fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativismo agro gaúcho deve apresentar alta no faturamento

O cooperativismo agropecuário gaúcho teve um bom desempenho neste ano na questão do faturamento das cooperativas. A informação é da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). Números até o mês de setembro apresentavam uma alta de 49,2% em relação ao ano anterior, o que representa um aumento nominal nos resultados devido a este faturamento. Entretanto em relação ao percentual de resultado, este deverá apresentar um percentual menor em função dos altos custos enfrentados durante a pandemia e com a elevação generalizada dos insumos no ano de 2021 que as cooperativas usam no seu dia a dia.

De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, o ano começou com uma frustração da safra de milho, seguida de uma bela safra de soja com bons preços e uma safra de trigo com liquidez e exportações. No caso do cereal de inverno, na avaliação do dirigente, talvez este seja o melhor ano no Rio Grande do Sul até hoje e uma consagração do trabalho que a FecoAgro/RS desenvolveu com a Embrapa Trigo em 2017. "Tínhamos um recado que há cada ano o produtor vinha diminuindo sua área e ele se referia basicamente à liquidez. Fizemos este trabalho demonstrativo à campo em cinco unidades diferentes com o propósito de plantar trigo para exportação, além para a indústria moageira, precisávamos de um mercado maior", destaca.

E este ano, de acordo com Pires, o trigo terá um recorde de 3,5 milhões de toneladas, ante às 2,1 milhões de toneladas do ano passado, e a exportação nesta temporada chega a 2 milhões de toneladas já contratadas, que é a grande notícia para a safra de 2021. "Todos estão realizados com isso, o que traz uma perspectiva boa e com rentabilidade porque o custo não foi tão alto. E ano que vem temos que nos credenciar como player e dizer que o Rio Grande do Sul tem trigo de determinada qualidade e precisamos plantar para não deixar o importador na mão, pois ele vai querer comprar novamente", observa o presidente da FecoAgro/RS.

A preocupação, conforme Pires, é com a produção de milho. Devido à falta de chuvas, segundo números da Rede Técnica Cooperativa (RTC), até dia 29 de novembro a quebra projetada era de 29,2%, mas esse número, de acordo com o dirigente, deve passar de 50%. O fato, conforme cálculos da FecoAgro/RS, deve trazer uma perda econômica de R$ 2 bilhões se considerando o volume perdido e o preço pago aos produtores para as cooperativas que estava em R$ 81,00 naquele momento.

A solução, para o presidente da FecoAgro/RS, passa pela irrigação. "Temos insistido que o Rio Grande do Sul tem muita dificuldade para a produção de milho para a indústria de proteína animal, além de ser importante agronomicamente para a soja. Mas o clima traz um risco muito grande e estamos nos encaminhando para mais uma frustração. Quem vai colher milho são os que mantêm áreas irrigadas, por isso precisamos ter uma conversa com perspectivas para ver como podemos mudar essa celeridade de reservação de água no Rio Grande do Sul e aumentarmos nossa área irrigada de milho, só assim teremos estabilidade de produção", avalia.

Em relação às atividades junto às cooperativas, um dos destaques do ano foi o lançamento da plataforma SmartCoop, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias e incentivar a intercooperação. Esta inovação garantiu a primeira compra conjunta de insumos por cooperativas. Além disso, um selo de inovação foi lançado para estimular os associados a usarem a plataforma. Até o momento quatro cooperativas já chegaram no nível bronze: Cotriel, Cotrijal, Cotripal e Cotribá. “O sistema cooperativo do Rio Grande do Sul pode se orgulhar dessa iniciativa e que já tem um resultado fantástico”, salienta Pires.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecoagro/RS

PUCRS e Unicred Porto Alegre fazem entrega do espaço Bem-Estar Uni4Life à comunidade acadêmica

PUCRS e Unicred Porto Alegre fazem entrega do espaço Bem-Estar Uni4Life à comunidade acadêmica

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 9, a Escola de Medicina da PUCRS recebeu o primeiro espaço Bem-estar Uni4Life, onde os acadêmicos poderão desfrutar de momentos de descompressão, bem-estar e lazer. O local, dividido em dois ambientes, com decoração moderna e cores vivas em móveis e estofados, chama a atenção pelas mensagens inspiradoras escritas pela aluna do 4° ano, Luara Quaresma: "Toda conquista já foi uma tentativa", "Mudanças são oportunidades" e "Quem não tem sonhos, não tem direção". 

Estas frases remetem à parceria dos alunos da Escola de Medicina com a Unicred Porto Alegre que, desde o início, se engajaram no cooperativismo, colaborando para a concretização do Uni4Life, um ecossistema de inovação, conexão e conhecimento para estudantes de medicina, residentes e jovens médicos, que proporciona experiências no dia a dia – seja em hospitais e/ou universidades, conteúdo customizado e soluções financeiras personalizadas.

Para o decano da Escola de Medicina, Prof. Dr. Leonardo Araujo Pinto, a criação desse espaço também foi possível em razão da participação dos alunos, que têm contribuído para qualificar cada vez mais o espaço físico, com ideias inovadoras e trocas instigantes.

"Além da presença, estamos recuperando a experiência do convívio, do sorriso, contar histórias e estórias, ouvir, aprender pelo exemplo, pelo olhar, testando habilidades, usando a simulação (no nosso Laboratório de Simulação Realística) ou pelo aprendizado no convívio do dia a dia. Agradecemos a Unicred pela parceria. Este espaço Uni4Life tem grande significado", diz o decano.

Segundo o presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. José Cesar Boeira, o Uni4Life é hoje uma realidade, que evolui a cada dia. "Queríamos construir algo que fizesse a diferença e, com a marca Uni4Life, realizamos este sonho. Promovemos um contexto de inovação que nos permite entender os anseios e melhor atender as novas gerações de cooperados que, por meio de suas atividades profissionais, contribuirão para a saúde das comunidades".

Para Dr. Boeira, esta visão de futuro, de construção de longo prazo, que o Uni4Life representa, faz com que a instituição seja reconhecida não apenas por suas soluções e benefícios financeiros, mas como uma entidade que dissemina o conhecimento, que se preocupa com sua sustentabilidade, apoiando as novas gerações.

