Simel Esim lidera a Unidade de Cooperativas da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que gerencia as atividades da organização em cooperativas e outras empresas da economia social e solidária. Ela está no comando da unidade desde 2012. Na entrevista abaixo, ela analisa os resultados do Relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho, lançado no início deste ano.
O que é a Comissão Global da OIT sobre o Futuro do Trabalho?
O mundo do trabalho está passando por grandes mudanças. As novas forças que estão transformando o mundo do trabalho incluem mudanças tecnológicas, demográficas e climáticas, bem como a globalização. Para entender e responder efetivamente a esses novos desafios, a OIT lançou uma Iniciativa sobre o Futuro do Trabalho . Como parte desta iniciativa, a OIT estabeleceu uma Comissão Global independente, com 27 membros, que inclui os principais números globais de empresas, sindicatos, grupos de reflexão, governos e organizações não-governamentais. A Associação de Mulheres Autônomas (SEWA) na Índia, que adotou uma estratégia dupla de sindicalismo e cooperativismo para suas 1,8 milhão de mulheres que trabalham na economia informal, também está representada na comissão.
O que o relatório diz sobre as cooperativas?
O relatório da Comissão, lançado em Genebra em 22 de janeiro, descreve as etapas necessárias para se alcançar um futuro de trabalho que proporcione oportunidades de trabalho dignas e sustentáveis, alinhadas com o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos . Ele exige uma nova abordagem centrada no ser humano que permita que todos prosperem em uma era digital neutra em carbono e lhes proporcionem dignidade, segurança e oportunidades iguais. O relatório será submetido à sessão do centenário da Conferência Internacional do Trabalho em maio. O relatório menciona cooperativas em duas questões. A primeira no apoio à voz, representação e liderança das mulheres. A segunda menciona o papel das cooperativas na melhoria da situação dos trabalhadores na economia informal. Também observa a necessidade de explorar medidas inovadoras que exijam que as empresas expliquem o impacto de suas atividades no meio ambiente e nas comunidades em que operam.
Como as cooperativas estão respondendo aos desafios do mundo do trabalho descritos no relatório?
Há um interesse crescente por modelos econômicos baseados em cooperação, mutualismo e solidariedade. O relatório da Comissão Global oferece uma oportunidade para refletir sobre como as cooperativas podem contribuir para criar um futuro melhor e oferecer segurança econômica, igualdade de oportunidades e justiça social. As principais questões destacadas no relatório incluem aprendizagem ao longo da vida, emprego de jovens e igualdade de gênero, novas formas de trabalho, economia de assistência, economias rurais e informais, diálogo social e mudanças tecnológicas e ambientais.
Educação, Formação e Informação
Em termos de aprendizagem ao longo da vida, as cooperativas fornecem educação e treinamento para seus membros, a fim de contribuir efetivamente para o desenvolvimento de seus negócios. O princípio cooperativo “Educação, Formação e Informação” centra-se nas cooperativas envolvidas em atividades de educação, não só para os seus associados, mas também para os jovens e a comunidade em geral, no sentido do mutualismo, autoajuda e colaboração.
Emprego para os jovens
A cada ano cerca de 40 milhões de pessoas entram no mercado de trabalho. As cooperativas podem ajudar os jovens a encontrar trabalho e ganhar experiência de trabalho. Elas podem oferecer oportunidades de treinamento vocacional e profissional. A abordagem colaborativa de trabalhar em conjunto, compartilhando riscos e responsabilidades em cooperativas, também pode ser atraente para os jovens.
Crises econômicas
Diante da perspectiva de perder empregos devido a falhas nas empresas durante as crises econômicas e a transição subsequente, os trabalhadores de empresas com potencial econômico podem comprar e transformar as empresas em empresas de propriedade de trabalhadores. Um movimento em direção a uma cooperativa de trabalhadores também poderia ser atribuído à aposentadoria de proprietários idosos, onde não há um plano claro para o futuro do empreendimento.
Os mais velhos
Com as sociedades que estão envelhecendo rapidamente, a propriedade cooperativa de serviços como moradia, lazer e cuidados permite que os membros mais experientes controlem as decisões e levem vidas mais independentes. As cooperativas desempenham um papel complementar aos governos locais e nacionais no desenvolvimento e prestação de melhores serviços de assistência em cuidados infantis, envelhecimento, incapacidade, saúde reprodutiva e mental, cuidados pós-trauma e reabilitação e prevenção, satisfazendo as necessidades e aspirações dos seus membros e comunidades. Em comparação com outros modelos de propriedade, eles tendem a oferecer salários e benefícios melhores e mais justos aos trabalhadores.
Desemprego
As taxas de desemprego das mulheres continuam altas e superiores às dos homens em muitas partes do mundo, com persistentes diferenças salariais entre homens e mulheres. Menos de um terço dos gerentes são mulheres, embora elas possam ser mais instruídas do que os homens. As mulheres optaram por se unir através de cooperativas para melhorar seus meios de subsistência, melhorar seu acesso a bens, mercados e serviços e melhorar sua voz coletiva e poder de negociação. As cooperativas têm um papel crucial a desempenhar no levantamento das restrições à participação das mulheres no mundo do trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e tratamento, incluindo através da equidade salarial e da prestação de cuidados, transportes e serviços financeiros.
No campo
A maioria das cooperativas encontra-se em áreas rurais, onde muitas vezes são uma fonte significativa de emprego e são reconhecidas como tendo um papel fundamental na transição da economia informal para a economia formal. As cooperativas têm o potencial de proporcionar melhores condições de trabalho, incluindo horas adequadas de trabalho, proteção social e locais de trabalho seguros e saudáveis para seus membros e trabalhadores.
