A Ocergs recebeu nesta manhã (16/7), na sede da Escoop, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, para discussão do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)– Crédito Fiscal Presumido e o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e seus reflexos para as cooperativas, em especial as de leite e vinhos. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, lembrou que o projeto de Assistência Técnica e Extensão foi apresentado ao então candidato a governador, Eduardo Leite e consta na plataforma de proposições do sistema cooperativo gaúcho nas eleições do ano passado. Os diretores da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha e Valdir Feller também participaram do café da manhã.
O secretário Covatti Filho afirmou ser um momento importante para a troca de ideias, onde o setor tem a possibilidade de demostrar a sua importância e fazer as suas reivindicações. “A importância do sistema cooperativo na economia gaúcha, em especial na área agrícola, é notável. Estamos aqui para fazer o tema de casa e dialogar com o setor”. Sobre as reivindicações do setor em relação ao acordo Mercosul-União Europeia, Covatti disse ser uma preocupação do governo do Estado. “A cadeia do leite e do vinho já tinham problemas e com esse acordo firmado, podem se agravar. Iremos estudar com toda a cadeia produtiva, onde as cooperativas são protagonistas, mecanismos que possam oferecer políticas públicas para tornar as cooperativas deste setor ainda mais competitivas, com o objetivo de que o produtor não tenha que abandonar suas atividades”, esclareceu.
O secretário reconhece que as cadeias do leite e vinho são as mais impactadas negativamente pelo acordo. “Temos que analisar criteriosamente tudo isso. Não podemos perder mais ninguém dessas atividades econômicas de importantes cadeias do agronegócio gaúcho. No vinho, já fizemos a substituição tributária. O leite tem uma questão social, é a renda diária do produtor. Não podemos aceitar que esses produtores deixem a atividade. Estamos analisando meios de incentivarmos os produtores de leite gaúchos”, observou Covatti Filho.
Representantes do setor de vinhos e leite, que serão fortemente impactados pelas consequências do acordo, participaram da reunião. Dentre eles, o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, acompanhado do presidente executivo da Cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; o presidente da Coagrisol, José Luis Leite dos Santos; o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi e do Ibravin, Oscar Ló; além do diretor-geral da Cooperativa Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna. As cooperativas Piá, Languiru e Cosulati enviaram representantes.
Ater
Perius disse que, se implementado, o projeto de ressarcimento dos investimentos em Ater pelas cooperativas e outras empresas, trará um aumento da produção agropecuária, com ganhos de produtividade e aumento da renda. Perius discorreu também sobre projetos como o Aprendiz Cooperativo do Campo, a necessidade de políticas para a implementação de internet no meio rural através de cooperativas de Infraestrutura e da concessão de incentivos via Fundopem para projetos de cooperativas gaúchas.
Internet no meio rural será incluída no orçamento de 2020
Ao ouvir o questionamento do presidente da Ocergs para os problemas de internet no meio rural, o secretário Covatti Filho alertou ser uma grande preocupação de sua pasta, em função da permanência do jovem no campo e da nota fiscal eletrônica. Covatti disse que essa situação será orçamentada e estará nos projetos prioritários da secretaria para o ano que vem.
O que é o projeto de ressarcimento de Assistência Técnica e Extensão Rural
O projeto proposto pela Ocergs visa que sejam gerados créditos fiscais presumidos para o ressarcimento de investimentos feitos pelas cooperativas agropecuárias em assistência técnica. O projeto busca uma maior eficiência do setor privado na gestão de recursos e sintonizado à importância em levar a Ater para todos os produtores, de modo a mantê-los no campo. A ideia estimula a execução de serviços privados de Ater, por meio de incentivos financeiros na forma de concessão de créditos fiscais presumidos, dedutíveis do montante de ICMS gerado.
Negócios
Na busca constante pela inovação e por fomentar ainda mais conhecimento, a Unicred Porto Alegre firmou um acordo inédito com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira Parceria Público-Privada firmada entre a universidade federal e uma entidade. A assinatura do acordo ocorreu na tarde da última sexta-feira (12) e contou com a presença de Rui Vicente Oppermann, reitor da UFRGS, da profª. Lucia Maria Kliemann, Diretora da Famed, do Dr. José Cesar Boeira, Presidente da Unicred Porto Alegre, de João Batista Loredo de Souza, Diretor Geral da Unicred Porto Alegre e demais autoridades das diretorias da FAMED e Unicred Porto Alegre.
Para José Cesar Boeira, a aproximação com a Famed leva a instituição a um novo patamar. “Estamos transformando a cooperativa para que, além de seus inúmeros benefícios financeiros, ela possa ser reconhecida como uma entidade que se coloca à disposição do conhecimento”, ressalta. Já Rui Vicente Oppermann destaca a importância para a UFRGS como um todo. “Essa parceria ressalta um potencial muito grande para a sociedade. É uma alternativa para a expansão e qualificação do nosso ensino”, acrescenta o reitor.
Em um primeiro momento, a Unicred Porto Alegre irá financiar a reforma do Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina além de equipá-lo com novo mobiliário, televisores e 27 computadores. A Famed concederá espaço na unidade para a cooperativa instalar um caixa eletrônico para saques e operações bancárias. “Esta é a consagração de uma grande jornada, desde que entramos com a Governança na Unicred Porto Alegre. Foi uma aproximação natural com a FAMED, pois temos uma comunhão de propósitos. É algo onde todos vão ganhar e é um verdadeiro marco na história da cooperativa”, comenta João Batista Loredo de Souza. “É uma forma diferente de se relacionar com a sociedade, de dar retorno. Este novo relacionamento vai qualificar ainda mais ambiente de ensino para nossos alunos”, acrescenta a professora Lucia Maria Kliemann.
Fonte: Unicred Porto Alegre
Negócios
Com o objetivo de fomentar o agronegócio em todo o Brasil, o Sicredi vai disponibilizar mais de R$ 20 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2019/2020, projetando atingir mais de 220 mil operações. O valor representa um crescimento de 21% em relação aos R$ 16,6 bilhões concedidos no ano-safra anterior. A projeção é de que R$ 17,5 bilhões sejam empregados em operações de custeio, comercialização e investimento, além de R$ 2,6 bilhões com recursos direcionados, oriundos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO).
“A expectativa de liberação de crédito rural do Sicredi está alinhada com as projeções de crescimento nacional da instituição”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, ao explanar sobre o cenário no Rio Grande do Sul.
Durante o Plano Safra 2018/2019 foram concedidos, no RS, mais de R$ 7,3 bilhões de recursos em crédito rural, crescimento 21% maior em relação ao ciclo anterior, totalizando mais de 119 mil operações de crédito. O público do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) representou 70% das operações de crédito liberado. Destaque, também, para o crescimento das demandas por parte do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), que foi 56% maior do que em 2017/2018. Já a agricultura empresarial, representada pelos Demais Produtores, foi responsável por 47% do valor total de recursos liberados.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Negócios
A Cooperativa Santa Clara deu um grande passo pensando no futuro ao inaugurar sua terceira unidade de Laticínios, em Casca, nesta sexta-feira, 12 de julho. O ato iniciou por volta das 14h, nas instalações, situadas na Estrada RS-129 s/nº, Km 165, e reuniu diversas autoridades, entre elas o Governador Eduardo Leite, o senador Luiz Carlos Heinze (PP), o representante da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Perin Zanchin (MDB), além de outras lideranças políticas, associados e funcionários da Cooperativa. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou da inauguração e ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.
A solenidade foi aberta com o canto do hino nacional na voz da barbosense Laura Dalmás. Logo na sequência, o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, agradeceu a todos os envolvidos, especialmente aos associados. "Me sinto privilegiado, me sinto um grão de pó ao representar os nossos 5.500 associados, os quase 2.200 funcionários, em uma solenidade dessas", enfatizou. Ele também destacou a importância do trabalho realizado em prol de todos. "O interesse da coletividade tem que ser colocado acima do individual", destacou.
