O Sistema Ocergs promoveu, na tarde dessa sexta-feira, dia 18 de setembro, a Live do Ramo Saúde, pela Plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de debater o contexto das cooperativas de Saúde na pós-pandemia e os desafios e oportunidades que o setor apresenta neste momento e no futuro.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius, que destacou alguns números do ramo, como seu números de hospitais próprios e a importância do sistema de saúde das cooperativas para o desenvolvimento das comunidades e, principalmente, no contexto em que estamos de uma pandemia global.
Troféu Padre Theodor Amstad 2020
Na oportunidade, foi divulgado que o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, será o agraciado pelo Troféu Padre Theodor Amstad, uma iniciativa da Ocergs que reconhece os relevantes serviços de uma personalidade do cooperativismo e que contribui, juntamente com as cooperativas, para o desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Estamos homenageando esse exemplo de liderança do cooperativismo que representa, mais do que nunca, todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Essa foi a forma que encontramos de reconhecer o trabalho de todos vocês que estão sendo incansáveis nessa luta”. O diretor da Ocergs, Irno Pretto e o conselheiro do Sescoop/RS, José Milton Cunha Mirenda também prestaram suas homenagens à May. A entrega do Troféu acontecerá no dia 29 de outubro, durante o Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que acontecerá de forma online.
Cooperativismo x Pandemia: união para superar a crise
O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, após agradecer as palavras e lembranças em homenagem à sua trajetória, apresentou a estratégia institucional de alinhamento e integração operacional que sustentam o crescimento contínuo do Sistema Unimed-RS, atualmente com 27 cooperativas médicas e mais de 15 mil médicos cooperados, atendendo 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul. "Esse é o momento de auxiliar o poder público para vencermos juntos essa epidemia global. Devemos nos unir para encontrar o melhor caminho para todos", comentou.
Em seguida, o encontro contou com a apresentação do diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS, José Milton Cunha Mirenda, que abordou a estrutura do Sistema Unimed-RS e as ações de combate à Covid-19. Atualmente com mais de 14 mil leitos no RS, o Sistema Unimed-RS desenvolveu inúmeras ações e serviços integrados para dirimir os efeitos da Covid-19. Um dos destaques é a criação de um comitê de contingência com o objetivo de alinhar as ações, protocolos clínicos, acompanhamento de casos e avaliação das necessidades das cooperativas singulares.
Segundo Mirenda, através do comitê, que se reúne semanalmente, foi possível realizar a compra conjunta de insumos (EPIs, medicamentos, testes rápidos, materiais), bem como desenvolver a área de promoção à saúde e de um atendimento de telemedicina, que já atendeu mais de mil pessoas.
Na sequência, a coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Federação/RS, Sara Dall’Agnol, apresentou o panorama de ações de contingência realizadas pela Federação no Rio Grande do Sul. Ela detalhou o trabalho do comitê realizado com cada público: cliente, colaborador e comunidade.
Além de disponibilização de vacinas da gripe, testagem de Covid e adoção de um protocolo de segurança para o retorno gradual dos colaboradores, foi desenvolvida uma plataforma que cruza os dados sobre os casos de Covid-19 no Estado. "A plataforma possibilita que os dirigentes das cooperativas e sua equipe tomem decisões importantes como necessidade de construção de tendas de atendimento, por exemplo", destaca Sara.
Para conhecer a plataforma do Sistema Unimed-RS CLIQUE AQUI.
A médica infectologista da Unimed Federação/RS, Cristiane Pimentel Hernandes, fez um retrospecto e falou sobre os diversos tratamentos farmacológicos que estão sendo desenvolvidos para os diferentes níveis da Covid-19 (grave, moderado e leve). Comentou também alguns estudos de vacina. Segundo ela, atualmente existem cerca de 200 estudos, mas apenas três estão na fase 3, ou seja, em fase de testes em seres humanos e detalhou como eles estão evoluindo em cada tipo de paciente. "Não temos ainda, infelizmente, grandes evidências e prazo rápido de surgimento de uma vacina eficaz. O que sabemos que está funcionando ainda são as medidas preventivas e protetivas: distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos", finalizou.
Com todas as transformações dos últimos meses, nem sempre é possível acompanhar de perto o que está acontecendo e como essas mudanças impactam os negócios.
Pensando na sua coop e em como você precisa estar por dentro de tudo para propor as melhores soluções, o Sistema OCB realiza um ciclo de debates on-line focado no Ramo Trabalho e Produção de Bens e Serviços.
Os encontros virtuais acontecerão nos dias 18, 22 e 24 de setembro, das 16h às 18h, e vai ter muito conteúdo importante direcionado para a sua coop!
Inscrições podem ser feitas AQUI. O preenchimento do formulário de participação pode ser feito para um ou todos os dias de evento.
Confira a programação:
1 8 / 0 9 (sexta-feira)
Abertura - Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas
Governança do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços - Clara Pedroso Maffia
Súmula 281/TCU: participação de cooperativas em licitação - Ana Paula Rodrigues, Clara Maffia e Milena Cesar
Espaço para perguntas
Encerramento
2 2 / 0 9 (terça-feira)
Abertura - Presidente Márcio
(Re) organizando as finanças para enfrentar os desdobramentos da pandemia - Hélvio Tadeu Cury Prazeres
Acesso a linhas de crédito - BNDES
Espaço para perguntas
Sorteio de 4 consultorias
Encerramento
2 4 / 0 9 (quinta-feira)
Abertura - Presidente Márcio
O futuro dos negócios: vem criar o seu! - Martha Gabriel
Soluções do Sistema OCB para a sua cooperativa: InovaCoop e CooperaBrasil - Fabíola Motta e Clara Maffia
No mês em que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) completa 22 anos de criação, o presente que a entidade recebeu foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que saiu nesta segunda-feira (14). Após quase 20 anos de tramitação, finalmente terminou o debate sobre a constitucionalidade da criação do “S” do cooperativismo (Sescoop) e, também, da contribuição destinada ao seu custeio, por intermédio da Medida Provisória nº 1715/98.
