais assertivas. 
  • Prototipagemensina a construir e testar protótipos. É possível aprender como dar vida a modelos iniciais de produtos ou serviços e a viabilizar a construção de soluções de forma inovadora com baixo custo e agilidade. O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.
  • Design de Serviços: durante as aulas, o aluno conhece conceitos e práticas para tornar o seu serviço uma experiência incrível para todos os envolvidos, a criar experiências WOW (superar expectativas) e jornadas que fazem sentido.
  • Testepossibilita ao aluno entender esta etapa dos processos de negócios e escolher o tipo de teste mais adequado para apontar se, de fato, o problema do usuário será resolvido com a solução proposta. . O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.

Novas Trilhas

Faça seu cadastro e tenha acesso à plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro: capacita.coop.br

Fonte: Sistema OCB

Cotrijal doa uniformes para a APAE e Cáritas de Passo Fundo

Cotrijal doa uniformes para a APAE e Cáritas de Passo Fundo

Uniformes que fazem o bem! É com esse espírito de solidariedade e compromisso com a comunidade que a Cotrijal agora passa a doar os uniformes antigos dos colaboradores para que a APAE e Cáritas de Passo Fundo possam reutilizar as peças. A ação faz parte do projeto Transformar para Cooperar, idealizado pela Cotrijal, e que contempla as ações do Dia de Cooperar (Dia C) deste ano. “Recebemos essa doação de braços abertos. Logo vestiremos essas cores, aproveitando as peças em nosso brechó solidário e também atendendo as necessidades dos nossos assistidos”, comentou a diretora-presidente da APAE de Passo Fundo, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin.

A entrega oficial das peças foi realizada no dia 1° de julho, na sede da APAE em Passo Fundo. A solenidade contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Manica; do vice-presidente, Enio Schroeder; e dos alunos, colaboradores e diretores da APAE. No total, foram arrecadadas 5.158 peças, sendo 1.592 destinadas para a APAE e 3.566 para a Cáritas.

“Nossas famílias serão amparadas por esta doação. Nosso sentimento é de gratidão a todos que se sensibilizaram com o projeto e fizeram com que essas doações fossem realizadas”, comentou a diretora administrativa da Cáritas de Passo Fundo, Maria Isabel Teixeira da Silva. 

Agora esses uniformes passarão por uma nova triagem, para que possam ser distribuídos ou encaminhados para a produção de trabalhos artesanais. Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a ideia surgiu com a modernização dos uniformes, o que motivou a arrecadação junto aos colaboradores. 

“O envolvimento foi geral. Conseguimos reunir um bom número de peças e que farão a alegria de muita gente. A ação mostra a força da cooperação e o bom coração de todos que compraram a ideia”, comentou o presidente da Cooperativa.

O vice-presidente, Enio Schroeder, reforçou a parceria com as entidades de Passo Fundo e recordou a felicidade dos colaboradores do Viveiro de Cidadania com a divulgação da campanha. “Vimos o bem que estamos fazendo para estas famílias. Uma simples ação é capaz de reforçar os laços de amizade e parceria. Esse é o cooperativismo, que faz a diferença em nossas vidas”.

Cotrijal no Dia de Cooperar

O Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado em 2 de julho, em Não-Me-Toque foi marcado pela segunda edição do Pedal Solidário. A iniciativa reuniu ciclistas e simpatizantes para pedalar e arrecadar alimentos que serão destinados para a Associação Beneficente de Amparo ao Menor (Asbam).

Na região, a Cooperativa participa também de ação coletiva com cooperativas na região de Getúlio Vargas, visando arrecadação de agasalhos, alimentos e material de higiene para destinação a entidades beneficentes.

No dia 9 de julho, a partir das 13h30, no Parque da Gare, em Passo Fundo, a Cotrijal também se alia a outras cooperativas e entidades, em uma ação de intercooperação que vai levar diversos serviços à comunidade. A Cooperativa promoverá iniciativas ligadas aos cuidados com os animais e descarte correto de lixo eletrônico.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal 

Unimed Vale do Sinos realiza primeira desospitalização via robô de telepresença

Unimed Vale do Sinos realiza primeira desospitalização via robô de telepresença

Esta quinta-feira foi de mais uma vitória tecnológica para a Unimed Vale do Sinos. A cooperativa realizou sua primeira desospitalização utilizando um robô de telepresença.

O paciente, que estava internado no Hospital Unimed Novo Hamburgo, recebeu alta e passou a ser atendido pela Unimed Lar, que é um importante benefício oferecido ao cliente Unimed Vale do Sinos que apresenta alguma doença com indicação para o tratamento hospitalar, mas que pode ser atendido no domicílio, conforme avaliação e critérios específicos do serviço. A diferença é que, desta vez, a desospitalização do paciente ocorreu via robô de telepresença.

O serviço, que sempre ocorreu de maneira presencial, desta vez contou com a ajuda de um robô, que permitiu que o enfermeiro responsável orientasse o paciente, apresentando o termo com as regras do serviço, explicando o funcionamento e combinando a alta com o paciente e seu familiar, sem precisar se deslocar até o hospital, tornando o processo mais rápido e prático.

Segundo a coordenadora da Unimed Lar, Fabiana Cavalheiro, a visita do enfermeiro é muito importante no processo de desospitalização. “É necessário entender se paciente, familiares e cuidadores estão preparados para os cuidados do paciente após a alta hospitalar”, explica. “Tudo isso é feito com o apoio da nossa equipe do serviço de assistência domiciliar, obedecendo aos critérios clínicos e de estrutura necessários para tal atendimento”, completa Fabiana.

