Aod recebe pleitos do cooperativismo
O secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha, recebeu uma comitiva de cooperativistas, dia 06 de agosto, que foi apresentar reivindicações referentes ao Fundopem, à comercialização do vinho gaúcho, do trigo e do leite.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou os representantes dos diferentes setores que expuseram seus pleitos. Foram entregues documentos justificando as solicitações.
Em relação ao Fundopem, o sistema considera que deve haver equalização de tratamento entre as empresas agroindustriais já estabelecidas no Estado e as que estão vindo se instalar. O caso mais atual é do setor leiteiro, em que as cooperativas de laticínios exigem que as novas indústrias comprovem a intenção de desenvolver novas bacias leiteiras e não apenas explorem as já existentes, inflacionando o mercado. O presidente Perius também reclamou da necessidade da Ocergs ter acento no Conselho Diretor do Fundopem.
A Fecovinho solicitou gestão do governo do Estado junto ao Confaz para que todos os Estados tenham a mesma alíquota de 12% para o vinho. Pediu ainda a revisão do aumento do valor da pauta mínima sobre o vinho comercializado em garrafões. Justificou que tal acolhida corrigiria o atual desequilíbrio nas relações de competitividade, quadro que atinge praticamente 90% da produção gaúcha, maior produtora do país.
Quanto ao trigo, a FecoAgro/RS entregou ao secretário a Carta do Trigo, elaborada pelas cooperativas e frentes parlamentares da Assembléia Legislativa, pedindo, entre outras providências, equiparação da carga tributária do ICMS com o estado do Paraná, que cobra 2% nas operações interestaduais, com um crédito presumido de 10% sobre o valor das saídas do produto.
Acompanharam os cooperativistas os secretários da Agricultura, João Carlos Machado; e das Relações Institucionais, Celso Bernardi.
Representação