Por maioria, nove contra um, os ministros do STF julgaram improcedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI 1924) proposta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na prática o STF reconhece e confirma a constitucionalidade do Sescoop, bem como das respectivas contribuições.
Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, o reconhecimento dos ministros mostra o entendimento do papel da entidade como responsável por solucionar as demandas das cooperativas brasileiras em áreas como gestão, governança, profissionalização, acompanhamento e mercados e, ainda, promoção social.
OUTRA GRANDE NOTÍCIA
Enquanto isso, no Supremo Tribunal de Justiça, na noite de segunda-feira (14/9), a 1ª Turma do STJ, por unanimidade, mudou o entendimento sobre a limitação da base de cálculo das contribuições de terceiros. O novo acórdão, que ainda será publicado, restringirá os efeitos do Recurso Especial nº 1.570.980 ao INCRA, FNDE (Salário-Educação), DPC e FAER. Essa é uma boa notícia, pois ajusta o entendimento sobre a realidade do cooperativismo.
SOBRE O SESCOOP
Há 22 anos, o Sescoop acompanha de perto as milhares de cooperativas brasileiras para oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio. Está presente em todos os cantos do país, com um apoio especializado paro o modelo de negócios cooperativo, além de estratégias que levam em consideração a autogestão e a difusão da cultura cooperativista. Integrante do Sistema S brasileiro, o Sescoop foi criado no dia 3 de setembro de 1998, pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999.
Sua missão é Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. E os números mostram que o Sescoop tem dado as respostas que as cooperativas mais precisam. Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2019, mais de 4,5 milhões de atendimentos nas áreas de formação profissional e promoção social foram realizados de norte a sul do país.
Quer saber um pouco mais sobre o Sescoop? Clica aqui.
O cooperativismo Agropecuário gaúcho se destaca através da força e representatividade das 128 cooperativas do Sistema, que juntas registraram faturamento de R$ 31,3 bilhões em 2019, com crescimento de 17,8 % nas sobras apuradas, atingindo o montante de R$ 644,1 milhões. Além dos investimentos na área de gestão, logística, infraestrutura, assistência técnica, tecnologia e agroindústria, o marketing e a comunicação se colocam como ferramentas estratégicas de negócio para as cooperativas. E para aprimorar o marketing de relacionamento do cooperativismo gaúcho, é importante mapear e consolidar uma base de dados que retrate o momento atual que as cooperativas se encontram, principalmente com os cenários e as contingências pós-pandemia. Essa é a proposta da pesquisa que busca identificar os canais de comunicação mais utilizados pelas coops agro para falar com seus associados, lideranças e comunidades locais.
A pesquisa é curta e objetiva, voltada à área de Comunicação, Marketing e Relacionamento da cooperativa. Participe e nos ajude a conhecer melhor quais são os canais de comunicação que a sua cooperativa utiliza junto aos seus públicos-alvo. Acesse https://bit.ly/3ijJ9Fh e participe! O prazo para envio é até 25 de setembro!
A Cresol tem muitos motivos para comemorar em 2020. Além de celebrar os 25 anos de fundação, em junho, o Sistema atingiu neste mês de setembro a marca de 600 mil cooperados, que possuem na instituição um parceiro para fornecer soluções financeiras por meio do relacionamento para o desenvolvimento de seus empreendimentos e da comunidade.
Os 600 mil cooperados se dividem praticamente por todo o Brasil. Eles estão presentes em municípios de 25 estados, mais o Distrito Federal, e contam com o suporte de quatro centrais filiadas, 75 cooperativas e 585 agências, além do atendimento nos canais digitais.
A marca foi acompanhada por um constante crescimento do Sistema Cresol. O número de novos cooperados mensais bateu recordes seguidos, mesmo em meio à pandemia, o que reforça a confiança e a segurança de uma instituição financeira cooperativa completa, segundo o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.
"É um momento de celebração. Há 25 anos, esses cooperados acreditam no projeto da Cresol, no desenvolvimento das comunidades e na estratégia de negócio. É um indicador de tamanho e relevância, porque os cooperados são nossa fortaleza. Estamos crescendo no volume de negócios, nos indicadores, no que diz respeito à abertura de novas agências e poder celebrar a marca de 600 mil cooperados é o significado de quanto a marca Cresol construiu em confiança", pontuou Magri.
Em 25 anos de existência, a Cresol tem evoluído para oferecer o melhor aos cooperados, harmonizando as ações de tecnologia e relacionamento com as pessoas. O vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, cita esse processo como um diferencial atual do Sistema.
"Neste ano de 2020 agilizamos muitos processos tecnológicos e voltamos nossos olhos àqueles que precisavam de apoio para se reinventar em um momento de incertezas. Além disso, mantemos a proximidade com o nosso cooperado, mesmo que muitas vezes de forma digital, e evoluímos muito enquanto Sistema. Hoje comemoramos uma parte desse crescimento que está expressa na confiança dessas 600 mil famílias", destacou.