Além das presenças do decano e do presidente da Unicred Porto Alegre, a solenidade para entrega do espaço à comunidade acadêmica contou com a presença da coordenadora do curso de Medicina, Profa. Dra. Maria José Zanella, do coordenador administrativo da EsMed, Thiago Lingener, de professores e técnicos administrativos e do diretor-Geral da Unicred, João Batista Loredo de Souza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred POA

Ocergs convoca cooperativas para AGE Digital

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

MODALIDADE DIGITAL

OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CNPJ 92.685.460/0001-19

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 21 de Dezembro de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 9h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 10h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 11h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Deliberação a respeito da validade e da vinculatividade da tabela de contribuição sindical definida pela Confederação Nacional das Cooperativas para o ano de 2022, para posterior publicação, e pagamento optativo dessa pelos integrantes da categoria econômica;

2) Deliberação quanto à validação e vinculatividade da contribuição confederativa 2022 definida em tabela pela Confederação Nacional das Cooperativas, para posterior publicação, para a manutenção da estrutura sindical-confederativa de representação para todos os integrantes da categoria econômica, na forma da Resolução CNCOOP 001/2018, a ser quitada até 31 de janeiro de 2022.

Notas:

  1. A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/age2021
  2. Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 22 de Janeiro de 2021, é de 391 (trezentos e noventa e uma) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade. 

Porto Alegre, 9 de Dezembro de 2021.

Vergilio Frederico Perius,

Presidente

Sicoob e Sicredi são destaque no Prêmio Banking Transformation 2021

Sicoob e Sicredi são destaque no Prêmio Banking Transformation 2021

A 17ª edição do Banking Transformation - Relatório Bancário, uma das premiações mais importantes e respeitadas do setor financeiro do Brasil,  contribuindo para o aprimoramento do setor anunciou o Sicoob como o vencedor da categoria “Inclusão Financeira”, com o case “Sisbr 20 anos” e o Sicredi com o case ‘Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo’. A cerimônia aconteceu segunda-feira (6), de forma presencial e on-line. Ao todo, 231 cases concorreram à premiação.

O prêmio tem como objetivo promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas e melhores cases das instituições. Este ano, o Sisbr – Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob –, que ao longo de duas décadas passou por um processo contínuo de aprimoramento e melhorias, foi o vencedor. Ele tornou-se um ecossistema completo de soluções tecnológicas para atendimento personalizado e humanizado nas cooperativas.

Atualmente, a rede de cooperativas financeiras que integram o Sicoob soma mais de 3,6 mil pontos de atendimento, localizados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Além da atuação presencial, essas cooperativas contam com um completo ecossistema digital para atender os seus mais de 5,8 milhões de cooperados.

Construído em tecnologias modernas, o Sisbr é operado a partir de robustos datacenters distribuídos geograficamente em Brasília, que conferem a solidez e confiabilidade para os rigorosos padrões de automação em instituições financeiras de grande porte. A solução conta com módulos responsivos e adaptados às diferentes realidades e sazonalidades de um país de dimensões continentais.

Segundo Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob, o Sisbr ao longo dos anos passou por um processo contínuo de aprimoramento e tecnificação e hoje é um core (sistema de gestão) financeiro completo de soluções digitais e ferramentas que possibilitam os mais de 40 mil funcionários manterem o engajamento e relacionamento com os cooperados. Assim, possui seis plataformas que contemplam diversos serviços financeiros necessários para o desenvolvimento das cooperativas, sendo: Plataforma de Negócios; Canais Convencionais e Digitais; Pagamentos e Recebimentos; Gestão Empresarial; Gestão de Riscos e Compliance; e Plataforma Analítica.

O Sisbr tem uma importância fundamental no crescimento dos negócios das cooperativas, pois automatiza os diversos processos, operacionaliza os produtos e entrega uma experiência fluída aos cooperados. A TI do Sicoob trabalha literalmente orientada ao negócio, com os times dedicados na implementação de soluções para atender as necessidades dos cooperados e apoio integral nos períodos das campanhas comerciais. “Em novembro deste ano contabilizamos mais de 1 bilhão de transações realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento”, informou Vilaça.

Por meio do App Sicoob, principal canal de relacionamento dos cooperados responsável sozinho por 80% das transações, é possível realizar a abertura digital de contas de pessoas físicas e MEIs, a associação digital e a utilização de mais de 200 serviços. É a plataforma financeira na palma da mão do cooperado.

O Sicoob também obteve excelente resultado nos pagamentos feitos com tecnologias contactless (aproximação de cartões). Ao longo de 2021, foram 70 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito por aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha, totalizando cerca de R$ 4,3 bilhões nesta operação. Além disso, notou-se um crescimento de mais 1.000% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Executivo destaque
A noite de premiação para o Sicoob também rendeu uma celebração ao diretor de TI do CCS, Antônio Cândido Vilaça Júnior. Ele recebeu o título “Personalidade Financeira” do ano pelo seu destaque na atuação pelo desenvolvimento e inovação tecnológica do Sicoob ao longo de mais de duas décadas, assim como a estratégica contribuição para acelerar a transformação digital da instituição financeira cooperativa, permitindo a inclusão digital dos cooperados em meio à pandemia.

Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo

O Sicredi conquistou o Prêmio com o case ‘Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo’, que envolve o uso de inteligência artificial para dar mais agilidade e eficiência ao atendimento, por meio do app de mensagens instantâneas.

A iniciativa foi a mais bem avaliada por um comitê composto por especialistas em inovação e no setor bancário. Para o superintendente de Relacionamento do Sicredi, Alceu Meinen, o reconhecimento premia toda a jornada de transformação digital que a instituição tem realizado ao longo dos últimos anos, a qual gerou um ambiente organizacional mais propenso à inovação.

“Nosso modelo de negócio é inovador por natureza, pois tem como base a colaboração entre as pessoas em prol do bem-estar comum há mais de 100 anos e a jornada mais recente da instituição, nos deixou muito mais leves e adaptáveis a novas tecnologias, por meio das quais aprimoramos a experiência dos nossos associados. Esta premiação nos dá ainda mais motivação, pois demonstra que estamos tendo sucesso no objetivo de gerar conveniência aos associados aliando as soluções digitais ao trabalho que é realizado em nossas mais de duas mil agências”, celebra Meinen.

Focado em proporcionar opções que facilitem a rotina dos seus mais de 5 milhões de associados, o Sicredi investiu no uso de inteligência artificial, surgindo o assistente virtual Theo, cujo nome é uma homenagem ao Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro. Inicialmente, o assistente foi utilizado no atendimento aos mais de 30 mil colaboradores, passando também para o atendimento externo aos nossos associados por meio do Whatsapp.