Seguros
Organizações cooperativas de seguros e seguros de saúde mútuo são agrupamentos baseados na comunidade e empregos, que têm sido utilizadas para a prestação de proteção social aos seus membros. Quando construídas através de instituições secundárias e terciárias em ecossistemas favoráveis de leis, financiamento e instituições, são bem-sucedidas em países do Norte e do Sul do globo, em se tratando da saúde dos trabalhadores e assistência infantil, até a segurança da renda dos idosos.
Combate à discriminação
A ação cooperativa para combater a discriminação varia desde a prestação de serviços a grupos marginalizados da população, até possibilitar o acesso ao mercado de trabalho para grupos discriminados, como mulheres, jovens, pessoas com deficiência, povos indígenas, migrantes e refugiados.
As cooperativas têm historicamente representado uma forma organizacional alternativa usada por organizações de trabalhadores e empregadores para fazer avançar o diálogo social. As cooperativas contribuíram para a representatividade dos trabalhadores, especialmente aqueles que trabalham na economia informal e em áreas onde outras formas organizacionais são limitadas.
Cooperativismo de Plataforma
Novas tecnologias estão mudando a forma como o trabalho é organizado e governado, especialmente em setores emergentes como a economia de plataformas. Haverá perdas significativas de empregos, alguns empregos serão transformados e novos empregos serão criados, o que exigirá novos conjuntos de habilidades. Alguns vêem a economia da plataforma como uma oportunidade econômica. No entanto, há evidências crescentes de que cria espaços não regulamentados, resultando em insegurança do trabalhador e deterioração das condições de trabalho. Quadros políticos e legais geralmente ficam para trás dessas mudanças.
Para que o potencial positivo da tecnologia seja realizado e suas ameaças de aumento do desemprego e da dominação do capital sobre o trabalho sejam combatidas, novos modelos de propriedade coletiva e governança democrática podem ser usados. As cooperativas podem ajudar a fortalecer a voz e a representação dos trabalhadores na economia de plataforma. As cooperativas de plataformas estão sendo formadas por freelancers como cooperativas de trabalhadores e usuários no fornecimento de serviços muito necessários.
Mudanças Climáticas
As preocupações com as mudanças climáticas estão afetando o mundo do trabalho de várias maneiras. Empregos verdes e empresas verdes estão em ascensão. As cooperativas podem ser fundamentais para assegurar uma transição justa enquanto se trabalha na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. O seguro mútuo para as culturas, diversificação de culturas, irrigação com menos gasto de energia e técnicas de construção são algumas estratégias de adaptação que as cooperativas podem usar. Exemplos proeminentes na mitigação incluem as cooperativas florestais e de energias renováveis.
Justiça Social
O relatório da Comissão Global destaca que promover a justiça social por meio de um trabalho decente e sustentável para todos requer compromisso e ação contínuos. Algumas das principais tendências no mundo do trabalho em mudança sugerem que as áreas da economia poderiam se beneficiar da ação baseada na comunidade, da autoajuda e da mutualidade para atender às necessidades humanas não satisfeitas. As cooperativas estão engajadas na satisfação coletiva das necessidades humanas insuficientemente supridas, trabalhando para construir relações sociais mais coesas e comunidades mais democráticas. Elas podem ser meios viáveis para promover um trabalho decente e sustentável, especialmente em conjunto com um ambiente propício, com estruturas de políticas apropriadas e mecanismos de apoio financeiro e institucional.
Como a OIT está trabalhando com organizações cooperativas, como a ACI, bilateral e multilateralmente?
A OIT reconhece a relevância das cooperativas para seu objetivo de alcançar a justiça social desde sua fundação em 1919. É a única agência especializada da ONU com um objetivo explícito sobre as cooperativas. Isso se reflete em sua constituição. Desde 1920, a OIT tem uma unidade especializada em cooperativas. A ACI tem um status consultivo geral com a OIT, que também esteve envolvida no processo que levou à adoção do Recomendação sobre a Promoção de Cooperativas, 2002 (No. 193) .
A OIT e a ACI são membros do Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC). Mais recentemente, o Comitê contribuiu para o processo que culminou com a adoção do diretrizes relativas às estatísticas das cooperativas na 20ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho, em 2018.
Em 24 de junho deste ano, a OIT e a ACI estão organizando um evento sobre cooperativas e o futuro do trabalho em Genebra. Os líderes das duas organizações vão assinar um novo memorando de entendimento. Um livro produzido conjuntamente sobre cooperativas e o mundo do trabalho será lançado em torno do Dia Internacional das Cooperativas. “Cooperativas por um trabalho digno” decente é também o slogan deste ano.
Fonte: CoopNews
Negócios
Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop promoveu na última sexta-feira (3/5), no Auditório Édio Spier, a formatura dos cursos: MBA em Gestão de Pessoas e Organizações Cooperativas, MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa - Turma I e MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio - Turma Panambi/Cruz Alta. Ao todo, 15 alunos receberam o certificado.
A solenidade contou com a presença do coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Máximo Daronco, representando o diretor-geral da instituição, Mário De Conto, a coordenadora da Pós-Graduação da Escoop, Paola Richter Londero, e o coordenador de Registros Escolares, Jaime Coutinho.
Para a coordenadora da Pós-Graduação, Paola Richter Londero, a cerimônia de certificação marca o encerramento de um ciclo educacional que evidencia o esforço e o crescimento profissional e pessoal dos alunos. “Esperamos que os nossos egressos continuem buscando por qualificações, capacitações e conhecimentos. A Escoop sempre continuará aberta para recebê-los. Desejamos que todos tenham sucesso na sua profissão e contribuam para o desenvolvimento das nossas cooperativas”, afirma.
