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Compêndio destaca Boas Práticas de Gestão e Governança de cooperativas

Compêndio destaca Boas Práticas de Gestão e Governança de cooperativas

As cooperativas também são campeãs no quesito boas práticas de gestão e governança, com iniciativas que são referência e podem inspirar muitas outras, em todos os ramos do cooperativismo. É com esse pensamento que o Sistema OCB apresenta uma nova edição do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança. Nesta publicação, reunimos iniciativas de sucesso implementadas por cooperativas premiadas nas faixas Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2017–2018).

A novidade desta edição são exemplos que mostram dois novos níveis de maturidade – “Compromisso com a excelência” e “Rumo à excelência”. Dentre os exemplos de gestão de cooperativas que melhoraram de forma exemplar os seus processos, o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança reúne 38 iniciativas de divididas em oito categorias: Governança, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos.

O documento destaca as práticas adotadas pelas seguintes cooperativas gaúchas: Sicredi Norte RS/SC (Erechim), Sicredi Pioneira RS (Nova Petrópolis), Unimed Erechim (Erechim) e Unimed Nordeste-RS (Caxias do Sul), nas categorias Estratégias e Planos, Sociedade, Informações e Conhecimento, e Processos.

Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança Ciclo 2017-2018.

 
Sescoop/RS promove Jornada para a Excelência na Gestão

Sescoop/RS promove Jornada para a Excelência na Gestão

O Sescoop/RS promove, no mês de outubro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, a Jornada para a Excelência na Gestão, através de workshops sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Com o objetivo de apresentar novos temas presentes no nível de maturidade rumo à excelência, os eventos discutirão exemplos de práticas e métodos para melhorar a eficácia da autoavaliação, afim de contribuir para o desenvolvimento pleno das cooperativas através da adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativista.

No primeiro encontro, que aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, direcionado ao ramo Crédito, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, deu as boas-vindas, apresentou o PDGC, as diretrizes do Sescoop a nível nacional aos presentes e convidou a participarem juntos do novo momento da instituição. “Estamos focados em promover ações de desenvolvimento humano das cooperativas gaúchas para que suas ações sejam cada vez mais assertivas. Para isso, temos passos a seguir e é por isso que estamos aqui hoje. Vamos mostrar para o Brasil o potencial das nossas cooperativas”, destacou.

Os workshops “Conhecendo o PDGC e o MEG” serão ministrados pelo especialista do Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Sérgio Schaumloeffel, e apresentam o seguinte conteúdo programático:

  • INTRODUÇÃO
    • PDGC
    • Níveis de maturidade
    • Implantação do MEG
 
  • INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: RUMO À EXCELÊNCIA
    • Estrutura dos questionários de autoavaliação
    • Estrutura das questões
    • Processo, prática e padrão
    • Bloco Governança
    • Bloco Gestão
 
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Conceito
    • Importância
    • Melhoria Contínua
    • Processo de autoavaliação (etapas)
    • Inventário das práticas
    • Fatores de avaliação de Processos Gerenciais e Resultados Organizacionais
    • Plano de Melhoria da Gestão
  Confira abaixo as próximas turmas: 4 e 5/10 - Turma 2 - Ramo Saúde 8 e 9/10 - Turma 3 - Ramo Agropecuário 10 e 11/10 -  Turma 4 - Demais Ramos    
Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece três cooperativas gaúchas

Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece três cooperativas gaúchas

As cooperativas Unicred RS, Unimed Noroeste/RS e Unimed Vale do Sinos recebem hoje à noite (3/10), no Grêmio Náutico União, às 20h, a distinção do Prêmio Top Ser Humano Categoria Organização, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Planejamento Estratégico

Com o case “Planejamento Estratégico – Colaboradores no Protagonismo da Estratégia”, a Unicred RS conquista o Prêmio Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo e reforça o desenvolvimento coletivo como um dos pilares da instituição financeira cooperativa, que possui 11 cooperativas e 56 unidades de negócios que representam 50 mil cooperados e R$ 3,3 bilhões de ativos no Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento de Líderes

A Unimed Noroeste/RS é Top Ser Humano pelo quarto ano consecutivo. Agraciada na categoria Organização, a Cooperativa concorreu com o case “Programa de Desenvolvimento de Líderes: desenvolver líderes para a cultura da cooperação”. O Programa foi incorporado pela Unimed Noroeste/RS há seis anos e oportuniza a gerentes, assessores e coordenadores melhor entendimento sobre o seu papel, o que favorece o alinhamento de processos e contribui para o crescimento e a sustentabilidade do negócio, beneficiando o desenvolvimento de uma cultura de cooperação que traz resultados significativos para a Cooperativa. “A partir de treinamentos, buscamos fortalecer as competências dos líderes para gerir suas equipes de forma humanizada e motivadora, considerando aspectos profissionais e as características pessoais de cada um. Estimulamos a atuação coletiva para atingir propósito comum, que são os objetivos estratégicos da Cooperativa”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Carneiro.

Humanização no Atendimento

A Unimed Vale do Sinos também foi premiada na categoria "Organização", com o case “Humanização no Atendimento”. O programa foi implantando na Cooperativa com o objetivo de tornar cada vez mais humana a relação entre colaborador e cliente. No decorrer do ano, foram realizadas diversas ações que marcaram o case que concorreu no Prêmio Top Ser Humano 2018.

Entre as ações, tiveram destaque apresentações musicais, realizadas pelo Grupo de Talentos da Cooperativa, em parceria com a Gestão de Pessoas. Também foram produzidas paródias com letras de músicas que estimulavam e mostravam a importância da humanização. A ação "Psiu" reforçou a importância do silêncio na recuperação do paciente e apresentou importante resultado na área assistencial. Além das Pílulas de Humanização, que são disponibilizadas semanalmente com frases motivacionais e mensagens sobre humanização aos colaboradores.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Vale do Sinos, Sirlene Vale, o prêmio é de extrema importância para a Cooperativa e todos que nela atuam. “O Top Ser Humano revela a todos que nossa cooperativa preza pelas pessoas, pois acredita que elas são vitais para o sucesso da organização. Nosso propósito, cuidar das pessoas, está sendo atendido e isto nos motiva cada vez mais a trilhar este caminho”, orgulha-se.

Unimed Porto Alegre recebe o Top Cidadania

A Unimed Porto Alegre está entre as dez vencedoras do Top Cidadania na categoria Organização, com o case “Vidas Transformadas: como a Unimed Porto Alegre incorporou a um projeto grandioso como o Pescar o seu propósito de cuidar das pessoas”. O projeto oportuniza aprendizado e capacitação a jovens em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no mundo do trabalho.

Sobre o Prêmio

Trata-se de uma das premiações mais cobiçadas do País na área de Gestão de Pessoas, concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). Reconhece indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas.