Para desenvolver as competências e habilidades chave para a jornada cognitiva do Sicredi, a instituição criou, em 2019, um Centro de Cognição.  Essa estrutura é composta por especialistas de múltiplas áreas, como tecnologia da informação, negócios digitais, CX, UX, cientistas de dados e conteudistas, que acompanham, no dia a dia, os chamados realizados e treinam o assistente para aumentar o repertório de assuntos.

Somente no ano de 2021, até novembro, foram atendidos mais de 1,6 milhão de associados com mais de 4,5 milhões de protocolos de atendimento via Whatsapp. O assistente virtual Theo realizou no canal mais de 700 mil atendimentos.

 “O Sicredi segue crescendo e conectando mais pessoas em diferentes localidades do Brasil, o que reforça a necessidade de levar cada vez mais inovação para as cooperativas e associados e mostrar à sociedade os benefícios de uma alternativa mais colaborativa e transparente no mercado financeiro”, finaliza Meinen.

Fontes: Assessorias de Comunicação Sicoob e Sicredi

Coopermil e Cooperconcórdia concluem Projeto Piloto do Smartcoop

Coopermil e Cooperconcórdia concluem Projeto Piloto do Smartcoop

Na tarde de 06 de dezembro junto as dependências da Escola General Osorio em Linha Timbauva, Candido Godoi, a Coopermil, em parceria com a Cooperconcordia, Fecoagro/RS e Sistema Ocergs-Sescoop/RS concluíram o Projeto Piloto de implantação de disciplina específica sobre a plataforma digital Smartcoop no Programa Aprendiz Cooperativo do Campo.

O objetivo deste programa piloto foi de forma pioneira possibilitar aos filhos de associados da Coopermil que participam desta turma do jovem aprendiz cooperativo do campo fossem qualificados para auxiliarem seus pais na utilização da ferramenta e servir de modelo para a ampliação do trabalho junto ao quadro social da Cooperativa. Da mesma forma foi possível ampliar o alcance do trabalho do Smartcoop e também analisar a viabilidade e a importância de tornar está disciplina permanente no Aprendiz do Campo.

A aprendiz Gabrieli Rosani Syska comentou: “na minha opinião o aplicativo SmartCoop facilita muito a vida dos produtores pois nele todos os membros da família podem estar sempre o atualizando, as suas funcionalidades são bem variadas, gerando muito mais organização e praticidade na hora de buscar às informações, tendo como resultado poder estar em qualquer lugar e sempre informado sobre os detalhes da sua propriedade”.

Na avaliação da família Weiss “O Smartcoop era o que estava faltando no dia a dia do produtor rural. O aplicativo vem sendo uma ferramenta bastante útil e importante, com ele podemos registrar grande parte das informações da propriedade de uma forma mais rápida e prática, esperamos que continue fazendo parte do nosso trabalho”.

A partir dos resultados obtidos no projeto piloto, as entidades envolvidas avaliam e discutem com a Ocergs-Sesccop a necessidade e a possibilidade de tornar a disciplina do Smartcoop como permanente na ementa do curso do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopermil

Staymune da Santa Clara é eleita o Lançamento do Ano

Staymune da Santa Clara é eleita o Lançamento do Ano

A bebida láctea Staymune foi eleita o Lançamento do Ano na categoria Perecíveis no Carrinho Agas 2021. A distinção foi incluída nesta edição pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e entregue junto a premiação aos fornecedores destaque do ano. O produto inovador foi lançado no início do ano, atendendo aos anseios dos consumidores, que buscavam por produtos diferenciados e que trazem benefícios à saúde e imunidade. A Staymune traz em sua composição duas substâncias importantes para o funcionamento do organismo e fortalecimento da imunidade: a beta-glucana de levedura e a fibra FOS (frutooligossacarídeo), além das vitaminas A C e D.

Às vésperas de completar 110 anos de história, a Santa Clara também foi escolhida como a Melhor Fornecedora de Leites. A marca é o maior share de mercado em volume de leite no Rio Grande do Sul.

As honrarias foram recebidas pelo supervisor de Vendas Denis Misturini em cerimônia de premiação realizada na noite de ontem, no Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Além dos destaques deste ano, a Cooperativa já foi premiada outras 13 vezes em edições anteriores.

Os agraciados do Carrinho Agas foram escolhidos através de votação direta por parte dos 250 maiores supermercados do Estado, que levaram em conta a responsabilidade social na pandemia, share de mercado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos de entrega.

Sobre a Cooperativa Santa Clara

Em 2021, a Santa Clara completou 109 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus mais de 5 mil associados, em mais de 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácias e 27 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara

Criança Dália incentiva a magia da leitura a crianças

Criança Dália incentiva a magia da leitura a crianças

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Itororó, localizada em Palmas, no município de Arroio do Meio, agora possuem um farto e rico material para leitura. Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de novembro, o Programa Criança Dália realizou a doação de diversas coleções de livros infantis e de cunho pedagógico no valor de R$ 3 mil.

Os livros farão parte do Projeto de Incentivo à Leitura que está sendo implementado pela instituição de ensino que possui 111 anos de existência e conta com 36 crianças matriculadas. Os exemplares também estarão disponíveis na Biblioteca que será inaugurada no dia 27, quando as crianças terão um dia de atividades culturais na escola.

Segundo a diretora, Betina Raquel Friedrich Leidens, a leitura leva a pessoa, principalmente as crianças, ao entendimento de assuntos distintos. “O que é entender, compreender e perceber sem o hábito de ler? A leitura possibilita o contato com culturas diferentes, mundos imagináveis, conhecimentos para a vida”. Por fim, parafraseou o escritor Mário Quintana, “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

O presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, reforçou o propósito do Programa Criança Dália estar presente também na formação educacional destas crianças, auxiliando escolas na aquisição de materiais que venham a incentivá-las ao conhecimento e ao hábito de ler com mais frequência. “Ler é aflorar a imaginação e observar crianças tão pequenas já introduzindo este costume em seus cotidianos é motivo da satisfação para a Dália Alimentos”. Também participou da entrega o conselheiro de Administração da região, Rodrigo Schmitz e a professora Carla Scherer.

