Em mais um ano, a Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG participou do Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data é marcada pela realização de diversas ações com foco em responsabilidade social nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o de crédito. O objetivo do movimento é transformar a realidade das comunidades onde as cooperativas estão inseridas.
O Dia C ocorre sempre na mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, o movimento teve como mote "Atitudes simples movem o mundo", focando em iniciativas beneficentes que contribuíssem com as comunidades, principalmente, no combate a pandemia.
A Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG mais uma vez promoveu a ação "Alimentando a Cooperação", que arrecadou alimentos não perecíveis de 22 de junho a 3 de julho, para doação a entidades dos municípios de Tapera, Selbach, Ibirubá, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Quinze de Novembro, no estado do Rio Grande do Sul, Patos de Minas e Lagoa Grande, em Minas Gerais.
Participaram da iniciativa colaboradores, conselheiros de Administração, conselheiros Fiscais e associados da cooperativa. E para estimular as pessoas a se engajarem ainda mais, a cada quilo de alimento recebido a cooperativa doaria mais um quilo. Foram recebidas 4,2 toneladas e a cooperativa dobrou a quantidade, totalizando 8,4 toneladas de alimentos.
Nesta semana, foi realizada a entrega para as seguintes entidades: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Tapera; Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Casa Lar Dona Celestina de Selbach; ONG Filhos do Coração, Associação de Catadores e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá; Assistência Social de Colorado; Assistência Social de Lagoa dos Três Cantos; Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Quinze de Novembro; Casa das Meninas Nossa Senhora Aparecida, Casa da Acolhida Bem Vinda, Casa da Sopa Tia Eusápia, Lar Vicentino Padre Alaor e FELIS - Fraternidade Espirita Lar de Ismael de Patos de Minas; e Assistência Social de Lagoa Grande.
Segundo o presidente, Sérgio Luiz Tonello, o Dia de Cooperar é um momento de união das cooperativas para colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo, através de projetos que contribuam com as comunidades. "O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social e a cooperação é a principal ferramenta do nosso modelo de atuação. Neste ano, em razão da pandemia, optamos pela doação de alimentos, onde vamos beneficiar muitas pessoas e famílias que estão precisando de ajuda. Ao mesmo tempo, procuramos valorizar a nossa campanha de apoio a economia local, realizando a compra dos alimentos entre os mercados associados da cooperativa", disse.
Negócios
A Ceriluz entregou na manhã dessa quarta-feira, 8 de julho, os donativos resultantes da sua Campanha do Agasalho realizada entre colaboradores, diretores e conselheiros, para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ijuí. A iniciativa integrou o Projeto Ações que Inspiram, idealizado em razão da passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no último sábado, 4 de julho. Todos os anos a Cooperativa organiza atividades, em geral presenciais, visando celebrar o Dia C, como é mais conhecido o Dia Internacional do Cooperativismo. Porém, considerando o momento atual ela optou por realizar uma ação digital, que visava estimular as pessoas a escolherem suas próprias ações de cooperação.
A entrega dos donativos foi feita pelos diretores da Ceriluz, Romeu de Jesus e Sandro Lorenzoni, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde. “Nesse ano a humanidade foi acometida por uma epidemia que restringe muito nossa vida social e, nesse sentido, para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, a Ceriluz propôs ações cooperativas mais voltadas ao nosso convívio no lar. Fomos convidados a vivenciar nossos valores, nossos princípios, dentro de nossas famílias, de uma forma muito intensa”, explicou Romeu de Jesus.
Entre essas iniciativas estava a prática da solidariedade, onde se solicitou às famílias que reservassem alguns momentos para separar e doar agasalhos. Os donativos arrecadados foram repassados para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ijuí, que fará a triagem das peças e dará o seu destino, conforme a necessidade. “Cada peça, cada agasalho, cada calçado que nós recebemos aqui na secretaria, com certeza irá para a população, para aquelas pessoas que necessitam mesmo”, afirma a secretária, Romi Rohde. Ela salienta que, além do frio desse inverno, as chuvas dessa semana trouxeram mais um fator de vulnerabilidade para algumas famílias, citando especialmente onze famílias dos distritos de Itaí e Chorão que perderam seus pertences em razão das cheias nos rios Ijuí e Azul. Além de agasalhos, a secretaria também solicita material de higiene e limpeza, colchões, móveis e eletrodomésticos. Para alguns casos a secretaria está à disposição para buscar os donativos, casos de móveis e colchões, por exemplo.
Além de agasalhos a Ceriluz também recebeu doações de alimentos não perecíveis. Estes, contudo, foram encaminhados para uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza realizada em Bozano, por iniciativa dos colaboradores da agência do Sicredi, com apoio da Ceriluz, Cotripal e C. Vale. Essa campanha se estende até o dia 15 de julho, próxima quarta-feira, com pontos de coleta nas unidades de atendimento naquele município das cooperativas participantes.
Assessoria de Comunicação da Ceriluz
Negócios
Com o objetivo de apresentar ações de cunho social e educacional desenvolvidas pelo Governo do Estado, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild, iniciou roteiro de visitas pelo interior do Rio Grande do Sul no dia 09 de julho. A primeira reunião ocorreu na Cooperativa Languiru, em Teutônia, onde foi recebido pelo presidente Dirceu Bayer.
“O intuito é fazer com que o Rio Grande do Sul vá para frente. Conhecendo as empresas, buscamos o apoio e podemos alinhar parcerias no desenvolvimento de diferentes projetos para a juventude do Vale do Taquari”, justificou Hauschild. Entre as atividades, destacou a concessão de bolsas para a realização de estágios. “Precisamos formar novos talentos e novas lideranças. Temos muitos desafios e os jovens são vistos como ‘porta’ da transformação”, disse.
Sucessão
Bayer mencionou o Programa de Sucessão Familiar desenvolvido pela cooperativa, valorizando a qualificação proposta também pelo Governo do Estado. “Historicamente as cooperativas possuem um grande envolvimento com as comunidades, e a Languiru sabe da importância da formação de novos líderes e sucessores no campo. Paralelamente a isso, a inovação é essencial para motivarmos esses jovens a darem continuidade às atividades na propriedade, criando novas expectativas. É um trabalho que traz benefícios à toda região”, afirmou.
O diretor de operações da Sicredi Ouro Branco, Diogo Aschebrock, também participou da reunião e falou do projeto de cooperativas escolares. “É uma maneira de estimularmos a educação cooperativa já nas escolas, desde cedo, num trabalho que complementa as ações desenvolvidas pela Languiru com seus associados”, valorizou.
Região diferenciada
O secretário enalteceu o desenvolvimento do Vale do Taquari. “É uma região diferenciada, de potencial muito grande em diferentes setores da economia. Precisamos fazer ecoar as boas experiências locais e este trabalho com os jovens para retenção de talentos”, frisou.
Hauschild vislumbra cooperativas de cunho social com prestação de serviços à comunidade, aproveitando as experiências bem-sucedidas de Languiru e Sicredi. Novos encontros são previstos.
“Temos muito a construir juntos, começando com iniciativas simples. Tendo essa perspectiva, tenho certeza que projetos maiores virão”, concluiu o secretário, que ainda aproveitou a visita para solicitar o apoio com doações de máscaras, cestas básicas, álcool gel e itens de higiene para iniciativas do Estado de prevenção ao Covid-19 e auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester
Negócios
Na manhã desta quinta-feira (9/7), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou na modalidade digital, através da plataforma Microsoft Teams, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2019 e estabelecido o plano de trabalho de 2020. As pautas foram aprovadas por pelo quórum de 81 cooperativas, que representaram 421 votos.