O gerente de Lácteos da Santa Clara, João Seibel, relembrou os 107 anos de história da Cooperativa e afirmou que o trabalho iniciado no passado tem foco no futuro. "Dessa forma, eu quero agradecer a todos que estão aqui hoje, aos associados, colaboradores. A Santa Clara tem um grupo forte de trabalho. Vida longa à Santa Clara", finalizou.
A coragem e a ousadia da Cooperativa da Santa em investir neste momento de economia fragilizada também foram ressaltados pelo diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra. Ele reforçou que o investimento representa a busca por resultados futuros. Além disso, agradeceu fortemente a todos, especialmente aos associados. "Saudação especial aos associados, que são a nossa razão de existir", frisou.
Durante a solenidade, o Governador Eduardo Leite também falou sobre a importância do investimento e frisou sobre o perfil empreendedor do povo gaúcho e da vontade de se dedicar ao trabalho. "Os gaúchos são vocacionados para o trabalho. E a prova está aqui: uma Cooperativa de 107 anos de história, que certamente já superou tantos outros momentos de crise", afirmou.
Ao fim dos pronunciamentos, o Governador Eduardo Leite e o presidente da Santa Clara fizeram o descerramento da placa alusiva à inauguração, que posteriormente ficará afixada na entrada da Cooperativa. Na sequência, o padre Luiz Signori conduziu uma oração e deu bênçãos à unidade e aos funcionários que trabalham no local.
A solenidade encerrou com os hinos rio-grandense e da Cooperativa, também cantados pela barbosense Laura Dalmás, e com um brinde com Leite Santa Clara. Ainda, os convidados puderam visitar as instalações da nova indústria e participaram de um coquetel com produtos da Santa Clara.
As instalações
A nova unidade de Laticínios tem 22 mil metros quadrados e possui capacidade total de industrializar 600 mil litros por dia, iniciando com processamento de 300 mil litros/dia. O espaço será utilizado inicialmente para produzir todas as versões de leite UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, e tem potencial futuro para produzir derivados, como achocolatados e creme de leite UHT.
As obras iniciaram em 2017 e tiveram um investimento de R$ 130 milhões. No momento, 150 funcionários, diretos e terceirizados, já dão suporte aos mais diferentes setores da indústria. A unidade começa a operar na segunda-feira, 15 de julho.
A Santa Clara
Atualmente, a Santa Clara conta com três plantas de processamento de leite no Estado, uma localizada em Carlos Barbosa, que compreende indústria de leite UHT, leites pasteurizados e derivados, em Casca, com indústria de leite UHT, e outra em Getúlio Vargas, apenas para derivados. Em 2018 foram recebidos pela Cooperativa 285 milhões de litros de leite de seus 3.300 produtores em atividade em 136 municípios gaúchos.
Além de laticínios, a Cooperativa atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial e varejo, com 12 supermercados, 15 mercados agropecuários e uma farmácia. São 5.500 famílias associadas, 2.150 funcionários entre todos os negócios e um mix de 350 produtos entre leite e derivados, embutidos e cortes suínos, doces e sucos de frutas.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara
Negócios
O sucesso de uma cooperativa está diretamente relacionado ao desenvolvimento das pessoas e à aplicação de recursos de forma eficiente, visando à otimização de resultados. Em um cenário de extrema competitividade, a informação é um atributo que agrega valor na construção e implantação de planos de melhoria e no desenvolvimento e oferta de soluções adequadas às necessidades identificadas. Investir em ferramentas e softwares de desempenho, gestão e governança passa a ser uma condição fundamental para o sucesso da cooperativa.
Quando todas cooperativas se unem e estabelecem um sistema transparente de informações, dados e indicadores econômico-financeiros, o modelo cooperativo se fortalece dentro de uma visão sistêmica. E pensando nisso, o Sescoop disponibiliza gratuitamente às cooperativas softwares de análise de desempenho que permitem a identificação de pontos fortes e oportunidades para melhoria.
O diagnóstico e monitoramento do desenvolvimento da cooperativa permite que ela compreenda seu desempenho frente a outras cooperativas do mesmo ramo e, ao mesmo tempo, que melhorias precisa adotar em seus processos para obter melhores resultados que gerem renda e benefícios aos cooperados e seus familiares e empregados.
Esse processo, que envolve uma análise sistêmica em busca de melhorias contínuas, é conhecido como Autogestão. Com a experiência de quem trabalhou no Programa de Autogestão do Paraná, estado pioneiro no País a implantar o processo de autogestão nas cooperativas, o superintendente do Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, explica que a integração de todas cooperativas ao Programa de Autogestão beneficia o sistema cooperativo como um todo. “Serve para o Sistema, para a organização estadual e para a Organização das Cooperativas Brasileiras definirem políticas que sejam comuns e sistêmicas. Se muitas cooperativas tiverem o mesmo problema a solução passa a ser sistêmica, simples e não individualizada”, comenta.
A diretriz de atuação do Sescoop
A diretriz nacional de atuação, criada em 2018 para contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro, considera as necessidades identificadas por meio dos diagnósticos, que geram informações e conhecimento sobre o ambiente interno das cooperativas. Esse conhecimento, aliado à análise de condições do ambiente externo, é fundamental para a aplicação de soluções para promover o desenvolvimento humano, levando ao posterior desenvolvimento organizacional das cooperativas.
Eixos de Atuação do Sescoop
O Sescoop possui quatro eixos de atuação, unidos pela sustentabilidade. E são eles que originaram os três grandes programas que contemplam o Autogestão: o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) e o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).
Critérios de Excelência
Dentro do PDGC também existe o Caminho para a Excelência, que traz quatro estágios de maturidade da gestão, cada qual com um instrumento de avaliação e pontuação próprios.
Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC)
No universo da gestão e dentro do padrão de qualidade do mercado, existe uma palavrinha meio complicada, mas com um significado muito importante: compliance ou, traduzindo para o bom e velho português, “estar em conformidade”. E o cooperativismo brasileiro já conta com um serviço exclusivo de avaliação de compliance: o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), que integra o eixo Identidade.
O programa faz uma rodada de avaliações que revela o quanto a cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. E o que se ganha com isso? Quem não estiver em conformidade pode traçar um planejamento para melhorar. Quem já estiver com o dever de casa em dia pode se preparar para alçar voos cada vez maiores. Afinal, a conformidade diminui os riscos de uma operação e aumenta significativamente as chances de sucesso.
Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
O programa permite o acesso de forma rápida, fácil e confiável às principais informações econômicas e financeiras de todas as cooperativas da sua região. Com isso, é possível compilar dados para analisar o desempenho da sua cooperativa em relação ao universo de cooperativas participantes. O programa está inserido dentro do eixo Desempenho.
O GDA é um sistema de cadastro e consolidação dos balanços contábeis, financeiros e sociais das cooperativas brasileiras. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da organização e de seus empregados. As informações ficam disponíveis para consulta 24 horas por dia. Isso facilita o processo de tomada de decisões das cooperativas e aumenta ainda mais a transparência do cooperativismo. “Não é só o balanço, não é só fluxo de caixa, mas vários indicadores em conjunto que vão trazer uma avaliação melhor para a cooperativa”, esclarece o superintendente do Sescoop/RS, Gerson José Lauermann.
Quando as informações do sistema forem consolidadas em âmbito nacional, a OCB, em conjunto com as unidades estaduais, conseguirá traçar, pela primeira vez, um panorama geral do cooperativismo brasileiro. E com base nos indicadores gerados pode ajudar as cooperativas a escolher os melhores caminhos para crescer.
Gráfico Radar
O sistema de autoavaliação também apresenta um gráfico radar, com a pontuação da cooperativa em cada Critério de Excelência.
Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Vinculado aos eixos Gestão e Governança, seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Através de um instrumento de avaliação, é possível verificar um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. Este diagnóstico é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua de cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários, um sobre Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, e o outro sobre Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde é possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa a partir das oportunidades de melhoria apresentadas.