 O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, aponta que o Top Ser Humano e o Top Cidadania enaltecem práticas diferenciadas no mercado de trabalho e contribuem para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas, principalmente no ambiente corporativo. “São iniciativas de destaque que estimulam a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os resultados das empresas”, afirma Kubaski.

Confira a relação completa das empresas e personalidades agraciadas.

Fonte: ABRH-RS e Assessorias de Imprensa das Cooperativas
Sescoop/RS lança terceira temporada de Histórias Reais do Cooperativismo

Sescoop/RS lança terceira temporada de Histórias Reais do Cooperativismo

O Sescoop/RS lançou a terceira temporada do Histórias Reais do Cooperativismo. O projeto, que iniciou em 2016, foi idealizado pelo Sescoop/RS com o objetivo de mostrar as mudanças de vida decorrentes do cooperativismo, um sistema socioeconômico focado no ser humano e não apenas em números ou resultados. No total, serão seis novos episódios estrelados por associados e protagonistas de cooperativas. Os episódios anteriores podem ser assistidos em www.historiasreais.coop.br.

No primeiro episódio desta Terceira Temporada, a convidada é a gerente da agência Farrapos da Sicredi União Metropolitana - Porto Alegre, Fabiane Lenhart. No episódio, ela nos conta o antes e o depois de trabalhar em uma cooperativa e relata como a sua vida mudou para melhor. Natural de Venâncio Aires, Fabiane foi para Porto Alegre para estudar e conseguiu uma oportunidade de emprego em empresa do sistema financeiro. Mas não era feliz, sentia falta de um pouco mais de consideração com as pessoas e assim resolveu sair. 

Após entrar na cooperativa de crédito, ela encontrou o lugar ideal, de acordo com seus valores. Fabiane relata a sua trajetória e os fatores que a motivaram continuar no sistema cooperativo: qualidade de vida, bem-estar junto à família e a possibilidade de trabalhar de pessoas para pessoas. 

Tempo, dedicação e motivação, o sucesso das cooperativas está diretamente ligado ao bem-estar profissional e social de seus colaboradores. Fabiane está na cooperativa Sicredi há quase 12 anos.

Confira essa e outras Histórias Reais do Cooperativismo no canal do Sescoop/RS no YouTube.

Languiru está entre as finalistas do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano

O cooperativismo conecta pessoas em torno de uma única causa: o bem comum. É por isso que reconhecer publicamente as boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas é fundamental para estimular a troca de experiências e intercooperação, ampliando os benefícios socioeconômicos do negócio cooperativo.

E um dos grandes exemplos de como isso é possível é o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado pelo Sistema OCB, que acaba de divulgar a lista das cooperativas finalistas desta edição. Dentre elas, a Languiru está presente na categoria “Fidelização”, com o case “Inclusão social e produtiva no campo”.

Na relação abaixo, as cooperativas premiadas encontram-se descritas em ordem alfabética em cada uma das sete categorias. A ordem de classificação delas será conhecida na cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília (DF), no dia 30/10.

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

Ailos (SC): Mudança na estratégia de marca do Sistema Ailos

Colégio CEM (SC): Vivenciando a cultura cooperativista na minicidade cooperativista

Coopeafa (PE): Promoção do cooperativismo na agricultura familiar

COOPERATIVA CIDADÃ

Sicoob Carlos Chagas (MG): Projeto Sicoob de olho no futuro

Sicredi Vale do São Francisco (PE): Camerata Sicredi Vale do São Francisco

Unimed Brusque (SC): Programa viver bem na escola

COOPERJOVEM

Sicoob Creditapiranga SC/RS (SC): Cooperjovem

Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem

Sicredi União MS/TO (MS): Cooperjovem

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Cocamar (PR): Fios sustentáveis e moda consciente

Coonap (PB): Dessalinizador solar de baixo custo

Coopatos (MG): Revitalização do córrego do Limoeiro - Estação ecológica Coopatos e Projeto Recriar 

FIDELIZAÇÃO

Coagru (PR): APP – Coagru “fidelização pela satisfação”

Languiru (RS): Inclusão social e produtiva no campo

Unimed Federação Minas (MG): Programa de relacionamento com o cooperado

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Coopeavi (ES): Condomínio avícola

Sicoob Credigerais (MG): IFISI: incluindo vidas pela educação criativa.

Unimed Vitória (ES): Inovação nas condutas da atenção integral à saúde prestadas às gestantes

INTERCOOPERAÇÃO

Coopatos (MG): Consórcio cooperativo

Fecoagro (SC): Central de compras Fecoagro

Rede Alternativa (DF): Escritório de gestão e comercialização em rede: desenvolvimento das cooperativas de catadores do distrito federal e entorno

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano está na 11ª edição e tem como objetivo reconhecer e valorizar nacionalmente as iniciativas realizadas pelas cooperativas que melhoram a vida dos seus cooperados e da comunidade onde estão inseridas. A premiação é realizada a cada dois anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Certel registra incremento no consumo de energia superior ao nacional

Certel registra incremento no consumo de energia superior ao nacional

Distribuídos em 48 municípios gaúchos, os mais de 65 mil associados da Certel demonstram motivos para aproveitar de uma melhor maneira os benefícios proporcionados pela energia elétrica. Ao menos é isso que comprova índice apurado entre janeiro e agosto deste ano, que registrou incremento no consumo de energia elétrica de 5,37%, superior ao da região Sul, de 1,5%, e do País, de 1,3%. A Cooperativa compreende uma região bastante diferenciada, com desenvolvimento acima da média nacional. No setor rural, o incremento foi de 4,46%; no residencial, 7,01%; no comercial, 5,12%; no industrial, 5,11%; e outras classes, 3,75%.

Além de contarem com uma infraestrutura energética de primeiro mundo, com investimentos constantes em modernização, os associados da Certel têm outro bom motivo para comemorar. A Cooperativa oferece a energia elétrica mais barata do Estado, com tarifa 33% inferior às das concessionárias. “Significa que, num ano, nossos associados pagam quatro meses a menos de energia, se compararmos com as demais distribuidoras. É um diferencial competitivo para as indústrias, para o comércio e também para as residências, que vêm registrando consumo ampliado”, assinala o presidente da Certel, Erineo José Hennemann.

Entre os principais investimentos implementados pela Cooperativa, o presidente elenca a melhoria substancial das quatro subestações rebaixadoras (Teutônia, São Pedro da Serra, Lajeado e Canudos do Vale); tecnologia aplicada nas redes de distribuição, com chaveamentos automáticos comandados pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico, na sede da Certel; renovação da frota, possibilitando condições para que o associado seja atendido com a maior urgência; e, o mais importante, a qualificação gradativa das equipes. “Não adianta ter equipamentos e modernidade, sem pessoas qualificadas e comprometidas com o trabalho que tem de ser desenvolvido. Logo, nossos profissionais frequentam cursos e reciclam-se constantemente para garantir estabilidade, segurança e confiabilidade no fornecimento”, pontua.