Representando a diretoria da Ocergs, o diretor-secretário da entidade, Darci Hartmann, falou sobre a reestruturação da organização para o enfrentamento da nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19. O dirigente salientou a importância dessa adequação para atender as necessidades dos ramos de atuação das cooperativas e destacou a contribuição do programa de Autogestão desenvolvido pelo Monitoramento do Sescoop/RS para o aperfeiçoamento da gestão e governança das cooperativas.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ressaltou o protagonismo de algumas pautas, dentre as quais: o avanço organizacional das cooperativas de transporte de cargas; o vertiginoso avanço das cooperativas de Crédito, demonstrando que a inclusão financeira de muitos gaúchos ocorre via esse ramo; os investimentos das cooperativas de Infraestrutura em Internet e geração de energia; o atendimento das cooperativas de Saúde para uma vida melhor para milhares de usuários cooperativados; a inclusão cooperativa de mais jovens e mulheres nas cooperativas agropecuárias e a permanente assistência técnica oferecida aos produtores associados; a forte ação das cooperativas de Trabalho, buscando trabalho e renda para milhares de trabalhadores e o esforço cultural pela melhor educação e ensino realizado pelas cooperativas educacionais.
Atuação da OCB
Na sequência, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, comentou sobre a atuação da entidade nacional em defesa das pautas do cooperativismo junto às esferas dos poderes públicos federais. Nobile também falou sobre o desafio da OCB frente a esse momento ocasionado pela pandemia do novo coranavírus. “Nós estamos imbuídos nesse trabalho, dedicado ao que somos, na responsabilidade que temos enquanto Unidade Nacional, enquanto Unidade Estadual de darmos as respostas para as cooperativas, para estas fazerem chegar aos cooperados”. O dirigente ressaltou o trabalho desenvolvido em parceria com a Escoop, na implantação de ensino EAD, com a oferta de cursos e conteúdos programáticos importantes, sobretudo quanto à realização de assembleias virtuais, realidade imposta pelo distanciamento social intrínseco ao contexto da pandemia, que impacta diretamente todas as cooperativas.
Sindicato Ocergs e negociações coletivas de trabalho
O diretor técnico sindical, Irno Pretto, destacou a participação e apoio dos presidentes e Recursos Humanos das cooperativas no processo de mediação sindical, que possibilitou as negociações de convenções coletivas de trabalho junto a diversos sindicatos. “Ao longo de 2019 nós tivemos uma arrecadação de R$ 1.012.302,00 pela CNCOOP. Nós tivemos também uma arrecadação assistencial no valor de R$ 122 mil e sindical daquelas cooperativas que ainda precisaram pagar em função dos seus contratos com órgãos públicos, uma vez que já não é mais obrigatório o imposto sindical”, afirmou.
Prestação de Contas 2019 e Plano de Trabalho 2020
Representando o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, o gerente do Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, apresentou as demonstrações contábeis referentes ao exercício de 2019 e o Plano de Trabalho 2020. Em relação às receitas provenientes das atividades da organização cooperativa, o valor realizado foi de R$ 7.577.255,00, enquanto que as despesas registradas foram de R$ 6.360.052,00.
Nas atividades da organização sindical, as receitas somam um total de R$ 1.214.252,00 e as despesas no exercício de 2019 foram de R$ 1.090.055,00. Na execução orçamentária de Projetos e Eventos Institucionais, a Organização Cooperativa registrou o valor de R$ 1.832.815,00 e a Organização Sindical o valor de R$ 318.356,00, somando um total de R$ 2.151.171,00. Na manutenção das atividades de ambas as organizações, a soma total apresentada foi de R$ 990.573,00, com ênfase na manutenção, conservação de bens móveis e imóveis, que registrou R$ 441.386,00 durante o exercício de 2019.
Ativo Circulante
Em relação à disponibilidade de ativo circulante, a organização cooperativa apresentou um aumento de R$ 1.529.416,00, registrando em dezembro de 2019 o valor de R$ 6.714.456,00, o que representa uma variação de 29,50 % em relação a dezembro de 2018. Já a organização sindical teve um aumento de R$ 280.360,00, registrando em dezembro de 2019 a cifra de R$ 893.298,00, uma variação de 45,74 % em relação ao mesmo período de 2018.
Quanto a outros créditos mais despesas antecipadas, o ativo circulante apresentado teve um aumento de R$ 16.609,00, o que denota um crescimento de R$ 28,45 %, registrando a soma total de R$ 74.986,00 em dezembro de 2019.
Ativo Não Circulante
O ativo não circulante referente ao exercício de 2019 foi de R$ 2.341.419,00, o que representou uma diminuição de 6,24 % em relação ao mesmo período de 2018.
Passivo Circulante
Já no passivo circulante, o balanço apresentado registrou em dezembro de 2019 o valor de R$ 772.552,00, indicando um aumento de R$ 329.159,00 e uma variação de 74,24 % em relação a dezembro de 2018.
Evolução das Receitas
Na evolução de receitas da organização cooperativa, a receita de contribuição cooperativa líquida apresentada na prestação de contas registrou em dezembro de 2019 o total de R$ 7.042.312,00, representando um crescimento de 9,27 % e um amento de R$ 597.235,00 em relação a dezembro de 2018. Já na organização sindical, a receita de contribuição sindical apresentada em dezembro de 2019 foi de R$ 1.150.420,00, indicando um aumento de R$ 580.728,00 e um crescimento de 101,94 % em relação a dezembro de 2018.
Evolução das Despesas
Quanto à evolução das despesas líquidas das receitas financeiras, a organização cooperativa apresentou em dezembro de 2019 o valor de R$ 5.835.936,00, uma diminuição de R$ 105.910,00. Na organização sindical, as despesas registradas em dezembro de 2019 foram de R$ 1.026.223,00, o que representou uma variação de 13,30 %, em um aumento de R$ 120.492,00 em relação a dezembro de 2018.
Evolução do Superávit e Patrimônio Social
Na evolução do superávit acumulado, a prestação de contas registrou em dezembro de 2019 o valor de R$ 1.330.573,00, o que representa um aumento em relação ao mesmo período de 2018 na ordem de R$ 1.163.380,00, indicando um crescimento de 695,83 %. Já em relação à evolução do patrimônio social acumulado, o relatório de prestação de contas indica em dezembro de 2019 o superávit de R$ 1.341.401,00, numa variação de 16,96 % em relação ao mesmo período de 2018, totalizando o valor de R$ 9.251.608,00.
Na sequência, o auditor Antônio Carlos Nasi apresentou o Parecer da Auditoria Externa que aprovou, sem ressalvas, as contas da entidade. Da mesma forma, o coordenador do Conselho Fiscal da Ocergs, Paulo Abreu Barcellos, apresentou o parecer do Conselho que aprovou as demonstrações contábeis e recomendou a AGO à aprovação das contas encerradas em 31 de dezembro de 2019.
Logo após, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, apresentou e definiu o Plano de Trabalho, Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2020, que foi aprovado de forma unânime pelas cooperativas. As demais pautas apresentadas e também aprovadas unanimemente se referiram à homologação da fixação do valor das cédulas de presença dos integrantes da diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do diretor-secretário, do diretor técnico sindical e do presidente da Ocergs; a autorização do presidente e diretor técnico sindical da Ocergs a firmarem convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e /ou dissídios coletivos; a definição do valor da contribuição assistencial para o exercício de 2021; e assuntos gerais sem caráter decisório.
Negócios
O cooperativismo de Crédito, segmento que já conta com mais de 12 milhões de adeptos no Brasil é um dos mecanismos mais eficazes para promover acesso aos serviços financeiros às pessoas em municípios menores, mais distantes e rurais do Brasil. A afirmação é resultado do estudo “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”, que cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do próprio Sicredi.
O trabalho foi conduzido pelo especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, Juliano Assunção, pesquisador do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A pesquisa analisou dados de todos os municípios brasileiros, no período de 2007 a 2018, e traçou o perfil de atuação das instituições financeiras nos municípios. A partir da comparação da atuação de bancos e cooperativas de crédito no que tange a distância da capital e urbanização, foi revelado que as cooperativas de Crédito têm a capacidade de prover serviços financeiros em regiões mais isoladas e rurais, quando comparadas aos bancos.
