A Languiru está com inscrições abertas para curso de inclusão digital voltado ao quadro social da Cooperativa. São 20 vagas e um dos pré-requisitos é que o participante disponha de notebook e smartphone.
A formação tem por objetivo qualificar o participante a utilizar recursos básicos do computador e do smartphone, explorando conceitos da comunicação e da segurança digital, habilitando o participante a usar as tecnologias digitais e a internet para uso pessoal ou profissional, visando facilitar tarefas do dia a dia, apoiado no uso de aplicativos, redes sociais, participação em videoconferências e navegação em sites.
Com 20 horas-aula, serão oito encontros presenciais de duas horas e meia, no polo da Univates, em Teutônia. O curso ocorre nos dias 13, 20 e 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 e 30 de novembro, das 13h30min às 16h.
Conteúdo
O conteúdo aborda conceitos de informática e comunicação (recursos básicos do computador, acesso à internet, sistema operacional e editor de textos; criando e localizando arquivos; instalação e atualização de antivírus); pesquisa (Google – recursos de pesquisa na internet, como utilizar comando de voz, salvar arquivos, baixar imagens e criar atalhos; pesquisa de preços de produtos, compra pela internet de modo seguro; Youtube – procurar vídeos, curtir, comentar, se inscrever em canais e compartilhar vídeos); planilhas Excel (recursos básicos de planilhas eletrônicas, fazendo controles e organizando informações); smartphones e dispositivos móveis (configurações básicas, fotos e vídeos, downloads de aplicativos; WhatsApp – anexar fotos e vídeos, realizar chamadas de áudio e vídeo, mandar áudio, criar grupos, WhatsApp Web e outras funcionalidades); Redes Sociais (Facebook – versão desktop e móvel, postagens, encontrar amigos, mensagem privada/pública, grupos e stories; TikTok); segurança digital (como proteger seus dados, como identificar e evitar golpes e baixar apps com segurança, autorizações de páginas, cookies, LGPD; como identificar e evitar fake news e combater sua disseminação; cuidados com serviços de home banking, Pix, compras pela internet e boletos fakes); Languiru Digital (site da Languiru, utilização da plataforma digital Portal do Associado, Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais, participação em videoconferências – Google Meet, Microsoft Teams e Zoom); e aprendizagem ao longo da vida (formas de aprendizado por meio da internet, Youtube, aplicativos educacionais, educação à distância e cursos online).
Ainda haverá conteúdos trabalhados no formato virtual, com os participantes recebendo pequenas “doses” de conhecimento diário, em formato de vídeo e roteiros, durante o período do treinamento, por meio de grupo de WhatsApp.
Os participantes também recebem material didático e certificado digital (mínimo de 75% de frequência). O curso será ministrado pelo professor da Univates, Edson Moacir Ahlert, mestre em Ambiente e Desenvolvimento.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas junto ao Setor Social do Departamento Técnico da Languiru, em Teutônia, pelos fones 0800-645-3062 e (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, até o dia 30 de setembro. Interessados que eventualmente não possuem notebook ou smartphone também podem se inscrever, mas terão necessidade de procedimentos de adaptação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester
O Sicredi é vencedor do AgTech Garage Awards, premiação realizada por um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness, o AgTech Garage. O case premiado envolve o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão rural, construída em parceria com a startup Elysios, na primeira edição do programa de potencialização de startups, o Intensive Connection.
A escolha se deu por meio do voto popular durante o AgTech Meeting, e o anúncio da conquista foi recebido com entusiasmo pelo Sicredi, como comenta Gustavo de Castro Freitas, diretor executivo de Crédito. “Trata-se de um reconhecimento à nossa estratégia de incentivar ações que levam tecnologias para o produtor rural, em especial aos médios e pequenos, por meio de ações potencializadas pelas nossas cooperativas e centrais. Entendemos que esse é o caminho para ajudarmos a tornar o setor mais forte, produtivo e próspero. Também é importante agradecer à Elysios, com quem desenvolvemos essas soluções que favorecem a agricultura familiar e com a qual dividimos essa conquista”, celebrou Gustavo.
Fazer uma ponte entre a inovação e o campo é um compromisso do Sicredi. E a história desse case começou em 2019, quando a instituição financeira cooperativa selecionou duas startups com base no desafio “Empoderamento do produtor rural com acesso a novas tecnologias”, para que apoiassem no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis no campo. A Elysios foi a startup escolhida e apoiou na construção de ferramentas como aplicativos e softwares que ajudam agricultores a modernizar seus processos.
A ação já beneficiou mais de 500 produtores rurais, associados do Sicredi, em mais de 2.500 hectares de terra, por meio da implementação de um caderno de campo digital com a finalidade de armazenar dados de manejo que antes ficavam em blocos de papel e planilhas. Os pioneiros na utilização do sistema foram os agricultores da Cooperativa Sicredi Serrana, que adotaram a solução no cultivo de frutas, verduras e legumes.
