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Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem inscrições prorrogadas até 5 de abril

As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, foram prorrogadas até 5 de abril, prazo máximo para envio dos documentos solicitados. Após a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a ESPM, através do telefone (51) 3218-1380.

Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.

Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.

PERÍODO DAS AULAS

As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.

MATRÍCULA

O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).

INÍCIO DAS AULAS E LOCAL

As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.

INVESTIMENTO

Investimento aluno regular:

– O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*

Investimento aluno bolsista:

– Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*

– O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.

*reajustadas anualmente a partir de 2020.

Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Sistema divulga balanço de ações voluntárias do Grupo Multiplica

Sistema divulga balanço de ações voluntárias do Grupo Multiplica

O Grupo Multiplica, que reúne colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, mobilizou-se em 2018 na realização de diversas ações voluntárias, que foram inscritas no Dia de Cooperar (Dia C). Dentre as iniciativas desenvolvidas fizeram parte as seguintes campanhas: Tampinha Solidária, Páscoa Solidária, Trote Solidário Escoop, Aqueça um Coração Escoop 2018, Campanha do Agasalho - DASRU-A, Dia da Vovós, Campanha de Arrecadação de Livros e Ação do Dia das Crianças, Natal Solidário e Banho Solidário.

Segundo a gestora de pessoas do Sescoop/RS, Thais Guimarães, as ações desenvolvidas pelo Grupo Multiplica ajudam a inspirar outras pessoas a participarem de ações voluntárias. “O Multiplica nasceu com o objetivo de criar um espaço de discussão, ouvidoria e troca de ideias entre os empregados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Foi um pedido dos próprios colaboradores. O grupo de voluntários é responsável por pensar ações, selecionar entidades e mobilizar os colegas nas causas sociais. A ideia é sermos multiplicadores do bem, trazendo para o nosso lado cada vez mais gente disposta a ajudar”, afirma Thais.

Tampinha Solidária

Em 2018, a campanha Tampinha Solidária arrecadou 159,2kg de tampinhas que foram doadas ao Instituto do Câncer Infantil – ICI/RS. A ação contínua do Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem o objetivo de conscientizar os colaboradores e seus familiares sobre a importância da reciclagem de itens plásticos. As coletas foram realizadas na sede do Sistema e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

Páscoa Solidária

O objetivo da campanha é arrecadar itens de Páscoa, doados pelos colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para auxílio à Assistência Evangélica aos Portadores do Vírus HIV/AIDS (AAEPV).

A AAEPV é uma entidade de caráter filantrópico sem fins lucrativos, que atua na área de assistência social atendendo a Porto Alegre e região, com objetivo de ajudar portadores do vírus HIV/AIDS, crianças com câncer, famílias carentes em risco de vulnerabilidade, crianças que sofreram abusos, tendo o caráter de reabilitação sócio-cultural, recuperação da autoestima do cidadão portador e sua família.

Em 2018, foram arrecadados e doados para a AAEPV 72kg de doces.

Trote Solidário Escoop

A ação desenvolvida pela Escoop envolveu alunos calouros da turma de 2018, que se reuniram na arrecadação de alimentos que foram doados à Cooperativa CrêSer, definida pela turma de calouros.

A Cooperativa CrêSer – Pais e Filhos Especiais é associação mantida por doações e que recebe, em suas dependências, diariamente cerca de 37 pessoas de 21 aos 67 anos, desde o ano 2000. Além das doações, ela se mantém pelo trabalho de artesanato, produzido na Cooperativa, com papel reciclado, pinturas em vasos e garrafas. Tudo o que é produzido nas oficinas pelos alunos é vendido e divido o valor entre eles. Há também a realização de brechó para angariar fundos para suas despesas mensais, inclusive os investimentos em computadores e aquisição de sala própria.

Através da campanha foram arrecadados e doadas oito cestas básicas, 150 salgadinhos e R$15,00 para compra de refrigerantes para a festa de inauguração da pista de corrida e caminhada.

Aqueça um Coração Escoop 2018

A Campanha Aqueça um Coração Escoop envolveu a comunidade e alunos da instituição de ensino superior, com arrecadações de itens de inverno como meias, toucas e luvas, que foram distribuídos durante o evento de celebração do Dia C, realizado no dia 30 de junho, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A iniciativa arrecadou 600 unidades e todas foram doadas durante o evento.

Campanha do Agasalho - DASRU-A

A campanha de arrecadação de roupas e calçados integrou o evento "DASRU-A", criado pela ONG Viver de Rir. Foram arrecadados 219 peças de roupas, entre masculinas e femininas.

Assim, com o auxílio do ônibus da empresa colaboradora MOB, foi realizado o evento na manhã de 17/6, percorrendo o seguinte percurso: saída da Avenida Assis Brasil – Centro/via Avenida Farrapos e Avenida Borges e volta: Avenida Ipiranga.

Dia da Vovós

Para comemorar o Dia dos Avós, um grupo de voluntários do Sistema Ocergs-Sescoop/RS confeccionou ímãs de geladeira para trocar por doações com os colaboradores. O valor arrecadado foi revertido na compra de fraldas geriátricas e absorventes higiênicos da Coopersocial, uma cooperativa do ramo Especial que presta serviços de produção de fraldas, absorventes geriátricos e sacos para lixo. A Cooperativa atende pessoas adultas com deficiências e proporciona atividades ocupacionais através da inclusão laboral.