E o que já é classificado pelos associados como excelente, tende a melhorar ainda mais. No dia 12 de setembro, foi assinado contrato de conexão da Certel com a futura Subestação de Costão, que receberá energia de uma linha de transmissão de 230 kilovolts interligada com a subestação de Garibaldi.

Hennemann classifica este como um momento histórico para a Certel. “É um investimento que deverá ser construído no próximo ano e a Cooperativa teve grande participação quanto à agilização desta obra, que trará mais uma fonte de energia para o Vale do Taquari. Proporcionará autossuficiência para os próximos 15 anos, dobrando a capacidade energética para a nossa região”, comemora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel
Programa da Sicredi Alto Uruguai deve formar mais de 750 associados em 2018

Programa da Sicredi Alto Uruguai deve formar mais de 750 associados em 2018

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG lançou no mês de agosto o Programa de Educação Financeira. Até o momento, oito turmas estão em andamento, nove já concluídas e outras nove agendadas até o final do ano, totalizando assim, 26 turmas.

Mais de 750 associados participam de quatro módulos, totalizando 16 horas. As atividades são direcionadas para os segmentos pessoa física, jurídica e agronegócio, e ao final, os participantes devem ter conhecimentos para administrar e planejar sua relação com o dinheiro.

O Programa está sendo promovido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o conteúdo programático é elaborado e aplicado pela UCEFF de Itapiranga-SC e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), câmpus Frederico Westphalen.

Mentalidade financeira

O professor da URI/FW, Gilson Panosso, explica que o curso foi formatado para ser estruturado em dois pilares que visam à praticidade e conteúdos dinâmicos. “Já no primeiro módulo, identificamos que esta foi uma metodologia assertiva. Trabalhamos para além de informações do viés financeiro, nosso objetivo é que os participantes tenham maiores conhecimentos para fazer o gerenciamento de seus gastos, assim, ao final, poderão fazer a gestão de suas finanças e idealizar um plano de ação para conquistar os seus sonhos”.

A associada participante do segmento pessoa jurídica, da cidade de Novo Tiradentes, Marli Inês Granella, destaca a importância do curso. “Um conteúdo complementou o outro, auxiliando para uma visão mais abrangente de como devemos aplicar a mentalidade financeira em nossa vida”.

O associado do segmento agro, Nelson José Wagner, de Saudades-SC, acrescenta que com o Programa foi possível aprender o funcionamento da gestação financeira do seu empreendimento.

Para o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Eugenio Poltronieri, a missão da Cooperativa é participar ativamente da vida de seus associados. “Nossa preocupação principal é estar presente, fazer a diferença nas nossas comunidades. Sabemos a importância que um planejamento adequado possui para nossas vidas, do impacto que a organização das finanças faz em famílias e em empresas. Por isso, idealizamos o Programa de Educação Financeira para que os nossos associados saibam gerenciar seus gastos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Cooperativismo em prol da educação e para o futuro

Cooperativismo em prol da educação e para o futuro

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier se reuniu no dia 18/9 para um momento histórico: foi fundada a Cooperativa Escolar Osvaldo Brochier (Cooperob), em assembleia geral. Também foi aprovado o estatuto e eleita a presidência. Essa é a primeira cooperativa escolar no Vale do Caí, o que traz orgulho à comunidade rural de Santos Reis, interior de Montenegro, e lança expectativa para um futuro com lideranças locais.

Os alunos que formam a primeira diretoria destacam a experiência de convivência em grupo e o aprendizado capaz de colaborar para sua formação e o futuro profissional. Do total de alunos da escola, 95% se associaram à Cooperob através da compra de cota no valor de R$ 1,00. Assim, podem participar das decisões e ações da entidade.

A importância do cooperativismo para a sociedade foi enaltecida durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e representantes da Sicredi Ouro Branco, parceira deste projeto.

O que são cooperativas escolares?

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa que desenvolvem atividades sociais e culturais em benefício de seus associados. Buscam reformular uma proposta de práticas pedagógicas com a participação de professores e alunos e funcionam como laboratórios de aprendizagem do cooperativismo. Estimulam jovens a realizarem os processos de planejamento, criação e definição do objeto de aprendizagem.

Atualmente existem no Rio Grande de Sul mais de 100 cooperativas escolares. O Sescoop/RS incentiva a criação de cooperativas escolares.

 
Com informações do Jornal Ibiá
Cooperativas formam aprendizes

Cooperativas formam aprendizes

Recentemente o Colégio Teutônia realizou a formatura de novas turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com o Sescoop/RS. Receberam certificados de conclusão estudantes das turmas de Processamento de Carnes e Eletrotécnica, cotizados pelas cooperativas Languiru, Certel e Lactalis.

Falando em nome dos formandos, o aprendiz Fábio Luiz Lagemann compartilhou as experiências vividas pelo grupo ao longo de um ano e meio. “Foram muitas surpresas, novos colegas, amigos e momentos de integração, com muita dedicação aos estudos e muitas experiências de aprendizagem”, disse, agradecendo aos professores, à coordenação pedagógica e pela oportunidade concedida pelas empresas cotizadoras no período prático. Em vídeo com depoimentos dos estudantes, eles classificaram esse momento como “uma oportunidade de ver o mundo com outros olhos, levando o aprendizado para a vida toda, além de uma excelente possibilidade de ingresso ao mercado de trabalho”.

A gerente executiva de controladoria da Languiru, Carla Gregory, valorizou a formatura do grupo de jovens. “Esse é o começo de uma caminhada, não cansem de buscar o conhecimento, o que é essencial para o sucesso profissional. Sejam comprometidos em tudo que fizerem, sabendo que a educação forma pessoas melhores”, disse.

O gerente industrial da Lactalis, Cláudio Ferreira, igualmente valorizou a qualificação. “Sigam estudando e conciliem o aprendizado de sala de aula no dia a dia. Sejam justos, íntegros e transparentes em tudo que fizerem na vida”, recomendou.

O diretor operacional da Certel, Ernani Mallmann, também falou da necessidade de seguirem buscando constantemente o aprendizado. “Busquem o seu espaço, e para isso é essencial a qualificação como profissionais. Quanto mais qualificada a população, maior será o desenvolvimento de uma nação”, argumentou.

A gestora do programa de aprendizagem do Colégio Teutônia, Maitê Schuhmann, agradeceu o apoio das empresas cotizadoras e das famílias. “Aprendemos muito juntos. Saibam que o conhecimento ninguém tira de vocês, e todos vocês são capazes”, dirigiu-se às turmas de formandos.