Conexão com a comunidade
Entre as principais conclusões do estudo, está a relação de fatores limitantes para a abertura de uma agência de uma instituição financeira cooperativa em comparação a de um banco. Enquanto os bancos têm, em média, um limite mínimo de 8 mil habitantes para o estabelecimento de uma agência em um município, uma instituição financeira cooperativa como o Sicredi tem capacidade de abertura de agências em municípios a partir de 2,3 mil habitantes.
Potencial de bancarização
De acordo com o trabalho, existem hoje cerca de 1,9 mil cidades e 9 milhões de pessoas somente no espaço de diferença entre o limite de entrada dos bancos em relação às instituições cooperativas, evidenciando a característica de bancarização das instituições financeiras cooperativas. Além disso, em termos de renda, foi apontado que as cooperativas conseguem operar em municípios com PIB de pelo menos R$ 79 milhões, enquanto para os bancos é necessário um PIB mínimo de R$ 112 milhões.
“Os dados demonstram que as cooperativas podem ser um excelente veículo para levar crédito e outros serviços financeiros para a população de municípios rurais menores, mais afastados das capitais e com menos renda por habitante. Considerando as cidades com o perfil traçado, que ainda não contam com atendimento bancário, o estudo também confirma um mercado bastante promissor para o cooperativismo de Crédito no Brasil, com potencial de ainda bancarizar quase dois mil municípios, beneficiando cerca de nove milhões de pessoas”, afirma Assunção.
Para o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e presença em 22 estados e no Distrito Federal, o estudo torna ainda mais importante o papel do segmento para alavancar o desenvolvimento econômico do País e promover a inclusão financeira. “Atualmente, em mais de 200 municípios somos a única instituição financeira e percebemos, na prática, as oportunidades criadas para essas regiões com a chegada de uma cooperativa de Crédito, gerando renda e inclusão financeira para essas comunidades”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na tradução da sigla em inglês).
PIB per capita superior e mais empregos
Outro estudo, encomendado pelo Sicredi à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicado em fevereiro deste ano, avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de Crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do IBGE. Concluiu-se que o cooperativismo de Crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. O impacto agregado em 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período do estudo foi de mais de R$ 48 bilhões em um ano. As cooperativas também foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.
“Quando cruzamos os resultados deste estudo e do trabalho desenvolvido pela Fipe, enxergamos em dados estatísticos como se dão os benefícios gerados pelo cooperativismo de Crédito, estando presente onde as pessoas precisam e gerando valor por meio da sua atuação. Mesmo com as opções de soluções digitais para a vida financeira, os dados comprovam a importância de presença física como propulsor de desenvolvimento local e é isso que realizamos há mais de um século”, conclui Dasenbrock.
Outros resultados do estudo “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”:
- 50% das agências de bancos privados estão em municípios com população de 21 mil habitantes. Entre as cooperativas, esse indicador cai para 12 mil habitantes e no Sicredi 50% das agências estão em municípios com até 11 mil moradores;
- Metade dos municípios com agências do Sicredi estão a mais de 285 km de distância das capitais. Já nos bancos, 50% das cidades com agências estão a mais de 230 km das capitais;
- Quando olhamos para os municípios com baixa urbanização (até 30% de população residindo em área urbana), 17% das agências do Sicredi estão nessas cidades. Nos bancos esse indicador cai para 10%.
- Em relação aos municípios sem atendimento bancário, de 2012 a 2018, os bancos deixaram de atuar em 301 (3.650 em 2012 para 3.349 em 2018). No mesmo período, o Sicredi passou a estar presente em 383 novos municípios que não contavam com agências (896 em 2012 para 1.279 em 2018).
Fonte: Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Negócios
No Dia Internacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira RS realizou uma live abordando a história do Padre Theodor Amstad e seu legado para o cooperativismo brasileiro.
A live contou com a participação do presidente da Sicredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt, a vice-presidente da cooperativa, Heloisa Helena Lopes, e dois ex-presidentes, Mário José Konzen (atual presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis) e Márcio Port (atual vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste).
Amstad foi o fundador da Sicredi Pioneira RS e inspirou ainda a fundação de outras 36 cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. As cooperativas foram muito importantes no processo de colonização do Rio Grande do Sul pois tinham o papel de financiar a compra de áreas de terras para os imigrantes europeus que chegaram em grande número no Brasil no século XVIII e XIX. Foi ainda o criador de diversas iniciativas como escolas, asilos, hospitais, leprosário, agência de empregos (durante o período da Primeira Guerra Mundial), entre outras.
A live faz parte da iniciativa da Sicredi Pioneira de registrar em forma de vídeos aspectos da história que são contados rotineiramente para as pessoas que visitam anualmente a cooperativa.
Conheça ainda outros conteúdos abordando esta história clicando aqui.Fonte: Portal Cooperativismo Financeiro
Negócios
A Creral participou, no sábado, dia 4/7, da campanha #VemCooperar, desenvolvida em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C), com o objetivo de arrecadar alimentos. Em seu posto de coleta, entre doações da Cooperativa, funcionários e da comunidade, foram recebidos cerca de 360 quilos de alimentos, destinados ao Mesa Brasil do Sesc.
Todos os anos o Dia C é marcado por diversas ações que buscam envolver a comunidade como um todo, mostrando a força do cooperativismo, e esse ano, mesmo com as restrições existentes, o Núcleo do Cooperativismo do Alto Uruguai, em Erechim, buscou por opções que pudessem ser estendidas ao público em geral de forma segura.
Assim durante os meses de junho e julho foram realizadas nas redes sociais das cooperativas uma série de lives sobre assuntos relevantes à comunidade, como cuidados com a saúde, dicas de carreira, finanças, entre outros. Também foi desenvolvida uma campanha de doação de valores, onde quem tivesse interesse poderia realizar o depósito de qualquer valor nas contas da ação, nas cooperativas de Crédito.
E no Dia Internacional do Cooperativismo, 4 de julho, o destaque maior foi a arrecadação de alimentos para a campanha #VemCooperar, quando foram montados postos de coleta em diversos locais do município de Erechim, e toda a comunidade pôde participar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Negócios
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela Confederação Portuguesa de Cooperativas (Cases) em 2012, está com as inscrições abertas até 31 de julho. A premiação visa homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais tenham se distinguido no setor da Economia Social. Neste ano, o destaque fica por conta da nova categoria “Estudos e Investigação na Lusofonia”, criada para que cooperativas de outros países de língua portuguesa apresentem seus estudos de economia social.
O Prêmio está dividido nas seguintes categorias:
a) Inovação e Sustentabilidade: visa premiar organizações da Economia Social que tenham se distinguido pelo desenvolvimento de projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis para uma questão socioeconômica (ou ambiental).
b) Estudos e Investigação: visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS ou trabalhos transversais dentro do setor da Economia Social.
c) Estudos e Investigação na Lusofonia (nova categoria): visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Associações, Cooperativas, Fundações, Mutualidades ou outras entidades da Economia Social, ou trabalhos transversais dentro do setor da Economia Social, relativos a países de língua oficial portuguesa, excluindo Portugal (os trabalhos exclusivamente sobre Portugal serão contemplados na alínea b).
d) Trabalhos de Âmbito Escolar: visa premiar trabalhos da comunidade escolar, no nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário, artístico e profissional, tanto no âmbito do ensino público como privado, que envolvam alunos/as e professores/as na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social.
e) Trabalhos Jornalísticos: visa premiar jornalistas que sejam autores/as de trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.
f) Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020: visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor; promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado. O Prémio de Honra divide-se em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que tenham se distinguido pela carreira – Honra à Carreira; e pela capacidade empreendedora – Honra à Capacidade Empreendedora.