Em forma de agradecimento pelos livros recebidos, a aluna Milena Leite (9) leu trechos do livro “Obrigado”, da coleção Boas Maneiras da Editora Ciranda Cultural, que em poucas palavras ensina que o gesto de agradecer é uma formar gentil de mostrar como ficamos satisfeitos com algo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Sistema OCB divulga seleção das coops para o InovaCoop Conexão com Startups

Sistema OCB divulga seleção das coops para o InovaCoop Conexão com Startups

O Sistema OCB divulgou, nesta quinta-feira (25), as cinco cooperativas que participarão da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups, com foco no ramo Agro. Os cinco desafios selecionados são das cooperativas: Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP), Santa Clara (RS) e Uneagro (SC). Neste mesmo dia aconteceu o primeiro encontro com as cooperativas selecionadas.

A ideia do programa é utilizar a inovação aberta, que ocorre com parcerias ou intercooperação para, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução para os desafios apresentados pelas cooperativas selecionadas. “Ao conectar as duas pontas em uma rede, o objetivo é aumentar a eficiência dos projetos, reduzir custos e riscos, melhorar o retorno sobre os investimentos e ampliar as oportunidades e fontes de receita”, afirma Samara Araujo, coordenadora de Inovação do Sistema OCB.

Ainda segundo ela, é importante ressaltar que as soluções para os desafios selecionados precisam ter potencial para serem escalados para outras cooperativas. “Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação no cooperativismo, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando novas oportunidades”.

Durante o evento de kick-off, realizado de forma virtual, o Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) apresentou as etapas do processo de busca das soluções para os desafios e as equipes envolvidas. No próximo dia 1º, as cooperativas participam de um workshop para refinamento dos desafios e no dia 10/12, eles serão divulgados para que as startups possam se inscrever no programa e, junto com as cooperativas, iniciar o desenvolvimento das soluções.

Os critérios de seleção utilizados para a escolha das cinco cooperativas selecionadas levaram em consideração, entre outros pontos, a relevância da solução do desafio para o ramo Agro; a possibilidade de aplicação da solução em outras cooperativas (escalabilidade); a disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup; e o potencial de soluções que apontem melhorias em práticas de sustentabilidade ambiental.

Para a supervisora de relacionamento com o cooperado da Coopama, Lorena Miranda estar entre os cinco selecionados para o programa é uma oportunidade única e um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa. “Esperamos com esse desafio dar mais agilidade aos nossos processos, fortalecendo nossa cadeia com os produtores”, afirmou.

Já a vice-presidente da Uneagro, Lúcia Helena acredita que a segunda edição do programa veio ao encontro das demandas da cooperativa que já estava em busca de inovações para otimizar o trabalho desenvolvido e se aproximar ainda mais dos produtores rurais associados. “É um momento muito especial”, declarou.

Para saber mais sobre a segunda edição CLIQUE AQUI.

Fonte: Sistema OCB

Cotribá disponibiliza recursos para os associados investirem na produção agrícola através do CRA

Cotribá disponibiliza recursos para os associados investirem na produção agrícola através do CRA

Com o objetivo de tornar a atividade agrícola mais rentável, viabilizando os investimentos necessários e incentivando a permanência no campo e sucessão rural, a Cotribá está apoiando o acesso dos seus associados ao crédito agrícola. O aporte de recursos para o financiamento da lavoura através dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) complementa todos os demais serviços já realizados pela Cooperativa, como a assistência técnica, o fornecimento de insumos agrícolas e a infraestrutura de recebimento e comercialização da safra colocada à disposição dos produtores em mais de 20 municípios gaúchos.

A Cotribá tem contribuído cada vez mais com os seus associados, conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos produtores em períodos de frustração de safra, além das altas taxas de financiamento e o aumento dos preços dos insumos. A Cooperativa buscou no mercado de capitais uma alternativa para o custeio agrícola, através do CRA. A partir de um amplo trabalho de sua equipe financeira, a Cotribá foi a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020. Após o sucesso das duas primeiras operações financeiras, que já beneficiaram 247 produtores com R$ 118 milhões em recursos, a Cotribá participou como investidora na terceira emissão do CRA aos associados da Cooperativa, o que contribuiu para a redução da taxa de juros do CRA, que ficou na média em CDI + 0,74% a.a. aos produtores.

Esta operação financeira, liquidada no dia 12 de novembro, foi a terceira emissão de CRA aos associados da Cotribá, com o apoio da Cooperativa. A operação se destaca pelo valor superior às duas primeiras emissões (R$ 97,5 milhões) e pela garantia de 80% da operação pelo BNDES. E, principalmente, pelo aporte de recursos da Cotribá como investidora, o que possibilitou a redução da taxa de juros. O Banco Bradesco BBI foi o responsável pela coordenação e distribuição dos CRAs. Já a operacionalização técnica foi mais uma vez feita pela parceria com a Ecoagro Securitizadora, na plataforma100% digital da empresa Agromatic.

“A Cotribá tem demonstrado grande compromisso com o desenvolvimento de seus associados, oferecendo alternativas ao financiamento bancário. Sabemos dos desafios do acesso ao crédito e por isso buscamos no CRA uma alternativa aos produtores para o custeio da lavoura e a realização de suas atividades”, salienta o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento.

“O sucesso desta operação contou com a participação das unidades da Cotribá em um trabalho coletivo, com muita dedicação de toda a equipe para informar os produtores, e com toda nossa organização para realizar uma negociação sólida e com as melhores condições aos nossos associados”, destaca a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner.

“Com todo o trabalho desenvolvido para a emissão do CRA, temos reforçado o compromisso de fortalecer o agronegócio, apoiar o desenvolvimento das atividades dos nossos associados e das comunidades onde atuamos. Onde tem agricultura forte, tem-se emprego e renda”, reforça o presidente Celso Leomar Krug.

Os recursos da terceira operação de emissão do CRA da Cotribá vão apoiar 125 produtores associados da Cooperativa na aquisição de produtos e insumos agropecuários para a safra 2021/2022.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá

Acompanhe o Epecoop 2021 AO VIVO!

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS transmite, nos dias 25 e 26 de novembro, através do seu canal no Youtube, das 9h às 11h, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2021, o evento tem como público-alvo presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação.

Programação:

25 de novembro

Painel: Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação

Martiniano Lopes - Sócio líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos.

Assista ao evento ao vivo AQUI

26 de novembro

Painel: Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos (CEO Outlook).