Porém, o apoio do robô foi muito importante para realizar o processo à distância. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois percebemos que, mesmo através do robô, foi possível

manter um atendimento humanizado, ágil e de qualidade”, conta a coordenadora. “Isso, inclusive, foi manifestado pelos familiares”, orgulha-se”.

Para Fabiana, humanização e tecnologia andam juntas: “Isso é fruto da inovação e dedicação de uma equipe engajada com o planejamento estratégico e valores da nossa Unimed Vale do Sinos”.

Fonte: Unimed Vale dos Sinos

Sistema Ocergs divulga números oficiais do cooperativismo gaúcho na próxima terça

Sistema Ocergs divulga números oficiais do cooperativismo gaúcho na próxima terça

A Ocergs realiza na próxima terça-feira (28/6) o lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho (Expressão do Cooperativismo 2022 - Ano-base 2021), com o levantamento dos principais números e indicadores dos sete ramos de atividades em que atuam as 423 cooperativas registradas na entidade. O evento ocorre a partir das 15h30, em uma coletiva de imprensa com o presidente Darci Hartmann, que será transmitida pela plataforma Microsoft Teams.

Durante a coletiva, Hartmann fará destaque da participação das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade gaúcha. A publicação é tradicional no calendário da entidade para demonstrar o quanto as cooperativas geraram de sobras, faturamento, geração de empregos e uma série de indicadores de desempenho que reforçam a solidez do setor.

Serviço: Lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho / Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 - Ano-base 2021

Quando: 28 de junho

Horário: 15h30

Onde: https://bit.ly/3HJnrbf

Comunicador, hoje é o último dia para sugerir temas para o Workshop de Comunicadores!

Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.

"Essa abertura e interação com os profissionais que estão à frente das cooperativas é fundamental para que possamos identificar quais são os seus principais temas de interesse. A nossa proposta é ouvir as demandas, entender as necessidades e entregar conteúdos assertivos que agreguem valor para as cooperativas", explica o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

O que rolou em 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

"Para este ano pretendemos trazer algumas novidades para os participantes e fortalecer ainda mais a parceria entre o Sistema e as cooperativas", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.

Convocação

É ano de Copa do Mundo e vocês estão convocados para fazerem parte de uma decisão estratégica importante 🎯, que vai definir os próximos passos do nosso Workshop de Comunicadores 📣

Acesse aqui o formulário de pesquisa, participe e vote em quantos temas quiser. O pontapé inicial foi dado e contamos com sua interação!

Coops podem sugerir temas para Workshop de Comunicadores até 24 de junho

Coops podem sugerir temas para Workshop de Comunicadores até 24 de junho

Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.

"Essa abertura e interação com os profissionais que estão à frente das cooperativas é fundamental para que possamos identificar quais são os seus principais temas de interesse. A nossa proposta é ouvir as demandas, entender as necessidades e entregar conteúdos assertivos que agreguem valor para as cooperativas", explica o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

O que rolou em 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

"Para este ano pretendemos trazer algumas novidades para os participantes e fortalecer ainda mais a parceria entre o Sistema e as cooperativas", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.

Convocação

É ano de Copa do Mundo e vocês estão convocados para fazerem parte de uma decisão estratégica importante 🎯, que vai definir os próximos passos do nosso Workshop de Comunicadores 📣

Acesse aqui o formulário de pesquisa, participe e vote em quantos temas quiser. O pontapé inicial foi dado e contamos com sua interação!

Vitis Aurora supera expectativas e reúne mais de 3,5 mil pessoas em Pinto Bandeira

Vitis Aurora supera expectativas e reúne mais de 3,5 mil pessoas em Pinto Bandeira

Mais de 3,5 mil pessoas prestigiaram o 6º Vitis Aurora 2022, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Vindos de mais de 50 municípios das regiões gaúchas da Serra, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto e Vale do Taquari, e do estado de Santa Catarina, a maioria dos visitantes foi de viticultores e produtores de outras frutas. O evento aberto ao público apresentou inovações e tecnologias que são aplicadas no cultivo da videira.

Em formato de circuito, o Vitis Aurora reuniu 87 expositores, com variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Também foram ministradas palestras, que envolveram cerca de 300 pessoas, e minicursos de degustação.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, afirma que a sexta edição superou as expectativas em termos de público, de número de expositores e também na representatividade das regiões produtoras. Ele acrescenta que o objetivo principal da feira, de levar conhecimento, com o apoio de entidades de pesquisas como Embrapa e Emater, foi atingido com sucesso. 

“Conseguimos apresentar o que há de melhor em tecnologia, inovação e pesquisa ligadas ao cultivo da uva. Também recebemos um retorno muito positivo dos participantes sobre a forma como esse conhecimento foi passado através das palestras, demonstrações e minicursos. O resultado poderá ser visto na propriedade de cada participante, podendo melhorar o manejo, reduzir custos de produção e produzir uma matéria-prima cada vez melhor”, garante.   

As demonstrações referidas por Bonafé foram de pulverizadores por meio de drones terrestre e convencional, com uso de taxa baixa de volume de calda para o tratamento das parreiras. Também foram mostrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas, como estratégias para a poda, e o sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop).

Os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, desenvolvidos junto à Embrapa Uva e Vinho, foram ainda atrações do Vitis Aurora. Outro programa realizado através de parcerias, o Juntos para Competir, reúne Aurora, Senar e o Sebrae, que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também teve espaço durante os três dias da feira.