A cada uma das cinco categorias de a) a e) corresponde um prêmio de 3000€ e, para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, de acordo com protocolo celebrado entre a Cases e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), é atribuído ao/à vencedor/a a frequência de módulos de formação financeira.
Destaque-se ainda a parceria com a iniciativa Portugal Inovação Social, com enfoque específico na categoria de Inovação e Sustentabilidade.
Inscrições
O prazo de inscrições segue até 31 de julho de 2020, exceto para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, cujo período de inscrições se estende até 30 de setembro de 2020.
Formulários de candidatura e anexos (aqui)
Negócios
Promover ações que atuam no desenvolvimento social faz parte dos preceitos do cooperativismo. Com esse objetivo, o Instituto Unicred RS realizará mais uma edição do Dia C, iniciativa nacional que no RS ocorre há cinco anos com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, por meio de iniciativas voluntárias, colocando em prática os princípios cooperativistas.
Diante do atual cenário, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano do Dia C terá um diferencial: a data será celebrada em formato digital. Com esse intuito, foi produzido em vídeo a fábula da Tartaruguinha que Perdeu o Casco, história lúdica que versa sobre como um ato de solidariedade pode transformar vidas.
A história aborda de forma descontraída e informativa a importância da doação de órgãos. “Este é um tema que abordamos há alguns anos na Unicred Porto Alegre, então, diante do atual cenário, achamos que seria necessária divulgação em ambiente digital, atingindo todo o Rio Grande do Sul, onde a Unicred se faz presente. Isso para seguirmos fomentando a importância da doação de órgãos, da amizade, da solidariedade e do amor, assim como a relevância do cooperativismo, que está em evidência neste momento de pandemia”, comenta Nara Lopes dos Santos, Gerente do Instituto Unicred RS.
Por meio de um vídeo, as voluntárias da ONG ViaVida, que são parceiras do Instituto Unicred RS na divulgação da fábula, contextualizam os temas mais importantes que a história conta. Além de exemplificar as doações entre as pessoas, elas falam também sobre a importância da doação de cabelo e sangue, que podem ser feitas em vida, e esclarecem os motivos que impossibilitam crianças de serem doadoras.
Todo o conteúdo da edição digital Dia C foi publicado no site e redes sociais do Instituto Unicred RS, site da Unicred RS e site do Dia C.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é uma organização sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. Em 2019, as diversas ações com instituições parceiras beneficiaram mais de 1500 pessoas no Programa do Dia C.
Assista ao vídeo:
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O balanço divulgado nesta quarta-feira (1/7) pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) aponta o faturamento recorde de R$ 48,9 bilhões, com incremento de 1,4% em relação ao período anterior. O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, durante a live do Tá na Mesa da Federasul.
“Nos últimos cinco anos, nossas cooperativas registraram crescimento no faturamento na ordem de 56,7%, o que reforça a importância do movimento cooperativo gaúcho no desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, afirma Perius.
O incentivo ao desenvolvimento das comunidades em que as 444 cooperativas estão presentes se reflete na geração de 64,6 mil empregos diretos. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se evidencia através do crescimento de 11% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 2,4 bilhões. Em patrimônio líquido, as cooperativas alcançaram R$ 18 bilhões, uma expansão de 14% em relação ao ano anterior. Em relação aos ativos, o acréscimo foi de 2,8%, atingindo o valor de R$ 76,4 bilhões.
Ações durante a pandemia da Covid-19
As cooperativas destinaram R$ 26 milhões em doações durante a pandemia da Covid-19. Desse montante, são R$ 14,7 milhões destinados à área de saúde, com aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel. Na ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus foram investidos R$ 9 milhões, e na doação de alimentos mais R$ 2,1 milhões.
Outros benefícios somam R$ 83 milhões e também integram a linha de ações das cooperativas frente à retração econômica e dificuldades impostas pela pandemia: adiantamento de R$ 37 milhões de sobras aos associados, R$ 21,3 milhões em benefícios financeiros e novas linhas de crédito, R$ 4,3 milhões em assistência técnica, R$ 5,1 milhões em redução de encargos do Sescoop e uma projeção de R$ 15,1 milhões de custo financeiro na absorção de contas de energia elétrica que terão atraso.
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Para reforçar sua forte atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando a posição entre os principais financiadores do setor, o Sicredi irá disponibilizar mais de R$ 22,9 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2020/2021, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano-safra anterior. A projeção é que os recursos sejam disponibilizados para aproximadamente 227 mil operações.
Desse total, a expectativa da instituição financeira cooperativa, que reúne mais de 4,5 milhões de associados em 22 estados, é disponibilizar R$ 10,4 bilhões para operações de custeio, comercialização, industrialização e investimento, R$ 5,2 bilhões via Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) e R$ 4,3 bilhões via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além de R$ 3 bilhões com recursos direcionados, oriundos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
“Sabemos que o crédito rural é um grande impulsionador de desenvolvimento nas regiões em que atuamos e da forte atuação do Sicredi no agronegócio, estando entre os principais financiadores da atividade. São recursos essenciais capazes de garantir a manutenção, o progresso e a modernização de propriedades rurais, a agregação de renda e o fortalecimento deste segmento, tão importante para a economia regional e nacional”, destaca o diretor de Negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Amorim Ourique.
No Plano Safra 2019/2020, os pequenos e médios produtores rurais estiveram entre os perfis de associados mais atendidos pela instituição, representando 80% das operações realizadas. A expectativa é que esse patamar seja mantido no próximo ciclo. “A atuação do Sicredi na agricultura familiar e em toda cadeia do agronegócio tem suas raízes na sua fundação, em 1902. Investimos incessantemente na oferta de crédito e serviços para as empresas e produtores rurais, contribuindo com a sustentabilidade e o desenvolvimento das economias locais. O associado que obtém financiamentos para o seu empreendimento no campo gera empregos e renda, alimentando o desenvolvimento de sua comunidade”, afirma o diretor executivo de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Gustavo Freitas.
O Sicredi já está recebendo as propostas de financiamento para o Plano Safra 2020/2021, que vai até o final de junho do próximo ano. Antes de solicitar o crédito, o produtor rural associado deve fazer o planejamento da próxima safra (considerando o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados). Depois disso, munido de todas essas informações, poderá procurar a sua agência para dar andamento à proposta e demais procedimentos para aprovação e liberação do crédito.
As agências da Sicredi das Culturas RS/MG estão operando de forma adaptada para a situação vigente - em função da pandemia - preservando a segurança e saúde de associados e colaboradores. Dessa forma, os atendimentos para contratação do crédito rural serão realizados através de agendamento. Interessados podem entrar em contato com as suas agências através do telefone ou mesmo pelo WhatsApp (51) 3358 – 4770.
Balanço da safra 2019/2020 no Sicredi
No ano-safra 2019/2020, que ainda não teve os dados consolidados, o Sicredi estima ter liberado R$ 20,7 bilhões - crescimento de 15% se comparado ao ano-safra anterior -, em mais de 203 mil operações. Desse montante, aproximadamente R$ 2,3 bilhões foram concedidos com recursos oriundos do BNDES.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Negócios
Uma parceria de intercooperação. Assim é avaliada a concretização de importante negociação entre a Coagrisol, com sede em Soledade, e a Cotrijal, sediada em Não-Me-Toque, fruto de tratativas que estão acontecendo desde meados de 2015 e que primam pelo bom relacionamento e fortalecimento do cooperativismo nas regiões onde ambas as cooperativas atuam.
Desta negociação, a primeira notícia é que a Cotrijal assume, a partir de julho deste ano, o comando das atividades de uma unidade de recebimento e armazenagem de grãos, na localidade de Cruzaltinha, em Água Santa.
Também confirmando a robustez do negócio, a Coagrisol passará a comercializar aos seus cooperados sementes oriundas da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal. Outro canal negocial de intercooperação que foi estabelecido é a possibilidade de que a Coagrisol passe a fornecer, através de seu TRR, combustíveis para abastecimento da frota da Cotrijal. Ambas as atividades negociais já estão em detalhamentos finais para início breve das operações.