Atualmente, cerca de 10 cooperativas ligadas ao Sicredi estabeleceram parceria com a Elysios, buscando a implementação da ferramenta na otimização dos processos e que tem se mostrado eficaz na prática, com o aumento do acesso a mercados com a valorização dos produtos e a redução de custos graças à organização das planilhas.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Facebook |Twitter |LinkedIn |YouTube|Instagram
Sobre o AgTech Garage
O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos e mais de 750 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Lançada no dia 20 de abril deste ano, a ferramenta SmartCoop, criada em projeto conjunto pelo Sistema Ocergs e pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), apresenta uma novidade. A partir de agora as cooperativas participantes do projeto poderão utilizar o Selo de Inovação SmartCoop que tem por objetivo promover a ampliação do número de usuários entre as cooperativas do sistema.
Mas para isso, cada cooperativa deve alcançar um objetivo para poder utilizar esta marca. Para obter o Selo Bronze, precisa ter no mínimo 250 usuários ativos, enquanto no Selo Prata são 500 usuários e no Ouro precisa pelo menos 750 usuários. O ponto máximo é o Selo Diamante, que é alcançado quando a cooperativa tem pelo menos 70% do quadro social utilizando a plataforma. A cooperativa poderá usar o selo sempre em seu material de divulgação, pelo prazo de um ano, podendo sempre, ser substituído pelo selo de maior grau conforme atinja os objetivos.
O diretor superintendente da CCGL e coordenador do projeto SmartCoop, Guillermo Dawson Junior, explica que o Selo de Inovação é um primeiro reconhecimento do Sistema Ocergs e da FecoAgro/RS para com suas associadas que fizeram adesão ao projeto. “É o reconhecimento que as cooperativas estão seguindo na direção da formação de um efetivo ecossistema digital. Levar ao associado essa plataforma, visa o aumento da competitividade do produtor na sua propriedade e da cooperativa. Se todos os associados e cooperativas aumentarem sua competitividade, existe o aumento da competitividade do sistema FecoAgro/RS e de todo o agro no Rio Grande do Sul”, destaca.
Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, esta é uma ferramenta extraordinária criada pelos técnicos e executivos das cooperativas com a aprovação, o apoio e a coordenação do Sistema Ocergs e da entidade e o apoio total dos presidentes de cada cooperativa é fundamental neste processo. “Criamos uma forma de incentivar cada cooperativa que terá uma colocação dentro de um ranking proativo de uma forma de que estará utilizando de forma mais intensa. É uma distinção qualitativa das cooperativas”, ressalta.
Atualmente a plataforma SmartCoop já está em pelo menos 282 mil hectares de áreas de associados das 30 cooperativas agropecuárias participantes da iniciativa. O objetivo da ferramenta é beneficiar cerca de 173 mil produtores associados. O produtor tem acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção.
Fonte: AgroEffective
A Cooperativa Dália Alimentos foi homenageada com o Prêmio Esteio do Agro 2021 na categoria Responsabilidade Social. O reconhecimento ao agronegócio, com foco em seis categorias – Sustentabilidade, Reponsabilidade Social, Inovação Digital, Agromarketing, Mulher do Campo e Cidade Amiga do Agro – foi uma realização da Prefeitura de Esteio e do Grupo Sinos, com patrocínio da EGP Energy e apoio da STV Segurança e Êvolve.
O troféu foi recebido na Casa do Grupo Sinos, no dia 7 setembro, dentro da programação da Expointer, em Esteio, pelo presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, em reconhecimento ao Programa Criança Dália, na categoria Responsabilidade Social. A partir de uma seleção de nomes sugeridos por especialistas no setor do agro, os representantes das categorias estipuladas ao prêmio foram agraciados com a distinção.
Piccinini, ao fazer uso da palavra, enalteceu que o agraciamento é fruto da dedicação das três mil famílias associadas e dos cerca de 2,8 mil funcionários que tornam a cooperativa cada vez mais forte e que têm em seu DNA e na sua Missão o propósito de desenvolver e promover o crescimento econômico e social de associados, funcionários e da comunidade em que atua. “Esse troféu é dedicado à grande família Dália que, por meio de seus associados e funcionários, colabora com o Programa Criança Dália, abrindo mão de parte do valor das sobras para viabilizar as ações do programa que, no ano de 2015, ganhou um fundo aprovado em assembleia onde 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, é destinado ao Fundo Criança Dália”.
E complementa: “em meio a uma pandemia avassaladora, nos últimos dois anos, o Programa Criança Dália direcionou seu foco à área da saúde e entre as inúmeras entregas já realizadas, um único sentimento, de gratidão, e a mesma sensação a cada entrega realizada, de cumprir com uma das diretrizes do cooperativismo, que é fazer o bem por meio da junção de esforços”, finalizou.