Nessa mesma linha o secretário da Educação de Teutônia, Paulo Brust, qualificou a dedicação dos estudantes. “O orgulho dos professores é ver os estudantes buscando a educação, e nesse caso buscando seu espaço no mercado de trabalho. Vocês fazem parte do processo de mudança que tanto queremos. Quando formamos uma turma de estudantes, estamos promovendo o conhecimento”, afirmou.

Por fim, o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, classificou o momento como uma conquista de toda família que apoia a educação. “Hoje, 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos de idade está fora do Ensino Médio; 23% das pessoas entre 14 e 29 anos de idade não estudam e também não trabalham. Então, esse grupo de formandos é diferenciado, tem atitude, e isso faz diferença. A educação transforma a nossa sociedade. Esse é o primeiro passo, mas outros precisarão ser dados”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Languiru
   
Cooperativas do RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Cooperativas do RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A Unimed Litoral Sul/RS e a Unimed Missões/RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking de Saúde (Planos de Saúde) da Great Place To Work - GPTW 2018. A Unimed Litoral Sul/RS, representada pelo superintendente da Unimed do Brasil, Rodolfo Maritano, figura na quarta posição e a Unimed Missões/RS ocupa a oitava colocação. O evento que marcou a entrega das premiações ocorreu nessa quarta-feira (19/9), em São Paulo, durante a 5ª edição do Great Place To Work - GPTW 2018.

A escolha foi realizada a partir da análise de 166 empresas inscritas, por meio de um questionário abrangente, que avalia categorias como ambiente de trabalho, liderança, respeito à diversidade, desenvolvimento de carreira, treinamento e retenção de talentos. Em paralelo, são realizadas pesquisas com os colaboradores, com caráter anônimo e escolhas aleatórias.

Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 53 países e se baseiam em questionários respondidos pelos próprios funcionários de cada empresa. O resultado permite entender como funciona o dia-a-dia dentro das organizações que são referência em gerenciamento de recursos humanos, além de oferecer um panorama daquilo que é mais moderno em práticas de gestão de pessoas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unimed Litoral Sul/RS, Carlos Faria, essa conquista traz muito orgulho para todo o grupo da Cooperativa, pois mesmo com todos os desafios enfrentados nos últimos anos, esse reconhecimento mostra que com muito trabalho, comprometimento e criatividade, é possível manter um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, valorizando os princípios do cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Litoral Sul
Sicredi VRP amplia em 150% financiamento de energia fotovoltaica

Sicredi VRP amplia em 150% financiamento de energia fotovoltaica

A busca por geração de energias mais limpas e sustentáveis, aliada à alta constante nas taxas de energia elétrica e à oferta de linhas de financiamento mais acessíveis para aquisição de equipamentos têm contribuído de forma decisiva para o crescimento do mercado de energia elétrica fotovoltaica. A Sicredi Vale do Rio Pardo, uma das pioneiras na linha de crédito para aquisição de equipamentos para geração fotovoltaica no Sistema Sicredi, pretende fechar 2018 com R$ 35 milhões em crédito para produção de energia. “Fechamos o mês de agosto com R$ 27,6 milhões, em torno de 150% de crescimento com relação ao ano passado, quando financiamos R$ 10,8 milhões”, destaca o diretor Executivo da Sicredi VRP, Márcio Algayer.

Para o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, os investimentos em geração de energia elétrica a partir da radiação solar são sinônimo de sustentabilidade e agregação de importante valor para os associados. “Trata-se  de produção de energia limpa, renovável e por que não dizer fonte inesgotável na medida em que tem o sol como sua fonte”, argumenta. Numa consideração mais ampla é possível dizer que resulta também na mitigação de emissão de CO2 e outros impactos ambientais causados pelas formas tradicionais de geração de energia elétrica.

Foi pensando nestes aspectos, entre outros, que a Sicredi VRP criou uma linha de crédito específica para a aquisição de equipamentos de geração fotovoltaica, de fácil acesso, que permite ao associado, ao financiar, converter o valor da sua conta de luz em investimento, uma vez que a parcela é adequada ao seu equivalente, o que representa importante agregação de valor e benefício a sua família ou negócio. “Passamos a aplicar, com mais intensidade, o que chamamos de círculo econômico virtuoso, pois com o dinheiro captado na região, financiamos projetos de geração de energia na região e o dinheiro permanece circulando na economia regional”, ressalta.

Petry afirma estar muito satisfeito com o excelente desempenho da Sicredi Vale do Rio Pardo nos financiamentos de equipamentos para geração de energia fotovoltaica. “O incentivo ao uso da energia solar reforça o nosso compromisso com a comunidade em que estamos inseridos, promovendo o desenvolvimento sustentável, com estímulo à produção de energia limpa”, enfatiza. Até o momento, conforme o presidente da Cooperativa, são 284 projetos implementados, sendo 191 para pessoa jurídica e 93 para pessoa física, nos nove municípios de atuação da Sicredi VRP.

Desempenho

Santa Cruz do Sul lidera o número de financiamentos, com 145 usinas instaladas, no valor de R$ 15 milhões, seguida de Venâncio Aires, com 61 projetos (R$ 6,6 milhões) e Vera Cruz, com 28 microusinas (R$ 2,2 milhões). No entanto, todos os nove municípios da base de atuação da Cooperativa já realizaram financiamentos de microusinas. Em Herveiras, por exemplo, já são quatro usinas instaladas, com R$ 251 mil financiados pela Sicredi VRP.

Na média, em cinco anos, o associado consegue pagar o equipamento financiado, que tem estimativa de vida útil de 25 anos. “Assim, restam em torno de 20 anos que o equipamento estará ainda gerando energia após estar todo pago”, completa Petry. Além dos benefícios diretos aos associados, a comunidade toda se beneficia, pois estes investimentos têm contribuído muito para o fortalecimento e surgimento de novas empresas do ramo fornecedor, gerando empregos, renda e inclusive mais tributos aos cofres públicos.

Santa Cruz do Sul consta nos registros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como o município líder no Rio Grande do Sul em número de unidades (cerca de 320) e potência instalada. Em termos de Brasil, está na quinta posição em potência instalada. “Ficamos muito felizes em contribuir para este desempenho, pois a maior parte destas usinas foi fomentada com financiamento da Sicredi”, conclui o presidente.

Hospital Ana Nery

Entre os projetos financiados pela Sicredi VRP, destaque para a maior usina solar em hospital do Brasil, instalada em dezembro de 2017, junto ao Hospital Ana Nery. Com sete meses de funcionamento, a economia gerada para a casa de saúde fica em torno de 25 e 35% ao mês, conforme a incidência de sol.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo
Encontro de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista discute desafios do setor

Encontro de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista discute desafios do setor

Promover a sensibilização dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e dos Agentes de Autogestão, com a finalidade de possibilitar a compreensão de seu papel nas cooperativas, os desafios enfrentados, assim como oferecer uma linha orientadora de atuação diante do contexto preconizado pela Diretriz de Atuação do Sescoop. Com essa proposta, o Sescoop/RS realizou nessa quarta-feira (19/9), no auditório da Setcergs, na capital gaúcha, o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou dos números do cooperativismo gaúcho, a missão do Sescoop/RS e Ocergs e seus normativos, e da importância dos agentes de desenvolvimento cooperativista. “Para desenvolvermos as cooperativas do Rio Grande do Sul, precisamos desenvolver as pessoas. E por isso vocês estão aqui. Para, junto com os técnicos do Sescoop/RS, trabalharmos pelo presente e pelo futuro do cooperativismo”, destacou.