Foco na cooperação
Ao comentar a parceria, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, destaca a seriedade de ambas as cooperativas ao buscar de forma conjunta a melhoria dos negócios e assim fortalecer a marca da cooperação nos municípios onde as cooperativas estão presentes.
Ele destaca que os cooperados, tanto da Coagrisol como da Cotrijal, obtêm ganhos, pois ao somar esforços negociais, as duas organizações potencializam seu relacionamento e oferta de soluções voltadas a atender o quadro social.
“Ficamos felizes ao estreitar nosso relacionamento de negócios com nossa coirmã Cotrijal. Esta parceria reforça a importância da intercooperação e, acima de tudo, o quanto o cooperativismo está unido e focado em seguir gerando desenvolvimento econômico e social para as pessoas e comunidades onde estamos presentes” comentou o dirigente.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o propósito maior de toda ação conjunta é beneficiar o produtor. “É o início de uma caminhada que vai fortalecer o cooperativismo e gerar bons frutos para as cooperativas e seus associados”, ressaltou.
A parceria foi oficializada durante reunião na manhã dessa terça-feira, 30/6, na Cotrijal. Estiveram presentes também, pela Cotrijal, o vice-presidente, Enio Schroeder, e os superintendentes Laídes Porto Alegre (Operações), Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-Financeiro), Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial) e Valcir Zanchett (Varejo). Pela Coagrisol, participaram ainda do encontro o vice-presidente, Luis Carlos Machado, e o superintendente de Grãos, Clademir da Silva Comin.
Fonte: Assessorias de Imprensa da Cotrijal e da Coagrisol Foto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Negócios
Lançado em abril deste ano pela Sicredi Pioneira RS, o movimento Juntos pelo Consumo Local ganhou força e expressividade na região, alicerçado no caráter de cooperação como alternativa sustentável para fortalecer negócios e preservar a fonte de renda e emprego, em meio à pandemia do coronavírus. “A estratégia consistia em gerar conteúdo para estimular o engajamento do consumidor, despertando nele a consciência do poder que possui para minimizar os impactos da crise, quando decide fazer suas comprar localmente”, acrescenta o diretor executivo da Cooperativa, Solon Stapassola Stahl.
A partir daí, uma série de ações foram desenvolvidas nos canais digitais da Cooperativa, como uma campanha de indicações de produtos e serviços, realização de calendário de lives, às quartas-feiras, destacando temas que versam sobre os pilares: educação financeira, investimentos, apoio aos associados e consumo local. Os resultados alcançados com o movimento têm superado expectativas e chamado atenção de entidades e lideranças empresariais, bem como o poder público da área de abrangência. “É natural que as entidades tenham tomado conhecimento do movimento e faz muito sentido, pois está alinhado aos objetivos da grande maioria das instituições representativas, que é estimular o desenvolvimento. Então, é possível que possamos ter motivado a criação de suas próprias campanhas em defesa de suas causas”, frisa.
A disseminação do movimento Juntos pelo Consumo Local encontra respaldo na importância do seu conteúdo, valorizando os empreendimentos nas comunidades de origem e, por consequência, contribuindo para seu fortalecimento. A Sicredi Pioneira RS tem sido convidada a participar de outras ações para abordar, inclusive, a prática do consumo consciente e os negócios locais como fonte de recuperação econômica. Em junho, Solon Stahl foi palestrante do projeto Câmara E-talks, transmitido pelo Instagram da Câmara de Vereadores de Gramado, além de marcar presença na estreia do Momento do Empreendedor, um bate-papo on-line veiculado no facebook da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL).
A vez do e-commerce
O incentivo ao marketplace, modelo de negócio conhecido como espécie de shopping center virtual, que permeia o movimento do Sicredi e é representado pelo aplicativo Conecta, também deve assumir novos adeptos entre as entidades regionais. Munidas de suas próprias características para atender seus públicos, as instituições têm implantado suas ferramentas de e-commerce. O distanciamento social favoreceu uma transformação digital que pode trazer sobrevida ao varejo, tendo registrado aumento de 81% em abril de 2020 sobre o mesmo período do ano passado. A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) percebeu a nova realidade e lançou o “Vendas Nova Petrópolis”, primeiro shopping virtual de incentivo ao comércio no município. A plataforma conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS, que ainda apoia o e-commerce da ACI Canela e do Sindilojas da Região das Hortênsias. Em outras frentes, a Cooperativa reitera sua parceria empresarial na sua área de ação e integra o time de patrocinadores das campanhas da CDL Novo Hamburgo (Você é Responsável, Compre em Novo Hamburgo) e da CDL Estância Velha/Ivoti (Comprando Aqui, Todo Mundo Ganha Mais).
Na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a Sicredi Pioneira RS foi uma das incentivadoras à reunião-almoço on-line protagonizada por Thomas Eckschmidt, cofundador e ex-diretor geral do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, falando aos associados, durante o mês de maio, sobre o Local como a Nova Economia. Os encontros de negócios, CIC Conecta, que fomentam parcerias e têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre os associados de uma das maiores entidades de classe da região Nordeste do Estado, constituem exemplos de iniciativas apoiadas pela Sicredi Pioneira RS. “Quando lançamos o Juntos pelo Comércio Local não tivemos a intenção de sermos proprietários de uma causa. Ao contrário! Tanto que a campanha é de geração de conteúdo para engajamento. É de nossa natureza acreditar na força do ‘juntos’. Por isso, acreditamos muito que, quanto mais pessoas, e especialmente entidades, ajudarem a levantar esta bandeira, mais força ela terá. Queremos que seja uma causa de toda comunidade, e não apenas da Cooperativa. Está em nosso propósito que juntos construímos comunidades melhores”, conclui Solon Stahl. na absorção de contas de energia elétrica que terão atraso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS
Negócios
Fomentar o desenvolvimento local por meio da união de esforços é, há mais de 117 anos, um dos principais objetivos do Sicredi. Na cidade e no campo, a instituição financeira cooperativa reconhece a importância da solidariedade, que é um dos valores do cooperativismo. Nesse sentido, desde o início da pandemia do novo coronavírus, os associados do Sicredi destinaram R$ 12,4 milhões a diferentes ações de redes de saúde e de entidades públicas e privadas que estão à frente no combate da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Desse total, R$ 9,8 milhões são provenientes do Fundo Social e R$ 2,6 milhões procedentes de recursos próprios das cooperativas.
“Partindo do princípio de que juntos podemos transformar as comunidades, os valores difundidos pelo cooperativismo se mostram ainda mais necessários em momentos desafiadores como o que estamos enfrentando. O modelo de participação e de atuação no Sicredi permite que os associados decidam o destino dos resultados de sua cooperativa e entre essas destinações está o apoio a diferentes projetos locais, como é o caso das ações de combate ao novo coronavírus. São pessoas que decidem ajudar outras pessoas em um exercício de cidadania e de desenvolvimento de uma consciência coletiva para o bem de todos. As Cooperativas incentivam, ainda, outras ações nas regiões onde atuam, além das iniciativas apoiadas pelo Fundo Social,” explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Fundo Social
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades e difundir os valores de cooperação e de cidadania e apoiar projetos sociais, em muitas cooperativas do Sicredi os associados aprovam anualmente, nas assembleias, o Fundo Social — formado pela destinação de uma parte dos resultados para apoiar projetos promovidos por entidades sem fins lucrativos, que visam à transformação social por meio de ações relacionadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social. “Definir coletivamente os projetos que serão beneficiados também marca dois dos princípios do cooperativismo que são a gestão democrática e o interesse pela comunidade. Nos últimos três anos cerca de R$ 39 milhões foram destinados para inúmeros projetos no RS”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Fonte: Easy Coop
Negócios
Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, a MundoCoop realiza o maior evento cooperativista digital, abordando os temas de inovação, sustentabilidade, comunicação e aprendizagem. Dois dias dedicados à troca de conhecimento com grandes especialistas do mercado
O ano de 2020 marca não só o início de uma década, mas também surgimento de uma nova realidade. Muito se tem falado sobre o ‘novo normal’, a partir das transformações que se potencializaram com a pandemia. Faz-se necessário, portanto, buscar inspiração para se pensar criativamente e fazer diferente, inovar, cooperar, para nos mantermos vivos e fortes.