Essa aproximação foi retratada na nova campanha nacional, lançada no dia 1º de setembro. O mote "evoluímos juntos" mostra o crescimento da cooperativa neste último período em que esteve ainda mais próxima do cooperado.
Com a pandemia da Covid-19, a Cresol inovou, mas se manteve tradicional para atender o cooperado no momento em que ele mais precisava, proporcionando segurança para investir.
Na manhã dessa terça-feira (8/9), o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou a entrega da devolutiva do Programa de Autogestão para a Cooperativa Santa Clara. A reunião virtual contou com a participação do diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, do superintendente do Sistema, Gerson José Lauermann, do gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, dos gerentes de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e Helio Loureiro de Oliveira, respectivamente, executivos da FecoAgro/RS, técnicos do Sistema e da Cooperativa Santa Clara.
A entrega da devolutiva do Programa de Autogestão tem o objetivo de apresentar e discutir a situação econômico-financeira de cada cooperativa, por meio de indicadores e comparativos, visando assegurar a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista. "Queremos parabenizar e agradecer por essa disponibilidade e por este trabalho", ressaltou o diretor da Santa Clara, Alexandre Guerra.
Em sua explanação, o presidente do Sistema Ocergs-Secoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou o modelo de gestão e governança da Santa Clara e o investimento da Cooperativa na agroindústria nos últimos anos. "O modelo da agroindústria é extremamente importante e pós-pandemia vai nos obrigar a criar mais fortemente, via FecoAgro/RS, a integração das cooperativas. A Santa Clara é um exemplo de cooperativismo integrado e forte!", enfatizou o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.
Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a agregação de valor a partir da industrialização é muito importante para a diversificação de atividades das cooperativas filiadas à Federação. "O Programa de Autogestão nos mostra que precisamos ter cooperativas com agregação de valor, com participação no mercado, com marketing. A Cooperativa Santa Clara é um benchmarking para o cooperativismo, um modelo de gestão a ser seguido", afirmou Pires.
O superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, comentou sobre a importância de as cooperativas participem do Programa de Autogestão e fornecerem informações atualizadas. "Com informações nós temos análise e com análise nós elaboramos cenários e estabelecemos comparativos através de indicadores de desempenho", conclui.
Sobre as devolutivas
As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), que integra o eixo Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.
O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.
Os 35 jovens, integrantes do programa Somos Líderes, deram sequência ao quinto e último módulo da iniciativa, capitaneada pelo Sescoop, nesta quinta-feira (3). Depois de aprofundar o conhecimento em áreas como liderança e inovação no contexto cooperativista, os jovens estão estudando três assuntos: política, democracia e comunicação e comportamento assertivo.
A ideia é que as discussões contribuam com a formação de um perfil de liderança no contexto político. O grupo precisa compreender o que é política e como interferir nela, por meio da participação e atuação na própria esfera política. Também é necessário entender como a democracia foi se transformando ao longo do tempo e quais as estratégias mais contemporâneas de participação política do estado brasileiro.
Por fim, o objetivo deste módulo também é discutir sobre as formas de comunicação e comportamento assertivo, situando como essa habilidade é fundamental para liderar pessoas e organizações, principalmente para negociar e construir consensos na esfera política.
SAIBA MAIS
Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa tem por objetivo preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia é preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM. No total, o programa Somos Líderes possui uma carga horária de 220 horas/aula.
BREVE HISTÓRICO
Em 2019, o Sescoop assumiu a responsabilidade de contribuir com a renovação do Sistema Cooperativista Nacional, ao propor a formação de novos líderes para o cooperativismo. Dentro desse contexto, foi desenvolvido o Programa Somos Líderes, que selecionou de forma criteriosa jovens de 21 a 35 anos em todo o Brasil, num universo de 1538 inscritos em todo o país.
Foram quatro momentos de capacitação presencial, de forma itinerante:
· Recife – Liderança e Tendências de Inovação
· Chapecó – Liderança no Contexto Cooperativista
· São Paulo - Liderança no Contexto Organizacional
· Belo Horizonte - Liderança no Contexto Social
· Brasília (modalidade EaD) - Liderança no Contexto Político
Os jovens realizaram visitas técnicas no Porto Digital, em Recife, e na Aurora, em Chapecó. Em São Paulo foram duas visitas: na Natura e na cooperativa YouGreen, de reciclagem de lixo. Em Belo Horizonte os jovens visitaram a construtora MVR para observarem as práticas de sustentabilidade.
MISSÃO
Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, os selecionados têm uma missão muito importante. “Esperamos que os jovens formados se tornem vozes atuantes e bem preparadas para estarem à frente não só de suas cooperativas, mas de qualquer outro ambiente seja ele político, institucional ou corporativo e com destacada atuação”, comenta Márcio Freitas.
Para ele, dessa forma, os princípios do cooperativismo poderão ser disseminados em todos os lugares, fortalecendo assim o papel desse modelo de negócio em todo o País. “Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas em todas as regiões do País com a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento do setor. A atuação da instituição tem o desenvolvimento humano como principal foco, a partir do qual busca contribuir para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e atendimento aos interesses dos cooperados”, conclui a liderança.
PRÓXIMO GRUPO
De acordo com o Sescoop, a formação de um segundo grupo de jovens para o programa já está sendo planejada.
Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Esse é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que está com o ciclo 2020 aberto para as cooperativas participarem. Pensando em aperfeiçoar ainda mais a gestão e a governança das cooperativas brasileiras, por meio de um processo de diagnóstico e capacitação em ciclos contínuos, o Sistema OCB lançou uma série de webinários, a jornada “Caminho para a Excelência”.
