fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Pós-Graduação MBA em Gestão de Cooperativas está com inscrições abertas

Pós-Graduação MBA em Gestão de Cooperativas está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Cooperativas, através do convênio entre a Unijuí e o Sescoop/RS e apoio de cooperativas da região.

A oferta do curso é reconhecida como mais uma importante conquista da região e um diferenciado investimento do Sescoop/RS e das cooperativas, em parceria com a Unijuí, para a formação e desenvolvimento de recursos humanos do sistema cooperativo. O Curso oportuniza a formação e desenvolvimento de competências para a gestão de cooperativas, em seus diversos segmentos, orientadas pelos fundamentos e princípios do cooperativismo, dos métodos de gestão e governança cooperativa, controladoria e referências jurídico-legais  e os aportes aos processos de desenvolvimento econômico, social e sustentável dos seus membros e da sociedade.

A quem se destina

Conselheiros, dirigentes eleitos, diretores, gerentes, supervisores ou coordenadores de áreas e pessoal técnico-administrativo de organização cooperativas, já no exercício ou com potencialidade de ascensão em função de gerência; profissionais de entidades coordenadas ou parceiras nas ações cooperativas locais, regionais, estaduais e nacionais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de abril e o curso inicia em 10 de maio de 2019, na Unijuí Campus Santa Rosa.

Mais informações CLIQUE AQUI.        
Saque e Pague e Sicredi anunciam parceria

Saque e Pague e Sicredi anunciam parceria

A partir de agora, os mais de quatro milhões de associados do Sicredi, instituição financeira com atuação em 22 estados e no Distrito Federal, podem sacar, consultar saldo, tirar extrato e realizar depósitos nos terminais da Saque e Pague, uma empresa de tecnologia com uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo do dinheiro no Brasil.

“É com imensa alegria que somamos forças e passamos a contribuir com os associados do Sicredi. Isso vai ao encontro do nosso objetivo de ampliar a gama de serviços para o público, possibilitando conveniência em locais onde a instituição financeira cooperativa não possui agências”, pondera Givanildo Luz, diretor-presidente da Saque e Pague.

Os terminais da Saque e Pague são multifuncionais. A tecnologia de depósito desenvolvida nos ATM’s da empresa possibilita o depósito sem envelope, e faz a validação e o crédito do valor em tempo real na conta do usuário. Além disso, têm a exclusiva reciclagem de cédulas, que permite que as notas depositadas sejam sacadas, tornando a movimentação desse dinheiro mais inteligente nos terminais. A reciclagem também proporciona uma facilidade às cooperativas filiadas ao Sicredi quanto ao transporte dos valores, eliminando esse custo e trazendo mais segurança, uma vez que contato e envio da transportadora de valores, mesmo que reduzido, são feitos e acompanhados pela Saque e Pague.

“Esta é uma novidade que possibilita ainda mais comodidade para os nossos associados, que agora passam a contar também com a utilização da rede da Saque e Pague em diversas regiões do País. Além disso, a parceria está em total sintonia com o nosso movimento de buscar parceiros que possam trazer soluções benéficas para o atendimento das necessidades do nosso público”, resume Cidmar Stoffel, diretor executivo do Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.

Além da rede de terminais da Saque e Pague, o Sicredi conta com uma rede de mais de 1600 agências. Os associados da instituição financeira cooperativa também contam com o aplicativo do Sicredi para dispositivos móveis e internet banking.

Sobre Saque e Pague

Criada em 2010, a Saque e Pague é uma empresa de tecnologia com uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo do dinheiro no Brasil ao permitir a circulação de valores, de forma descomplicada, no mundo físico e digital. A empresa foi protagonista ao trazer para o País a tecnologia de reciclagem de cédulas, que faz com que o dinheiro circule de forma mais sustentável. São diferentes soluções, inovadoras e pioneiras, focadas no varejo, em instituições financeiras e em pessoas físicas - mesmo as não bancarizadas, o que possibilita a inclusão de forma democrática à parte essencial do sistema financeiro. A Saque e Pague é provedora de serviços inéditos na rede de autoatendimento como recarga de cartões transporte, recarga de celular, câmbio, entre outros.

A rede possui mais de mil e trezentos terminais e 14 parceiros estratégicos. Em 2015, a Saque e Pague recebeu um aporte de 40% do Grupo Stefanini, empresa especializada em serviços de tecnologia.

Sobre o Sicredi

Instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

 
Inscrições abertas para curso de Formação de Conselheiros Fiscais 2019

Inscrições abertas para curso de Formação de Conselheiros Fiscais 2019

O Sescoop/RS está com inscrições abertas para o curso de Formação de Conselheiros Fiscais em Sociedades Cooperativas 2019.

Dentro de uma perspectiva prática, a capacitação oferece orientação aos conselheiros fiscais para sua atuação como conselheiros e agentes da boa governança nas cooperativas em que atuam. O programa tem como objetivo aprimorar a atuação dos conselheiros e preparar os participantes para a atuação colegiada do órgão, aprofundar os conhecimentos quanto às atribuições e responsabilidades e oportunizar práticas nos principais temas relacionados à gestão cooperativa que merecem a avaliação e o monitoramento pelo Conselho Fiscal.

Dentre os conteúdos do curso estão os temas: Identidade Cooperativa: "Ser Cooperativa", Governança em Sociedades Cooperativas, Gestão e Desempenho e Atividade Prática - Plano de Trabalho Anual. O curso é destinado apenas para associados e empregados das cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Investimento: GRATUITO

INSCRIÇÕES AQUI

Carga horária: 12 horas

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS. O instrutor é Ciro Weber, contador, mestre em Controladoria pela Ufrgs, auditor independente, com expertise nas áreas de Controladoria, Gestão de Controles Interno e Risco, e membro da Comissão de estudos da contabilidade do setor cooperativo do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS).

Confira abaixo locais e datas de cada curso:

Escoop e Sescoop/RS promovem capacitação para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

Escoop e Sescoop/RS promovem capacitação para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

Teve início no dia 10 de abril, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, o Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, uma promoção da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop e do Sescoop/RS. Durante dois dias, 33 cooperativas participaram da capacitação, que tem como objetivo desenvolver visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão das cooperativas, visando à adoção de boas práticas de gestão e a correta utilização dos recursos. O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e contou com a participação do superintendente Gerson Lauermann e dos gerentes de Monitoramento, José Máximo Daronco e de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira. A próxima etapa acontecerá em Não-Me-Toque, no dia 17 de abril.