Lado social do Vitis Aurora 2022

Mais do que apresentar as novidades ligadas ao setor vitivinícola, o Vitis Aurora proporcionou, neste ano, a estreia da Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, um espaço destinado a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora. Sete mulheres estiveram representando o projeto MAE (Mulheres Aurora Empreendedoras) e a Associação dos Artesãos Aurora, expondo e vendendo desde joias até produtos coloniais.

O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Renê Tonello, reitera que essa foi uma iniciativa da organização do evento com o intuito de reforçar a importância do empreendedorismo feminino.

“É um estímulo para uma atividade complementar na propriedade familiar dos cooperados. Também foi uma forma de levar um pouco do que é produzido de forma artesanal e que já é comercializado junto à matriz para o público que visitou a feira”, explicou.

Tonello acrescenta que as novidades tecnológicas, a preocupação com o meio ambiente e com a maior rentabilidade das propriedades também são fatores de incentivo à continuidade dos jovens na viticultura.

“Hoje, tanto o filho do associado como outros jovens que estão na agricultura já veem essa atividade como um negócio, e ter essas informações para a melhoria da matéria-prima é fundamental para que permaneçam produzindo. Também considero importante o que foi apresentado para amenizar as perdas que acontecem por motivos climáticos, como a cobertura das parreiras, os sistemas de irrigação e o seguro agrícola”, mencionou.

O 6º Vitis Aurora contou com o apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização foi da Vinícola Aurora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora

Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação

Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação

O Sescoop/RS conclui nesta sexta-feira (27/5) o primeiro curso com recursos do projeto de inovação da entidade, o Grupo Méliès. A Formação de Instrutor para Treinamento ocorre no formato online e contempla um total de 15 participantes, com representantes das cooperativas que integram o projeto-piloto do Méliès, a Cotrijal e a Cotripal.

O curso tem carga horária de 16 horas e tem como objetivos:

  • Capacitar os participantes para elaborar, planejar e desenvolver treinamentos/palestras e aplicar conteúdos, utilizando de comunicação eficaz na apresentação;
  • Preparar os participantes na condução de treinamentos no formato online; 
  • Apresentar aos participantes modernas técnicas de levantamento de necessidades para as ações de treinamento; 
  • Demonstrar dicas de como lidar com situações adversas utilizando técnicas de inteligência emocional; 
  • Compartilhar dicas valiosas para o desenvolvimento de conteúdos e organização das apresentações;
  • Transmitir técnicas para controle da ansiedade em uma apresentação interna; 
  • Ampliar a confiança na exposição dos conteúdos tornando a apresentação mais atraente aos seus clientes;
  • Aprimorar a habilidade de comunicação interpessoal; 
  • Orientar os participantes para maior flexibilidade na apresentação e fluidez de ideias; 
  • Fornecer dicas sobre avaliação dos resultados dos esforços investidos nos treinamentos.

A abertura do treinamento nessa quinta-feira (26/5) contou com a participação da assessora de Comunicação, Ana Bülow, e da analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, que destaca a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo.

"Esse projeto é especialmente relevante para nós, pois é o primeiro evento realizado para as cooperativas participantes do Projeto Méliès. O projeto tem como objetivo auxiliar as cooperativas em seu desenvolvimento sustentável, cujas necessidades são demonstradas e acompanhadas por indicadores. Além das necessidades individuais das cooperativas, também levantamos as demandas de necessidades que as cooperativas têm em comum, fomentando a intercooperação", afirma.

Grupo de Inovação Méliès

O Grupo Méliès é um projeto de inovação criado dentro da entidade em setembro de 2020, que teve início junto às cooperativas Cotrijal (com a união da Coagrisol) e Cotripal em 2021, como um projeto-piloto. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada coop. Para isso, o grupo de inovação criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) através de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam.

O projeto Méliès segue agora para uma segunda fase em que outras cooperativas podem participar caso tenham interesse. Para participar é muito simples, basta marcar uma agenda com a coordenadora do projeto, Ana Bülow, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Sicredi e 100 Open Startups fecham parceria para fomentar inovação aberta

Sicredi e 100 Open Startups fecham parceria para fomentar inovação aberta

Focado em fomentar a inovação, gerando benefícios aos seus processos, produtos e colaboradores, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, fechou parceria com a 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do País. O foco do projeto é reforçar a interação do Sicredi com o ecossistema de inovação por meio da criação de desafios às startups e, ao mesmo tempo, promover a capacitação dos seus colaboradores sobre o tema.

A iniciativa tem como base a utilização da Plataforma de Conexão da 100 Open, por meio do qual será realizada a interação entre Sicredi e startups. Na plataforma, colaboradores das estruturas que compõem o Sicredi em todo Brasil poderão cadastrar desafios de negócio ou processos e eles serão integrados a um sistema de conexão com startups, possibilitando às empresas interessadas realizar a inscrição de soluções. No Portal também será realizado o fluxo de comunicação entre colaboradores do Sicredi e startups, com o objetivo de conectá-los para feedback, aconselhamento e mentoria durante o processo.

A qualificação dos colaboradores será realizada por meio de uma jornada de imersão no programa da 100 Open chamado Programa de Mentoria 100-10-1, que terá duração de um ano e será dividida em três etapas de engajamento. Na primeira etapa o objetivo é conhecer o ecossistema e avaliar o potencial de pelo menos 100 startups relevantes para o perfil do colaborador participante, a segunda é testar suas habilidades, oferecendo conselhos para as classificadas como de alto potencial e a terceira é desenvolver um relacionamento mais profundo como mentor de startups.