Serão sete encontros quinzenais, totalmente on-line e gratuitos. As conversas serão com especialistas e lideranças de cooperativas indicando os melhores passos para um desenvolvimento sustentável. O primeiro será no dia 16 de setembro, às 15h, sobre como ter um bom Planejamento Estratégico e qual o impacto disso no dia a dia da cooperativa.
Conheça o Caminho para a Excelência:
Os conteúdos da série vão abordar temas de gestão atuais e relevantes para o cenário atual e apresentarão como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) pode auxiliar as cooperativas em busca da excelência. “Essa iniciativa vai estimular a manutenção, permanência e adesão das cooperativas [ao programa], valorizando cada vez mais a melhoria contínua da gestão e da governança. Cabe a nós enquanto Sistema o protagonismo para deixar esse legado ao cooperativismo”, destacou Nóbile.
Confira abaixo a agenda dos encontros:
16/09 – MAPA: Planejamento Estratégico
30/09 – TERRENO: Gestão Estratégica
14/10 – BÚSSOLA: Gestão por Resultados
28/10 – DIREÇÃO: Governança, Riscos e Compliance
11/11 – ROTAS: Modelo de Negócio
25/11 – DIÁRIO DE BORDO: Vendas e Relacionamento
09/12 – LEGADO: Oportunidades e Desafios
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para todos os encontros no link: https://bit.ly/3hy8viu
Em continuidade ao Programa de Autogestão do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o setor de Monitoramento realizou reuniões virtuais durante os meses de junho, julho e agosto com 31 cooperativas e participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho. Os encontros marcaram as entregas de devolutivas do Programa de Autogestão, com o objetivo de apresentar e discutir a situação econômico-financeira de cada cooperativa, por meio de indicadores e comparativos, visando assegurar a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista.
O superintendente Gerson José Lauermann e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos gerentes de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e Helio Loureiro de Oliveira, respectivamente, técnicos do Sistema, dirigentes e executivos de cooperativas e das federações participaram dos encontros virtuais, que envolveram entregas de devolutivas às cooperativas: Languiru, Cotriel, Cotrijuc, Cotribá, Coagrisol, Cotrijal, Cotripal, Camal, Cotrisal, Cotrisel, Coopatrigo, Camnpal, Cotrisul, CCGL, Cotricampo, Agropan, Cotrimaio, Comtul, Coopermil, Coasa, Cotrirosa, Cotrisoja, Cotapel, Cotrifred, Caal, Coagril, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Nova Aliança, Cooprado, Cooperativa Vinícola Aurora e Vinícola São João, com a participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho.
Sobre as devolutivas
As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), que integra o eixo Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.
O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.
Um café com a imprensa marcou o início da parceria de cooperação entre a Cooperativa Agrícola Mista Aceguá Ltda (Camal) e Cotrijuc – Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos. O evento realizado na manhã da última sexta-feira, 28 de agosto, contou com a presença das direções das cooperativas e das empresas de comunicação, um público reduzido devido as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.
As cooperativas agropecuárias irão comercializar, juntas, insumos agrícolas através de um modelo de parceria com profissional a campo levando informação técnica, suporte a novas tecnologias com apoio da Rede Técnica Cooperativa (RTC) para atender os associados. Também atuarão unidas na comercialização de grãos. Este ato é fruto de tratativas que estão acontecendo há alguns meses e que primam pelo bom relacionamento e fortalecimento do cooperativismo nas regiões onde ambas as cooperativas atuam. As atividades já estão em operação neste modelo desde o início da semana passada.
Para o presidente da Camal, Sieghard Ott, por meio da parceria buscou-se a melhoria dos negócios e o fortalecimento da marca da cooperação nos municípios onde as cooperativas estão presentes.
O presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, considera o momento de fortalecimento do cooperativismo. “Estamos alegres em estreitar o relacionamento com a Camal. Esta parceria reforça a importância da intercooperação. Mostramos o quanto o cooperativismo está unido e focado em gerar desenvolvimento econômico e social”, enfatizou o dirigente.
Os cooperados, tanto da Camal como da Cotrijuc, obtêm ganhos, pois ao somar esforços as duas organizações potencializam seu relacionamento e oferta de soluções voltadas a atender o quadro social.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijuc e Camal
Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade entre feirantes e consumidores, a Sicredi Vale do Rio Pardo entregou na última terça-feira, 25 de agosto, Dia do Feirante, 80 sacolas retornáveis para a feira orgânica do Bairro Santo Inácio, na praça Hainsi Gralow, em Santa Cruz do Sul. A parceria faz parte da campanha sistêmica do Sicredi Eu Coopero com a Economia Local, bem como é uma forma de valorizar a agricultura familiar e incentivar o consumo de produtos saudáveis.
Para o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, ao ser parceiro dos feirantes e consumidores, a cooperativa cumpre a sua missão e função social, de participar para o desenvolvimento da região. “Percebemos que produção de alimentos de boa qualidade, que são ofertados aos consumidores, é uma excelente relação entre o campo e a cidade. E através desta ação sustentável, estamos contribuindo para que estas formas de organização e de relacionamentos de negócios se fortaleçam na nossa região”, destacou.
De acordo com o produtor rural, Mauro Linhares Alves, que falou em nome do grupo de sete feirantes, o trabalho com produção orgânica tem tudo a ver com o meio ambiente, com cuidar do planeta. “Estamos fazendo o máximo para evitar sacolas plásticas e, desta forma, trabalhando as sacolas retornáveis”, destacou. Ele ainda contou que já estavam utilizando sacolas reaproveitáveis que foram adquiridas pelo grupo, mas, devido ao custo, ficava mais difícil. “A ajuda do Sicredi nos fortaleceu muito e com certeza vão vir outras parcerias”, salientou Alves.