As arrecadações foram destinadas ao Asilo Vila Vicentina, que atende 22 idosas de 65 a 106 anos, mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo, instituição criada para cuidar de idosos carentes, principalmente os que não possuem filhos ou parente próximo para cuidá-los. A casa lar é mantida somente através de contribuições da comunidade, aceitando doações de fraldas, alimentos, materiais de limpeza, roupas e também de valores. Ao todo, foram arrecadadas mais de 475 fraldas e 30 absorventes. As doações foram entregues no dia 26 de julho de 2018 ao Asilo Vila Vicentina, em um evento de integração com lanche, música e brincadeiras, juntamente com a ONG Viver de Rir.

Campanha de Arrecadação de Livros e Ação do Dia das Crianças

Outra ação desenvolvida pelo Grupo Multiplica envolveu a arrecadação de livros infanto-juvenis para a Fundação Pão dos Pobres, existente desde 1895, que atende cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes em seus projetos. A missão da instituição é potencializar o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioeducativas.

A entrega dos livros ocorreu no dia 18 de outubro, com contação de história para um grupo de 30 crianças com idades entre 6 e 8 anos, juntamente com a oferta de lanche às crianças. Foram arrecadados 54 livros e 15 gibis. O Sescoop/RS fez ainda a doação de 100 exemplares do livro O menino que Cooperava.

Natal Solidário

A campanha Natal Solidário reuniu doações de alimentos junto aos colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A meta era arrecadar 44 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, de crianças estudantes na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Valneri Antunes, localizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.

A campanha arrecadou alimentos em montante superior à meta, tendo sido compostas 44 cestas para as famílias previamente selecionadas e uma cesta doada diretamente para EMEI Valneri Antunes, num total de 360kg de alimentos (8kg por cesta).

Banho Solidário

A ação contínua do Sistema Ocergs-Sescoop/RS consiste numa campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para doação ao projeto social “Banho Solidário“, da ONG Centro Social da Rua.

O projeto tem o objetivo de atender o máximo de pessoas em situação de rua, com banho quente na região metropolitana de Porto Alegre, visando estimular a dignidade e autoestima desta população.

Foram arrecadadas 394 peças de roupas, 24 pares de calçados e 312 itens de higiene pessoal (sabonetes, shampoos, condicionadores, absorventes, loções hidratantes, pós-barba, entre outros artigos).

Cooperativismo brasileiro será apresentado ao mundo

Cooperativismo brasileiro será apresentado ao mundo

Três artigos focados no cooperativismo brasileiro serão apresentados em eventos internacionais, neste ano. Os autores das pesquisas, vinculados à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), tiveram seus projetos aprovados na última chamada do CNPq, que conta com recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Para os pesquisadores, a realidade das cooperativas brasileiras tem inspirado muitos movimentos em diversos países. Eles avaliam que editais como o realizado pelo CNPq com recursos do Sescoop são fundamentais para estimular o desenvolvimento das pesquisas em cooperativismo e, com a apresentação dos resultados em nível internacional, projetar globalmente aquilo que o modelo cooperativista verde-e-amarelo tem de melhor.

Troca de ideias

“O tema relacionado às cooperativas de plataforma vem despertando interesse por parte da comunidade acadêmica internacional e a participação em eventos é uma grande oportunidade de apresentar os avanços do nosso projeto e também estabelecer a troca de ideias e experiências com pesquisadores da área”, avalia o pesquisador Mário De Conto, assessor jurídico da Ocergs.

Intercooperação

“Entendemos que a oportunidade de participar de eventos internacionais com um artigo já vinculado ao projeto de pesquisa aprovado no CNPq, oferece a possibilidade de contribuições relevantes para o desenvolvimento do projeto, inclusive com parcerias de pesquisadores e grupos de pesquisas internacionais”, enfatiza Paola Richter Londero, pesquisadora.

Resultado de pesquisas

Confira abaixo as informações sobre os artigos a serem apresentados e sobre os eventos para os quais eles foram aprovados.

Artigo 1

O potencial das cooperativas de plataforma no ambiente brasileiro

Autores: Mario De Conto, Camila Luconi Viana, Carlos Alberto de Oliveira, Dieisson Pivoto and Paola Richter Londero.

Resumo: o ambiente legal brasileiro está baseado no conhecimento dos negócios tradicionais e atua, muitas vezes, como um fator restritivo para a formação das plataformas digitais. Nesse sentido o artigo busca analisar a viabilidade de cooperativas de plataforma no sistema legal brasileiro.

Evento: Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Artigo 2

Cooperativas de Plataforma: como são conduzidas a governança e a democracia das empresas sociais da era digital?

Autores: Camila Luconi Viana, Mario De Conto, Dieisson Pivoto, Paola Richter Londero and Carlos Alberto de Oliveira

Resumo: o objetivo deste artigo é analisar os aspectos da governança democrática e autogestão em cooperativas de plataforma e cooperativas tradicionais baseadas em práticas de participação digital. O atual movimento de cooperativas de plataforma tem pouca documentação sobre seu processo de modelos democráticos de decisão e governança, sendo necessário investigar esses aspectos.

Eventos: Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá nos dias 6 a 9 de junho, na Romênia e Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Artigo 3

Um ensaio sobre o desempenho econômico-financeiro das sociedades cooperativas sob as dimensões de mercado, do cooperado e do desenvolvimento regional.

Autoras: Paola Richter Londero, Anelise Krauspenhar Pinto Figari, Fabiana Cherubim Bortoleto and Luana Zanetti Trindade.