Jean Paraskevopoulos Neto - Head de Clientes e Mercados KPMG Brasil e América do Sul e Membro do Comitê Executivo da KPMG Brasil e América do Sul, com experiência na prática de auditoria, servindo como sócio-líder de diversos grupos empresariais brasileiros e internacionais

Assista ao evento ao vivo AQUI

Vinícola Aurora classifica amostra entre as mais representativas da Safra 2021

Vinícola Aurora classifica amostra entre as mais representativas da Safra 2021

A Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) revelou as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Enologia (ABE), realizada no dia 6 de novembro. Das 406 amostras, 154 de 35 vinícolas se classificaram entre os 30% mais representativos da Safra 2021, com destaque para a presença da Cooperativa Vinícola Aurora, na categoria Vinho Tinto Fino Seco, com o rótulo Alicante Bouschet.

No total, foram mil kits, sendo 700 comercializados e 300 entre o público presencial e ação com mais de 120 jornalistas, blogueiros e influenciadores em seis pontos físicos. Cada um dos kits tinha 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores pudessem degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo.

O escritor Rogerio Dardeau e a doutora em enologia Regina Vanderlinde foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2021 e Destaque Enológico 2021, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.

AS 16 AMOSTRAS

CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE

1. Chardonnay e Pinot Noir – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)
2. Chardonnay – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
3. Pinot Noir e CHardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

4. Viognier – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)
5. Chardonnay – Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

6. Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre - Vacaria (RS)
7. Moscato Branco – Vinícola Mioranza – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA ROSÉ FINO SECO

8. Tannat – Casa Venturini – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO JOVEM

9. Merlot – Vinícola Salvattore – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO

10. Cabernet Franc – Dal Pizzol Vinhos Únicos (RS)
11. Tannat – Hortência Indústria de Bebidas – Flores da Cunha (RS)
12. Cabernet Sauvignon – Casa Perini – Farroupilha (RS)
13. Tannat – Vinícola Almaúnica – Bento Gonçalves (RS)
14. Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
15. Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Candiota (RS)
16. Tannat, Teroldego, Malbec, Cabernet Franc, Merlot – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

Epecoop 2021 está chegando!

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS transmite, nos dias 25 e 26 de novembro, através do seu canal no Youtube, das 9h às 11h, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2021, o evento tem como público-alvo presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação.

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o Epecoop é um importante espaço para debates. “Ouviremos importantes palestrantes e apresentaremos aos presidentes e executivos das cooperativas gaúchas os movimentos realizados pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS sobre o tema da inovação. Todos os cooperativistas são muito bem-vindos para pensarmos juntos os processos de inovação do cooperativismo gaúcho e as oportunidades para o futuro", reforça Perius.

Programação:

25 de novembro

Painel: Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação

Martiniano Lopes - Sócio líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos.

26 de novembro

Painel: Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos (CEO Outlook).

Jean Paraskevopoulos Neto - Head de Clientes e Mercados KPMG Brasil e América do Sul e Membro do Comitê Executivo da KPMG Brasil e América do Sul, com experiência na prática de auditoria, servindo como sócio-líder de diversos grupos empresariais brasileiros e internacionais

Inscrições:

Faça sua inscrição AQUI e participe!

Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Os últimos meses do ano iniciam a contagem regressiva para a chegada de uma nova temporada de planos e trabalhos a serem executados. Esse é o momento ideal para começar a avaliar tudo o que foi feito, como seguir com o que deu certo e o que mudar para melhorar no próximo ano.

Na hora de construir o planejamento, as organizações precisam pensar de forma estratégica em como investir bem os recursos. E os processos de inovação, que podem ocorrer em uma ou em várias áreas da sua coop, necessitam de muita atenção.

E é sobre isso que trata o mais novo e-book InovaCoop: Inovação no planejamento estratégico da cooperativa. O material traz tudo o que as cooperativas precisam considerar durante a criação de seus planejamentos estratégicos, como otimizar os recursos pensando bem em cada uma das ações e na inovação como parte desse processo.

Como inovar virou sinônimo de sobrevivência para os negócios, as cooperativas precisam estar sempre atentas. E no InovaCoop elas encontram, em um mesmo lugar, tudo que precisam para dar todos os passos rumo à inovação.

Clique aqui e baixe agora o novo e-book.

Fonte: Sistema OCB

Languiru investe na bovinocultura de corte

Languiru investe na bovinocultura de corte

“Agregar valor aos produtos oriundos de propriedades rurais de seus associados, estimulando o empreendedorismo, a inovação, a melhoria contínua e o respeito à tradição da Cooperativa, oferecendo alimentos e serviços de qualidade à sociedade” faz parte da filosofia da Languiru. Com essa missão, a Cooperativa chega aos seus 66 anos de história, celebrados no dia 13 de novembro, anunciando oficialmente o seu ingresso no mercado da bovinocultura de corte.

A atividade já integrou os negócios da Languiru, em meados dos anos 80, com abatedouro instalado em Canoas. O resgate desse segmento abre mais uma possibilidade de produção aos associados da Cooperativa, além de atender, inicialmente, a demanda da rede de Supermercados Languiru e, num segundo passo, integrar o mix de produtos com a marca Languiru comercializados em todo Estado.

“O investimento na bovinocultura de corte está baseado na expansão social e na diversidade econômica de atividades da Languiru, buscando estratégias capazes de atender às demandas e oportunidades de mercado. Além do retorno econômico, o negócio também tem relevância social, como alternativa produtiva para nossos associados”, destaca o presidente Dirceu Bayer.

Diversidade produtiva

Um dos segredos do sucesso da Languiru é a diversidade de negócios, o que oportuniza diferentes possibilidades para o quadro social. No segmento das carnes, a bovinocultura vem se somar à avicultura e à suinocultura, além da cadeia leiteira, “carros-chefes” no faturamento da Cooperativa, ao lado dos segmentos da nutrição animal, supermercados, lojas Agrocenter, postos de combustível e farmácias.

“O Frigorífico de Bovinos é um antigo desejo da Languiru e amplia o ciclo produtivo nas carnes. Estamos viabilizando e resgatando esse negócio na Cooperativa”, revela Bayer.

Inicialmente, a Languiru analisava a possibilidade de edificação do abatedouro, quando surgiu a oportunidade de arrendamento de uma unidade que estava em construção no município de Teutônia.

Empregos e volume de produção

Nessa etapa, o Frigorífico de Bovinos deve gerar cerca de 35 empregos diretos, podendo chegar a 65 empregados. A planta industrial, com cerca de 3.500m², possui capacidade para o abate de 28 animais/hora para produção de carcaça.