Há mais de 20 anos, a MundoCoop mantém firme seu propósito de levar informação para e sobre o cooperativismo brasileiro. É seguindo essa missão que promove, nos dias 1° e 2 julho, o Cooptalks 2020, maior evento digital sobre cooperativismo, para propagar conhecimento, instigar ideias e discutir formas de impulsionar a evolução do cooperativismo no Brasil. O Cooptalks 2020 é gratuito e totalmente online.
A programação está estruturada em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, comunicação e gestão do conhecimento. São temas que visam atender às principais demandas apontadas pelos profissionais que atuam no mercado. Com o intuito de inspirar novos horizontes ao cooperativismo, a MundoCoop convida especialistas e profissionais, referências em suas áreas, para dividir seus conhecimentos e ajudar a pensar um novo cooperativismo, que possa inovar, atuar com profissionalização, garantir o desenvolvimento sustentável e promover a comunicação eficaz com todos os públicos da organização.
Ao todo são 18 convidados que, mais que partilhar experiências, vão estimular o público, a partir dos temas abordados em palestras e painéis, a traçar sua visão para um futuro mais cooperativo. Uma oportunidade ímpar que a MundoCoop oferece de conhecer diferentes perspectivas e análises de tendências que possam instrumentalizar o desenvolvimento e aplicação de conceitos atuais à prática cooperativa.
Nove horas de programação com importantes nomes do mercado

O Cooptalks 2020 recebe entre seus palestrantes Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ele é o responsável por abrir o evento, sublinhando a relevância do cooperativismo no Brasil. Martha Gabriel, especialista em negócios, tendências e inovação discute “Como despertar o potencial disruptivo das cooperativas?”. Gil Giardelli, referência em economia digital e inovação, aborda a sustentabilidade na “Sociedade 5.0”. Arthur Igreja, especialista em inovação, tecnologia e negócios, abre o segundo dia do evento apresentando o tema “Inovação no cooperativismo”. José Salibi Neto, especialista em gestão, apresenta o tema gestão do conhecimento abordando “O novo código da cultura – vida ou morte na era exponencial”. José Luiz Tejon, acadêmico, consultor, conferencista, conselheiro e escritor, referência nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana, vai discutir a comunicação avaliando “A importância do marketing para as cooperativas”.
O evento abre espaço ainda aos painelistas: Mario De Conto, doutor em Direito e diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop; Andrea Iorio, especialista digital, empreendedor, palestrante; Thiago Martins, coordenador de Programas de Inovação para o Cooperativismo (Desenvolvimento da Cultura de Inovação) Isae/FGV; Ricardo Voltolini, especialista em sustentabilidade; José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Cuiabá (MT); Maria Flávia Bastos, palestrante, professora das áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral; Maíra Santiago, educadora e roteirista de programas de educação corporativa e diretora-presidente da Cooperativa Coletiva; Rodrigo Casagrande, professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do Isae; Pablo Murta Baião, professor do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Daniela Lemke, gerente de Comunicação do Sistema OCB; José Rossato Jr.,presidente da Coplana Cooperativa Agroindustrial; Romeo Busarello, vice-presidente de Marketing da Tecnisa, professor na ESPM, Insper e FIA.
No Cooptalks 2020, são nove horas dedicadas à troca de informação e conhecimento, de forma acessível. Um evento que vai expandir a mente de quem tem sede de conhecimento e busca transformar o mundo por meio da união cooperativa. O formulário para inscrições, o currículo completo e a descrição do tema abordado por cada convidado estão no site do evento: www.mundocoop.com.br/cooptalks
Dia Internacional do Cooperativismo
O CoopTalks 2020 é a contribuição da MundoCoop à evolução do cooperativismo brasileiro e também comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que marca a importância da união cooperativa. No Brasil, é realizado o Dia C, que estimula ainda o voluntariado cooperativo e ações de responsabilidade social, que coloca em prática os valores e princípios cooperativistas. Neste ano, a data é celebrada oficialmente em 4 de julho. Por causa da pandemia, a comemoração, que tradicionalmente acontece em locais públicos, será de forma digital.
Serviço:
Cooptalks 2020 Quando: 1° e 2 de julho Horário: 9h30 às 17h Onde: online e ao vivo Como participar: www.mundocoop.com.br/cooptalksFonte: Mundocoop
Negócios
O coração das decisões de uma cooperativa está em sua Assembleia Geral. É nela que, democraticamente, todos os donos do empreendimento votam sobre as decisões mais importantes a serem tomadas para o próximo exercício. Instância máxima dentro de qualquer instituição cooperativa, a Assembleia Geral é alvo, sempre, de bastante cuidado e dedicação.
Com o cenário de lock down e home office trazido pela pandemia de Covid-19, os modelos de assembleias semipresenciais e digitais ganharam ainda mais destaque. Por isso mesmo, a plataforma de capacitação do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop – lançou esta semana um curso especial, que ensina TUDO que uma coop precisa saber e fazer.
Esse é o primeiro projeto de desenvolvimento de conteúdo EAD, totalmente desenvolvido pela Escoop por demanda do Sescoop Nacional. A equipe interna elaborou todo o projeto, material didático e diagramação, gravação de vídeos e sua edição.
“A correta condução das etapas, desde a preparação até a execução das assembleias, é primordial para se obter os resultados esperados no âmbito da gestão e também para que sejam cumpridos os requisitos legais”, avalia a gerente de desenvolvimento humano de cooperativas no Sistema OCB, Geâne Ferreira.
Neste curso rápido, com 4 horas de duração, e de linguagem simples e acessível, o aluno aprende sobre: legislação cooperativista, reuniões e Assembleias Gerais semipresenciais e digitais e, ainda, redação de editais e atas.
Não há nenhum pré-requisito para cursar a capacitação. Fica a sugestão para aqueles que não tenham conhecimento ou experiência com assembleias convencionais, presenciais, que façam primeiramente o curso “Assembleia Geral na Prática”, também disponível na plataforma CapacitaCoop.
Ao final do curso, para os alunos que alcançarem o mínimo de 70% de desempenho na avaliação de aprendizagem, será emitido certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Iniciado o treinamento, o prazo para conclusão é de 30 dias corridos.
CapacitaCoop Lançada no dia 20 de abril deste ano, a Capacitacoop é a plataforma EaD do cooperativismo brasileiro. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento constante de nossas coops, a plataforma – que está em pela atividade – já disponibiliza cursos de curta e longa duração relacionados ao dia a dia do trabalho cooperativista.
Para acessar o CapacitaCoop clique aqui!
Negócios
Coincidências de um aniversário
No dia 15 de junho a Cooperativa Dália Alimentos completa 73 anos de fundação. Janete Fontana (47), Leandro Radaelli (46) e Gianmarco Barzotto (46) são funcionários da cooperativa e têm algumas coincidências entre si (e olha que bacana) com a cooperativa também: eles nasceram no ano de 1973 já completaram ou irão completar 47 anos em 2020.
Mas o que isso tem a ver com o aniversário da cooperativa? Tudo! É fácil se fizermos um cálculo rápido. Então, eles nasceram no ano de 1973 e a Dália completará 73 anos de história e o segundo ponto é que eles irão completar ou já completaram 47 anos de vida, e foi em 1947 que a cooperativa foi fundada. Uma lógica simples, talvez um tanto infantil, mas que traduz de uma forma diferenciada (e divertida) um pouco de cada empregado desta grande mãe que emprega 2,5 mil pessoas e hoje está entre as maiores cooperativas do agronegócio do Estado.
