Encontro de Ramos do Cooperativismo Gaúcho discute a intercooperação
O Encontro de Ramos do Cooperativismo Gaúcho foi promovido pelo Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, na sexta-feira (23/11). O evento reuniu cerca de 100 representantes dos 13 ramos do cooperativismo do Estado, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius. “Não é possível sermos competitivos para o mundo se não praticarmos a cooperação internamente”. Ainda fizeram parte da mesa o vice-presidente do BRDE Francisco Turra, o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Lino Hamann, representando o secretário de Relações Institucionais do governo do Estado e presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo, Celso Bernardi, o presidente da SICREDI Pioneira RS, Édio Spier e o presidente da Cooperativa PIÁ, Vitor Afonso Grins.
A programação iniciou com a apresentação do Portal de Produtos e Negócios do Cooperativismo Gaúcho – uma nova ferramenta virtual a serviço da intercooperação, realizada pelo superintendente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Luisiano Meneghetti. “A idéia inicial é organizarmos um catálogo eletrônico, disponibilizando um espaço a mais para divulgação de produtos das cooperativas, além de outros serviços”. Os presentes responderam a um questionário e com base nos resultados o setor de informática começará a trabalhar no projeto para 2008.
A primeira palestra, Motivação para a Cooperação e Intercooperação, foi ministrada pelo vice-presidente do grupo Tevah, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Equipes, Eduardo Tevah. O palestrante motivou os participantes, e ressaltou a importância da intercooperação e da divulgação das idéias do cooperativismo para garantir o sucesso das sociedades. “O cooperativismo tem poder para ser o negócio do milênio, desde que as pessoas saibam vender essa idéia”, afirmou. Tevah acrescentou, ainda, que a melhor maneira de buscar novos negócios é intercooperar.
A tarde iniciou com a palavra do superintendente técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ramon Belisário. “O desafio é transformar o discurso da intercooperação em prática, para garantir eficiência econômica e eficácia social. Intercooperar solidifica a teia em rede, nos leva a inovar”, ressaltou. Em seguida, os ramos do cooperativismo foram divididos em grupos, para avaliar as decisões do XIII Seminário do Cooperativismo de 2006, definir as ações de intercooperação a serem realizadas no próximo ano e dar sugestões sobre o Seminário Gaúcho de Cooperativismo, que ocorre em 2008.
“Vamos tentar construir o cooperativismo que precisamos, temos uma grande caminhada, mas faremos isso juntos”, disse o presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS no encerramento do Encontro. O secretário de Relações Institucionais do Estado, Celso Bernardi, ressaltou que os princípios do cooperativismo devem servir de exemplo. “Vamos intensificar nosso trabalho no governo do Estado, para que seja do tamanho e da qualidade do sistema cooperativista do Rio Grande do Sul”, afirmou.
De acordo com coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembléia Legislativa, deputado Giovani Cherini, é preciso defender o cooperativismo e trabalhar as lacunas que ainda possui através de debates e diálogo. “Hoje temos um cooperativismo vivo, com a participação de todos. O movimento vivo é fundamental para a construção do sistema cooperativista”, salientou. O superintendente técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ramon Belisário, parabenizou o trabalho desenvolvido no Encontro, e a forma com que o cooperativismo é tratado no Rio Grande do Sul. “É muito importante saber que o Estado tem o olho no cooperativismo e o cooperativismo é pró-ativo nas preocupações do Estado”, finalizou. Participaram do encerramento do evento, ainda, o superintendente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Luisiano Meneghetti e o gerente jurídico do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Mario De Conto.
Representação