Em novembro inicia transição para produção própria da Cooperativa, que arrendou a planta – até então as instalações foram ocupadas pelo proprietário, com a Languiru utilizando esse período para aprendizado e qualificação da mão de obra. A demanda de produção, num primeiro momento, estima o abate de 80 a 100 bovinos por semana, atendendo os Supermercados Languiru.

“Gradativamente estimamos ampliar a produção, passando a atender a necessidade da nossa área comercial. Dentro de um ano, a expectativa é de que possamos oferecer, além da carcaça, cortes específicos, com agregação de valor à matéria-prima e ampliação do mix de produtos Languiru. Inclusive, trabalhamos com a ideia de utilização de um selo de qualidade para as carnes Languiru, aproveitando o excelente conceito dos nossos produtos junto ao mercado consumidor”, detalha o presidente.

Matéria-prima

Os bovinos serão fornecidos pelos associados da Languiru e outros produtores da região. “Há disponibilidade de animais de qualidade nas propriedades do quadro social da Languiru e parceiros estratégicos”, avalia Bayer.

O mercado da carne bovina vive momento favorável, com muita demanda para uma produção insuficiente. “O mercado regula essa procura. Por outro lado, a avicultura apresenta sinais de recuperação e a suinocultura, depois de momento favorável, passa por período de dificuldade. Na bovinocultura de corte, apesar do custo de produção elevado, quem possui eficiência no processo, apresenta bons resultados financeiros”, conclui o presidente, acrescentando que a planta também poderá abater, num segundo momento, após obtenção de autorização do órgão competente, vacas leiteiras e matrizes suínas em fase final de vida produtiva, dando origem à matéria-prima para produtos da linha de industrializados do Frigorífico de Suínos, instalado em Poço das Antas, e outras unidades.

A Languiru irá trabalhar com bovinos de raças europeias para produção de carne e já avalia a possibilidade de ampliação da capacidade de abate e estocagem do frigorífico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Confira tudo que rolou no Encontro de Comunicadores 2021

Confira tudo que rolou no Encontro de Comunicadores 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação na divulgação do cooperativismo.

Comunicação e LGPD

O primeiro painel, no dia 26 de outubro, foi apresentado pelo advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Groff, foi sobre um dos temas de maior debate nos últimos tempos em todos os setores - a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei, que entrou em vigor em 2020, tem como objetivos principais o equilíbrio entre a transparência, tecnologia, negócios e direitos fundamentais para proteger o tratamento de dados pessoais de pessoas físicas.

Após apresentar alguns os conceitos e definições genéricos, Groff respondeu a dúvidas pontuais no âmbito da Comunicação como os cuidados que os profissionais de Comunicação precisam ter na divulgação de matérias e publicações em redes sociais, como realizar o controle interno de imagens e alguns exemplos de medidas que precisam ser adotadas em eventos públicos e tratamento de dados de menores. E destacou que, mais do que consentimento, a LGPD é sobre informação, fazer contato com os clientes, mailing e usuários para informá-los sobre a maneira como seus dados serão utilizados e oferecer a opção de descredenciamento da base da empresa.

Big Data Analytics para tomada de decisões

Proporcionar uma experiência única ao usuário e permitir uma imersão ao vivo dentro de uma ferramenta de Big Data. Com essa missão, o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt, e do diretor de operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva apresentaram na última quarta-feira (27/10) a ferramenta da Neoway, recentemente adquirida pela B3. Dentre as soluções, direcionamento de estratégias de mercado, análise de concorrência, pesquisas de públicos-alvo, prospecção de leads qualificados, ações específicas de CPF, inteligência geográfica, prospecções territoriais e modelagens estatísticas desenvolvidas com a tecnologia de machine learning para gerar leads semelhantes aos melhores clientes. Perdeu o evento ou teve que sair mais cedo? Acesse aqui o painel e participe dessa jornada inédita proporcionada pelo time da IdMax, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse “mundão” do marketing digital não é uma tarefa simples! E para responder essa questão e ampliar o universo de opções que podem ser trabalhadas dentro dos squads de Comunicação, o especialista em tendências de negócios nas redes sociais, Rafael Terra, falou sobre métricas de campanhas pagas, de receita e de vendas, marketing de conteúdo, e-mail marketing, indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator, ou KPIs) e muito mais!

Conheça as 13 principais métricas em mídias sociais apresentadas por Rafael Terra:

  1. Alcance: Número total de pessoas alcançadas.
  2. Share of voice: Fatia no mercado.
  3. Tráfego: Minha audiência está indo para o meu site?
  4. Conversão: Pode ser número de vendas, leads, inscrições, etc. Essa métrica resslta o que está funcionando para o negócio da coop.
  5. Engajamento: Não é só uma palavra bonita, é número. Quais os seus conteúdos que mais engajaram?
  6. Sentimento: Saber se o público-alvo está falando "bem" ou "mal".
  7. Respostas: Verificar se Relacionamento e SAC estão sendo efetivos
  8. Impacto: Avaliar se a marca está conversando com as pessoas certas.
  9. Super fãs: Aqui o engajamento desses stakehlders vale ouro.
  10. Shares: Quem compartilha o seu conteúdo.
  11. Assessoria e RP Digital: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com públicos-alvo.
  12. ROI: É o Retorno sobre investimento.
  13. Otimização no Google: Otimização nas campanhas de pesquisa, captação de leads e anúncios no Google.

O conteúdo é imperdível e pra quem não assistiu o evento, acesse já o nosso canal do YouTube e fique por dentro de ferramentas indicadas pelo Rafael Terra, médias de mercado para métricas e muito mais!

Perdeu o Encontro? Não te preocupa!

A gente gravou tudinho e você pode acessar os painéis na íntegra nos links abaixo:

26/10 - Dilema da Comunicação na era da LGPD

27/10 - Big Data e Marketing: o match perfeito

28/10 - Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Condomínio Avícola Relvado é o último a alojar e encerra fase de obras

Condomínio Avícola Relvado é o último a alojar e encerra fase de obras

Relvado foi o último, de um total de nove condomínios, a alojar os pintos para engorda, como parte integrante do Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos. Na segunda-feira, dia 25 de outubro, 175 mil aves foram alojadas em cinco dos oito pavilhões. Os demais galpões e o restante dos pintinhos, até chegar à soma de 275 mil, serão acomodados gradativamente, no próximo ciclo.

