Líderes de cooperativas se reúnem novamente com o governo do Estado
Líderes de cooperativas e outros representantes de empresas de leite gaúchas se reuniram, na tarde da última quinta-feira (20/12), com o secretário da Fazenda do RS, Aod Cunha, e com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, para discutir a diminuição dos créditos presumidos nas indústrias de leite.
Na ocasião, os representantes do setor expuseram os prejuízos acarretados pelo corte dos benefícios. O presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius, declarou: “Acreditamos que não se pode alterar o crédito presumido. Isso significaria um desestímulo muito grande”. O presidente da Câmara Temática do Leite do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Mario Hansen, reforçou: “As cooperativas não podem arcar com os custos e, se o aumento for para o produtor, os reflexos serão imediatos”.
Perius afirmou ainda que o setor apresentou uma contra-proposta ao governo estadual. “Sugerimos aumentar em um milhão de litros a produção de leite no Estado, pelos próximos três anos. Desta forma, o Rio Grande do Sul será recompensado. Pretendemos também trazer uma indústria de embalagens.” Grazziotin declarou que o governo estadual está aberto a negociações para buscar alternativas. “A Receita Estadual é parceira do setor. Queremos agregar valor ao produto e buscar uma solução pensando no futuro.”
As negociações terão continuidade na próxima quarta-feira (26/12), às 10h, novamente na Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Av. Mauá, 1155, Porto Alegre.
Representação