José Máximo Daronco, gerente de Monitoramento, contextualizou os participantes sobre as mudanças que estão sendo implementadas desde a aprovação da resolução 127 do Sescoop/RS, que obriga as cooperativas a aderirem aos programas de Monitoramento a partir de 2020. Vergilio Perius ressaltou a importância do trabalho dos agentes de desenvolvimento, como o elo entre os programas oferecidos pelo Sescoop/RS e as cooperativas. “Reconhecemos o esforço de vocês em se modernizar, se adaptar e aprender esses novos processos. Aqui na Escoop, temos um papel novo, redefinido, fundamental para os processos de desenvolvimento das cooperativas”, finalizou Perius.

Gerson Lauermann, superintendente do Sescoop/RS, acrescentou que os agentes são a peça fundamental para que os programas sejam desenvolvidos com total observância aos regramentos e em busca de uma melhor gestão nas cooperativas gaúchas. “Quando o Sescoop foi criado, o objetivo principal foi o de aperfeiçoar a gestão de nossas cooperativas, e é isso que vocês estão aqui hoje buscando e isso será uma constante na relação das cooperativas com a nossa entidade”, avaliou Lauermann.

Hélio Loureiro de Oliveira, gerente de Formação Profissional, apresentou a proposta do curso e demonstrou a trilha comum de módulos, com a oferta de conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas. O primeiro módulo foi ministrado pela professora Cinara Neumann Alves e contou com a presença das seguintes cooperativas e centrais/federações: Arla, Camnpal, CCN, Certaja Energia, Coolan, Coopatrigo, Coopeeb, Cooperagudo, Cotapel, Cotricampo, Cotrisel, Cotrisul, Coviga, Fecoergs, Fecovinho, Nova Aliança, Ouro do Sul, Piá, Rede Transporte, Santa Clara, Sicredi Fronteira Sul RS, Sicredi Região Centro, Sicredi União Metropolitana RS, Unimed Central de Serviços Auxiliares, Unimed Operadora/RS, Unimed Vale das Antas-RS, Uniodonto Porto Alegre, Uniodonto Rio Grande e Vale Log.

 
Sescoop faz 20 anos de olho no futuro

Sescoop faz 20 anos de olho no futuro

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) completa, em 2019, 20 anos de atuação em prol da disseminação da cultura cooperativista, formando profissionais para atuarem no mercado de trabalho das cooperativas e, assim, contribuindo com o desenvolvimento de todos os elos desse modelo econômico inovador. Nesse sentido, confira a entrevista do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, concedida para o Sistema OCB/Goiás. Para ele, o Sescoop está acompanhando as novidades tecnológicas e as incorporando sempre na sua área de atuação junto às cooperativas.

Na entrevista abaixo, Nobile também fala sobre outros desafios do Sescoop, para os próximos anos, como o estímulo à intercooperação e o fortalecimento cada vez maior da imagem do cooperativismo no Brasil. Confira!

Qual o papel do Sescoop no fortalecimento do cooperativismo brasileiro?

O Sescoop nasceu do programa de revitalização das cooperativas agropecuárias brasileiras, um movimento que surgiu em 1996, 1997 e nele se identificou essa oportunidade da OCB, juntamente com o Governo Federal, Ministério da Agricultura, da Fazenda, na época, essa oportunidade de se constituir o Sescoop. Então, em 1998, surgiu para fazer o atendimento ao tripé básico da capacitação profissional, educação cooperativista, o monitoramento e a promoção social. Dessa forma, também promovendo assim a cultura cooperativista aqui no Brasil e evoluindo os processos de gestão e trazendo para o sistema cooperativista o que anteriormente era pulverizado para os demais entes do Sistema S.

Quais foram as principais conquistas do cooperativismo com o surgimento do Sescoop, há 20 anos? E o que mudou nessa atuação, em duas décadas?

Nós temos a identificação de um patamar de evolução na gestão das cooperativas, a profissionalização dos processos de capacitações, a alocação de recursos nesse sistema próprio que antes era pulverizado, de tal forma que o processo que nasceu, até anteriormente ao Sescoop de autogestão, pôde com a organização e sistematização do Sescoop se estabelecer com maior eficácia em todo o país. Então, o processo de desenvolvimento desses 20 anos é claramente percebido e é um desafio nós apresentarmos essa agregação de valor para as cooperativas durante esse período.

Como o Sescoop tem acompanhado a evolução tecnológica e de mercado, para apresentar soluções eficazes de capacitação cooperativista? Vocês têm considerado se adaptar a novas formas de atingimento do público, como o Ensino a Distância?

O Sescoop tem a acompanhado esse processo todo, essa evolução tecnológica e de mercado fazendo todo o estreitamento de relações, com a proximidade com as escolas de negócios, as universidades, os centros de tecnologia e até compondo com o que nós temos dentro do sistema hoje, como por exemplo, a Escola do Cooperativismo no Rio Grande do Sul, a Faculdade Unimed, universidades corporativas do sistema de crédito já estão estabelecidas e também agora está iniciando a Faculdade na Unidade Estadual de Mato Grosso.

Então, dessa forma, associados, interligados e fazendo o intercâmbio de conhecimento com esse público todo, o Sescoop tem feito esse acompanhamento da evolução tecnológica e de mercado, apresentando soluções eficazes de capacitação e nós temos à disposição das cooperativas, aplicado pelas unidades estaduais, as ferramentas e dispositivos de diagnósticos para identificar junto a cada cooperativa qual é a sua necessidade e assim atacar nos processos de capacitação. Também estamos dedicados a aproveitar toda a tecnologia do ensino a distância a favor também da otimização de recursos para essa aplicação e essa evolução.

Um dos valores do SESCOOP é o compromisso com inovação, que é, hoje, um dos pontos-chave para o desenvolvimento dos negócios. Como o Sescoop tem atuado nessa vertente?

Dessa forma, acompanhando o que acontece no mundo com as tecnologias, esses intercâmbios de conhecimento, as ferramentas que já dispomos para a solução de desenvolvimento, tanto em nível humano, quanto organizacional, buscamos o que há de mais moderno, eficaz, eficiente, nessas soluções de desenvolvimento, tanto das pessoas quanto dos seres humanos, dirigentes, funcionários das cooperativas, e também o desenvolvimento organizacional. Dessa forma, buscamos fazer esse acompanhamento do compromisso do Sescoop atuando nessa vertente.