Com a granja de Relvado em funcionamento, a Dália Alimentos tem todos os condomínios avícolas em funcionamento, estando eles localizadas nos municípios de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul, Encantado, Encantado São Luis, Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa. Conforme o supervisor do Setor Avicultura, médico veterinário Gustavo Trein Peukert, até janeiro de 2022 estima-se que 100% de dos condomínios estejam operando com a capacidade máxima de alojamento, que são 275 mil frangos por ciclo.

Em Relvado, acompanhou o alojamento o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araujo, o supervisor do Setor Avicultura, Gustavo Trein Peukert e o técnico responsável, Vanderlei Michelon. Representando o condomínio esteve presente o presidente do grupo, Lidenor Giliotto, o vice-presidente, Gilmar Tonuz e o secretário, Ademar Zampeze. O prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti e o secretário de Obras, Onei Giacomolli, também acompanharam a chegada do primeiro caminhão. A equipe responsável por alojar as aves em cada aviário é constituída pelo encarregado Tiago Maidana dos Santos e pelos auxiliares Virginia da Rosa, Vilmar Pacheco e Bruna Weber.

Giliotto recordou dos momentos difíceis, até mesmo para encontrar a área de terra para a edificação, e citou a parceria do município de Relvado e da Dália no empenho para que o grupo começasse a dar sequência ao projeto. “Talvez esse seja um de meus últimos desafios na vida e, com glória, vencido. Obrigada a todos que se empenharam para que esse ideal fosse concretizado”, ressaltou.

O chefe do Executivo disse que, mesmo diante das dificuldades que o município enfrenta em termos econômicos, foi parceiro dos produtores e da cooperativa para que o empreendimento venha a gerar retorno de ICMS ao município. “Até quando pudermos ajudar, seremos parceiros deste projeto, pois acreditamos que trará retorno e qualidade de vida à nossa comunidade”.

Piccinini enalteceu a parceria público-privada, fundamental para que o condomínio de Relvado, assim como nos demais municípios, se tornasse realidade. “São projetos que, após muito estudo, a Cooperativa Dália Alimentos idealizou, que o quadro social, principalmente os produtores envolvidos, acreditou e que as prefeituras, que foram parcerias decisivas para chegarmos até aqui, abraçaram. Agora é necessário foco e muito empenho para que os bons frutos comecem a ser colhidos. A Dália agradece o empenho de todos em mais este grandioso empreendimento”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Contagem regressiva acionada para o Encontro de Comunicadores

segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico! A contagem regressiva foi acionada e você não pode ficar de fora do Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021. Temas instigantes e controversos, experts, overdelivery e muito conteúdo diferenciado, tudo sem enrolação! De 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams.

Para quem nos acompanha por aqui, separamos aqui 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora. Então, caso ainda não esteja inscrito, aproveita que ainda dá tempo.

Para adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!

PROGRAMAÇÃO

26 de outubro – 14h

Dilema da Comunicação na era da LGPD

Cristhian Homero Groff – Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia

27 de outubro – 14h

Big Data e Marketing: o match perfeito

Flávio Fáveri Silva – Diretor de Operações da IdMax

Luiz Bahia Bittencourt – Diretor Geral da IdMax

28 de outubro – 14h

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Rafael Terra – Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil

QUERO PARTICIPAR

Para garantir a sua inscrição clique aqui!

Atenção, vagas limitadas!

5 Motivos para você não perder o Encontro de Comunicadores

5 Motivos para você não perder o Encontro de Comunicadores

Chegou a hora! O nosso tradicional Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 está com as inscrições abertas. E mais do que isso, repleto de atrações imperdíveis e temas que não saem da cabeça dos profissionais de Comunicação. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams. E nós separamos 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora dessa.

1. Dilema da Comunicação na era da LGPD

Tema super em alta no momento, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ainda gera muitas dúvidas e receios para quem trabalha diretamente com a Comunicação. Que cuidados os profissionais precisam ter na divulgação de matérias, releases e publicações em redes sociais? Como realizar o controle interno? Que medidas precisam ser adotadas em eventos públicos, em comunicações por e-mail, grupos de WhatsApp, ações de comunicação interna, no tratamento de dados de menores?

Enfim, são tantas questões importantes que se conectam com a realidade dos profissionais de Comunicação, que pensando nisso preparamos um painel exclusivo sobre o assunto, com a participação do advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Homero Groff. O painel Dilema da Comunicação na era da LGPD ocorre no dia 26 de outubro, às 14h.

2. Experiência com Big Data

Ok, talvez você já tenha ouvido falar ou até saiba o que é Big Data! Mas você já viu na prática a ferramenta funcionando? Essa é a experiência que traremos para nossos participantes. Junto com o time da IdMax, empresa que comercializa e implementa soluções tecnológicas e disruptivas para todo o mercado LATAM, o painel Big Data e Marketing: o match perfeito fará uma imersão prática com a ferramenta da Neoway, plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para decisões inteligentes.

Mas não para por aí, o evento também vai trazer cases incríveis de aplicações da ferramenta que vão deixar você cheio de ideias para a sua coop. Por isso, anota aí na sua agenda, dia 27 de outubro, às 14h, com o diretor de Operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva, e o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt.

3. O poder dos indicadores de marketing

Como medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse "mundão" do marketing digital? Que indicadores devo utilizar? Quais métricas de desempenho preciso adotar para mensurar o resultado alcançado? Que parâmetros o mercado considera como positivo para taxa de abertura, taxa de cliques, conversão de páginas de captura? Será que estou pagando caro o meu lead? Como posso medir o Retorno Sobre Investimento (ROI)?

Essas e muitas outras questões habitam o pensamento de muitos profissionais de Marketing e Comunicação, e por esse motivo você não poder perder o painel Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia, com o especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil, Rafael Terra. Será no dia 28/10, às 14h.

4. Overdelivery

Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará nesse Encontro serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Encontro.

5. Mercado de trabalho necessita de profissionais estratégicos

A Comunicação enquanto ferramenta estratégica de negócio da sua coop! Esse é o conceito e modelo que precisamos implantar como filosofia de trabalho dentro de todas nossas coops! Acreditamos e defendemos que a Comunicação precisa estar ligada diretamente ao planejamento estratégico organizacional. Por esse motivo, os profissionais dessa área ganham status de especialistas e cada vez mais necessitam se tornar estrategistas.