Resumo: O trabalho discute os indicadores econômico-financeiros tidos como relevantes para a tomada de decisão dos gestores das cooperativas agropecuárias, levando em consideração as dimensões de mercado, dos cooperados e do desenvolvimento regional. Assim, a contribuição deste ensaio teórico consiste em um mapeamento das atuais métricas de desempenho econômico-financeiras, proposta pela literatura e utilizadas nas práticas de gestão das cooperativas, dentro das dimensões de mercado, do cooperado e do desenvolvimento regional, explorando suas limitações e possíveis melhorias para que tais métricas de desempenho sejam captar a natureza, princípios e forma de funcionamento das sociedades cooperativas.

Eventos: Conferência Empreendedorismo Cooperativo: Teoria e Melhores Práticas, que ocorrerá no Canadá, entre os dias 27 e 31 de maio; Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá nos dias 6 a 9 de junho, na Romênia; Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Fonte: Sistema OCB
Abertas inscrições do Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas

Abertas inscrições do Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo e o Sescoop/RS, informam que estão abertas as inscrições para o Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas até o dia 1º de abril.  Com carga horária de 54 horas, o curso é destinado a conselheiros de administração e conselheiros fiscais de cooperativas gaúchas.

O objetivo do curso é desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre gestão das sociedades cooperativas, capacitando o conselheiro para o melhor desempenho em um dos principais órgãos da governança, visando o estimulo à adoção de boas práticas de gestão e de governança compatíveis com o mercado, sob preceitos éticos, alicerçados nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.

A proposta é que o Curso apresente uma trilha comum de módulos, oferecendo conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os conselheiros de administração e conselheiros fiscais. Contudo, após a base conjunta construída, os públicos do curso são segregados e recebem conhecimentos específicos, alinhados aos órgãos da governança que fazem parte.

MÓDULOS As aulas serão divididas em nove módulos de 8 horas ou 4 horas cada um: Módulo I – Identidade Cooperativa – 4h –  12/04/2019 8h30-12h30 Módulo II – Governança em Sociedades Cooperativas – 8h – 12/04/2019 14h – 18h e 13/04/2019 8h30– 12h30. Módulo III – Direito e Legislação Cooperativa – 8h – 24/05/2019 8h30-18h Módulo IV – Gestão Estratégica (Conselho de Administração) – 4h –  25/05/2019 8h30– 12:30 Módulo IV – Noções de Contabilidade (Conselho de Fiscal) – 4h –  25/05/2019 8h30h– 12:30 Módulo V – Análise de Investimentos (Conselho de Administração) – 4h –  28/06/2019 8h30– 12:30 Módulo V – Análise das Demonstrações Contábeis (Conselho de Fiscal) – 4h –  28/06/2019 8h30– 12:30 Módulo VI – Gestão de Riscos e Compliance – 8h – 28/06/2019 14h – 18h e 29/06/2019 8h30– 12h30. Módulo VII – Liderança e Gestão de Conflitos – 4h –  26/07/2019 8h30– 12h30 Módulo VIII – Sistemas de Controle e Acompanhamento e Avaliação de Cooperativas – 8h – 26/07/2019 14h – 18h e 27/07/2019 8h30 – 12h30. Módulo de Fechamento – Plano de Trabalho Aplicado à Cooperativa – 6h -30/08/2019 13h30 – 19h30   Início das aulas e local: As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019, Sexta-feira (8h30 – 12h30; 14h – 18h) e Sábado (8h30 – 12h30), na sede da Escoop. Oferta de vagas: 40 vagas. Para realizar a inscrição CLIQUE AQUI Mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   Confira a estrutura do curso: Screenshot_7

Sescoop/RS realiza Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sescoop/RS realiza no dia 4 de abril, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB.

O Encontro Preparatório tem como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até 1° de abril. No momento da inscrição, o participante é convidado a escolher um grupo de trabalho entre quatro opções: Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação. Durante o Encontro, haverá um momento em que o participante irá se reunir com o seu grupo. Nessa etapa, serão discutidos assuntos pertinentes a cada temática.

INSCRIÇÕES AQUI

Palestra com Ricardo Amorim

O evento contará com a palestra do economista Ricardo Amorim, que discorrerá sobre a temática: “Por que a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.

SAIBA MAIS

Local: Auditório da Escoop Av. Berlim, 409 – Porto Alegre – RS

Data: 4/4/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Inscrição: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Palestra Ricardo Amorim

11h – Grupos de Trabalho

13h – Intervalo

14h – Relatórios dos Grupos de Trabalho e Discussão

16h – Encerramento

CONTEÚDO

– Comunicação;

– Gestão e Governança;

– Intercooperação;

– Representação;

– Perpectivas para a economia.

14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Apas Show recebe inscrições a partir de abril

Apas Show recebe inscrições a partir de abril

Estão abertas as inscrições para a 35ª edição da Apas Show, uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. Cooperativas interessadas em participarem da feira e do Congresso de Gestão podem realizar a inscrição para os pré-eventos até 19 de abril, e para os eventos a partir de 20 de abril. Serão quatro dias reunindo os principais tomadores de decisão e promovendo relações, experiências e negócios entre empresários e executivos do setor.

Números em 2018

A edição anterior da Apas Show reuniu 738 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países. A feira teve 71.931 inscritos pessoa física e 13.105 inscritos pessoa jurídica, com 639 visitantes internacionais de 53 países.

Para mais informações acesse https://apasshow.com/.