Adelar Parmeggiani – Presidente da Sicredi UniEstados
“Participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, adotando práticas de gestão e de governança de forma a garantir a sustentabilidade da nossa Cooperativa e nos manter no mercado de forma competitiva.
O PDGC nos possibilita fazer um diagnóstico e uma reflexão sobre a forma como estamos conduzindo o nosso negócio, fazendo um processo de gestão claro e transparente, como são os pilares do cooperativismo. Nos dá, também, a possibilidade de rever estratégias, fazermos comparações com outras cooperativas e, principalmente, permite nos espelharmos em bons exemplos e boas práticas de outras organizações.
Hoje, um dos nossos grandes desafios é fazermos essa relação com os processos de governança, verificarmos se estamos acertando. Por isso, o PDGC é importante para confirmar o trabalho que realizamos, nos mostrar necessidades de ajustes ou mesmo nos ajudar a criar novas ferramentas e/ou rever estratégias e processos de gestão. Tudo o que fazemos é para o associado, para atender às suas necessidades e expectativas e para aproximá-los cada vez mais da Cooperativa, buscando agregar mais valor aos nossos produtos e serviços.
Um grande aprendizado com o PDGC foi a importância dos registros para gerar evidências de tudo que fazemos e, assim, promover uma melhoria contínua no dia a dia da Cooperativa, além de traçarmos a história da Cooperativa de foram documental”.
Iran Joel Bandurka, Assessor de Projetos, Processos e Qualidade da Sicredi UniEstados
“Depois que iniciamos nossa participação no PDGC, no ano de 2015, conseguimos estruturar, com base nos critérios e fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), muito melhor a documentação da nossa Cooperativa, o registro e a comprovação do que fazemos de boas práticas ou mesmo no nosso dia a dia.
Através da estrutura do PDGC conseguimos fazer o diagnóstico, revisar os processos, verificar o que é necessário implementar ou revisar. Através dessa análise e também do retorno dos avaliadores, conseguirmos visualizar se os processos estão documentados, se existe um padrão, uma metodologia. O que vimos é que tudo que temos vai ao encontro do que o PDGC busca. Esses resultados retornam para a Cooperativa em forma de informações e conhecimento, gerando aprendizado, embasando o planejamento e contribuindo para o aperfeiçoamento dos próximos ciclos”.
Panorama do GDA no RS
Atualmente, a ferramenta conta com a participação de 36 cooperativas gaúchas, contemplando 31 cooperativas do ramo Agropecuário e cinco do ramo Transporte. “Nós começamos o processo aqui de implantação mais efetiva do Programa de Autogestão com as cooperativas agropecuárias, inicialmente naquelas vinculadas à FecoAgro/RS, mas nós queremos ter todas as cooperativas do Rio Grande do Sul dentro do Programa de Autogestão, monitoradas e com acompanhamento, porque todas elas usam o recurso do Sescoop, de uma forma ou de outra, diretamente no recurso descentralizado ou indiretamente através de treinamentos centralizados”, explica Lauermann.
O superintendente do Sescoop/RS afirma que o processo de monitoramento e acompanhamento tem uma proposta de servir como base de informação para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cooperativa (PEDC). O dirigente destaca a responsabilidade atribuída ao Sescoop na aplicação dos recursos. “Como é que se aplica bem os recursos? É aplicando naquilo que é necessário para as cooperativas. E como é que eu sei o que é necessário para a cooperativa? Fazendo um diagnóstico das necessidades internas. Com base no quê? Na base de informações do desempenho da cooperativa, da avaliação da cooperativa. Essa é a proposta dentro do Programa de Autogestão”, comenta.
Para a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Susan Miyashita Vilela, as cooperativas precisam dar resultado e agregar valor ao cooperado. “Sem viabilidade econômica a cooperativa não existe e sem viabilidade social a cooperativa não tem razão de existir. A cooperativa precisa dar resultado e para poder dar resultado ao cooperado ela precisa agregar valor ao mesmo”, afirma.
Nova resolução
A necessidade de incentivar a adoção de boas práticas de gestão e governança, de facilitar o processo de tomada de decisões, além de aumentar a transparência das cooperativas, fez com que o Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovasse em fevereiro de 2019 a Resolução 127. O documento estabelece que o acesso aos recursos do Sescoop/RS está condicionado à participação das cooperativas em, ao menos, um dos Programas de Autogestão e Monitoramento: PDGC, GDA ou PAGC. A resolução entra em vigor a partir de 2 de janeiro de 2020.
Negócios
O 7º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 3º Prêmio Elas no Agro, promovidos pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) estão com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Os vencedores serão premiados em solenidade que ocorrerá no dia 28 de agosto, durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O Prêmio Vencedores do Agronegócio e Elas no Agro identifica e valoriza as iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Podem participar instituições públicas ou privadas que estejam operando ou tenham ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio.
O Prêmio é dividido em cinco categorias: Antes da Porteira, voltada à indústria de insumo, máquinas e equipamentos; Dentro da Porteira, para produção agropecuária e agroindústria; Depois da Porteira, voltado à distribuição e ao serviço de apoio ao agronegócio; Sustentabilidade, nas áreas social, econômica a ambiental; e Elas no Agro, que destaca a liderança feminina pelo relevante trabalho no cenário do agro.
A ficha de inscrição, o regulamento e o roteiro para elaboração de cases estão disponíveis no site www.federasul.com.br.
SERVIÇO
O quê: 7º Prêmio Vencedores do Agronegócio
Quando: Inscrições abertas até 31 de julho de 2019
Onde: Site de Federasul – www.federasul.com.br
Quem: Profissionais e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul e de suas regiões a partir do agronegócio.
Fonte: Federasul
Negócios
Ter indicadores que comprovem a efetividade de ações e investimentos é a forma mais segura de evidenciar a eficácia da gestão de um negócio, independentemente do setor econômico. É por isso que o Sistema OCB está concluindo a formatação de um pacote de indicadores institucionais a ser utilizado tanto pela unidade nacional quanto por suas organizações estaduais.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, os indicadores são importantes ferramentas de gestão interna, pois contribuem para uma maior clareza quanto ao direcionamento institucional e para a pactuação de metas, permitindo, também, a avaliação da execução da estratégia proposta e do próprio modelo de atuação.
“Favorecem [os indicadores], também, a geração de informações, de forma a mensurar e comunicar a contribuição do Sistema OCB para o fortalecimento do modelo cooperativista, além da transparência perante as cooperativas, a sociedade e demais partes interessadas”, avalia o superintendente.
CAPACITACOOP
Os indicadores do Sistema devem ser lançados oficialmente na próxima semana (de 16 a 19 de julho), durante evento nacional de capacitação, em Brasília (DF), que contará com a participação de dezenas de técnicos das organizações estaduais do Sistema OCB.
ENTREVISTA
Renato Nobile é o entrevistado desta semana da OCB e falou um pouco mais sobre os indicadores. Confira!
Como surgiu o projeto dos indicadores?
Com objetivo de garantir uma atuação sistêmica e otimizar o resultado do trabalho realizado pelas três casas (OCB, Sescoop e CNCoop), foi elaborado o Plano Estratégico do Sistema OCB 2015-2020, com a definição de indicadores para a mensuração da estratégia. Porém, estava faltando implementar o processo de monitoramento dos resultados em nível nacional.
Dessa forma, o projeto de implementação dos indicadores institucionais foi iniciado em setembro de 2017, com a participação de representantes das unidades estaduais, além da unidade nacional, e consistiu na priorização de indicadores, considerando o melhor custo-benefício para definição de processos de coleta e registro dos dados nacionais, além do processo de monitoramento.
Foram utilizadas as seguintes premissas: relevância para a tomada de decisão, custo reduzido de implementação e, por fim, mensuração de resultados nos âmbitos nacional e estadual.
Porque é importante ter indicadores?