E pra adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!

PROGRAMAÇÃO

26 de outubro - 14h

Dilema da Comunicação na era da LGPD

Cristhian Homero Groff - Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia

27 de outubro - 14h

Big Data e Marketing: o match perfeito

Flávio Fáveri Silva - Diretor de Operações da IdMax

Luiz Bahia Bittencourt - Diretor Geral da IdMax

28 de outubro - 14h

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Rafael Terra - Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil

Quero participar

Para garantir a sua inscrição clique aqui!

DotCoop lança campanha de transformação digital

DotCoop lança campanha de transformação digital

Com a pandemia fazendo com que empresas em todo o mundo adotem a esfera digital para continuar operando, a DotCooperation (DotCoop) está lançando uma campanha de Transformação Digital para encorajar as cooperativas a abraçar totalmente o mundo online.

Para apoiar a campanha, DotCoop lançou um novo vídeo produzido em colaboração com a cooperativa Blake House.

https://www.youtube.com/embed/DpCQ6naco-4

O vídeo será usado para promover a campanha nas redes sociais para inspirar as cooperativas a construírem uma identidade online usando o domínio .coop.

“Por 20 anos temos promovido e desenvolvido o domínio .coop e nossos serviços de identidade como os principais ativos de identidade para nosso movimento cooperativo global", afirma o diretor de Marketing da DotCooperation, Lance Wolak.

“DotCooperation uniu a comunidade cooperativa por meio de uma identidade e plataforma online compartilhada onde as organizações cooperativas podem participar, informar, educar e abrir caminho para que outros se juntem e apoiem o movimento cooperativo”, complementa Wolak.

Além de seu papel como administrador global da marca cooperativa, supervisionando o gerenciamento do nome de domínio .coop, DotCoop administra um Digital Empowerment Learning Hub. O centro fornece materiais de aprendizagem online para orientar as cooperativas em sua transformação digital e apresentar aos novos no movimento os sete princípios cooperativos e o movimento cooperativo mais amplo. Ele também inclui uma série de apresentações sobre desenvolvimento de marca online, melhores práticas de serviços de domínio e um guia para ferramentas e recursos de identidade cooperativa.

“À medida que nos aproximamos do Congresso Global da ACI, agora mais do que nunca as pessoas estão falando sobre a identidade cooperativa. Temos a resposta para a pergunta 'qual é a identidade cooperativa?' - É a nossa marca compartilhada, e quanto mais de nós adotarmos a marca, mais forte nossa voz coletiva se tornará ”, disse o gerente de desenvolvimento da comunidade da DotCooperation, Tom Ivey.

DotCoop é o administrador global dos domínios .coop e .creditunion e da marca co-op. É propriedade conjunta da National Cooperative Business Association (NCBA CLUSA) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional

Unicred VTRPP apresenta segunda edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred VTRPP apresenta segunda edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred VTRPP, cooperativa que integra o Sistema Unicred, acaba de dar início à segunda edição do seu programa de conexão com startups, o Connection Unicred. Novamente com a consultoria da Innoscience, a iniciativa tem como objetivo resolver desafios internos de forma eficiente e inovadora, mantendo o foco nas atividades relacionadas à inovação no setor financeiro e de crédito, inteligência de dados e experiência do cooperado.

Por meio do Connection Unicred, startups selecionadas poderão executar um projeto piloto integralmente pago nas operações da Unicred VTRPP, com suporte da consultoria Innoscience. As iniciativas que tiverem melhor desempenho poderão ser contratadas como fornecedoras da cooperativa. Na primeira edição do programa, realizada em 2020, 67% das startups que desenharam propostas na imersão executaram os pilotos e, destes realizados, 100% das startups foram contratas e agora são fornecedoras atuantes da Unicred VTRPP.

Uma das novidades desta edição é o amplo desafio para capturar diferentes oportunidades para a Instituição em tudo que há de mais inovador para o setor, colaboradores e cooperados. Nesta edição são quatro os desafios selecionados pela Unicred VTRPP: Captação Inteligente de Talentos; Prevenção a Fraudes e Análise de Crédito; Dados para Geração de Oportunidades; Inovação para Instituições Financeiras.

Inscrições e Próximas Etapas

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 26 de outubro. No início de novembro, a Unicred VTRPP divulgará as empresas classificadas e as convidará para o evento One on One, com participação da diretoria e de outras pessoas chaves da cooperativa. As startups que mais se destacarem participarão de uma imersão para desenhar, em conjunto com o time da Unicred VTRPP, uma proposta comercial de prova de conceito da solução a ser executada em pequena escala. Por fim, a Unicred VTRPP avaliará os resultados para possíveis parcerias comerciais. Para saber mais sobre o programa é possível acessar o site www.connectionunicred.com.br.

Para a Diretora Geral da Unicred VTRPP, Roselaine Buttenbender, inovação e tecnologia são temas que fazem a diferença para o desenvolvimento da cooperativa: “Tivemos excelentes resultados com a primeira edição do Connection Unicred e pretendemos atingir ainda mais com esta nova edição. Temos novidades já implantadas beneficiando nossos cooperados e nossa expectativa é entregar outras inovações, fazendo a diferença em suas vidas financeiras a partir de iniciativas que sirvam também para beneficiar todo o Sistema Unicred”, finaliza.

Sobre a Unicred VTRPP
A Unicred VTRPP (Vales do Taquari e Rio Pardo e Região da Produção) possui 25 anos de história, e é uma das maiores singulares do Sistema no Rio Grande do Sul. Registrando crescimento anual constante desde a sua fundação, projeta aumentar sua participação no mercado conquistando novos cooperados, além de consolidar a confiança estabelecida com os já associados, oferecendo excelência no relacionamento e as melhores soluções financeiras. Com a incorporação a Unicred VTRPP passar a contar com mais de 7 mil cooperados e amplia sua área de atuação para 140 municípios. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/vtrpp

Sobre a Innoscience
Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados e lucrar com a inovação. A Innoscience desenvolveu uma metodologia de conexão entre empresas estabelecidas e startups que aumenta em 4 vezes as chances de negócios entre as partes. São mais de 35 programas de conexão realizados com empresas como Coca-Cola, Klabin, GSK, M. Dias Branco, Danone, Nestlé, Ambev, Equinor, entre outras grandes empresas e mais de 180 pilotos pagos realizados com startups. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Connection Unicred.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred VTRPP