Conforme a coordenadora de Planejamento do Grupo Sinos, Paula Vargas, durante a cobertura do grupo na Expointer, um dos objetivos foi valorizar entidades, empresas e pessoas que dão voz à feira e ao agronegócio, tendo como pilares os trabalhos no campo com vistas de homenagear quem se destaca no agronegócio e também na Expointer.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
O Sescoop/RS promove, no dia 14 de setembro, a partir das 14h, mais um Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre a importância dos diagnósticos dos programas do Sescoop, diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, produtividade e neurociência, dentre outros.
Para participar do evento, basta acessar o link: https://bit.ly/3tsR7T2
Confira a programação:
14h – Abertura
14h10 - Importância dos Diagnósticos
14h25 - Abertura do Planejamento 2022
14h40 - Apresentação do Grupo de Inovação
15h - Palestra "Neurociência e as Mentes Produtivas"
15h55 - Encerramento
Na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, foi apresentado para o Conselho de Administração da Cotriel o Comitê de Inovação Cotriel. Em funcionamento desde maio desde que foi aprovado pela Diretoria, o programa de inovação da Cotriel, propõe um conjunto de estratégias, ações e processos de apoio e incentivo à inovação, que objetivam impulsionar a cultura de inovação na cooperativa, contribuindo para seu desenvolvimento, agregando valor aos seus produtos, serviços e processos. O programa de inovação COTRIEL INSIGHTS, busca também, melhorar o desempenho dos colaboradores, estimulando e premiando sua criatividade e suas iniciativas, engajando-os à cultura de inovação.
Marcolan Prates, assessor de marketing e inovação, juntamente com o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza foram responsáveis por conduzir esta apresentação. Marcolan enfatizou que este programa disponibilizará ferramentas de apoio aos colaboradores, para que todos possam expressar seu potencial criativo de forma prática, contribuindo assim para melhorar o desempenho da Cotriel: “Entendemos que serão geradas uma série de ideias que irão resultar em novos produtos e serviços ou melhorando processos, a fim de reduzir custos e aumentar receitas. Esta iniciativa considera a relevância do quadro social, e busca aproximar a Cotriel do ecossistema de inovação, para que seja possível levar tecnologias de ponta aos nossos produtores.
Para Cristiano Corazza, as ações e metas propostas neste programa visam além estabelecer a cultura de inovação na COTRIEL, romper barreiras hierárquicas e setoriais, possibilitando que os colaboradores possam gerar ideias e sugestões para toda a cooperativa. “Vários treinamentos de inovação estão sendo ministrados e outros serão formalizados durante o ano de 2021 e 2022 com objetivo de divulgar o programa a todos os colaboradores.”, destacou.
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, valorizou o Comitê de Inovação e disse que está no planejamento proporcionar novas receitas para a Cooperativa através de iniciativas dos colaboradores: “Até 2025, a meta é que 5% do faturamento da Cooperativa venha de ações de inovação. Inovar é, além de pensar fora da caixa, fazer que toda Cooperativa e isso inclui a sociedade, visualize um futuro onde novas ações, ideias se transformem em um crescimento ainda maior da Cotriel, que , desta forma, acompanha tendências do mercado, e continue crescendo com confiança, solidez e sustentabilidade, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
Se você quer começar uma carreira no cooperativismo, o momento é agora. O Sistema OCB acaba de lançar os nove cursos gratuitos do Programa Universitário Cooperativo, que tem por objetivo qualificar os jovens que desejam estagiar em cooperativas de qualquer ramo. O programa nasceu no Sescoop/PR e tem por objetivo disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.
O público-alvo são estagiários entre 19 e 25 anos, de áreas diversas, com pouco conhecimento de mercado e que atuam ou vão atuar em cooperativas de diversos ramos. O jovem poderá realizar os cursos avulsos, conforme interesse no tema, ou poderá realizar todos os nove cursos gratuitos no formato de trilha. Em ambos os casos o jovem receberá certificado de conclusão. Os cursos são oferecidos na modalidade EAD, disponível na plataforma CapacitaCoop.
APRENDIZADO
Cada curso proporcionará aos estagiários uma visão do que é o cooperativismo e, também, sobre o desenvolvimento de competências que poderão ser aplicados no caminho escolhido. O programa oferece os seguintes cursos:
- Cooperativismo
- Gerenciamento de Projetos
- Inovação e Criatividade
- Governança Cooperativa
- Inteligência Socioemocional
- Comunicação e Pensamento Crítico
- Liderança
- Práticas de Negociação
- Design de Carreira
JORNADA DO ALUNO
A carga horária de cada curso é 8h, exceto o curso de Gerenciamento de Projetos (16h). os nove cursos possuem uma carga horária total de 80h. Ao final da trilha, o aluno vai receber um e-book com todo o conteúdo das aulas, permitindo que a experiência de aprendizagem possa acontecer também offline.