Negócios
O Sescoop/RS está com inscrições abertas para o curso de Formação de Conselheiros Fiscais em Sociedades Cooperativas 2019.
Dentro de uma perspectiva prática, a capacitação oferece orientação aos conselheiros fiscais para sua atuação como conselheiros e agentes da boa governança nas cooperativas em que atuam. O programa tem como objetivo aprimorar a atuação dos conselheiros e preparar os participantes para a atuação colegiada do órgão, aprofundar os conhecimentos quanto às atribuições e responsabilidades e oportunizar práticas nos principais temas relacionados a gestão cooperativa que merecem a avaliação e o monitoramento pelo Conselho Fiscal.
Dentre os conteúdos do curso estão os temas: Identidade Cooperativa: “Ser Cooperativa”, Governança em Sociedades Cooperativas, Gestão e Desempenho e Atividade Prática – Plano de Trabalho Anual. Curso destinado apenas para associados e empregados das cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Investimento: GRATUITO
Carga horária: 12 horas
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS. O instrutor é Ciro Weber, contador, mestre em Controladoria pela Ufrgs, auditor independente, com expertise nas áreas de Controladoria, Gestão de Controles Interno e Risco, e membro da Comissão de estudos da contabilidade do setor cooperativo do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS).
Confira abaixo locais e datas de cada curso:

Negócios
As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, foram prorrogadas até 10 de junho, prazo máximo para envio dos documentos solicitados. Após a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a ESPM, através do telefone (51) 3218-1380.
Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.
Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.
OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.
PERÍODO DAS AULAS
As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.
MATRÍCULA
O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM entrará em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 14 de junho de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.
INVESTIMENTO
Investimento aluno regular:
– O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*
Investimento aluno bolsista:
– Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*
– O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.
*reajustadas anualmente a partir de 2020.
Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail
Negócios
A programação da manhã dessa quinta-feira, 2 de maio, da Expofeira de Três de Maio, foi marcada pela palestra de Ademar Schardong, que mobilizou lideranças e produtores rurais da região, junto ao centro de eventos da Expodinâmica, no parque de Exposições do município. O evento contou com apoio do Sescoop/RS e foi organizado pelas cooperativas Sicredi, Cotrimaio, Certhil, Unitec e CooperConcórdia.
Schardong fez uma análise da conjuntura econômica dentro de um contexto global, remetendo essas avaliações às diversas situações que marcaram épocas passadas, principalmente no século 18, quando muitos países foram impactados por grandes crises financeiras.
O palestrante destacou que no caso de nosso País o problema está no modelo de desenvolvimento em vigência, que provoca um travamento na economia e, por consequência, não gera confiança nos investidores. “Vivemos um momento de produzir, empreender e trabalhar, e perceberemos cada vez mais os reflexos das inovações e a implantação de uma economia colaborativa”, frisou.
Segundo Schardong, cada vez mais a sociedade vai entender a necessidade de fortalecimento das entidades cooperativas para o desenvolvimento das regiões. Para isso, mudanças precisarão acontecer para estabelecer gestões mais austeras, para sairmos deste estado de estagnação econômica, tanto em âmbito nacional como estadual.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrimaio
Negócios
O cooperativismo é um movimento que une desenvolvimento econômico e social, sobretudo contribui para a sustentabilidade do agronegócio. Para ter ideia de seu valor, o cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Por tamanha representatividade para a economia do país, o Grupo Conecta, com o apoio do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e patrocínio de cooperativas e empresas renomadas do agronegócio brasileiro, realizará, nos dias 4 e 5 de junho, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), um dos eventos mais importantes e tradicionais do agronegócio do país. O evento, que acontecerá no Hotel Royal Palm Hall, em Campinas (SP), vai reunir as principais cooperativas e lideranças cooperativistas do Brasil, além de empresas parceiras e palestrantes de destaques do setor.
Na pauta, temas como Aceleração do Crescimento, Governança, Tecnologias Digitais, Finanças e Gestão de Risco nas Cooperativas nortearão as discussões durante o evento. A programação conta com discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado. O encontro receberá palestrantes renomados como o jornalista Ricardo Amorim, que apresenta uma leitura clara e objetiva de grandes tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira, além de as oportunidades e riscos que elas criam para o público. Também compõe a lista de palestrantes o jornalista Alexandre Garcia, que faz uma análise do mundo da política e da sociedade contemporânea, Max Gehringer, administrador de empresas, e escritor articulista da revista Época, apresentador de quadro semanal no programa Fantástico, da Rede Globo, e comentarista na Rádio CBN e o ex-ministro da Agricultura, o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, que também é embaixador especial da FAO para as cooperativas e grande defensor da agropecuária brasileira. O encontro contará ainda com presidentes de cooperativas na plenária como Dilvo Grolli, da Coopavel; Fernando Degobbi, da Coopercitrus; Luiz Carlos Chiocca, da Coopercampos; Carlos Paulino, da Cooxupé, trazendo cases e discussões sobre os desafios enfrentados por elas.
Competitividade em jogo
O cooperativismo se destaca em diversos segmentos e no setor agrícola não é diferente. Além de favorecer os cooperados na redução de custo, facilitar negociações e criar uma rede de colaboração, o modelo sustentável é importante para a economia do país. “No Brasil, as cooperativas buscam na cooperação as vantagens e benefícios necessários para que se mantenham fortes e ativos no mercado competitivo. No agronegócio brasileiro, as cooperativas têm papel de destaque na produção mundial de alimentos”, destaca Danilo Bomfim, diretor do Grupo Conecta, realizador do ENCA e de outro eventos.