O feirante explicou que as sacolas retornáveis serão distribuídas tanto na feira orgânica do Santo Inácio, terças e sábados de manhã, quanto nas entregas realizadas nos mesmos dias. “Queremos fazer tudo retornável”, ressaltou. Ele ainda contou que nas sacolas têm um código QR Code para a realização de pedidos diretamente no número de telefone do grupo, uma das ideias que a Sicredi Vale do Rio Pardo vem desenvolvendo junto aos feirantes. “Essa é a parte mais legal, é aquela ajuda que muitas vezes nós produtores não conseguimos parar para pensar em tudo. Esse apoio é fundamental", comentou Alves, que também falou sobre o apoio da Prefeitura.
Sacolas
Conforme o analista de Programas Sociais da Cooperativa, Jeferson Klunk, as sacolas retornáveis entregues aos feirantes são produzidas pelo grupo de artesãs Uma Nova Semente, iniciativa sustentável desenvolvida no projeto Grupo das Marias, de Vera Cruz, em parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo, que repassa banners antigos para a confecção dos produtos. “É uma forma de reaproveitamento do nosso material publicitário, deixando assim, de gerar menos resíduos no meio ambiente”, destacou. Cada peça tem o custo de R$ 10,00, em que o valor é dividido em duas partes, uma para quem costura e a outra para atividades coletivas do grupo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo
Um novo comitê estabelecido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito ( Woccu ) identificará as melhores práticas e estratégias para as cooperativas de crédito em todo o mundo em sua resposta à pandemia Covid-19.
O Comitê de Resposta da Covid-19 fornecerá consultoria sobre defesa, apoio aos membros, digitalização, apoio à comunidade e continuidade dos negócios. Será presidido por Younsik Kim, diretor do conselho da Woccu e presidente e presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Crédito da Coréia (NACUFOK). Sua federação, NACUFOK, forneceu serviços de apoio a empréstimos e doou US $ 1,76 milhão e 200.000 máscaras para associações de crédito membros.
Ele disse: “O sistema coreano de cooperativas de crédito está comprometido em manter os membros e funcionários seguros, garantindo que eles possam se adaptar e responder aos impactos econômicos da pandemia. Também estamos empenhados em ajudar as cooperativas de crédito em todo o mundo a conceber uma estratégia abrangente para não apenas sobreviver a esta crise, mas também prosperar no futuro ”.
Os outros membros do comitê são os diretores do conselho de Woccu Martha Durdin do Canadá, Charles Murphy da Irlanda e o presidente do conselho Rafał Matusiak da Polônia; Greg Michlig, diretor de engajamento, Credit Union National Association (EUA); Elenita San Roque, CEO, Confederação Asiática de Cooperativas de Crédito; George Ombado, CEO, Confederação Africana de Cooperativas de Poupança e Crédito; e Adrian Rodriguez, CEO, Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito da Costa Rica.
O novo comitê sediará uma série de webinars bimestrais a partir de 17 de setembro. O primeiro webinar da série apresentará uma apresentação sobre o estado atual da Covid-19 e uma perspectiva global sobre as perspectivas da pandemia por Dongil Ahn, professor visitante da Escola de Graduação em Saúde Pública da Universidade Yeonsei e ex-representante da OMS no Camboja e Lao PDR. Os participantes também ouvirão Goosoon Kwon, professor de cooperação para o desenvolvimento global na Seoul Cyber University, que irá explorar o trabalho internacional presente e futuro relacionado ao vírus.
Mais informações sobre o webinar estarão disponíveis na página de recursos Covid-19 de Woccu.
A Aliança Cooperativa Internacional, celebrou no dia 19 de agosto de 2020 seu 125° aniversário, mostrando longevidade e força.
E para comemorar este aniversário, a ACI preparou materiais especificamente para este dia. Vários cooperativistas e historiadores compartilham considerações importantes que todos poderão ver no site da ACI (https://www.ica.coop/es).
Evolução
A conquista da criação da ACI há 125 anos e a força contínua do modelo cooperativo são uma prova de sua relevância e da contribuição das cooperativas para seus associados, suas famílias e comunidades, e para a sociedade em geral em todo o mundo. O movimento cooperativo e a ACI conseguiram sobreviver e crescer durante a grande depressão econômica, os regimes fascista e nazista, as tragédias de duas guerras mundiais, as altas tensões da guerra fria e a corrida armamentista, crimes contra a humanidade durante os conflitos internos, as pressões para se conformar apenas com o lucro, bem como as muitas crises e desafios que os acompanham.
A ACI hoje representa 315 organizações membros em 111 países, mais do que em qualquer outra época em 125 anos. Desde a revolução industrial até hoje, as cooperativas têm sido economicamente sustentáveis em todos os setores da economia e continuam a responder às necessidades humanas fundamentais e em evolução.
Novas formas e tipos de cooperativas estão continuamente sendo inventados, como fez a cooperativa Rochdale Pioneers original, com inovações surpreendentes. Cooperativas sociais, um experimento extremamente valioso, foram criadas na Itália no final dos anos 70 e agora estão se espalhando pelo mundo. Recentemente, surgiram cooperativas de trabalhadores independentes, cooperativas comunitárias, cooperativas de energia renovável, cooperativas de alimentos e vários tipos de cooperativas e plataformas de múltiplas partes interessadas como modelos cooperativos inovadores e bem-sucedidos. É natural que novas formas de cooperativas continuem a surgir à medida que as necessidades socioeconômicas dos seres humanos evoluem e as aspirações se manifestam em uma vontade comum de tornar este mundo um lugar melhor.