Serviços

Data: 6 a 9 de maio de 2019

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

São Paulo – SP

Primeira Ministra da Nova Zelândia reconhece o trabalho das cooperativas e sua contribuição para os ODS

Primeira Ministra da Nova Zelândia reconhece o trabalho das cooperativas e sua contribuição para os ODS

A Cooperative Business New Zealand, membro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) na Nova Zelândia, organizou recentemente o Fórum de Líderes Empresariais Cooperativos, realizado em Auckland, com o tema “Pensamento para Frente - levando as cooperativas da Nova Zelândia para o futuro”. Estiveram presentes a primeira-ministra, Jacinda Ardern, e o ministro do Desenvolvimento Econômico, David Parker, que reconheceram as iniciativas tomadas pelo setor cooperativo da Nova Zelândia para ajudar a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em seu discurso aos líderes empresariais do país, Jacinda disse que a Nova Zelândia deve comparecer perante a ONU em um Fórum Político de Alto Nível, que acontecerá em Nova York em julho, para informar sobre o progresso do país em atacar os 17 objetivos de sustentabilidade.

"É amplamente reconhecido que o modelo de negócios cooperativo, com seus pontos fortes de resistência, juntamente com a sustentabilidade econômica, ambiental e social, é o mais estreitamente alinhado para apoiar a ONU na consecução dessas metas", disse o CEO da Cooperative Business New Zealand, Craig Presland.

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Escoop promove palestra sobre excelência da gestão

Escoop promove palestra sobre excelência da gestão

A Escoop promove, no dia 5 de abril, no auditório da Faculdade, a palestra "Gestão para a Excelência: Agenda em Cenários de Mudanças Exponeciais"com o Chief Operations Officer da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi.

O objetivo é promover uma reflexão acerca da nova dinâmica do ambiente, do mercado e dos negócios, e como os diversos setores estão sendo afetados, assim como entender o potencial do Modelo de Excelência da Gestão.

Inscrições

Novos alunos dos Cursos de Especialização e do Mestrado, colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e docentes da Escoop, alunos da Graduação da Escoop e empregados e associados de cooperativas podem realizar inscrições até o dia 2 de abril AQUI.

O palestrante

Marcos Bardagi é atualmente Chief Operations Officer (COO) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, graduado pela FEI e pela UFRGS, possui também MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Tem ainda formação executiva em Gestão de Recursos Humanos pela FGV e Compliance pelo Insper. Exerceu cargos executivos para a América Latina e o Mercosul na Lufthansa, na Latam, na Celesio AG e na Siemens, em diversas áreas de negócios, notadamente telecomunicações e tecnologia da informação, distribuição e serviços aeronáuticos.

Mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Inscrições para o Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC encerram 26 de março

Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Esse é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), idealizado pelo Sescoop e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Pensando nisso, o Sescoop/RS realiza entre os dias 26 e 29 de março, no Centro de Formação de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC, que será dividido em quatro turmas, com vagas disponíveis ainda para a turma 4, no dia 29 de março, cujas inscrições encerram na próxima terça-feira (26/3).

O Workshop Preparatório é destinado a associados e empregados de cooperativas registadas na Ocergs. A inscrição deve ser realizada pelo site do Sescoop/RS, através do preenchimento do formulário com as informações solicitadas. Após o encerramento do prazo das inscrições, o Sescoop/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas.

PROGRAMAÇÃO

A dinâmica do workshop será através de aula expositiva com utilização de exemplos práticos e exercícios, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

CONTEÚDO

– Mudanças no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – ciclo 2019;

– Novos processos gerenciais do instrumento de autoavaliação do PDGC, no nível de maturidade Rumo à Excelência, visando seu entendimento;

– Regulamento do Prêmio SomosCoop Excelência da Gestão – ciclo 2019.

VIDEO EXPLICATIVO DO PROGRAMA

Assista ao vídeo e conheça melhor o PDGC:

INSCRIÇÕES

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC – Turma 4

Inscrições: Até 26 de março

Realização: 29 de março de 2019

Local: Escoop – Av. Berlim, 409 – Bairro São Geraldo

Para mais informações entre em contato com Diene Ludwig, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo fone (51) 3323-0096.

Escoop Talk recebe alunos da Graduação

Escoop Talk recebe alunos da Graduação

O assessor jurídico da Central Sicredi Sul/Sudeste e integrante do Conselho Técnico Sindical da Ocergs, Tiago Machado, falou sobre como o cooperativismo mudou sua forma de se relacionar com o mundo. Dentro de sua trajetória no movimento cooperativo, o advogado contou que teve sua primeira experiência em uma cooperativa de Trabalho, em 1999, quando teve contato com os princípios e valores do cooperativismo. “A cooperativa conseguia fazer esse trabalho de inclusão gerando renda para os associados, mas também pensava no desenvolvimento social dessas pessoas”.

Tiago ressalta que o cooperativismo possui sentido, valor e significado, e que as cooperativas, diferentemente de outros modelos societários de empresas que concentram riquezas em um pequeno grupo, distribuem suas sobras nas comunidades em que atuam, reforçando a participação econômica dos associados que são donos do negócio. “O cooperativismo está comprometido com o desenvolvimento econômico e social dos associados, familiares, colaboradores e comunidade em geral”, afirma.

Segundo o assessor jurídico da Central Sicredi Sul/Sudeste, o cooperativismo é importante tanto como carreira profissional quanto propósito em sua vida. “Quando você entende o que o cooperativismo significa você torna ele um valor da sua vida, pois é um modelo inspirador e capaz de tornar o mundo um lugar melhor para viver”, destaca.