Em Goiás e também no Brasil, a maior concentração do cooperativismo está principalmente em três ramos (agro, crédito e saúde), de um total 13. De que forma o Sescoop pode ajudar no desenvolvimento também dos outros ramos, que hoje possuem menor participação?

Aqui vale lembrar a atuação e a mobilização do Sistema OCB capitaneado pela própria OCB no sentido de promover um enxugamento, uma racionalização no número de ramos no Brasil, haja vista que comparando aos outros vários países mundo afora onde tem uma prática bastante significativa do cooperativismo, nós percebemos que temos um enxugamento desses ramos, então nós estamos num momento de otimização para as questões que são muitas vezes análogas aos outros demais dez ramos. Fora a questão dos ramos Agro, Crédito e Saúde que têm essas características bem identificadas nós temos nos outros ramos muitas vezes questões operacionais análogas que a gente então está fazendo nesse exato momento um diálogo dentro do Sistema com as organizações estaduais para levar esse enxugamento na próxima assembleia da OCB, em março.

E a representação das estruturas dos conselhos construtivos é outro fator importante para que a gente atenda de forma adequada a todos os ramos. Muitas vezes nós comentamos que não é o tamanho econômico do ramo, todos têm a sua importância e seu valor, e a expressão social de cada um dos ramos tem que contar e ser considerada sempre por todos nós.

Diante da ameaça do governo de cortes significativos nos recursos para o Sistema S, como o Sescoop está se preparando para essa possibilidade e quais os prejuízos, caso essa proposta se concretize?

Nós estamos muito atentos a esses sinais que estão vindo aí da mídia, do Governo Federal. Isso já acontece há alguns anos, tentativas de tirar dinheiro do Sistema S para colocar no Governo Federal, uma hora seja na aplicação da previdência pública, uma hora para segurança, mas então, estamos preocupados sim com essa questão.

Nós temos feito um trabalho de otimização do uso desses recursos com aproveitamento das tecnologias, temos um exemplo prático no Sistema que é o Centro de Serviços Compartilhados onde pela unidade nacional passamos a prestar serviços principalmente de RH, folha de pagamento e as questões de apropriações contábeis junto com alguns estados que tem estrutura menor.

Então estamos acompanhando de perto esse processo, se vier que venha para desonerar a folha de pagamento da cooperativa e não tirar dinheiro do Sistema S para jogar em algum outro órgão, área que não seja a aplicação do próprio Sescoop. E nós temos a busca dos processos de integridade e por aí estão as questões relativas à transparência, a prestação de contas, que nós temos uma efetiva e clara prestação de contas de todos os recursos que são amealhados juntos ao Sescoop.

Quais os principais desafios do Sescoop para o futuro?

Nós temos aqui um diálogo importante que vai acontecer agora em 2019, que é o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, onde discutiremos as tecnologias, questões de inovação, de mercado, gestão e governança, questões de intercooperação que é uma oportunidade gigantesca para desenvolvermos no País todo. E fazendo esse trabalho no Congresso Brasileiro de Cooperativismo discutiremos o futuro do Sescoop, do cooperativismo brasileiro.

Uma outra meta importante que temos a perseguir é conseguirmos medir os impactos sociais que advém da atuação do Sescoop. Isso é fundamental, nós mostrarmos a efetiva funcionalidade do Sescoop. Não só na melhoria da profissionalização da gestão, mas nos impactos sociais que vem da atuação do Sescoop.

E ainda mais estão bastante atuais os desafios elencados no planejamento estratégico do Sescoop que é a qualificação da mão-de-obra, profissionalização da gestão e governança do sistema cooperativo, o fortalecimento da representatividade que diz respeito mais a OCB, mas tem toda a ligação com o Sescoop, o estímulo à intercooperação, a promoção da segurança jurídica e regulatória e um grande desafio que passa por todo o Sistema que é o fortalecimento e a eficiência cada vez maior da imagem e da comunicação do cooperativismo.

Lembrando que na Visão do Cooperativismo para 2025, três pilares dessa visão têm muita identificação com a atuação do Sescoop, que é a competitividade das cooperativas, a integridade das cooperativas e a capacidade de gerar felicidade aos cooperados. Dessa forma, nós temos essa convicção que o Sescoop, a OCB e o sistema cooperativo nacional com toda a estrutura de unidade nacional e dos estados, como o trabalho fantástico desenvolvido por Goiás, que o sistema cooperativo contribui sim para uma sociedade mais justa, feliz, equilibrada, com maiores oportunidades para todos.

Para acessar a revista especial do Sistema OCB/Goiás CLIQUE AQUI

Fonte: Sistema OCB
Ocergs realiza primeira reunião do Conselho Técnico Sindical em 2019

Ocergs realiza primeira reunião do Conselho Técnico Sindical em 2019

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou na manhã desta terça-feira (09/4), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre, a primeira reunião do Conselho Técnico Sindical no ano.

Na pauta, as negociações coletivas tratadas até o momento e as dificuldades frente à vigência da Medida Provisória 873/2019 referente ás contribuições sindicais. Também foram discutidos os tópicos da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorre em  25/04/2019, em itens de interesse do Sindicato, como a contribuição assistencial para 2020 e a autorização do diretor técnico sindical junto ao presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS a firmar acordos e convenções coletivas.

Por fim, foram discutidas ideias para o desenvolvimento das atividades do Sindicato-Ocergs ao longo de 2019, no sentido de buscar a melhoria contínua na prestação dos serviços dos Sindicato às Cooperativas representadas.

A reunião contou com a presença do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, dos conselheiros Arno Malheiros, Juliano Machado e Tiago Machado e o analista administrativo da Ocergs, Pedro Malheiros.

Saiba mais

O Conselho Técnico Sindical é um órgão consultivo e de orientação sobre matéria de natureza sindical, orientando a Ocergs no encaminhamento da defesa dos direitos e interesses coletivos e/ou individuais das cooperativas.

Coogamai distribui equipamentos de proteção individuais

Coogamai distribui equipamentos de proteção individuais

Na última semana, a Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), iniciou a distribuição de conjuntos de equipamentos de proteção individuais, chamados de EPI’s.

A primeira etapa da distribuição contou com a entrega de 110 conjuntos para os garimpos associados que estejam em dia com a Cooperativa e também com o Fundo de Saúde do Trabalhador, que custeia o atendimento médico e exames aos garimpeiros.

Cada kit distribuído contém: um capacete, uma máscara completa, um protetor auricular, um abafador de som, um par de luvas, um avental e um par de botas.