Janete, Leandro e Gianmarco se juntam e simbolizam todos esses funcionários, nas suas mais variadas características e funções, mais as três mil famílias associadas que estão no campo, em 130 municípios gaúchos e que ajudam a fazer esta grande engrenagem funcionar ao longo destes interruptos 73 anos.
A “Janete” da Balança
Dos três personagens citados acima, Janete é a funcionária com mais tempo de casa: são 29 anos como empregada da cooperativa, a serem completados no dia 12 de junho. Ingressou no ano de 1991 no Setor Contabilidade fazendo trabalhos de arquivo e passando o movimento dos associados para os livros diários, numa época de trabalho totalmente manual e quando a informatização estava começando a surgir. “Quando conclui o Ensino Médio precisava trabalhar e havia vagas para caixa no supermercado. A pessoa que me entrevistou achou que eu tinha o perfil para trabalhar na área administrativa e me indicou a uma vaga na Contabilidade. Fiz a prova e fui selecionada”, recorda.
O tempo passou e hoje Janete trabalha na Central de Notas (Balança), na parte da terminação de suínos, no acerto e envio de insumos e no atendimento ao associado e à área técnica. Sobre o que a motiva a vestir a camiseta da empresa e sair para trabalhar todo dia é o sentimento de orgulho que sente pela cooperativa. “Trabalhar na Dália é ter a certeza de que faço parte de uma empresa séria, que produz alimentos com qualidade e está comprometida com o desenvolvimento de seus funcionários, associados e com as regiões onde atua”.
Sobre uma pergunta: a Dália está completando 73 anos de fundação no dia 15 de junho, ano em que você nasceu. E você neste ano fez 47 anos e foi em 1947 que a Dália foi fundada. Como você vê essa coincidência? “Coincidentemente a Dália completa 73 anos no dia 15 de junho, 73 é o ano em que nasci (ela nasceu em 13 de abril de 1973), neste ano completei 47 anos e a Dália foi fundada em 1947. Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, quem sabe esta coincidência seja para nos unirmos ainda mais, empresa e funcionários, e juntos seguirmos com a missão de produzir alimentos para a população”. Resumindo em uma frase, o que a cooperativa representa sua vida? “A Dália representa crescimento pessoal, evolução e gratidão”.
O “Gian” da Qualidade
No ano de 1995 Gianmarco Barzotto (46) foi contratado, somando 26 anos de empresa. Nasceu em 1º de dezembro de 1973 e irá completar 47 anos no final deste exercício. Ele é supervisor da Qualidade e coordena os programas desta área na empresa, dentre eles o Sistema 5S, os Grupos de Controle da Qualidade (GCQ’s) e os Procedimentos Operacionais Padrões.
Gian começou na Dália quando a cooperativa possuía um Posto de Vendas em Porto Alegre e lá realizava funções administrativas diversas, como o lançamento de pedidos, a emissão e conferência de notas fiscais, arquivamentos, entre outras tarefas de escritório. No transcorrer dos 26 anos de casa, ele conta ter passado por várias fases. “Tive a sorte de entrar após o início da reestruturação da cooperativa, ocorrida em 1993, que fez com que a empresa iniciasse a sua guinada para se tornar o que é hoje. Foram muitos desafios e aprendizados. Então, não poderia ser diferente e sinto orgulho por fazer parte disso tudo e muita gratidão pelo que vivi e pelo que tenho vivido aqui dentro”.
Para ele, é difícil descrever ou mensurar em palavras o significado da Dália em sua vida, afinal, são quase três décadas fazendo parte da cooperativa. “A Dália Alimentos representa uma parte importante na constituição de muitas coisas em minha vida. Me refiro a colegas, amigos e muitas, mas muitas conquistas e quando você faz parte de uma empresa que se encontra em pleno desenvolvimento, e ainda trabalha com uma equipe de colegas extraordinários, fica fácil se sentir motivado para encarar a jornada de trabalho diária com entusiasmo e amor”.
Sobre a coincidência do aniversário da cooperativa, ele se diz supresso e até brinca: “coincidência bacana, só fico curioso para saber quem chegou à conclusão desta conta! Mas está sendo válido para mim poder fazer este relato aqui. Certamente a Dália Alimentos é parte relevante do que me tornei e do que levo comigo hoje, em todos os sentidos da minha vida”.
O “Rada” motorista
Leandro Radaelli completará 47 anos de vida no dia 15 de outubro. Ele, que trabalha na função de motorista do Dália Supermercados de Encantado há duas décadas, está na cooperativa há 21 anos. Radaelli recorda que foi contratado em 27 de setembro de 1991 pelo então gerente da Divisão Varejo, Rui Rahmeier, sendo auxiliar de Juarez Fontana (supervisor do depósito à época) e Cisto Vian (encarregado pelo abastecimento do supermercado também à época). Em menos de um ano na função de repositor de produtos pesados, fez a habilitação para dirigir caminhão e passou a ser motorista para as mais variadas funções, sendo a principal, junto a Cisto, em ir todas as segundas e quintas-feiras à Ceasa, em Porto Alegre, buscar mercadoria. “Saímos às 3h da madrugada de Encantado para estar em Porto Alegre às 5h, quando a Ceasa abria. Foram dez anos fazendo isso, além das entregas”, recorda.
Foram dez anos indo à Ceasa, longas madrugadas e atividades com o caminhão. Depois passou a entregar somete ranchos na cidade de Encantado e região. Sempre colaborando com a cooperativa, ele comenta que fez muitas amizades desde que ingressou na Dália e agradece à cooperativa pela confiança e pela oportunidade de trabalho ao longo de todos estes anos. “Trabalho com amor e transparência. Valorizo muito todos os meus colegas, principalmente os que também fazem entregas de rancho, pois estamos sempre juntos, desde as viagens mais curtas até as mais longas, levando as compras da maneira mais rápida e correta possível a todos os clientes do Dália Supermercados”. Quanto à coincidência de fazer 47 anos no ano em que a Dália faz 73 anos de história, ano que ele nasceu, diz ser engraçado. “Olha como é o mundo, trabalho aqui há tanto tempo e não tinha me ligado nesta coincidência”.
Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Negócios
O Sescoop/RS promove, no dia 16 de junho, o Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2020. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre a diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, a importância do papel do agente, saúde em tempos de pandemia, dentre outros.
Os participantes receberão o link da reunião por e-mail. Mais informações através do e-mail:
Confira a programação:
14h- Abertura 14h15 - Apresentação das Diretrizes do Sescoop/RS 2020/2021 14h30 - Plano de Retomada dos Projetos 2020/2021 14h45 - Apresentação Monitoramento Sescoop/RS 14h50 - Apresentação Comunicação Sescoop/RS 15h - Palestra "Saúde Mental em Tempos de Pandemia" 16h - Encerramento
Negócios
A Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, está oferecendo uma formação em Educação Financeira gratuita a professores da rede municipal, iniciativa desenvolvida especificamente para este período de distanciamento social. O curso objetiva situar o professor como sujeito ainda mais ativo na sociedade, oferecendo conteúdo alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à Educação Financeira, além da abordagem psicológica da relação com o dinheiro. Inicialmente, a formação estará disponível para as secretarias municipais de Educação das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Lagoa Vermelha, Pelotas, e Santa Vitória do Palmar (alguns dos municípios onde a Unicred Integração mantém Unidades e Salas de Negócios), com possibilidade de ampliação para outras cidades e também para as redes estadual e particular e entidades sociais.