Educação ambiental e cooperativismo

Na sequência, o evento contou com a participação da educadora ambiental da Fundação Aury Luiz Bodanese, Samara Arsego, que atua no eixo socioambiental, buscando a sustentabilidade e a cooperação, realizando o trabalho em escolas com ações que promovem o despertar da importância da conservação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente.

Samara falou sobre a sua admiração e paixão pela zoologia e o meio ambiente, e o quanto o cooperativismo a inspira no dia a dia. “Nós temos que saber viver em sociedade, viver em harmonia com as outras pessoas, com o ambiente em que a gente vive, com os colegas que a gente tem. E eu acredito no cooperativismo, acredito que podemos ser melhores, transformar o mundo num lugar melhor, mas somos nós que temos que construir essa realidade a partir das nossas ações e de uma postura responsável e comprometida com a sociedade”, observa.

Mudança de vida

O Escoop Talk recebeu a gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, Fabiane Lenhart, uma das personagens da terceira temporada da websérie Histórias Reais do Cooperativismo, produzida pelo Sescoop/RS em 2018. A gerente do Sicredi ressalta que o sucesso das cooperativas está ligado diretamente ao bem-estar profissional e social dos seus colaboradores, realidade que ela encontrou na cooperativa de Crédito.

Com passagem pelo sistema financeiro em bancos privados, Fabiane explica que ao entrar no Sicredi e no movimento cooperativo teve uma mudança significativa em sua vida. “Posso fazer o que eu gosto, de acordo com os meus valores de vida, respeitando as pessoas e levando mais em consideração o lado humano e não somente o resultado por si próprio. É importante que o associado não seja simplesmente um número para a instituição, o nosso norteador é que nós tenhamos relacionamento com ele, é que ele seja escutado e atendido na sua necessidade”, explica.

Pesquisa no Cooperativismo

Na sequência, o diretor-geral da Escoop, Mário De Conto, explanou sobre o trabalho da instituição na perenização do ensino e a pesquisa em cooperativismo no Rio Grande do Sul. “A Escoop produz pesquisas de acordo com as demandas das cooperativas do Estado do Rio Grande Sul. Nesse sentido, temos um grupo de pesquisa na instituição que participa de encontros com pesquisadores de todo o Brasil para discussão da governança em sociedades cooperativas”, comentou.

O diretor da Faculdade falou sobre os projetos desenvolvidos com recursos do Fundecoop, que atuam na linha de pesquisa em Gestão e Governança em Cooperativas: Aplicação de Framework para Incentivar a Intercooperação em Redes de Cooperativas Agroindustriais da Cadeia do Leite; Estratégias de Retorno em Cooperativas Agropecuárias e o Processo de Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Contábil; Aprendizagem Interorganizacioanal em Cooperativas; Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Contexto Cooperativista. Além disso, De Conto também enalteceu os as pesquisas científicas financiadas pelo CNPq: Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a Perspectiva da Utilidade para Tomada de Decisão; Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico; Sistema de Inovação para Cooperativas – Deivid Ilecki Forgiarini; e o projeto “Memórias de Ouro: 50 ano de trabalho!”, financiado pela Ocergs.

Para o diretor da Escoop, as perspectivas em pesquisa na instituição devem ser observadas pelos alunos. “Para o segundo semestre de 2019, há previsão de bolsas de pesquisa do Sescoop/RS, os alunos devem ficar atentos às possibilidades de aberturas de processos seletivos”.

Secretário da Educação do RS é recebido na Escoop

Secretário da Educação do RS é recebido na Escoop

O cooperativismo gaúcho recebeu na manhã de hoje, na sede do CFPC (Centro de Formação Profissional Cooperativista), em Porto Alegre, o secretário de Estado da Educação, Faisal Karam. Na pauta do café da manhã, a apresentação dos projetos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e as atividades do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no que diz respeito aos projetos educacionais, como o Jovem Aprendiz, as Cooperativas Escolares, cooperativismo nas escolas técnicas agrícolas e o Dia de Cooperar. Os assuntos foram apresentados por Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Mário De Conto, diretor geral da Escoop.

Mário De Conto fez uma apresentação sobre as atividades da Escoop, desde seu credenciamento junto ao MEC até as perspectivas de disponibilização do Mestrado Profissional pela instituição. Demonstrou os conceitos obtidos nas avaliações do MEC, bem como a dinâmica dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão oferecidos pela instituição de ensino. Mário De Conto, por fim, informou que nos próximos dias serão iniciadas as aulas do Mestrado Profissional em Gestão e Governança Cooperativa, ofertado em uma parceria da Escoop com a Unisinos.

Vergilio Perius, ao saudar o secretário Karam, ressaltou a importância das atividades do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para as cooperativas gaúchas. Os programas de aprendizagem, em especial o Aprendiz Cooperativo do Campo, bem como o Dia de Cooperar (Dia C), além da inserção do cooperativismo nas escolas técnicas agrícolas e o funcionamento das cooperativas escolares, foram apresentados pelos gerentes e técnicos do Sistema ao secretário.

O secretário Faisal Karam relatou as atividades desenvolvidas na secretaria, e as dificuldades estruturais encontradas ao assumir o posto. Ressaltou que será necessária a união de esforços e a modernização de práticas, acompanhadas da adoção de novas tecnologias para que o Estado possa alcançar os objetivos propostos pelo novo governo. Falou sobre a descontinuidade das políticas públicas a cada troca de governo, o que dificulta o desenvolvimento de boas práticas de gestão que possam contribuir com uma maior eficiência do Estado em área tão crucial, como a educação. Prosseguiu com a necessidade da identificação de potencialidades regionais, com o necessário apoio para o desenvolvimento das regiões, com o incentivo para a criação de cooperativas.