Na sequência, o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, apresentou o regimento e as áreas finalísticas do Sescoop/RS, os projetos de autogestão e o papel dos agentes no desenvolvimento do cooperativismo. “Nosso desejo é contribuir para que nossas cooperativas cresçam com qualidade, sustentabilidade e eficiência. Esse time que estamos qualificando hoje é responsável pelo futuro de nossas 420 cooperativas. Precisamos juntos, conhecer o passado e entender o presente, para planejarmos o futuro. Vamos assumir juntos?”. Lauermann enfatizou a necessidade da qualificação dos agentes para que as cooperativas possam crescer com eficiência. “Além de crescer em números, precisamos crescer com eficiência e, para isso, precisamos de gente qualificada. Contamos com a ajuda de vocês!”.

Nova Diretriz Nacional de Atuação do Sescoop

A gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Suzan Miyashita Vilela, apresentou a nova diretriz de atuação finalística do Sescoop, Avança Sescoop - que foi criada em 2018 para marcar duas décadas de trabalho do Sescoop e contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro. Ao apresentar os três passos da diretriz (diagnóstico, conhecimento e desenvolvimento), ela enfatizou que as pessoas são o início, o meio e o fim do seu modelo de atuação. E finalizou: “Nos próximos vinte anos, conseguiremos ter cooperativas mais fortes, competitivas e sustentáveis? A resposta é sempre a mesma: fazendo junto, dá! O Sescoop capacitará vocês para esse modelo de negócios, mas vocês precisam estar preparados para serem protagonistas e desempenharem esse papel estratégico. Vocês estão prontos para caminhar conosco”.

O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, explanou sobre os regimentos e normativos internos do Sescoop/RS. Ao abordar a Resolução 92/2016, o gerente da área explicou o funcionamento da prestação de contas física e financeira, as regularidades e as contratações especiais. “O foco é olhar para frente, queremos olhar para o futuro”, afirmou.

Autogestão como ferramenta de suporte à decisão

Susan falou sobre o GDA, programa que acompanha o desempenho das cooperativas e dos ramos do cooperativismo em geral. A gerente da OCB ressaltou que a entidade precisa ter acompanhamento para obter resultado. “Para a OCB o resultado é palpável através de três eixos: Gestão, Governança e o eixo Ser Cooperativa”.

A gerente da OCB comentou sobre o papel do agente no desenvolvimento humano e no desenvolvimento da cooperativa. Segundo Susan, o agente de Desenvolvimento Cooperativista deve possuir uma visão estratégica e sistêmica, e conhecer efetivamente os negócios da cooperativa. “O agente deve ser o interlocutor entre o Sescoop e a cooperativa para o desenvolvimento humano, bem como, para o levantamento de dados e informações por meio dos programas do Sescoop”.

Planejamento e Elaboração de Projetos

A gerente de Planejamento do Sistema OCB, Pricila Topolski, destacou a importância das iniciativas responderem aos objetivos estratégicos e a missão do Sescoop, além de atenderem as necessidades de desenvolvimento das cooperativas e dos associados. “É necessário adotar-se um planejamento mais assertivo, alinhado aos objetivos e necessidades das cooperativas”, comentou.

Pricila elencou os passos do processo de planejamento do Sescoop/RS até a etapa de prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle, através da publicação e divulgação do Relatório de Gestão. A gerente do Sistema OCB reforçou que o diagnóstico da cooperativa traz insumos que são fundamentais para a estruturação do Plano de Eventos e a execução dos projetos. “O Plano de Eventos precisa refletir as necessidades de desenvolvimento da cooperativa definidas a partir da análise dos seus ambientes. E o apoio dos Agentes de Desenvolvimento das Cooperativas na análise das informações geradas a partir das ferramentas de diagnóstico é fundamental no planejamento, favorecendo a execução”, ressaltou.

Agente de Transformação

Dado Schneider apresentou a palestra “Agente de Transformação? Vontade de Mudar” e destacou o cenário de mudança constante pelo qual o mundo está passando. “Mudar não é necessariamente gostar do que está acontecendo, mudar, no século XXI, é entender o que está acontecendo para aceitar o que há”. Independente da idade, o palestrante salienta que as grandes diferenças na sociedade contemporânea são de mentalidade.

Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop

No encerramento do evento, o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Mario De Conto, explanou sobre a instituição de ensino superior, criada para perenizar o ensino e pesquisa em cooperativismo, fomentar financiamentos, convênios internacionais e criar cursos. “O nosso foco é ser a universidade corporativa que as cooperativas desejam”, disse.

O diretor-geral da Escoop enfatizou que um dos motivos pelos quais a instituição existe é justamente para criar cursos que sejam adequados às necessidades das cooperativas. Nesse sentido, ele afirma que uma tendência é uma demanda cada vez maior de cursos de extensão, com a pessoa como construtora da sua formação.

Após, foi a vez da professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, falar sobre o lançamento das capacitações da instituição para 2019, com destaque para os programas Escoop Agro, Escoo Crédito, Escoop Infra e Escoop Saúde, que visam trazer cursos de extensão com foco em inovação, tecnologia e missões técnicas, alinhados às necessidades das cooperativas gaúchas.

FecoAgro/RS promove fórum sobre agronegócio e cooperativismo em Lajeado

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, promove na próxima quarta-feira, 26 de setembro, o "Fórum de Mercado e Tendências - O Agronegócio e o Cooperativismo". O evento inicia às 9h30min no Hotel Weiand (Avenida Sete de Setembro, 745, Lajeado/RS). Na ocasião ocorrerá a devolutiva do sistema de autogestão 2018 com divulgação de resultados gerais entre janeiro e julho deste ano.