O presidente fundador da Coogamai, Isaldir Antonio Sganzerla, destaca que este foi um compromisso assumido pela diretoria e que agora se torna realidade, comprovando a seriedade que a Cooperativa tem com o associado.

Com o recebimento dos equipamentos, cada garimpo economizará em torno de R$ 400,00, já o investimento da Cooperativa na aquisição dos materiais ultrapassa a marca de R$ 40 mil.

“Fizemos um grande esforço para que esta doação fosse possível, esta é uma das contrapartidas que a Cooperativa oferece aos seus associados, retratando também a solidez financeira da Coogamai, através da sua gestão equilibrada”, finaliza Sganzerla.

A Coogamai

Criada em 1961, a Cooperativa do ramo Mineral tem sede em Ametista do Sul e tem como objetivo a organização da atividade garimpeira, em sua área de abrangência, tornando legal o setor e possibilitando ao associado a continuidade do seu trabalho, respeitando as normas ambientais e de saúde e segurança.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 está com inscrições abertas

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

   

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

2ª ETAPA Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual. 3ª ETAPA Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação. 4ª ETAPA Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores. 5ª ETAPA Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques. O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.  

CATEGORIAS 2019

- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), - Não enquadradas no item anterior.  

NÍVEIS DE MATURIDADE

- Primeiros Passos; - Compromisso para a Excelência, - Rumo à Excelência.  

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Conheça as Embaixadoras Coop!

Conheça as Embaixadoras Coop!

A OCB divulgou o nome das 20 vencedoras do concurso Embaixadoras Coop! No total, 493 mulheres de 23 estados do país encaminharam suas frases para participar da seletiva. Além de irem a Brasília, com tudo pago, para participarem da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, as campeãs poderão opinar nas discussões e votar nas resoluções na grande plenária do evento, garantindo mais diversidade no cooperativismo brasileiro!

Confira, abaixo, quem são as Embaixadoras Coop!

  1. Amanda Luiza de Sousa

Sicoob União Centro Oeste (MG)

Frase: O Cooperativismo do futuro deve ser construído com a União e o Empoderamento feminino; a mulher atual não quer elogios, quer respeito e possui grandes ideias, estando disposta a lutar por elas e pela mudança no rumo do Cooperativismo no mundo.

  1. Carolina Mussolini Celestino de Oliveira

Sicredi Rio Paraná PR/SP (SP)

Frase: Ser como Eliza Brierley, que em 1846 foi pioneira no cooperativismo. Mulheres juntas, com sororidade, podem constituir um alicerce para uma sociedade mais justa, assim como o cooperativismo, sem diferenças, todos por um só fim, um mundo mais feliz.

  1. Daniela Vogel

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão De Associados de Itapiranga (SC)

Frase: É preciso adotar o cooperativismo como uma filosofia de vida, inserindo ele na educação das crianças e jovens, com homens e mulheres trabalhando unidos por uma prosperidade conjunta e assim construir uma sociedade cooperativa e de sucesso.

  1. Elisete Paganini Bellettini

Cooperativa Agroindustrial Coopeja (SC)

Frase: Sendo cooperados ativos e atuantes da cooperativa, mostrando ao mundo a importância do trabalho coletivo em prol de um objetivo comum. Para isso, é preciso cada um conquistar seu espaço querendo o melhor para as gerações futuras.

  1. Isabela Albuquerque

Lar Cooperativa Agroindustrial  (PR)

Frase: Disponibilizar mais espaço para que lideranças femininas possam demonstrar seu potencial com muita garra e determinação no desenvolvimento da comunidade por meio da cooperação.

  1. Jamile Barbosa Guimarães de Vasconcelos

Sicredi Ceará Centro Norte (CE) Frase: Impactando a sociedade a partir de nosso próprio exemplo cooperativista, demonstrando na prática que juntos não só somos mais fortes, como também somos capazes de transformar vidas e realidades através do cooperativismo.

  1. Jentje Petter Castrolanda Cooperativa Agroindustrial (PR)

Frase: Cooperativismo necessita de uma boa equipe de trabalho, com espírito de União e Harmonia para trilhar o caminho, não menosprezando o ontem. A União é um começo! Manter unidos é o Progresso! Trabalhar juntos é o sucesso!

  1. Katia Zalasik Monteiro

Viacredi (SC)

Frase: A base para construir o cooperativismo do futuro é a união das pessoas, é sensibiliza-las o quão importante é o cooperativismo no mundo, cooperativismo é justiça e igualdade para todos.

  1. Lais Cherigatto da Silva

Cooperativa de Crédito Cocre – Sicoob Cocre (SP)

Frase: Através da educação cooperativista aliada a educação financeira, conscientizando crianças/jovens sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento social/econômico, plantando a semente cooperativista hoje para colher uma sociedade justa amanhã.

  1. Lilian Berlitz Chaves

Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajai Açu – Credifoz (SC)

Frase: Precisamos mostrar que o cooperativismo vai além de resultados financeiros, e precisa ser visto como gerador de inclusão social, respeito e desenvolvimento sustentável para as pessoas. Quero um futuro de economia compartilhada, alcançando vantagens para todos.

  1. Luciana Fernandes de Moura Magalhães

Cooperplan (DF)

Frase: Acreditando que juntos, podemos projetar nosso sistema como modelo, compartilhando com a sociedade a possível realidade de tornar factível a satisfação financeira por meio do nosso propósito, intercooperação e eficácia. Nossa jornada começou!

  1. Luciani Roberta Reuter de Oliveira

Sicredi Aliança PR/SP (PR)

Frase: Só a participação efetiva e afetiva da família associada, na vida da cooperativa no presente garantirá o cooperativismo do futuro. Cooperativismo significa: nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.

  1. Maria Jose Francisco Mansano

Cooperativa de Credito, Poupança e Investimento Vale Do Piquiri ABCD - Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP (PR)

Frase: Quando olharmos para sociedade com olhar inovador pensando na sustentabilidade e no progresso como aliados, iremos permitir que as vulnerabilidades sociais e ambientais sejam sanadas ou amenizadas.

  1. Marlian Zenilda Catarina

Credicomin (SC)

Frase: Tendo interesse genuíno no ser humano, com foco no coletivo e não no individual, cada cooperativista assumindo a missão de viver este propósito fará do mundo, um lugar melhor, mais justo e mais cooperativo.