Quase metade (48%) de tudo que é produzido no campo brasileiro sai de uma cooperativa, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, o cooperativismo agropecuário agrega 1.597 instituições e cerca de 180 mil produtores trabalhando por um mesmo objetivo. De acordo com dados da OCB, as cooperativas agrícolas exportaram mais, passando de US$ 5,13 bilhões em 2016 para US$ 6,16 bilhões em 2017, um aumento de aproximadamente 20,07%.
Para a consultora e palestrante Luciana Martins, diretora da MPrado Consultoria, as cooperativas assumem um papel importante na economia do país. “Com a participação de todas as cooperativas em prol de um único objetivo, elas se fortalecem economicamente e ganham mais espaço no mercado, promovendo a competitividade, por se aperfeiçoar em seus modelos de gestão e abraçar as oportunidades no mercado interno e externo. Eventos como o ENCA abordam temas de suma importância para o desenvolvimento das cooperativas que buscam crescer e ajudar o país também a crescer”, avalia.
Fonte: Grupo Conecta
Negócios
Na reunião ocorrida em 30 de abril, o Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou importantes projetos das cooperativas gaúchas. Além da apreciação e deliberação sobre rotinas administrativas da entidade e assuntos gerais do Sescoop/RS, mais de 140 programas relacionados às solicitações da Formação Profissional, Recursos Humanos e Promoção Social foram autorizados.
Os eventos aprovados atenderão mais de 45 cooperativas, contemplando mais de 5.600 pessoas.
Participaram da reunião os conselheiros presidente Vergilio Perius, Darci Hartmann, Maria Zélia Höhn, José Zordan e Márcio Port, além do superintendente do Sescoop/RS, Norberto Tomasini.
Negócios
Na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, a diretoria da Unimed Vale do Sinos realizou a primeira visita oficial às obras do novo Hospital Unimed. Os diretores da cooperativa médica foram recebidos pelo Diretor Superintendente da Engeform Engenharia, André Villac Abuchan, e sua equipe.
“Além de todos os benefícios que traz para a região, a obra acabou de chegar ao seu 39º dia e já está proporcionando diversos empregos diretos e indiretos para a comunidade do Vale do Sinos”, conta Abuchan. Em seguida, apresentou sua equipe envolvida no projeto e exibiu um vídeo sobre a empresa, mostrando seus principais empreendimentos pelo país.
Abuchan também apresentou a planta da obra à diretoria da cooperativa, que causou bastante curiosidade por conter paredes de diafragma, uma tecnologia de contenção de solos e, em seguida, acompanhou a diretoria para acompanhar o processo.
Estiveram presentes no encontro o Vice-Diretor da Unimed Vale do Sinos, Dr. Ronaldo Scherer; o Diretor de Serviços Próprios, Dr. Ricardo Beuren; o Diretor Financeiro, Dr. Werner Carvalho; o Diretor de Gestão Médica, Dr. Pedro Hugo Teixeira Filho; a Diretora de Mercado Dra. Liliane Centeno; o Diretor de Desenvolvimento Humano e Qualidade, Dr. Ademar Trein; o Coordenador Médico do Hospital Unimed, Dr. Gilberto Cardoso e o membro do Conselho Fiscal e também membro da Comissão de Acompanhamento de Obra do Novo Hospital, Dr. Josué Leandro Scherer. Também estiveram presentes gerentes e coordenadores de algumas áreas da Unimed Vale do Sinos.
Cerca de 50 profissionais trabalham atualmente na obra que promete contar com 400 profissionais no auge da construção. "Esse momento irá ocorrer na parte das instalações, que é a mais complexa", explica o engenheiro civil responsável pela obra, Eliezer Valiante. "É aí que serão feitas as instalações elétricas e automações", completa.
Com mais de 30 mil m² de área total, o novo hospital Unimed Vale do Sinos vai aumentar a oferta de leitos para a população local e transformará a região em um importante polo de saúde regional. O empreendimento contará com três andares subsolos, térreo e mais três andares.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Sinos
Negócios
As indicações estão abertas para o Prêmio Rochdale Pioneers da Aliança Cooperativa Internacional, a mais alta honraria concedida pela ACI.
O objetivo do Prêmio é reconhecer, no espírito da contribuição dos Pioneiros de Rochdale, um indivíduo que tenha contribuído para atividades de cooperação inovadoras e financeiramente sustentáveis que beneficiaram significativamente os associados da cooperativa. Em circunstâncias especiais, uma organização cooperativa pode ser reconhecida.
O prêmio será entregue em Kigali, Ruanda, de 14 a 17 de outubro de 2019, quando os cooperadores de todo o mundo se reunirão para a Conferência bienal da ACI sobre Desenvolvimento e Assembleia Geral.
As indicações são convidadas de organizações membros da ACI e de organizações em solidariedade com o movimento cooperativo.
Os indicados devem ser membros atuais ou antigos, ou funcionários de uma organização membro da ACI ou de um dos membros ou afiliadas dessa organização. Se uma organização for nomeada, em vez de uma pessoa física, ela deve ser uma organização membro da ACI ou um dos membros ou afiliadas dessa organização. Consulte os laureados do Prêmio Rochdale Pioneers desde 2001 aqui.
As realizações de um candidato devem:
- Visivelmente demonstrar benefício para o movimento cooperativo global
- Ser inovadoras
- Ser financeiramente sustentáveis e de natureza permanente
- Seja um líder no movimento cooperativo
- Demonstrar compromisso com os princípios cooperativos
A seleção do prêmio final será feita por um comitê nomeado pela diretoria da ACI.