Programação:

09h30min - Abertura: FecoAgro/RS e Ocergs/Sescoop-RS

10h - Painel: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AGRONEGÓCIO

Palestrante: Martha Gabriel (Pensadora e influenciadora digital, futurista, autora de best seller, palestrante internacional)

12h - Almoço (Restaurante do Hotel)

13h30min - Painel: DEVOLUTIVA PREAMBULAR DO PROGRAMA AUTOGESTÃO 2018

Apresentação: Gerson José Lauermann (Superintendente Técnico Operacional Ocergs/Sescoop-RS)

Debates: Depoimentos de Cooperativas participantes no Programa

14h30min Painel: MERCADO & TENDÊNCIAS PARA SOJA E MILHO

Palestrante: André Pessoa (Consultor e sócio da Agroconsult, especialista em inteligência, análise e posicionamento de mercado e risco)

16h30min Encerramento / Coffee break

Para mais informações sobre o fórum entre em contato com a FecoAgro/RS pelo telefone (51) 3014-2525 ou através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Paraguai lança curso técnico em cooperativismo

Paraguai lança curso técnico em cooperativismo

A Constituição paraguaia lê em seu artigo 113 que "os princípios do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico nacional serão difundidos através do sistema educacional".

Pensando assim, a Federação das Cooperativas do Paraguai (Fecopar) e a Confederação Paraguaia de Cooperativas (Conpacoop), pensaram em criar o Bacharelado Técnico em Cooperativismo (BTCoop), tendo como apoiador o Ministério da Educação e Ciência do Paraguai.

No final do ano passado, a Conpacoop, com um portfólio educacional, junto com a Fecopar, propôs o desenvolvimento do BTCoop, e se comprometeu, entre outros objetivos, treinar os professores nas disciplinas do cooperativismo, em tutoriais personalizados e específicos; e fornecer materiais didáticos para as disciplinas especificas de professores e alunos.

O Ministério providenciou o espaço para o desenvolvimento das aulas dos três anos do BTCoop, bem como os salários dos professores titulares e de apoio; segurança para o uso racional dos recursos fornecidos para a implementação segura do projeto; e as despesas geradas pelo desenvolvimento das classes.

O curso foi apresentado no aniversário da Fecopar, 25 de julho, na Escola Nacional de Comércio nº1 Alfonso Campos, em Assunção. O presidente da Aliança Internacional Cooperativa (ACI), Ariel Guarco afirmou:

“A inclusão da educação cooperativa no campo educacional é uma questão que preocupa cooperativistas em todas as partes do mundo. Todos nós reconhecemos a importância que uma educação cooperativa teria nas salas de aula de escolas, faculdades e universidades, mas ainda é necessário que isso se torne uma realidade”.

O presidente da ACI também comentou da responsabilidade e importância de promover que todas as crianças e jovens saibam que existem outras formas de nos organizarmos, que não existe um único meio de nos fornecer alimentos, de conseguir trabalho ou de promover o desenvolvimento.

Fonte: EasyCOOP e Cooperativas de Las Américas
Sescoop/RS recebe Plano de Eventos para 2019

Sescoop/RS recebe Plano de Eventos para 2019

O Sescoop/RS, cumprindo com suas finalidades, comunica que está aberto o período para que as cooperativas solicitem a realização de Ações Descentralizadas em 2019, mediante o preenchimento e envio dos Planos de Eventos através do site da entidade: www.sescooprs.coop.br.

O prazo para preenchimento e envio se encerra no dia 30 de setembro de 2018. As realizações das Ações Descentralizadas deverão estar em consonância com os normativos do Sescoop/RS, especialmente as Resoluções Sescoop/RS 08/2007 e 92/2016 e suas alterações, disponíveis em Programas > Pró-eventos > Resoluções do Sescoop/RS (http://www.sescooprs.coop.br/programas/pro-eventos/)

Procedimentos para preenchimento e envio dos Planos de Eventos 2019:

Poderão realizar Ações Descentralizadas as cooperativas adimplentes, até a proporção de 25% do montante anual recolhido ao Sescoop/RS. Esse recolhimento é referente ao percentual de 2,5% que incide sobre a folha de pagamento da cooperativa – contribuição compulsória recolhida ao INSS.

Exemplo:

Valor recolhido ao Sescoop/RS em 2018: R$ 100 mil;

Valor para desenvolvimento de projetos em 2019: R$ 25 mil.

Como preencher e enviar os Planos de Eventos 2019:

– Acessar o site: www.sescooprs.coop.br;

– Acessar o menu: Programas > Pró-eventos > Sou uma Cooperativa;

– Na nova janela, faça o login no sistema;

– Acessar o link: Projetos > Plano de Eventos > Selecionar Ano Exercício 2019 > Filtrar > Incluir Plano;

– Preencher o formulário do Plano de Eventos 2019 de acordo com as instruções abaixo:

1) Informar todos os campos do formulário Plano de Eventos 2019, com atenção especial ao campo Área de Atuação, no qual o Plano de Eventos deverá ser classificado da seguinte forma:

   – Formação Profissional, quando se tratar de eventos voltados para os diversos campos do conhecimento buscando atender as necessidades específicas de aprendizagem, capacitação profissional, aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica e pós-graduação dos empregados e/ou associados da cooperativa;

    – Promoção Social, quando se tratar de eventos culturais, educativos, de integração social, sobre meio ambiente, saúde e geração de renda, destinados a empregados, associados e comunidade em geral.

2) Apertar o botão salvar;

3) Inserir as despesas previstas, selecionando as verbas adequadas a cada tipo de despesa e detalhando a composição de cada uma (resumidamente em até 100 caracteres) e acionar o ícone Salvar (ao lado do valor);

4) Em caso de solicitação de Materiais Técnicos e Didáticos, selecionar o tipo e quantidades e acionar o ícone Salvar (ao lado da quantidade) – Obs: a descrição dos materiais está disponível no ícone [?] no formulário do Plano de Eventos e no link Tabela Materiais (no menu Projetos).

5) Acionar o botão Enviar para Aprovação.

Observações Importantes:

  • A solicitação de material didático não se aplica a projetos de Bolsa de Estudos;
  • Bolsas Descentralizadas (ações descentralizadas de bolsas de estudos):

– As cooperativas que enviarem Planos de Eventos contemplando empregados/associados que já sejam beneficiários desde o ano de 2014 ou de anos anteriores, devem encaminhar estes Planos de Eventos colocando no título a expressão “Continuidade Ano 201x”, para contemplar estes beneficiários em 2019;

– Para atender empregados/associados que se tornaram beneficiários a partir de 2015 ou para novos beneficiários, a cooperativa deve enviar Plano de Eventos específico, pois estes projetos deverão atender as exigências da Resolução 08/2007 e suas alterações (disponíveis em Programas > Pró-eventos > Resoluções do Sescoop/RS  – http://www.sescooprs.coop.br/programas/pro-eventos/);

  • Valores de Despesa “Serviços de Instrutores”:

Os valores previstos para a despesa “Serviço de Instrutores” deverão ser orçadas considerando os valores estabelecidos em portaria específica, conforme art. 9 da Resolução Sescoop/RS 92/2016, a saber:

Limite máximo de remuneração como hora aula:

– Até R$ 154,00 – para diplomados em ensino médio profissionalizante;

– Até R$ 173,00 – para graduados;

– Até R$ 193,00 – para especialistas;

– Até R$ 212,00 – para mestres;

– Até R$ 232,00 – para doutores.