  1. Mayara Magry Araujo de Andrade

Sicredi Sudoeste MT/PA (PA)

Frase: Podemos construir o cooperativismo do futuro Atuando de forma unificada para que cada vez mais as pessoas conheçam o nosso negócio e vejam o quanto ele é forte e sustentável. Acreditando que juntos podemos mais e que juntos fazemos a diferença.

  1. Michele Sebastiana Moura da Silva

Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso

Frase: Disseminando e incentivando a cultura do cooperativismo para as crianças e adolescentes, pois quando se entende o que é cooperar, é impossível não se apaixonar por essa ideologia; Assim podemos garantir os representantes do futuro do cooperativismo.

  1. Nathercia Jorge Abrao

Unimed Juiz de Fora Cooperativa de Trabalho Medico LTDA (MG)

Frase: Investindo na construção de uma sociedade mais ética, justa e igualitária, que colabore na transformação de uma nova ordem social e econômica, mais generosa e solidária, como preconiza o cooperativismo.

  1. Paula da Silva Feransin

Coop Cooperativa de Consumo (SP)

Frase: Atuar de forma integrada é o que fará a diferença para o cooperativismo. O futuro do cooperativismo é decorrente não da ação isolada de uma única instituição, mas da complementariedade e da sinergia entre as instituições.

  1. Rosangela Pereira Cotrim

Cooperativa de Credito de Livre Admissão do Centro Sul Rondoniense - Sicoob Credip (RO)

Frase: Engajados no dinamismo das novas tecnologias, isso sem esquecer de que a base para cooperar está nas relações humanas e fundamentada no altruísmo que quando usado com veemência e reciprocidade leva ao crescimento de todos, proporcionalmente.

  1. Vera Lucia Ventura

Sicoob Norte Sul (BA)

Frase: Incluindo as mulheres e jovens com iguais condições de participação na cooperativa, principalmente na governança.

Fonte: Sistema OCB
Escoop Saúde realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Escoop Saúde realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Foi realizado no dia 5 de abril, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, o módulo preparatório para a missão do ramo para Saúde para o Vale do Silício, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio de 2019. O módulo foi a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação. O objetivo geral é promover o estímulo ao processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul e o módulo preparatório serviu para uma sensibilização dos agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto. Participaram ainda o conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto e o superintendente do Sistema, Gerson Lauermann.

O encontro discorreu sobre a formação cooperativista e a educação corporativa na Escoop, e contou com a participação dos cooperativistas que integrarão a Missão, oriundos dos Sistemas Unimed e Uniodonto. Na sequência, foi conduzido pelo coordenador da graduação e professor na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Carlos Alberto Oliveira, que abordou a inovação no universo das cooperativas. Por fim, os presentes assistiram a uma palestra do médico Salvador Gullo Neto, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, que abordou a inovação na medicina.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, salientou a oportunidade de crescimento das cooperativas e a busca de novas soluções, bem como da oportunidade de conhecimento de novas tecnologias, que deverão ser utilizadas nas cooperativas. “Em especial, nosso reconhecimento aos coordenadores da Unimed, que entenderam essa oportunidade de trabalho como de fundamental importância para a sustentabilidade de nossas cooperativas”, observou.

O diretor geral da Escoop, Mário de Conto, frisou a importância desta atualização que as cooperativas estão buscando ao realizar a Missão, com destaque para as mudanças comportamentais e tecnológicas que estão impactando as cooperativas. “Somos genuinamente um espaço de ação coletiva e as boas ideias são favorecidas em ambientes colaborativos. É exatamente isto que pretendemos proporcionar para as nossas cooperativas ao realizar esta viagem de estudos”, finaliza De Conto.

As missões para o Vale do Silício

Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos segmentos do cooperativismo, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturados na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, a Escoop Saúde, a Escoop Agro e a Escoop Cred.  Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo estruturou a abordagem de inovação, em 2019, para três ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário e Crédito, com Missões para o Vale do Silício.

O Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, é um apelido da região da baía de São Francisco, polo de desenvolvimento industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação, de circuitos elétricos, entre outras. O local começou a se desenvolver na década de 40, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia como Palo Alto, São Francisco, Santa Clara e São José, entre outras.

   
Escoop promove palestra sobre excelência na gestão

Escoop promove palestra sobre excelência na gestão

A Escoop promoveu, na manhã de hoje, 5 de abril, no auditório da Faculdade, a palestra “Gestão para a Excelência: Agenda em Cenários de Mudanças Exponenciais”com o Chief Operations Officer da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi.

O objetivo foi promover uma reflexão acerca da nova dinâmica do ambiente, do mercado e dos negócios, e como os diversos setores estão sendo afetados, assim como entender o potencial do Modelo de Excelência da Gestão. Assistiram à palestra, alunos dos Cursos de Especialização e do Mestrado, colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e docentes da Escoop, alunos da Graduação da Escoop e empregados e associados de cooperativas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, expôs alguns números do cooperativismo gaúcho e falou sobre a importância de aprimorar a gestão nas cooperativas. “O Rio Grande do Sul está muito tímido em apresentar novas propostas de gestão. Precisamos avançar, ter o foco na cooperativa, e os donos das cooperativas são os associados. Vamos ser excelentes na nossa gestão que o cooperativismo vai para frente. Sejamos coop. Nós somoscoop”.

O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto falou sobre o momento atual da Escoop e seu papel na inserção das cooperativas nos processos de inovação. “A Escoop está desenvolvendo muitas atividades nesse sentido. Estamos discutindo a inovação nas cooperativas e muito felizes com o papel que estamos desenvolvendo de apresentar e inserir elas no que há de mais inovador e moderno na questão da governança e gestão de cooperativas”.

O palestrante Marcos Bardagi discorreu sobre a importância da gestão para as transformações - sejam elas digitais ou não, os passos para uma gestão eficiente: planejar, executar, experimentar e adaptar. Para ele, quem cresce mais é quem melhor se adapta. Além disso, destacou os atributos das organizações exponenciais, as megatendências e os anticorpos da inovação. “Todo plano vai sofrer variações. O real vai ser diferente do planejado. Não estamos vivendo uma era de mudanças, e sim, uma mudança de era. Temos que pensar e agir digitalmente”, reiterou.

O palestrante

Marcos Bardagi é atualmente Chief Operations Officer (COO) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, graduado pela FEI e pela UFRGS, possui também MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Tem ainda formação executiva em Gestão de Recursos Humanos pela FGV e Compliance pelo Insper. Exerceu cargos executivos para a América Latina e o Mercosul na Lufthansa, na Latam, na Celesio AG e na Siemens, em diversas áreas de negócios, notadamente telecomunicações e tecnologia da informação, distribuição e serviços aeronáuticos.