Fonte: Sistema OCB
Inovação! Mais do que algo para pensar depois, essa é uma grande estratégia de mercado para atrair e manter clientes satisfeitos e, claro, conquistar mais e mais mercados. É pensando nisso que o Sistema OCB realizará, entre os dias 13 e 17 de setembro, a Semana InovaCoop, cheia de conteúdos exclusivos que prometem agregar muito valor ao dia a dia das cooperativas do país. Além de palestras, workshops e apresentação de cases, o evento também contará com alguns lançamentos. Para saber mais detalhes acesse o site da Semana InovaCoop: https://semanainova.coop.br
PROGRAMAÇÃO
13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h
Palestra: Competitividade e inovação
Convidado: Maurício Benvenutti
Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.
14/9 TERÇA - 16h30 às 18h
Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil
Convidado: Mario de Conto
Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.
15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30
Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário
Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro
Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV
Murilo Boccia - Diretor da Natura
Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.
16/09 QUINTA - 16h às 18h
Workshop: Comunicação e engajamento
Convidado: Mario Rosa
Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.
17/9 SEXTA - 10h30 às 12h
Palestra: Construir Futuros
Convidado: Tiago Mattos
O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.
CONEXÃO COM STARTUPS
Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops (leia mais aqui).
Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!
Fonte: Sistema OCB
O comprometimento com a comunidade onde está inserida é um dos princípios da Cooperativa Santa Clara. Com o intuito de fortalecer essa relação, nasceu há seis anos o Plantando o Bem, ação que visa levar informações sobre alimentação saudável e sustentável para crianças e adolescentes, onde eles estiverem, e mobilizar funcionários, comunidade e associados para a consciência ambiental.
Em edições anteriores, o projeto criou e revitalizou hortas, promoveu oficinas culinárias e estimulou as crianças a colocarem em prática em casa todo o conhecimento adquirido em anos anteriores.
Já no ano passado, devido a pandemia, os professores foram responsáveis por intermediar a atividade através da entrega dos materiais, orientações e de uma cartilha e mudas de hortaliças disponibilizadas pela Cooperativa.
Em 2021, o Plantando o Bem trará uma proposta diferente de outras edições, o projeto também irá acontecer de forma on-line. A Santa Clara elaborou materiais audiovisuais com a nutricionista Daniela Melere e a psicopedagoga Cristiane De Mello Patzlaff Kleinowski; e uma cartilha com atividades didático-pedagógicas envolvendo a criatividade e estimulando estudantes do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental com novas experiências.
Para 2021, a projeção é que sejam contempladas 4.300 crianças. O Plantando o Bem é desenvolvido em cidades onde a Cooperativa possui unidades: Carlos Barbosa, Casca, Cotiporã, David Canabarro, Estação, Fagundes Varela, Jacutinga, Nova Roma do Sul, Paraí, São Pedro da Serra, Veranópolis, Vila Maria, Quinze de Novembro, Paim Filho e Tapera além de Barão, Boa Vista do Sul e Garibaldi.
Para saber mais sobre o Plantando o Bem acesse www.plantandoobem.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara
No dia 17 de agosto iniciaram as operações da 11ª loja Agrocenter Languiru. Instalada em São Lourenço do Sul, atende projeto de expansão da Cooperativa à Região Sul do Estado, com a captação de matéria-prima, especialmente leite e milho, disponibilização de infraestrutura de loja agropecuária e assistência técnica.
A área ocupada possui 4.400m², com amplo espaço de estacionamento e de manobra para caminhões. O prédio conta com 990m², dos quais 300m² de loja. Está localizado na Rua Coronel Nono Centeno, número 1184.
Oferece produtos para o campo e para a cidade, como itens de bazar, jardinagem e ferramentas, material elétrico e hidráulico, espaço pet, acessórios para ordenha, nutrição animal, forrageiras, farmácia veterinária e insumos para plantio, ferragens, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, além do serviço de manutenção e pós-venda.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30min às 18h; e aos sábados, das 08h às 12h. O local conta com 13 empregados, além de dois profissionais para assistência técnica aos associados. Mais informações pelo fone (53) 3251-3988.
Evolução
Em 2014 um grupo de produtores locais visitou a Languiru, interessado em conhecer mais sobre a estrutura de suporte da Cooperativa. As conversas evoluíram e, em novembro de 2020, profissionais do Departamento Técnico da Languiru iniciaram com a associação de produtores, quando igualmente teve início a captação de matéria-prima da região, especialmente leite. “Começamos com dez associados, que produziam dez mil litros de leite/dia. Na última safra também recebemos milho da região. Hoje já são 35 associados, que entregam cerca de 30 mil litros de leite/dia”, destacou o gerente de Agrocenter, Martim Fernando Brackmann.