Para ser considerado, formulários completos e documentos exigidos devem ser enviados até 1º de julho de 2019 para o seguinte e-mail:
Você pode baixar os formulários mencionados abaixo. Agradecemos antecipadamente por sua ajuda na identificação de colaboradores notáveis!
Anexos de arquivo
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Negócios
Você é especialista em cooperativas e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) está formando uma lista de especialistas relacionados às cooperativas e aos ODS. Eles podem ser solicitados a aconselhar sobre as atividades de pesquisa e políticas do sistema da ACI que incluem os escritórios globais e regionais e as organizações setoriais. Os especialistas da lista podem ser pesquisadores, profissionais ou consultores e podem ser convidados em uma base ad hoc por no máximo três anos.
Candidatos podem preencher o formulário aqui.
Os candidatos serão convidados a explicar qual é o seu conhecimento sobre os ODS e, no final das perguntas, será solicitado o upload do CV.
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Negócios
Vem aí o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Promovido pelo Sistema OCB, o evento já está na quinta edição e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre as cooperativas do país. O encontro ocorrerá em Brasília, entre os dias 9 e 11 de outubro. O tema é Negócios sustentáveis em cenários de transformação.
“Esse encontro é de extrema relevância para a economia do país, já que estimula a investigação, com métodos científicos, do universo das nossas quase sete mil cooperativas. Com os resultados de cada trabalho, o movimento cooperativista se fortalece, passa a ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade e, assim, contribui para a transformação socioeconômica das cidades onde o cooperativismo já é uma realidade”, explica Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Atualmente, o cooperativismo brasileiro gera trabalho para cerca de 15 mil cooperados e 380 mil empregos diretos.
Pesquisador, participe!
A programação do EBPC é totalmente estruturada no resultado dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa de todo o país, apresentado em forma de painéis ou de pôsteres. E o período de inscrição dos artigos está aberto até o dia 7 de junho.
Cada autor poderá inscrever até três artigos. O material pode ter no máximo cinco escritores. Os autores dos 50 melhores trabalhos virão apresenta-los em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Sescoop. A previsão da comissão organizadora é de que o resultado da seleção seja divulgado no dia 16 de agosto. Neste link estão todas as diretrizes!
Vale destacar que serão considerados válidos os trabalhos que se correlacionem com pelo menos um dos seguintes eixos:
- Identidade e Cenário Jurídico;
- Educação e Aprendizagem;
- Governança, Gestão e Inovação;
- Capital, Finanças e Desempenho;
- Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
Participantes
E se você ainda não é pesquisador, mas tem interesse em participar do EBPC para conhecer o resultado dos trabalhos acadêmicos, inscreva-se também. O encontro receberá inscrições entre os dias 16 de agosto a 19 de setembro. (Clique aqui)
Fonte: Sistema OCB
Negócios
O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que as cooperativas singulares de crédito poderão, a partir de 1º de julho, solicitar autorização para captar depósitos de poupança rural. O objetivo da medida é ampliar as fontes de recursos para o crédito rural e aumentar a competição nesse segmento, por meio da ampliação da autonomia de captação das cooperativas e, ainda, do aproveitamento da capilaridade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
Para o Banco Central, a medida resultará no crescimento dessa modalidade de crédito. No presente ano agrícola, as cooperativas de crédito responderam por R$ 21,8 bilhões em financiamentos rurais.
RAIO X
Presentes em praticamente 100% do território brasileiro, as cooperativas de crédito são, em diversos municípios, a única opção de serviços financeiros. Graças à capilaridade dessas instituições, em 2018, mais de 10,5 milhões de cooperados no País tiveram acesso a todos os produtos disponíveis na rede bancária, mas com custos, em média, 30% mais baixos do que no segmento bancário tradicional.
Esse número, na última década, cresceu 179,89%, resultado de uma série de fatores, dentre eles: precificação diferenciada para os produtos de seu portfólio (tais como: conta corrente, empréstimos, financiamentos, investimentos, planos de previdência e seguros), atendimento personalizado e participação dos cooperados no processo de gestão, pois, além de clientes, são donos do negócio.
Além desses, outro aspecto que torna uma cooperativa de crédito a alternativa mais viável para cidadãos e empreendedores que buscam opções mais vantajosas no Sistema Financeiro Nacional, é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Criado para assegurar valores de até R$ 250 mil, por depositante, em casos de intervenção ou liquidação extrajudicial, o fundo trouxe mais segurança institucional, credibilidade e competitividade para todo o SNCC.
O que também mostra a solidez do SNCC é o número de cooperativas (940) e de postos de atendimento (5.391). Atualmente, o SNCC ocupa o primeiro lugar no ranking das maiores redes de serviços financeiros do País.
EXPERIÊNCIA
Segundo o Banco Central, para captar depósitos de poupança rural, as cooperativas terão que demonstrar experiência no mercado de crédito rural. Ou seja, já terão que possuir autorização para realizar essas operações. Os depósitos deverão ser destinados às centrais e confederações, que terão a responsabilidade de controlar o cumprimento dos direcionamentos.
As instituições financeiras autorizadas a captar recursos por meio da poupança rural são obrigadas a direcionar 60% desses valores a operações de crédito rural. No corrente ano agrícola, esse direcionamento significou um volume de R$ 38,2 bilhões – valor que corresponde a 29,7% dos recursos destinados ao financiamento dos produtores. Inicialmente, as cooperativas terão que cumprir um direcionamento menor: 20%. Esse percentual deve subir, gradualmente, até chegar aos 60%.
COMO ERA
Pelas regras atuais, só podiam captar depósitos de poupança rural: a) o Banco da Amazônia S.A.; b) o Banco do Brasil S.A.; c) o Banco do Nordeste do Brasil S.A.; d) os bancos cooperativos; e e) instituições integrantes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), quando operarem em crédito rural.