Limite máximo de remuneração como conferência:

– Até R$ 1.933,00 – para graduados;

– Até R$ 2.894,00 – para especialistas;

– Até R$ 3.866,00 – para mestres;

– Até R$ 4.827,00 – para doutores.

Mais informações:

Formação Profissional

Fernanda Salerno: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0043;

Jaime: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0069;

Rafaela: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0053;

Sandra: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0058;

Volnei: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0028;

Promoção Social

Gustavo: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e Telefone: (51) 3323-0039.

Cotrisoja abre inscrições para o Programa Aprendiz Cooperativo

Cotrisoja abre inscrições para o Programa Aprendiz Cooperativo

A Cotrisoja está com as inscrições abertas para o Programa Aprendiz Cooperativo, que cria oportunidades para os jovens terem o seu primeiro estágio e, posteriormente, a possibilidade de conquistar um emprego. Desenvolvido pelo Sescoop/RS, o programa permite aos os jovens aprenderem uma profissão e também entrarem em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.

Ao ser aprovado, o aluno participa de um programa de mais de mil horas, entre aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os jovens estudam em salas de aula lições de cooperativismo, informática, empreendedorismo, matemática financeira, introdução à administração, mercado de trabalho, entre outros temas. Na parte prática, aplicam os ensinamentos dentro da cooperativa na forma de estágio remunerado.

Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS

Criado em 2007, o Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS é uma oportunidade para o jovem ingressar no mercado de trabalho através do primeiro emprego em uma cooperativa. Os participantes têm a oportunidade de conhecer e praticar os valores e princípios do cooperativismo, além de adquirir experiência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com o Departamento de Recursos Humanos da Cotrisoja, através do telefone (54) 3385-3000.

O QUE: Programa Aprendiz Cooperativa Cotrisoja

QUEM PODE PARTICIPAR: Jovens de 14 a 17 anos, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio. Também é necessário possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social.

QUANDO: Inscrições até dia 26 de setembro

ONDE: Unidades de atendimento Cotrisoja de Tapera e Lagoa dos Três Cantos

Sescoop/RS promove formatura de aprendizes cooperativos do campo

Sescoop/RS promove formatura de aprendizes cooperativos do campo

O principal projeto do Sescoop/RS para garantir a profissionalização e a permanência dos jovens cooperativistas no campo formou mais uma turma de alunos no dia 10 de setembro. Ao todo, 21 alunos, cotizados pela Vinícola Nova Aliança, São João, Forqueta, Sicredi Pioneira RS, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooprado e Piá participaram da solenidade, que aconteceu na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), em Caxias do Sul.

A primeira turma do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo na Efaserra iniciou em março de 2017. Durante o curso, foram ministradas disciplinas de conhecimentos básicos como Cooperativismo, Cidadania, Trabalho e Matemática Financeira, Contabilidade, Informática, além de disciplinas técnicas, como Cadeia Produtiva do Leite, Fruticultura, Viticultura e Acesso ao Crédito Rural, entre outras.

Após a entrega dos certificados aos formandos e a mensagem dos oradores Cristiane Palmeira Daros, Lucas Henrique Fiorini e Lucas Daros aos colegas sobre o legado que deixarão para o mundo, o presidente da Associação Efaserra e da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, falou dos desafios do programa e da importância do cooperativismo. “O cooperativismo é um modelo socioeconômico perfeito, pois gera e distribui renda. Estamos de parabéns por proporcionar uma educação melhor aos jovens do campo, com vivência, exemplos, experiência e distribuindo além de renda, cada vez mais o conhecimento”.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou o histórico, o formato do Programa e expectativas dos formandos. “Tudo que queremos é que vocês continuem escolhendo o melhor caminho e o cooperativismo é uma bela forma de fazerem isso, pois contribui para o desenvolvimento econômico e social das suas comunidades”. Estiveram presentes ainda o diretor da Efaserra, Israel Matté e o presidente da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma grande oportunidade. O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias.

O Programa traz uma proposta inovadora do curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo. O curso tem 17 meses de duração, com 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, durante quatro dias por semana, com quatro horas de aula por dia.

Outra inovação é a alternância entre os módulos teórico e prático: o aprendiz terá duas semanas consecutivas de aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas, sucessivamente. Desta forma, não perderá o vínculo com as atividades do campo e nem se desvencilhará das relações familiares.

Unimed Porto Alegre conquista Top Cidadania

Unimed Porto Alegre conquista Top Cidadania

A Unimed Porto Alegre foi a vencedora do Top Cidadania na categoria organização com o case Unidade Projeto Pescar. O prêmio, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), do Rio Grande do Sul, reconheceu o projeto da cooperativa que oportuniza aprendizado e capacitação a jovens em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no mundo do trabalho. A premiação será realizada no dia 3 de outubro, em Porto Alegre.

Por meio do Projeto Pescar, a Unimed Porto Alegre transformou vidas e aplicou na prática o seu propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas. A cooperativa já certificou 40 jovens e atua para gerar competências para o mundo do trabalho, além de assegurar melhoria significativa na qualidade de vida dos envolvidos. Em 2017, a Unimed Porto Alegre investiu em melhorias nos processos e em reforma do ambiente da Unidade, possibilitando, com isso, a ampliação do número de vagas para 2018. No ano passado, também promoveu a 1ª Maratona de Ideias Pescar da Unimed Porto Alegre, envolvendo os jovens que participaram de todas as turmas; criou o Programa de Mentoria Social; e implantou a ação Voluntário Inspiração.

No total, foram 840 horas de aulas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, que abordaram temas como saúde, família, meio ambiente, técnicas de vendas e negociação, relacionamento com o cliente e empreendedorismo. O trabalho realizado ao longo do curso, contou com a contribuição qualificada de 73 colaboradores voluntários, que dedicaram, além de conhecimento técnico, oportunidade de desenvolvimento pessoal e de cidadania. Foram mais de 393 horas de trabalho voluntário ativo.

Quando o curso se encerra, os jovens passam pela cerimônia de certificação. Do total até então, 31 permanecem trabalhando ou estudando. Todos que concluíram o curso são acompanhados por dois anos pela Unimed Porto Alegre para orientação com vistas à sua inserção, manutenção e ascensão no mundo do trabalho.

Sobre a Unimed Porto Alegre

Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conta com mais de 720 mil beneficiários e 342 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que constitui a maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A cooperativa conta com aproximadamente 6.500 médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui hospital em Guaíba, laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, prontos-atendimentos, Clínicas de Vacinas, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.