Estiveram presentes ao encontro os gerentes do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, José Máximo Daronco e Helio Loureiro de Oliveira, além da analista técnica de Promoção Social, Ubiracy Barbosa Ávila. A assessora de relacionamento do Sicredi Ibiraiaras, Maria Salete Ferri Marofiski, acompanhada da assessora pedagógica do Programa União Faz a Vida para a região de Ibiraiaras, também participaram da reunião, e trouxeram reivindicação da Escola Padre Aleixo, do município, sobre a manutenção do turno integral no educandário. Acompanhou o secretário a coordenadora de Diversidade e Programas Especiais do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Santos. Ao final do encontro, o presidente Vergilio Perius entregou ao secretário um manifesto pela manutenção dos recursos do Sistema S.

Cooperativas podem se inscrever para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Cooperativas podem se inscrever para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

2ª ETAPA

Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual.

3ª ETAPA

Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.

4ª ETAPA

Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores.

5ª ETAPA

Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.

O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.

CATEGORIAS 2019

- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),

- Não enquadradas no item anterior.

NÍVEIS DE MATURIDADE

- Primeiros Passos;

- Compromisso para a Excelência,

- Rumo à Excelência.

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 

Escoop Talk dá as boas-vindas a alunos da graduação

Escoop Talk dá as boas-vindas a alunos da graduação

A Escoop promoverá, no dia 21 de março, às 19h, no auditório da Faculdade, o evento “Escoop Talk” para dar as boas-vindas aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O objetivo é apresentar a Escoop aos novos alunos e retomar as atividades dos demais alunos.

Confira a programação completa: 19h – Abertura: Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e diretor-geral da Escoop, Mário De Conto 19h10 – Talk com o assessor jurídico da Central Sicredi Sul/Sudeste e integrante do Conselho Técnico Sindical da Ocergs, Tiago Machado. 19h30 – Talk com a educadora ambiental da Fundação Aury Luiz Bodanese, Samara Arsego. 19h50 – Talk com a gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, Fabiane Lenhart. 20h10 – Talk com o diretor-geral da Escoop, Mário De Conto. 20h30 – Intervalo 20h50 – Roda de conversa com os palestrantes 21h50 - Encerramento
Sescoop/RS realiza Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Sescoop/RS realiza Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sescoop/RS realiza no dia 4 de abril, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB.

O Encontro Preparatório tem como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até 1° de abril. No momento da inscrição, o participante é convidado a escolher um grupo de trabalho entre quatro opções: Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação. Durante o Encontro, haverá um momento em que o participante irá se reunir com o seu grupo. Nessa etapa, serão discutidos assuntos pertinentes a cada temática.

Palestra com Ricardo Amorim

O evento contará com a palestra do economista Ricardo Amorim, que discorrerá sobre a temática: “Por que a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.

SAIBA MAIS

Local: Auditório da Escoop Av. Berlim, 409 - Porto Alegre - RS

Data: 4/4/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Inscrição: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Palestra Ricardo Amorim

11h – Grupos de Trabalho

13h – Intervalo

14h – Relatórios dos Grupos de Trabalho e Discussão

16h – Encerramento

CONTEÚDO

- Comunicação;

- Gestão e Governança;

- Intercooperação;

- Representação;

- Perpectivas para a economia.

14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC tem inscrições abertas

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC tem inscrições abertas

Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Esse é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), idealizado pelo Sescoop e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Pensando nisso, o Sescoop/RS realiza entre os dias 26 e 29 de março, no Centro de Formação de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC, que será dividido em quatro turmas, com vagas disponíveis ainda para os dias 27, 28 e 29 de março.

O Workshop Preparatório é destinado a associados e empregados de cooperativas registadas na Ocergs. A inscrição deve ser realizada pelo site do Sescoop/RS, através do preenchimento do formulário com as informações solicitadas. Após o encerramento do prazo das inscrições, o Sescoop/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas.

PROGRAMAÇÃO

A dinâmica do workshop será através de aula expositiva com utilização de exemplos práticos e exercícios, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

CONTEÚDO

- Mudanças no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) - ciclo 2019;

- Novos processos gerenciais do instrumento de autoavaliação do PDGC, no nível de maturidade Rumo à Excelência, visando seu entendimento;

- Regulamento do Prêmio SomosCoop Excelência da Gestão - ciclo 2019.

VIDEO EXPLICATIVO DO PROGRAMA

Assista ao vídeo e conheça melhor o PDGC:

INSCRIÇÕES

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC - Turma 2

Inscrições: Até 25 de março

Realização: 27 de março de 2019

Local: Escoop - Av. Berlim, 409 - Bairro São Geraldo

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC - Turma 3

Inscrições: Até 25 de março

Realização: 28 de março de 2019

Local: Escoop - Av. Berlim, 409 - Bairro São Geraldo 

Workshop Preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC - Turma 4

Inscrições: Até 26 de março

Realização: 29 de março de 2019

Local: Escoop - Av. Berlim, 409 - Bairro São Geraldo

Para mais informações entre em contato com Diene Ludwig, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo fone (51) 3323-0096.

Pesquisa relaciona cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

Pesquisa relaciona cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

A 21ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, organizada pelo Jornal do Comércio e a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas, reconheceu na manhã desta terça-feira (12/3), no Teatro do Sesi, as marcas mais lembradas e preferidas pelos empresários, gestores e altos executivos do Estado. A pesquisa relaciona nove cooperativas em 11 categorias distintas – Grande Marca Gaúchas, Banco, Vinho, Cooperativa, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Produtos Lácteos, Queijo, Espumante, Hospital e Laboratório Clínico. Além das cooperativas, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) aparece como uma das marcas mais lembradas e preferidas na categoria Entidade Rural.