“A inovação é um elemento fundamental na nossa visão de futuro e esta parceria nos gera o benefício de conexão com um canal bastante consolidado de interação com as startups, ao mesmo tempo promovendo o aprimoramento dos conhecimentos dos nossos colaboradores sobre inovação aberta”, afirma o especialista em Inovação do Sicredi, Rodrigo Severo.

“O grande diferencial é que o Sicredi é uma instituição cooperativa de atuação nacional e um dos desafios é a formação das pessoas para que todos tenham habilidades para extrair valor por meio da open innovation. Tem sido um trabalho pautado na democratização da inovação aberta e esse cuidado reflete a importância da capacitação para uma reputação positiva no ecossistema de inovação", comenta o head de Comercial e Atendimento da 100 Open Startups, Daniel Vasserman.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

Dália divulga programação dos 75 anos

Dália divulga programação dos 75 anos

A Cooperativa Dália Alimentos lançou oficialmente a programação alusiva à comemoração de seus 75 anos, na casa Le Chiavi, localizada na Lagoa Garibaldi em Encantado. O evento ocorreu no dia 13 de maio e contou com a participação do Presidente do Conselho, conselheiros, gerentes e a imprensa local e estadual, especialmente convidada.

O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou as ações para marcar os 75 anos da Dália, que iniciaram ainda no mês de março com a edição da Copa Dália de Beach Tennis.

Queijaria

No dia 10 de junho, está prevista a inauguração da queijaria Dália, localizada na unidade do bairro Aimoré em Arroio do Meio. “Vamos aumentar nosso portfólio de produtos, por isso inicialmente serão cinco tipos de queijos fabricados com uma tecnologia altamente sofisticada”, relata o presidente. Atualmente, a unidade produz nata e armazena leite e os equipamentos, que começaram a ser instalados no ano passado, totalizando o investimento de 14 milhões de reais. A capacidade máxima da queijaria deve chegar a 12 toneladas por dia.

Concurso Cultural

Já no âmbito social, a Dália está promovendo um Concurso Cultural em dez municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo, num total de 145 escolas públicas municipais participantes.  O objetivo é estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a história da cooperativa para crianças entre 3 e 12 anos de idade. O Regulamento do Concurso Cultural que tem como fio condutor: “75 anos Cooperativa Dália: o que ela representa para o nosso município?”, contempla crianças de 3 a 5 anos.

Jantar comemorativo

No aniversário da cooperativa, no dia 15 de junho, haverá um jantar no Clube Comercial em Encantado com a entrega de premiações do Concurso Cultural e do Troféu Dália. 

Encontro de Mulheres

O tradicional Encontro de Mulheres ocorrerá no dia 22 de junho, o qual, devido à pandemia, tem um hiato de dois anos no formato presencial. Nesta edição o tema será “O Encontro da Felicidade” e, nas edições anteriores, as palestras costumavam reunir 600 pessoas, porém, nos últimos dois anos, a programação ocorreu de forma virtual.

Reedição da Escola do Leite

O programa Escola do Leite, implantado em 2014, sempre foi realizado de forma itinerante, onde o furgão da Dália visitava as propriedades rurais das oito macrorregiões de atuação, deverá ter aulas disponíveis em plataforma online a partir do mês que vem. As atividades presenciais haviam sido suspensas em 2019 em decorrência da pandemia e as aulas foram adaptadas em módulos e organizadas em parceria com o Colégio Teutônia. 

Segunda edição do livro

A segunda edição do livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, escrito em comemoração aos 70 anos da Dália por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Três Tempos, na Serra Gaúcha.

Homenagem do ICI

Também em junho, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) está organizando uma homenagem à Dália. Conforme Piccinini, o programa Criança Dália destina ao ICI, mensalmente, uma parcela do valor de cada caixinha de leite comercializado. Desde 2016, quando o Selo “leãozinho” do ICI foi afixado nas caixinhas de leite Dália que já foi repassado o valor cerca de R$ 1,1 milhão à entidade.

Campanha Dália 75

Conforme o supervisor Nei Barzotto, a campanha de divulgação tem como tema: “Este é apenas o começo” que representa um ciclo de crescimento. “Esse enunciado converge com o próprio logo da Dália, que mostra uma elipse com seu início pequeno, mas vai ampliando, passando num círculo menor e que recomeça novamente. Esses elementos representam a Dália hoje que busca constantemente o desenvolvimento”, afirma Nei.

Fonte: Dália Alimentos

Cotriel realiza ação do Dia C

Na quarta-feira, dia 25 de maio, durante todo o dia, tendo por local a Afeco, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos funcionários da Cooperativa – AAS realizaram uma ação alusiva ao Dia C de Cooperar para este ano. O Dia de Bem Estar teve programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Pela manhã, participaram escolas de Espumoso e à tarde participou a comunidade em geral, que para ingressar no local do evento doou um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente às entidades carentes do município.