Os indicadores são importantes ferramentas de gestão interna, pois contribuem para uma maior clareza quanto ao direcionamento institucional e para a pactuação de metas, permitindo a avaliação da execução da estratégia proposta e do próprio modelo de atuação. Ainda, favorece a geração de informações, de forma a mensurar e comunicar a contribuição do Sistema OCB para o fortalecimento do modelo cooperativista, além da transparência perante as cooperativas, a sociedade e demais partes interessadas.
Considerando que os indicadores abrangem todo o Sistema OCB, qual o papel das unidades?
O Sistema OCB tem um plano estratégico sistêmico, que abrange todas as unidades (nacional e estaduais) do Sescoop, da OCB e da CNCoop. Assim, todos agimos em torno de um propósito comum, buscando alcançar a visão do cooperativismo, cada um cumprindo sua missão e atuando para alcançar seus objetivos estratégicos, uma vez que a qualidade dos nossos resultados e indicadores depende do comprometimento de todos.
No caso das unidades estaduais, é importante destacar que elas são responsáveis pela qualidade e disponibilidade do dado. Cada uma tem a responsabilidade de registrar e classificar – correta e tempestivamente – os dados para os indicadores, utilizando-se dos conceitos padronizados nacionalmente. Vale ressaltar que cabe à unidade nacional a consolidação de todos os dados e, ainda, a disponibilização dos referenciais comparativos em nível regional e, também, nacional.
Quantos e quais são esses indicadores?
Iniciamos a implantação em 2017 com um painel de 41 indicadores, sendo: 15 para o Sescoop, 14 para a OCB, três para a CNCoop e outros nove, compartilhados. Como o monitoramento de indicadores é um processo novo para o Sistema OCB, espera-se o constante aprimoramento, a partir das medições e ajustes, principalmente nesse momento de implantação.
A fim de promover o alinhamento de conceitos e de processos, foi estruturada a série Cadernos de Indicadores do Sistema OCB.
Por falar nisso, qual a importância do alinhamento de conceitos com as unidades?
É fundamental que todas as pessoas que trabalham com os dados do Sistema OCB tenham clareza, estejam alinhadas e adotem o mesmo conceito, para que as medições sejam uniformes e confiáveis. Os indicadores ajudam a promover mudanças significativas dentro das organizações, pois possibilitam não só medir os resultados alcançados como também entender cada processo mais profundamente. Por isso, se o indicador mostrar um resultado errado, as decisões serão tomadas a partir de premissas erradas. O que queremos é evitar que isso ocorra.
Com relação à série Cadernos de Indicadores do Sistema OCB, poderia fazer um breve resumo?
O trabalho de implementação de indicadores de desempenho em uma organização é desafiador e exige um conjunto de conhecimentos, processos, práticas e decisões. Para facilitar a consulta ao material do trabalho e dar mais destaque a cada conteúdo produzido, o Sistema OCB elaborou seis cadernos com a seguinte proposta:
Caderno 1: Fundamentos e etapas para a Implementação de Indicadores de Desempenho
Trata dos principais conceitos envolvendo indicadores e sua implementação, descreve o processo de implementação em nove etapas e aborda alguns pontos importantes do processo de integração entre a implementação dos indicadores de desempenho com o planejamento estratégico da organização.
Caderno 2: Diagnóstico da Situação Atual
Apresenta o resultado do diagnóstico da situação atual com relação a indicadores de desempenho no Sistema OCB, fruto de duas atividades principais: uma pesquisa on-line com todas as unidades estaduais, realizada em julho de 2018, com o objetivo de identificar os principais conceitos utilizados, as ferramentas e os processos adotados; e visitas presenciais a cinco estados (Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Goiás e Paraná), com o intuito de identificar como era a coleta, o registro e o tratamento dos dados necessários à produção dos indicadores de desempenho.
Caderno 3: Fichas Técnicas dos Indicadores de Desempenho
Contém a ficha de todos os indicadores selecionados para serem implementados na primeira fase do trabalho, com detalhes sobre os conceitos envolvidos, a fórmula de cálculo, periodicidade, responsáveis, procedimentos de coleta, entre outros aspectos relevantes para a implementação.
Caderno 4: Compêndio de Boas Práticas em Indicadores de Desempenho
Reúne dez boas práticas relacionadas a indicadores em organizações que trilham o caminho da excelência em gestão. Os exemplos foram extraídos da Comunidade de Boas Práticas da FNQ e todos passaram por um processo de aprovação de conteúdo pela Equipe Técnica da FNQ e receberam certificado após o processo.
Caderno 5: Indicadores Mais Utilizados
Apresenta uma lista genérica de indicadores mais utilizados em diferentes e diversas instituições, em três grandes áreas e subáreas: partes interessadas (controladores, acionistas, financiadores e indicadores econômico-financeiros), modelo de negócio (cadeia de valor e fornecedor) e gestão do desempenho (ativos, recursos e competências). O objetivo é apoiar a construção do sistema de indicadores pela aplicação do pensamento análogo, bem como estimular sua pesquisa e descobrir outros e novos indicadores.
Caderno 6: Medidas para a Implementação de Indicadores – Unidade Nacional
Apresenta oito medidas recomendadas para a implementação do sistema de indicadores de desempenho no Sistema OCB, dada a situação atual diagnosticada. Lista também as premissas necessárias para o sucesso da implementação e as condições que delinearam as soluções recomendadas.
Sobre o monitoramento dos indicadores, como é possível garantir a qualidade dos dados recebidos das unidades estaduais? É preciso que as ferramentas sejam padronizadas?
É preciso que os conceitos utilizados para o registro dos dados sejam padronizados. As ferramentas preferencialmente precisam ser as mesmas, para que o dado seja transmitido de forma tempestiva e contemple todos os atributos necessários para constituir o indicador, além de viabilizar a consolidação dos dados em âmbito nacional, realizar as medições e os relatórios de resultados. A própria organização estadual deverá avaliar os resultados dos indicadores, para que sejam feitas as devidas correções, seja no processo ou na ferramenta de coleta. Reconhecemos que várias unidades já possuem ferramentas próprias, é por isso que o maior desafio será a consolidação de uma padronização em nível nacional.
Os resultados devem ser avaliados de quanto em quanto tempo?
Para alguns indicadores, é possível a medição mensal. Porém, todos terão um recorte anual, como forma de mensurar os resultados propostos para cada ano e comunicar à sociedade. Os resultados embasarão as reuniões dos tomadores de decisão.
Após elaborados, qual o próximo passo para a implementação desses indicadores?
Será realizada uma capacitação nacional, durante a edição 2019 do Capacitacoop, sobre os conceitos e processos de coleta de registro dos dados a serem padronizados em todos os estados. Além disso, serão elaborados relatórios de resultados periódicos, a fim de verificar o grau de aderência aos conceitos adotados. Em 2020, será realizado um workshop de resultados do Sistema OCB.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
No dia 6 de julho a Ceriluz comemorou a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo. Como ação principal, promoveu um café da manhã e visita à obra da PCH Sede II Centenária. A data, no entanto, também representou o desfecho da Campanha do Agasalho promovida entre os colaboradores, visando arrecadar roupas, calçados, cobertores e alimentos não perecíveis, para doação a famílias carentes do município de Ijuí. Entre os dias 17 de junho e 6 de julho, pontos de coleta foram disponibilizados na Cooperativa. Todos os colaboradores foram convidados a doar agasalhos, em boas condições de uso, para repassar a famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social de Ijuí - SDS.
O saldo foi positivo e o repasse dos donativos à Secretaria aconteceu no dia 9 de julho. Participaram do ato os diretores da Ceriluz, Romeu Ângelo de Jesus e Sandro Lorenzoni, e o secretário adjunto da SDS, Jorge Martins. “Nós ficamos muito agradecidos quando as empresas se dedicam, quando as pessoas que trabalham nessas empresas se esforçam e fazem esse trabalho comunitário, porque tudo isso vem para somar. Tudo que arrecadamos é destinado às famílias que tem cadastro conosco, para famílias que precisam”, disse Martins, que informou ainda que nesse ano já foram arrecadadas mais de 21 mil peças de agasalhos, além dos alimentos. Conforme explicou o secretário adjunto, esses donativos passam por triagem e posteriormente são repassados para as famílias que procuram a secretaria. Outra medida que está sendo adotada nesse inverno é a prática do Varal Solidário, onde a secretaria vai até os bairros de Ijuí e monta varais onde cada pessoa pode escolher a roupa que precisa.
A campanha realizada pela Ceriluz nesse ano em alusão ao Dia de Cooperar – Dia C, foi intitulada “O Cooperativismo que Constrói”. “Temos a convicção de que pequenas ações cooperativas, como essa da campanha do agasalho, também constroem uma sociedade melhor”, acredita Romeu Ângelo de Jesus, um dos coordenadores da ação. Para Sandro Lorenzoni, também engajado na organização, “são pequenas iniciativas individuais que, ao se unirem, coletivamente, promovem uma avalanche de boas ações, com reflexos na comunidade”. As ações contaram com o apoio do Sescoop/RS.
Negócios
A Coopatrigo através dos seus colaboradores realizou com sucesso mais uma campanha Rede Solidária, criada para fazer parte do movimento nacional do cooperativismo, o Dia C. Para marcar o encerramento da campanha, a cooperativa realizou no sábado, dia 6 de julho, uma carreata e mateada em São Luiz Gonzaga para a divulgação do resultado das arrecadações.
A campanha Rede Solidária foi criada com o objetivo arrecadar doações de alimentos e recursos para entidades da região de abrangência da Coopatrigo, atendendo o chamamento da OCB, através do Sescoop/RS, para mostrar a necessidade de colocar o potencial cooperativista e a responsabilidade social inerente à doutrina a serviço do próximo, mostrando que é possível transformar e ser transformado através de atividades voluntárias norteadoras e essenciais ao bem estar comum.
Através de um trabalho de abordagem a associados, clientes e fornecedores foram solicitadas doações em dinheiro e alimentos para serem distribuídos a 13 entidades, em que o montante arrecadado foi de mais de R$126 mil em dinheiro e mais de 3 mil quilos de alimentos.
O prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Antonio Werle prestigiaram o encerramento da Campanha Rede Solidaria e parabenizaram a Coopatrigo pela iniciativa que demonstra preocupação com o social, mais um dos diferenciais da cooperativa que à torna a empresa de destaque em toda a sua área de abrangência.
“Não estamos resolvendo os problemas financeiros destas entidades, mas com certeza os recursos e alimentos amenizam estas dificuldades e facilitam o trabalho voluntário que as diretorias realizam em cada uma delas”, afirmou o presidente da Coopatrigo Ivo Batista, agradecendo aos colaboradores da cooperativa pelo desenvolvimento da Rede Solidária e também a todos que fizeram suas doações.
As entidades beneficiadas foram: APAE Bossoroca e São Luiz Gonzaga, Escola Especial Sol Nascente de Santo Antônio das Missões, Associação Beneficente de Passagem ao Lar da Criança Santo Antônio das Missões, Associação de Amparo ao Idoso Padre Olmiro Hartmann de Santo Antônio das Missões, Escola Nossa Senhora Conquistadora Núcleos I e II de São Luiz Gonzaga, Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, Hospital de Caridade Santo Antônio de Roque Gonzales, Hospital Roque Gonzales de Caibaté, Lar do Idoso de São Nicolau, Lar do Idoso São Vicente de Paula de São Luiz Gonzaga, Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga, Sociedade Assistencial Santa Isabel de Santiago.
Negócios
A nova diretoria da CredCorreios, tomou posse, na noite da última quinta-feira, 4 de julho, na sede da cooperativa, no centro de Porto Alegre. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pela analista técnica, Rafaela Comerlato. Em maio, a Cooperativa completou 45 anos de atividades e vem crescendo ao longo dos anos como uma instituição financeira que atua junto aos funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A posse da nova diretoria da CredCorreios remete a questões pontuais e de interesse público, com temas relacionados à privatização dos Correios e também sobre a reforma da previdência social, projeto que está em pauta no Congresso Nacional.
Participaram do evento, 39 pessoas entre associados, parceiros, funcionários, delegados e conselheiros da cooperativa. Compõem a nova diretoria o diretor presidente, Manoel José Brum dos Santos, o diretor administrativo, João Francisco da Silva e o diretor financeiro, Giovani Zaltron.
A Credcorreios
Cooperativa de economia e crédito mútuo de empregados dos Correios, criada em 7 de maio de 1974, com o objetivo de equilibrar e equacionar as suas necessidades financeiras. O principal objetivo da CredCorreios é incentivar o associado a planejar as suas finanças, e assim, obter qualidade de vida. Com cerca de 1700 associados, atua em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Além das diversas modalidades de empréstimos são disponibilizados seguros, poupança, conta-corrente, descontos em lojas e restaurantes, auxílio-educação e educação financeira.
Negócios
Mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas no Dia C, em Porto Alegre, no último sábado. Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, o evento aconteceu das 9h às 17h, na Redenção, no coração da capital gaúcha. Mais de 300 voluntários reuniram-se em mais de 20 espaços (17 cooperativas e três entidades parceiras) para oferecer diversos serviços gratuitos para a comunidade, mostrando que atitudes simples realmente movem o mundo.
A 5ª edição do evento em Porto Alegre foi comandada por comunicadores conhecidos do público gaúcho. Pela manhã, das 9h às 11h, foi apresentado por Luciano Périco, que interagiu com os participantes e apresentou os serviços oferecidos nos estandes. A partir das 11h, Sérgio Zambiasi e Gugu Streit comandaram as atrações no palco, chamando a abertura do evento com a presidência e a diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, autoridades políticas locais e convidados. “Hoje estamos unidos, festejando um dia que o mundo inteiro está celebrando. Estamos ligados a mais de 150 países, fazendo uma festa enorme para o porto-alegrense. Nós estamos muito felizes de poder dizer que o cooperativismo vai muito bem no RS, empregando milhares de gaúchos de forma digna, mesmo na crise”, declarou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Na programação, tivemos ao longo do dia sete shows musicais: Orquestra Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE), Cristiano Quevedo, The Criminals, Rafael Malenotti, Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Gabriel Farias e MC Jean Paul.
Por todos os cantos do evento, os sete princípios do cooperativismo estavam reforçados: adesão voluntária e livre, gestão democrática pelos associados, participação econômica dos associados, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e compromisso com a comunidade. Diversos serviços gratuitos foram oferecidos ao público como: corte de cabelo, esmaltação, oficinas socioambientais, orientação financeira, alongamento, exames de saúde, entre tantas outras. A Brigada Militar esteve presente, levando atrações, como a apresentação dos cães. A ONG Viver de Rir trouxe a figura do palhaço para interagir com o público, aquecendo os corações com muito bom-humor.
O diretor financeiro da cooperativa Coeducars, João Beronese, trabalhou como voluntário no estande do Brechó Solidário que a cooperativa realizou – uma das ações mais procuradas do evento - três tampinhas de garrafa pet davam direito a troca por uma peça de roupa. “Exceções à regra foram abertas, pois o mais importante é poder cooperar, proporcionar alegria para as pessoas, ainda mais neste frio”, destacou. Neiva Terezinha Moraes Pires, 56 anos, de Viamão, pegou cinco peças para sua sobrinha de 5 anos. “Nossa, eu fiquei muito feliz. Estou me sentindo presenteada”. Mais de 1000 peças, entre roupas, calçados e acessórios femininos, masculinas e infantis foram doadas.
Ao mesmo tempo em que Porto Alegre realizou a celebração, diversas cidades do interior também prestaram serviços gratuitos e iniciativas voluntárias como Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, Espumoso, São Luiz Gonzaga, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Tramandaí, Farroupilha, etc. Até o momento, em todo o Estado, mais de 12 mil voluntários de 209 cooperativas realizaram 331 iniciativas.