De acordo com o diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, a pesquisa colabora para a compreensão do verdadeiro significado das marcas na economia. “Mostramos que a marca não é apenas o logotipo de um produto, mas um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que ela carrega”. E o responsável técnico pela pesquisa, o diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, reitera que a força da marca pode ser medida quando a mesma passa a ser propriedade dos seus consumidores. “Uma marca forte é aquela que deixa de ser propriedade da empresa, é aquela que deixa de ser propriedade dos seus gestores e passa a ser propriedade dos seus consumidores e do público em geral”.

Ramos Agropecuário, Crédito e Saúde presentes

Entre as cinco marcas mais lembradas e preferidas em 72 setores e três categorias especiais estão as seguintes cooperativas: Santa Clara, Sicredi, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Unimed, Unicred, Cotrijal, Piá e Uniodonto.

Ocergs é destaque como Entidade Rural  

Confiança e credibilidade são ativos importantes que reforçam a eficiência e o jeito único de trabalhar do cooperativismo. E nesse sentido, a Ocergs foi reconhecida na categoria Entidade Rural como a quinta marca mais lembrada, com 1,4%, e a quarta marca preferida pelos empresários, gestores e executivos gaúchos, com 1,7%. “O resultado da pesquisa reforça o trabalho sério e comprometido do cooperativismo gaúcho, que mais uma vez mostra-se forte ante adversidades, em tempos de resiliência econômica. O modelo cooperativista apresenta crescimento e atua como agente propulsor do desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul”, ressalta o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Como é feita a pesquisa Marcas de Quem Decide 2019

Realizado anualmente no Rio Grande do Sul, o levantamento de 2019 inclui 72 setores econômicos e três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Marca Gaúcha Inovadora e Marca Gaúcha Ambiental – todas marcas indicadas nas modalidades “lembrança” e “preferência”, por proprietários, executivos de negócios, gestores e profissionais liberais. O Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado e contemplando todos municípios que representam 0,5% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

A avaliação dos níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição contou com a participação de 348 pessoas, todas elas empresários e altos executivos gaúchos.

Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas nas modalidades, em suas respectivas categorias:

SETOR: GRANDE MARCA GAÚCHA

Lembradas

9° lugar: Santa Clara (2,3%)

Preferidas

9° lugar: Sicredi (2,3%)

SETOR: BANCO

Lembradas

2° lugar: Sicredi (17,8%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (18,4%)

SETOR: VINHO

Lembradas

1° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (16,7%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (4,6%)

Preferidas

2° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (12,1%)

SETOR: COOPERATIVA

Lembradas

1° lugar: Sicredi (46,8%)

2° lugar: Santa Clara (6,3%)

3° lugar: Unimed (5,7%)

4° lugar: Unicred (2,9%)

5° lugar: Cotrijal (2,3%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (44%)

2° lugar: Unimed (6,9%)

3° lugar: Santa Clara (5,7%)

4° lugar: Unicred (2,9%)

5° lugar: Piá (2,3%)

SETOR: PLANO DE SAÚDE

Lembradas

1° lugar: Unimed (79%)

Preferidas

1° lugar: Unimed (74,4%)

SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO

Lembradas

1° lugar: Uniodonto (19%)

2° lugar: Odonto Unimed (4,6%)

Preferidas

1° lugar: Uniodonto (18,4%)

2° lugar: Odonto Unimed (5,5%)

SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (26,4%)

2° lugar: Piá (19%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (27%)

2° lugar: Piá (21,3%)

SETOR: QUEIJO  

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (46,3%)

4° lugar: Piá (2%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (38,5%)

3° lugar: Piá (3,4%)

5° lugar: Languiru (2,2%)

SETOR: ESPUMANTE

Lembradas

2° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (10,9%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6%)

Preferidas

3° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (10,3%)

SETOR: HOSPITAL

Preferidas

5° lugar: Unimed (4,6%)

SETOR: LABORATÓRIO CLÍNICO

Lembradas

2° lugar: Unimed (6,3%)

Preferidas

2° lugar: Unimed (13,8%)

Coprel e Ceriluz celebram aprovação de financiamento com o BRDE para construção de mais uma usina

Coprel e Ceriluz celebram aprovação de financiamento com o BRDE para construção de mais uma usina

Na segunda-feira, dia 11 de março, na Expodireto, duas cooperativas de geração de energia assinaram um importante termo de aprovação de financiamento com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para a construção de mais uma usina.

A CGH Igrejinha é um empreendimento de intercooperação entre as cooperativas Coprel, de Ibirubá, que tem 41% de participação do projeto e a Ceriluz, de Ijuí, com 59%. Com a obtenção da Licença de Instalação (LI) ao final de 2017, já foi feita a aquisição de áreas de terras de proteção permanente (APP) e a cotação e definição dos equipamentos principais, como turbina e gerador. Outro importante passo foi a assinatura do financiamento. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 30.255.560,00 e, 95,85% (R$ 29.000.000,00) será financiado pelo BRDE, com prazo de 240 meses.