Os assuntos abordados foram os seguintes: “Trabalhe com qualidade de vida, com o Dr. Cláudio Ivar Steffens. Foram passadas orientações gerais básicas sobre: hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicerídios. “Orientação de higiene bucal”, com a Cirurgiã Dentista Fabíula Garaffa. Foram prestadas informações acerca dos cuidados com a saúde bucal e a sua importância que fazem a diferença quando se fala em qualidade de vida; “Você não pode melhorar sua saúde até não melhorar a alimentação” – Nutricionista Brianne Migotto. Foi realizada avaliação Corporal através do IMC (relação: peso, altura e idade); “Cuidar da saúde física, influencia na sua qualidade de vida”, com o Fsioterapeuta e Osteopata Gustavo Dillscneider, onde também foram passadas técnicas de manipulação e mobilização em geral; “O movimento é um dos principais pilares para a saúde.” – Fisioterapeuta Ana Paula Míssio. Orientações para postura correta em todas as atividades da vida diária, como: sentar em frente ao computador, assistir TV, celular, entre outros; “Vida saudável em harmonia com a Natureza.” – Terapeuta Corporal e Holística Márcia Dickel Weber, com demonstrações de Massagem e Acupressão em pontos estratégicos e “Amor próprio e autocuidado melhora a autoestima e assim sua vida”. A Consultora de Beleza da Mary Kay, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem profissional para o dia-a-dia.

Fátima Durigon, analista de Recursos Humanos da Cotriel frisou que a cooperação está sempre muito presente em todas as ações da Cooperativa. Já a primeira-dama e secretária de saúde de Espumoso, Marileisa Valandro afirmou que a parceria do setor privado com o público fortalece ações de saúde e bem estar e melhora a saúde da população. Por fim, a assessora administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava destacou o bom número de escolas e comunidade, que puderam ter uma contrapartida da Cooperativa, oferecendo desde dicas de saúde até de beleza de forma gratuita e ajudando a população a se cuidar em todos os sentidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel

Buscador InvestRS: Estado lança ferramenta para articular investimentos

Buscador InvestRS: Estado lança ferramenta para articular investimentos

A nova ferramenta batizada de Buscador Invest, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) e a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) está aberta para o cadastramento de empresas e investidores. A plataforma disponibiliza aos usuários oportunidades de negócios no Estado de acordo com o perfil e o objetivo de cada empreendimento. O acesso ao sistema é gratuito.

Pensado a partir de um conceito de navegação intuitiva, podem se cadastrar pessoas jurídicas (CNPJ) ou físicas (CPF) a partir do preenchimento de um formulário com os dados solicitados e selecionar os filtros de busca para localizar a empresa do ramo que deseja para comprar ou vender produtos e serviços. A ferramenta ainda analisa perfis de investimento direto e cruza dados de empresas que buscam investidores e pessoas, empresas ou fundos de investimento interessados em aportar capital.

Nos resultados da busca aparecerão os perfis relacionados aos filtros aplicados, com fotos e contatos. Há a possibilidade de curtir o perfil encontrado, o que fará com que ele fique entre os favoritos e possa ser acessado de forma rápida e fácil. Todos os dados que complementam o perfil, assim como os filtros escolhidos podem ser alterados a qualquer momento.

O objetivo do Buscador InvestRS é de facilitar o encontro entre compradores e vendedores de insumos, por exemplo, permitido agilidade na escolha de fornecedores e contribuindo, ainda, com processos de pesquisa de mercado e de preços para planos de negócios.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a nova plataforma também será capaz de encurtar distâncias entre quem quer investir em empresas gaúchas e empreendimentos em busca de investidores. Outra vantagem da plataforma é facilitar a ampliação dos benefícios fiscais dos projetos incentivados pelo Fundopem, uma vez que a compra de insumos produzidos no Estado aumenta o benefício.

Para mais informações acesse o Portal InvestRS: https://buscador.investrs.rs.gov.br/invest-web/.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento do RS

Languiru planeja investimentos superiores a R$ 125 milhões

Languiru planeja investimentos superiores a R$ 125 milhões

Especialistas projetam que 2022 ainda será difícil para a economia brasileira, um ano de desaceleração, de cenário incerto atrelado a fatores como câmbio, taxa de juros, inflação, estiagem, eleições e os reflexos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia. As cadeias produtivas ligadas ao agronegócio também seguem atentas aos impactos do alto custo de produção, em especial dos grãos (milho e farelo de soja), principais ingredientes na composição da nutrição animal. Cooperativas que trabalham com a agregação de valor à matéria-prima oriunda do campo, produtores rurais e indústrias de transformação de alimentos inseridas nesse contexto sentem as consequências dessa realidade.

Atenta a isso, a Languiru adota a estratégia de investir no parque industrial e na ampliação da rede de varejo, vislumbrando novas oportunidades com o incremento do seu mix de produtos e a instalação de unidades de supermercado e lojas Agrocenter. “Parece contraditório estarmos investindo nesse momento, mas é necessário para que a Languiru faça frente à concorrência e ao cenário de dificuldade, especialmente no segmento das carnes”, frisa o presidente Dirceu Bayer.

A Languiru busca ampliar seu mix de produtos lácteos e cortes nobres nos segmentos de aves, suínos e bovinos, com agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados. “Os hábitos dos consumidores mudaram. Nos preocupamos com a oscilação de mercado, mas projetamos que os investimentos realizados nos darão resultado já no exercício de 2022. Trabalhar com planejamento e estratégias é fundamental, especialmente no segmento do agronegócio em que a Languiru está inserida”, justifica.

Novo momento

Investimentos que somam mais de R$ 125 milhões marcam um novo momento para a Cooperativa. “Os produtos industrializados passam por momento mais favorável, mas mudar essa matriz produtiva na indústria não acontece ‘do dia para a noite’. Estamos investindo em máquinas, tecnologia e estrutura física”, destaca Bayer.

Conforme o presidente da Languiru, todos esses investimentos irão proporcionar acréscimo de R$ 450 milhões aos atuais R$ 2,7 bilhões de faturamento bruto projetados pela Languiru no exercício de 2022. Além disso, ainda representam a geração de 350 empregos.