O CMN também decidiu fazer mais um ajuste no Manual de Crédito Rural (MCR). As regras dos Depósitos Interfinanceiros Vinculados ao Crédito Rural (DIR) foram adaptadas às modificações feitas em fevereiro, quando foi definido que os recursos captados via Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) alocados para o crédito rural pudessem ser aplicados em condições livremente pactuadas entre as partes. Com a modificação, foi criado o DIR-LCA, para o cumprimento do direcionamento da LCA a taxas livremente pactuadas
CONFIRA
Clique para ler a Resolução nº 4.716.
Clique para ler a Resolução nº 4.717.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB e Banco Central
Negócios
O Sescoop/RS está com inscrições abertas para o curso de Formação de Conselheiros Fiscais em Sociedades Cooperativas 2019.
Dentro de uma perspectiva prática, a capacitação oferece orientação aos conselheiros fiscais para sua atuação como conselheiros e agentes da boa governança nas cooperativas em que atuam. O programa tem como objetivo aprimorar a atuação dos conselheiros e preparar os participantes para a atuação colegiada do órgão, aprofundar os conhecimentos quanto às atribuições e responsabilidades e oportunizar práticas nos principais temas relacionados a gestão cooperativa que merecem a avaliação e o monitoramento pelo Conselho Fiscal.
Dentre os conteúdos do curso estão os temas: Identidade Cooperativa: “Ser Cooperativa”, Governança em Sociedades Cooperativas, Gestão e Desempenho e Atividade Prática – Plano de Trabalho Anual. Curso destinado apenas para associados e empregados das cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Investimento: GRATUITO
Carga horária: 12 horas
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS. O instrutor é Ciro Weber, contador, mestre em Controladoria pela Ufrgs, auditor independente, com expertise nas áreas de Controladoria, Gestão de Controles Interno e Risco, e membro da Comissão de estudos da contabilidade do setor cooperativo do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS).
Confira abaixo locais e datas de cada curso:
Negócios
Mais uma iniciativa da cooperativa Dália Alimentos beneficiará jovens que desejam se munir de conhecimento para melhor gerir as propriedades onde vivem. Terá início no sábado, dia 27 de abril, o Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural, uma iniciativa da Dália Alimentos em parceria com a Univates.
Serão aulas ministradas por professores da universidade e divididas em três módulos, totalizando 20 encontros e carga horária de 80 horas. Os encontros ocorrerão conforme cronograma pré-estabelecido, sempre aos sábados pela manhã, na sede da cooperativa, em Encantado.
No Módulo 1 terá ênfase os temas “Princípios do Cooperativismo e Sentimento de Pertencimento”, “Liderança e Autoconhecimento” e “Agronegócio Contemporâneo”. Os professores do Módulo 2 abordarão temas ligados à “Sucessão Familiar”, “Legislação e Organização da Propriedade”, “Marketing e Mercado Agroindustrial”, Gestão Financeira e da Produção” e “Empreendedorismo Rural”. Já o Módulo 3 contará com as disciplinas “Diagnóstico da Propriedade”, “Mentorias Direcionadas” e “Socialização das Experiências”. No final de cada módulo serão realizadas visitas, sendo estabelecido visitar uma cooperativa, uma feira agroindustrial e uma propriedade rural.
O corpo docente responsável pelas atividades será constituído pelo graduado em Ciências Contábeis e especialista em Cooperativismo e Gestão de Negócios, Alexandre Feil; pelo graduado em Administração e especialista em Gestão e Liderança Universitária, Carlos Cândido da Silva Cyrne; pela graduada em Ciências Contábeis e Administração e mestra em Administração, Evânia Schneider; pela graduada em Ciências Econômicas, mestra em Economia e doutora em Ambiente e Desenvolvimento, Fernanda Cristina Sindelar; pelo graduado e mestre em Administração e doutor em Administração e Marketing, Marlon Dalmoro e pelo graduado em Direito, Álex Herold. As aulas serão realizadas nos dias 27 de abril, 11, 18 e 25 de maio, 8 de junho, 6 e 20 de julho, 3, 17 e 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 5 e 19 de outubro e 9, 16 e 30 de novembro. Observação: O cronograma pode sofrer alterações ao longo do ano.
Habilidades
O objetivo do Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural é fortalecer o espírito cooperativista nos jovens, estimulando-os a desenvolver habilidades de liderança e gestão; fornecer informações que possibilite uma análise econômico-financeira para a gestão da propriedade rural e debater sobre o processo de sucessão da propriedade rural. Para quem obtiver 75% de frequência será concedido certificado de participação. A Dália Alimentos conta com 28 inscritos participantes.
No ano passado, quando o cronograma começou a ser estruturado, foi realizada uma imersão entre Dália e Univates para definir os pontos a serem trabalhados neste novo projeto, que embora mais atualizado, dá continuidade ao Projeto Sucessão Rural que formou jovens em quatro diferentes turmas nos últimos anos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, em 2018 foi realizada uma imersão junto dos professores da Univates para debater e reestruturar o curso, que já foi realizado em outras quatro edições, buscando uma linguagem que atendesse ao que os jovens buscam. “Reestruturamos o programa que, apesar de seu novo cronograma, mantém o mesmo foco, que consiste em trabalhar com o jovem rural a sucessão, o espírito de pertencimento à cooperativa e o gerenciamento da propriedade como um negócio que seja viável e prospero”.
Negócios
Encerram na próxima terça-feira, dia 30 de abril, as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.
O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.
POR QUE PARTICIPAR?
Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.
Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.
QUEM PODE PARTICIPAR?
2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.
Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.
Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.
As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.
Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.
1ª ETAPA
Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.
2ª ETAPA
Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual.
3ª ETAPA
Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.
4ª ETAPA
Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores.
5ª ETAPA
Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.
O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.
CATEGORIAS 2019
- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),
- Não enquadradas no item anterior.
NÍVEIS DE MATURIDADE
- Primeiros Passos;
- Compromisso para a Excelência,
- Rumo à Excelência.
INSCRIÇÃO
Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.
A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.
As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail
Negócios
Nos dias 17 e 18 de abril aconteceram os módulos iniciais do Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, no município de Não-Me-Toque. Promovido pelo Sescoop/RS e a Escoop, o curso de extensão é voltado para Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas, e tem como objetivo desenvolver visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão das cooperativas, visando à adoção de boas práticas de gestão e a correta utilização dos recursos.
A proposta do curso é apresentar uma trilha comum de módulos, oferecendo conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os Agentes. Após a base conjunta construída, os públicos do curso são separados e recebem conhecimentos específicos, alinhados aos órgãos de gestão que fazem parte. Após essa trilha específica, os participantes do curso voltam a interagir em módulos cujo conteúdo teórico e sua aplicação prática depende diretamente do envolvimento conjunto dos agentes.
Durante os dois dias, 48 representantes de 23 cooperativas participaram da capacitação, que teve as disciplinas de Identidade Cooperativista, ministrada pela professora Cinara Alves e de Gestão Estratégica, pelo professor Roberto Moraes. O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, contextualizou os participantes sobre as mudanças que estão sendo implementadas desde a aprovação da resolução 127 do Sescoop/RS, que obriga as cooperativas a aderirem aos programas de Monitoramento a partir de 2020, além de apresentar a proposta e estrutura do curso.
Negócios
Quem usa um dos 42 banheiros públicos de Porto Alegre pode se deparar com a responsável pela limpeza com a vassoura em uma mão e um livro na outra. É assim que Conceição da Rocha, 50 anos ganha o seu dia, sem perder tempo nos estudos.
Depois de ficar dez anos fora do mercado de trabalho para cuidar dos quatro filhos adotivos, Conceição teve dificuldade de recolocação do mercado formal. Foi então, que procurou a Cootravipa - Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – onde é associada há quatro anos, trabalhando como auxiliar de serviços gerais.
“Eu sempre fui muito curiosa e questionadora, procuro fazer todos os cursos que a Cootravipa oferece e tomei conhecimento da faculdade, o que está me deixando cada vez mais apaixonada pelo cooperativismo”, diz Conceição, que está no 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, na Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, com bolsa de estudos integral ofertada pela Cootravipa.
Os olhos de Conceição brilham quando o assunto é cooperativismo, capaz de ficar por horas citando pensadores, escritores e defendendo o modelo econômico: “Fomos educados para ter carteira assinada e ter patrão, mas se a empresa não deu lucro fecha as portas e o trabalhador é demitido. Na Cootravipa conheci o papel do cooperativismo, a responsabilidade com a comunidade, nós temos autonomia, nós decidimos e cada um trabalha pelo todo, pois dependemos um dos outros para crescer”, conta.
Quanto a função que exerce na limpeza dos sanitários da capital, diz que é um trabalho digno e que muitos usuários se surpreendem quando a veem lendo um livro nos intervalos. Questionada sobre o que quer da faculdade Conceição é categórica: “Quero buscar entendimento para ajudar as pessoas a ter também sua própria autonomia”, finaliza Conceição, que tem dezesseis colegas da Cootravipa fazendo a Graduação em Cooperativismo e outros quatro cursando a Pós Graduação.
Cootravipa – A Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre tem 2 mil sócios, incluindo pessoas discriminadas pelo mercado de trabalho convencional como idosos, aposentados, portadores de necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social. Referência nacional do cooperativismo social, a Cootravipa, além de promover a inclusão e o resgate da dignidade por meio do trabalho e geração de renda, oportuniza o desenvolvimento profissional, pessoal e social, através da oferta de projetos de capacitação aos seus associados. Há mais de 30 anos, a Cooperativa presta serviços à entidades públicas e privadas. Entre os clientes está a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde os cooperados trabalham, entre outras funções, na limpeza urbana e coleta de resíduos.
Para saber mais acesse: www.cootravipa.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cootravipa
Negócios
Com o objetivo de debater o rumo da geração solar nos próximos anos e fortalecer o mercado gaúcho na área de energia solar e eficiência energética, acontece nos dias 22 e 23 de maio, em Bento Gonçalves (RS), o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
O Fórum reunirá empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes. Nos dias 22 e 23 estão programados debates sobre o mercado de energia solar e eficiência energética no Rio Grande do Sul. Além disso, no dia 24, será realizado o workshop Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos, com a intenção de qualificar o setor. “O Rio Grande do Sul aparece no segundo lugar em números de sistemas solares instalados em residências, comércios e empresas, totalizando 14% do mercado solar brasileiro. O nosso Estado tem uma taxa de irradiação média diária em torno de 4,6 kWh/m2, e temperaturas mais amenas, o que favorece a geração de eletricidade a partir do Sol e mostra o potencial gaúcho no setor”, explica o professor Tiago Cassol Severo, coordenador do Fórum.
Além do potencial natural para o desenvolvimento do setor, o Fórum também aposta no perfil empreendedor da região para estimular novos negócios e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O crescimento da energia solar para geração de energia elétrica tem motivado novos negócios e indicado novas formas de economizar. O Fórum vem para oportunizar um espaço de discussão e debate frente às normativas da Aneel e às técnicas de projeto e instalação de sistemas solares em residências, comércios e indústrias”, explica Severo, referindo-se, além dos dois dias de palestras e debates do Fórum, ao workshop, a parte mais prática do encontro.
Inscrições
O evento será realizado na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves - RS). As inscrições podem ser feitas no site do evento www.forumenergiasolar.com.br/inscricao.
Há preços especiais para estudantes e para as inscrições realizadas até 22 de abril. O workshop tem inscrição individual com valores especiais para ingressos em combo (fórum + workshop).
Programação
O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho vão permear os debates. A programação terá palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso com temas como legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar; financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética; cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética; e projetos de geração distribuída com energia solar e sistemas híbridos.
Para a abertura do Fórum, dia 22 de maio, está confirmada a presença da vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bárbara Rubim, que vai falar sobre ‘O mercado fotovoltaico’; do diretor técnico para assuntos da pauta de energia da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do RS, Eberson José Thimmig Silveira, que abordará sobre o ‘Panorama Energético no Brasil’; e do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Alexandre Moana, que fará palestra sobre ‘Eficiência Energética’.
Saiba mais sobre a programação em www.forumenergiasolar.com.br/programacao
Workshop
A sexta-feira, dia 24, será destinada ao workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’. O encontro, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui doutorado na área de energia solar fotovoltaica e participa, desde 2005, do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Durante o evento serão discutidos os diferentes instrumentos de medida, tais como multímetros, megômetros, terrômetros, câmeras termográficas e traçadores de curva I-V, e os procedimentos a eles associados. Além disso, Nascimento compartilhará resultados de comissionamento de diferentes usinas fotovoltaicas de grande escala, com capacidade de 30 a 90 megawatt-pico (MWp), por exemplo, de maneira a traçar, para as pessoas presentes no treinamento, um panorama do que vem acontecendo no Brasil nesse contexto de controle de qualidade de desempenho de sistemas fotovoltaicos.
Novas oportunidades de negócios
Paralelamente às palestras, aos painéis e ao workshop, o Fórum contará com um Espaço de Negócios, instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes. Será o cenário ideal para as empresas que querem mostrar como podem contribuir com o desenvolvimento da energia solar no Estado e na região. A intenção do Espaço de Negócios é propiciar novas oportunidades de negócios e facilitar o relacionamento da organização com o universo empreendedor.
Negócios
Com o auxílio e recursos do Programa Criança Dália, da Cooperativa Dália Alimentos, a direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela revitalizou uma sala que demandava de uma ampla reforma para receber visitas, pais de alunos e desenvolver outras atividades com as próprias crianças atendidas pela entidade. Com o valor de R$ 2 mil, a antiga sala ganhou reparos na parte elétrica, nova mobília e tornou-se um ambiente digno para reuniões entre equipes de outras Apae’s da região. A inauguração oficial do espaço ocorreu na segunda-feira, dia 15 de abril, com a participação de representantes da Dália Alimentos, da Apae e de alunos.
A Apae de Estrela possui 51 anos e atende a 147 alunos oriundos de Estrela, Imigrante e Colinas. Pela Apae esteve presente o presidente da instituição, João Carlos Schäfer; a diretora, Rose Tolio; o integrante da direção, Hélio Musskopf; a assistente social, Carlana von Tryller; a coordenadora pedagógica, Marines Hackmann Hauenstein; professores e alunos. Representando a Dália, esteve presente o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o vice-presidente e conselheiro da região de Encantado, da qual Estrela pertence, Pasqual Bertoldi; o delegado Carlos Stein, o suplente Jatir Norberto Sulzbach e o associado Lauro Stein.
A diretora Rose Tolio enfatizou a importância do recurso recebido, revertido na reestruturação da sala que ganhou um aspecto mais acolhedor, tanto para as crianças e seus familiares que frequentam a Apae, quanto para os visitantes. “Ganhamos mais conforto para o desenvolvimento do nosso trabalho, tão minucioso e importante para essas crianças e suas famílias. Gratidão resume o sentimento do presidente da Apae, João Carlos Schäfer ao evidenciar a iniciativa da Dália Alimentos. “São 147 alunos atendimentos em âmbito pedagógico e clínico e em torno de 500 pessoas, somando familiares, beneficiadas por melhorias como essa protagonizada pelo Programa Criança Dália, já que os recursos disponíveis pela municipalidade, pelo Estado e pela União não viabilizem todas as melhorias que gostaríamos de fazer”, reforçou.
Em nome da Cooperativa, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, disse que os funcionários da Apae são como anjos protetores e que, por sua vez, auxiliam outros anjos, que são as crianças e os pacientes atendidos pela entidade. “Fomentamos que entidades com este caráter, assim como a Apae, tenham melhores condições para desenvolver e prestar um serviço tão necessário às famílias de pessoas com deficiência. O valor que o Programa Criança Dália doou não tem tanta expressividade, mas transformou uma sala antes sem cor e vitalidade em vida e utilidade”.
Negócios
O presidente da Ocergs - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 25 de abril de 2019, tendo como local a sede da Ocergs no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no km 13 da BR-116 em Esteio, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, às 9h com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares e, em terceira convocação, às 10h com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas com a seguinte
ORDEM DO DIA:
- Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2018, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados;
- Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2019;
- Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do diretor técnico sindical e do presidente da Ocergs;
- Autorizar o presidente e o diretor técnico sindical da Entidade a firmar convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e/ou dissídios coletivos;
- Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2020;
- Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Nota: Para fins de verificação de "quorum", nos termos do art. 14, "a" do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 4 de abril de 2019, é de 416 (quatrocentos e dezesseis), conforme relação afixada no saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 9 de abril de 2019.
Vergilio Frederico Perius Presidente
Negócios