Participaram da assinatura, no stand do BRDE, o governador do RS, Eduardo Leite, o secretário do Meio Ambiente, Artur Lemos, os presidente das cooperativas Jânio Vital Stefanello (Coprel), Iloir De Pauli (Ceriluz), a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Estado Ana Amélia Lemos, o presidente da Ocergs,  Vergílio Frederico Perius, o vice-presidente e diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Correa, o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica e o prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fábio Barasuol.

“Precisamos gerar negócios e parcerias que viabilizem os nossos sonhos, como este da CGH Igrejinha. Projeto importante não só para as cooperativas, mas para toda a região”, salienta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

Para o presidente da Ceriluz, Ilior de Pauli, “O Cooperativismo está se unindo para fazer a diferença em momentos de crise. E o apoio do BRDE é fundamental para alavancar mais esse empreendimento de geração de energia limpa. Um investimento que gera resultados na região onde será construído, com energia de qualidade, e retorno direto aos associados das cooperativas envolvidas", conclui.

O governador do RS, Eduardo Leite, reforçou em seu pronunciamento, que os ganhos do empreendimento são coletivos para a sociedade gaúcha, pois vai gerar emprego e arrecadação para o estado. “Vai movimentar a economia. Fico muito feliz em ver que duas cooperativas estão viabilizando um investimento importante para o setor energético do estado”.

Sobre o projeto:

Potência: 4,85 MW

Municípios: Boa Vista do Cadeado / Jóia – RS

Rio: Ijuizinho

Potência: 4,85MW

Queda Bruta: 18,45m

Dados técnicos do financiamento:

Valor total do projeto: R$ 30.255.560,00

Valor total do financiamento: R$  29.000.000,00  (95,85%)

Prazo total de financiamento: 240 meses (20 anos)

Período do projeto: Abril/2019 até Setembro/2020

Fonte: Assessoria de Comunicação Coprel e Ceriluz
Escoop e Sescoop/RS promovem capacitação para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

Escoop e Sescoop/RS promovem capacitação para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, juntamente com o Sescoop/RS, promove o Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, entre os dias 10 de abril e 27 de junho, em Porto Alegre, na Escoop, e de 17 de abril a 13 de junho, no Hotel Ibis Budget, em Não-Me-Toque.

Voltado para Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas, o curso de extensão tem como objetivo desenvolver visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão das cooperativas, visando à adoção de boas práticas de gestão e a correta utilização dos recursos.

A proposta do curso é apresentar uma trilha comum de módulos, oferecendo conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas. Após a base conjunta construída, os públicos do curso são separados e recebem conhecimentos específicos, alinhados aos órgãos de gestão que fazem parte. Após essa trilha específica, os participantes do curso voltam a interagir em módulos cujo conteúdo teórico e sua aplicação prática depende diretamente do envolvimento conjunto dos agentes.

Sescoop/RS promove capacitação de Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

Confira abaixo a programação:

PORTO ALEGRE

Módulos Comuns - Iniciais (24h):

10/04/2019: Identidade Cooperativista – 8h

11/04/2019: Gestão Estratégica – 8h

22/05/2019: Sistemas de Controle, Acompanhamento e Avaliação das Cooperativas – 8h

Módulos Específicos (12h):

Agentes de Desenvolvimento Cooperativista:

23/05/2019: Gestão de Projetos – 8h

26/06/2019: Gestão da Inovação – 4h

Agentes de Desenvolvimento de Autogestão:

23/05/2019: Análise das Demonstrações Contábeis – 8h

26/06/2019: Análise de Investimentos – 4h

Módulos Comuns - Finais (12h):

26/06/2019: Relacionamento Cooperativista - 4h

27/06/2019: Plano de Trabalho Aplicado na Cooperativa – 8h

NÃO-ME-TOQUE

Módulos Comuns - Iniciais (24h):

17/04/2019: Identidade Cooperativista – 8h

18/04/2019: Gestão Estratégica – 8h

15/05/2019: Sistemas de Controle, Acompanhamento e Avaliação das Cooperativas – 8h

Módulos Específicos (12h):

Agentes de Desenvolvimento Cooperativista:

16/05/2019: Gestão de Projetos – 8h

12/06/2019: Gestão da Inovação – 4h

 Agentes de Desenvolvimento de Autogestão:

16/05/2019: Análise das Demonstrações Contábeis – 8h

12/06/2019: Análise de Investimentos – 4h

Módulos Comuns - Finais (12h):

12/06/2019: Relacionamento Cooperativista - 4h

13/06/2019: Plano de Trabalho Aplicado na Cooperativa – 8h

As inscrições estão abertas até 29 de março. Os interessados devem buscar mais informações com Fernanda Salerno – Formação Profissional (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., 51 3323 0043) ou Cássio Triches - Monitoramento (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., 51 3323 0074).

Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem inscrições prorrogadas até 15 de março

As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, foram prorrogadas até 15 de março. Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.

Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.

PERÍODO DAS AULAS

As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.

MATRÍCULA

O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).

INÍCIO DAS AULAS E LOCAL

As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.

INVESTIMENTO

Investimento aluno regular:

– O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*

Investimento aluno bolsista:

– Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*

– O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.

*reajustadas anualmente a partir de 2020.

Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 
Sua cooperativa já se inscreveu no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019?

Sua cooperativa já se inscreveu no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019?

Nesta quarta edição, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

     

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

2ª ETAPA

Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual.

3ª ETAPA

Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.

4ª ETAPA

Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores.

5ª ETAPA

Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.

O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.

CATEGORIAS 2019

– Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),

– Não enquadradas no item anterior.

NÍVEIS DE MATURIDADE

– Primeiros Passos;

– Compromisso para a Excelência,

– Rumo à Excelência.

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..