Aves

No segmento avícola, serão cerca de R$ 20 milhões aplicados no Frigorífico de Aves, em Westfália. A primeira etapa da ampliação da sala de cortes já foi finalizada, o que possibilita o incremento de 20% no volume de frango cortado/hora. A instalação de novas máquinas também amplia a desossa de peito, que passa de 2,2 mil para 6,6 mil/hora.

Uma segunda etapa considera investimentos em esteira de cortes e instalação de túnel de congelamento rápido para industrialização de peças individuais (IQF), com previsão de conclusão no mês de maio. Um desses novos produtos é o Soltinho, cortes de frango congelados um a um (coxa, sobrecoxa, filé de peito em tiras e meio das asas), que facilitam o seu fracionamento para o preparo.

A terceira etapa, com previsão de conclusão no mês de julho, terá a ampliação do setor de cortes, duplicando a sala de produção, o que permitirá que 100% da matéria-prima seja processada. “Antes da pandemia trabalhávamos muito com a comercialização de frangos inteiros, mas hoje são os cortes que possibilitam agregação de valor aos produtos Languiru nas gôndolas dos supermercados”, exemplifica Bayer.

Suínos

No Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, o investimento total neste momento é de aproximadamente R$ 20 milhões. A primeira etapa a ser concluída trata da peletização automática e ampliação da estrutura física disponível ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Outros R$ 20 milhões estão previstos para ampliação do setor de industrializados e vestiários. “Assim como na avicultura, esse investimento nos possibilitará reduzir a dependência da comercialização de carcaças, focando na oferta de produtos industrializados e cortes nobres, opção mais rentável para o segmento”, justifica, destacando que os novos produtos suínos devem chegar ao mercado consumidor no segundo semestre.

A partir disso, a Languiru estima produção superior a 100 toneladas/dia de produtos suínos, entre eles linguiça frescal e cozida (tipo calabresa), defumados (bacon e costela), temperados, mortadela, presunto e apresuntado.

Laticínios

No mês de junho a Cooperativa planeja finalizar a instalação de nova caldeira na Indústria de Laticínios, em Teutônia, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também mantém o projeto de estudo de instalação de queijaria ao longo dos exercícios de 2022 e 2023, anexa à unidade industrial. O investimento será de mais de R$ 30 milhões, em prédio com cerca de 780m². A capacidade inicial de processamento será de 200 mil litros/dia, dando origem a queijos tradicionais (muçarela, prato, colonial, requeijão e queijo coalho). “É uma grande obra que simboliza a agregação de valor ao leite produzido nas propriedades rurais dos nossos associados”, valoriza o presidente.

Bovinos de corte

As instalações do novo Frigorífico de Bovinos, em Teutônia, devem receber investimento de R$ 12 milhões. Serão cerca de 540m² de ampliação da estrutura física, com ajustes na sala de desossa, câmaras frias e túnel de congelamento. Os investimentos contemplam também a possibilidade de abate de matrizes suínas e de vacas leiteiras em fim de idade produtiva.

“A Languiru sempre enxerga possibilidades futuras, realizando investimentos para que possamos nos apresentar de uma maneira diferente ao mercado consumidor, com novos produtos de valor agregado”, frisa Bayer.

Varejo

A estrutura varejista da Languiru, além de inovar para prospectar cada vez mais clientes, continuamente busca atender as necessidades e demandas do quadro social, estando mais próxima dos associados. Além disso, a expansão também é responsável pela projeção da marca.

“Diversos municípios têm pleiteado a instalação de supermercados e lojas Agrocenter”, destaca o presidente, mencionando a expansão da Languiru, ainda em 2022, para Rio Pardo, com a instalação de loja agropecuária. O investimento estimado é de R$ 2,5 milhões, com prédio de 2,5 mil metros quadrados compreendendo área de vendas, depósito, depósito de defensivos agrícolas e área de exposição de máquinas.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, em breve também devem iniciar as obras de construção de Supermercado Languiru e loja Agrocenter em Westfália, com mais de 4,1 mil metros quadrados e amplo estacionamento.

O planejamento do varejo ainda prevê a abertura de Farmácia junto ao Supermercado Languiru 1 no Bairro Canabarro, em Teutônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Crédito da foto: Construtora Vincere/Reprodução

Cooperativas da região de Santa Rosa se unem em comissão inédita na Fenasoja 2022

Cooperativas da região de Santa Rosa se unem em comissão inédita na Fenasoja 2022

Em uma mobilização inédita, a Comissão de Cooperativismo congregou cooperativas com importante atuação na região de Santa Rosa para oferecer diferenciais a quem visita a Fenasoja 2022, que segue até o próximo dia 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa. A união de esforços entre Cotrirosa, Coopermil, Cooperluz, Cooperconcórdia, Sicredi, Cresol, CCGL, com apoio e participação do Sescoop/RS, permite que se fortaleça o espírito cooperativista e a intercooperação, representadas em diversas ações que podem ser visualizadas junto ao Pavilhão da Pecuária e no espaço onde tradicionalmente ficava a Casa do Leite.

Com o objetivo de dar visibilidade à força e ao perfil agropecuário da região Fronteira Noroeste, no Pavilhão da Pecuária, as equipes técnicas da Cotrirosa e da Coopermil viabilizaram junto a seus associados a vinda de 87 animais, sendo 57 novilhas e 30 gados de corte.