O gerente de Máquinas e Equipamentos, Neodi Elias Tischer, falou da estrutura de Agrocenter Máquinas em São Lourenço do Sul. “Esse segmento possibilita acesso a novas tecnologias e inovação no campo.”
O coordenador da loja, Rudimar Cerutti, agradeceu pela receptividade. “Fomos muito bem recebidos e temos uma equipe muito boa para atender os produtores da região. Oferecemos suporte no processo de associação à Languiru, além do trabalho diferenciado de assistência técnica.”
Potencial
O presidente Dirceu Bayer enalteceu a diversidade de negócios e o mix de produtos, valorizando o desenvolvimento das comunidades onde a Languiru está presente. “São Lourenço do Sul e municípios vizinhos possuem um grande potencial para a produção de leite e cultivo do milho. Viemos para cá com toda força, disponibilizando uma bela estrutura de loja Agrocenter, onde o produtor e a comunidade encontram o que precisam para o seu dia a dia, além da assistência técnica no campo, objetivando a eficiência produtiva”, disse, valorizando a mão de obra disciplinada e o patrimônio de terras para o cultivo.
Sucesso
O presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul, Paulo Sérgio Silva Pereira, falou de empreendedorismo. “É isso que precisamos, uma Cooperativa para a geração de empregos, renda e impostos. Nosso trabalhador rural tem forte identificação com o que a Languiru oferece, por isso tenho certeza que terá vida longa na cidade”.
O prefeito Rudinei Härter valorizou o agronegócio. “O produtor rural sabe trabalhar e busca o desenvolvimento. Com assistência técnica, dará importante contribuição para o crescimento da Languiru, assim como os investimentos da Cooperativa contribuem para o desenvolvimento do município.”
Primeiros clientes
O pedreiro Delson Dettmann, da localidade de Sesmaria, interior de São Lourenço do Sul, fez a primeira compra na unidade: um jogo de chaves. “Gostei muito da vinda da Languiru. Com certeza vou voltar para mais compras e trazer outras pessoas comigo.”
O produtor de leite Michel Knuth, com propriedade no interior de Pelotas, foi o primeiro a comprar no Agrocenter na condição de associado: produtos de limpeza para a ordenha. “A Languiru veio para apoiar o produtor rural da região. Estávamos torcendo por isso.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
A Escoop e o Sescoop/RS promovem, no dia 26 de agosto, a partir das 15h, o Webinar LGPD: Aspectos Práticos na Implementação - Online.
A palestra será ministrada pelo professor Cristhian Groff, ocorrerá na modalidade online, através da plataforma Teams e não será permitido o acesso às gravações de aula para recuperação de frequência.
O objetivo da palestra é informar o público presente sobre os principias aspectos práticos relacionados à implementação da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e à estruturação de Programas de conformidade em proteção de dados pessoais.
Dentre os principais assuntos estão breves resumos sobre os conceitos da LGPD; Principais ações para conformidade (10 ações serão apresentadas); Roadmap de priorização das ações; Respostas de dúvidas e questionamentos.
Contribua para esse Webinar, coloque suas dúvidas e sugestões de conteúdos: AQUI
Investimento:
O Webinar é ofertado de maneira gratuita para cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema OCERGS e aderentes a pelo menos um programa de monitoramento do SESCOOP/RS.
Importante: Para obter a isenção, será necessário anexar, durante o processo de inscrição, o comprovante de vínculo com a cooperativa. Será aceito o termo de vínculo com a cooperativa com data atual ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e página do contrato de trabalho) ou cópia de matrícula do cooperado ou cópia do cartão da conta corrente, no caso de instituições financeiras cooperativas.
Consulte a regularidade da sua cooperativa AQUI
Para esclarecimento de dúvidas e mais informações:
E-mail:
Whatsapp: (51) 98914-0206
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
MODALIDADE DIGITAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 30 de Agosto de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Deliberação a respeito do Planejamento Estratégico do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, 2021-2023, nos termos do art. 30, “l” do Estatuto Social;
2) Deliberação a respeito de proposta de aplicação de recursos suplementares para a conclusão das reformas do prédio do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, situado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre, RS.
3) Assuntos Gerais.
Notas:
- A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/age2021
- Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 12 de Agosto de 2021, é de 368 (trezentas e sessenta e oito) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 17 de Agosto de 2021.
Vergilio Frederico Perius,
Presidente
O programa Inovacoop Conexão com Startups está a todo vapor. Nesta segunda-feira, a Innoscience, empresa de consultoria e parceira do Sistema OCB no desenvolvimento do programa, apresentou às coops participantes a ferramenta Connection, por meio da qual vão conhecer as startups pré-selecionadas para o desenvolvimento do projeto piloto.