Fonte: Assessoria Comunicação Unimed Porto Alegre
 
Websérie Fala Ae, Geração – 4º episódio

Websérie Fala Ae, Geração – 4º episódio

Fala Ae, Geração!

websérie Fala Ae, Geração chega à sua quarta edição das seis que estão previstas para ir ao ar no nosso canal no YouTube. Como você já sabe, a websérie debate os mais diversos temas do mundo do cooperativismo, mostrando como os princípios do cooperativismo estão inseridos na vida de todos, mesmo que você não saiba.

Episódio #4: Ação Social Sustentável

Neste quarto episódio, o apresentador Capu recebeu como convidado o cãozinho Toquinho, junto com sua dona, a DJ Mari Brino. O Toquinho é personagem principal de uma ação social sustentável, a DJ Mari Brino falou o que é isso, e o Capu explicou o que tem a ver com o mundo do cooperativismo.

O Toquinho

Nosso entrevistado canino é a figura central de uma ação social sustentável, e sua dona, Mari Brino mostrou, na prática, como construir esse modelo de negócio que não visa ao lucro e serve aos interesses da comunidade que está inserida. É sustentável, por que todo o dinheiro gerado é reinvestido no próprio negócio.

Toquinho é um cão paraplégico, que foi abandonado com fratura de coluna, e, ao ser adotado e por ter necessidades especiais para sua locomoção, gerou o engajamento para arrecadação de doações para ele e também outros cães com dificuldades semelhantes cujos donos não poderiam arcar com as despesas.

Foi criada, então, a grife O Toquinho, uma marca de produtos pet e roupas humanas para gerar renda que pudesse ser revertida no auxílio dos cães paraplégicos, para que vivam uma vida normal e a eutanásia não seja mais a única opção possível.

Compromisso com a Comunidade

A ideia de “entrevistar” o Toquinho, como explicou Capu, foi mostrar como uma ação social pode estabelecer um modelo financeiro de negócio, criar receitas e, a partir daí, servir à comunidade a qual está inserida, objetivando o crescimento de todos os envolvidos.

A união de esforços para propiciar o bem para a comunidade, como no caso do Toquinho, é uma ideia inserida dentro dos sete princípios do cooperativismo, mais precisamente, o sétimo princípio: compromisso com a comunidade, que prega o respeito às peculiaridades de uma comunidade para propor soluções de negócios e apoio a causas humanitárias, além do dever de desempenhar um papel dentro da sociedade em que estamos inseridos.

Vem mais Fala Ae por aí

No penúltimo episódio do Fala Ae, Geração abordaremos o tema empreendedorismo digital e a contribuição das novas tecnologias para as cooperativas.

próximo episódio vai ao ar no dia 18 de setembro, no canal do Geração Cooperação no YouTube. Até lá!

E fica mais uma vez a dica: se você perdeu os três primeiros episódios da websérie, acessa aqui aqui, e aqui também.

Rio de Janeiro sediou seminário do Ramo Trabalho da OCB

Rio de Janeiro sediou seminário do Ramo Trabalho da OCB

Os Sistemas OCB e OCB/RJ realizaram no dia 5 de setembro, na Casa do Cooperativismo Fluminense, o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sudeste, destinado a cooperativas contempladas pela lei nº 12.690/12. O evento teve como objetivo promover o diálogo entre os representantes do sistema cooperativista, com o intuito de apresentar a realidade do setor e mostrar os benefícios e resultados do cooperativismo ao trabalhador associado e à sociedade.

O evento – que reuniu cerca de 60 pessoas, entre dirigentes de cooperativas, representantes do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho e colaboradores das Unidades Estaduais do Sistema OCB – debateu temas, como a Terceirização, Licitações e Contratos com a Administração pública e Direitos sociais da Lei 12.690/12. Também foram apresentados os principais desafios e oportunidades identificadas pelas cooperativas do ramo.

O primeiro ponto abordado no Seminário foi a apresentação institucional do Sistema OCB, feita pela analista da Gerencia Técnica e Econômica do Sistema OCB, Carla Bernardes de Souza. Em sua fala, ela apresentou os números do cooperativismo no Brasil e as funções específicas das três casas: Confederação Nacional das Cooperativas (Cncoop), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Em seguida, Elza Cançado, diretora de relacionamentos e negócios da Coopersystem e representante estadual do Ramo Trabalho no Distrito Federal destacou os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa, especializada em TI, nas áreas de desenvolvimento, manutenção, sustentação, treinamento e auditoria de sistemas, desenvolvimento de sites, programas para web e sistemas de mainframe e suporte à infraestrutura de informática e de redes.

Lei 12.690/2012

O Seminário Regional foi focado na Lei 12.690/2012. No painel Licitações e Contratos com a Administração Pública, o procurador do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Amaral Garcia, abordou o fato de muitas cooperativas do segmento serem impedidas de participarem de licitações e sua inconstitucionalidade. Em seguida, o assessor jurídico da OCB/RJ, Dr. Ronaldo Gaudio, abordou a terceirização por cooperativa de trabalho após a reforma trabalhista.

Por fim, a analista da gerência jurídica da OCB, Milena Tawany Gil Cesar comentou os Direitos Sociais da Lei 12.690/2012, como a retirada mínima dos cooperados, o repouso anual remunerado e outros pontos. “É importante que o cooperado tenha em mente que ele não é um empregado. Esse é um fator que é um problema recorrente e que precisa ser sanado”, finalizou.

Debate e manifestação das cooperativas participantes

Na conclusão do evento, representantes de cooperativas debateram sobre os desafios e oportunidades do ramo Trabalho. Dentre os desafios apresentados, foram destacados: capacitação, pertencimento, dificuldade de mercado, a tributação e o fato da sociedade entender a cooperativa (e o modelo cooperativista).

Entre as oportunidades levantadas, foram apresentadas a capacitação, o treinamento, a intercooperação, o marketing e o trabalho junto ao poder público.

Avaliação do Seminário

O saldo do evento foi bastante positivo. O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, destacou o fato do ramo Trabalho ser a solução para o combate das mazelas do país. “O Seminário foi um sucesso e acredito que quem participou saiu do evento com uma nova perspectiva para o segmento, pois essa era uma proposta do evento”, comentou o presidente, que anunciou a retomada dos trabalhos para a elaboração de uma cartilha de recomendações das cooperativas de trabalho, explicando para os fiscalizadores as especificidades do segmento.

A coordenadora do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho e presidente da Fetrabalho/RS, Margaret Cunha, também falou do saldo positivo do evento. “Sabemos das dificuldades de cada região e o encontro foi importante para sabermos as demandas das cooperativas dos estados. Estamos fazendo a diferença”, disse.

O representante estadual do ramo Trabalho junto a OCB e secretário de finanças da OCB/RJ, Ildecir Sias, também comentou sobre o Seminário. “Foi um prazer o Rio de Janeiro sediar este evento. O segmento é muito forte e tem muitos desafios a serem implementados. As cooperativas foram as principais beneficiadas”, finalizou.

Com informações da OCB/RJ