As cooperativas integrantes da Comissão, coordenada pelo presidente Marcos Servat, mobilizaram-se também em uma ampla programação a ser realizada junto ao espaço onde em outras edições ficava a Casa do Leite, agora Espaço do Cooperativismo. Nesse sábado (30/4), às 15h30, ocorreu coquetel cooperativista; no domingo (1º/5), às 9h, foi a vez da robótica educacional e às 14h da robótica cooperativista; nesta segunda-feira (2/5), às 14h, acontece palestra sobre disrupção e inovação; na terça-feira (3/5) e na quarta-feira (4/5), às 14h, palestra sobre a continuidade na propriedade rural; na quinta-feira (5/5), às 14h, encontro de RHs de cooperativas do Rio Grande do Sul, e às 18h, ato de fundação da Cooperall; na sexta-feira (6/5), às 18h30, formatura dos assessorados no Agromove; e no sábado (7/5), às 14h, Dia da Criança Cooperação.

Na manhã desta segunda-feira (2/5) e às 9h da próxima quinta-feira (5/5) haverá programação especial para crianças através da inserção no Projeto Ponta do Lápis e da Mesadinha e sua Turma.

A data de 6 de maio será marcada pela programação especial do Dia C, quando ocorre a entrega de 500 mudas de árvores aos expositores da feira, a partir das 10h.

Fonte: Fenasoja

SmartCoop completa um ano com mais de cinco mil usuários ativos

SmartCoop completa um ano com mais de cinco mil usuários ativos

A SmartCoop, uma plataforma digital onde as cooperativas agregam suas demandas, completa um ano de existência com números importantes. Atualmente, possui mais de cinco mil usuários ativos, 19 mil cadastrados, e que abrangem uma área cultivada em torno de 723 mil hectares. Praticamente 850 técnicos das cooperativas estão dentro da plataforma que hoje consegue trabalhar com todo o manejo da propriedade.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, avalia que a plataforma vem evoluindo de forma positiva. “Trata-se de um processo contínuo, sempre em construção, e este primeiro ano foi o melhor possível”, afirma. Segundo o dirigente, existem hoje grandes plataformas digitais e enormes desafios. “Nós temos um mundo altamente competitivo e é por isso que criamos o SmartCoop,  para que as cooperativas, seus associados, colaboradores, ganhem ainda mais competitividade do que já possuem”, destaca.

Pires coloca, ainda, que a percepção da SmartCoop em cada cooperativa acontece de uma maneira diferente. Ressalta que existem vários ângulos de atuação da ferramenta e os da assistência técnica e informação são muito importantes. “Desde o início, levamos a SmartCoop por essa forma de uma comunicação 24 horas que o associado tem com a sua cooperativa, com o seu técnico. E, hoje, também entendemos essa ferramenta como instrumento de dar competitividade às cooperativas, com ações conjuntas através de uma plataforma eficiente e ágil”, conclui.

Segundo Guillermo Dawson Júnior, superintendente da CCGL e coordenador da SmartCoop, hoje quem utiliza a plataforma tem em suas mãos o que há de mais moderno em termos de agricultura 4.0, onde, por exemplo, uma estação meteorológica coloca seus dados na nuvem que vão direto para o smartphone do produtor. “Ele consegue trabalhar com imagens de satélite, previsão do tempo e manejos identificando os melhores momentos para fazer ou não uma aplicação fitossanitária, além de acompanhar a sua produtividade”, ressalta.

Dawson coloca, ainda, que a plataforma digital também viabiliza toda a comercialização do produto agrícola do associado e possibilita que as cooperativas possam comprar em conjunto. “Isso está de fato acontecendo e durante esse um ano as cooperativas aprenderam muito em como trabalhar em conjunto”, pontua, destacando que um item relevante citado por todos os atores do processo é a elevada importância da confiança no processo de desenvolvimento da SmartCoop. “Trata-se de um ponto fundamental no momento em que os dirigentes das cooperativas decidiram estrategicamente fazer esse processo em conjunto”, afirma.

O coordenador da SmartCoop lembra que a ferramenta nasceu de um projeto acadêmico, uma tese de doutorado sua na Unisinos, e que foi considerada importante pelo presidente da FecoAgro/RS para levar às cooperativas. Enfatiza que ainda há muito por ser feito, mas foi dado o primeiro passo. "Atualmente um número significativo de cooperativas continuam desenvolvendo o trabalho, outras ainda estão se adaptando à nova visão digital, mas o importante é que o produtor de qualquer cooperativa do Rio Grande do Sul tem acesso agora a uma das mais modernas e talvez a mais completa plataforma digital do agro e que estará em constante melhoria. Hoje nós temos 12 cooperativas com mais de 200 usuários ativos na SmartCoop e, destas, três têm mais de 500 usuários ativos na SmartCoop”, observa.

Fonte: Assessoria de Comunicação FecoAgro/RS

Encerrada a 1ª edição do programa Conexão com Startups

Encerrada a 1ª edição do programa Conexão com Startups

O Programa Conexão com Startups realizou reuniões com cooperativas e startups, nessa segunda-feira (11), para apresentação dos projetos pilotos e resultados alcançados. Este foi o encerramento da primeira edição do projeto, focado na intercooperação, que selecionou desafios de seis cooperativas para propor soluções inovadoras e capazes de serem replicadas no futuro. Os projetos pilotos desenvolvidos atenderam provocações propostas pelo Sistema OCB, FetransCoop, Sicoob Paulista (e coops integradas), Uniodonto, Central Ailos e Central Sicoob ES. 