A ideia é que as coops iniciem a avaliação para que, durante a programação da Semana de Inovação, que vai ocorrer de 13 a 17 de setembro, possam ter até três boas opções para o Pitch Day, que é quando as startups se apresentam para as coops.
“Essa reunião é essencial para nortear o trabalho da nossa parceira que, além de receber a inscrição de startups interessadas no programa, também estão em busca ativa de outras opções que possam atender a necessidade das coops. Vale ressaltar que as startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir à próxima etapa do programa no Pitch Day. E as startups selecionadas farão parceria com as coops para desenvolvimento de um piloto”, comenta a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
O objetivo do programa é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam solucionar seus desafios, aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
BREVE HISTÓRICO
Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
CONFIRA OS DESAFIOS SELECIONADOS
Prontuário eletrônico e informações em tempo real (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.
Agenda eletrônica unificada e informações em tempo real (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.
Gestão de acessos a áreas restritas no hospital (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.
App de oferta de serviços (marketplace) (Fetrabalho/RS): Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.
Gestão e rastreabilidade da produção de café (Cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.
Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.
App para solução em transporte de cargas (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.
Gestão de ações sociais (data view) (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Pesquisa de satisfação e relacionamento (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.
Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.
Fonte: Sistema OCB
Um programa que gera conhecimento utilizando uma plataforma dinâmica e interativa, onde os participantes aprendem de forma coletiva, através de jogos, vídeos e outros formatos, e podem criar seu avatar, é a novidade que a Cotrijal lançou nesta quarta-feira, 4/8, para o seu público jovem. O Supernova Cotrijal é inédito e vai capacitar os jovens a serem agentes de transformação no meio em que vivem, dando continuidade ao trabalho no campo e também ao modelo cooperativista.
Gustavo Crystiano Eckstein, 19 anos, está empolgado. Associado da cooperativa, ele trabalha com os pais na propriedade, em Linha Ogeriza, Lagoa dos Três Cantos, e viu no programa uma oportunidade de aprendizado sobre temas importantes para o campo, de forma divertida, já que toda a formação vai acontecer em uma plataforma de gamificação. “É inovador e muito interessante esse formato e tenho certeza que será importante para meu futuro”, afirma o jovem, que já foi líder mirim da Cotrijal.
“É um programa consistente, com conteúdo muito relevante, transmitido de forma inovadora e adaptada à linguagem dos nossos jovens, que são o futuro das propriedades e também da cooperativa”, destacou o presidente da Cotrijal, ao participar do encontro de lançamento do programa, com a primeira turma, que reúne 62 participantes.
Ao longo de sua história, a Cotrijal já desenvolveu várias ações e apoiou iniciativas que visavam a formação e o ensino cooperativista aos jovens. À frente de todos os projetos voltados a esse público, o vice-presidente, Enio Schroeder, pontuou que o investir nessa geração é fortalecer o agro e o sistema cooperativista. “São filhos e netos de associados que tiveram papel essencial na cooperativa e darão sequência a esse legado”, afirmou.
Experiência bem-sucedida
Engenheiro agrônomo, com experiência de já ter trabalhado na área na Cotrijal e depois assumindo junto com os irmãos Fernando e Alberto a propriedade da família, com sede em Santo Antônio do Planalto, Henrique Matias Hummes, 34 anos, motivou os participantes com seu depoimento. “Só a caminhada nos traz confiança para avançar. O bom é que temos tecnologias, conhecimento e a cooperativa, que gera esse tipo de oportunidade para aprendermos e apoia em tudo”, destacou.
O programa
Ao todo, o programa vai envolver cerca de 200 jovens de 15 a 20 anos, divididos em três turmas. A segunda turma inicia aulas em setembro.
Serão três meses de capacitação, com uma aula semanal, trabalhando os temas pessoas, macroambiente, sustentabilidade e inovação. Os conteúdos são apresentados através de uma trilha, que inclui textos, vídeos e jogos. Ao completar as tarefas, os participantes ganham pontos, que podem ser revertidos em itens para seu avatar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrijal
O mês de julho marcou o encerramento do curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reuniu 41 participantes de 31 cooperativas gaúchas, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura. A capacitação foi realizada pelo Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop.
Com carga horária de 16 horas, o Programa se divide em sete módulos de ensino e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.
Conheça os módulos
Módulo I - Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h)
Módulo II - Planejamento Estratégico e OKR (2h)
Módulo III - Programas de Monitoramento (2h)
Módulo IV - Comunicação Persuasiva (2h)
Módulo V - Desbravando o GDH (4h)
Módulo V - Desbravando os diagnósticos (4h)
Módulo VI - Métodos Ágeis (2h)
Módulo VII - Inovação e Ecossistema de Inovação (2h)
Metodologia
O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.