O futuro das cooperativas
O modelo cooperativo, longe de estar desatualizado, é cada vez mais inovador e dinâmico, o que parece brotar continuamente do 5º princípio cooperativo, de educação, treinamento e informação, de membros, funcionários, comunidades e o público em geral, mas também jovens, mulheres e grupos vulneráveis em todas as sociedades do mundo.
Com o surgimento de novas tecnologias e a liderança dos jovens em questões globais, vemos um interesse crescente e vibrante pelo modelo cooperativo, em todo o mundo. Isso foi particularmente observável durante o recente Fórum Cooperativo Mundial da Juventude, realizado em fevereiro de 2020 na Malásia, que também foi um ótimo exercício de aprendizagem mútua.
Os jovens, como cidadãos do mundo, estão cada vez mais determinados a levantar ativamente a questão das crises ambientais e os efeitos das mudanças climáticas, bem como a necessidade de enfrentar a desigualdade e a discriminação. O modelo cooperativo continua a ser cada vez mais relevante graças aos jovens cooperados, que oferecem um dos mais importantes canais de organização democrática e garantem a satisfação e gestão sustentável das suas necessidades econômicas, sociais, culturais e ambientais.
O Sistema Ocergs promoveu na tarde desta sexta-feira (21/8) a Live do Ramo Crédito, que contou com a participação de representantes de instituições financeiras do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O evento tratou do tema “Soluções digitais e Intercooperação” e debateu sobre os desafios e oportunidades para o setor, principalmente em virtude do contexto econômico e social trazido pela pandemia da Covid-19.
INTERCOOPERAÇÃO
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, falou sobre a necessidade de se reinventar em função do impacto da pandemia. O dirigente afirmou que o caminho que as cooperativas percorrem deve exigir mais integração e intercooperação entre o ramo Crédito e outros setores, fortalecendo parcerias que sirvam de ambientes de negócios para o desenvolvimento regional. Perius destacou o crescimento de 13,5 % nas sobras apuradas pelas cooperativas de Crédito gaúchas no exercício de 2019, registrando R$ 1,4 bilhão.
VALORIZAÇÃO DO ASSOCIADO
O diretor da Ocergs, Fernando Dall’Agnese, contextualizou a dimensão do movimento cooperativo no mundo e no Brasil. Com mais de 600 milhões de associados e presente em mais de 100 países no mundo, o cooperativismo de Crédito está inserido na maioria dos municípios do Brasil, fomentando a economia do País e ajudando a financiar projetos de vida dos associados. “O cooperativismo de Crédito promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Para o diretor da Ocergs, nos momentos de crise as cooperativas de Crédito buscam cada vez mais olhar para os seus associados, justamente pelo DNA do cooperativismo, que é formado por uma sociedade de pessoas que buscam se ajudar mutualmente. Dall’Agnese comentou da importância de voltar o olhar para parcerias que fortaleçam a intercooperação, reduzindo os custos para os associados e fortalecendo o ramo e o cooperativismo como um todo.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, destacou o processo de transformação digital pelo qual o Sicredi passou, que começou em 2015 e tem estimativa de conclusão até 2023. “Não estamos falando apenas de tecnologia, mas sim de deixar a tecnologia e todos os processos menos burocráticos. Queremos que a tecnologia esteja a nosso dispor e não nós trabalhando para a tecnologia. Esse é um grande desafio que nós temos e conseguimos, felizmente, nas soluções que já foram entregues, dar foco total ao que o associado necessita”, explicou. Port destacou o avanço do Sicredi durante a pandemia nos atendimentos pelo WhatsApp, a abertura de mais de 35 mil contas através do tablet via agência ou app e a nova plataforma de atendimentos para os caixas. No âmbito das iniciativas de intercooperação, o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste comentou sobre a aproximação com a Unicred, com conversas e ações buscando ganho de receitas e diminuição de despesas para os associados.
MITIGAÇÃO DE RISCOS
O diretor de Expansão do Sicoob Vale do Vinho, Daud Ibraim Kalil, acredita que a intercooperação é a forma de mitigar os riscos da crise. “Considero a intercooperação como o grande trunfo das cooperativas. Nossas experiências de intercooperação se intensificaram muito durante a pandemia. Entendemos que este é o melhor momento para compartilharmos as nossas informações e buscasoluções digitais proporcirmos as boas práticas dos processos”, afirmou. O dirigente destaca a segurança que as onam para os associados fazerem a gestão dos seus negócios com agilidade e menores custos.
POTENCIAL DE CRESCIMENTO
O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS, Marcelo Hoffmeister, falou sobre a unificação dos Sistemas quanto ao marketing e de como tratar da comunicação de fato para a população, para que a sociedade tenha clareza do que representa o sistema cooperativo e o potencial de benefícios que pode trazer para as pessoas de forma individual e de forma coletiva para as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas. “A gente é muito forte nesse plano de marketing, mas com um potencial de ser muito maior. Nós vemos países com penetração de mais de 30 % do sistema financeiro cooperativo e nós ainda temos um belo espaço de crescimento e desenvolvimento”, pontuou. Hoffmeister comentou dos desafios impostos pela pandemia e da aceleração de implantações de soluções digitais decorrentes do contexto, como a realização de assembleias virtuais e assinaturas de contratos digitais. “O digital tem que vir com uma experiência boa”, complementou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS.
EXPANSÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Na Cresol, o a pandemia também trouxe a oportunidade de acelerar processos e implantar novas soluções para os associados. De acordo com o diretor executivo de Comunicação e Relacionamento da Cresol, Luiz Ademar Panzer, a partir de março a cooperativa identificou uma inversão da curva. “Hoje, 53 % dos negócios são feitos pelos canais digitais”, contextualizou. O diretor da Cresol também ressaltou a oportunidade e o avanço das contratações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo WhatsApp. Quanto a iniciativas de intercooperação, Panzer trouxe o exemplo da Cresol, ao destacar que o Sistema utiliza a plataforma de seus negócios que é do Sicoob, além da parceria com o Sicredi na estrutura de consórcios.
Em tempos de pandemia, a Cotrijal vem se reinventando para dar sequência aos projetos voltados para o quadro social. Nesta quinta-feira, 20/8, iniciou o 14º Seminário de Líderes Mirins. Muito aguardado anualmente pelos líderes mirins, o evento deste ano é virtual, com programação dividida em vários encontros.
“Foi muito bom. Estava ansiosa para participar, já que é meu primeiro ano como líder”, afirmou Júlia Guadagnin, 9 anos, de Posse São Miguel, Não-Me-Toque. “Eu prefiro o encontro presencial, mas este ano sei que não é possível. Foram interessantes as atividades desse primeiro dia”, completou Wesley Gniech, de São João do Gramado, Não-Me-Toque.
Depois de um momento com a direção e os conselheiros representantes dos líderes de núcleo e de se inteirar sobre as ações desenvolvidas pela Cotrijal na prevenção ao coronavírus, o grupo debateu e desenvolveu atividades sobre a importância da empatia, especialmente no atual momento, em que a sociedade é impactada pela pandemia. A coordenação esteve a cargo da pedagoga Solange Fries.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou que a cooperativa tem tomado todos os cuidados para preservar a saúde dos associados, colaboradores, clientes e fornecedores e parabenizou os líderes mirins por aceitarem o desafio de realizar o encontro de forma virtual este ano. “Continuem engajados, pois o futuro reserva grandes desafios”, disse.
Satisfeito com a expressiva participação dos líderes mirins, o vice-presidente, Enio Schroeder, ressaltou que apesar das dificuldades, o cooperativismo se fortaleceu neste ano. “Vocês são importantes para a cooperativa, por isso fazemos questão de manter o seminário”, afirmou.
Também acompanharam o início da programação os conselheiros representantes dos líderes de núcleo pela Região Sede, Roveni Lúcia Doneda, pela Região Um, José Valdir Kappaun, e pela Região Dois, Milton Antônio Marquetti, além do gerente de Marketing da Cotrijal, Benisio Rodrigues.
A Unimed Litoral Sul/RS na última quarta-feira, 19 de agosto, ao Mesa Brasil do Sesc, 259 litros de leites. A doação foi possível mediante uma campanha online realizada com os médicos associados da Cooperativa, referente ao mês de agosto.
Esta é a terceira campanha realizada com este público durante a pandemia. Anteriormente, a Unimed Litoral Sul/RS doou ao Banco de Alimentos de Rio Grande 1.608 litros de leite e 270 kg de farinha de trigo.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Humano, José Augusto Martinello, é um momento de união de esforços para amenizar a necessidade daqueles que mais necessitam. “A ação tornou-se neste momento de pandemia ainda mais importante, tendo em vista o empobrecimento massivo de boa parte da nossa população, agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade destas pessoas. Pensando nisto, a Cooperativa seguirá realizando campanhas junto aos seus médicos cooperados nos próximos meses”, declara o diretor.
O Programa Mesa Brasil atende em Rio Grande cerca de 30 entidades sociais que contribuem com alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Agradecemos a doação de leite, que além de ser um alimento prático e com alto valor nutricional irá complementar a alimentação de milhares de pessoas! Hoje vivemos uma realidade diferente e precisamos ser mais solidários, por isso somos gratos a Unimed por mais essa parceria”, comenta a nutricionista responsável do Mesa, Ariane Moura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Litoral Sul/RS
Interessados em publicar seus trabalhos na próxima edição da Revista Científica Faculdade Unimed podem enviar o material até 28 de agosto pelo site www.revista.faculdadeunimed.edu.br. Com divulgação prevista para outubro, a publicação segue todos os parâmetros acadêmicos de um periódico científico.
São aceitos artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nas áreas de Cooperativismo, Gestão, Saúde e Educação Superior. A seleção é feita por um corpo de pareceristas, composto por professores e pesquisadores.
Todo o processo é gratuito. Para mais informações sobre o procedimento para a submissão, envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Última edição disponível
Em seu segundo ano, a Revista Científica continua com seu objetivo de promover a prática investigativa e o livre acesso à pesquisa científica. E, diante do contexto atual, a quarta edição do periódico, lançada no final de junho, apresenta dois trabalhos relacionados à pandemia causada pela Covid-19, um deles sobre os reflexos da doença no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o outro sobre as dificuldades de fiscalização do ambiente laboral e os riscos de contaminação de trabalhadores domésticos neste período.
Também foram abordados temas como o crescimento das insurtechs e healthtechs, a integração do desenvolvimento sustentável como gestão estratégica organizacional e os problemas estruturais sobre acolhimento e classificação de risco, identificados a partir de relatos do profissional de enfermagem. Acesse o arquivo completo, gratuitamente, clicando aqui.