O Sistema OCB precisava conectar dados, informações em rede única e intuitiva de comunicação. Em parceria com a Colaborativa, aprimorou a ferramenta de comunicação interna para facilitar o controle e a rastreabilidade de dados a partir de um fluxo mais organizado de informações.  

O desafio da Federação Nacional das Cooperativas de Transporte (FetransCoop) era ter uma atuação mais competitiva no mercado com um modelo capaz de atender o consumidor do transporte de cargas. A startup GoFlux potencializou um aplicativo mobile já existente para a gestão de frete que fornece identidade nacional, capilaridade, competitividade, sustentabilidade, intercooperação, redução de cursos e maximização de resultados em nível nacional. 

A Uniodonto buscava de uma agenda eletrônica unificada e informações em tempo real? para atender efetivamente seus pacientes. A Magma Digital desenvolveu um sistema web e mobile para reduzir as dificuldades no agendamento de consultas e exames. A Uniodonto agora tem uma interface com boa navegabilidade para o acompanhamento, em tempo real, do status da solicitação de consultas, disponibilidade de profissionais e horários para agendamento dos atendimentos e exames médicos. 

Resolver os gargalos na gestão de ações sociais foram os desafios apresentados pelas centrais Ailos e a Sicoob ES. Para isso, a Bússula Social aperfeiçoou a plataforma de registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. Com as alterações realizadas, agora o sistema proporciona rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade. 

Central Sicoob Paulista e suas cooperativas Sicoob Credicocapec e Sicoob Coopecredi precisavam de uma solução voltada a aprimorar a pesquisa de satisfação e relacionamento com associados e cooperados. A startup Solux resolveu o problema otimizando o sistema que já existia para permitir uma avaliação mais efetiva dos serviços prestados.  

Todas as cooperativas deram continuidade aos projetos, com exceção da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecoerms), que tinha por objetivo organizar e validar os dados de associados e de clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e declinou a proposta apresentada. O motivo foi o alto custo do serviço de coleta, tratamento e gestão de dados (texto e imagem) acrescentada ao processo de “aceite”, com integração do WhatsApp. A Federação continua, assim, estudando como solucionar o problema.  

InovaCoop Conexão com Startups

O programa busca conectar as cooperativas com as startups por meio da resolução de problemas com soluções inovadoras. Na primeira etapa, as participantes conhecem os desafios e podem se inscrever para resolvê-los. Em seguida, é feita a triagem das startups. As selecionadas se apresentam e as melhores soluções são escolhidas para seguir para a fase de parceria com as coops.  

Concluído o processo seletivo, inicia-se a execução do projeto piloto, que conta com um período de imersão entre startup e cooperativa, fase em que também é firmado o contrato para prestação de serviços. Por fim, é realizada reunião de avaliação de resultados do piloto e possível parceria comercial. 

A segunda edição do programa, focada no Ramo Agro, já está em andamento. As soluções procuradas envolvem sistemas de logística, de estimativa de produção, de precificação, de controle da demanda/oferta e de fracionamento de produtos. Os desafios selecionados são das cooperativas Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS). Para saber mais sobre o programa acesse: https://inova.coop.br/conexao

Fonte: Sistema OCB

Realidade aumentada é destaque em livro sobre inovação no coop

Realidade aumentada é destaque em livro sobre inovação no coop

“Este livro é fruto de um trabalho intenso focado em mostrar caminhos para que nossas atividades estejam sempre um passo à frente na missão de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com as melhores oportunidades para todos. Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Desejo que esta publicação seja não só em uma fonte de consulta e de referência, mas num convite a assumirmos atitudes ousadas e inovadoras em nosso dia a dia.” A afirmação do presidente Márcio Lopes de Freitas faz referência ao livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop lançado pelo Sistema OCB esta semana. A obra busca promover inovações dentro do universo das cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas ou em andamento. 

“Inovar não significa criar sistemas totalmente novos, mas descobrir um jeito diferente de fazer as coisas, de forma mais simples e eficaz, com redução de custos e ganho de produtividade. As transformações não acontecem somente com métodos e ferramentas, mas também por meio das nossas atitudes diante dos desafios da atualidade”, destaca o presidente.  

O livro conta com seis capítulos que introduzem o tema, passam por metodologias e estratégias e finaliza com tendências para o futuro próximo.  Segundo dados da publicação, oito em cada dez cooperativas brasileiras (84%) consideram a inovação fundamental e já incluíram o tema no planejamento estratégico de suas organizações.  

Um dos destaques da publicação é o uso de realidade aumentada para oferecer uma experiência única: a personagem Eliza se projeta nas páginas e fala com o leitor por meio de QR Code. Eliza, por sinal, é uma homenagem à única mulher entre os pioneiros de Rochdale, Eliza Brierley. 

Em cada capítulo há ainda o exemplo de um case de sucesso, além de artigos de especialistas que são referências no ecossistema de inovação brasileiro: Martha Gabriel, Arthur Igreja, Jacson Fressatto, Samyra Ribeiro, Eduardo Damião e Mário De Conto. Para complementar, a publicação encerra com um dicionário completo, com os principais verbetes e conceitos relacionados ao universo cooperativo. 

Impressos, os livros estão sendo distribuídos para todas as coops regulares no Sistema OCB e parceiros institucionais.  

Concurso Cultural 

Para outros interessados em adquirir uma cópia do livro, o Sistema OCB promove a partir desta sexta-feira (1º), um concurso cultural nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Para participar, basta completar a frase: "Inovação está no DNA coop porque...”. Os autores das 15 melhores frases serão contemplados com um exemplar.

Fonte: Sistema OCB