O curso agora será ofertado de maneira assíncrona. Serão 50 vagas e 90 dias para os inscritos realizarem o curso. As inscrições iniciam no dia 12/8 por meio do site do Sescoop/RS e vão até o dia 30 de agosto. A turma assíncrona será liberada no dia 1 de setembro.
Certificação
A certificação será concedida a todos que concluíram o curso e apresentaram 75% de frequência de participação nas atividades em todos os módulos. Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.
Investimento e critérios para isenção da inscrição
A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.
Como faço para participar do Programa
Agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para
O que está acontecendo no mundo? Como isso impacta a sua cooperativa? Quais as principais tendências globais que você precisa ter no Radar? As respostas para estas e outras perguntas você vai encontrar no estudo Coop de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo, lançado nesta quinta-feira (29), pelo Sistema OCB, como parte da programação da Semana ConexãoCoop, que termina nesta sexta-feira.
O lançamento ocorreu durante o painel O Futuro do cooperativismo, que contou com a participação do de Paula Abbas, professora titular de Inovação e Design Thinking do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), que falou sobre a importância da alfabetização de futuros para desenho de cenários e proposição de estratégias; e de Letícia Setembro, sócia diretora da IF Futures que discorreu um pouco sobre a aplicação das tendências apresentadas pelo estudo, que é estruturado em três partes: forças estruturantes, dinâmicas emergentes e mapeamento econômico dos ramos selecionados.
Segundo a OCB, a finalidade do estudo é trazer um levantamento completo sobre as megatendências de mercado, além de apresentar as mudanças que já estavam em curso e foram aceleradas em razão da pandemia. Vale destacar que, em agosto, o documento será atualizado com seções específicas direcionadas a cada ramo.
DEVER DE CASA BEM FEITO
E sobre a relevância de pensar em cenários futuros, bem como nas estratégias para cada um deles, a Unimed BH foi convidada falar como tem levado esse assunto a sério. O diretor administrativo-financeiro, Eudes Arantes Magalhães, informou que a cooperativa do ramo saúde, com mais de 50 anos, possui 5,3 mil médicos cooperados, 1,3 milhão de clientes e faturou, em 2020, cerca de R$ 5,6 bilhões. Disse ainda que Unimed BH tem, desde 2014, uma área de estudos e análises de tendências para a definição de estratégias.
Já o gerente de Inovação e Conectividade da coop, Rafael Paolinelli, explicou como é possível antecipar o futuro usando esse centro de inovação. “Ele funciona como um hub de conexões e desenvolve um trabalho de prospecção e discussão de tendências de forma aberta e colaborativa com empresas nacionais e internacionais e, assim, é possível definir uma agenda de transformação”, comenta.
Por meio dessa área, a cooperativa discute, desde 2018, assuntos como inteligência artificial, que cresce fortemente e, também, sobre temas como experiência do cliente, futuro do trabalho e, claro, tele medicina.
GRATUITO
O estudo é um dos produtos que podem ser encontrados gratuitamente no site ConexãoCoop, que reúne em um só lugar informações e serviços focados no acesso aos mercados nacional e internacional, intercooperação, além de conteúdos e ferramentas de inteligência de mercado. Para acessar e conhecer basta clicar aqui.
ASSISTA O PAINEL
Clique para acessar o documento. E, para assistir tudo o que foi dito no painel, clique aqui.
Um site onde é possível encontrar, em um mesmo lugar, produtos e serviços de qualidade e exclusivos que vão dar um norte para todas as coops. É assim o ConexãoCoop, lançado pelo Sistema OCB nesta segunda-feira (27/7), durante a abertura da Semana que leva o nome do portal. O lançamento contou com a participação do presidente Márcio Lopes de Freitas, da gerente geral da OCB, Tânia Zanella, cooperativistas e do co-fundador da HSM e autor de bestsellers como Gestão do Amanhã, José Salibi Neto.
O presidente do Sistema OCB destacou que as novidades apresentadas durante o evento, que vai até o fim desta semana (dia 30/7), são fruto das demandas apresentadas pelos mais de 1,5 mil participantes da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019.
“Naquela época, colhemos a necessidade das nossas cooperativas e, imediatamente, iniciamos um trabalho muito focado em inovação, sustentabilidade e gestão. Tudo para assegurar o crescimento do modelo cooperativista, bem como a ampliação da participação delas nos mercados. Por isso, hoje, lançamos a plataforma ConexãoCoop, um lugar para nos encontrar e falar sobre tudo o que pode nos tornar ainda mais fortes”, reforça o presidente.
SITE
A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, também participou da abertura e apresentou tanto a programação completa da Semana ConexãoCoop, que pode ser conferida aqui. Tânia explicou que o site Conexãocoop nasce com legítimo DNA coop, já que foi desenvolvido pela cooperativa Coopersytem, aqui do Distrito Federal.