A formação em Educação Financeira básica para professores do projeto Vida que Prospera atende a uma demanda atual em função do distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. “Se já tínhamos preocupações quanto aos hábitos de consumo ou falta de planejamento financeiro por grande parte da população, essa preocupação aumenta hoje. O momento que estamos vivendo, de cuidados e de preservação da saúde, interfere significativamente na economia do país e afeta diretamente a vida da comunidade escolar”, explicam Márcia Tolotti, psicanalista e coordenadora de Educação Financeira do projeto, e Fabrícia Bisol Finco, coordenadora pedagógica do Vida que Prospera.
A dinâmica da formação se dará por meio de leituras de conteúdos postados no site do Vida que Prospera (www.vidaqueprospera.com.br). O professor será convidado então a refletir sobre a sua relação com consumo/planejamento financeiro, instrumentalizando-se para atuar como agente transformador capaz de oportunizar aos alunos situações de aprendizagem significativas sobre um tema de grande relevância social. Também serão disponibilizados vídeos, aprofundando os assuntos sugeridos nas leituras. Por fim, serão propostos questionários on-line como atividades de autoconhecimento. Os conteúdos serão distribuídos aos professores pelas secretarias de Educação.
“O momento nos inspira a refletir ainda mais sobre a Educação Financeira, e essa formação remota atende às demandas do distanciamento social ao mesmo tempo que relaciona-se com um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos”, destaca a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto.
Para participar e saber mais:
Negócios
As cooperativas desenvolvem ações de preservação e conscientização sobre o meio ambiente durante o ano todo em suas comunidades. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 5 de junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência em Estocolmo, na Suécia, selecionamos algumas iniciativas que são realizadas com funcionários, comunidades, lideranças e associados.
DÁLIA ALIMENTOS
Logística Reversa de Embalagens - Projeto do qual a cooperativa participa desde 2015 em nível nacional. O valor pago ao projeto, custeia as ações de melhorias e de conscientização da população em reciclar, adequar as empresas recicladoras, capacitar catadores de cooperativas recicladoras etc.
Gestão de Resíduos Sólidos - Destinação adequada e correta de todos os resíduos gerados pelas indústrias. Em 2019 a Dália destinou à reciclagem 556 toneladas de materiais como plástico, papel e papelão.
Ainda neste ano, a Dália Alimentos recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável da Empresa Mercatto Energia, especializada na comercialização e gestão de energia. A certificação visa reconhecer empresas que utilizam em suas atividades energia limpa gerada a partir de fontes renováveis. Por meio dessa prática, a Dália Alimentos contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). No período de janeiro a dezembro de 2019, as emissões desses gases foram reduzidas em 2.966,67 toneladas de Gás Carbônico (CO2).
Plantio de 1.788 mudas nativas nas unidades industriais e nas granjas da Dália Alimentos nos meses de maio e junho de 2019. O principal objetivo foi a manutenção ambiental, além de atender às exigências da legislação para os licenciamentos ambientais.
Bombas de Alta Pressão e Baixa Vazão para Higienização das Granjas - indispensável para a limpeza após o carregamento de cada lote de suíno, retirando ou diminuindo a fonte de contaminação que venha a prejudicar a saúde dos animais. Para que a lavagem das construções seja adequada e sem grande desperdício de água, orienta-se a utilização de equipamento de alta pressão e de baixa vazão de água, pois a pressão auxiliará na remoção das sujidades e a água será utilizada de forma consciente.
LANGUIRU
Aproveitar a água da chuva - Coletar e aproveitar água da chuva no Frigorífico de Suínos é um dos exemplos, ação que já estava contemplada desde o início das obras, na concepção do projeto do frigorífico. Essa água é coletada e armazenada em lagoa com capacidade aproximada de 2.500m³. “Esse processo é realizado desde o início das atividades do frigorífico. Essa água é utilizada para lavagem de caminhões, no ajardinamento e fins menos nobres da unidade industrial”, explica o engenheiro ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher.
Reuso do efluente - No início de 2015, a Cooperativa Languiru instalou filtro de areia, com capacidade para filtrar aproximadamente 150m³/h de efluente tratado. O filtro está instalado após a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e parte do efluente tratado, em vez de ser lançado no Arroio Poço das Antas após o filtro, pode ser também reutilizado na lavagem de caminhões e na limpeza da peneira da ETE.
Logística reversa - É um tema mais recente quando se fala em sustentabilidade e meio ambiente. A Languiru participa de uma coalização da Logística Reversa de Embalagens. De forma geral, a cooperativa participa da logística reversa de resíduos que já têm o acordo setorial firmado, como lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, dando o destino correto para esses resíduos.
“Com a logística reversa de embalagens, também instituída pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a Languiru se associou à Associação de Logística Reversa do RS (ASLORE), entidade que agrega diversas empresas para auxiliar no atendimento à logística reversa de embalagens e que participa representando essas empresas na coalizão”, relata Feldkircher.
A logística reversa tem importância para garantir a destinação das embalagens dos produtos produzidos na cooperativa. Abrange a destinação de embalagens primárias, secundárias e terciárias de qualquer material (plástico, papel, papelão, vidro, metal). A Languiru, juntamente com a ASLORE, busca atender as metas de reciclagem definidas na coalizão e, com isso, auxilia entidades que possam garantir a destinação correta desses resíduos, como, por exemplo, cooperativas de catadores (entre elas a cooperativa que realiza o trabalho de separação no aterro de Teutônia), contribuindo com materiais, insumos e auxílio na gestão.
Plásticos para embalagens - Os plásticos que protegem embalagens de papelão também recebem atenção da Languiru neste processo de responsabilidade ambiental. Feldkircher explica que “a cooperativa prioriza a compra de embalagens secundárias, especialmente plásticos, de empresas que empregam grande parcela de plásticos reciclados nos seus processos produtivos”.
Conforme o engenheiro ambiental, essa ação auxilia na redução do consumo de matéria-prima virgem para produção de plásticos. “Outro fator importante é a garantia de reciclagem de plásticos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário ou, em muitos casos, não teriam seu destino correto, podendo causar contaminação do solo e da água”, conclui.
COTRIROSA
Campanha “Semeie Prevenção, Colha Saúde, Garanta a Vida” - Lançada em 2018 com a proposta de estimular os agricultores a usarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na hora da aplicação de produtos químicos em suas lavouras. Na aquisição dos produtos químicos, a partir de um determinado valor em compras, a Cooperativa fornece gratuitamente aos produtores um kit de EPIs, composto por: touca árabe, viseira, camisa, avental e calça, acompanhado do manual de tecnologia de aplicação.
Incentivo ao uso do sistema de plantio direto - Permite diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas no solo, e também o tratamento de sementes de forma industrial, realizada pela Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrirosa. Além disso, outra ação permanente é o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, proporcionando o destino correto das mesmas. Esta atividade é realizada nas unidades de acordo com o calendário predefinido.
COTRIEL
Viveiro de Mudas - Localizado na Sede da Cooperativa, ele produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas até as nativas, que são vendidas para o público em geral. As mudas, seguindo critérios estabelecidos, também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel.
Coleta de embalagens de agrotóxicos - De 2002 a 2019, a Cotriel fez parte da Associação das Revendas de Pesticidas de Espumoso – Arpe, da qual recebia de todas as Unidades embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores da Cooperativa e das demais empresas, destinadas para reciclagem ARIA- Cimbalagens, em Passo Fundo, responsável por prensar estes recipientes e encaminhar para a reciclagem. Em janeiro de 2019, a Cooperativa inaugurou seu Depósito de Embalagens Vazias, o qual recebe diariamente os vasilhames que devem estar triplicimente lavados e com a tampa em um recipiente separado, como preconizam as determinações ambientais.
Área de reflorestamento em Campos Borges - Há vários anos, em uma área de 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, que é extraído e utilizado nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades. Para atender a demanda de consumo, ainda é adquirida lenha de associados.
Essas são apenas algumas ações. Compartilhe conosco as ações que a sua cooperativa desenvolve!Informações das cooperativas Dália Alimentos, Cotriel, Cotrirosa e Languiru
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