 
Superintendentes do Sistema OCB alinham estratégias

Superintendentes do Sistema OCB alinham estratégias

Alinhar nacionalmente as estratégias do cooperativismo brasileiro para este ano. Este é o objetivo do Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorreu nesta quarta-feira, em Brasília, e que contou com representantes dos estados. A programação foi conduzida pelo superintendente da unidade nacional, Renato Nobile, e pelas gerentes Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). Os superintendentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Gerson Lauermann e Norberto Tomasini representaram o RS nesta ocasião.

Nobile destacou a importância do envolvimento das organizações estaduais no processo de transição que envolve a reclassificação dos ramos do cooperativismo – atualmente 13 e, a partir de 31/12, apenas sete. “Além de divulgar essa novidade, as organizações estaduais têm um papel essencial que é o ajuste, de acordo com essa nova conceituação, nos seus sistemas internos. Vale destacar que os estados têm até o dia 31/10 para concluir essa fase e nos informar sobre as mudanças ocorridas em seus sistemas. Isso é importante para que nós, do nacional, realizemos a atualização no nosso sistema, até o dia 31/12”, comenta.

O superintendente da unidade nacional também informou sobre o status da coleta de informações para o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. O documento será composto de dados mundiais, além de números e subsídios socioeconômicos das cooperativas do país. Segundo Nobile, a expectativa é de que o material seja publicado no início do primeiro semestre deste ano.

14º CBC

A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, apresentou o panorama de inscrições para a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, em Brasília, e que deve receber cerca de 1,5 mil representantes das cooperativas do país. O evento discutirá seis temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação.

Além disso, ela lembrou que o processo de seleção dos 20 jovens embaixadores do cooperativismo recebeu 171 inscrições, oriundas de 20 estados e que os vídeos campeões podem ser conferidos no canal do Sistema OCB no Youtube. Informou, também, que já a seleção das 20 mulheres cooperativistas contou com 493 inscritas, representando 23 estados. Tânia apresentou, por fim, a programação preliminar do evento.

CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

Tânia Zanella aproveitou a ocasião para relembrar que a Contribuição Confederativa a ser recolhida pelas cooperativas vence no dia 30 de junho. Essa contribuição é recolhida em favor das entidades sindicais que, legitimamente, representam a categoria econômica: Sindicatos de Cooperativas (1º grau), Federações (2º grau) e CNCoop (grau máximo).

PRIORIDADES PARA 2019

A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, destacou algumas das prioridades, a partir do planejamento estratégico, para este ano. Dentre as diversas ações estão, por exemplo:

Reestruturar o modelo de negócios e da gestão, com definição de papéis, ampliando a eficiência, eficácia e efetividade da atuação do Sescoop;

Aprimorar a comunicação com os diversos públicos;

Estruturar e implantar mecanismos de integridade;

Aprimorar e integrar ferramentas de desenvolvimento profissional;

Ampliar a valorização do Sescoop, realizando uma pesquisa de impacto das ações;

Revisar normativos e atribuições das áreas finalísticas com foco na melhoria do atendimento;

Fomentar a geração do conhecimento.

INDICADORES INSTITUCIONAIS

A gerente de Planejamento do Sistema OCB, Pricila Topolski frisou que também faz parte das ações para 2019 a implantação de indicadores institucionais que medirão a atuação de todos os entes do Sistema OCB (nacional e estaduais), com foco em resultados que embasem as tomadas de decisão. Segundo ela, a partir de julho, os materiais orientativos serão disponibilizados aos estados para que, juntos, consigam trabalhar de forma integrada a qualidade dos dados, a fim de demonstrar os resultados do movimento cooperativista ao país.

 
Fonte: Sistema OCB
Encontro Preparatório ao CBC compila decisões para o Congresso em Brasília

Encontro Preparatório ao CBC compila decisões para o Congresso em Brasília

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou no dia de hoje (04/04), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB. O evento foi aberto pelo presidente Vergilio Perius e contou com a presença dos superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini e dos diretores  da Ocergs Margaret Garcia da Cunha, Irno Pretto, Valdir Feller e Roberto Bresolin e dos conselheiros administrativos Márcio Port e José Zordan.

O Encontro Preparatório teve como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas e contou com mais de 130 participantes de diversos ramos do cooperativismo. Pela manhã, o grupo assistiu a palestra do economista Ricardo Amorim, que falou sobre as expectativas otimistas da economia para os próximos anos e da importância de aproveitar as oportunidades nesse momento que o país se recupera de uma crise.

Logo após a apresentação de Amorin, os grupos de trabalho discutiram diretrizes para as problemáticas apresentadas em Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação.  E na parte da tarde, foi feita uma plenária com participação digital, onde todos os participantes puderam votar nas melhores soluções de todas as áreas.

Os encaminhamentos mais votados serão levadas para o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em Brasília. Lá, dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais discutirão os caminhos a serem percorridos para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Sicredi União Metropolitana RS recebe inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social

Sicredi União Metropolitana RS recebe inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social

O programa da Sicredi União Metropolitana RS que apoia ações de interesse coletivo e em prol do desenvolvimento da comunidade, abriu suas inscrições essa semana, no dia 01 de abril. Com foco em iniciativas que visam promover educação, cultura, esporte, sustentabilidade, segurança e saúde, as entidades associados da Sicredi União Metropolitana RS, podem inscrever seus projetos até 30 de abril de 2019. O regulamento está disponível no site www.fundosocialsicredi.com.br onde as inscrições deverão ser realizadas.

Composto por parte do resultado do exercício de 2018 da Cooperativa, o Fundo de Desenvolvimento Social é definido em assembleia, por deliberação dos associados. O valor será dividido entre os 9 municípios de atuação da Cooperativa: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.

Conforme explica o presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, o Sicredi tem a missão de valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. “Este pilar social sempre esteve em evidência, por meio do auxílio a entidades que promovem ações sociais, de forma a contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que atua”, observa Ronaldo.

 
Fonte: Sicredi União Metropolitana RS ​
Comunidade de Palmas prestigia repasse de R$ 204,5 mil de retorno em ICMS gerado pela Dália Alimentos

Comunidade de Palmas prestigia repasse de R$ 204,5 mil de retorno em ICMS gerado pela Dália Alimentos

Com a presença de lideranças da Dália Alimentos, do Poder Executivo Municipal, de familiares e de funcionários lotados no Complexo Lácteo de Palmas, além de prestadores de serviços e associados da cooperativa, foi realizado, no dia 1º de abril, um ato que marcou o repasse de R$ 204,5 mil fruto de percentual de retorno de ICMS do Complexo Lácteo de Palmas, conforme contrato de incentivo entre Executivo e cooperativa assinado no ano de 2008.

Reuniram-se na sede da Subprefeitura do Distrito de Palmas, no interior de Arroio do Meio, a vice-prefeita – no ato representando o prefeito Klaus Werner Schnack, Eluise Hammes; o subprefeito de Palmas, Adriano Lisboa; os secretários municipais da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini; da Agricultura, Eloir Lohmann e da Fazenda, Márcio Zimmer. “Palmas era uma comunidade essencialmente agrícola e hoje também é industrial, mostrando seu desenvolvimento e crescimento graças às indústrias instaladas pela Dália. Uma nova era também para a comunidade e moradores daquela localidade”, disse Meneghini. Eluise frisou que as indústrias da cooperativa estão transformando a realidade da comunidade. “Todos ganham com as indústrias, pois geram emprego, renda, fomentam o crescimento e o desenvolvimento da comunidade”.

Pela Dália Alimentos manifestou-se o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que reforçou a parceria público-privada, considerada indispensável para a promoção de novos investimentos no município. “Essa parceria, tão importante, comprova como pequenas comunidades podem ser transformadas através da instalação de indústrias que geram postos de trabalho, retorno e renda, seja local, no caso de Palmas, ou em âmbito de município, no caso de Arroio do Meio”, disse.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, lembrou que a época em que as obras do Complexo Lácteo de Palmas começaram a ser edificadas poucos investimentos de tal porte foram realizados no Brasil. Ele também destacou que caso não houvesse a parceria público-privada seria inviável executar projetos desta amplitude.

Freitas aproveitou a ocasião e solicitou para que os gestores pensem no Plano Diretor do município, principalmente, na região de Palmas, tendo em vista que a localidade se tornou um Distrito Industrial com áreas propícias para a instalação de indústrias. “Existe uma preocupação por parte da Direção e dos associados para que essa área seja preservada para indústrias e que loteamentos habitacionais não venham a ser edificados nas proximidades, evitando, desta forma, futuros transtornos em função da operacionalidade, da movimentação e do barulho causados pelas fábricas. Basicamente, que o local seja protegido como zona industrial”, alertou Freitas, referindo-se também ao Complexo Avícola que entre os meses de setembro e outubro deverá entrar em operação.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
 
Mestrado Profissional em Cooperativismo realiza aula inaugural

Mestrado Profissional em Cooperativismo realiza aula inaugural

Teve início no dia 2 de abril, na sede da Unisinos, em Porto Alegre, o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, com ênfase prática. A turma do Mestrado em Cooperativismo é um convênio entra a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e tem duração prevista de 24 meses. A aula inaugural contou com a presença de autoridades acadêmicas das duas instituições e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

O professor doutor Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, falou da satisfação em estar formando uma futura geração de líderes do cooperativismo. “O Mestrado é muito intenso, e vocês estão em um curso de Mestrado Profissional de nota máxima pelo MEC. É um momento de disrupção muito grande”, salientou.  Balestrin reforçou a tradição da Unisinos no ensino do cooperativismo e a parceria com o Sescoop/RS, quando salientou que o grupo de professores da instituição, que incluía o hoje presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, iniciou na década de 1980 na Unisinos esta tradição. “Estes professores criaram algo muito grande que até hoje tem eco no RS. Estamos há 37 anos com a especialização em cooperativismo e agora o Mestrado irá coroar esta trajetória. É um dia marcante para a trajetória de vocês enquanto profissionais e também em sua formação acadêmica”, acentuou Balestrin.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou o professor Mário De Conto e a equipe da Escoop pela luta em busca deste momento, bem como os alunos participantes. Perius lembrou de sua trajetória na Unisinos e disse confiar na parceria. “O Mestrado irá mostrar o DNA da cooperativa, pois é fundamental saber a essência do negócio cooperativo. Precisamos conhecer a realidade de nossas cooperativas e vocês farão esse elo com a academia”, finalizou. Vergilio Perius lembrou ainda do investimento realizado pelo Sescoop/RS em gestão de cooperativas e sinalizou que o Mestrado Profissional é fundamental nisso, para que a organização não perca a visão da gestão como parte fundamental para o bom resultado das cooperativas.

O diretor geral da Escoop, professor doutor Mário De Conto, disse estar feliz por participar da etapa que marca uma longa caminhada. Acentuou o fato de o Mestrado estar no Planejamento Estratégico tanto da Escoop quanto do Sescoop/RS e desejou sucesso aos alunos. De Conto disse que “o Sescoop/RS está, com esse Mestrado, atendendo uma demanda que é a de formar docentes. Queremos colocar o cooperativismo nas linhas de pesquisa e o Mestrado acolherá vocês para isso, o cooperativismo espera muito desta turma”, concluiu. Por fim, o diretor geral ressaltou que o apoio do presidente e do Conselho Administrativo do Sescoop/RS foi fundamental para a realidade de hoje, que é o início das aulas do Mestrado Profissional, ao reforçar que os projetos dos alunos gerarão muitos impactos nas cooperativas.

Participaram da aula inaugural os professores doutores Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, Guilherme Trez, coordenador do mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos e Mário De Conto, diretor geral da Escoop, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e dos professores que ministrarão as aulas.

 
Sescoop/RS promove workshop preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC

Sescoop/RS promove workshop preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC

A área de Monitoramento do Sescoop/RS realizou entre os dias 26 e 29 de março o workshop preparatório para o Ciclo 2019 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), voltado para as cooperativas que já participam do programa e para aquelas que irão aderir a partir de 2019. Cerca de 100 participantes de 49 cooperativas realizaram a capacitação, que teve como instrutora Luciana Lima, do Fundação nacional da Qualidade (FNQ).

O workshop teve como objetivo apresentar às cooperativas as atualizações e novidades dos instrumentos de avaliação e do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Segundo Luciana, “o PDGC está se aproximando dos órgãos reguladores, buscando alinhamentos e permitindo a ampliação de práticas de gestão. Pretendemos olhar de forma sistêmica, sempre em busca de resultado econômico e social para as cooperativas”, sintetiza. Na capacitação realizada aos cooperativistas do RS, Luciana acentuou que o programa está alinhado com a diretriz nacional de atuação finalística do Sescoop e foi desenvolvido com a participação de cooperativas de todo o país.

O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, que participou da abertura do workshop, ressaltou que o PDGC é um programa de adesão voluntária e que a cooperativa define seu nível de participação, já que o programa possui três níveis de maturidade, que definem os estágios de maturidade do sistema de maturação de uma cooperativa (Primeiros passos para a excelência, Compromisso com a excelência e Rumo à Excelência). Daronco acrescenta que o programa é uma oportunidade de observação dos pontos fortes e oportunidades de melhorias, e que quanto maior é a resposta das cooperativas aos instrumentos de avaliação, melhor o programa funciona. “A unidade estadual pode verificar quais são as lacunas e prover soluções mais adequadas para as necessidades da cooperativa e auxiliar nos processos de melhorias e capacitações”, finaliza.

Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira, cooperativa de crédito que já participa e já recebeu premiações do Programa, argumentou que a participação no PDGC é benéfica para a instituição. “Participamos de todos os ciclos em que houve o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão desde 2013, e notamos o quanto o PDGC impactou não apenas nos redesenhos de vários processos da cooperativa, mas principalmente na própria cultura da organização. O “simples” fato de avaliar os processos ou práticas existentes, promove buscas e questionamentos por outros modelos mais contemporâneos e conectados com a realidade”, analisa Schmidt.

Já Alexandre Angonezi, diretor executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça que participa do PDGC desde 2016, no nível Compromisso com a Excelência, e que esta participação tem oportunizado diversas melhorias no sistema de governança e de gestão da Cooperativa. Segundo ele, hoje são realizados procedimentos próprios de controle e registro de práticas que até então não eram sistematizados. “O desenvolvimento e implantação do código de conduta, planejamento estratégico, comitês técnicos, avaliação de desempenho, são ações que são fruto do PDGC. O workshop foi muito interessante e esclarecedor”, finaliza Angonezi.

As inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 já estão abertas. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independentemente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop. O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no PDGC. As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

 
Reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprova novos projetos

Reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprova novos projetos

O Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou importantes projetos das cooperativas gaúchas na reunião ocorrida em 26 de março. Além da apreciação e deliberação sobre rotinas administrativas da entidade e assuntos gerais do Sescoop/RS, mais de 130 programas relacionados a Normas Regulatórias e Segurança do Trabalho e projetos para profissionais de gestão de pessoas nas cooperativas foram autorizados.

Foi também apreciado pelo colegiado o projeto do Dia C 2019. Prestes a completar dez anos de existência, o movimento Dia de Cooperar (Dia C), iniciado em 2009, demonstra a força do cooperativismo no Brasil. No Rio Grande do Sul, o Dia C integra o calendário das cooperativas desde 2015. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas para 2019 neste site.

Participaram da reunião os conselheiros presidente Vergilio Perius, Darci Hartmann, José Milton Mirenda, José Zordan e Márcio Port, além dos superintendentes do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, e dos gerentes Helio Loureiro de Oliveira, da Formação Profissional, José Zigomar Vieira dos Santos, da Promoção Social e Mário de Conto, do Jurídico.

Inscrições para o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo encerram dia 1° de abril

Para quem deseja participar do Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, melhor se apressar. As inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 1° de abril.

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sescoop/RS realiza na próxima quinta-feira (4/4), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB.

O Encontro Preparatório tem como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até 1° de abril. No momento da inscrição, o participante é convidado a escolher um grupo de trabalho entre quatro opções: Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação. Durante o Encontro, haverá um momento em que o participante irá se reunir com o seu grupo. Nessa etapa, serão discutidos assuntos pertinentes a cada temática.

INSCRIÇÕES AQUI

Palestra com Ricardo Amorim

O evento contará com a palestra do economista Ricardo Amorim, que discorrerá sobre a temática: “Por que a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.

SAIBA MAIS

Local: Auditório da Escoop Av. Berlim, 409 – Porto Alegre – RS

Data: 4/4/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Inscrição: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Palestra Ricardo Amorim

11h – Grupos de Trabalho

13h – Intervalo

14h – Relatórios dos Grupos de Trabalho e Discussão

16h – Encerramento

CONTEÚDO

– Comunicação;

– Gestão e Governança;

– Intercooperação;

– Representação;

– Perpectivas para a economia.

14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Faleceu Egon Édio Hoerlle, ex-presidente da Certel

Faleceu Egon Édio Hoerlle, ex-presidente da Certel

A Certel divulgou nota na manhã de hoje (29/03) informando do falecimento de seu ex-presidente, Egon Édio Hoerlle. Além de ter presidido a cooperativa por 10 mandatos (1971-2014), Hoerlle teve participação em diretorias e conselhos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Fecoergs e do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop). Na Ocergs, participou do Conselho Deliberativo na gestão 2006-2010 e no Conselho Consultivo Especializado dos Ramos, na mesma gestão. Foi também diretor da Ocergs de 2010 até 2014 e integrou o Conselho estadual do Cooperativismo de 2006 a 2010. Foi também presidente da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul) de 1994 a 2010.

A nota na íntegra:

“Em nome da direção, dos Conselhos de Administração e Fiscal, dos associados e dos colaboradores da Certel, profundamente consternados, comunicamos o passamento do nosso ex-presidente Egon Édio Hoerlle, ocorrido nesta madrugada, no Hospital Bruno Born de Lajeado. O Sr. Egon estava internado na UTI desde o dia 25 de março. O velório está ocorrendo no necrotério do Bairro Teutônia e o sepultamento será às 17h no cemitério Paz do mesmo bairro.

Nascido em 3 de julho de 1938, no Distrito de Pareci Novo, município de Montenegro, Egon presidiu a Certel de 1971 a 2014, portanto, a 10 mandatos, e foi vice-presidente entre 2014 e 2017, e muito contribuiu para que a cooperativa se tornasse a maior do Ramo Infraestrutura do País. Também foi presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) de 1994 a 2010, e atuou como membro de importantes entidades, como Infracoop, Ocergs, Fiergs/Ciergs, entre outras.

O espírito de liderança, a facilidade de relacionar-se com as pessoas e a habilidade política e de negociação, traços do perfil de Hoerlle, foram fundamentais para impulsionar o crescimento da Certel durante estes anos. A sua contribuição ao desenvolvimento do sistema cooperativo foi decisiva, pois sempre esteve envolvido com a melhoria da qualidade de vida comunitária”.

Com informações da assessoria de Comunicação da Certel