Entre os destaques da ferramenta virtual está o calendário de eventos, que registra as iniciativas voltados ao acesso a mercados, tanto os realizados pelo Sistema OCB quanto os promovidos por entidades parceiras. Além disso, também mostra as oportunidades de feiras e missões, nacionais e internacionais, com os respectivos links para inscrição.
Também é possível encontrar informações a respeito de ações pra melhorar a competitividade do cooperativismo e a sustentabilidade do nosso modelo de negócio, como acesso a dados de inteligência de mercado além de informações úteis para exportação, ferramenta de mapeamento de compras públicas, participação de feiras e rodadas de negócio.
ACESSE
Para conhecer, acesse por aqui.
E para saber como foi a palestra de José Salibi Neto, clique aqui.
Fonte: Sistema OCB
A Cotrirosa realizou a entrega de livros à Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa – Acisap. A ação fez parte das programações dos 53 anos de fundação da cooperativa, que lançou a campanha “Cotrirosa – Cooperar é difundir a cultura”, realizada no período de 29 de junho a 20 de julho.
A campanha aconteceu nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa e teve como objetivo promover a leitura e levá-la a diferentes públicos para estimular a cultura e o conhecimento, através do programa Biblioteca de Rua da Acisap. Esta é a segunda edição da campanha realizada pela Cotrirosa.
O Programa Biblioteca de Rua, que proporciona o contato da população com o mundo dos livros, foi iniciado em 2015 e hoje conta com sete estruturas instaladas em pontos de maior circulação da cidade de Santa Rosa, sendo uma delas em frente ao Super Cotrirosa da avenida Flores da Cunha, no bairro Cruzeiro.
A Cotrirosa e Acisap agradecem a população que contribuiu com a campanha e, para que as bibliotecas não fiquem vazias, as doações continuam e podem ser feitas na sede da ACISAP.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa
Se você está em busca de informações e estratégias que façam a sua cooperativa se destacar num mercado cada vez mais competitivo e sempre de olho no cliente, então não perca a primeira edição da Semana Conexão Coop, que começa nesta segunda-feira (26/7) e vai até o dia 30 de julho. A abertura do evento contará com palestras do autor bestseller e cofundador da HSM, José Salibi Neto e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Ambos falarão sobre como entender o ambiente de negócios e as suas complexidades, a importância de ser flexível e, também sobre o fato de a adaptação e a inovação serem o melhor caminho para sua cooperativa se desenvolver cada vez mais.
A palestra ocorre às 16h, do dia 26/7, no canal do YouTube do Sistema OCB. A palestra será ao vivo e não ficará gravada, então não perca essa oportunidade!
Sobre o palestrante
É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva e, atualmente, trabalha com palestras em eventos por todo o Brasil com objetivo de ajudar empresas e profissionais a atingirem seus potenciais e tomarem decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras.
É coautor do best-seller Gestão do Amanhã, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo, e das obras O Novo Código da Cultura, O que as Escolas de Negócios Não Ensinam, O Algoritmo da Vitória e o mais novo, Estratégia Adaptativa.
Conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com todos os principais pensadores da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani. Como Coach e Master Coach, obteve seis certificações no Brasil e Estados Unidos.
CONEXÃOCOOP
O Sistema OCB quer que a sua cooperativa voe cada vez mais alto, desbrave novos mercados, amplie os horizontes e descubra caminhos ainda melhores para se destacar nos negócios. Pensando nisso, criou um site onde é possível encontrar tudo o que sua coop precisa para alcançar seus objetivos. Estamos falando do ConexãoCoop – uma plataforma de negócios do cooperativismo brasileiro.
O lançamento desse novo site repleto de informações e novidades sobre economia, novos mercados e intercooperação, vai ocorrer durante a Semana ConexãoCoop. Serão 5 dias com lives, palestras e workshops com grandes convidados como Diego Barreto, vice-presidente do iFood, e Juan Jensen, economista e sócio da 4eintelligence, entre outros, que trarão trazer novidades sobre os cenários nacional e internacional.
Gostou? Então marca na agenda: de 26 a 30 de julho.
Clique aqui para conhecer programação completa.
A Cotrirosa segue até o dia 20 de julho com a campanha “Cotrirosa - cooperar é difundir a cultura”, que tem como objetivo promover a leitura e levá-la a diferentes públicos como ação que visa estimular a cultura e o conhecimento, através do projeto Biblioteca de Rua da Acisap de Santa Rosa.
Na prática, a campanha consiste na doação de livros de literatura infantil, infanto-juvenil, adulto e revistas. São 23 pontos de coletas localizados em todos os supermercados da Cotrirosa. Os livros arrecadados serão destinados à Acisap para serem distribuídos para as sete bibliotecas instaladas no município.
A campanha integra as programações dos 53 anos de fundação da Cotrirosa, que é guardiã da biblioteca localizada em frente ao Super Cotrirosa da Avenida Flores da Cunha, em Santa Rosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa