Você já ouviu falar sobre aprendizagem gamification? O termo se refere ao desenvolvimento de técnicas de ensino a partir de elementos de jogos. No ambiente corporativo, a prática tem sido cada vez mais usada para treinamentos e cursos. Para tirar do papel o conceito, o Sicredi, instituição composta por 116 cooperativas de crédito filiadas que operam em uma rede de atendimento com mais de 1.600 agências, criou o Inovar Juntos, seu programa de conexão com startups. O objetivo é solucionar alguns desafios.
Um deles é criar uma solução de game para treinar colaboradores e futuros associados. “Buscamos uma ferramenta para capacitar de forma divertida e leve”, ressalta Dagoberto Trento, gerente de PMO corporativo do Sicredi. O profissional explica que cada associado se torna “dono” de uma instituição financeira, recebendo dividendos pelos resultados gerados. Por isso, todos que entram precisam entender o que é uma cooperativa de crédito e tirar as dúvidas sobre o modelo de negócio. Hoje, essa capacitação acontece de forma presencial.
Além de inovar nos treinamentos, o Sicredi busca solucionar outros desafios: criar uma solução de controle financeiro para os associados, otimizar a triagem de currículos de candidatos, aprimorar a digitalização de documentos e a gestão de benefícios dos colaboradores, criar um marketplace, melhorar os processos de gestão de certidões e controle de viagens, conectar associados pessoa jurídica com pessoa física e automatizar a coleta de dados para perfil de investidor.
Após o período de inscrições, que termina no dia 31 de agosto, até vinte startups serão selecionadas para o Pitch Day. As escolhidas passarão para a segunda fase de imersão junto à área responsável da instituição. Depois, poderão testar a solução no ambiente do Sicredi. Por fim, haverá uma avaliação dos resultados para possível parceria comercial com a instituição. Para saber mais sobre o Inovar Juntos, acesse o site e faça sua inscrição!
Fonte: www.startse.com.br
Negócios
Disseminar boas práticas de gestão nos negócios e estimular a entrada de cooperativas em novos mercados. Este é um dos objetivos do Intercoop, evento realizado pelo Sistema OCB, com foco nos ramos agro, crédito, saúde, transporte e que ocorrerá em Brasília, na semana que vem. O evento que discutirá a gestão do negócio cooperativo deve receber 500 representantes do movimento cooperativista de todas as regiões do país.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o Intercoop é uma iniciativa que reúne, em si, três importantes eventos: Seminário de Autogestão, Espaço Cooperação e Encontro de Superintendentes. Confira a entrevista.
Qual o objetivo do Intercoop?
Nossa intenção é apresentar o cenário econômico-financeiro nacional, além de casos específicos que envolvam a atuação de cooperativas agropecuárias, de crédito, de saúde e de transporte. Pretendemos, ainda, disseminar boas práticas de gestão nos negócios, estimulando o movimento cooperativista a ampliar sua participação nos mercados já conquistados e, até, uma atuação em nichos ainda não explorados. Vale destacar que o Intercoop é uma iniciativa do Sistema OCB que congregará, em uma mesma oportunidade, três eventos: Seminário de Autogestão, Espaço Cooperação e Encontro de Superintendentes.
Como o evento está montado?
Bom, teremos dois dias de muita atividade. Na terça, dia 21, a programação inclui uma série de palestras técnicas a respeito de governança, gestão e desempenho. Além desses momentos, João Paulo Koslovski, uma das referências do movimento cooperativista nacional, falará sobre a jornada da autogestão, enquanto Juan Jensen, abordará a conjuntura político-econômica e as perspectivas para o período de 2018-2022.
No dia seguinte, assuntos como recuperação de créditos tributários e os cenários do leite, de frutas, grãos, insumos e carnes também serão debatidos pelos representantes das cooperativas. Também contaremos com a apresentação de casos de algumas cooperativas que encontraram formas inovadoras no que se refere à fornecedores, sucessão, necessidades do cliente, compliance e, ainda, modelo de negócio cooperativista. Vale a pena conferir.
Poderia nos falar um pouco sobre o Seminário de Autogestão?
Esse seminário tem por objetivo desenvolver as lideranças para aprimorar a análise do desempenho da cooperativa, pois é de responsabilidade, além da análise de sua cooperativa, avaliar a competitividade da organização com base em referenciais comparativos do setor e do mercado.
É importante destacar que o Sescoop apoia as cooperativas a aprimorarem a governança, a gestão dos processos e a gestão econômico-financeira de seus negócios, por meio de ferramentas disponibilizadas pela instituição. O resultado esperado, após a utilização dessas ferramentas, objetiva o aprimoramento da gestão e a mensuração da riqueza gerada pela cooperativa.
E o que se pretende com o Espaço Cooperação?
O Espaço Cooperação é uma área de exposição, que deverá fomentar a intercooperação. Serão cinco estandes com a participação das confederações de cooperativas dos ramos Crédito e Saúde, apresentando seus portfólios de produtos e serviços às demais cooperativas.
Além disso, haverá oito ilhas de degustação e apresentação de produtos de cooperativas agropecuárias e de trabalho. Os participantes poderão conhecer embutidos e congelados, sucos, frutas, derivados de leite, café, bolsas e afins, além de itens de papelaria e biojoias.
Esse espaço vai abrigar, ainda, um local exclusivo para o movimento SomosCoop, com um estande personalizado, no qual esperamos poder gerar mais engajamento e adesão das cooperativas.
E qual é a pauta do Encontro dos Superintendentes do Sistema OCB?
No encontro da semana que vem, daremos início ao processo de planejamento de nossas ações para 2019. Nossa intenção é discutir alguns pontos, como por exemplo, a realização do Congresso Brasileiro do Cooperativismo e, também, colher as necessidades de nossa base para fazermos um trabalho integrado com todos os estados.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Nos dias 10, 11 e 12 de agosto a Coopatrigo esteve realizando o seu seminário de líderes reunindo os delegados das suas regionais, conselheiros e direção, como ocorre tradicionalmente após o encerramento do primeiro semestre.
O local escolhido neste ano para a realização deste encontro foi as Thermas de Machadinho, onde após os trabalhos do Seminário os líderes e seus cônjuges puderam aproveitar a estrutura turística do local que fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e possui uma das melhores águas termais do Brasil, com propriedades medicinais que brotam de suas fontes com temperaturas de 46ºC.. “Nestes encontros estamos envolvendo a família para o fortalecimento da cooperativa e também para promover a integração de todas as regiões da nossa abrangência”, afirmou o presidente da Coopatrigo Ivo Batista, registrando que este foi o maior encontro já realizado com os 13 municípios da abrangência representados, reunindo reuniu mais de 100 pessoas.
Além da apresentação dos números contábeis do primeiro semestre e projeções de faturamento para o segundo semestre, onde a cooperativa tem a meta de ultrapassar R$1 bilhão de faturamento, também foram apresentados os investimentos realizados e os que estão previstos para serem concluídos até o final do ano. Como tema do seminário foi colocado na pauta de discussões um assunto que é muito importante na atualidade na grande maioria das propriedades, que é a “sucessão familiar rural”.
Para abordar o assunto foi contratada a conferencista Icledes Maria Matté, do Instituto Prosperittá, de Erechim, que possui vasta bagagem na área de palestras para cooperativas e empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo ela, o tema sucessão familiar na agricultura tem se tornado central nas discussões relacionadas ao campo, já que as implicações da dificuldade de permanência dos jovens no campo e da adequada transição de gestão dos estabelecimentos agropecuários são de cunho social e econômico.
O processo de transferência de patrimônio entre gerações na agricultura implica em retirar do processo de gestão do estabelecimento as gerações mais velhas e, em contrapartida, visar a formação de um novo agricultor gestor. Nessa etapa reside um gargalo, uma vez que os filhos, na maioria das vezes, não são preparados para gerenciar a propriedade, bem como não recebem instruções e autonomia no processo de formação e sucessão. Esse erro gerencial por parte das famílias rurais faz com que muitos filhos só assumam a propriedade, do ponto de vista gerencial, quando os pais morrem. Nestes casos, o despreparo e, em alguns casos, a falta de identificação com o negócio da família pode ocasionar uma inadequada gestão, insucesso e/ou a venda da propriedade.
Matté disse que a melhor sucessão ocorre com o diálogo entre as partes, devendo este processo iniciar o mais cedo possível, e os pais precisam ter a convicção de que os filhos ou o sucessor ame a atividade agrícola para ter sucesso nesta sucessão.
O presidente do Conselho Central de Representantes, Fábio Rambo, disse que o assunto é muito oportuno e a Coopatrigo demonstra a sua visão de futuro ao propor esta discussão, a qual deve ser mais aprofundada e também estendida para todo o quadro social da Cooperativa.
O presidente Ivo Batista agradeceu a presença da liderança em mais este seminário, o que é muito importante para a cooperativa, pois demonstra comprometimento dos delegados e conselheiros. Ele disse ainda que a Coopatrigo vem conseguindo manter o seu crescimento econômico, mas também precisa olhar para o futuro e principalmente fazer com que os jovens participem mais da cooperativa de seus pais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo
Negócios
Para marcar a passagem dos 63 anos da Coopermil, está sendo programada a realização de ciclo de palestras para todas as famílias associadas e as integrantes do Programa de Educação Social da Cooperativa.
O ciclo de palestras, que terá por tema "Sucessão Familiar Rural Compartilhada, contará com o palestrante Ainor Lotério, filho de agricultores cooperativistas familiares. Formado em Engenharia Agronômica, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, Gerenciamento de Marketing e Psicopedagogia. Possui Mestrado em Gestão de Políticas Públicas/Instituições, cultura e sustentabilidade.
As palestras sobre "Sucessão Familiar Compartilhada", que contam com o apoio do Sescoop/RS, além de abordar o tema central, também estarão versando sobre cooperativismo e espírito familiar fortalecendo gerações, pois tudo o trabalho cooperativo inicia a partir do envolvimento familiar de todas as gerações. Este envolvimento tem o potencial de gerar um impacto gigante na atividade familiar, oxigenando e trazendo novo fôlego para que todos possam permanecer no campo e na atividade, com produtividade e rentabilidade.
Os encontros sobre Sucessão Familiar Compartilhada serão realizados sempre a partir das 19h30min, conforme o seguinte calendário:
Dia 27 de agosto em Santo Cristo, no Centro Cultural;
Dia 28 de agosto em Santa Rosa, na Afumil;
Dia 29 de agosto em Tuparendi, no CTG Fronteira da Amizade;
Dia 30 de agosto em Giruá, no Salão Evangélico;
Dia 31 de agosto em Cândido Godói, no Salão Paroquial.
Os associados e familiares interessados em participar devem efetivar sua inscrição com antecedência nas unidades da Coopermil.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil
Negócios
A Ocergs realizou no dia 10 de agosto, em Farroupilha, mais um Seminário das Frencoops municipais, que reuniu vereadores de cinco municípios da serra gaúcha, além de dirigentes cooperativistas e secretários municipais. O evento teve como objetivo aproximar lideranças cooperativistas e políticas por meio do fortalecimento de frentes representativas do setor nas Câmaras Municipais. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou números do setor e dados que atestam a importância econômica e social das cooperativas nas regiões e comunidades onde estão inseridas. Perius ressaltou também a necessidade do setor, em todas as esferas de poder, estar alinhado com os legisladores para a resolução e entendimento na resolução das questões cooperativas.
Os outros palestrantes do evento foram o presidente da Fecovinho e da Cooprado, Sadi Macagnan; o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt; o representante da Unimed Nordeste-RS, Edson Doncatto; e o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier. Os dirigentes falaram sobre o tema proposto para o evento, “Sua Cooperativa e os desafios para a região”.
Participaram do evento o secretário de Gestão e Desenvolvimento de Humano de Farroupilha, Vandré Fardin, o presidente da Câmara de Farroupilha, Thiago Brunet, o presidente da cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, o presidente do núcleo de cooperativas habitacionais de Farroupilha, Dilço Rodrigues, o presidente da cooperativa habitacional Águas Claras, Luís Henrique Verner, da cooperativa Monte Cristo, Jano de Carli, da Cooperfar, Rafael Vedarelli, e da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot. Participaram vereadores de Farroupilha, Bom Princípio, Caxias do Sul, Nova Prata e Feliz.
Negócios
Agosto é mês de comemoração para a família Cotrisal. A cooperativa que nasceu do sonho de um pequeno grupo de agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias, neste dia 15, completa 61 anos de vida.
As ideias e os ideais que no início eram apenas algo para ser conquistado, hoje são realidade para milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto.
Para Walter Vontobel, a cooperativa tem na união dos seus associados, diretoria e funcionários, motivos que impulsionam o desenvolvimento e o progresso. “A consolidação dos nossos compromissos com a comunidade, seja ela interna ou externa, tem levado a Cotrisal a um caminho cada vez mais sólido na construção de uma cooperativa capaz de enfrentar todos os desafios dos novos tempos”, afirma o presidente Vontobel, que à frente da administração da cooperativa transformou a Cotrisal na grande força do homem do campo.
Para orientar a aplicação de modernas tecnologias e incrementar produtividade, renda e qualidade de vida aos seus associados, a Cotrisal disponibiliza assistência técnica, agronômica e veterinária, com o trabalho de profissionais treinados e especializados em suas funções.
Assim, seguindo a sua trajetória de sucesso a Cotrisal vem agregando valor e renda a produção dos seus associados, além de gerar empregos, divisas, tributos e qualidade de vida a milhares de pessoas. Buscando assim, a cada ano, a superação de seus resultados.
Sobre a Cotrisal
A Cotrisal possui uma rede de recebimento de produtos agrícolas (soja, trigo e milho), rede de Supermercados, Lojas Lar & Construção, Unidade de Peças & Implementos Agrícolas, Lojas de Pecuária, Insumos, Moinho de Trigo, Posto de Recebimento de Leite, Fábrica de Rações, Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e Posto de Combustíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrisal
Negócios
Cerca de 150 dirigentes e gestores de cooperativas gaúchas participaram do Seminário Estadual de Cooperativismo promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), na quinta-feira (9), em Porto Alegre. Realizado com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre, o seminário debateu questões como tributação, ato cooperativo e negócios e oportunidades, além de oferecer um painel com agentes financeiros apresentando linhas de crédito para cooperativas.
Na abertura do evento, o secretário Tarcisio Minetto destacou a importância de buscar capacitação em um cenário cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais qualificação dos gestores e dirigentes. A dinâmica das mudanças foi o tema da palestra de abertura do seminário, com o Prof. Dado Schneider. Sob o tema “O mundo mudou. E as cooperativas?”, Schneider mesclou bom humor e inovação em sua palestra.
Nos minutos iniciais de sua apresentação, o professor provoca a plateia com sua palestra muda, chamando a atenção para frases de impacto e músicas atuais. Na sequência, Schneider mescla histórias pessoais e narra sua percepção sobre como o comportamento de gerações diante das mudanças, aceleradas atualmente pelo avanço tecnológico. Com mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação, Schneider falou aos cooperativistas fazendo alusão ao seu primeiro livro, “O mundo mudou... bem na minha vez!”. Para o professor, a base da mudança é a vontade de mudar, e o impulso da mudança deve partir de cada um.
Na sequência, o secretário da Fazenda do Estado, Luiz Antônio Bins, explanou sobre tributação no âmbito das cooperativas, abordando o Fundo Operação Empresa – Fundopem/RS, o Refaz Cooperativas e o Compensa RS. Bins ainda detalhou a estrutura da economia gaúcha e a importância das cooperativas. O painel teve continuidade com abordagem do diretor da Escoop, Prof. Dr. Mario de Conto, sobre o ato cooperativo. Por fim, o diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson Júnior, abordou a mudança de cenário que atinge as cooperativas e contou sobre como a CCGL se preparou para este momento. O painel foi mediado pelo secretário Minetto.
O último painel da programação envolveu representantes dos agentes financeiros Badesul, Banrisul, Banco do Brasil, BRDE e Sicredi, que explanaram sobre linhas de crédito para cooperativas.
Além de cooperativados e servidores da SDR, acompanharam o seminário o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius; o presidente da Emater, Iberê Orsi; o presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira; o deputado estadual Elton Weber, que representou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa; e o diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR
Negócios
Uma oportunidade para falar sobre inovação e resultados para empresas e equipes da região, com foco no ser humano e na potencialização das capacidades de todos por meio de novos hábitos. Este é o objetivo do Fórum do Conhecimento 2018: “Conexões que mudam o futuro”, iniciativa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que terá edições em Santa Cruz do Sul e em Lajeado neste ano, ambas abertas para a toda comunidade. Um momento valioso, de atualização profissional e de networking com a presença de lideranças regionais, empresários e gestores, com foco na inovação, no futuro das organizações e na reprogramação mental. A palestra magna nos dois municípios será do conferencista internacional Kau Mascarenhas, nos dias 20 e 21 de agosto.
“Na era das conexões rápidas e da vida acelerada, parece impossível desligar, mas você pode fazer uma pausa nesse ritmo e descobrir maneiras mais saudáveis de se conectar com o mundo”, explica Mascarenhas. “Isso pode proporcionar melhores resultados nas mais diferentes áreas da sua vida. Pequenas mudanças podem criar bons hábitos e nos levar ao sucesso. E podem tornar nossos planos ou sonhos em realidade mais rápido do que podemos imaginar”, garante a atração principal do Fórum do Conhecimento Unimed 2018.
Com atuação de consultoria em grandes empresas do Brasil, Kau tem levado seus conhecimentos desde 2015 também para corporações dos Estados Unidos. Em solo nacional, já trabalhou em projetos para o Banco do Brasil, Gerdau, Tim, Xerox, Petrobrás e secretariais estaduais e municipais de saúde. Atualmente, é consultor de empresas, palestrante e coach.
Kau desenvolve palestras e treinamentos com a temática com desenvolvimento humano há mais de duas décadas. É sócio-diretor do Pro-Ser Instituto e utiliza os conceitos da Programação Neurolinguística (PNL), do coaching e da filosofia em suas intervenções. Recentemente, palestrou no TEDxRioVermelho, que teve como fio condutor as conexões.
Em Santa Cruz do Sul, o evento está marcado para o dia 20/8, segunda-feira, das 13h30 às 18h, no Auditório Central da Unisc. Em Lajeado, o Fórum do Conhecimento 2018 acontecerá no dia 21/8, terça-feira, no auditório da sede da Unimed VTRP, das 13h30 às 18 h. As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas pelo site do evento, no endereço www.unimedvtrp.com.br/forumdoconhecimento.
POR QUE É PRECISO INOVAR NA REGIÃO?
Além da palestra principal, com Kau Mascarenhas, os dois eventos contarão com o “Painel do Conhecimento: Por que as empresas precisam da inovação”. Neste momento, os painelistas compartilharão cases, métodos e ferramentas, para praticar a inovação no ambiente corporativo e na sociedade dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul, esta fala será conduzida pelo pós-doutor e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy. Em Lajeado, o coordenador do MBA em Gestão da Inovação da Unisinos, e fundador e CEO da Aceleradora de Startups Ventiur, Sandro Cortezia, compartilhará sua experiência com o público.
Em um cenário econômico e social que está mudando tão rapidamente, a inovação centrada no ser humano surge como uma alternativa viável, acessível para qualquer tamanho de empresa, e possível de ser colocada em prática, com diversos níveis de investimento. De acordo com a coordenadora de Relacionamento com Clientes da Unimed VTRP, Fabíola Borchardt, a proposta do Fórum do Conhecimento 2018 da Unimed VTRP é trazer ferramentas e exemplos de como as empresas e instituições dos vales podem usar a inovação como mola propulsora desta mudança de hábitos nas instituições.
“Estamos preparando uma programação intensa. Uma tarde com troca de informações e atualização de conhecimentos para empresários, empreendedores, representantes de RH e para a comunidade em geral. Um ambiente planejado especialmente para facilitar o networking entre todos estes públicos. E com nomes reconhecidos em suas áreas de atuação”, garante Fabíola.
CASES LOCAIS
Para reforçar as boas práticas locais, dois cases regionais de sucesso também compartilharão suas experiências com o público. Em Santa Cruz, a administradora especialista em Finanças e Marketing pela FGV, Aline Eggers, diretora administrativa da Fruki, falará sobre os desafios de inovar na prática no cenário do interior. Em Lajeado, esta fala será conduzida pelo administrador, MBA pela FDC e com formações executivas pela Amana Key, Jorge Hoelzel Neto, um dos responsáveis pela grande transformação na Mercur nos últimos 15 anos.
A programação completa e as inscrições para o Fórum do Conhecimento Unimed 2018 estão no site do evento, o www.unimedvtrp.com.br/forumdoconhecimento.
Fonte: Marketing da Unimed VTRP
Negócios
Na semana de 01 a 05 de agosto, representantes de Cooperativas Singulares e da Central do Sistema Cresol Sicoper participaram do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo, na Universidade Federal de Buenos Aires, cujo tema foi “As Cooperativas como construtoras de inclusão”. O encontro reuniu aproximadamente 200 participantes da América Latina, sendo que a comitiva de 36 participantes da Cresol foi coordenada pelos acadêmicos do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, iniciada em 2017, o qual é uma parceria da Cresol Sicoper com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
A programação teve como objetivos oportunizar espaços diferenciados de aprendizagem, com experiências de gestão de cooperativas no contexto internacional e do Mercosul, e incentivar os acadêmicos à inovação e ao empreendedorismo. O evento contou com apresentações de estudos de forma simultânea, possibilitando aos acadêmicos a socialização de conhecimentos sobre o cooperativismo nos mais diversos âmbitos. A viagem também visou oportunizar o intercâmbio cultural e a integração universitária no âmbito da Rede Internacional de Universidades (RED, CIDIR e FEBAP) e promover a cooperação entre estudantes e professores das organizações envolvidas.
Airton Rodrigues da Silva, colaborador da Cresol Posto de Atendimento de Santa Rosa, foi um dos participantes do Encontro e, na oportunidade, apresentou sua pesquisa, sob o tema “Estudo sobre as organizações cooperativas do Noroeste Gaúcho, direcionado ao fortalecimento, sustentabilidade e inovação do cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento regional”. Conforme Silva, aliar a prática à teoria, consultando o que está sendo investigado e estudado sobre o cooperativismo, enriquece o trabalho no dia a dia. “Conhecer outras experiências cooperativistas é bastante válido para fomentarmos esse modelo. Tivemos a honra de apresentar o trabalho que a Cresol vem realizando, despertando o interesse e mostrando que temos muito a contribuir com os demais países. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse trabalho, levando, por exemplo, à próxima edição do evento mais colegas para partilhar dessa experiência”, enfatiza Silva.
Pedro Luís Büttenbender, professor do MBA, salienta que este evento científico multidisciplinar é reconhecido como um dos mais importantes no campo da pesquisa latinoamericana sobre cooperativas, qualificando os processos de formação, oportunizando a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de gestão e desenvolvimento das instituições. “Ao longo das edições, os encontros de pesquisadores têm estimulado a reflexão sobre as questões de cooperação na região e promoveram a criação de um debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivando o fortalecimento das relações entre o âmbito de cooperação e campo acadêmico”, conclui Büttenbender. A organização do evento informou que a próxima edição deverá acontecer na Colômbia, em 2020.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cresol Sicoper
Negócios
O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira, que os consórcios e as cooperativas de crédito estão entre as modalidades que mais cresceram, em 2017, no Sistema Financeiro Nacional. Segundo o BC, a participação das cooperativas aumentou 15%, superando a taxa de 10% verificada em 2016.
Já os consórcios tiveram uma expansão de 7,7%. “Esse crescimento é consistente com a Agenda BC+ de apoio à concorrência no sistema financeiro através da sua segmentação e proporcionalidade, que levam ao alivio no custo para instituições menores, através de menor complexidade regulatória”, destacou o BC. De acordo com a autarquia, o número de cooperados cresceu 8%, alcançando a marca de 9,6 milhões, com destaque para o forte crescimento, de 19%, em pessoas jurídicas.
No fim do ano passado, havia quatro confederações, 35 centrais cooperativas, 967 cooperativas singulares e dois bancos cooperativos em atividade no País. Ainda nas cooperativas, a inadimplência diminuiu de 4% em dezembro de 2016 para 3,5% em dezembro de 2017. As captações cresceram aproximadamente 16%, compostas majoritariamente pelos depósitos dos cooperados, e o capital das cooperativas se mostrou suficiente para cumprir com folga as exigências mínimas estabelecidas pelas normas em vigor.
Em relação aos consórcios, a carteira de consorciados alcançou R$ 48,6 bilhões no ano passado. Em dezembro de 2017, havia 155 administradoras de consórcios, 18,1 mil grupos e 6,9 milhões de cotas de consorciados ativas. Mais da metade dos consorciados ativos (53%) se concentra em cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul). A inadimplência em dezembro de 2017 recuou em relação ao ano anterior. O índice foi de 2,99%, com queda de 0,63 ponto percentual. Em imóveis, após uma redução observada em 2016, houve recuperação, com aumento de cotas vendidas, consorciados ativos e contemplações.
Foram comercializadas 276,9 mil cotas (alta de 20,2%), com o número de cotas ativas alcançando 851,1 mil (+6,6%), tendo sido contemplados 73,1 mil créditos (+4,3%). Também se manteve crescente o consórcio de automóveis, que respondeu por praticamente metade do sistema, tanto em relação ao número de consorciados ativos, quanto de cotas vendidas. A quantidade de contemplações alcançou 566,9 mil créditos, com alta de 6,7%. Os números foram divulgados pelo BC em dois relatórios: o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e o Panorama do Sistema de Consórcio.
Fonte: Jornal do Comércio
Negócios
Para nós, que estamos inseridos no universo cooperativista, é bastante clara a relevância dos serviços que prestamos para os associados e para a comunidade. E para valorizar cada vez mais o que fazemos diariamente e ampliar a divulgação dessas boas práticas, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 vai reconhecer em novembro as melhores ações do ano em quatro categorias:
- INTERCOOPERAÇÃO– Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
- INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA– Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
- RESPONSABILIDADE SOCIAL– Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
- RESPONSABILIDADE AMBIENTAL– Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.
Os prêmios serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Também será entregue o troféu Padre Theodor Amstad 2018 àquele que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho, segundo a Ocergs.
As inscrições estão abertas até as 18h do dia 3 de setembro, e o regulamento pode ser lido aqui. Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para
Permitir-se ser reconhecido e servir de exemplo em ações que podem inspirar outras cooperativas também é intercooperação. Inscreva sua cooperativa! Participe!
Negócios
Para comemorar o Dia dos Pais, celebrado este ano em 12 de agosto, o Sicredi – instituição financeira cooperativa que conta com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – lança o terceiro filme da sua campanha Institucional em 2018. Por meio de uma abordagem que valoriza a diversidade e a inclusão nas famílias, “Juntos para transformar gestos em carinho” conta a história de um pai deficiente auditivo, que é surpreendido pela filha e seus colegas de escola na apresentação de Dia dos Pais.
“Emocionante e sensível, o filme e os demais materiais publicitários foram desenvolvidos com base no conceito principal do Sicredi, o de ‘Fazer juntos’, salientando que a cooperação tem o poder de transformar uma situação comum em extraordinária. A ideia é mostrar o cooperativismo presente no dia a dia das pessoas e como pequenos gestos podem fazer a diferença”, explica Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.
Campanha Institucional A campanha do Sicredi tem o tema “Fazer Juntos”, ressaltando a cooperação entre as pessoas como ponto crucial para a evolução humana, o que inclui a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Composta por quatro vídeos principais que se conectam, formando uma única grande história, ela traz personagens que são moradores de uma mesma vizinhança e interagem uns com os outros dentro de situações do cotidiano que condizem com a data de lançamento de cada vídeo. Nos primeiros vídeos, as homenagens foram ao Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Agora, é a vez do filme do Dia dos Pais, que pode ser visto no canal do Sicredi no YouTube AQUI Com alcance nacional, a campanha institucional se estende às revistas que circulam nas áreas de atuação do Sicredi e inclui mídia de massa (spots, anúncios e mídia exterior), ativação por meio de canais digitais (Facebook, YouTube e site do Sicredi) e ações trabalhadas para o público interno.
Negócios
Na manhã dessa quinta-feira, dia 2, a diretoria e conselheiros da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo) visitaram o Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre. Na ocasião, o diretor-geral da Escoop, Mario De Conto, recepcionou os convidados e expôs as novas diretrizes da instituição. Na sequência, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, discorreu sobre como a Cotricampo esteve presente com a evolução da história do próprio cooperativismo. “Quando uma flor nasce, ela só se abre quando está madura. Essa é a Cotricampo, uma flor aberta. Eu fico feliz com essa nova fase de crescimento”, afirmou Perius, convidando a Cooperativa a participar do Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá em novembro deste ano.
O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, acompanhado do secretário Ricardo Correa Chassot e de representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, explanou rapidamente sobre o case de sucesso sobre farinha branqueadora e outros projetos inovadores, como a rastreabilidade do trigo branqueador, que valoriza o produto em 15 a 20% ao produtor.
A Cotricampo comemorou em 2017 o jubileu de ouro. Nesses 50 anos de atuação na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Cooperativa evoluiu para uma estratégia de desenvolvimento, oferecendo ao produtor rural, mecanismos de suporte técnico na aplicação de medidas para melhorar o desempenho da propriedade e fundamentou-se como agente transformador na sociedade onde atua.
Negócios
Cooperativas fortes, com resultados sociais e econômicos cada vez maiores e fazendo sua parte para transformar a realidade das cidades brasileiras. Esse é o cenário positivo pelo qual o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem trabalhado desde que surgiu, há 20 anos.
E, para marcar essas duas décadas de trabalho e, ainda, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro, foi lançada hoje a Diretriz de Atuação do Sescoop, durante evento realizado nesta terça-feira (31/7), em Brasília, e que contou com a participação de representantes das organizações estaduais do Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e, claro, pelo Sescoop. Os gerentes de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento, Hélio Loureiro de Oliveira, José Zigomar Vieira dos Santos e José Máximo Daronco, respectivamente, acompanhados de alguns analistas, representaram o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Durante a abertura do evento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de destacar que o Sescoop foi criado há duas décadas para acompanhar de perto as cooperativas brasileiras e, com isso, oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio. “Isso faz parte da missão do Sescoop: promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, reforça Nobile.
Além disso, segundo ele, a Diretriz de Atuação representa um marco na história do movimento cooperativista brasileiro. “O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas, por isso, a padronização dos processos é importante na busca de respostas adequadas diante da diversidade de todo o país”, avalia.
COMO VAI FUNCIONAR
O documento lançado nesta terça-feira, pretende oferecer uma linha orientadora para a atuação de todas as unidades estaduais do Sescoop, considerando o contexto atual e a visão de futuro do cooperativismo brasileiro, de modo a potencializar os resultados em benefício dos cooperados e seus familiares e empregados.
“Nossa intenção é consolidar e evidenciar as ações realizadas pelo Sescoop, focadas nas cooperativas, de modo consistente e coerente com uma política nacional, de acordo com os pressupostos legais, regimentais e doutrinários. Para isso, foi necessário construir uma linha-mestra que norteie a atuação das unidades estaduais, respeitando as particularidades regionais”, explica a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.
Segundo ela, o modelo de atuação preconizado pela diretriz considera o desenvolvimento das pessoas, por meio da redução das lacunas de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas, conforme necessidades identificadas por meio dos diagnósticos. “Assim, nosso trabalho é um ciclo virtuoso que gera mais e mais valor. Esse processo trará soluções que fazem sentido para cada cooperativa e, assim, gerará impactos positivos nos resultados”, frisa Karla.
Ela explicou, ainda, que a Diretriz de Atuação do Sescoop trabalha com base em quatro eixos de atuação:
Identidade: ajuda as cooperativas a se adequarem à legislação cooperativista, a se manterem fieis ao estatuto e a garantirem a integridade dos valores cooperativistas no dia-a-dia do negócio.
Governança: oferece um modelo de governança e liderança estratégicas baseado nos princípios cooperativistas de tomada de decisão coletiva.
Gestão: possibilita a implementação e o aperfeiçoamento de processos de gestão, com base em modelo de excelência.
Desempenho: monitora o resultado da cooperativa para que seja possível adotar medidas para a melhoria do desempenho global do negócio.
PARTICIPAÇÃO
“Temos uma grande expectativa com relação aos desdobramentos dessa Diretriz de Atuação, por isso, pedimos que todos se envolvam, afinal, o trabalho depende do empenho de todos, como Sistema. Por isso, a dedicação de cada um de nós será essencial na hora de colocar tudo isso em prática. As pessoas são o início, o meio e o fim de todo o nosso processo. Venha com a gente, e nos ajude a desenvolver as cooperativas e o cooperativismo no Brasil”, conclui Renato Nobile.
EFETIVIDADE
“A diretriz dá um Norte, ao mesmo tempo que mantém a individualidade cada região, de cada estado, aquilo que cada um já construiu, baseado nas suas realidades e necessidades. O fato de termos um pensamento sistêmico melhora a coleta de dados e nos permite mais segurança na hora de nos expormos aos órgãos consultores e fiscalizadores.” Élvio Silveira, coordenador de Formação Profissional e do Monitoramento do Sescoop/SC.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Um guia dos princípios, responsabilidades e valores compartilhados por todas as pessoas que fazem a Cooperativa Languiru. Esse é o principal propósito do Manual de Transparência, Ética e Conduta da Cooperativa Languiru (MTEC). A construção do documento se deu ao longo dos últimos meses, elaboração desenvolvida a partir da constituição de comitê multidisciplinar composto por funcionários e consultores da Languiru e, posteriormente, aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada no início do último mês de abril, passando a vigorar 90 dias após sua aprovação.
O MTEC é um dos desdobramentos do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, que está sendo desenvolvido pela Languiru desde junho de 2017. Trata-se da implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. Possibilitará regras mais transparentes para todos os envolvidos com a Cooperativa.
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destaca que todo esse processo, que ainda foca a preparação das futuras lideranças, tanto na sucessão familiar das propriedades dos associados como na gestão administrativa da Cooperativa, culmina com a reforma do estatuto, a implantação do Manual de Transparência, Ética e Conduta, o desenvolvimento de políticas de gestão e a elaboração e atualização de regimentos internos, que auxiliarão na adaptação de uma nova realidade. “Esse Manual abrange todas as pessoas que se relacionam com a Languiru, como empregados, funcionários, associados, conselheiros, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e clientes, parceiros e a sociedade em geral, permitindo que conheçam as premissas que guiam os negócios da Cooperativa, cujas decisões são permeadas da forma mais correta, transparente e ética possíveis. Todo seu processo de construção e conteúdo está alicerçado nos princípios do cooperativismo, na expectativa de que a Languiru siga mantendo sua notável e ilibada reputação. Essas premissas de conduta contribuem para um comportamento social e corporativo mais saudável, honesto e ético”, explica Bayer.
Conteúdo do Manual
O conteúdo do MTEC foi detalhado pela advogada da Languiru, Renata Ribeiro Madalosso Rosa, e pelo advogado e consultor da Cooperativa, Lucas Martins Dias, em reunião com a diretoria política e executiva, gerência executiva e de negócio e coordenação setorial, realizada no mês de julho.
As diretrizes gerais do documento estão alicerçadas na Filosofia da Languiru, reproduzindo os princípios e valores que norteiam as atividades desenvolvidas pela Cooperativa ao longo de toda sua história e que, a partir deste Manual, passam a ser ferramenta integrante e formal da estrutura corporativa. O conteúdo está dividido em diferentes padrões de comportamento exigíveis pela Languiru, para todas as pessoas que se relacionam com a Cooperativa. Significa dizer que, desde os funcionários, passando pelos associados e fornecedores, todos poderão consultar no documento quais condutas a Cooperativa preza como corretas e incorretas no seu dia a dia.
Conforme Renata e Dias, a partir desse documento serão criados procedimentos de condutas, com o desenvolvimento e implantação das políticas de gestão. “Serão organizadas reuniões internas pelo setor de Recursos Humanos, reuniões de coordenadores setoriais, além de treinamentos e, inclusive, divulgação do Manual junto aos contratos com terceiros. O material detalha a conduta que a Languira exige de todos, onde o respeito está acima de tudo”, explica Renata. “As normas também seguem o que prevê a legislação, como é o caso do item que trata do trabalho escravo e/ou infantil, e o que também já está apregoado no Estatuto Social da Cooperativa, como é o caso de pretensões a cargo eletivo político. Todos os itens devem possuir comunicação entre si, num Manual com a concatenação de princípios morais e de valores já estabelecidos”, acrescenta Dias.
Além de impresso, o MTEC, assim como o Estatuto Social e a Filosofia da Languiru, estão disponíveis no site da Cooperativa (www.languiru.com.br).
Canal de denúncias
Outra ação decorrente do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas é o novo Canal de Denúncia e Sugestões disponibilizado pela Languiru. Em caso de identificação de práticas potencialmente ofensivas aos termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta e/ou à legislação nacional e internacional em vigor, a Cooperativa orienta a encaminhar tais denúncias por meio dessa ferramenta, que está disponível no site www.contatoseguro.com.br/cooplanguiru.
“A Languiru estimula seus funcionários, colaboradores, associados, administradores, conselheiros, consultores, assessores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros a denunciar quaisquer práticas que possam, eventualmente, violar os termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta, assim como possam afrontar à legislação nacional e/ou de países estrangeiros, com os quais a Languiru possa, eventualmente, ter relações empresariais. Nesse sentido o principal aliado no processo é o Canal de Denúncia e Sugestões”, explicam os advogados.
“Assim como órgãos públicos mantêm o ‘disque-denúncia’, este canal também visa ser mais um meio de fiscalização direta para a comunidade, auxiliando a prevenir ou coibir situações erradas antes que causem prejuízos ou dificuldades à Cooperativa”, justifica o presidente da Languiru.
A ferramenta é administrada por uma empresa terceirizada e independente, a Contato Seguro, cuja prestação do serviço garante o registro e o sigilo das informações. “As denúncias são encaminhadas a um comitê, que fará a investigação de determinadas situações, definindo o posicionamento da Languiru diante do exposto. Denúncias relacionadas ao associado serão direcionadas ao Conselho de Administração, único com a competência de lidar com situações relacionadas ao quadro social”, frisa Renata.
A página do Contato Seguro, além de denúncias, também oferece espaço para sugestões, esclarecimento de dúvidas e download do Manual de Transparência, Ética e Conduta (Código de Conduta), bem como consulta às respostas dos encaminhamentos realizados, que requerem o preenchimento de formulários padrões para cada serviço. No site também há o detalhamento de como funciona o canal, aspectos legais tomando por base a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 (“Lei Anticorrupção” ou “Lei da Empresa Limpa”), a segurança para denúncia (anonimato e sigilo), canal de ouvidoria e as vantagens desse processo de profissionalização.
Importante ressaltar que esse canal não é destinado para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, os usuários devem seguir contatando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800-51-5453 ou
“A Languiru tem, na sua essência, os valores cooperativos, que permeiam todas as relações com seus diferentes públicos. Esse é o ponto principal da existência da Languiru, e estamos comprometidos a seguir desenvolvendo essas relações sob os princípios do cooperativismo, aliados a padrões de conduta permeados pela legalidade, transparência, honestidade, comprometimento, gestão de resultados com responsabilidade social, ética e respeito”, conclui o presidente Bayer.
A partir da implantação desse Canal de Denúncia, a Languiru procede com a investigação de forma isonômica, independente, cautelosa, imparcial, responsável e justa, assim como, uma vez confirmados tais atos objeto da denúncia, procede toda e qualquer medida legal/disciplinar cabível para coibi-los.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Negócios
O Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação Empreendedorismo e Sustentabilidade – Cities 2018, que neste ano acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, está com inscrições abertas para os interessados em prestigiar as palestras, mostras e discussões que serão proporcionadas pelo evento. A primeira edição, que aconteceu em 2017, reuniu cerca de 5 mil participantes em dois dias, com mais de 91 palestrantes e 85 exposições. Neste ano, o Congresso acontece em quatro dias, com mais tempo para um número maior de atividades e palestras para o público.
Especialistas em tecnologia, professores de universidades, personalidades da área da inovação e empresários donos de cases de sucesso fazem parte da programação de palestras, que terá nomes nacionais e internacionais. Entre os destaques estão o representante do aplicativo Tinder na América Latina, Andrea Iorio, o presidente do CNPQ, Mario Neto Borges e palestrantes convidados da escola de negócios HSM Educação Executiva e da Syngularity University, dos Estados Unidos.
Os assuntos abordados neste ano em relação à tecnologia são o que há de mais novo na informática e soluções avançadas para vários segmentos, como saúde, finanças, logística e outros. Já na área do empreendedorismo, será feita a 17ª Rodada de Negócios do Sebrae, já conhecida no meio empresarial de Uberlândia e região, e neste ano, com três abordagens: negociações de base tradicional, digital (startups) e internacional, além de um giro de negócios realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, com representantes de embaixadas de mais de 15 países.
Quanto à inovação, acontecerão mostras com cerca de 65 projetos de Uberlândia e região, e também encontros entre empresários e representantes da indústria de todo o Brasil. E por fim, painéis sobre gestão de recursos hídricos e energias renováveis e criação de redes sustentáveis formam o grupo de atividades relacionadas ao tema sustentabilidade.
O Cities 2018 acontecerá em duas arenas: a Exponencial e a Mercado, ambas no salão de eventos Casa Garcia, que fica no bairro Granja Marileusa. A programação completa e também informações sobre inscrições podem ser conferidas no site www.citiesbrasil.com.
Sobre o Cities
O Cities é o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, considerado um dos principais eventos de assuntos tech do País, com dezenas de atividades, exposições, workshops e palestras de experts, intelectuais e especialistas em assuntos afins ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. O evento, que acontece uma vez por ano, é uma realização da FIEMG, Grupo Algar, Sebrae, Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Faculdade UNA / HSM e Prefeitura de Uberlândia, em parceria com órgãos e organizações de gestão pública e fomento do desenvolvimento da pesquisa.
Fonte: Ares Comunicação & Marketing
Negócios
A Unijuí iniciou sua trajetória de cursos superiores em cooperativismo na década de 1980, qualificando e diferenciando a instituição com programas de formação cooperativista. O último sábado, dia 28 de julho, ficou marcado na história da universidade, especialmente para o Campus Santa Rosa, pois ocorreu a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.
A formatura aconteceu no Auditório Central do Campus Santa Rosa e contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius e demais lideranças cooperativistas da região.
A proposta do curso visa à formação de profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.
De acordo com o pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, a Unijuí também é destaque na formação da área do cooperativismo. “Com a formatura da primeira turma, as cooperativas da região que foram parceiras, recebem profissionais aptos e preparados para contribuir com a melhoria da gestão do sistema”, afirma Sparemberger.
A Unijuí está organizando um conjunto de ações, com boas perspectivas para a região poder contar com novas possibilidades de formação na área do sistema cooperativista para o ano de 2019.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unijuí
Negócios
Durante o mês de julho, o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou mais uma fase de reuniões devolutivas do Programa de Autogestão, com visitas técnicas às cooperativas participantes. O superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos técnicos do Sistema, participaram dos encontros, que aconteceram nas cooperativas Camal, Cotrisul, Cotrisel, Piá, Cotrifred, Cotricampo, Comtul, Cotrimaio, Cotrisal, Coagril, Cotapel, Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Camnpal, Cotrijuc e Cotribá.
Nas visitas, foi ressaltado que a ferramenta de autogestão das cooperativas agropecuárias é de fundamental importância para a boa gestão das cooperativas, e que seus benefícios econômicos e financeiros para o sistema serão evidenciados com clareza e transparência. O programa, implementado no RS desde março de 2015, possibilita que a boa governança contribua para a aplicação da autogestão e tem por finalidades ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista; praticar a autogestão como forma de aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; obter melhores resultados econômico-financeiros; incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; e aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.
Segundo o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann,
“as reuniões devolutivas são uma das etapas do processo de monitoramento e acompanhamento das cooperativas, dentro do programa de Autogestão. O objetivo é apresentar a avaliação econômica e financeira do desempenho das cooperativas participantes. É momento de importância ímpar, onde a cooperativa tem seu desempenho analisado e comparado com cenários elaborados para este fim. Os compromissos do programa são benchmarking, melhoria contínua e transparência da gestão”. E completa: "Essa é uma fase de construção e crescimento da gestão para as cooperativas e uma forma de melhorar a aplicação de recursos do Sescoop/RS na formação e qualificação das pessoas que desenvolvem o cooperativismo".
Negócios
A equipe de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR recebeu, nesta segunda e terça-feira (23 e 24/07), em Curitiba, um grupo de profissionais do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, que esteve no Paraná em visita técnica, com o propósito de conhecer as ações realizadas pela unidade paranaense nas áreas de formação profissional, autogestão, jurídica, administrativa e planejamento e controle. A recepção inicial foi feita pelo superintendente, Leonardo Boesche, e pala gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira Lima. Estiveram em pauta a atuação conjunta das áreas afins, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo (PEDC), a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, os procedimentos adotados na realização dos eventos, desde a aprovação do projeto até o pagamento ao instrutor, envolvendo também o fluxo administrativo e financeiro e o papel da auditoria nos processos, além da participação da assessoria jurídica nas questões internas.
Integrantes – Entre os integrantes do grupo estavam o superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Gerson José Lauermann, o gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco, o gerente de Formação Profissional, Hélio Loureiro de Oliveira, o gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos, e a assessora jurídica, Adriana Frainer Machado, e a contadora, Luciana Futuro. As informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sescoop/PR foram repassadas pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, pelos coordenadores de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola, Humberto César Bridi e Leandro Macioski, pelo gerente administrativo, José Ronkoski, pela área de Planejamento e Controle, representados por Marcelo Martins e Tadeu Duda, e pela assessora jurídica, Daniely Andressa da Silva.
Negócios
Com o entusiasmo e o dinamismo de 32 crianças e adolescentes, a Cotrijal realizou a 12ª edição do Seminário de Líderes Mirins, nesta quarta-feira (25), na sede da AFC, em Não-Me-Toque/RS.
Buscando fortalecer o espírito de liderança entre os filhos de associados, as professoras Ardala de Lima e Solange Fries realizaram dinâmicas e atividades para estimular a visão cooperativista. Os líderes mirins têm idade entre 5 e 15 anos e foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas no início deste ano - representando os 15 núcleos da Cotrijal.
Participaram da abertura o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o vice-presidente, Enio Schroeder, e os conselheiros Odair Nienow e Roveni Lúcia Doneda. "Este é um dos eventos mais importantes que organizamos durante o ano, pois estamos plantando uma semente para colher cooperação e liderança. Muitos destes jovens serão líderes e conselheiros no futuro, talvez até membros da direção", enfatizou Nei César Mânica, destacando que o seminário é uma das atividades realizadas pela cooperativa visando a atenção integral à família associada.
O trabalho com os filhos dos associados iniciou em 2001 e conta com a coordenação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop), comandada pela gerente Leila Mertins. O trabalho específico com os líderes mirins iniciou em 2007.
Enio Schroeder destaca a importância da continuidade destas ações, pois líderes que foram mirins hoje já ocupam cargos nos conselhos e liderança dos núcleos. "A razão de existir da Cotrijal são seus associados e famílias. Com este programa, estamos estimulando nas novas gerações a paixão pelo ofício dos pais e pelo cooperativismo. Brincando, eles entendem a importância da cooperação", conclui o vice-presidente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Negócios