Negócios
A menos de 24 horas do Dia de Cooperar (Dia C), é hora de falar mais sobre o entretenimento oferecido ao público que for amanhã, dia 6, até a Redenção, das 9h às 17h. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), juntamente com cooperativistas e voluntários, promovem a comemoração desse sucesso e do Dia Internacional do Cooperativismo. O evento terá serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas infantis, orientação financeira, sobre cooperativismo e socioambientais, além de apresentações artísticas. Serão mais de 20 cooperativas e entidades parceiras que mobilizarão 300 voluntários, com a previsão de beneficiar cerca de 25 mil pessoas.
No interior do Estado, cooperativas também estarão realizando eventos para celebrar a data nas cidades de Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, dentre outras. “O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos, através dele, enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas’’, declara Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
No Rio Grande do Sul, diversas cooperativas já desenvolveram inúmeras ações nesse sentido durante o ano todo em diversos municípios: campanha de doação de sangue e momentos de integração em escolas, asilos, creches; campanha de arrecadação de donativos; coleta de resíduos eletrônicos e limpeza de margens de rios; arrecadação de alimentos; serviços de saúde como medição de glicemia e verificação de pressão arterial, dentre outras.
Números – Em 2018, no Brasil, participaram do Dia C 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas. No RS, 307 cooperativas, juntamente com mais de 9 mil voluntários, beneficiaram 250 mil pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação e o meio ambiente. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Atrações:
Aula de ritmos
Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE)
Apresentação dos cães da Brigada Militar
Passeios curtos com os cavalos da Brigada Militar
Shows:
Cristiano Quevedo
The Criminals
Rafael Malenotti
Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Gabriel Farias
MC Jean Paul
Serviços gratuitos:
Ervateira Ximango – Chimarródromo – Fornecimento de erva-mate e água quente e preparo de chimarrão.
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efasserra) e Cooperativa Educredi – Distribuição de mudas de plantas aromáticas, ervas medicinais e sal temperado, orientações sobre compostagem em pequenos espaços e jogos sobre meio ambiente.
Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) – Corte de cabelo e barba, brincadeiras infantis e educação financeira.
Unimed POA e Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS (Unimed Federação/RS, Uniair, Unicoopmed, Instituto Unimed/RS e Central de Serviços-RS) – Caminhada orientada, brincadeiras lúdicas, massagem relaxante, orientações sobre mudança de hábitos e alimentação saudável. Campanha Eu Ajudo na Lata: coleta de lacres de latinhas de alumínio.
Unicred – Campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos
Fetrabalho/RS e Embelleze – Cortes de cabelo feminino e masculino e esmaltação de unhas
Uniodonto POA – Orientações sobre saúde bucal. Consultório móvel para realização do exame de prevenção de câncer bucal.
Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars) Brechó Solidário: Distribuição de roupas para a comunidade carente, mediante a arrecadação de tampinhas PET para o Instituto do Câncer Infantil.
Serviço Social do Comércio do RS (SESC) – Oficinas sustentáveis (confecção de marcador de página, mantas para doação a entidades carentes) e orientações sobre alimentação.
Sicredi União Metropolitana e Sicredi Mil – Atividades de educação no trânsito e financeira para crianças.
Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) – Projeto “Ler ou não ler, eis a questão”: distribuição de livros, revistas e gibis.
Aurora Alimentos – Projeto Eco Cooperação: atividade lúdicas para crianças sobre o tema responsabilidade socioambiental. Recolhimento de caixas de leite para o Projeto Brasil Sem Frestas;
Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) – Orientações sobre reciclagem e oficina de customização de ecobags.
Departamento de Cooperativismo (DCOOP) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) – Orientações sobre Cooperativismo; orientações da Emater sobre hortas urbanas e distribuição de sementes.
Negócios
A Coprel nasceu da união de famílias que deram as mãos e acreditaram que o sonho da energia elétrica no interior era possível. A Cooperativa está presente em 72 municípios do Rio Grande do Sul, transformando a realidade de 53 mil famílias do interior e da cidade, com energia elétrica e atendimento de qualidade. E é junto com essas 53 mil famílias, que a Coprel celebra neste dia 06 de julho, o dia Internacional do Cooperativismo.
Com modelo de governança democrático e participativo, a Coprel atua com transparência na gestão, e conta com um Conselho de Administração e Fiscal atuantes, representando todas as suas regiões. A participação dos Conselheiros Consultivos nos municípios da área de atuação, representa um elo entre a Coprel e as principais demandas dos cooperantes.
A Coprel faz parte do ramo das cooperativas de infraestrutura, que juntas tiveram um incremento de 23,9% no faturamento de 2018. E essas cooperativas possuem muitos projetos em conjunto. A intercooperação permite viabilizar projetos de geração de energia, aumentando a capacidade de investimentos, gerando mais energia limpa e renovável, com sustentabilidade.
A Coprel tem o compromisso de distribuir energia elétrica com agilidade, resolutividade e segurança, acreditando no cooperativismo como fundamental para o desenvolvimento das comunidades. Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o cooperativismo torna os pensamentos individuais em ações concretas para o coletivo. “Hoje somos uma cooperativa que leva energia e internet ajudando a mudar o cenário da região, levando conforto, mais renda e desenvolvimento ao meio rural e para várias áreas urbanas e industriais. Cooperando, geramos o nosso próprio futuro. Nos conectamos com um mundo de oportunidades e mudamos a nossa realidade. E assim com cada um de nossos cooperantes, seguimos cooperando, contruindo um futuro melhor para todos”, finaliza Stefanello.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Negócios
Neste final de semana, dias 6 e 7 de julho, Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo, realiza mais uma edição da Rua da Cooperação. Serão dois dias de programação, com diversas atividades cooperativas, recreativas, musicais, lúdicas e gastronômicas para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e realçar os diferenciais proporcionados pela cooperação.
O evento, organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio das cooperativas Sicredi Pioneira RS e Piá, terá shows e ações gratuitas e é aberto a toda a comunidade. Todas as atividades serão realizadas na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, no centro da cidade. A iniciativa também integra as atividades do Dia C – Dia de Cooperar, que consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas em diferentes estados brasileiros.
“Falar da Rua da Cooperação me entusiasma, porque é falar de cooperativismo, que cada vez mais está fazendo a diferença e abrangendo um número maior de participantes dessa caminhada no mundo todo. E falar de cooperativismo é algo que humaniza, que fortalece, que nos torna mais iguais. Esta sexta edição da Rua da Cooperação contará com momentos para a valorização e entendimento do sentido e diferenciais que oportuniza a cooperação”, destaca o presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário José Konzen.
Nesta 6ª edição da Rua da Cooperação, a programação se inicia às 10 horas, no sábado e no domingo. Haverá shows gratuitos com Acústico Folks, Acústico Preto & Branco, Tomy Wartha, DizRock, Menegallas, Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana, Eletro Sax e Serginho Moah.
A Rua da Cooperação contará ainda com brinquedos, atividades recreativas e de leitura, exposição e comercialização de orquídeas, chimarródromo, aula de zumba e fit dance.
O Espaço Reação Bike e Sports oferecerá aluguel de bicicletas em troca de um quilo de alimento. Também haverá ponto para arrecadação de ração para animais atendidos pela Associação Focinho Amigo. Além disso, a Rua da Cooperação contará com um espaço de gastronomia com food trucks e cervejarias.
Cooperativas Escolares
Outra atividade da Rua da Cooperação será a Feira das Cooperativas Escolares, na qual os jovens mostrarão os objetos de aprendizagem confeccionados por eles em suas cooperativas. No projeto Cooperativas Escolares, jovens de escolas da região têm a oportunidade de realizar todo o processo de planejamento e fundação de uma cooperativa. O principal objetivo da cooperativa escolar é formar futuros gestores e líderes de comunidade, mas, acima de tudo, contribuir no desenvolvimento de cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo e do associativismo.
Participam da Feira das Cooperativas Escolares na Rua da Cooperação, as seguintes cooperativas: Cooebompa, Cooebompa Júnior, Coopergaedicke, Cooperotto, Cooeamstad e Cooperbeck.