A Sicredi União Metropolitana RS realizou na última sexta-feira,14 de agosto, o evento de divulgação dos projetos contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, que ocorreu através de transmissão ao vivo nas redes sociais. Neste ano 119 projetos ligados a esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança serão auxiliados com R$ 672 mil, que beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas em todas as cidades onde a cooperativa atua.
Este é o terceiro ano em que parte do resultado da cooperativa está sendo destinado a projetos sociais em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão.
O presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow disse que “Nossa missão é agregar renda a nosso associado e melhorar a sua qualidade de vida e da sociedade”, ainda afirma que “ano após ano, nos é dada uma satisfação enorme ao fazer a diferença para estas pessoas”. O vice-presidente, Alcides Brugnera, salientou que qualquer movimentação financeira na cooperativa contribui para o resultado, que fica na região, fazendo o convite para a sociedade realizar suas movimentações na cooperativa, e como resultado teremos mais recursos para atender os projetos das entidades da nossa região.
Em mensagem as entidades, Ronaldo Sielichow reforçou que sem elas o programa do Fundo de Desenvolvimento Social não existiria. Agradecendo a participação de todos, disse esperar contar com muitas inscrições no ano seguinte. Ainda fez o convite para quem se identificar com a cooperativa, que apresente amigos e parentes para que todos possam crescer juntos.
Na ocasião, a cooperativa entregou simbolicamente os recursos às entidades contempladas e seus representantes. A cerimônia foi remodelada ao cenário atual, sendo transmitida nas redes oficiais da cooperativa, Facebook e Youtube.
A Live do Fundo de Desenvolvimento Social 2020 foi gravada e está disponível no link: https://youtu.be/YOZKlrlFhkY
Sempre dedicada a promover o crescimento sustentável de sua região, a Unicred Ijuí inaugura novo endereço para sua agência central, antes localizada na Rua Siqueira Couto e agora instalada na Avenida 21 de Abril, número 11. A nova unidade, apresentada oficialmente nessa segunda-feira, dia 17 de agosto, passa a ser a sede estratégica e administrativa da Cooperativa na região.
Para vice-presidente da Unicred Central RS e presidente da Unicred Ijuí, o Samir El Ammar, a novidade integra o projeto de expansão da Cooperativa, que busca apresentar aos cooperados facilidades e novas soluções para suas necessidades.
"Estamos sempre empenhados a oferecer soluções financeiras de qualidade e acreditamos muito no desenvolvimento da região, por tanto é uma grande realização apresentar esta nova agência para nossos cooperados", declara.
A nova agência contempla um espaço de 231,28 metros quadrados e funcionará no horário das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. Para o diretor-geral da Unicred Ijuí, Paulo Rubismar Soares, a nova agência representa um avanço que vai beneficiar a todos. "Este novo espaço, integralmente voltado para as necessidades de nossos cooperados, também vai atender nossa equipe estratégica e administrativa, possibilitando uma melhor conexão entre todos os nossos setores para oferecer ainda mais ferramentas, produtos e, claro, vantagens aos cooperados”, revela.
“Ainda que estejamos em um período de instabilidade econômica, o cooperativismo segue demonstrando sua força e prosperidade, então a nova estrutura nos permite gerar novas oportunidades e negócios”, comenta o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Ijuí, Jorge Luís Silveira.
Sobre a Unicred Ijuí
A Unicred Ijuí atua há 24 anos, abrangendo quase 50 municípios e com mais de 1,8 mil associados. Entre suas atividades, a singular busca oferecer oportunidades financeiras diferenciadas a partir de um relacionamento apoiado na transparência, credibilidade e segurança. Além disso, também desenvolve ações na área de responsabilidade social como apoiadora do Programa Proerd da Brigada Militar.
O Sescoop/RS promoveu ontem, dia 18 de agosto, o 3º Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2020. O evento aconteceu através da Plataforma Microsoft Teams e foi destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.
O presidente do Sistema Ocergs, em sua saudação inicial, discorreu sobre a origem e importância do Sescoop, os benefícios do cooperativismo em comparação com outros modelos de negócios e a importância do papel dos agentes como elo de ligação entre a cooperativa e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. “Vocês são muito importantes pois estão próximos da direção, do departamento pessoal, do sentimento dos seus associados e do Sescoop/RS. E, com isso, conseguem trabalhar junto conosco as grandes propostas que podem ajudar a desenvolver ainda mais o cooperativismo gaúcho. Bom trabalho!”
Além da saudação dos superintendentes do Sescoop/RS, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, o gerente de Formação Profissional, Hélio Loureiro discorreu sobre o planejamento e execução de projetos e sua importância e as diretrizes para 2021.
Após, as cooperativas Cotrirosa, Unimed e Central Sicredi Sul, apresentaram seus cases de estratégias para execução de projetos durante a pandemia, quais as mudanças nos processos, nos canais de comunicação das cooperativas e a importância da união entre os colaboradores para que conseguissem superar os desafios durante a pandemia.
A psicóloga, pedagoga empresarial, orientadora educacional, palestrante de inclusão de pessoas com deficiência, diversidade e motivação, Isaura Gisele de Oliveira, ministrou a palestra “A era da ansiedade”, em que discorreu sobre como identificar quando a ansiedade se torna patológica, quando devemos buscar ajuda profissional, deu algumas dicas de como gerenciá-la, como estar mais presente e quais as práticas possíveis para a administração da ansiedade em tempos de pandemia.
Perdeu esse Encontro? Então agende-se para o próximo que acontecerá no dia 22 de setembro.