Estudantes de Sunchales
A Rua da Cooperação em Nova Petrópolis contará com a participação de um grupo de quatro alunos e uma professora que representa a Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales, cidade que é a Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina. A comitiva chega nessa sexta-feira, dia 5 de julho, e permanece na Serra até terça-feira, dia 10. A visita tem o objetivo de promover a integração e a troca de experiências relacionadas ao cooperativismo. A irmandade promovida pelos ideais cooperativistas entre as duas cidades existe há oito anos.
Programação musical
Entre ações sociais, atividades de esporte e lazer, a Rua da Cooperação vai proporcionar shows de músicos e grupos locais e do cantor Serginho Moah, agora em carreira solo.
Moah sobe ao palco da Rua Coberta no sábado, dia 6 de julho, às 20h30, e vai mostrar as músicas de seu primeiro EP, além de grandes sucessos como Eu Sei, Lua Cheia, Vem Pra Cá, Esperando por Você e Muito Estranho.
Confira os horários das apresentações:
6 de julho - sábado
11h às 12h - Acústico Folks
13h às 14h - Aula de Zumba e Fit Dance
14h às 15h30 – Acústico Preto & Branco
16h às 17h30 - DizRock
18h às 19h30 - Tommy Wartha
20h30 às 22h - Serginho Moah
* Das 10h às 18h todas as demais atividades ocorrem simultaneamente
7 de julho - domingo
11h às 12h30 - Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana
13h às 14h30 - Menegallas
14h30 às 16h - Eletrosax
16h30 às 18h - Acústico Folks
* Das 10h às 18h todas as demais atividades ocorrem simultaneamente
SERVIÇO
O quê: Rua da Cooperação
Data: sábado e domingo - 6 e 7 de julho de 2019
Onde: Rua Coberta – Praça das Flores – Centro de Nova Petrópolis (RS)
Horário: a partir das 10h
Negócios
O sonho de um imigrante haitiano se concretizou recentemente quando foi possível viabilizar a vinda de sua família ao Brasil. Atividades esportivas gratuitas têm sido oferecidas a crianças carentes graças a um projeto que saiu do papel. Uma vila de pescadores passou a ter acesso à internet em razão da aposta de um microempresário provedor de internet. Essas são algumas das histórias que serão contadas pelo Sicredi em sua campanha institucional que irá ao ar a partir de 1º de julho.
Serão 13 vídeos que evidenciarão um intercâmbio de trajetórias pessoais e de vivências dos associados com o Sicredi, que têm algo em comum: todos eles tiveram suas realidades transformadas com o apoio da instituição financeira cooperativa. “O Sicredi faz parte da vida dos associados, como ferramenta de trabalho e de conquistas pessoais. Nada mais natural, então, que ressaltemos também nos filmes suas histórias e vivências, pois enriquecem ainda mais a troca de experiências”, explica Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.
Em cada um dos vídeos que compõem a principal ação de publicidade institucional do Sicredi em 2019, um associado vai até a região onde mora outro associado, para conhecer uma realidade diferente da sua. “Muito mais que meros deslocamentos e visitas a uma cidade até então desconhecida, os encontros mostrados nos vídeos evidenciam as trajetórias pessoais e os benefícios gerados pelo relacionamento de proximidade dos associados com o Sicredi”, afirma Ana.
Os 13 programetes, como também são chamados os filmes, abordam temas como a presença nacional e solidez do Sicredi, o seu papel no desenvolvimento regional e das comunidades onde atua, as empresas que cresceram com o apoio da instituição, a sua participação na realização dos sonhos dos associados, as diferentes formas de relacionamento deles com suas cooperativas de crédito, o fomento ao agronegócio e o empreendedorismo feminino.
Produzidos pela Mythago Produções, com roteiro da agência Morya, os vídeos foram captados em locações de norte a sul do país. Os programetes contam com imagens feitas em território cearense, com passagem por Caucaia; catarinense, com gravações em Imbituba; e gaúcho, em Caiçara, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Nova Petrópolis, Santo Cristo e Victor Graeff. A equipe também passou por Arenópolis e Urutaí, em Goiás; Alta Floresta, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso; Maringá, Moreira Sales, Realeza e São José dos Pinhais, no Paraná; Boituva e Marília, em São Paulo; além das capitais Belém (PA), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).
Os vídeos irão ao ar nos intervalos do Jornal Nacional, durante 13 semanas, na Rede Globo, além dos canais por assinatura GloboNews, SporTV e Discovery H&H. Também estarão disponíveis no site e nos perfis da instituição nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.
“Cruzando suas trajetórias e experiências pessoais, de forma verdadeira, nossa campanha tem a delicadeza de mostrar a vida dos associados como ela é, sempre com o viés da conquista, do positivo, do otimismo. Afinal, compartilhar vivências e colher resultados têm tudo a ver com a essência do Sicredi e a dos seus associados”, finaliza a superintendente de Comunicação, Marketing e Canais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Negócios
A Sicredi União Metropolitana inaugurará, em 5 de julho, uma nova agência no bairro Hípica, marcando o ingresso físico na região e a busca por novos associados. Situada na Avenida Juca Batista, próxima à Sociedade Hípica Porto Alegrense, a unidade oportunizará a aproximação com os associados locais, que também poderão usar o espaço para realizar iniciativas próprias de negócios.
Essa é a primeira das cinco agências que a instituição financeira cooperativa prevê abrir na Região Metropolitana este ano, somando-se às 17 em funcionamento em nove municípios - que fazem a gestão de mais de R$ 1 bilhão de recursos totais. As novas unidades serão abertas em Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Canoas. O investimento total será de aproximadamente R$ 10 milhões. A expansão será a principal impulsionadora de uma geração de 100 novas vagas de empregos somente entre as agências da Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS. No geral, o Sicredi planeja abrir mais de 400 postos de trabalho em 2019.
“A expansão tem o objetivo de fortalecer o relacionamento através do atendimento próximo e personalizado, identificar as necessidades locais e propiciar um ambiente confortável, que possa ser utilizado como base para o desenvolvimento das suas próprias iniciativas de negócios”, afirma o presidente, Ronaldo Sielichow.
O presidente ressalta essa proximidade como um dos diferenciais da instituição financeira cooperativa, além do fato de reverter seus resultados financeiros diretamente para a região de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local. Outra diferença é o relacionamento humano, onde buscamos estar presentes, entendendo o momento de vida de cada associado, conhecendo seus objetivos pessoais e profissionais e a partir disso, auxilia-los na realização dos sonhos de curto, médio e longo prazo, visando sempre o bem-estar financeiro.
A Sicredi União Metropolitana RS conta hoje com 56 mil associados. Além da agência física, a instituição oferece uma múltipla rede de canais de conveniência, como mobile e internet banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados, além da Rede Banco 24horas e da mais nova parceria com a Rede Saque e Pague, que possui terminais multifuncionais. Os associados ao Sicredi podem sacar, consultar saldo, tirar extrato e realizar depósito sem envelope, permitindo que as notas depositadas sejam sacadas, e o crédito relativo ao depósito é realizado instantaneamente na conta do associado.
Negócios
Neste sábado, dia 6/07, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Anualmente no primeiro sábado de julho celebramos a data que busca despertar a sociedade para a importância das cooperativas e valorizar a sua capacidade de transformar a realidade das comunidades onde estão representadas. O cooperativismo gera emprego e renda, contribui para o desenvolvimento econômico e social, é a representação da união de esforços por um objetivo em comum. Visando essa “transformação da realidade”, a Languiru deseja aumentar a participação feminina na cooperativa, estimulando as mulheres a serem parceiras no protagonismo das propriedades.
No sábado pela manhã, a Languiru realiza atividade especial nos sete supermercados da cooperativa (Teutônia, Poço das Antas, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio). Na oportunidade terá início a campanha de estímulo à associação de mulheres, quando serão abertas as inscrições ao “Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas”. Na oportunidade o público feminino de produtoras rurais será convidado a se juntar ao quadro social da cooperativa e a esse novo grupo de mulheres.
O comitê terá por finalidade aumentar a inclusão, o desenvolvimento educacional e social de mulheres associadas, tendo como foco atividades de educação, promoção social, preparação e capacitação. “A constituição desse comitê de mulheres, com regimento próprio, objetiva valorizar cada vez mais o público feminino associado, estimulando, inclusive, a sua participação nos Conselhos de Administração e Fiscal e na representação como líderes de núcleo. Buscamos que as mulheres estejam cada vez mais presentes nas ações da Languiru”, ressalta o presidente Dirceu Bayer.
Negócios
Duas escolas no município de Arroio do Meio foram contempladas com doações do Programa Criança Dália, da Cooperativa Dália Alimentos, de Encantado. Na manhã do dia 28 de junho, em torno de 400 alunos da rede municipal de ensino foram comtemplados com Leite Dália UHT Integral, material pedagógico e didático, brinquedos mochilas e cadernos, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1,4 mil para cada estabelecimento de ensino.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Construindo o Saber, no Bairro Navegantes, os cerca de 150 estudantes receberam o material doado. A diretora Márcia Luisa Ely Thomé, professores, funcionários e as crianças recepcionaram o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini e o conselheiro da região, Rodrigo Schmitz para a entrega do material. “Vocês ajudam a construir escolas e cidadãos melhores através deste programa que visa ao bem e o cunho social. A Cooperativa está de parabéns pela iniciativa”, diz a diretora. Para cada criança também foi entregue uma mochila do Programa Criança Dália e um caderno.
Para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) Barra do Forqueta, no Bairro Barra do Forqueta, que atende a 250 crianças, foram entregues brinquedos, jogos, bolas e leite. A diretora Liselote Lange Gabriel enalteceu que “a escola se sente agraciada com a doação vinda da Cooperativa, fruto de um programa de responsabilidade social que só uma empresa séria consegue desenvolver e beneficiar crianças da nossa cidade e região”.
Piccinini reforçou o propósito do programa e disse que a Dália possui duas plantas fabris no município de Arroio do Meio e que em outubro deste ano inaugurará o Complexo Avícola, também no município, em um investimento de aproximadamente R$ 96 milhões. “Investimos aqui porque acreditamos que Arroio do Meio é uma cidade próspera. Quanto ao Programa Criança Dália, temos uma forte conotação social e, por isso, também investimos em pessoas, em crianças, através de ações como as de hoje, fomentando a educação destes pequenos que logo se tornarão adultos e futuras lideranças”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
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O auditório da Coagrisol em Soledade, receberá na quarta-feira, 3/7, mais de 300 pessoas entre produtores e autoridades para o II Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite que será promovido pela Cooperativa. A atividade contará com palestras e uma rodada de negócios.
O evento é voltado para os produtores de leite de toda área de atuação da Coagrisol, e terá representantes oriundos de mais de 10 municípios. A programação contará com palestra “De olho do início ao fim: Orientações sobre manejo de pastagens e as inovações trazidas pelas normativas de qualidade do leite”, tendo com palestrantes o zootecnista André Hubert e a engenheira agrônoma Letícia Signor, que integram o corpo funcional da CCGL. Também haverá a palestra “Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”, ministrada pelo produtor de leite do município de Jóia Fabrício Nascimento. Já o tema “Como levar o melhor da Silagem ao seu Rebanho” será apresentado pelo técnico da Syngenta Marcelo Balbinotti.
Após as palestras, acontecerá uma rodada de negócios, onde empresas parcerias da Coagrisol apresentação novidades aos produtores. Neste sentido, a Cooperativa preparou uma condição promocional exclusiva para os participantes do Simpósio.
De acordo com o diretor financeiro da Coagrisol, Paulo Régis Correa, o evento é mais uma opção para o produtor adquirir conhecimentos e também de conhecer mais sobre o trabalho sério e robusto que a Coagrisol está realizando para fortalecer a cadeia produtiva do leite.
SERVIÇO:
O que: II Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite
Quando: 03 de julho - quarta-feira. Início as 9h
Onde: Auditório Coagrisol – Rua Maurício Cardoso, 545, centro – Soledade/RS
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coagrisol
Negócios
As cooperativas estimulam o desenvolvimento sustentável e ajudam a construir um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Há dez anos, foi criado o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento nacional criado para estimular iniciativas voluntárias, diferenciadas, contínuas e que transformam a realidade de muitos brasileiros.
Através do Dia C, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas. E, no dia 6 de julho, na Redenção, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), juntamente com cooperativistas e voluntários, promovem a comemoração desse sucesso e do Dia Internacional do Cooperativismo.
O evento acontece das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas infantis, orientação financeira, sobre cooperativismo e socioambientais, além de apresentações artísticas. Serão mais de 20 cooperativas e entidades parceiras que mobilizarão 300 voluntários, com a previsão de beneficiar cerca de 25 mil pessoas.
No interior do Estado, cooperativas também estarão realizando eventos para celebrar a data nas cidades de Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, dentre outras. “O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos, através dele, enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas’’, declara Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
No Rio Grande do Sul, diversas cooperativas já desenvolveram inúmeras ações nesse sentido durante o ano todo em diversos municípios: campanha de doação de sangue e momentos de integração em escolas, asilos, creches; campanha de arrecadação de donativos; coleta de resíduos eletrônicos e limpeza de margens de rios; arrecadação de alimentos; serviços de saúde como medição de glicemia e verificação de pressão arterial, dentre outras.
Números – Em 2018, no Brasil, participaram do Dia C 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas. No RS, 307 cooperativas, juntamente com mais de 9 mil voluntários, beneficiaram 250 mil pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação e o meio ambiente. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Atrações:
Aula de ritmos
Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE)
Apresentação dos cães da Brigada Militar
Passeios curtos com os cavalos da Brigada Militar
Shows:
Cristiano Quevedo
The Criminals
Rafael Malenotti
Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Gabriel Farias
MC Jean Paul
Serviços gratuitos:
Ervateira Ximango – Chimarródromo - Fornecimento de erva-mate e água quente e preparo de chimarrão.
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efasserra) e Cooperativa Educredi – Distribuição de mudas de plantas aromáticas, ervas medicinais e sal temperado, orientações sobre compostagem em pequenos espaços e jogos sobre meio ambiente.
Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) - Corte de cabelo e barba, brincadeiras infantis e educação financeira.
Unimed POA e Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS (Unimed Federação/RS, Uniair, Unicoopmed, Instituto Unimed/RS e Central de Serviços-RS) – Caminhada orientada, brincadeiras lúdicas, massagem relaxante, orientações sobre mudança de hábitos e alimentação saudável. Campanha Eu Ajudo na Lata: coleta de lacres de latinhas de alumínio.
Unicred - Campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos
Fetrabalho/RS e Embelleze – Cortes de cabelo feminino e masculino e esmaltação de unhas
Uniodonto POA - Orientações sobre saúde bucal. Consultório móvel para realização do exame de prevenção de câncer bucal.
Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars) Brechó Solidário: Distribuição de roupas para a comunidade carente, mediante a arrecadação de tampinhas PET para o Instituto do Câncer Infantil.
Serviço Social do Comércio do RS (SESC) - Oficinas sustentáveis (confecção de marcador de página, mantas para doação a entidades carentes) e orientações sobre alimentação.
Sicredi União Metropolitana e Sicredi Mil - Atividades de educação no trânsito e financeira para crianças.
Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) – Projeto “Ler ou não ler, eis a questão”: distribuição de livros, revistas e gibis.
Aurora Alimentos - Projeto Eco Cooperação: atividade lúdicas para crianças sobre o tema responsabilidade socioambiental. Recolhimento de caixas de leite para o Projeto Brasil Sem Frestas;
Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) - Orientações sobre reciclagem e oficina de customização de ecobags.
Departamento de Cooperativismo (DCOOP) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) - Orientações sobre Cooperativismo; orientações da Emater sobre hortas urbanas e distribuição de sementes.
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